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O Futuro da Televisão


TheSecret

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há 1 hora, D91 disse:

Há muitos interesses por detrás e ninguém quer ou vai mexer nesses negócios das operadoras, principalmente pelas razoes que disseste. 

Exato. Os pacotes só de internet atuais, custam apenas menos 5 ou 6 euros que os que têm TV, quando devia de ser como noutros países, em que é muito mais barato. 

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3 hours ago, Morpheus said:

É vergonhoso não haver uma ANACOM que force as operadoras a fornecerem uma alternativa apenas com internet.

Mas existe alternativas apenas com internet, as pessoas é que ou não se informam como deve de ser, ou não são informadas. Existe, simplesmente não compensa ter só uma coisa, exceto raríssimas exceções. Aliás, durante muitos anos, só tinha internet em casa, só muito recentemente é que os meus pais adquiriram um pacote com telefone, tv e internet. 

Editado por Fernando
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há 53 minutos, Fernando disse:

Mas existe alternativas apenas com internet, as pessoas é que ou não se informam como deve de ser, ou não são informadas. Existe, simplesmente não compensa ter só uma coisa, exceto raríssimas exceções. Aliás, durante muitos anos, só tinha internet em casa, só muito recentemente é que os meus pais adquiriram um pacote com telefone, tv e internet. 

Eu esqueci-me de incluir essa parte no meu comentário. Mas já li estudos da deco proteste, que dizem que se poupa no máximo 6 euros por mês, porque o regulador continua refém das decisões das operadoras e não o contrário. A diferença entre ambos os pacotes, devia de ser muito maior, como se vê noutros países. 

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  • 3 semanas depois...

É impressionante que o Daniel e a Cristina, que são ainda de uma geração mais nova, não saibam ler o público e não sejam capazes de chamar novos públicos. 

Eles acham mesmo que ainda há público para tantas novelas em horário nobre?

Na SIC ainda é mais gritante, as novelas parecem todas iguais, e sem personagens lgbt. Apesar de Sangue Oculto ser melhor.

As novelas em mini episódios em 2022 é só ridículo. 

Jornais de quase 2 horas quando há tantos canais de notícias é só ridículo e não faz sentido nenhum....

Programas da manhã com temas para velhinhas (mais na SIC). Essas manhãs deviam ser reformuladas, acho que os programas da manhã deviam mudar completamente em Portugal. Mas a TVI está um pouco melhor que a SIC nesse aspecto, mas longe de estar perfeita...

Programas pimba a flopar nas tardes de fim de semana. Quem manda acha mesmo que estes formatos ainda cabem numa grelha em 2022?

Finais de noite com novelas em mini episódios ou diários de realitys? Eu até percebo que apostem nos extras de realitys ao final da noite, mas parece já não estar a resultar. Deviam arriscar neste horário e apostar em séries mais arriscadas ou entretenimento com late night show.

As direcções de programas tem perceber que para a TV sobreviver tem que ter os programas em horários certos, nada de brincar a mudar os programas de horário constantemente. Exige-se seriedade e rigor. 

Editado por D91
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há 3 horas, D91 disse:

É impressionante que o Daniel e a Cristina, que são ainda de uma geração mais nova, não saibam ler o público e não sejam capazes de chamar novos públicos. 

Eles acham mesmo que ainda há público para tantas novelas em horário nobre?

Na SIC ainda é mais gritante, as novelas parecem todas iguais, e sem personagens lgbt. Apesar de Sangue Oculto ser melhor.

As novelas em mini episódios em 2022 é só ridículo. 

Jornais de quase 2 horas quando há tantos canais de notícias é só ridículo e não faz sentido nenhum....

Programas da manhã com temas para velhinhas (mais na SIC). Essas manhãs deviam ser reformuladas, acho que os programas da manhã deviam mudar completamente em Portugal. Mas a TVI está um pouco melhor que a SIC nesse aspecto, mas longe de estar perfeita...

Programas pimba a flopar nas tardes de fim de semana. Quem manda acha mesmo que estes formatos ainda cabem numa grelha em 2022?

Finais de noite com novelas em mini episódios ou diários de realitys? Eu até percebo que apostem nos extras de realitys ao final da noite, mas parece já não estar a resultar. Deviam arriscar neste horário e apostar em séries mais arriscadas ou entretenimento com late night show.

As direcções de programas tem perceber que para a TV sobreviver tem que ter os programas em horários certos, nada de brincar a mudar os programas de horário constantemente. Exige-se seriedade e rigor. 

Imagina que na tua terra há uma fábrica que fabrica componentes para computadores, consolas de jogos e afins e gostas e tens o sonho de trabalhar lá. Estudas e entras na fábrica. Contudo, como estás tão deslumbrado pela sensação de lá estares, obedeces cegamente a todos os fluxos de trabalho da empresa sem nunca criticares algo que possa estar errado ou que não esteja a ser eficiente ao longo do tempo. Com o tempo és promovido e perpetuas essas mesmas práticas, porque só conheces aquilo, e, para piorar, a empresa tem que começar a cortar custos e procuras forma de manter o mesmo tipo de fluxo de trabalho com custos semelhantes. Problema: não dá. Mas tu lá continuas e aparece outro problema que se calhar nem dás por conta: passas a ter concorrentes com fluxos de trabalho mais eficientes e com menores custos em escala, o que se traduz em mais clientes. Mas tu continuas preso ao que a fábrica tem sempre feito, porque sempre funcionou, mas continuas a perder clientes de dia para dia e a ter que cortar custos, ao ponto que o teu produto perde imensa qualidade e força os teus clientes (mesmo alguns mais acérrimos) a terem que procurar a concorrência. Entraste naquilo a que se chamam os "vícios" e não consegue ver mais nada para além do mundo que te deslumbrou e que funcionava "perfeitamente."

Pronto, o Daniel Oliveira e a Cristina Ferreira a nível de TV são isto. Um mais que o outro deslumbrado pelo mundo da TV, mas ambos a subirem a pulso numa indústria que se calhar nem os queria lá. Deslumbrados agarraram-se aos vícios de quando entraram para a mesma e não sabem bem o que fazer fora disso. E entramos na situação da fábrica que perde clientes.

Editado por JDaman
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há 7 minutos, JDaman disse:

Imagina que na tua terra há uma fábrica que fabrica componentes para computadores, consolas de jogos e afins e gostas e tens o sonho de trabalhar lá. Estudas e entras na fábrica. Contudo, como estás tão deslumbrado pela sensação de lá estares, obedeces cegamente a todos os fluxos de trabalho da empresa sem nunca criticares algo que possa estar errado ou que não esteja a ser eficiente ao longo do tempo. Com o tempo és promovido e perpetuas essas mesmas práticas, porque só conheces aquilo, e, para piorar, a empresa tem que começar a cortar custos e procuras forma de manter o mesmo tipo de fluxo de trabalho com custos semelhantes. Problema: não dá. Mas tu lá continuas e aparece outro problema que se calhar nem dás por conta: passas a ter concorrentes com fluxos de trabalho mais eficientes e com menores custos em escala, o que se traduz em mais clientes. Mas tu continuas preso ao que a fábrica tem sempre feito, porque sempre funcionou, mas continuas a perder clientes de dia para dia e a ter que cortar custos, ao ponto que o teu produto perde imensa qualidade e força os teus clientes (mesmo alguns mais acérrimos) a terem que procurar a concorrência. Entraste naquilo a que se chamam os "vícios" e não consegue ver mais nada para além do mundo que te deslumbrou e que funcionava "perfeitamente."

Pronto, o Daniel Oliveira e a Cristina Ferreira a nível de TV são isto. Um mais que o outro deslumbrado pelo mundo da TV, mas ambos a subirem a pulso numa indústria que se calhar nem os queria lá. Deslumbrados agarraram-se aos vícios de quando entraram para a mesma e não sabem bem o que fazer fora disso. E entramos na situação da fábrica que perde clientes.

Isso e quando entraram na fábrica já decadente e que teve o seu pico no final dos anos 90/início dos 00, e nem sequer tentam, apesar de saberem que eram tempos de vagas gordas que não voltam, ter um 1/10 da criatividade e variedade desse tempo com o orçamento que têm.

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há 8 minutos, canal5 disse:

Isso e quando entraram na fábrica já decadente e que teve o seu pico no final dos anos 90/início dos 00, e nem sequer tentam, apesar de saberem que eram tempos de vagas gordas que não voltam, ter um 1/10 da criatividade e variedade desse tempo com o orçamento que têm.

Sim o pico foi nessa altura, mas ainda aguentaram o barco, com alguma criatividade, até 2010/2011.

A partir daí começou a era interminável da TV pimba e com pouca criatividade.

Eles mesmo com o atual orçamento conseguiam fazer melhor. E também gastam muito dinheiro desnecessariamente, mas já nem vou por aí. 

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  • 4 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
On 30/11/2022 at 21:48, D91 disse:

O STREAMING E A TELEVISÃO VÃO MUDAR FAST?

https://www.meiosepublicidade.pt/2022/11/o-streaming-e-a-televisao-vao-mudar-fast/

Este artigo de opinião é interessante.

Por acaso há um serviço só de FAST interessante que estou de certa forma a ver que irá ser replicado noutros mercados: o japonês Abema. 22 canais gratuitos com bastante conteúdo premium de várias temáticas (até Premier League e o Mundial deste ano passam/passaram), que vão do desporto ao anime e até às rolling news. Até têm uma versão própria da MTV só com telediscos.

Editado por JDaman
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há 4 horas, JDaman disse:

Por acaso há um serviço só de FAST interessante que estou de certa forma a ver que irá ser replicado noutros mercados: o japonês Abema. 22 canais gratuitos com bastante conteúdo premium de várias temáticas (até Premier League e o Mundial deste ano passam/passaram), que vão do desporto ao anime e até às rolling news. Até têm uma versão própria da MTV só com telediscos.

Tipo a Pluto TV, digamos.

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Vamos ser sinceros, eles precisam de uma renovação de público, os velhotes não vão durar mais 20 anos, muitos nem mais uma década.

Os programas deviam ser tipo aquele das 19:00h na TVI que a Cristina e o Teixeira tinham e que davam prémios, aí ainda se tentou algo, agora ficar eternamente nos programas de companhia, nos anos 90 até havia programas infantis, hoje podem fazer menos sentido, mas devia haver algum conteúdo mais cedo, mesmo que não fossem desenhos animados.

Ver doenças não é apelativo...

On 04/09/2021 at 11:04, AndreRob disse:

a fragmentação do mercado já existia antes do streaming se banalizar, são as plataformas de cabo... como é que temos 200 canais disponiveis e eles sobrevivem? alguém os vê, alguém os financia... o problema é mesmo o modelo tradicional de tv aberta e a tdt .. esse é que eu acho que mais tarde ou mais cedo deixará de existir para estar ou em plataformas de cabo ou apenas em streaming...

os canais abertos pagam enormes fortunas para se poderem manter no ar, são altamente regulados... com o auge das tecnologias será mesmo necessário ter canais em TDT neste estilo e com tantas regras? Ainda no outro dia alguém confirmou que apenas 10% da pop portuguesa usa a TDT de forma unica... portanto a grande maioria dos portugueses têm acesso a uma lista enorme de canais e agora com a net generalizada acesso a todos os conteudos das plataformas.

A tv não vai acabar, o modelo tradicional sim.

 

Não sei se são estes os valores, mas isto é o que a tv privada pagava no início e já havia a eterna guerra pela publicidade:

Nota: A TVI nunca foi no Cristo Rei.

Editado por Victor Paulo Bravo
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há 1 hora, Victor Paulo Bravo disse:

Vamos ser sinceros, eles precisam de uma renovação de público, os velhotes não vão durar mais 20 anos, muitos nem mais uma década.

Os programas deviam ser tipo aquele das 19:00h na TVI que a Cristina e o Teixeira tinham e que davam prémios, aí ainda se tentou algo, agora ficar eternamente nos programas de companhia, nos anos 90 até havia programas infantis, hoje podem fazer menos sentido, mas devia haver algum conteúdo mais cedo, mesmo que não fossem desenhos animados.

Ver doenças não é apelativo...

Tens razão. E estamos na altura certa para a renovação de público. Os modelos de programação atuais estão estagnados. O modelo de programas pimba como Domingao e Somos Portugal está completamente gasto e com resultados baixos. Quando os velhotes atuais desaparecerem os canais arriscam-se a ficar às moscas, por isso o melhor é começarem a fazer a transição para novos públicos. 

Apostar em concursos como o "Apanha se Puderes" para os finais de tarde, e no caso da SIC novelas da Globo com tratamento decente;

Fazer mudanças nos programas da manha com temas mais atuais e menos histórias tristes e menos pimba;

Arrojar na informação com jornais mais curtos e sem rubricas parolas;

Escolher bons entrevistados para os programas e informação;

Grelhas mais atuais com programas a horas certas;

Apostar em novelas mais curtas e abandonar o modelo de ter novelas até às 00h00 e/ou depois dessa hora;

Apostar em programas de late night show;

Apostar em séries apelativas para TV (podiam voltar a fazer séries familiares como Super Pai ou A Minha Família é uma Animação)

Apostar no streaming (a SIC já o faz)

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E transformar o tvi players nas boxes de TV num verdadeiro Streaming por exemplo lançar um segundo tvi player streaming premium como conteúdo exclusivo.

A opto podia ter streaming nas boxes para além do site da sic. 

Quanto a plural julgo ter um diretor novo com experiência suficiente para fazer melhor.

Canais sem pagar?

Quanto aos fast chanels nem sabia da sua existência mas podem começar a esvaziar o cabol em breve.

Uma smat TV ligada à net e dá para ver TV sem pagar pagando só a net.

Novos públicos

Antes haviam nas tvs programas infantis nas televisões.

Por exemplo o batatoon anos nas tardes da tvi e o bué ré ré na sic  com grande sucesso.

MCA que fizeram novos públicos anos e que não tiveram substituto à altura após a série 4.

Editado por AZT_STB
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há 23 minutos, AZT_STB disse:

E transformar o tvi players nas boxes de TV num verdadeiro Streaming por exemplo lançar um segundo tvi player streaming premium como conteúdo exclusivo.

A opto podia ter streaming nas boxes para além do site da sic. 

Quanto a plural julgo ter um diretor novo com experiência suficiente para fazer melhor.

Canais sem pagar?

Quanto aos fast chanels nem sabia da sua existência mas podem começar a esvaziar o cabol em breve.

Uma smat TV ligada à net e dá para ver TV sem pagar pagando só a net.

Novos públicos

Antes haviam nas tvs programas infantis nas televisões.

Por exemplo o batatoon anos nas tardes da tvi e o bué ré ré na sic  com grande sucesso.

MCA que fizeram novos públicos anos e que não tiveram substituto à altura após a série 4.

Programas como o Batatoon e o Buéréré nunca mais vão haver. Não sei se nas manhas de fim de semana ainda iriam funcionar, mas tenho duvidas.

Quanto aos MCA é pena a TVI ter descartado essa marca.

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há 9 horas, D91 disse:

 

Quanto aos MCA é pena a TVI ter descartado essa marca.

Começara

há 9 horas, D91 disse:

Programas como o Batatoon e o Buéréré nunca mais vão haver. Não sei se nas manhas de fim de semana ainda iriam funcionar, mas tenho duvidas.

Quanto aos MCA é pena a TVI ter descartado essa marca.

 

Os mca começaram a cair na série 5 porque houve sempre personagens de ligação entre as várias séries até ao final da série de verão a seguir à série 4.

Personagens essas que davam uma noção de continuidade entre séries. 

A partir da série 5 acabaram com essa continuidade e renovaram o elenco todo e puseram-se a contratar pessoas sem formação ou pouca experiência em representação.

Foi uma série que contribuiu para formar novos públicos e uma nova geração de actores.

Neste momento é preciso de uma nova fornada de actores jovens e público jovem.

 

Muitos dos actores nas novelas da sic e tvi vieram dos MCA.

Editado por AZT_STB
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On 08/11/2022 at 19:57, canal5 disse:

Isso e quando entraram na fábrica já decadente e que teve o seu pico no final dos anos 90/início dos 00, e nem sequer tentam, apesar de saberem que eram tempos de vagas gordas que não voltam, ter um 1/10 da criatividade e variedade desse tempo com o orçamento que têm.

Bem dito falta realmente criatividade.

Urgente chamar guionistas e realizadores da época que mencionas-te.

 

A plural tem novo diretor tenho esperança que mude por lá alguma coisa.

Editado por AZT_STB
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On 30/11/2022 at 18:48, D91 disse:

O STREAMING E A TELEVISÃO VÃO MUDAR FAST?

https://www.meiosepublicidade.pt/2022/11/o-streaming-e-a-televisao-vao-mudar-fast/

Este artigo de opinião é interessante.

On 27/12/2022 at 12:11, JDaman disse:

Por acaso há um serviço só de FAST interessante que estou de certa forma a ver que irá ser replicado noutros mercados: o japonês Abema. 22 canais gratuitos com bastante conteúdo premium de várias temáticas (até Premier League e o Mundial deste ano passam/passaram), que vão do desporto ao anime e até às rolling news. Até têm uma versão própria da MTV só com telediscos.

O FAST está bem mais desenvolvido aqui no Brasil, mas ainda está bem longe do amadurecimento. Das plataformas disponíveis, duas (PlexTV e Rlaxx TV) possuem pouquíssimo conteúdo em português. A PlutoTV, de longe, é a melhor plataforma do gênero em termos de qualidade e variedade tanto em conteúdo brasileiro como em estrangeiro e já conta com grandes anunciantes na plataforma. Por fim, temos duas plataformas que se esforçam em melhorar, mas ainda estão longe de um patamar que eu possa dizer que vale a pena: o LG Channels, programado pela norte-americana Xumo, conseguiu amenizar a escassez de conteúdo em português adicionando os canais da PlutoTV em sua plataforma, mas ainda carece de mais canais voltados ao público brasileiro. Já o Samsung TV Plus prioriza a adição de conteúdo adaptado ao público brasileiro como o Canal UOL, o BR IN TV (do Grupo Seara, que reaproveita parte do conteúdo do Canal Rural) e os primeiros canais FAST da Globo: GE Fast (com reprises de eventos esportivos) e o Receitas Fast. Mas ainda carece de variedade de conteúdo (possui menos da metade dos canais da LG). Além disto, existe uma forte variação na qualidade de imagem conforme o canal: a Record News e o canal "Dez Mandamentos 24hs" possuem uma imagem terrivelmente deficitária.

Uma curiosidade é que o FAST introduz mais conteúdo "made in Portugal" do que todos os esforços até agora feitos: Euronews em Português (adorei o ritmo do canal, mas os gráficos são de matar), Fuel TV e Motorvision (a legendagem é em PT-PT, mas as promos já estão com locução brasileira).

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  • 4 semanas depois...
há 54 minutos, srcbica disse:

Com o declínio conjunto das audiências das privadas, acham que a fusão delas demora mais quantas décadas? Uma? Duas? Será preciso elas nem fazerem 20% share em conjunto para que isso aconteça?

Não é necessário fazerem uma fusão delas. Precisam é de melhorar as suas grelhas e tentarem conquistar novos públicos.

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há 1 hora, srcbica disse:

Com o declínio conjunto das audiências das privadas, acham que a fusão delas demora mais quantas décadas? Uma? Duas? Será preciso elas nem fazerem 20% share em conjunto para que isso aconteça?

Seria meu sonho? 

O ideal seria só um canal a produzir novelas. Maior rotatividade de autores, elencos mais variados, mais qualidade, enfim... Infelizmente parece-me utópico. 

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há 1 hora, srcbica disse:

Com o declínio conjunto das audiências das privadas, acham que a fusão delas demora mais quantas décadas? Uma? Duas? Será preciso elas nem fazerem 20% share em conjunto para que isso aconteça?

Isso nunca vai acontecer, no máximo alguma colaboração em determinados projetos. As duas preferiam falir a ter de unir-se uma à outra.

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há 1 hora, srcbica disse:

Com o declínio conjunto das audiências das privadas, acham que a fusão delas demora mais quantas décadas? Uma? Duas? Será preciso elas nem fazerem 20% share em conjunto para que isso aconteça?

Não é necessário fazerem uma fusão delas. Precisam é de melhorar as suas grelhas e tentarem conquistar novos públicos.

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