Jump to content

E Se Fosse Consigo?


Pedro M.

Posts Recomendados

há 7 horas, Linkin disse:

O que mais chocou-me no programa, foi a escolha das bonecas(branca e negra), em 20, só 5 escolheram a boneca negra e mesmo essas, diziam que era a má..
Ainda estamos muito atrasados nesse aspecto, há racismo nos dois lados. 

Parabéns pelo programa e pelo tema 

EDIT: A Entrevista onde o NBC dá no fim, a dizer que não há racismo porque viveu em Torres vedras e não em um bairro de lata, e os outros a defenderem que há racismo é de facto péssimo.

Sou de Torres Vedras, mas não é por isso que não existirá racismo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Respostas 512
  • Criado
  • Última Resposta
On 18/04/2016 at 22:35, TheSecret disse:

A parte da miuda negra a dizer que gostava de ser branca, e que não gosta da cor dela... matou-me por dentro. juro.

 

On 18/04/2016 at 23:41, Sandra disse:

Muito bom o programa ! Mas quando vi as reações das crianças e principalmente da menina negra a dizer que não gostava da cor dela foi como se eu tivesse levado um murro no estômago muito triste ...

Num país onde a maioria da população é branca é normal as crianças pensarem assim. É raro veres publicidade ou mesmo novelas com pessoas de outra cor. Por isso eu não me espantei nada com as respostas. Para a semana vão falar sobre obesidade e se perguntarem às crianças, de certeza que vão dizer que gostavam de ser todas magras. Ou por exemplo se fizerem um programa sobre a homofobia e se perguntarem aos gays se gostariam de ser heteros, de certeza absoluta que toda a gente vai dizer que sim. 

Em relação ao tema do racismo eu acho que a melhor opinião foi de um senhor a partir do minuto 23:05. 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas a questão do magro e gordo já tem a ver com saúde. Preto e branco não tem a ver rigorosamente com nada, é isso que causa a grande revolta. E as pessoas podem fazer muitas coisas para ficarem magras, não podem para mudar de cor.

Quanto à sexualidade, depende. Se perguntarem a um homossexual assumido, não me parece que ele vá dizer que gostava de ser hetero. Uma pessoa no armário é que vai negar (naturalmente, pois é isso que significa estar "dentro do armário" xD).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minutp, joanagsantos disse:

Sobre o tema do próximo programa, não são só as pessoas mais gordas que são alvo de preconceito, os magros também o são. Não é fácil ter que se ouvir que parece um esqueleto andante, um saco de ossos, que tem de comer mais, etc...

Concordo, mas uma pessoa que tem excesso de peso, sofre mais, tanto a nível social como em saúde. Não é fácil ser aceite só porque é gordo, e esse problema vem de saúde.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais quero dizer que adoro este programa, e fazem faltas iniciativas como esta em Portugal, mas tenho algumas criticas a apontar:

-A experiência das bonecas, têm uma loira e uma preta, qual acho mais bonita? A loira, sou racista por isso? É o meu gosto.

- E a miuda que queria ser branca, partiu-me o coração é verdade, mas se calhar se formos a ver eu também queria ser alto, queria ser musculado, queria ter olhos azuis, pois é o que acho mais bonito, claro que no caso da rapariga deve ser pelo racismo que sofre, mas dado a opinião dos colegas, não me parecem muito racistas.

- A experiência do Pai, filha e namorado preto, criaram a expectativa de que alguém iria se intrometer, o objetivo da prova era esse, mas sinceramente alguém de nós se ia meter num problema familiar e iria se por a dar lições de moral ao Pai da rapariga? Eu falo por mim, não.

- E eu sou um pouco da opinião do Senhor do minuto 23:03, se me apresentassem um preto, um cigano ou um gajo com brincos e tatuagens eu ia no inicio ficar de pé atrás (não fazia aquele escarceu todo), mas não era o namorado ideal para a minha filha, eu teria sempre medo que a levasse por maus caminhos, drogas e afins, claro que dava oportunidade de conhecer o rapaz, mas a minha reação inicial seria sempre ficar de pé atrás, e se calhar não ficava com um branco "normal".

-E depois só abordam um lado da moeda, será que os brancos também não sofrem ás mãos dos negros? É que isto parece um enaltecimento aos negros, e um rebaixamento dos brancos.

- E por ultimo passarem o programa em Lisboa é errado, Lisboa é mentalmente mais desenvolvida do que outras cidades mais fechadas, deviam abordar lá, espero sinceramente que o da homofobia não seja em Lisboa, porque se não a experiência vai sair furada.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso quando a menina disse que queria ser branca eu lembrei-me um bocado de quando eu era pequena. Por acaso eu sou branca, mas sou morena (pareço tipicamente mediterrânica, se quiserem assim dizer), mas lembro-me claramente de que quando era pequena queria ser loira. Porquê? Porque as princesas eram loiras. As Barbies eram loiras. Sempre que uma criança loira aparecia as pessoas diziam "Ai que bonita. Tão loirinha. Parece um anjinho.". E eu ali. Com o cabelo quase preto (apesar de até ter uma cor de pele bastante clara). Só a partir da adolescência é que as pessoas começavam a dizer "Ai que morenaça!" e outras coisas que mostravam que afinal não precisava de ser loira para ser bonita.

Mas claro que no caso da menina é mais grave. Até porque eu nunca senti discriminação nem as outras crianças deixavam de querer brincar comigo (até porque as outras crianças também eram maioritariamente brancas morenas). Simplesmente sentia que era menos bonita. E na altura ainda nem sequer havia bonecas negras ou que não fossem brancas (e provavelmente loiras), como há agora.

Mas também gostava de ter visto o inverso, como o JDuarte disse: ver se negros não seriam racistas contra brancos. E na parte dos casais também só exploraram a parte da mulher branca com o homem negro e nunca o contrário. E a experiência do café foi feita numa parte da cidade de Lisboa que parece ser relativamente nobre e com maioria de população branca (só se viu aquela senhora negra a "dar na cabeça" ao rapaz por se ter apaixonado por uma branca, mas conseguimos ver também que ela não é exactamente pobre pela forma como veste).

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom programa, mas a abordagem podia ser mais geral...são só os africanos que são alvo de racismo?

Que eu saiba, chineses, indianos e por aí também o são e provavelmente de uma forma mais descarada e natural, pelo menos é o que eu vejo por aí...o pessoal tem muito mais receio de mandar uma boca racista a/sobre um preto do que a outra raça qualquer.

E quanto ao inverso da moeda, também há vários exemplos, aqui há uns anos andava numa escola carregada de africanos e eu e uns amigos fomos impedidos de passar para uma zona só porque não éramos pretos e isto é típico em zonas massivamente habitadas por africanos, são eles os maiores racistas nessas zonas, seja contra brancos, asiáticos, etc...há que abordar os vários casos de racismo e não ficar apenas pelo exemplo típico.

Com isto não estou para aqui a atacar os africanos e a defender o racismo contra os mesmos, mas se é para haver igualdade, que seja com todas as raças...o mesmo se aplica ao programa da próxima semana, é só o pessoal com peso a mais que sofre?Obviamente que não e volto ao mesmo, o pessoal tem muito mais receio de gozar com alguém gordo do que com alguém extremamente magro, estes últimos também sofrem bastante mas às vezes parece que é um pouco indiferente e são gozados de forma tão natural e abusiva que até parece que não magoa.

Desculpem o desabafo.:P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, JDuarte disse:

Antes de mais quero dizer que adoro este programa, e fazem faltas iniciativas como esta em Portugal, mas tenho algumas criticas a apontar:

- E eu sou um pouco da opinião do Senhor do minuto 23:03, se me apresentassem um preto, um cigano ou um gajo com brincos e tatuagens eu ia no inicio ficar de pé atrás (não fazia aquele escarceu todo), mas não era o namorado ideal para a minha filha, eu teria sempre medo que a levasse por maus caminhos, drogas e afins, claro que dava oportunidade de conhecer o rapaz, mas a minha reação inicial seria sempre ficar de pé atrás, e se calhar não ficava com um branco "normal".

 

 

ficarias com pé atrás em relação a um preto "normal"? qual é a diferença entre um preto e um branco normais sinceramente?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, FilipeF disse:

Bom programa, mas a abordagem podia ser mais geral...são só os africanos que são alvo de racismo?

Que eu saiba, chineses, indianos e por aí também o são e provavelmente de uma forma mais descarada e natural, pelo menos é o que eu vejo por aí...o pessoal tem muito mais receio de mandar uma boca racista a/sobre um preto do que a outra raça qualquer.

E quanto ao inverso da moeda, também há vários exemplos, aqui há uns anos andava numa escola carregada de africanos e eu e uns amigos fomos impedidos de passar para uma zona só porque não éramos pretos e isto é típico em zonas massivamente habitadas por africanos, são eles os maiores racistas nessas zonas, seja contra brancos, asiáticos, etc...há que abordar os vários casos de racismo e não ficar apenas pelo exemplo típico.

Com isto não estou para aqui a atacar os africanos e a defender o racismo contra os mesmos, mas se é para haver igualdade, que seja com todas as raças...o mesmo se aplica ao programa da próxima semana, é só o pessoal com peso a mais que sofre?Obviamente que não e volto ao mesmo, o pessoal tem muito mais receio de gozar com alguém gordo do que com alguém extremamente magro, estes últimos também sofrem bastante mas às vezes parece que é um pouco indiferente e são gozados de forma tão natural e abusiva que até parece que não magoa.

Desculpem o desabafo.:P

Os negros não são dos meus discriminados no nosso pais, os ciganos e chineses sofrem muito mais preconceito na minha opinião.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto é tudo muito complicado, há casos e casos. Curioso pelo programa de amanhã. Já agora sei que além destes dois há o da homofobia e o da violência do namoro, quais são os outros além destes?

Na minha opinião o da homofobia devia ser gravado aqui mais na zona centro, onde considero que existe mais pelo que vejo.

Quanto à obesidade, eu aos 10/11 anos era um pouco gordito e um primo meu tava sempre a meter-se comigo por ser assim, mas nada de mais, o que é engraçado é que agora ele engordou e não diz nada ;) Na escola nunca sofri qualquer tipo de discriminação, e também tinha um na minha turma que era mais e esse é que era a "vítima".

Concluindo, é uma boa iniciativa por parte da SIC mas não está 100% perfeito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O programa é excelente. Só lamento que a parte complementar (pequeno debate) seja separada e só visível na Sic Noticias. Entendo a opção - quer pela falta de espaço na grelha, quer pelo facto de se tratar da parte menos apelativa - mas tivesse a Sic uma melhor estratégia de grelha definida e isso poderia ser conseguido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foi um bom tema, e é verdade que há poucos apresentadores/actores com excesso de peso, mas há e temos como exemplo, o Fernando Mendes, o José Carlos Malato, o Herman José, o falecido Nicolau Breyner não era propriamente magro, tal como a Teresa Guilherme ou a Maria Rueff, não esquecendo a talentosa Carla Vasconcelos.

Creio que teria sido interessante terem falado da outra face da moeda, as pessoas magras (não anorécticas), que também tendem a ser estigmatizadas, quer pelos nomes nada simpáticos (cabide com pernas, anorécticas, esqueletos, paus de virar tripas, etc..) que lhes chamam, quer pelo ar de lamento das pessoas que lhes dizem que têm de comer mais, de não fazer dietas, que estão doentes, quando na verdade é só a genética a fazer das suas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, joanagsantos disse:

Foi um bom tema, e é verdade que há poucos apresentadores/actores com excesso de peso, mas há e temos como exemplo, o Fernando Mendes, o José Carlos Malato, o Herman José, o falecido Nicolau Breyner não era propriamente magro, tal como a Teresa Guilherme ou a Maria Rueff, não esquecendo a talentosa Carla Vasconcelos.

Creio que teria sido interessante terem falado da outra face da moeda, as pessoas magras (não anorécticas), que também tendem a ser estigmatizadas, quer pelos nomes nada simpáticos (cabide com pernas, anorécticas, esqueletos, paus de virar tripas, etc..) que lhes chamam, quer pelo ar de lamento das pessoas que lhes dizem que têm de comer mais, de não fazer dietas, que estão doentes, quando na verdade é só a genética a fazer das suas.

Concordo contigo mas não acho a Maria Rueff gorda :O

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O programa de ontem foi mais fraquito, acho que valeu muito pelos testemunhos das senhoras.

Agora, acho que também deviam abordar a temática dos gordos. No PPTeen não havia só raparigas. Tal como espero que abordem a temática dos homossexuais homens e mulheres.

Estou ansioso para o próximo programa com a temática do bullying. Depois de tantos casos noticiados em Portugal, quero ver como as pessoas reagem se for com ela.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...