Jump to content

O Futuro da Televisão


TheSecret

Posts Recomendados

Eu honestamente acho que a televisão (e arrisco-me a dizer também o cinema) vão morrer.

A televisão jã não concorre com apenas a televisão para ter a atenção do público, mas sim com as redes sociais como o Tik Tok. As pessoas cada vez têm menos paciência para tudo, e querem é uma coisa fácil e rápida de se consumir, para poder passar rapidamente para outra coisa, na constante busca por reforço de dopamina, que as redes sociais tão bem fornecem

Já existem estudos que indicam que estas novas gerações não conseguem prender a sua atenção na mesma coisa por mais de 3 minutos, portanto, produtos como novelas, series, filmes, concursos e por aí vai, não despertam o seu interesse como um videozinho de segundos no Tik Tok.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 minutos, Duarte com D disse:

Eu honestamente acho que a televisão (e arrisco-me a dizer também o cinema) vão morrer.

A televisão jã não concorre com apenas a televisão para ter a atenção do público, mas sim com as redes sociais como o Tik Tok. As pessoas cada vez têm menos paciência para tudo, e querem é uma coisa fácil e rápida de se consumir, para poder passar rapidamente para outra coisa, na constante busca por reforço de dopamina, que as redes sociais tão bem fornecem

Já existem estudos que indicam que estas novas gerações não conseguem prender a sua atenção na mesma coisa por mais de 3 minutos, portanto, produtos como novelas, series, filmes, concursos e por aí vai, não despertam o seu interesse como um videozinho de segundos no Tik Tok.

A tv aberta servirá só e apenas para enventos em live... talk show, game shows, informação, desporto etc... os produtos como as novelas e as séries serão demasiado caros para os canais lineares, não é por acaso que a sic investe muito mais nisso para a sua plataforma do que para o canal aberto. As novelas estão a morrer, basta ver como a ainda lider incontestável globo já se espalha com os numeros rasantes das novelas... o formato já deixou de ser rentável e ou muda de paradigma ou vai morrer junto com a tv aberta.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Duarte com D disse:

Eu honestamente acho que a televisão (e arrisco-me a dizer também o cinema) vão morrer.

A televisão jã não concorre com apenas a televisão para ter a atenção do público, mas sim com as redes sociais como o Tik Tok. As pessoas cada vez têm menos paciência para tudo, e querem é uma coisa fácil e rápida de se consumir, para poder passar rapidamente para outra coisa, na constante busca por reforço de dopamina, que as redes sociais tão bem fornecem

Já existem estudos que indicam que estas novas gerações não conseguem prender a sua atenção na mesma coisa por mais de 3 minutos, portanto, produtos como novelas, series, filmes, concursos e por aí vai, não despertam o seu interesse como um videozinho de segundos no Tik Tok.

Não tem só haver com as redes sociais, e não podemos analisar com a forma como os jovens atuais consomem produtos, pois isso pode mudar.

A televisão generalista até podia sobreviver se tivesse uma gestão inteligente de grelha e dos seus produtos. 

Os atuais diretores dos 3 canais generalistas portugueses são demasiado limitados. O futuro, pelo menos em Portugal, deverá ser muito negro.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, D91 disse:

Não tem só haver com as redes sociais, e não podemos analisar com a forma como os jovens atuais consomem produtos, pois isso pode mudar.

A televisão generalista até podia sobreviver se tivesse uma gestão inteligente de grelha e dos seus produtos. 

Os atuais diretores dos 3 canais generalistas portugueses são demasiado limitados. O futuro, pelo menos em Portugal, deverá ser muito negro.

dificilmente vais mudar os habitos de consumo desta nova geração... alias basta ver que a grande fatia do publico dos canais abertos são os mais de 50 anos... aqueles que ainda conseguem manter o hábito de se sentar a ver tv, as novas gerações até podem consumir os programas mas é pelo online, gravações, outros meios que equivalem a tik toks ce afins com videos dos programas... são novas formas que apesar de aos poucos serem contempladas não trazem o retorno publicitário que é necessário para fazer uma tv com os custos que ela têm hoje em dia.

a programação base do linear é feita para velhos, tens um ou outro programa que tenta puxar outros publicos mas no fim a maioria é sempre aquela que que referi e portanto ou os canais evoluem para as novas formas ou morrem.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, Duarte com D disse:

(e arrisco-me a dizer também o cinema)

Cinema, digamos, em sala de cinema? Duvido. O cinema sempre se manteve em relativa alta, mesmo com todos os desafios que passou (TV, home video, pirataria/CAMs, COVID, etc.), porque vence em algo que os outros não conseguem fornecer: a experiência. Eu também posso ouvir um álbum em casa, mas a experiência de ir ver uma banda ao vivo é algo completamente diferente. Além de que sendo um produto mais premium e com maior ligação ao investimento feito, as pessoas vão acabar por ser mais exigentes com a atenção que vão ter a ver um filme no cinema por oposição a verem-no em casa. Óbvio que vamos sempre ter os chico-espertos a mamar do telemóvel e sempre a falarem alto para quem está ao lado, mas as salas têm regras e há quem as faça cumprir.

Editado por JDaman
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desengane-se quem ache que a televisão aberta vai morrer, assim como a rádio não morreu. Este é um período de crise, mas não me parece que vá desaparecer de um momento para o outro, a televisão continua a ser o maior veículo de informação, basta ver como foi em tempos de pandemia, algum dia encontrará o seu caminho, como a rádio encontrou. As fases transitórias, com a chega em alta do streaming, é que causam isto, mas não significa que morrerá.

  • Gosto 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, Duarte com D disse:

Eu honestamente acho que a televisão (e arrisco-me a dizer também o cinema) vão morrer.

A televisão jã não concorre com apenas a televisão para ter a atenção do público, mas sim com as redes sociais como o Tik Tok. As pessoas cada vez têm menos paciência para tudo, e querem é uma coisa fácil e rápida de se consumir, para poder passar rapidamente para outra coisa, na constante busca por reforço de dopamina, que as redes sociais tão bem fornecem

Já existem estudos que indicam que estas novas gerações não conseguem prender a sua atenção na mesma coisa por mais de 3 minutos, portanto, produtos como novelas, series, filmes, concursos e por aí vai, não despertam o seu interesse como um videozinho de segundos no Tik Tok.

Verdade.

On 28/02/2023 at 14:57, D91 disse:

Enquanto quem manda nas televisões não perceber que o atual modelo de grelhas e estratégias está obsoleto e tem que evoluir, sob pena do público fugir ainda mais, a televisão vai-se degradar ainda mais.

Se eles querem retorno e espectadores, tem que investir e ter melhores grelhas.

O modelo de grelhas actual é de 1998/2000.

Tem mais de 23 anos nasceu na TVI.

Devem dar o tal salto no escuro.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, Fernando disse:

Desengane-se quem ache que a televisão aberta vai morrer, assim como a rádio não morreu. Este é um período de crise, mas não me parece que vá desaparecer de um momento para o outro, a televisão continua a ser o maior veículo de informação, basta ver como foi em tempos de pandemia, algum dia encontrará o seu caminho, como a rádio encontrou. As fases transitórias, com a chega em alta do streaming, é que causam isto, mas não significa que morrerá.

Inicialmente achava-se que a televisão iria substituir a rádio. Inicialmente, por décadas, estavam errados. Mas depois a rádio monotonizou-se em termos de conteúdos, priorizando a música a metro, reduzindo o número de programas de autor, perdendo formatos, etc. Mais ou menos o mesmo que se está a passar agora com a TV linear face ao streaming: perda de conteúdos e licenciamento, crescente agonia, os canais terrestres recebem audiências acima dos 50 anos de idade e que preferem Festa é Festa e programas pimba a filmes e séries internacionais e novelas da Globo, envelhecimento da população, etc.

Muitos de nós do fórum temos saudades de quando os fins-de-semana à tarde sobretudo os domingos eram o terreno sagrado dos filmes e algumas séries, mas depois a TVI percebeu de que os filmes não davam retorno, portanto na primavera de 2012 tornou os concertos de domingo em programas permanentes e assumiu a designação Somos Portugal.

A SIC já tentou duas vezes, primeiro com o Portugal em Festa que saiu em 2016. Achávamos que estávamos livres de ter dois programas do género ao domingo, até que veio a pandemia e como os artistas pimba precisavam de dinheiro (como se não existissem outros artistas na cena musical portuguesa) criaram o Domingão do nada e quase três anos depois, continua no ar mesmo tendo a pandemia acabado e a SIC ganhou mais dinheiro com os espectáculos itinerantes, a empresa do Emanuel e o dinheiro do sagrado 761.

Como a atenção das pessoas está a reduzir-se cada vez mais (culpem o TikTok), a televisão em Portugal parece estar condenada ao fracasso. Longe vão os tempos em que a televisão investia forte e feio em programas de muita variedade, sejam eles programas de boa audiência ou que não rendiam, ou até passar séries em sinal aberto tendo às vezes estreias de séries e algumas temporadas antes dos canais de cabo, mesmo que os canais não programassem a boas horas (excepto a RTP 2 quando gabava-se de ter por alguns anos o exclusivo dos Simpsons aos domingos à hora dos noticiários da noite a partir da temporada 16, pois a FOX Portugal ainda não passava da décima quinta)

E há também quem ache a televisão terrestre de obsoleta

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, AZT_STB disse:

Verdade.

O modelo de grelhas actual é de 1998/2000.

Tem mais de 23 anos nasceu na TVI.

Devem dar o tal salto no escuro.

O modelo atual é uma mistura de SIC e TVI.  SIC copiou a RTP com o programa das manhãs das 10h às 13h e depois apostou também num talk show nas tardes. A TVI foi atrás em 2002. A TVI foi a primeira a encher o horário nobre de novelas em 2001 e a SIC foi atrás também.  Este modelo de grelha começou em 2001, mais ou menos. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que o day time não vai sofrer grandes alterações. Programas em live vão ser a palavra de ordem. Acho que programas do estilo RAP vão substituir a primeira novela da noite e o resto da noite terá realities, night-shows, por aí. As novelas podem continuar a ser produzidas, mas talvez mais para o streaming.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, SorNunz disse:

Eu acho que o day time não vai sofrer grandes alterações. Programas em live vão ser a palavra de ordem. Acho que programas do estilo RAP vão substituir a primeira novela da noite e o resto da noite terá realities, night-shows, por aí. As novelas podem continuar a ser produzidas, mas talvez mais para o streaming.

Eu acho que as novelas vão continuar a ser produzidas para televisão, mas talvez serão mais curtas.

Late night-shows é algo em que a SIC e TVI já deveriam apostar. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, miguelalex23 disse:

Opinião talvez impopular: late night shows a resultar nas privadas são um dos wishful thinkings preferidos deste fórum, mas tenho muitas dúvidas de que resultassem.

Eu não tenho dúvidas: acho mesmo que seria difícil funcionarem. Mesmo o 5PMN com a Filomena Cautela não fazia resultados do outro mundo para o padrão que a SIC e a TVI pretendem. Além de que estamos a viver uma fase em que os late-nights nalguns países estão a viver uma relação de amor-ódio por parte dos espectadores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, miguelalex23 disse:

Opinião talvez impopular: late night shows a resultar nas privadas são um dos wishful thinkings preferidos deste fórum, mas tenho muitas dúvidas de que resultassem.

Se não tentarem é que nunca vão saber. E não se pode ignorar que as novelas de segundo horário fazem audiências muito baixas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 17/04/2023 at 11:20, D91 disse:

Eu acho que as novelas vão continuar a ser produzidas para televisão, mas talvez serão mais curtas.

Late night-shows é algo em que a SIC e TVI já deveriam apostar. 

As novelas já foram mais curtas e também no tempo de exibição por dia.

Sou do tempo em que a tvi pelo menos não dava novelas 6 dias por semana.

Por exemplo jardins proibidos não dava todos os dias era para ser no formato série. 

Depois devido ao êxito e fazer melhores números que as novelas da globo na sic passou a dar de segunda a sexta e foi transfornada em novela.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 32 minutos, AZT_STB disse:

As novelas já foram mais curtas e também no tempo de exibição por dia.

Sou do tempo em que a tvi pelo menos não dava novelas 6 dias por semana.

Por exemplo jardins proibidos não dava todos os dias era para ser no formato série. 

Depois devido ao êxito e fazer melhores números que as novelas da globo na sic passou a dar de segunda a sexta e foi transfornada em novela.

Eu estou a falar mais curtas no número de episódios, acho que podia fazer a diferença e trazer mais público. 

Sim isso dos Jardins Proibidos é verdade. Era para ser uma série semanal.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 16/04/2023 at 18:47, Fernando disse:

Desengane-se quem ache que a televisão aberta vai morrer, assim como a rádio não morreu. Este é um período de crise, mas não me parece que vá desaparecer de um momento para o outro, a televisão continua a ser o maior veículo de informação, basta ver como foi em tempos de pandemia, algum dia encontrará o seu caminho, como a rádio encontrou. As fases transitórias, com a chega em alta do streaming, é que causam isto, mas não significa que morrerá.

Eu acho que a rádio e a TV são coisas completamente diferentes. A rádio sobrevive hoje, devido a quem conduz carro. Praticamente ninguém ouve rádio em casa.  Os podcasts da rádio, também conseguiram penetrar nas plataformas de streaming, o que foi positivo para as rádios. 

A televisão, nos moldes em que existe, estará condenada ao fracasso. Acho que programas poderão continuar a ser produzidos, mas para o streaming. A TV a cabo está a morrer. As pessoas já não se interessam por canais, interessam-se por conteúdo. O conceito de TV linear está a fazer cada vez menos sentido. Acredito que o futuro passe pelo streaming, nomeadamente do tipo da Netflix e do tipo FAST (Free ad-supported streaming television). 

Acredito que a televisão tenha muito mais desafios pela frente do que a rádio alguma vez teve. 

On 15/04/2023 at 01:23, Raiftv disse:

Eu Por exemplo desliguei-me da televisão generalista portuguesa

Eu já não acompanho uma novela desde 2014. O último programa que consumi aos domingos, foi o Hell's Kitchen, na SIC. De semana, só vejo mesmo o Jornal da Tarde, da SIC. Aos Domingos, vejo o RAP. 

Editado por D23
  • Gosto 3
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

6 hours ago, D23 said:

Eu acho que a rádio e a TV são coisas completamente diferentes. A rádio sobrevive hoje, devido a quem conduz carro. Praticamente ninguém ouve rádio em casa.  Os podcasts da rádio, também conseguiram penetrar nas plataformas de streaming, o que foi positivo para as rádios. 

A televisão, nos moldes em que existe, estará condenada ao fracasso. Acho que programas poderão continuar a ser produzidos, mas para o streaming. A TV a cabo está a morrer. As pessoas já não se interessam por canais, interessam-se por conteúdo. O conceito de TV linear está a fazer cada vez menos sentido. Acredito que o futuro passe pelo streaming, nomeadamente do tipo da Netflix e do tipo FAST (Free ad-supported streaming television). 

Acredito que a televisão tenha muito mais desafios pela frente do que a rádio alguma vez teve. 

Eu já não acompanho uma novela desde 2014. O último programa que consumi aos domingos, foi o Hell's Kitchen, na SIC. De semana, só vejo mesmo o Jornal da Tarde, da SIC. Aos Domingos, vejo o RAP. 

Tudo se transforma, os conteúdos da rádio hoje em dia não são os mesmos de há 20 ou 30 anos. Nada é estático, é claro que a TV também vai passar por mudanças, mesmo que os desafios não sejam os mesmos porque são dois meios de comunicação totalmente diferentes, mas acho que há um discurso apocalíptico que é mais um wishful thinking do que outra coisa, ignorando um passado recente. O próprio streaming também terá de mudar o modelo,  a começar pela maneira como as pessoas acedem ao streaming porque continua a ser um meio de comunicação elitista por muito que achem que não, ou também corre sérios riscos, por muito que esteja em alta hoje em dia. Tudo depende do contexto mundial, neste momento é muito favorável ao streaming e os três últimos anos também o foram, o que não invalida que no futuro haja um revés. 

Editado por Fernando
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 horas, Fernando disse:

Tudo se transforma, os conteúdos da rádio hoje em dia não são os mesmos de há 20 ou 30 anos. Nada é estático, é claro que a TV também vai passar por mudanças, mesmo que os desafios não sejam os mesmos porque são dois meios de comunicação totalmente diferentes, mas acho que há um discurso apocalíptico que é mais um wishful thinking do que outra coisa, ignorando um passado recente. O próprio streaming também terá de mudar o modelo,  a começar pela maneira como as pessoas acedem ao streaming porque continua a ser um meio de comunicação elitista por muito que achem que não, ou também corre sérios riscos, por muito que esteja em alta hoje em dia. Tudo depende do contexto mundial, neste momento é muito favorável ao streaming e os três últimos anos também o foram, o que não invalida que no futuro haja um revés. 

o streaming não é de todo elitista... está generalizado, claro que pesa o fator custo de adquirir tantas plataformas e haverá um momento em que algumas vão cair... mas qualquer um tem acesso aos streamings pelo mais banal telemovel, tablet, portatil... esta é a nova forma de consumir tv. não digo que os canais acabem mas o modelo sobretudo de canais abertos está a caminhar para uma mudança bem radical, não se justifica o custo que têm e o cada vez menor retorno. Nós temos dois privados a lutarem por 30 % da audiencia total diária... isto é completamente surreal.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 27 minutos, AndreRob disse:

o streaming não é de todo elitista... está generalizado, claro que pesa o fator custo de adquirir tantas plataformas e haverá um momento em que algumas vão cair... mas qualquer um tem acesso aos streamings pelo mais banal telemovel, tablet, portatil... esta é a nova forma de consumir tv. não digo que os canais acabem mas o modelo sobretudo de canais abertos está a caminhar para uma mudança bem radical, não se justifica o custo que têm e o cada vez menor retorno. Nós temos dois privados a lutarem por 30 % da audiencia total diária... isto é completamente surreal.

Acredito que só sobre mesmo DIsney Plus, Netflix, a Max, Prime Video, SkyShowtime e Apple TV+. 

As plataformas de streaming já estão "a dar o salto", agora que estão disponíveis nas boxes dos clientes. Muita gente mais velha, que não sabia usar uma android tv ou aceder a estes conteúdos pelo pc, opta por agregar o valor da subscrição destes serviços à box. 

A minh avó, por exemplo, nunca viu netflix, mas agora subscreve ao disney plus, através da box,  por causa dos conteúdos da national geographic. 

Editado por D23
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A televisão como nós a conhecemos vai cada vez mais passar ser uma coisa produto regional ou nacional, ou para emigrantes, com tudo de produção nacional ou regional(dependerá se o canal é nacional ou regional). O tempo em que se ia à TV para ver um filme, documentário ou uma série estrangeira está a desaparecer, passaremos a ir à tv linear para ver um concurso com concorrentes, no nosso caso, portugueses, para ver séries, filmes e documentários nacionais regionais ou coproduções(que também como já acontece, irão aparecer em streaming), as nossas noticias, o nosso desporto e eventos nacionais, será por ai o futuro da TV linear. 

O grande problema que eu vejo no caso do streaming, para além do monetário, ter tantos fica caro, é se streamigs, estilo a Opto, que apenas aos nacionais interessam, se se aguentarão a cobrar mensalidade contra os outros com mais poder, ou se não será melhor ir por um estilo RTP, ou TVI player por tudo lá tudo e não cobrar.

Editado por tuscano
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 45 minutos, AndreRob disse:

Nós temos dois privados a lutarem por 30 % da audiencia total diária... isto é completamente surreal.

Cada vez acredito mais que esses números estão subestimados. As pessoas continuam a ver tv portuguesa, mas noutras plataformas não auditadas. Tal como a rádio bate recordes de audiência porque se mede as audiências na internet, eventualmente a tv generalista também vai voltar a subir em percentagem de consumo quando se fizer o mesmo para a televisão. Por outro lado, não esquecer que o Cabo cresce, mas continuam a ser canais RTP, SIC e TVI que agregam mais audiência. Não obstante tudo isto, também não excluo a ideia que haja merging de grupos de televisão, porque o mercado é muito pequeno, pelo que não sei se a SIC e a TVI eventualmente não se fundem.

Dito isto, não partilho de uma opinião tão pessimista quanto a maioria daquelas aqui expressas. Concordo que a televisão tem futuro, enquanto plataforma que mais pessoas junta em simultâneo, mas é difícil ver e adivinhar, neste momento, em que moldes se vai construir esse futuro.

Editado por _Daniel_
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, _Daniel_ disse:

Cada vez acredito mais que esses números estão subestimados. As pessoas continuam a ver tv portuguesa, mas noutras plataformas não auditadas. Tal como a rádio bate recordes de audiência porque se mede as audiências na internet, eventualmente a tv generalista também vai voltar a subir em percentagem de consumo quando se fizer o mesmo para a televisão. Por outro lado, não esquecer que o Cabo cresce, mas continuam a ser canais RTP, SIC e TVI que agregam mais audiência. Não obstante tudo isto, também não excluo a ideia que haja merging de grupos de televisão, porque o mercado é muito pequeno, pelo que não sei se a SIC e a TVI eventualmente não se fundem.

Dito isto, não partilho de uma opinião tão pessimista quanto a maioria daquelas aqui expressas. Concordo que a televisão tem futuro, enquanto plataforma que mais pessoas junta em simultâneo, mas é difícil ver e adivinhar, neste momento, em que moldes se vai construir esse futuro.

Deixa o velho Balsemão falecer, que o astronauta vai ter umas conversinhas com o Kiko. :apaga:

  • Gosto 1
  • Haha 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...