Jump to content

Recommended Posts

Posted (edited)
há 7 minutos, jt9 disse:

ha muito tempo que digo e penso que, daqui a uns anos, a sic e tvi juntam-se num so canal, numa so empresa

Isto.

Contudo, isso obrigaria à criação de mais um canal generalista, porque a SIC/TVI seriam a Globo (sempre líder), mas a RTP/CMTV a Record, SBT, Band…

Edited by eduu
Posted
há 11 minutos, eduu disse:

Quando dizes uma fusão entre a SIC e TVI, falas algo através da OPTO/TVI Player, tipo HULU, ou como um só canal?

Eu estava a falar numa fusão das duas empresas, mas se isso fosse muito díficil, então uma "pseudo-fusão", que resultasse na criação de um único serviço de streaming que absorvesse a OPTO e o TVI Player, no sentido de produzirem conteúdo co-financiado por ambas e até cedência de atores entre os dois canais, sem haver tanto "drama" envolvido. Mas acho que os egos dos diretores da SIC e TVI vão ser o as vai condenar, a longo prazo, mas espero estar enganado. 

  • Sad 2
Posted (edited)

Gosto sempre como apontam defeitos que podem ser apontados igualmente ao streaming :lol:. Essa ideia de sugar até ao tutano um formato é válido para a TV e para o streaming, como já acontece, basta ver as 400 temporadas que a Netflix fez de uma data de séries, e só vai piorar quando o streaming entrar numa fase mais madura, em que já não tem de se preocupar com o público fidelizado. O mesmo se passa com a publicidade, foi o grande chamariz do streaming, agora boa parte dos subscritores estão a levar com publicidade e ainda pagam por ela - e por preços caros para quem ainda vai ter de levar com publicidade em cima e com catálogos muito fracos porque o mercado está fragmentado. 

O que eu tenho visto nos últimos anos é que o streaming, ideologicamente (chamemos assim), em tudo se assemelha à televisão, e creio, como já disse, só vai piorar porque o mercado vai entrar no seu auge e já ninguém se vai ter de preocupar em ser alternativa. A grande diferença do streaming em relação à televisão, e é a sua grande vantagem, é dar a ilusão de uma maior diversidade de escolha. Uma sociedade consumista, naturalmente, adora isso.

Edited by Fernando
  • Like 7
  • Thanks 1
  • 3 weeks later...
Posted

O futuro da televisão portuguesa passa pelos talk-shows reinventarem-se, criarem mais conteúdos tipo Taskmaster ou Domingão (brasileiro), trazerem os podcasts para a televisão. E as faixas de novelas diminuírem. Os canais vão apostar em menos ficção e com maior qualidade, também a pensar em exportá-la posteriormente para diferentes plataformas e países. 

I guess. 

  • Like 6
Posted
há 9 horas, SorNunz disse:

O futuro da televisão portuguesa passa pelos talk-shows reinventarem-se, criarem mais conteúdos tipo Taskmaster ou Domingão (brasileiro), trazerem os podcasts para a televisão. E as faixas de novelas diminuírem. Os canais vão apostar em menos ficção e com maior qualidade, também a pensar em exportá-la posteriormente para diferentes plataformas e países. 

I guess. 

e menos experiências sociais de encontrar o amor, o público está saturado disso

  • Like 6
  • 1 month later...
Posted
há 11 horas, eduu disse:

Imaginem no futuro um cenário de privatização da RTP1. Que tipo de programação acham que ela teria?

provavelmente acabaria por seguir o mesmo rumo das privadas, apostando em talk show mais a puxar para o dramalhão e os crimes e acabando por ter de apostar em novelas no horario nobre. Ficaria igual às privadas e seria o seu fim.

  • Thanks 1
  • Sad 2
  • 2 weeks later...
Posted (edited)
há 12 horas, eduu disse:

Crazy question: acham que a RTP1 um dia pode tornar-se mais competitiva e chegar à liderança?

É só numa realidade utópica :abismado2::perdida: ir buscar quem dá audiências à concorrência :triste::galderia:e ter pontaria para (as) encaixar/criar o programa certo para elas :adoro_jj::ew:

A SIC vai buscar novamente o Manuel Fonseca como diretor :bye2:, que irá transmitir em loop :shok: as suas novelas empoeiradas :crying: a começar pela Ganância :eaea: :tv_scary: 

A TVI  volta para as mãos da igreja católica :priest: :estacas:   proibindo como primeira regra os reality shows :secret::triste_teresa:  com o Love On Top :blush:   no nº1 da lista :ceguinha:

Edited by Jasmim
  • LOL 6
Posted
há 13 horas, eduu disse:

Crazy question: acham que a RTP1 um dia pode tornar-se mais competitiva e chegar à liderança?

Nada é impossível, mas depende de muitos factores, a começar pela própria composição de quem vê normalmente as generalistas. Os públicos-tipo da SIC  e TVI estão bem fixados com a programação habitual destas e o público que poderia estar na RTP1 acabou por fugir um pouco para o streaming e para a TV paga linear, em parte por culpa da própria RTP.

Se tanto, algumas das dores que a RTP1 está a passar agora acabam também por ser resultado de anos de gestão relativamente apática em alturas onde estava melhor a nível de resultados. Havia muito mais trabalho que a RTP podia ter feito quando destacava-se no 2º lugar das audiências e que não fez, até mesmo do ponto de vista tecnológico.

  • Like 6
Posted
há 15 horas, eduu disse:

Crazy question: acham que a RTP1 um dia pode tornar-se mais competitiva e chegar à liderança?

A rtp não tem como objectivo a liderança, se assim fosse a programação seria muito mais popularucha e menos eclética. As obrigações que a rtp tem obrigam a que acabem por ter uma programação mais centrada em objectivos especificos do que nos numeros das audiencias.

Mas curiosamente se olharmos para os ultimos anos quem tem perdido terreno no consumo é a sic e a tvi, a rtp está nos 10\11 pontos há uns 3 ou 4 anos... enquanto a sic por exemplo saiu dos 20 para os 14... por isso a rtp tem sabido segurar o seu publico ao contrario das privadas que continua a migrar para o cabo.

  • Like 3
Posted
há 1 minuto, AndreRob disse:

A rtp não tem como objectivo a liderança, se assim fosse a programação seria muito mais popularucha e menos eclética. As obrigações que a rtp tem obrigam a que acabem por ter uma programação mais centrada em objectivos especificos do que nos numeros das audiencias.

Mas curiosamente se olharmos para os ultimos anos quem tem perdido terreno no consumo é a sic e a tvi, a rtp está nos 10\11 pontos há uns 3 ou 4 anos... enquanto a sic por exemplo saiu dos 20 para os 14... por isso a rtp tem sabido segurar o seu publico ao contrario das privadas que continua a migrar para o cabo.

Mas como achas que a liderança seria possível mantendo a missão de serviço público, sem recorrer a grelhas estilo privadas?

Posted
há 2 minutos, eduu disse:

Mas como achas que a liderança seria possível mantendo a missão de serviço público, sem recorrer a grelhas estilo privadas?

nos moldes atuais acho dificil, era preciso mais investimento em alguns horario... mas pelo caminho que isto leva daqui a 3 ou  4 anos temos a sic e a tvi a fazer os mesmos valores e a competir com a rtp :x

  • Like 4
Posted
On 21/07/2024 at 00:50, eduu disse:

Crazy question: acham que a RTP1 um dia pode tornar-se mais competitiva e chegar à liderança?

Sinceramente, não. É possível isso acontecer? Sim, é. Mas a administração não quer. Se a direcção de programas mudasse, já era um bom começo. Depois, era necessário aproveitar melhor os rostos da empresa, criar formatos inovadores e ousados, arriscar, investir no popular, na ficção tranversal e não de nicho, nos talk-shows... e, aliado a tudo isto, investir na promoção. Promoção massiva! O problema atual da RTP são as deficiências na promoção dos produtos.

  • Like 4
  • 2 weeks later...
Posted

O que achariam de um novo canal generalista na TDT daqui a uns anos? Acham que seria a versão portuguesa da chegada da LaSexta em Espanha?

  • Like 3
  • 2 weeks later...
Posted
On 03/05/2013 at 20:44, D23 disse:

RS resultam sempre porque exploram os sentimentos mais básicos do ser humano, são sempre formatos de sucesso, e só não resultariam, se o ser humano já tivesse aprendido a conviver com os seus defeitos e a aprender a aceitar-se a si próprio, sem ter invejas...a evolução da mentalidade humana demora muitos anos, pelo que duvido que em 2020/2030 o ser humano já tivesse evoluido mentalmente o suficiente para rejeitar RS.

Comentei isto a 3 de maio de 2013 e não fugiu muito da verdade. Os reality shows continuam e continuarão a ser formatos de sucesso. Apenas alguns já estão a migrar, com sucesso, para o streaming ao redor do mundo e o mesmo poderá vir a acontecer num futuro distante em Portugal (as tendências demoram sempre mais a chegar aqui xD) 

  • Like 2
Posted
On 01/08/2024 at 16:54, eduu disse:

O que achariam de um novo canal generalista na TDT daqui a uns anos? Acham que seria a versão portuguesa da chegada da LaSexta em Espanha?

daqui a uns 10 anos provavelmente já nem haverá mais TDT, com a progressão do digital nem fará muito sentido manter uma rede arcaica como a tdt que serve apenas para justificar os atrasos na modernização das redes de fibra ou a chegada do sinal de internet a qualquer local.

  • Like 2
  • Thanks 2
Posted
há 4 minutos, AndreRob disse:

daqui a uns 10 anos provavelmente já nem haverá mais TDT, com a progressão do digital nem fará muito sentido manter uma rede arcaica como a tdt que serve apenas para justificar os atrasos na modernização das redes de fibra ou a chegada do sinal de internet a qualquer local.

A TDT em Portugal foi só uma forma de enganar o pessoal para passarem para a TV a cabo. Várias pessoas na minha aldeia mudaram para a tv a cabo, porque pensavam que iam ficar sem tv (era o que o pessoal subcontratado dos call centers lhes diziam quando telefonavam a perguntar se queriam aderir à tv a cabo)

  • Like 3
Posted
há 54 minutos, D23 disse:

Comentei isto a 3 de maio de 2013 e não fugiu muito da verdade. Os reality shows continuam e continuarão a ser formatos de sucesso. Apenas alguns já estão a migrar, com sucesso, para o streaming ao redor do mundo e o mesmo poderá vir a acontecer num futuro distante em Portugal (as tendências demoram sempre mais a chegar aqui xD) 

É assim, quanto a este ponto, eu não acho que reality-shows migrem de vez para o streaming em Portugal, e neste caso vou falar mais da TVI que é a ‘dona’ deles, é que não estou a vê-los e perderem um SS para uma Prime (como quase aconteceu em França com a TF1) ou então uma SIC não é muito provável que dê o The Traitors à Max (quanto muito, ficava como exclusivo OPTO).

Mas agora também já contra-argumento o que digo, porque há reality-shows vá que os canais já não podem ter interesse e que podem ser explorados no streaming, que, infelizmente, a maior parte do público jovem está lá e isso seria arrancá-los de vez da TV :cryhappy: Mas é esperar para ver.

há 45 minutos, AndreRob disse:

daqui a uns 10 anos provavelmente já nem haverá mais TDT, com a progressão do digital nem fará muito sentido manter uma rede arcaica como a tdt que serve apenas para justificar os atrasos na modernização das redes de fibra ou a chegada do sinal de internet a qualquer local.

 

há 34 minutos, D23 disse:

A TDT em Portugal foi só uma forma de enganar o pessoal para passarem para a TV a cabo. Várias pessoas na minha aldeia mudaram para a tv a cabo, porque pensavam que iam ficar sem tv (era o que o pessoal subcontratado dos call centers lhes diziam quando telefonavam a perguntar se queriam aderir à tv a cabo)

É assim, eu acho que a TDT ainda pode ter chances em Portugal, pelo menos eu conheço um monte de gente da minha terra que só tem esse pack de canais e não tem tv a cabo, mas para isso teria que deixar de ser posse da ANACOM que só destratou o serviço ainda mais do que já era, talvez daqui a uns anos se fosse para a RTP ou para uma empresa de comunicação qualquer, talvez pudesse ter a oportunidade de ter novos canais, porque, pelo menos eu, defendo cada vez mais a hipótese de todos os canais temáticos RTP/SIC/TVI estarem na TDT (até mesmo a CMTV podiam meter, para não chamarem Portugal de forreta e seletivo xD).

Aliás, eu apostava que se a SIC e a TVI reclamassem juntas que iriam sair da TDT o serviço 1) ou iria acabar 2) ou iria mudar, mas apesar de querer muito a opção 2), diria que infelizmente, num cenário desses ou noutro, a opção 1) é mais provável…

  • Thanks 2
  • 4 months later...
Posted (edited)

Depois do que se viu este ano, tenho cada vez mais a certeza que vêm ai tempos negros para as televisões generalistas portuguesas (e vou agora apenas falar da tv portuguesa).

A SIC nos últimos anos afastou muito publico, com uma grelha cada vez mais direcionada para o publico mais velho, totalmente em português, sem cinema, compactos e mais compactos do Casa Feliz e outros, muito pimba e com uma gestão péssima das novelas como nunca se viu. Muito publico já não vai voltar. E com os problemas financeiros da Impresa, a situação pode ainda piorar mais....

A TVI está cada vez mais agarrada a um estilo de realitys que preenchem vários horários, é rentável e enquanto durar não vão arriscar em mais nada. Ponto positivo: estes realitys tocam em vários públicos, principalmente publico mais novo da casa dos 20 anos e em quem está nas redes. Ponto negativo: pode saturar rapidamente e a TVI se não fizer uma boa gestão e não tiver alternativas pode ficar com problemas. Algo que a direção de programas tem que gerir com cuidado. As novelas da TVI depois de Cacau tem estado com audiências baixas, algo que merece reflexão. Aquele estilo de novelas da TVI, com aqueles filtros e histórias que deixam a desejar tem que ser revisto urgentemente.

A RTP1 com uma grelha que está longe de ser boa, agarrada ao Preço Certo, que é praticamente a única coisa que resulta no canal, nem teve um ano de 2024 mau. Reflexão: o canal do Estado precisa de novas caras e de rejuvenescer. Deviam apostar mais na Isabel Silva, que seria uma ótima alternativa para o horário nobre. Mudar aquelas tardes, onde o Nossa Tarde é um flop, por muito que não seja um mau programa. E mudar aquelas tardes de fim de semana, principalmente as de domingo.

A RTP1 se tivesse uma grelha mais bem organizada podia ter audiências muito melhores.

E a RTP2 agarrada a um publico demasiado culto está a cavar a sua própria sepultura....

2024, marcou o fim de dois programas pimba, o Somos Portugal e o Aqui Portugal. Nem tudo foram más notícias.

2025 será um ano decisivo para a direção de Daniel Oliveira na SIC, depois nas mudanças na informação pode o entretenimento também ter mexidas.

E já agora, 2024 foi o ano em que a TVI foi ao arquivo e começou a colocar as suas novelas mais antigas com episódios de produção no TVI Player e a SIC também colocou mais algumas na OPTO. Os dois canais sabem que o futuro não espera e está ai....

Apesar de tudo, o novo ano também pode ser decisivo para a ficção nacional das privadas, que com as baixas audiências das novelas da noite podem ter que cortar uma das suas linhas de novelas. A ver vamos.

Edited by D91
  • Like 3
  • 2 months later...
Posted

Pegando nas declarações da Júlia Pinheiro sobre o futuro do meio televisivo. Na vossa opinião como será o futuro da TV? Ainda haverá TV como a conhecemos em 2030? Como irá evoluir nos próximos anos? 

Posted (edited)
há 1 hora, D91 disse:

Pegando nas declarações da Júlia Pinheiro sobre o futuro do meio televisivo. Na vossa opinião como será o futuro da TV? Ainda haverá TV como a conhecemos em 2030? Como irá evoluir nos próximos anos? 

Eu não consigo imaginar a tv daqui a 10 anos neste fernesim de investimentos flopados... os canais vão ter de estar associado a grandes empresas e não sei se as grandes empresas de midia vão conseguir manter o padrão de custos ou procurar cada vez mais a segmentação (canais temáticos), o que para canais como a sic e tvi é uma sentença de morte.

Vejo o investimento no digital a andar a passo de caracol e parece que têm medo de se unir a outros... aquela opto é um fracasso por mais que queiram fazer-nos acreditar que não é... o maior uso da plataforma são os acessos gratuitos.

Geralmente o mercado americano é um barometro do resto do mundo, porque é o mais rentavel e vejam como aquilo está tudo a progredir para uma enorme empresa , a disney, a assimilar tudo e todos... Neste momento a Disney está quase a transformar-se num monopolio onde faz e desfaz de canais e serviços como bem lhe apetece.

Edited by AndreRob
  • Thanks 3
Posted
há 1 hora, AndreRob disse:

Eu não consigo imaginar a tv daqui a 10 anos neste fernesim de investimentos flopados... os canais vão ter de estar associado a grandes empresas e não sei se as grandes empresas de midia vão conseguir manter o padrão de custos ou procurar cada vez mais a segmentação (canais temáticos), o que para canais como a sic e tvi é uma sentença de morte.

Vejo o investimento no digital a andar a passo de caracol e parece que têm medo de se unir a outros... aquela opto é um fracasso por mais que queiram fazer-nos acreditar que não é... o maior uso da plataforma são os acessos gratuitos.

Geralmente o mercado americano é um barometro do resto do mundo, porque é o mais rentavel e vejam como aquilo está tudo a progredir para uma enorme empresa , a disney, a assimilar tudo e todos... Neste momento a Disney está quase a transformar-se num monopolio onde faz e desfaz de canais e serviços como bem lhe apetece.

Acho que nos próximos anos a televisão generalista vai passar por mudanças profundas, seja nas grelhas e nos conteúdos. A gestão atual já se está a tornar insustentável e o publico está a fugir.

Posted
agora mesmo, D91 disse:

Acho que nos próximos anos a televisão generalista vai passar por mudanças profundas, seja nas grelhas e nos conteúdos. A gestão atual já se está a tornar insustentável e o publico está a fugir.

E não acredito que a tv linear acabe mas obviamente que vão ter de se focar noutras coisas que isto de querer agradar a todos já deu o que tinha a dar.

  • Like 2
Posted
há 2 horas, D91 disse:

Pegando nas declarações da Júlia Pinheiro sobre o futuro do meio televisivo. Na vossa opinião como será o futuro da TV? Ainda haverá TV como a conhecemos em 2030? Como irá evoluir nos próximos anos? 

Amigo, a Júlia tem 62, ela disse que a televisão ainda ia acabar antes dos 66, logooooo televisão em 2030 já não existe. :galderia:

  • LOL 3

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...