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Os canais e programas que captam mais investimento em soft sponsoring em Portugal

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É domingo à tarde. O directo televisivo acompanha a banda que dá os últimos acordes no palco, animando a festa popular que decorre numa cidade portuguesa. No final da música, os apresentadores do programa prosseguem a emissão ao lado de dois automóveis, recordando o número de telefone para o concurso daquele dia. “Estes prémios podem ser seus”, dizem, sem citar directamente a marca dos veículos. Não é necessário: ela esteve bem visível, durante largos segundos, para as centenas de milhares de pessoas que em casa acompanhavam o programa Somos Portugal, na TVI.

O cenário repete-se ao longo da tarde. Neste, como em dezenas de outros formatos televisivos, um pouco por todas as grelhas de programação, em praticamente todos os horários. As estratégias publicitárias de soft sponsoring disseminaram-se de forma avassaladora nos últimos anos e passaram já a fazer parte do quotidiano dos anunciantes, dos programadores e, claro, dos telespectadores, que muitas vezes já nem processam aqueles momentos como publicidade.

A vulgarização destas estratégias é confirmada pelos dados do serviço Soft Sponsoring Report, trabalhados pela MediaMonitor, do grupo Marktest: nos últimos cinco anos, o retorno do investimento das marcas em soft sponsoring em Portugal disparou dos 471 milhões de euros para os 862,9 milhões de euros, o que reflecte a crescente aposta dos anunciantes na integração dos seus produtos ou marcas em programas televisivos.

Ao todo, o número de inserções de marcas ou produtos em programas de televisão portugueses em 2019 ascendeu a 338.044. E quando analisamos o número de horas de emissão televisiva que contou, no último ano, com exposição de marcas ou produtos inseridos em programas, verificamos que se atingiram as 652 horas. Ou seja: o equivalente a 27 dias de programação com acções de soft sponsoring.

Os dados da Mediamonitor indicam que este volume está em linha com o registado em 2016 e 2017, ficando apenas aquém do enorme ‘pico’ registado em 2018: esse foi o ano mais forte de sempre no soft sponsoring na televisão portuguesa, com cerca de 812 horas de emissão com iniciativas desse tipo, para um retorno financeiro na ordem dos 957 milhões de euros para os anunciantes.

No top10 de marcas que mais investiram em iniciativas de soft sponsoring no último ano, a lista é dominada pelos sectores do vestuário, da indústria automóvel, da grande distribuição, telecomunicações, turismo, electrodomésticos e higiene e cosmética.

No que respeita aos canais que mais acolhem este tipo de práticas comerciais, a TVI sobressai nos dados trabalhados pela Mediamonitor, liderando no número de inserções (106.499) e sendo responsável por 47 por cento do total do retorno financeiro gerado pelos canais portugueses às marcas que apostaram nestas estratégias.

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Fonte:https://www.meiosepublicidade.pt/2020/02/os-canais-programas-captam-investimento-soft-sponsoring-portugal/

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@Televisão 10 o marketing do Intermarché está a ficar mais cringe do que o do Continente

tudo anúncios forçados

gostava era de combater com um dos meus anúncios brasileiros favoritos, que eu descobri há relativamente pouco tempo (por altura do Natal). É do Pernambuco, de 2007, e que promove a água sanitária Igual. Pelo menos este anúncio é risível, já digo porquê.

Para quem não entendeu:

Spoiler

Atenção, garotada, vamos fazer o teste de memória.

2 + 2 é igual a? 4!

Agua sanitária é? Igual!

E o resto é? Conversa fiada!

10! Foram aprovados.

A aprovação é certa quando você usa água sanitária Igual. Igual a melhor, diferente no preço.

E como é que é risível? A actuação é pior do que um anúncio da Star's Chic, Panificadora Alfa, etc; provavelmente a menina aos 19 segundos é a filha do dono da empresa, etc.

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Eu já vi a mudança há semanas, quando dei um passeio e vi o tal logo da hôma. Eu achava que tinham construído algo à frente do DeBorla mas fiquei enganado assim que vi anúncios (até cá no fórum) e estranhei logo.

Mais uma marca que ficou com um nome estrangeirado.

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  • 3 semanas depois...

Televisão está com menos anúncios e menos novas campanhas

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Com o efeito da pandemia da covid-19, a publicidade passou a ocupar menos quatro horas e 34 minutos por dia no conjunto dos canais free to air portugueses.

Segundo uma análise da Marktest, em média, entre 6 de Janeiro e 8 de Março a publicidade ocupava 12 horas e 39 minutos. No dia 22 de Março, em plena pandemia da covid-19, a publicidade já ficava pelas oito horas/dia. Já no caso dos 38 canais de cabo analisados pela Marktest, a quebra foi de seis horas e 10 minutos no mesmo período em análise.

A contracção na publicidade coincide com um momento em que tem aumentado a audiência do meio televisão. O maior pico de audiência tem-se verificado ao domingo. A título de exemplo, no 8 de Março a audiência média do total televisão foi de 25,9 por cento, no domingo seguinte passou para 31,6 por cento. A 22 de Março ia já nos 33,2 por cento.

A Marktest também dá conta de que na última semana em análise, assistiu-se a menos entradas de novos anúncios nos meios TV, rádio e imprensa. No caso da televisão, depois de um pico de 82 novos anúncios a 16 de Março, nos dias seguintes a fasquia nunca chegou aos 30. No caso da rádio, a 16 de Março registaram-se 20 novos spots, mas entre 17 e 22 de Março, o número de entradas de novos spots variou entre os dois e os oito anúncios. Já na imprensa os novos anúncios oscilaram entre os sete e os 45 por dia.

Fonte:https://www.meiosepublicidade.pt/2020/03/televisao-esta-menos-anuncios-menos-novas-campanhas/

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  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
há 1 hora, Free Live disse:

Só para dizer que odeio esta publicidade com a criança a gritar "bom dia" do prédio para todos os vizinhos. É fofa, mas demasiado barulhenta...

Em contrapartida, esta publicidade do novo site no combate para o cancro (com as conversas em chat) é genial!

odeio todos estes novos anúncios. 

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On 22/04/2020 at 19:41, ATVTQsV disse:

Até a Viva Melhor não ficou para trás:

 

Esse da Viva Melhor então. Epá, que nojo. É um aproveitamento nojento de uma situação dramática.

Aposto que há velhos que acham que ficam imunes ao coronavírus por tomarem as merd*as deles.

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  • 2 semanas depois...

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