Jump to content

O Futuro da Televisão


TheSecret

Posts Recomendados

há 1 minuto, canal5 disse:

Boa sorte com os picos de tráfego online, o delay em relação ao tempo real e à rádio e os screen captures, a pirataria será mais fácil do que nunca..

Por isso é que estão a ponderar vender parte da ESPN à NBA ou à NFL, para assegurar o capital necessário para investir numa plataforma de streaming para a ESPN, com uma infraestrutura que aguente um tráfego elevado. Quanto à pirataria, isso existe e vai continuar a existir. Não é algo novo. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quais são os programas que conseguem manter recorrentemente a marca +1 milhão em Portugal?

Eventos desportivos (futebol), Eurovisão (final), Globos de Ouro... 

Tudo o resto mal se aguenta das pernas. A ficção está a penar, os telejornais também. O Big Brother é o único programa de Domingo com números decentes. 

As televisões tem que se mentalizar que o caminho é apostar no online e deixar a tv aberta para conteúdos mais imediatos. 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, canal5 disse:

Boa sorte com os picos de tráfego online, o delay em relação ao tempo real e à rádio e os screen captures, a pirataria será mais fácil do que nunca..

Posso desde já afirmar que maior parte da pirataria que vem de eventos desportivos retirados de streamers não acontece por captura de ecrã, mas sim por extracção e desencriptação dos próprios streams. O que não falta por aí são sites com streams retirados directamente do ESPN+, NBA League Pass, MLB.TV e NHL.TV.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 26 minutos, tuscano disse:

Aposto também na Prime Video, o Appel+ já não acredito tanto que fique.

O PrimeVideo e o Apple+ estão noutra liga. São detidos por empresas trilionárias. Dificilmente vão a algum lado, por isso é que não os inclui. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
há 2 minutos, AndreRob disse:

às vezes penso o que será da sic e da tvi dentro de 20 anos... é que os ultimos 20 não se viu evolução nenhuma, a programação é praticamente a mesma: talks shows diurnos e novelas.

 

Se continuarem por este caminho vão perder cada vez mais espectadores.

Eu acho que a televisão vai sempre existir. Mas tenho curiosidade para ver como as coisas vão evoluir.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, D91 disse:

Se continuarem por este caminho vão perder cada vez mais espectadores.

Eu acho que a televisão vai sempre existir. Mas tenho curiosidade para ver como as coisas vão evoluir.

se pensarmos que a malta entre os 20 e os 35 que praticamente só vê tudo online ou streamings terá 40 a 50 anos não me parece que haja muito mais publico para o que as privadas oferecem que é basicamente uma programação para velhos.

A televisão deve continuar mas o modelo certamente irá ser muito diferente com algo mais na logica de plataforma de conteudos do que propriamente o linear. O mais curioso é que acho que fazer tv vai começar a ser muito mais barato conforma a tecnologia avança, qualquer pessoa poderá produzir o seu conteudo e teremos uma tv muito na linha do tik tok e instagram e depois claro os grandes eventos em live.

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, AndreRob disse:

se pensarmos que a malta entre os 20 e os 35 que praticamente só vê tudo online ou streamings terá 40 a 50 anos não me parece que haja muito mais publico para o que as privadas oferecem que é basicamente uma programação para velhos.

A televisão deve continuar mas o modelo certamente irá ser muito diferente com algo mais na logica de plataforma de conteudos do que propriamente o linear. O mais curioso é que acho que fazer tv vai começar a ser muito mais barato conforma a tecnologia avança, qualquer pessoa poderá produzir o seu conteudo e teremos uma tv muito na linha do tik tok e instagram e depois claro os grandes eventos em live.

 

É impossível fazer tv na linha do tik tok ou Instagram, também não exageremos. Será uma tv como acontece no streaming mais na linha disso. Será, como disseste, como plataforma de conteúdos como se faz na OPTO e outras. Agora, como vão conseguir desenvolver mais isso é que está por ver.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 minutos, AndreRob disse:

se pensarmos que a malta entre os 20 e os 35 que praticamente só vê tudo online ou streamings terá 40 a 50 anos não me parece que haja muito mais publico para o que as privadas oferecem que é basicamente uma programação para velhos.

A televisão deve continuar mas o modelo certamente irá ser muito diferente com algo mais na logica de plataforma de conteudos do que propriamente o linear. O mais curioso é que acho que fazer tv vai começar a ser muito mais barato conforma a tecnologia avança, qualquer pessoa poderá produzir o seu conteudo e teremos uma tv muito na linha do tik tok e instagram e depois claro os grandes eventos em live.

 

A TV vai ficar mais forte, mas o Linear vai perder força, e o OTT Ganhar terreno. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, D91 disse:

É impossível fazer tv na linha do tik tok ou Instagram, também não exageremos. Será uma tv como acontece no streaming mais na linha disso. Será, como disseste, como plataforma de conteúdos como se faz na OPTO e outras. Agora, como vão conseguir desenvolver mais isso é que está por ver.

o tik tok por exemplo está a promover um evento para as pessoas produzirem curtas metragens, sim não digo que seja o tik tok mas por exemplo com toda a facilidade com que se produz conteudo digital hoje qualquer pessoa produz um talk show proprio tal como já se vê por ai os podcasts em video...

Estas plataformas vão se alargar e permitir outro tipo de conteudos que não precisam de passar pelo crivo de um diretor basta manter as guidelines da plataforma e ter audiencia... ninguém mais vai ver um talk show de 3 horas.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 minutos, AndreRob disse:

o tik tok por exemplo está a promover um evento para as pessoas produzirem curtas metragens, sim não digo que seja o tik tok mas por exemplo com toda a facilidade com que se produz conteudo digital hoje qualquer pessoa produz um talk show proprio tal como já se vê por ai os podcasts em video...

Estas plataformas vão se alargar e permitir outro tipo de conteudos que não precisam de passar pelo crivo de um diretor basta manter as guidelines da plataforma e ter audiencia... ninguém mais vai ver um talk show de 3 horas.

Mas não te esqueças que a televisão é mais que entretenimento também é ficção e sobretudo informação. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 minutos, D91 disse:

Mas não te esqueças que a televisão é mais que entretenimento também é ficção e sobretudo informação. 

Ficção desta que eles oferecem que dura eternidades e ora da as 22h pra dá à uma da manhã não interessa muito.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 horas, AndreRob disse:

às vezes penso o que será da sic e da tvi dentro de 20 anos... é que os ultimos 20 não se viu evolução nenhuma, a programação é praticamente a mesma: talks shows diurnos e novelas.

 

Quando era criança e ia à aldeia achava a televisão à tarde um lixo e a progranação infantil a partir das 14 era nula.

Porque é que acabaram cedo com o Buéréré e o Batatoon à tarde uns dez a quinze anos cedo demais?

Os programas da tarde hoje são mais deprimentes dos que havia na minha infância.

E ainda tiraram-nos os filmes sob a ideia de que os velhotes não entendem, só se for falado em português.

A televisão portuguesa entrou numa situação irreversível já há bastante tempo.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, ATVTQsV disse:

Quando era criança e ia à aldeia achava a televisão à tarde um lixo e a progranação infantil a partir das 14 era nula.

Porque é que acabaram cedo com o Buéréré e o Batatoon à tarde uns dez a quinze anos cedo demais?

Os programas da tarde hoje são mais deprimentes dos que havia na minha infância.

E ainda tiraram-nos os filmes sob a ideia de que os velhotes não entendem, só se for falado em português.

A televisão portuguesa entrou numa situação irreversível já há bastante tempo.

porque a televisão aberta atualmente é feita para o publico de mais de 50, desistiram dos outros... ou só fazem conteudos para outros grupos etários de forma pontual ou em horarios de grande consumo o resto do tempo é tv feita para velhos e não irá mudar.

Editado por AndreRob
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E piorou com a crise da troika, os canais entraram em guerra acirrada e perderam qualidade de maneira vertiginosa e a televisão nacional "envelheceu"

Erro foi acabar com os programas infantis da tarde quando o cabo ainda não tinha tanto alcance

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 06/03/2024 at 18:15, AndreRob disse:

às vezes penso o que será da sic e da tvi dentro de 20 anos... é que os ultimos 20 não se viu evolução nenhuma, a programação é praticamente a mesma: talks shows diurnos e novelas.

 

Uma pergunta que também vale para @ATVTQsV, @Duarte com D, @D91, @D23 e @JDaman: sabemos que Portugal está muito longe de ser o mais atrativo dos mercados. A pergunta é: Como a produção audiovisual portuguesa se manterá já no médio prazo? o orçamento para a produção de novelas já está no limite e fica muito difícil mantê-las no médio prazo. Sabendo que os PALOP's são pobres e o Brasil vive em outra realidade, como vocês acham que as atuais produtoras como a SP Televisão vão sobreviver?

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, PierreDumont disse:

Uma pergunta que também vale para @ATVTQsV, @Duarte com D, @D91, @D23 e @JDaman: sabemos que Portugal está muito longe de ser o mais atrativo dos mercados. A pergunta é: Como a produção audiovisual portuguesa se manterá já no médio prazo? o orçamento para a produção de novelas já está no limite e fica muito difícil mantê-las no médio prazo. Sabendo que os PALOP's são pobres e o Brasil vive em outra realidade, como vocês acham que as atuais produtoras como a SP Televisão vão sobreviver?

A aposta é essencialmente na exportação de produtos mas para isso é preciso fazer mais e com qualidade. AS novelas turcas são um bom exemplo, novelas relativamente curtas com temporadas mas com boas historias e produção.

Temos de nos deixar desta logica de novelas com 400 episódios tem de se começar a pensar de forma mais ampla a ficção.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 32 minutos, PierreDumont disse:

Uma pergunta que também vale para @ATVTQsV, @Duarte com D, @D91, @D23 e @JDaman: sabemos que Portugal está muito longe de ser o mais atrativo dos mercados. A pergunta é: Como a produção audiovisual portuguesa se manterá já no médio prazo? o orçamento para a produção de novelas já está no limite e fica muito difícil mantê-las no médio prazo. Sabendo que os PALOP's são pobres e o Brasil vive em outra realidade, como vocês acham que as atuais produtoras como a SP Televisão vão sobreviver?

Para mim vai morrer a ficção audiovisual portuguesa.

Mesmo que uma gigante do streaming, como a Amazon, por exemplo, se una a um dos canais, o destino da ficção portuguesa é morrer.

Somos um país pequeno, o retorno não é grande, o investimento não pode ser, e as pessoas com menos de 50 anos já se habituaram a ver ficção em língua inglesa, que tem muito mais qualidade pois tem mais €€€.

Mesmo na música portuguesa, nós consumimos muito mais cantores estrangeiros que os portugueses. Está a mudar um pouco neste campo, mas na ficção dúvido que mude. Nós nunca vamos conseguir produzir séries com a dimensão de uma House of Dragon por exemplo.

E outra, há esta noção que Portugal não produz séries, mas é mentira. A RTP1 produz muitas, e com fácil acesso, mas a grande maioria das pessoas pouco se interessa por elas.

Mas eu sou ainda mais negativo, para mim a ficção no geral vai acabar, as pessoas já não têm paciência para ver algo com muito tempo de duração. Cada vez mais querem algo rápido, preferem passar horas a ver dancinhas no Tik Tok do que ver um filme mais longo, principalmente esta geração mais nova, que já nasceu e cresceu no Tik Tok e pouco se interessam por ficção pois não conseguem manter a atenção e a concentração na mesma coisa, por mais do que três minutos.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E eu que sonho com a chegada de telenovelas nacionais de fantasia como nas Filipinas, filmes portugueses com qualidade equiparável a produções hollywoodescas e sitcoms à americana adaptados à realidade do nosso país, tais sonhos são tão impossíveis de concretizar.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não acredito na morte da ficção portuguesa, mas vai ter que se apostar mais na ficção curta. Acho que novelas/séries mais do género das da Turquia, telefilmes, mini séries. 

As novelas como as conhecemos com elencos enormes são para acabar.

O problema é o financiamento, os canais tem cada vez menos dinheiro, andam a cortar em todo o lado. Tem que fazer parcerias, procurar rentabilizar os seus produtos apostando mais nas parcerias e streaming. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, ATVTQsV disse:

E eu que sonho com a chegada de telenovelas nacionais de fantasia como nas Filipinas

20825024_Qy3EO.jpeg
 

há 7 horas, Duarte com D disse:

Mas eu sou ainda mais negativo, para mim a ficção no geral vai acabar, as pessoas já não têm paciência para ver algo com muito tempo de duração. Cada vez mais querem algo rápido, preferem passar horas a ver dancinhas no Tik Tok do que ver um filme mais longo, principalmente esta geração mais nova, que já nasceu e cresceu no Tik Tok e pouco se interessam por ficção pois não conseguem manter a atenção e a concentração na mesma coisa, por mais do que três minutos.

Não sei em Portugal, mas existe um curioso fenômeno no Brasil: as novelinhas da Markelly no Tik Tok e no Kwai.
 

 

há 4 horas, D91 disse:

O problema é o financiamento, os canais tem cada vez menos dinheiro, andam a cortar em todo o lado. Tem que fazer parcerias, procurar rentabilizar os seus produtos apostando mais nas parcerias e streaming. 

Eu juro que estou tentando entender a equação na cabeça dos realizadores portugas. Por muito tempo funcionou a fórmula de novelas de longuíssima duração [300 a 600 capítulos]. Agora eu não vejo pra onde correr em termos de mercado. A aposta mais óbvia seria o streaming, mas a pergunta é: existirá demanda para uma produção consistente em Portugal? uma coisa é criar uma ou duas minisséries visando cativar o público local. A outra é manter uma linha de produção local com um público potencial primário por volta de 3,3 milhões de assinantes. Se nem o Brasil, com 66 milhões de assinantes de streaming, consegue algo plenamente consistente [10% do catálogo no país é nacional]. Imagine Portugal...

Eu vejo José Eduardo Moniz "contar com o ovo dourado dentro da galinha, mas na interior certeza que não sai". Eu queria entender porque os produtores portugueses contam com o Brasil, mesmo com repetidos rechaços à produção audiovisual portuguesa. Em um cenário dos sonhos, em que a barreira linguística não existisse e as diferenças fossem bem menores, qualquer realizador português poderia contar com um mercado 20 vezes maior, resultando em um equilíbrio financeiro muito melhor. Só que não é isso que acontece. A série portuguesa já chega no Brasil com uma rejeição natural e com o custo adicional da dobragem. Isso sem contar a gosto do próprio gosto do brasileiro: uma série como "Rabo de Peixe" não teria o mesmo impacto, porque a cocaína sempre foi de "fácil acesso" e "baixo custo". 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 minutos, PierreDumont disse:

20825024_Qy3EO.jpeg
 

Não, aí é só o que há por cima do iceberg (e de pensar que ao mesmo tempo a TVI tinha uma minissérie sobre o tema também)

Quando falo em telenovelas de fantasia não me limito só a vampiros, as das Filipinas são bem mais mirabolantes. Onde na sua sã consciência é que encontra novelas com personagens que são literalmente imortais, lutas entre humanos e seres mágicos, efeitos especiais de qualidade invejável só comparada com uma grandiosa produção do Gana?

E depois dizem que isto não rende nas vendas internacionais

Se em Portugal se arriscasse fazer tamanha novela, as audiências iriam dar uma de Alguém Perdeu

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

A pergunta que faço é: Que futuro para a televisão portuguesa? Haver uma revolução e ficar mais do género da espanhola? Será esse o caminho?

Vejo a SIC e a TVI a apostar mais em formatos de atualidade com tertúlias sobre diversos assuntos para o daytime.

Deixar as novelas um pouco de lado e apostar mais em séries que podem também rentabilizar no streaming? Será este o futuro da ficção tuga depois da queda das novelas?

Apostar mais em concursos para horários específicos? 

Continuar a aposta nos reality shows principalmente na TVI.

Se não houver alterações o futuro das generalistas vai ser muito complicado...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, D91 disse:

A pergunta que faço é: Que futuro para a televisão portuguesa? Haver uma revolução e ficar mais do género da espanhola? Será esse o caminho?

Vejo a SIC e a TVI a apostar mais em formatos de atualidade com tertúlias sobre diversos assuntos para o daytime.

Deixar as novelas um pouco de lado e apostar mais em séries que podem também rentabilizar no streaming? Será este o futuro da ficção tuga depois da queda das novelas?

Apostar mais em concursos para horários específicos? 

Continuar a aposta nos reality shows principalmente na TVI.

Se não houver alterações o futuro das generalistas vai ser muito complicado...

Penso que o foco vão ser concursos, reality’s e streaming. Novelas também devem continuar, trazem lucro para os anunciantes por isso não devem terminar tão cedo.

Ja agora, como é a TV Espanhola?

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...