Jump to content

Massa Fresca


João

Posts Recomendados

há 3 minutos, BBFF disse:

Eu não vi tudo, alguém me pode dizer o que aconteceu ao Artur e ao Hugo?

O Hugo entretanto ficou bem da cabeça quando saiu do coma e até o João lhe falou do seu cantinho e dos aliens e ele nem se lembrava

:mosking:

O Artur aceitou uma proposta dos Médicos sem Fronteiras pra trabalhar fora do país e falou com o Francisco e Maria que eles gostavam um do outro e que deviam ficar juntos.

há 4 minutos, Johnman disse:

Tirando os bloopers (epá, como já foi dito, têm de fazer isso para Santa Bárbara :mosking:), a melhor parte foi... tudo. Tudo, pá. Vá, eu não sou grande cena com musicais, portanto a última parte foi whatever, mas o resto foi tudo ótimo.

Saudades, pá, adeus MF :bye: Vénia a todos os autores desta cena, merecem uma oportunidade no horário nobre  (já para não falar do João Matos, o se não me engano coordenador de texto, que provou mais uma vez ser o melhor autor em Portugal).

Ele e os restantes autores fizeram um ótimo trabalho com esta série/novela. Ainda estou à espera de uma novela dele e espero que apostem na Sara Rodi para séries/novelas.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, João_O disse:

 

  Hide contents

O Hugo entretanto ficou bem da cabeça quando saiu do coma e até o João lhe falou do seu cantinho e dos aliens e ele nem se lembrava

:mosking:

O Artur aceitou uma proposta dos Médicos sem Fronteiras pra trabalhar fora do país e falou com o Francisco e Maria que eles gostavam um do outro e que deviam ficar juntos.

 

Se fosse numa telenovela mais para adultos, daquelas do horário nobre, e, se houvesse mais episódios, de certeza que ele se vingava.

Btw, cheguei a ler no Instagram da Susana Sá, ou da Dina, já não me lembro, que a Antónia e a Branca iam ponderar ser cúmplices. Isso chegou a acontecer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, BBFF disse:

Gostei do final, mas achei que 90% dos finais eram mais do que previsíveis, exceto, talvez, o da Bárbara. Sempre pensei que ela fosse mesmo ficar com o Armando.

Era mesmo para ser assim,E uma novela bastante leve:lol: 

 

Já agora alguém tem alguma promoçao ou alguma parte do episodio lá na grecia ? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, Ashtoon4 disse:

Deixem estar a Sara Rodi às 19h, quero mais produtos destes. Leves, curtos e divertidos. Isto mete qualquer pessoa de boa disposição, de bem com a vida.

E o público jovem adorou, é tudo a pedir nova temporada.

Isso é exatamente aquilo que o HN precisa, meu amigo :acute:Eu gosto de novelas pesadas e dark, mas já chega disso por um bocadinho, é Únicas Mulheres, Corações D'Ouros, Santas Bárbaras, Impostoras, Amores Maiores, é tudo violento, obscuro e policial... precisamos de uma Além do Tempo no nosso HN de vez em quando.

Isto não tem nada a ver mas serve como exemplo pessoal: ainda me lembro há uns anos atrás quando me perguntava a mim mesmo o que é que Doida Por Ti, uma novela que era a cara chapada do horário das 21h em termos de conteúdo e qualidade, estava a fazer antes do jantar e a bodega do Louco Amor no horário "de ouro". De vez em quando, uma destas não faz mal a ninguém. Para além disso, quem sabe se a Sara Rodi não tem mais capacidade do que o esperado.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Johnman disse:

Isso é exatamente aquilo que o HN precisa, meu amigo :acute:Eu gosto de novelas pesadas e dark, mas já chega disso por um bocadinho, é Únicas Mulheres, Corações D'Ouros, Santas Bárbaras, Impostoras, Amores Maiores, é tudo violento, obscuro e policial... precisamos de uma Além do Tempo no nosso HN de vez em quando.

Isto não tem nada a ver mas serve como exemplo pessoal: ainda me lembro há uns anos atrás quando me perguntava a mim mesmo o que é que Doida Por Ti, uma novela que era a cara chapada do horário das 21h em termos de conteúdo e qualidade, estava a fazer antes do jantar e a bodega do Louco Amor no horário "de ouro". De vez em quando, uma destas não faz mal a ninguém. Para além disso, quem sabe se a Sara Rodi não tem mais capacidade do que o esperado.

Este tipo de novelas devem continuar no horário da 19 horas. O das 21 horas precisa de algo forte e caro. O das 23 horas, visto que não há o da meia noite por enquanto, deve ser mais a novela mais pesada. Doida por Ti não funcionaria no horário nobre, porque é demasiado leve. Por mim ficava tudo como eu disse. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Johnman disse:

Isso é exatamente aquilo que o HN precisa, meu amigo :acute:Eu gosto de novelas pesadas e dark, mas já chega disso por um bocadinho, é Únicas Mulheres, Corações D'Ouros, Santas Bárbaras, Impostoras, Amores Maiores, é tudo violento, obscuro e policial... precisamos de uma Além do Tempo no nosso HN de vez em quando.

Isto não tem nada a ver mas serve como exemplo pessoal: ainda me lembro há uns anos atrás quando me perguntava a mim mesmo o que é que Doida Por Ti, uma novela que era a cara chapada do horário das 21h em termos de conteúdo e qualidade, estava a fazer antes do jantar e a bodega do Louco Amor no horário "de ouro". De vez em quando, uma destas não faz mal a ninguém. Para além disso, quem sabe se a Sara Rodi não tem mais capacidade do que o esperado.

Eu bem sei disso, a questão é que no horário nobre há muito tempo que não há a combinação "leve+curto+divertido" é tudo "pesado+longo+dramático". E se não for algo bem feito, o público não adere. Que juntem à equipa de escrita da Massa Fresca (encabeçada pela Sara Rodi e pelo João Matos) a Sandra Santos ou a Maria João Mira (depois de uma férias merecidas, numa ilha deserta, longe de Angola).

Eu gostava muito de ter algo mais leve depois de jantar, mas gostava ainda mais que tivéssemos o horário das 21h, com episódios de 50 minutos, o horário das 22h e o horário das 23h, sempre com a ficção adequada a cada horário. Enquanto isso não acontecer, deixem estar o leve às 19h, que sabe bem ver comédia depois de um dia de trabalho/estudo.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, SIM disse:

Este tipo de novelas devem continuar no horário da 19 horas. O das 21 horas precisa de algo forte e caro. O das 23 horas, visto que não há o da meia noite por enquanto, deve ser mais a novela mais pesada. Doida por Ti não funcionaria no horário nobre, porque é demasiado leve. Por mim ficava tudo como eu disse. 

Feitiço de Amor e Deixa Que Te Leve eram do mais leve e cliché que pode haver, e foram bombas de audiência. Tempos diferentes, concordo, mas não deixam de ser exemplos. E olha que não conheço ninguém que gostasse de FdA, mas novelas mais leves atraiem mais audiência pois são mais acessíveis. E DPT tinha um certo nível de complexidade e força dramática espetacular camuflada pela sua comédia e as suas cores. Resultava perfeitamente bem no HN, até fez resultados bons no dito HN cada vez que lá era posto aos fins de semana.

Sim que o horário das 19 é indicado para estas novelas, e sim que o das 21 devia ser, de preferência, uma produção de luxo bombástica, mas de vez em quando, uma mais levezita ás 21 tb há de dar. Claro que o das 23 deve ser reservado para a mais dark e pesada de todas no ar (faz então sentido que seja Santa Bárbara neste momento, nem mesmo A Impostora não tem sido tão rated-R como esta até agora).

há 3 minutos, Ashtoon4 disse:

Eu bem sei disso, a questão é que no horário nobre há muito tempo que não há a combinação "leve+curto+divertido" é tudo "pesado+longo+dramático". E se não for algo bem feito, o público não adere. Que juntem à equipa de escrita da Massa Fresca (encabeçada pela Sara Rodi e pelo João Matos) a Sandra Santos ou a Maria João Mira (depois de uma férias merecidas, numa ilha deserta, longe de Angola).

Eu gostava muito de ter algo mais leve depois de jantar, mas gostava ainda mais que tivéssemos o horário das 21h, com episódios de 50 minutos, o horário das 22h e o horário das 23h, sempre com a ficção adequada a cada horário. Enquanto isso não acontecer, deixem estar o leve às 19h, que sabe bem ver comédia depois de um dia de trabalho/estudo.

Nisso eu concordo. Mas como disse ao SIM, é perfeitamente possível que uma boa equipa (como essa que mencionaste) faça uma dessas novelas funcionar. E se querem arriscar numa autora estreiante para uma mega produção a substituír AÚM como estão a fazer com Ouro Verde, significa que gostam de tomar riscos, portanto esse era um risco que podiam tomar.

Mas sim, absolutamente tens razão no que toca aos horários. 19: leve, engraçada e sem preocupações. 21: acessível para todos, de preferência luxuosa e em grande, mas menos compromissora tb dá de vez em quando. 22: na mesma veia, mas um bocadinho mais dark. 23: a mais violenta e pesada. Esse é o modelo da Globo, e acho que é algo infalível se o usarem com delicadeza. O modelo que eles tinham agora (Massa Fresca-A Única Mulher-A Impostora-Santa Bárbara) era perfeito se o soubessem usar...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E pronto, lá acabou a série juvenil mais familiar de sempre. Finalmente algo fresco, leve e divertido para ver as 19h.

Algumas estreias, novos protagonistas, algumas nódoas, algumas revelações. Vou agora enumerar os actores que me marcaram nesta série:

- Mafalda Marafusta, a jovem Maria de energia contagiante. Uma personagem muito divertida, transmitia muita naturalidade, simpatia, boa-disposição. Teve química com todas as suas contracenas. A Mafalda encarnou tão bem esta personagem que me é difícil vê-la noutra personagem (como a de Água de Mar por exemplo). 

- Duarte Gomes, o Tio mais sexy de portugal :P Fico tão contente pelo seu primeiro protagonista, demorou a chegar (foi preciso virar armário para isso, pelos vistos)! Tanto tempo que esperei para ele finalmente fizesse uma personagem com maior relevância. Eu que já o sigo desde que se estreou nas Pistas da Blue. Esteve bastante à altura do personagem, brilhava nas cenas mais carinhosas/divertidas, arrasava nas cenas mais dramáticas. E tinha uma química brutal com a Mafalda Marafusta e os sobrinhos.

- Dina Félix da Costa, a dondoca mais descarada de sempre. A melhor personagem da Dina de sempre. Fartei-me de rir tanto com as suas caras e bocas, aquelas expressões faciais, a maneira de falar, as suas ironias, os seus esquemas.  Adorei a história da Tia do jet7 com o jardineiro 007 :P  Vão deixar bastantes saudades.

- Ana Brito e Cunha e Sara Barradas , a mãe e a namorada mais ciumentas. Era um deleite, ver as cenas onde Tininha (a Rainha das Pizzas) e a Guida estavam às turras. Tiveram cenas tão boas. A Sara apesar ter desempenhado uma personagem com pouco relevância (vendo que as suas anteriores personagens foram todas protagonistas), conseguiu muito bem evoluí-la com bom humor e sarcasmo, é óptima no humor. A Ana já se sabe que ela arrasa em comédia, mas aquelas cenas de ciúmes, as frases filosóficas e tudo mais :haha: O Bonneville bem que "levou com elas" mas aguentou-se bem :P Gostei muito dele aqui, tem uma maneira de falar engraçada e fazia boa parellha com a Sara, Ana e o Rúben Valle.

O Rúben Valle foi uma das boas surpresas que aqui apareceram. Muito carismático, natural, o seu João sempre com comentários pertinentes. Fez uma boa dupla com o Nuno Pardal no assunto dos aliens. Foi mesmo uma grande surpresa.

Sylvie Dias, Nuno Pardal, Isabel Figueira, Pedro Bargado e Guilherme Filipe, o núcleo maravilhoso de professores. No inicio o papel do Guilherme Filipe não era grande coisa, não tinha muito conteúdo mas com isto da compra do colégio e o inicio da relação com a Carla, melhorou um pouco. Sempre com aquele jeito carismático dele :mosking:

A Sylvie esteve bastante agradável nesta stora boa onda. Já tinha saudades de a ver. A Isabel evoluiu bastante como actriz (ela já me tinha conquistado nos Nossos Dias) mas aqui esteve bastante competente. O Nuno Pardal, como já tinha dito anteriormente, conseguiu muito bem separar este Hugo do Alberto de SB. Papéis completamente diferentes, registos diferente, esteve óptimo. Pedro Bargado (finalmente numa novela/série) já esperava há tanto tempo que isso acontecesse! Eu sempre soube que ele era fantástico actor. Foi giro vê-lo como pai de família :P 

Catarina Avelar e Rita Ribeiro, as velhotas mais adoráveis. Avó Miquinhas, sempre com a sua excentricidade e alegria a contagiar toda gente. As cenas entre ela e a Maria eram deliciosas de ver. A Rita Ribeiro teve aqui um bom desafio, uma personagem completamente diferente e com um visual diferente do que já tinha feito anteriormente. A Zézinha era tão amorosa. Não esquecer Maria Emília Correia, apesar de ter feito uma velhota um bocado irritante era divertida. Aliás foram juntar aqui as duas actrizes veteranas com as vozes mais aguda que há :haha:

Susana Sá, Inês Gonçalves e Lavínia Moreira, as vilãs desconhecidas. É de facto curioso, a TVI ter optado por escolher actrizes pouco conhecidas para encararem as vilãs. A Susana Sá foi a melhor da três, a sua Antónia era implacável, completamente dissimulada. Acabou louca e internada, mas continuou com o afecto do filho. Este último visual de vermelho, ela ficava muito atraente.

Inês Gonçalves não é uma actriz que adore especialmente mas esteve bastante competente na sua Célia. Já a Lavínia deixou muito a desejar.

Os Manos Elias. Este núcleo foi muito bem conseguido, realmente pareciam uma família unida, divertida. A Beatriz Barosa tem um ar muito simpático, safa-se nas cenas mais duras, para primeiro papel acho que se portou bem, a Beatriz Leonardo também melhorou bastante desde de Beirais. Mostrou-se bastante competente. O petit David...perdão Gonçalo Oliveira (para mim será sempre David) óptimo, um menino cheio de talento que tem tudo para se tornar um grande actor quando crescer. O Artur Diniz vale mais pelo seus lindos olhos e seus abdominais, nas cenas de família até cumpria, até tem alguma graça mas ainda tem muito a evoluir. A fofinha da Maria Eduarda, só debitava texto mas o que é que isso interessa? A menina é tão amorosa que isso nem se liga :P 

Tenho pena da personagem forçada que deram ao Pedro Carvalho :( Ele é um óptimo e merecia melhores personagens, ele bem tentou fazer algo daquele Artur mas foi difícil. Apesar de ter alguma química com a Marafusta, a Maria só podia ficar com o Tio Xico :P 

O Pedro Martins como Sebastião, esteve bastante bem. Gostei muito dos confrontos com a mãe, as cenas com a Catarina, foi bom revê-lo. O Francisco Fernandez cresceu muito, está competente e agradável. O Bruno Páscoa nem parecia aquele miúdo dos Morangos 8, esteve muito bem também. A Daniela Melchior é um bocado paozinho sem sal mas não era nada de insuportável. Gostei muito do fim à lá MCA7 :P 

E bom para terminar destacar outros dois actores: Sofia Alves e Ruy de Carvalho! A Sofia que tanto nos encanta nas suas maravilhosas personagens, nesta houve um brilho especial. Aquela mãe tão querida, tão bonita, de gargalhada contagiante, tão generosa foi tão bem conseguida. Aquela cena da morte da Inês:crying: Saiu a mãe entrou avô Luciano. É sempre tão bom ver o Ruy de Carvalho fazer de avozinho:giveheart:

Vou ter bastantes saudades desta maravilhosa série, foi muito bem conseguida. Espero que muitos destes actores continuem a ser aposta, especialmente o Duarte Gomes, Dina Félix da Costa e outros nomes de elenco "adulto".

Desculpem o testamento, mas tenho por hábito de escrever a minha análise final no fim das novelas que gosto :P 

Editado por Manú Tenry
  • Gosto 9
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só vi alguns episódios e vi o último episódio também, foi bastante bonito e delicado. Foi uma novela leve, que trouxe frescura ao acesso ao Horário Nobre e isso é de louvar. Estão todos de parabéns.

E de facto concordo com todos os temas abordados de forma pedagógica e outros mais ligados à vida. Eu pelo menos confio SEMPRE na vida, sempre, sei que ela me vai dar sempre desafios para ultrapassar e sei que tudo aquilo que nós desejamos conseguimos, basta esperarmos. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Johnman disse:

Feitiço de Amor e Deixa Que Te Leve eram do mais leve e cliché que pode haver, e foram bombas de audiência. Tempos diferentes, concordo, mas não deixam de ser exemplos. E olha que não conheço ninguém que gostasse de FdA, mas novelas mais leves atraiem mais audiência pois são mais acessíveis. E DPT tinha um certo nível de complexidade e força dramática espetacular camuflada pela sua comédia e as suas cores. Resultava perfeitamente bem no HN, até fez resultados bons no dito HN cada vez que lá era posto aos fins de semana.

Sim que o horário das 19 é indicado para estas novelas, e sim que o das 21 devia ser, de preferência, uma produção de luxo bombástica, mas de vez em quando, uma mais levezita ás 21 tb há de dar. Claro que o das 23 deve ser reservado para a mais dark e pesada de todas no ar (faz então sentido que seja Santa Bárbara neste momento, nem mesmo A Impostora não tem sido tão rated-R como esta até agora).

Nisso eu concordo. Mas como disse ao SIM, é perfeitamente possível que uma boa equipa (como essa que mencionaste) faça uma dessas novelas funcionar. E se querem arriscar numa autora estreiante para uma mega produção a substituír AÚM como estão a fazer com Ouro Verde, significa que gostam de tomar riscos, portanto esse era um risco que podiam tomar.

Mas sim, absolutamente tens razão no que toca aos horários. 19: leve, engraçada e sem preocupações. 21: acessível para todos, de preferência luxuosa e em grande, mas menos compromissora tb dá de vez em quando. 22: na mesma veia, mas um bocadinho mais dark. 23: a mais violenta e pesada. Esse é o modelo da Globo, e acho que é algo infalível se o usarem com delicadeza. O modelo que eles tinham agora (Massa Fresca-A Única Mulher-A Impostora-Santa Bárbara) era perfeito se o soubessem usar...

Mas essas tinham temas fortes e complexos. Quanto a Doida Por Ti e o horário nobre deves estar a falar da madrugada, não? Mas uma Deixa Que Te Leve, faz sim sentido no horário nobre. E pelo que parece Ouro Verde vai ter uma história clássica por isso parece que vamos ter algo diferente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, SIM disse:

Mas essas tinham temas fortes e complexos. Quanto a Doida Por Ti e o horário nobre deves estar a falar da madrugada, não? Mas uma Deixa Que Te Leve, faz sim sentido no horário nobre. E pelo que parece Ouro Verde vai ter uma história clássica por isso parece que vamos ter algo diferente.

Feitiço de Amor, temas fortes e complexos? DQTL vejo o sentido graças à atmosfera de Arcos, e tb tinha as suas sensibilidades mais obscuras através da Márcia, mas FdA? Não acho nada.

Porém, espero que estejas certo no que toca a Ouro Verde. Tb não quero abusos no simplismo, mas algo mais relaxado para este horário pede-se.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Johnman disse:

Feitiço de Amor, temas fortes e complexos? DQTL vejo o sentido graças à atmosfera de Arcos, e tb tinha as suas sensibilidades mais obscuras através da Márcia, mas FdA? Não acho nada.

Porém, espero que estejas certo no que toca a Ouro Verde. Tb não quero abusos no simplismo, mas algo mais relaxado para este horário pede-se.

A obsessão, as drogas, o estilo de vida gótico. São temas que na minha opinião são fortes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...