Jump to content

E Se Fosse Consigo?


Pedro M.

Posts Recomendados

há 27 minutos, Ashtoon4 disse:

O programa de ontem foi mais fraquito, acho que valeu muito pelos testemunhos das senhoras.

Agora, acho que também deviam abordar a temática dos gordos. No PPTeen não havia só raparigas. Tal como espero que abordem a temática dos homossexuais homens e mulheres.

Estou ansioso para o próximo programa com a temática do bullying. Depois de tantos casos noticiados em Portugal, quero ver como as pessoas reagem se for com ela.

Concordo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Respostas 512
  • Criado
  • Última Resposta

Vi há pouco o episódio dedicado ao excesso de peso e identifiquei-me com tudo... :(

Hoje tenho quase 20 anos e ainda sou vítima disso, por exemplo. E não, não é pelos meus colegas ou gente mais nova; é, até, por professores!

Houve até um dia na universidade em que, em apenas um dia, 3 pessoas me disseram o seguinte:

Eu comentei que, devido a ter saído muito no fim-de-semana para trabalhar, nem tive tempo para comer muito, e um colega com mais de 50 anos me disse:

- No teu caso não precisas de comer muito. Aliás, bastante menos!

Depois, comentei com uma colega que estava com fome (isto quase às 20h), e o professor disse-me:

- É da maneira que fazemos uma dieta, não achas?

E quando fui jantar, estava na conversa com algumas colegas e a senhora do Bar me disse:

- Porque não levantaste o tabuleiro?

- Porque ainda não acabei, senhora. Quando acabar vou pôr, não se preocupe.

- Eu sei porque é, porque és assim, baixinho e gordo e depois de comeres nem te podes levantar!

Isto tudo num único dia, numa universidade, por 3 pessoas: uma com mais de 50, outra com quase 60 e um professor que tem, provavelmente, mais de 45 anos.

São estas pessoas - sobretudo o professor e, de certa maneira, a funcionária - que formam as nossas novas gerações!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 horas, Pedro Ponte disse:

Vi há pouco o episódio dedicado ao excesso de peso e identifiquei-me com tudo... :(

Hoje tenho quase 20 anos e ainda sou vítima disso, por exemplo. E não, não é pelos meus colegas ou gente mais nova; é, até, por professores!

Houve até um dia na universidade em que, em apenas um dia, 3 pessoas me disseram o seguinte:

Eu comentei que, devido a ter saído muito no fim-de-semana para trabalhar, nem tive tempo para comer muito, e um colega com mais de 50 anos me disse:

- No teu caso não precisas de comer muito. Aliás, bastante menos!

Depois, comentei com uma colega que estava com fome (isto quase às 20h), e o professor disse-me:

- É da maneira que fazemos uma dieta, não achas?

E quando fui jantar, estava na conversa com algumas colegas e a senhora do Bar me disse:

- Porque não levantaste o tabuleiro?

- Porque ainda não acabei, senhora. Quando acabar vou pôr, não se preocupe.

- Eu sei porque é, porque és assim, baixinho e gordo e depois de comeres nem te podes levantar!

Isto tudo num único dia, numa universidade, por 3 pessoas: uma com mais de 50, outra com quase 60 e um professor que tem, provavelmente, mais de 45 anos.

São estas pessoas - sobretudo o professor e, de certa maneira, a funcionária - que formam as nossas novas gerações!

Enfim... as pessoas só sabem criticar... eu também já fui um pouco mais gordo mas felizmente não passei por isso e foi durante pouco tempo (disse isso na página anterior).

O melhor é não ligar mas quando é demais é difícil ignorar... :(

E muitas vezes o excesso de peso é causado pela genética, tenho um amigo que come imenso e não engorda, e na família dele são todos magros, de ambos os lados. Mas há pessoas que comem não muito mas têm uma estrutura mais larga, não têm culpa.

Para as pessoas tudo o que é diferente do suposto "normal" para elas é alvo de críticas, falo de peso, altura, se usa ou não óculos, sexualidade, se anda com tal roupa, se não é religioso.... etc...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Pedro Ponte Ser criticado por adultos é muito mau, eles deviam era ter juízo :sleep:

Eu tenho um ligeiro excesso de peso, 5 kilos a mais, nunca fui alvo de bullying por esse motivo e esses kilos a mais é algo recente. Estou a fazer uma dieta para os perder :P

Já fui alvo de Bullying, mas por ser baixinho, mas foi sempre por jovens, nunca por adultos. Tenho é de levar com as perguntas de alguns adultos, um pouco chatas, mas não é por mal, sempre que estou com a minha mãe na rua e passa algum conhecido/conhecida dela (adulto) pergunta sempre se eu sou o mais novinho entre os meus irmãos e depois ficam espantados por ter a idade que tenho :P mas não fazem comentários desagradáveis nem nada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais um excelente programa! O bullying também é algo que sempre me custou a perceber, há jovens que sofrem imenso com isso. O programa hoje foi muito bem montado, adorei, e está a ter um feedback muito bom no Twitter, estando nos TT's. É pena o jogo, não vai arrasar tanto como poderia num dia normal, mas o da próxima semana promete.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 29/04/2016 at 16:17, Ivo disse:

Já fui alvo de Bullying, mas por ser baixinho, mas foi sempre por jovens, nunca por adultos.

O bullying nos adultos é bem mais subtil pois são bullies com anos de experiência. Sabem provocar sem chamar a atenção de terceiros. E muitas vezes ocorre no local do trabalho, normalmente exercem autoridade sobre as vitimas. O problema é que como as vitimas são adultos, supostamente não precisam de proteção pois deviam saber defender-se, e é por essa razão que raramente é exposto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, este programa, por não mexer com a imagem de uma pessoa, já me disse mais do que os anteriores. Apesar disso, confesso que vi menos, pois cheguei a casa ainda mais tarde do que nas outras segundas (vi apenas alguma coisa pelas 21h20min na SIC Notícias). Contudo, penso que vi o suficiente para poder fazer a análise "E se fosse comigo?"

Se fosse comigo, tendo em conta as circunstâncias do caso, eu não ficava quieto. E as circunstâncias são:

  • era de dia;
  • era uma rua movimentada;
  • era apenas um bando de frangotes a gozar com outro.

O facto de serem frangotes não exclui obviamente a hipótese de um andar com uma navalha no bolso, caso a coisa azedasse. Sei do que falo, pois uma vez um amigo meu no 7º ano foi ameaçado por outro da mesma turma no balneário das Piscinas Municipais depois de aula de natação no âmbito de Educação Física. Não chegou a acontecer nada de mais. Ainda assim, a minha sorte foi que naquela tarde tinha faltado à aula por causa de uma dor nos ouvidos. Soube disto através de um amigo em comum e obviamente a coisa foi reportada ao professor, que por sua vez reportou ao Conselho Pedagógico. Infelizmente, já não me lembro do castigo que lhe foi imposto. Também posso dizer, que eu estou convencido de que é verdade, que se não fosse pela existência desse meu amigo que foi o alvo da ameaça, o alvo teria sido eu num outro dia ou quiçá teria sido aquele amigo em comum. É que naquela altura, a hierarquia dos fracos era esta. Antes de ter aparecido esse rapaz que sofreu a ameaça, quem sofria bullying era eu, mas foi sempre verbal. Mas eu não choramingava no canto; ou corria atrás, qual Mônica quando é chamada de baixinha, dentuça e gorducha (só que no meu caso, eles escapavam xD) ou ia fazer queixinhas a algum funcionário ou professor. Também posso dizer que a única vez que surtiu efeito foi no ciclo. Na primária, aquilo era muito encarado como traquinice de criança e sinceramente, ou eu estou a fazer-me de ingénuo, ou a memória de facto informa-me que era isso mesmo. E no ciclo era a mesma coisa, mas aí quem me andava a chamar nomes levou um raspanete tal, as orelhas ficaram tão ensaboadas, que daí em diante não havia uma vez em que não passavam na rua e cumprimentavam-me pelo nome, enquanto eu nunca soube a primeira letra do tamanho de um comboio do nome delas (sim, no ciclo foi um bando de 3 gajas mais velhas do que eu).

Ora, e no caso do rapaz supra-citado, o problema dele é que era muito, mas mesmo muito tímido. Ele só se dava com duas pessoas (vocês já sabem quais). Como era uma pessoa sempre muito reservada, que não contava nada a ninguém... Já estão a ver o alvo perfeito para ser vítima de bullying. Podem fazer dele gato sapato, que se ele não conta nada, ninguém sabe e pode-se continuar a fazer dele gato sapato. Era assim até o momento em que a paciência se esgotava e caía o Carmo e a Trindade na escola.

Bom, já desviei-me muito do assunto, mas deixei estar, porque sei que vocês também têm curiosidade em ler relatos destes. Voltando à parte da navalha, tendo em conta as outras circunstâncias supra-citadas, em princípio nada aconteceria, pois assim que alguém toma a iniciativa, o ser humano, como animal social que é, tenderá a agrupar-se para conjuntamente combater a injustiça que estava a acontecer. Foi o que aconteceu com uma senhora, que chamou por ajuda e vieram dois homens ajudá-la.

Agora, se as circunstâncias fossem o oposto daquelas:

  • se fosse de noite;
  • se fosse num beco escuro;
  • se fosse um bando de homenzarrões...

... Aí, meus filhos, só se eu também estivesse acompanhado por um grupo, de preferência o grupo de amigos da Escola de Artes Marciais e era se todos (ou pelo menos uma clara maioria) estivessem de acordo, porque se eu estivesse sozinho, atravessa a rua e discretamente chamava a polícia pelo telemóvel.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este episódio foi o que me identifiquei mais!! Já contei os meus relatos no tópico do bullying, mas é horrível passar por este sofrimento! Comigo raramente houve agressões físicas, na maioria das vezes eram verbais/psicológicas, mas estar todos dias com angústia de ir para escola levar com bocas a toda hora, os traumas que me causaram até hoje, sentir que sou um lixo ou alguém insignificante, o medo é algo inexplicável. Felizmente sempre tive um grupo de colegas, professores e uma psicóloga que me ajudavam e agiam e tomavam conclusões aos assuntos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem dúvida que a situação de hoje foi a mais bem representada :D Os miúdos têm jeito para a coisa :mosking: (vai na volta, e até faziam também aquilo na vida real).

Programa excelente! Nada que não fosse já normal...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O programa de hoje foi muito interessante.  Nunca sofri de bullying felizmente nem assisti de perto. Fiquei a conhecer casos que meu Deus fiquei chocado... como é que as pessoas são tão más...

Para a semana é o da homofobia. A ver se vejo com o meu avô para ver o que vai na sua mente preconceituosa... depois conto o que já calculo que vou ouvir...:rolleyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Pamsf998 disse:

O próximo programa vai ser muito bom. Quero ver se vão haver pessoas a reagir... :P

As pessoas estão mais dispostas a reagir se envolve crianças/adolescentes. Com adultos duvido muito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou em choque com tamanha qualidade, excelente! Adorei os testemunhos daqueles que foram defender o rapaz, aquela rapariga que disse que sofreu de bullying e começou a chorar, tocou-me tanto :( ainda há pessoas magníficas neste mundo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adorei o tema, identifiquei me bastante, principalmente com a mulher que chorou, ainda hoje lhe toca o que sofreu e ela fazia queixa aos funcionários, tal como eu fazia, mas ainda me lembro de dizerem me: "Defende-te, já tens idade para isso" e  claro no fim não faziam nada. :S

"No nosso tempo também era assim, mas estava certo?" Muito bem dito.. Muitos dizem que no tempo deles havia e que se defendiam, será verdade? Lamento que muitos ainda provocam guerra. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou rendido a este programa. Tenho gostado de todos os programas até agora, faz falta mais formatos "educativos" como este na nossa televisão. Ainda não tive oportunidade de ver o episódio de ontem mas estou muito curioso, o bullying é uma coisa que me revolta profundamente, felizmente nunca fui vítima mas já assisti e posso dizer que é horrível, ficas com vontade de intervir mas ao mesmo tempo sabes que o melhor é não te meteres e ficares na tua antes que sobre para ti, é mesmo complicado, só sei que me dá nojo tal prática.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...