Jump to content

Recommended Posts

Posted
há 1 minuto, AndreRob disse:

o problema aqui é... estes streamings n iam comprar o mundial para ele dar em portugal apens... só se fosse um negocio que englobasse vários paises ou blocos de paises... e depois havia o problema de quem dá o quê... e no fim os canais portugueses ficavam com meia duzia e largavam um balurdio na mesma.

se fosse assim tão simples... nem a fifa ia nessa conversa.

E se forem os canais em conjunto com um streaming, que ficava com uma pequena parte em exclusivo?

• Like 2
Posted
há 1 minuto, tuscano disse:

E se forem os canais em conjunto com um streaming, que ficava com uma pequena parte em exclusivo?

Duvido... além disso a tvi e a sic não tem dinheiro para nada... só vão assegurar jogos se tiver portugal... n se metem nisto antes do tempo.

• Like 2
Posted
há 3 minutos, AndreRob disse:

o problema aqui é... estes streamings n iam comprar o mundial para ele dar em portugal apens... só se fosse um negocio que englobasse vários paises ou blocos de paises... e depois havia o problema de quem dá o quê... e no fim os canais portugueses ficavam com meia duzia e largavam um balurdio na mesma.

se fosse assim tão simples... nem a fifa ia nessa conversa.

Que vão ter de chegar a algum acordo isso vão, seria muito mau não haver onde ver pelo menos a nossa selecção.

há 1 minuto, AndreRob disse:

Duvido... além disso a tvi e a sic não tem dinheiro para nada... só vão assegurar jogos se tiver portugal... n se metem nisto antes do tempo.

Só vejo uma solução, juntarem-se os 3, mais a Sportv e a DANZ e cada um ficar com x jogos em exclusivo.

Posted (edited)

A Sport TV, por causa do acordo exorbitante com a UEFA com a Liga dos Campeões e Liga Europa / Conferência, não se vai meter em loucuras com o Mundial, senão as finanças do canal, que já estão na corda bamba, iriam ficar na lama.

A DAZN, pelas declarações já realizadas pelos seus responsáveis, não me parece que vá se meter também em negociações, a não ser que tenham a certeza que o valor final não seja demasiado elevado. Eles são muito de contas certinhas. Para além disso, eles têm os direitos de transmissão a nível mundial do Mundial de Clubes da FIFA. Portanto não sei mesmo se terão budget para suportar o Mundial, mesmo após com a revenda de alguns jogos para outros canais.

A SIC e a TVI só se irão envolver se estiverem em parceria com a RTP, tal como já aconteceu. Acredito mesmo que as três juntas tenham feito uma proposta elevada. Simplesmente a FIFA quer ganhar a maior quantidade de dinheiro possível. Eles são malucos por isso. Mas eles acabam por se esquecer que Portugal não nada em dinheiro. E o Cristiano Ronaldo já não tem o mesmo valor que tinha há uns anos.

No fim, a FIFA vai ceder no valor e a RTP, SIC, TVI e Sport TV vão ficar com os direitos de transmissão. E se ninguém ficar com os direitos, a FIFA é que irá perder, pois as pessoas, nesse cenário, irão simplesmente piratear o sinal de algum canal que transmite os jogos por esse mundo fora.

Edited by User3468
  • Sad 3
Posted (edited)
há 1 hora, User3468 disse:

A Sport TV, por causa do acordo exorbitante com a UEFA com a Liga dos Campeões e Liga Europa / Conferência, não se vai meter em loucuras com o Mundial, senão as finanças do canal, que já estão na corda bamba, iriam ficar na lama.

A DAZN, pelas declarações já realizadas pelos seus responsáveis, não me parece que vá se meter também em negociações, a não ser que tenham a certeza que o valor final não seja demasiado elevado. Eles são muito de contas certinhas. Para além disso, eles têm os direitos de transmissão a nível mundial do Mundial de Clubes da FIFA. Portanto não sei mesmo se terão budget para suportar o Mundial, mesmo após com a revenda de alguns jogos para outros canais.

A SIC e a TVI só se irão envolver se estiverem em parceria com a RTP, tal como já aconteceu. Acredito mesmo que as três juntas tenham feito uma proposta elevada. Simplesmente a FIFA quer ganhar a maior quantidade de dinheiro possível. Eles são malucos por isso. Mas eles acabam por se esquecer que Portugal não nada em dinheiro. E o Cristiano Ronaldo já não tem o mesmo valor que tinha há uns anos.

No fim, a FIFA vai ceder no valor e a RTP, SIC, TVI e Sport TV vão ficar com os direitos de transmissão. E se ninguém ficar com os direitos, a FIFA é que irá perder, pois as pessoas, nesse cenário, irão simplesmente piratear o sinal de algum canal que transmite os jogos por esse mundo fora.

Eu e tu até podemos vir a piratear, mas pessoas mais idosas que até assistem aos jogos não o vão fazer, nem sabem como e vão barafustar, além de que se for muita gente a piratear, muitos link´s vão brecar.

A CMTV teria provavelmente muito boas audiências com os relatos e seria também um enorme prejuízo para cafés e bares, onde se juntam grupos de amigos para ver os jogos.

Mas tens razão a DANZ com o Mundial de Clubes, ainda para mais sem o puder colocar em sistema premium, também não deverá mesmo estar muito interessada nisto.

Edited by tuscano
  • Like 2
Posted (edited)
há 3 horas, tuscano disse:

Eu e tu até podemos vir a piratear, mas pessoas mais idosas que até assistem aos jogos não o vão fazer, nem sabem como e vão barafustar, além de que se for muita gente a piratear, muitos link´s vão brecar.

Isso é verdade, mas arranja-se sempre alternativas. Quantas pessoas não tem aí satélites e conseguem pegar em sinais de canais de outros países e com isso convidar pessoas para assistirem na sua casa? Sei que não são muitas, mas acaba por criar uma espécie de efeito de bola de neve.

Por isso, mesmo que chova críticas à RTP, à Sport TV e às restantes, algumas pessoas vão sempre arranjar maneira de circunscrever o problema e as outras vão atrás delas. E quem é que fica com prejuízo? No máximo, a RTP e Sport TV ficam com a imagem afetada, mas as contas continuarão a ser as mesmas. Já a FIFA vai perder receitas que ela tanto quer.

Edited by User3468
  • Like 2
Posted
há 45 minutos, User3468 disse:

Isso é verdade, mas arranja-se sempre alternativas. Quantas pessoas não tem aí satélites e conseguem pegar em sinais de canais de outros países e com isso convidar pessoas para assistirem na sua casa? Sei que não são muitas, mas acaba por criar uma espécie de efeito de bola de neve.

Por isso, mesmo que chova críticas à RTP, à Sport TV e às restantes, algumas pessoas vão sempre arranjar maneira de circunscrever o problema e as outras vão atrás delas. E quem é que fica com prejuízo? No máximo, a RTP e Sport TV ficam com a imagem afetada, mas as contas continuarão a ser as mesmas. Já a FIFA vai perder receitas que ela tanto quer.

E os cafés e esplanadas que lucram imenso com o consumo de cerveja e tremoços? também vão piratear?

• Like 3
Posted (edited)
há 56 minutos, D23 disse:

E os cafés e esplanadas que lucram imenso com o consumo de cerveja e tremoços? também vão piratear?

Não me surpreenderia…

Até as câmaras municipais, com aqueles ecrãs gigantes, fariam de tudo para ter imagens de um jogo da seleção.

Deixo só aqui um caso: muitos cafés fora de Portugal têm os canais Sport TV (estou a falar dos nacionais e não aquela versão internacional para o continente africano). Eles conseguem assistir de duas formas: ou através de uma box ou arranjam uma stream IPTV. E os operadores nesses países não fazem nada, pois eles focam o esforço de bloquear os serviços de pirataria nos conteúdos transmitidos pelos canais e serviços daquele país. Não vão gastar dinheiro a bloquear sinais que estão a transmitir canais ou serviços de outros países.

Acham que nos Estados Unidos as operadoras estão interessadas em bloquear streams ilegais da Sport TV? E acham que aqui em Portugal as operadoras estão interessadas em bloquear streams ilegais, por exemplo, da NHK (Japão) ou de algum canal da América Latina que adquiriu os direitos de transmissão de determinados tipos de competições?

Edited by User3468
  • Like 2
Posted
On 19/03/2025 at 09:29, D23 disse:

O que achas @JDaman, seria exequível?

Diria que não. Para ser sincero, a não ser que algo mude, estamos próximos de um blackout, a não ser que surja uma situação como em Espanha, onde a RTVE criou um pote para compras de direitos desportivos e usou-o para comprar parte do Mundial. A gestão de Infantino tem causado constantes tiros nos pés e cada vez mais os interessados em comprar direitos estão cada vez mais fartos de aturar este tipo de birras. Basta ver o completo desinteresse que houve para se comprar os direitos do Mundial de Clubes.

• Like 1
  • Sad 2
Posted
On 19/03/2025 at 16:14, User3468 disse:

Não me surpreenderia…

Até as câmaras municipais, com aqueles ecrãs gigantes, fariam de tudo para ter imagens de um jogo da seleção.

Deixo só aqui um caso: muitos cafés fora de Portugal têm os canais Sport TV (estou a falar dos nacionais e não aquela versão internacional para o continente africano). Eles conseguem assistir de duas formas: ou através de uma box ou arranjam uma stream IPTV. E os operadores nesses países não fazem nada, pois eles focam o esforço de bloquear os serviços de pirataria nos conteúdos transmitidos pelos canais e serviços daquele país. Não vão gastar dinheiro a bloquear sinais que estão a transmitir canais ou serviços de outros países.

Acham que nos Estados Unidos as operadoras estão interessadas em bloquear streams ilegais da Sport TV? E acham que aqui em Portugal as operadoras estão interessadas em bloquear streams ilegais, por exemplo, da NHK (Japão) ou de algum canal da América Latina que adquiriu os direitos de transmissão de determinados tipos de competições?

Os canais Sport TV e TV Cine são pirateados para boxes e listas IPTV até aqui no Brasil. O primeiro grupo traz a variedade de eventos esportivos e o segundo traz filmes legendados (o que agrada um público brasileiro que prefere assim a dobragem). Aliás, estão pirateando até canais africanos por causa da transmissão de novelas que não passam aqui.

• Like 6
  • 1 month later...
Posted

Estive a ler alguns tópicos de audiências de 2021-2022, e foquei-me essencialmente nos valores das novelas de HN e nos valores do Big Brother Famosos - que foi claramente a maior bomba televisiva da década a seguir ao BB2020. Portanto, dada a decandencia atual, gostava de vos propor algumas questões:

1. O que fariam às novelas para dar-lhes uma nova imagem para que pudessem voltar aos ‘tempos de gloria” de há 4/5 anos?

2. Neste momento, que formato(s) acham que, em Portugal, iria voltar a ser um grande boost de audiências como foi o BBF?

• Like 2
Posted
há 2 horas, eduu disse:

Estive a ler alguns tópicos de audiências de 2021-2022, e foquei-me essencialmente nos valores das novelas de HN e nos valores do Big Brother Famosos - que foi claramente a maior bomba televisiva da década a seguir ao BB2020. Portanto, dada a decandencia atual, gostava de vos propor algumas questões:

1. O que fariam às novelas para dar-lhes uma nova imagem para que pudessem voltar aos ‘tempos de gloria” de há 4/5 anos?

2. Neste momento, que formato(s) acham que, em Portugal, iria voltar a ser um grande boost de audiências como foi o BBF?

Um BBF acho que podia resultar. Mas tinha que ter um nome impactante como foi o Bruno de Carvalho naquela altura.

As novelas precisam de ser bem tratadas. Horários certinhos e nunca entrarem em loucuras como flashbacks na reta final. Porque atualmente até temos boas novelas em exibição.

• Love 1
  • 4 weeks later...
Posted

Perguntei ao ChatGPT como seria a televisão portuguesa daqui a 10 anos e esta foi a resposta...

"TELEVISÃO PORTUGUESA EM 2035 – GRELHAS FUTURISTAS RTP1 – Quarta-feira, 12 de março de 2035

Slogan: “Portugal de Todos, em Todos os Ecrãs”

06h00 Bom Dia Portugal 2035 - Notícias personalizadas por IA

09h00 Manhã em Movimento - Magazine interativo com hologramas

11h00 Saber é Viver - Educação ao vivo com quizzes e ciência

12h00 Jornal 12 – Personalizado noticiário modular adaptado ao público

13h00 Conversas com História - Avatares de figuras históricas com convidados reais

14h00 Tardes da Nossa Gente - Histórias reais de comunidades

16h00 Série “Portugália 2120” - Ficção científica portuguesa com finais alternativos

17h00 Portugal Criativo - Documentários sobre arte e cultura

18h00 Liga-te - Notícias e cultura para jovens

19h00 Telejornal 7 - Jornal com resumo automático por IA

20h00 Jantar Virtual com o Chef Zé - Culinária com realidade aumentada

21h00 Grande Reportagem - Investigação imersiva

22h00 Concurso: “A Máquina do Tempo” - Quiz histórico com participação do público

23h00 Noites de Cinema Português - Filme português escolhido pelo público

01h00 RTP Play Live Feed - Conteúdo personalizado contínuo

SIC – Quinta-feira, 13 de março de 2035 

Slogan: “Contigo em Todo o Lado”

06h30 SIC Digital News - noticiário com avatar personalizável

07h00 Manhã OPTO - magazine com blocos interativos

09h30 OPTO Séries: “Alentejo Noir” - série policial transmitida via TV e app

10h30 Inspira Portugal - Histórias de inovação

12h00 Flash News OPTO - notícias rápidas ao estilo redes sociais

12h30 Primeiras Conversas - Talk show com figuras virtuais

14h00 Linha da Tarde - Histórias com finais votados em direto

16h00 Tarde OPTO Kids - Bloco infantil interativo

18h00 Influencers 360 - Tendências digitais e cultura jovem

19h00 Jornal da Noite + Notícias com fact-checking em tempo real

20h30 Novela: “Coração Quântico” - novela curta com decisões interativas

21h00 O País Real - Talentos em família com hologramas

23h00 SIC Lab - Reportagens experimentais

00h00 After Hours OPTO - Conteúdo alternativo contínuo

TVI – Sexta-feira, 14 de março de 2035 

Slogan: “Mais Vida, Mais TiVi”

07h00 Desperta Portugal - Informação + humor com IA

08h30 TiVi Família - Conteúdo familiar com interação digital

10h00 Atualidade 360 - Debate + noticiário com RA

12h00 Coração do Bairro - Histórias emocionais com app interativa

13h00 Jornal da Uma – Ed. Interativa com escolha da ordem das notícias

14h00 Tardes com Alma - talk show com coapresentador IA

16h00 TiVi Teen - Bloco jovem com explicadores digitais

18h00 Crónicas do Mundo Real - Docudramas sociais

19h00 Jornal Nacional 2035 - Notícias com robô de fact-checking

20h30 Novela: “Amor sem Rede” - Novela transmedia (TV, smartwatch, VR)

21h30 Reality: “Casa 100 Limites” - Reality com controlo do público

23h00 Humor em Alta Frequência - Comédia com hologramas

00h00 Série: “Lisboa Escura” - Thriller noir com finais variáveis 

Acham sequer possível que isto seja assim tão alternativo daqui a 10 anos?

• LOL 12
Posted

Isso não faz qualquer sentido, o chatgpt só inventou com base no que a internet considera futurista. 

há 5 minutos, ilovetv.2008 disse:

Eu sou da opinião de que o futuro da televisão é o streaming. Não acredito que daqui a 15 anos ainda exista a televisão como hoje. 

• Thanks 1
  • Shock 1
Posted
agora mesmo, cristovaoga disse:

Isso não faz qualquer sentido, o chatgpt só inventou com base no que a internet considera futurista. 

Eu sou da opinião de que o futuro da televisão é o streaming. Não acredito que daqui a 15 anos ainda exista a televisão como hoje. 

Pois também achei pouco realista, mas até lá ainda muito pode mudar...

Eu, por acaso, quero acreditar e espero que a televisão se ajuste ao streaming e consiga sobreviver durante mais do que uns meros 10 ou 15 anos...

• Like 4
Posted
há 1 minuto, ilovetv.2008 disse:

Eu, por acaso, quero acreditar e espero que a televisão se ajuste ao streaming e consiga sobreviver durante mais do que uns meros 10 ou 15 anos...

Querer também quero, aliás, aqui neste fórum todos gostamos de televisão. No entanto, olhando para os últimos anos, seja em Portugal ou noutros países, o consumo televisivo tem descido imenso, e o streaming aumentado. As novas gerações já não veem televisão, nem vão voltar a ver, tirando eventos desportivos. É preciso pensarem numa forma de manterem a sua relevância.

• Like 2
  • Thanks 3
Posted
há 8 minutos, ilovetv.2008 disse:

Eu acho que nem daqui a 10 anos existirá televisão como hoje.... as audiências agora já andam fraquíssimas quanto mais daqui a 10 anos. E daqui a 5 veremos como estão...:suspeito:

• Like 1
  • Sad 1
Posted
há 4 minutos, cristovaoga disse:

Querer também quero, aliás, aqui neste fórum todos gostamos de televisão. No entanto, olhando para os últimos anos, seja em Portugal ou noutros países, o consumo televisivo tem descido imenso, e o streaming aumentado. As novas gerações já não veem televisão, nem vão voltar a ver, tirando eventos desportivos. É preciso pensarem numa forma de manterem a sua relevância.

Exato, aí concordo plenamente. Contudo também acho que, nos últimos tempos, o streaming tem perdido alguma força, sobretudo a Netflix com o aumento do preço, a possibilidade de sofrer com as tarifas norte-americanas e a existência de penalizações para quem partilha conta e assim...

Vamos andando e vendo, sem perder a esperança, pois essa é sempre a última a morrer.

• Like 2
Posted
há 2 minutos, ilovetv.2008 disse:

Contudo também acho que, nos últimos tempos, o streaming tem perdido alguma força, sobretudo a Netflix com o aumento do preço, a possibilidade de sofrer com as tarifas norte-americanas e a existência de penalizações para quem partilha conta e assim...

Mesmo com o aumento dos preços, e aqui fui pesquisar sobre a Netflix em específico, o número de utilizadores voltou a aumentar. O streaming irá mesmo continuar a crescer. Agora, como vão aparecendo novas plataformas, o que pode acontecer é uma dispersão do consumo, se bem que existe muita gente a subscrever mais do que um serviço.

• Thanks 1
Posted (edited)
há 45 minutos, ilovetv.2008 disse:

Perguntei ao ChatGPT como seria a televisão portuguesa daqui a 10 anos e esta foi a resposta...

O Moniz já está a tirar notas :mico:

De todas, esta parece a mais realista, no sentido em que nota-se o ADN da TVI, com um cheirinho de Antena 3 (Espanha).

Mas eu adoro que o ChatGPT ache que as marcas digitais como a OPTO são um atrativo para chamar público, especialmente para blocos infantis. :riso_fatima: Só na RTP foi realista no sentido de atribuir um espaço à marca nas madrugadas, com um conceito muito vago mas interessante.

Eu acho que os canais de televisão, tal como conhecemos atualmente o conceito, vão continuar a existir. Serão menos, mas estarão aí. Eu sinto que a TV está naquele fase da rádio em que diziam que a mesma estava praticamente morta. Certo é que todos estes anos depois, ela continua aí: reinventada, adaptada e a unir vários grupos de pessoas. A televisão tem de encontrar esse caminho.

Edited by User3468
  • Like 6
Posted
há 4 minutos, User3468 disse:

Eu acho que os canais de televisão, tal como conhecemos atualmente o conceito, vão continuar a existir. Serão menos, mas estarão aí. Eu sinto que a TV está naquele fase da rádio em que diziam que a mesma estava praticamente morta. Certo é que todos estes anos depois, ela continua aí: reinventada, adaptada e a unir vários grupos de pessoas. A televisão tem de encontrar esse caminho.

Isso também é verdade.

Tal como diziam que com o aparecimento da rádio e depois da TV, que os jornais iam acabar. E entretanto os jornais continuam a existir.

Eu sinto que a TV está ainda a procurar qual será o seu futuro e a adaptar-se ao aparecimento das novas plataformas. 

• Like 4
Posted
há 1 hora, ilovetv.2008 disse:

"TELEVISÃO PORTUGUESA EM 2035 – GRELHAS FUTURISTAS RTP1 – Quarta-feira, 12 de março de 2035

Slogan: “Portugal de Todos, em Todos os Ecrãs”

06h00 Bom Dia Portugal 2035 - Notícias personalizadas por IA

09h00 Manhã em Movimento - Magazine interativo com hologramas

11h00 Saber é Viver - Educação ao vivo com quizzes e ciência

12h00 Jornal 12 – Personalizado noticiário modular adaptado ao público

13h00 Conversas com História - Avatares de figuras históricas com convidados reais

14h00 Tardes da Nossa Gente - Histórias reais de comunidades

16h00 Série “Portugália 2120” - Ficção científica portuguesa com finais alternativos

17h00 Portugal Criativo - Documentários sobre arte e cultura

18h00 Liga-te - Notícias e cultura para jovens

19h00 Telejornal 7 - Jornal com resumo automático por IA

20h00 Jantar Virtual com o Chef Zé - Culinária com realidade aumentada

21h00 Grande Reportagem - Investigação imersiva

22h00 Concurso: “A Máquina do Tempo” - Quiz histórico com participação do público

23h00 Noites de Cinema Português - Filme português escolhido pelo público

01h00 RTP Play Live Feed - Conteúdo personalizado contínuo

SIC – Quinta-feira, 13 de março de 2035 

Slogan: “Contigo em Todo o Lado”

06h30 SIC Digital News - noticiário com avatar personalizável

07h00 Manhã OPTO - magazine com blocos interativos

09h30 OPTO Séries: “Alentejo Noir” - série policial transmitida via TV e app

10h30 Inspira Portugal - Histórias de inovação

12h00 Flash News OPTO - notícias rápidas ao estilo redes sociais

12h30 Primeiras Conversas - Talk show com figuras virtuais

14h00 Linha da Tarde - Histórias com finais votados em direto

16h00 Tarde OPTO Kids - Bloco infantil interativo

18h00 Influencers 360 - Tendências digitais e cultura jovem

19h00 Jornal da Noite + Notícias com fact-checking em tempo real

20h30 Novela: “Coração Quântico” - novela curta com decisões interativas

21h00 O País Real - Talentos em família com hologramas

23h00 SIC Lab - Reportagens experimentais

00h00 After Hours OPTO - Conteúdo alternativo contínuo

Mesmo sem inteligência artificial, a grelha parece mais diversificada do que aquela que temos hoje

Alentejo Noir, espero que a SIC produza depois de uma inkecção de capital

A TVI virou TiVi e conseguiu atrair os jovens outra vez

Noticiários a mudarem das 20 às 19

Grande variedade de ficção à noite sem ser novelas

• Thanks 1
Posted

Pedi ao chatgpt para fazer uma previsão realista de como poderá ser o panorama da televisão generalista portuguesa em 2035 e ele saiu-se com isto:

📺 TELEVISÃO GENERALISTA PORTUGUESA EM 2035 – PREVISÃO REALISTA

1. 📉 Deslinearização quase total

A televisão em "horário fixo" continuará a existir… mas para um público cada vez mais específico. A esmagadora maioria das pessoas vai ver conteúdos quando quiser e como quiser. O VOD (Video on Demand) será a norma, mesmo nos canais generalistas. A grelha será mais simbólica do que dominante.

Exemplo: a novela das 21h vai estrear “em direto”, mas logo disponível por capítulos online, e até com versões alternativas ou finais múltiplos em plataformas associadas.

2. 📲 Televisão fundida com plataformas digitais

Os canais generalistas deixarão de ser “só canais”. Serão marcas multiplataforma com:

• app própria (conteúdo exclusivo);
  • canal YouTube;
  • presença em TikTok, Instagram, etc;
  • eventos ao vivo híbridos (tv + streaming);
  • experiências interativas (escolher finais, interagir com apresentadores, participar em votações em tempo real, etc).

A RTP Play, Opto e TVI Player serão hubs de media completos. A SIC poderá ter um canal exclusivo na Amazon Prime ou similar.

3. 🧓 Um público envelhecido a sustentar a grelha tradicional

A TV tradicional será o refúgio dos 60+. As manhãs e tardes manter-se-ão com talk shows, novelas, concursos e telejornais — mas com um foco ainda maior em saúde, memória, culinária e espiritualidade.

O Alô Portugal, o Você na TV da altura, será apresentado por avatares com IA geracional baseada em figuras queridas como Goucha ou Júlia (não é brincadeira... isso virá mesmo aí).

4. 🧬 Produção de ficção nacional: mais curta, mais nichada e mais cinematográfica

As novelas longas perderão força. Em vez disso:

• minisséries de 6 a 12 episódios com qualidade cinematográfica;
  • histórias baseadas em factos reais ou lendas nacionais;
  • séries interativas e imersivas (com spin-offs em redes sociais e até em videojogos leves).

Haverá maior integração com fundos europeus para produção cultural transnacional.

5. 💸 Publicidade: menos spots, mais branded content

Os blocos publicitários serão mais curtos e personalizados por utilizador (via login em apps ou TVs inteligentes).
Vai crescer o conteúdo patrocinado inteligente: cenas de novela com marcas integradas, programas inteiros feitos à volta de marcas, e experiências publicitárias interativas (jogos, quizzes, compras em direto).

6. 🧠 Jornalismo: regresso à profundidade, mas em novos formatos

Face à saturação de informação e fake news, os canais voltarão a apostar em grandes reportagens e programas de investigação — mas em formato podcast, série ou documentário streaming-friendly.

O telejornal clássico será cada vez mais uma síntese e menos o centro do dia informativo.

7. 🤖 A explosão da IA no conteúdo

• Avatares a apresentar programas;
  • Dobragem automática em várias línguas;
  • Personalização do conteúdo por espectador (sim, tu podes ver o mesmo episódio da novela com mais cenas da tua personagem favorita);
  • Geração de conteúdos 100% virtuais para horários secundários.

8. 🧩 Novos canais? Poucos, mas muito segmentados

Não haverá muitos novos canais generalistas. Em vez disso:

• canais ultra-nicho: 24h de ficção policial portuguesa, ou só cultura rural;
  • estações regionais independentes com conteúdos muito locais;
  • colaborações entre países de língua portuguesa (TV Brasil + RTP África + TVI, por ex).

• 4 months later...
Posted

Nesta entrevista, a Silvia Alberto fala, entre outras coisas, sobre o futuro da televisão:

Citação

Não acredito que as redes sociais acabem com a televisão, mas acredito que a televisão, como eu a conheci — e não como tu a conheces — vai deixar de existir. Mas a evolução dos tempos não significa o fim do meio: é apenas a sua transformação. Nasci nos anos 80 e cresci nos anos 90, onde o telejornal era obrigatório pois reunia as famílias à mesa. De manhã, tinha de acordar à hora certa para ver os meus desenhos animados. Se tivesse de fazer uma pausa para o pequeno-almoço ou para ir à casa de banho, ficava muito chateada porque sabia que não ia conseguir ver o meu episódio. A evolução dos tempos fez com que, hoje, as coisas sejam radicalmente diferentes. Já não me vejo a sentar-me à frente da televisão como me sentia antes, aliás, não me sento com os meus filhos a ver televisão como os meus pais se sentavam comigo. Atualmente, procuro o programa que quero ver em canais como Netflix ou Disney+. Ainda existem alguns acontecimentos nacionais que tentamos ver todos ao mesmo tempo, tal como existem alguns programas pontuais que reúnem a nação, mas são muito raros. Fora isso, cada um escolhe, dentro da enorme diversidade de programação, o que quer ver. Canais como a RTP1, canais de serviço público, vão continuar a existir enquanto houver uma população envelhecida, como a nossa, que segue os horários tradicionais e que precisa dessa companhia. Já a população mais jovem consome conteúdo de uma maneira completamente diferente.

https://ualmedia.pt/silvia-alberto-a-televisao-como-a-conheci-vai-deixar-de-existir/

• Like 3
  • 5 weeks later...
Posted (edited)

Não sei se este é o tópico mais indicado, mas deixo aqui a nota que os novos responsáveis da Cazé TV no Brasil vão lançar em Portugal a LiveModeTV, com um modelo de negócio igual ao do Brasil: trazer competições desportivas de graça para o Youtube.

De recordar que a Cazé TV já pode ser considerado como um canal FAST (nos serviços FAST de empresas como Samsung e LG).

Edited by User3468
  • Like 1
  • Love 1