Jump to content

Recommended Posts

Posted
On 21/11/2025 at 14:38, User3468 disse:

Não sei se este é o tópico mais indicado, mas deixo aqui a nota que os novos responsáveis da Cazé TV no Brasil vão lançar em Portugal a LiveModeTV, com um modelo de negócio igual ao do Brasil: trazer competições desportivas de graça para o Youtube.

De recordar que a Cazé TV já pode ser considerado como um canal FAST (nos serviços FAST de empresas como Samsung e LG).

 

Numa questão de escala, talvez até funcione. Resta saber o que vão fazer, comprar e como vão emitir (e com que meios). Mas estou interessado por ver esta entrada no mercado português dado o efeito que provocou no mercado brasileiro.

  • Like 4
Posted
há 8 horas, JDaman disse:

Numa questão de escala, talvez até funcione. 

Já tivemos o caso de sucesso da Liga 3 com tardes em que os jogos juntos tinham dezenas de milhares de espetadores, antes da ideia genial de chutá-los para a app do 11...

Posted (edited)
há 15 horas, JDaman disse:

Numa questão de escala, talvez até funcione. Resta saber o que vão fazer, comprar e como vão emitir (e com que meios). Mas estou interessado por ver esta entrada no mercado português dado o efeito que provocou no mercado brasileiro.

Estando o Tomás da Cunha envolvido, não sei até que ponto este projeto poderá transmitir um jogo por jornada da Liga dos Campeões, Liga Europa e Liga Conferência (principalmente aqueles que são menos rentáveis para a DAZN, tal como acontece com algumas ligas na XSPORTS no Brasil).

Edited by User3468
  • Shock 1
Posted
há 8 horas, User3468 disse:

Estando o Tomás da Cunha envolvido, não sei até que ponto este projeto poderá transmitir um jogo por jornada da Liga dos Campeões, Liga Europa e Liga Conferência (principalmente aqueles que são menos rentáveis para a DAZN, tal como acontece com algumas ligas na XSPORTS no Brasil).

Por acaso, agora que penso nisso, o timing da entrada não é muito inocente. Há processos de venda de direitos a decorrer (nomeadamente das competições da UEFA) e a Liga Centralização está a tentar fechar o modelo de venda de direitos para prosseguir com a mesma a partir de 2028.

E falo em cães grandes a nível de direitos, porque foi isso que a LiveMode conseguiu no Brasil. Não sei se nesse aspecto irão esbarrar numa realidade que não lhes é muito favorável, mas é dar tempo ao tempo e ver o que sai cá para fora.

  • Like 3
Posted
há 19 horas, User3468 disse:

Estando o Tomás da Cunha envolvido, não sei até que ponto este projeto poderá transmitir um jogo por jornada da Liga dos Campeões, Liga Europa e Liga Conferência (principalmente aqueles que são menos rentáveis para a DAZN, tal como acontece com algumas ligas na XSPORTS no Brasil).

Numa resposta nos comentários da publicação do Tomás do X ele diz que vão arrancar "no início de dezembro", mas a meio da época não estou a ver que direitos possam ter negociado para o imediato.

  • Like 1
Posted
há 2 horas, RenatoSimões disse:

Numa resposta nos comentários da publicação do Tomás do X ele diz que vão arrancar "no início de dezembro", mas a meio da época não estou a ver que direitos possam ter negociado para o imediato.

Provavelmente, a curto prazo, deverão ser jogos da Liga 3 e Campeonato de Portugal, com a possibilidade de acordo com a Sport TV e DAZN para transmitirem um jogo por jornada de alguns campeonatos.

Posted
há 19 minutos, User3468 disse:

Provavelmente, a curto prazo, deverão ser jogos da Liga 3 e Campeonato de Portugal, com a possibilidade de acordo com a Sport TV e DAZN para transmitirem um jogo por jornada de alguns campeonatos.

Não estou a ver a FPF a abdicar isso pelo menos agora, mesmo que tenham desistido do Youtube.
Se for como no Brasil lá transmitem ligas algo alternativas para eles, aqui poderia ser uma belga, neerlandesa ou 2ª Liga Espanhola isto para começar.

Posted
há 1 minuto, canal5 disse:

Não estou a ver a FPF a abdicar isso pelo menos agora, mesmo que tenham desistido do Youtube.
Se for como no Brasil lá transmitem ligas algo alternativas para eles, aqui poderia ser uma belga, neerlandesa ou 2ª Liga Espanhola isto para começar.

A FPF não precisa de abdicar. Não tendo espaço no Canal 11, podem vender para outros players. O Canal 11 fica com alguns e os players interessados ficam com os restantes. E aí a FPF conseguiria rentabilizar mais essas ligas/campeonatos, para além de dar mais palco. E acho que o próprio Canal 11 agradeceria isso. Assim, evitariam atropelos nas grelhas (e aquelas situações de dois jogos a serem relatados em simultâneo em janelas pequenas).

Posted
há 24 minutos, User3468 disse:

A FPF não precisa de abdicar. Não tendo espaço no Canal 11, podem vender para outros players. O Canal 11 fica com alguns e os players interessados ficam com os restantes. E aí a FPF conseguiria rentabilizar mais essas ligas/campeonatos, para além de dar mais palco. E acho que o próprio Canal 11 agradeceria isso. Assim, evitariam atropelos nas grelhas (e aquelas situações de dois jogos a serem relatados em simultâneo em janelas pequenas).

Não têm espaço pois fazem uma gestão quase tão má como uma RTP2 da vida principalmente com o Proencinha que está a destruir todo o excelente trabalho da última direção na promoção da Liga 3.
Mesmo que insistam em encher a grelha nas tardes de fins de semana com competições irrelevantes, como as coisas andam dou 2/3 para que algum canal generalista tente recuperar pelo menos os jogos dos sub-21 ou o futsal e aí terão de voltar com a Liga 3 e CP para compensar.

  • Like 2
  • 2 months later...
Posted

Ruben Rua não teve papas na língua ao analisar o estado atual da televisão em Portugal. 

A salvação, segundo o apresentador, estaria em seguir o exemplo da rádio, que soube reinventar-se quando todos a davam como morta. Ruben defende o fim da saturação de novelas e dos formatos matinais rígidos, alertando que a recusa em mudar vai ditar o fim do meio, já que a audiência atual não durará para sempre.
https://www.instagram.com/p/DUlir26Dym-/

E errado não está...

  • Thanks 1
Posted
há 14 horas, D91 disse:

Ruben Rua não teve papas na língua ao analisar o estado atual da televisão em Portugal. 

A salvação, segundo o apresentador, estaria em seguir o exemplo da rádio, que soube reinventar-se quando todos a davam como morta. Ruben defende o fim da saturação de novelas e dos formatos matinais rígidos, alertando que a recusa em mudar vai ditar o fim do meio, já que a audiência atual não durará para sempre.
https://www.instagram.com/p/DUlir26Dym-/

E errado não está...

E tem razão na ânsia de querer segurar os numeros que não ficam lá para sempre estagnaram a tv e focaram-se apenas e só um publico que mesmo esse já começa a desaparecer. A tv não sobrevive a fazer programas apenas para idosos. 

  • Like 1
Posted
há 1 hora, AndreRob disse:

E tem razão na ânsia de querer segurar os numeros que não ficam lá para sempre estagnaram a tv e focaram-se apenas e só um publico que mesmo esse já começa a desaparecer. A tv não sobrevive a fazer programas apenas para idosos. 

Ele tem razão e até acredito que ele nem tenha ficado chateado por estar afastado da TV. A televisão generalista precisa procurar outros públicos urgentemente caso contrário vai tornar-se irrelevante daqui a menos de 10 anos. E em relação às novelas precisam de ter uma boa gestão e de histórias mais arrojadas, promos impactantes, etc. As pessoas querem ver novelas, basta ver as audiências das novelas turcas para perceber isso.

Posted
há 17 horas, D91 disse:

Ruben Rua não teve papas na língua ao analisar o estado atual da televisão em Portugal. 

A salvação, segundo o apresentador, estaria em seguir o exemplo da rádio, que soube reinventar-se quando todos a davam como morta. Ruben defende o fim da saturação de novelas e dos formatos matinais rígidos, alertando que a recusa em mudar vai ditar o fim do meio, já que a audiência atual não durará para sempre.
https://www.instagram.com/p/DUlir26Dym-/

E errado não está...

Tenho que concordar com o que disse.

A programação das televisões está estagnada já há várias crises. Se tiveres uma ideia extraordinária: algum evento desportivo com baixo interesse; algum filme à tarde; ter um conteúdo estrangeiro em horário nobre (estrangeiro mesmo, sem ser formato adaptado); programação equilibrada como era nos anos 90; redução da duração dos noticiários e quem sabe algum estrangeiro para complementar os nossos noticiários, sinto muito. A televisão portuguesa de hoje é demasiado conservadora para ideias extravagantes.

Posted
há 2 horas, ATVTQsV disse:

Tenho que concordar com o que disse.

A programação das televisões está estagnada já há várias crises. Se tiveres uma ideia extraordinária: algum evento desportivo com baixo interesse; algum filme à tarde; ter um conteúdo estrangeiro em horário nobre (estrangeiro mesmo, sem ser formato adaptado); programação equilibrada como era nos anos 90; redução da duração dos noticiários e quem sabe algum estrangeiro para complementar os nossos noticiários, sinto muito. A televisão portuguesa de hoje é demasiado conservadora para ideias extravagantes.

Pessoalmente, acho que o horário nobre da RTP1, SIC e TVI devia ser sempre com conteúdos em português. Devia ser novela + entretenimento + série. E a SIC podia ter uma novela brasileira ao final da noite.

Conteúdo estrangeiro em horário nobre acho que era para afugentar o público.

Mas sim. Precisam de estudar novos modelos de grelhas que captem mais público. Inclusive o público que vão precisar no futuro.

Posted
há 19 horas, D91 disse:

Ruben Rua não teve papas na língua ao analisar o estado atual da televisão em Portugal. 

A salvação, segundo o apresentador, estaria em seguir o exemplo da rádio, que soube reinventar-se quando todos a davam como morta. Ruben defende o fim da saturação de novelas e dos formatos matinais rígidos, alertando que a recusa em mudar vai ditar o fim do meio, já que a audiência atual não durará para sempre.
https://www.instagram.com/p/DUlir26Dym-/

E errado não está...

Ele estar afastado da TV, até acho bem, uma vez que ele sempre foi dos apresentadores mais fracos da tv portuguesa, mas que tem razão, tem. Por exemplo, porque é que um Reality Show ou um Talent Show tem de ter a sua gala principal ao Domingo, sendo a programação toda igual, não faz sentido, basta ver aqui ao lado em que isso não acontece. O resto da programação diária é muito rígida, não dando lugar a grandes ideias ou novidades, estão sempre todos a copiar-se para os mesmos horários, daqui a uns tempo, que não antevejo muito largos, vão pagar caro por isso.

  • Like 3
Posted
agora mesmo, tuscano disse:

Ele estar afastado da TV, até acho bem, uma vez que ele sempre foi dos apresentadores mais fracos da tv portuguesa, mas que tem razão, tem. Por exemplo, porque é que um Reality Show ou um Talent Show tem de ter a sua gala principal ao Domingo, sendo a programação toda igual, não faz sentido, basta ver aqui ao lado em que isso não acontece. O resto da programação diária é muito rígida, não dando lugar a grandes ideias ou novidades, estão sempre todos a copiar-se para os mesmos horários, daqui a uns tempo, que não antevejo muito largos, vão pagar caro por isso.

Eu até concordo com o programa da manhã até às 13h, porque faz sentido. De resto, a programação da tarde devia ser diferente e mais variada. 

  • Like 2
Posted
agora mesmo, D91 disse:

Eu até concordo com o programa da manhã até às 13h, porque faz sentido. De resto, a programação da tarde devia ser diferente e mais variada. 

Sim programas da Manhã até concordo, podia e deviam era depois do jornal das 13h diversificar a programação e não ser tudo igual em todo o lado, é chata e não apetece ser vista.

Posted
há 3 minutos, tuscano disse:

Sim programas da Manhã até concordo, podia e deviam era depois do jornal das 13h diversificar a programação e não ser tudo igual em todo o lado, é chata e não apetece ser vista.

Os programas da manhã é que deviam ser como os espanhóis, na minha opinião. Mas vão ter mudar e ser atualizados esses formatos. 

  • Like 1
Posted
há 6 minutos, D91 disse:

Os programas da manhã é que deviam ser como os espanhóis, na minha opinião. Mas vão ter mudar e ser atualizados esses formatos. 

Em Espanha os programas da manhã são muito como o 'Esta Manhã' que acabou por terminar na TVI. 

  • Like 2
Posted

Sei que o Bom Dia no fim dos anos 80 e início dos anos 90 era mais na onda do Esta Manhã, nunca mais houve outro programa assim até 2021. O Hora Viva (que esteve um tempo na RTP 2) foi o primeiro a ter um registo quase inteiramente à base de notícias, pelo menos na sua reformatação.

  • Like 3
Posted
há 1 hora, Patiño disse:

Em Espanha os programas da manhã são muito como o 'Esta Manhã' que acabou por terminar na TVI. 

Não são bem assim. São formatos de atualidade, com entrevistas, investigação, tertúlias, reportagem. O Esta Manhã era mais ligeiro.

Posted
há 49 minutos, D91 disse:

Não são bem assim. São formatos de atualidade, com entrevistas, investigação, tertúlias, reportagem. O Esta Manhã era mais ligeiro.

O formato era parecido às manhãs da antena 3/telecinco.

Posted
há 1 minuto, Patiño disse:

O formato era parecido às manhãs da antena 3/telecinco.

Não vejo grandes semelhanças. 

Posted (edited)
há 3 horas, D91 disse:

Pessoalmente, acho que o horário nobre da RTP1, SIC e TVI devia ser sempre com conteúdos em português. Devia ser novela + entretenimento + série. E a SIC podia ter uma novela brasileira ao final da noite.

Conteúdo estrangeiro em horário nobre acho que era para afugentar o público.

Mas sim. Precisam de estudar novos modelos de grelhas que captem mais público. Inclusive o público que vão precisar no futuro.

Boas, 

Discordo num serviço público de média  não deve copiar os privados se não  perde o seu real valor,  dito isto.

Sou da opiniao que a RTP 1 deve ter:

1 dia na  semana em horário nobre focado para os documentários nacionais  e internacionais. 

1 dia na semana  em HN focado nas séries   de ficção nacionais  e nas séries  europeias.

1 dia na semana em HN focado nos programas de cultura e outros géneros ( teatros gravado ou em direto,  concursos de cultura geral  incluidos aqui)

1 dia na semana  em HN focado nos programas de humor.

1 dia na semana em HN focado nos programas como em casa de Amalia  e nos concertos de música nacional ( gravados ou se possivel em direto)

1 dia na semana em HN focado no cinema  português  e europeu. 

Ou seja uma grelha diversificada conteúdos  para todos os gostos sem ser copia dos privados. 

São  aqui exceções  as reportagens programas  de debate e eventos desportivos que podem condicionar a programação.

A RTP tem uma missão de emitir o que os privados não fazem porque não  dá  guito nem   gera grandes audiências a RTP sendo pública não pode  trabalhar exclusivamente para audiências mas sim para servir o interesse público. 

 

 

Edited by emanuel92
  • Like 3

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...