Jump to content

Cantinho do Off-Topic


Rodolfo

Posts Recomendados

há 1 minuto, Bloody disse:

O Porto é a segunda maior cidade/região de Portugal, portanto tem custos de vida superiores em relação às restantes. Tens regiões como Braga e Aveiro, vizinhas, que o custo não é tão elevado, mesmo assim. 

Portugal sim está melhor, mas se quiseres viver noutra região que não Porto ou Lisboa. E como vens trabalhar pela primeira vez, penso eu, é complicado arranjares logo trabalho em que a remuneração seja superior ao do salário mínimo. Para teres a noção, o salário mínimo ronda os 580-600€, e só em rendas na cidade/região do Porto iniciam-se pelos 300€ (num espaço sem boas condições), e provavelmente sem gastos de água, luz, gás, etc. Acumulando transportes, comida e coisas afins, o salário vai logo todo embora. 

Imagino. Falo do Porto pois teria a ajuda de moradia da minha amiga, que acredito que logo deverá estar estabilizada junto com o noivo. Economizar um aluguel todo nessa questão já deve ser uma grande ajuda, além da divisão dos outros gastos. Enfim, penso que não seria de todo uma situação ruim se fosse nessa situação de divisão dos custos.

 

Agora mesmo, HugoMiguel disse:

Se quiseres viver no Porto, o melhor talvez seja arranjares alojamento numa localidade um pouco mais afastada do centro. Não sei como estão os preços para esta localidade, mas por exemplo Ermesinde fica a 15 minutos de comboio da baixa do Porto, o que é perto e certamente é muito mais barato.

Ainda não tive a oportunidade de perguntar qual o endereço dessa minha amiga, mas tentarei e falarei pra vocês. Fui pego de surpresa, mas há muito tempo penso nisso, mas sempre esbarro em custos iniciais, que, querendo ou não, são altos, ainda mais pelo fato de ter que ir sem a certeza de qualquer emprego.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Gabriel Sabino disse:

Imagino. Falo do Porto pois teria a ajuda de moradia da minha amiga, que acredito que logo deverá estar estabilizada junto com o noivo. Economizar um aluguel todo nessa questão já deve ser uma grande ajuda, além da divisão dos outros gastos. Enfim, penso que não seria de todo uma situação ruim se fosse nessa situação de divisão dos custos.

Isso ajuda imenso. :P Mas aconselho que saias do Brasil já com emprego garantido, ou pelo menos com entrevistas de emprego já marcadas. É uma questão de ires procurando o que se adequa melhor para ti e contactares as empresas, no teu caso enviando o curriculum vitae via email. Pode sempre espreitar no europass (https://europass.cedefop.europa.eu/pt/documents/curriculum-vitae) como é que funciona mais ou menos a nível da União Europeia, embora seja da opinião que devemos sempre fazer pessoalmente o nosso currículo (e não pelos sites) para níveis de destaque dos demais. :) Boa sorte mais uma vez.

  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Forbidden disse:

Está melhor só na cabeça dos politicos mesmo, porque na vida real o trabalho é precário e mal pago, temos dos salários mais baixos da europa e em contrapartida a gasolina e gás mais caros.

Portugal está a melhorar muito, o turismo revitalizou o país. Não é nenhuma invenção. Claro que para atingir um patamar estável e mais equilibrado socialmente ainda vai demorar um tempo.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 37 minutos, Forbidden disse:

Está melhor só na cabeça dos politicos mesmo, porque na vida real o trabalho é precário e mal pago, temos dos salários mais baixos da europa e em contrapartida a gasolina e gás mais caros.

Hm, não concordo muito. Não sou nenhum economista portanto também não estou 100% dentro do assunto (e não quero falar sobre coisas que não sei), mas ainda esta semana li um artigo que dizia que a taxa de desemprego em setembro (que ainda não foi confirmada pelo Instituto Nacional de Estatística) poderá ser a mais baixa dos últimos 16 anos: 6,6%. Claro que se formos comparar com o resto da Europa se calhar os números não são tão bons, mas pelo menos neste requisito, a evolução tem sido bastante positiva. 

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Miguel S. disse:

Hm, não concordo muito. Não sou nenhum economista portanto também não estou 100% dentro do assunto (e não quero falar sobre coisas que não sei), mas ainda esta semana li um artigo que dizia que a taxa de desemprego em setembro (que ainda não foi confirmada pelo Instituto Nacional de Estatística) poderá ser a mais baixa dos últimos 16 anos: 6,6%. Claro que se formos comparar com o resto da Europa se calhar os números não são tão bons, mas pelo menos neste requisito, a evolução tem sido bastante positiva. 

Na verdade o desemprego tem vindo sempre a descer, mas manteve-se estável neste trimestre, o que não é totalmente mau. Estamos na média da UE, que também é 6,6%/6,7%. Saber que, por exemplo, o nosso país vizinho está nos 15% (embora eles tenham muitos mais milhões de habitantes) dá que pensar. :P 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hm, não concordo muito. Não sou nenhum economista portanto também não estou 100% dentro do assunto (e não quero falar sobre coisas que não sei), mas ainda esta semana li um artigo que dizia que a taxa de desemprego em setembro (que ainda não foi confirmada pelo Instituto Nacional de Estatística) poderá ser a mais baixa dos últimos 16 anos: 6,6%. Claro que se formos comparar com o resto da Europa se calhar os números não são tão bons, mas pelo menos neste requisito, a evolução tem sido bastante positiva. 
Claro, a emigrarem 100 mil portugueses por ano é fácil baixar a taxa de desemprego. Não digo que não tenha melhorado um pouco, mas os novos empregos criados são precários e mal pagos (e muitos sao part-time), não dão estabilidade às pessoas.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, Forbidden disse:
há 37 minutos, Miguel S. disse:
Hm, não concordo muito. Não sou nenhum economista portanto também não estou 100% dentro do assunto (e não quero falar sobre coisas que não sei), mas ainda esta semana li um artigo que dizia que a taxa de desemprego em setembro (que ainda não foi confirmada pelo Instituto Nacional de Estatística) poderá ser a mais baixa dos últimos 16 anos: 6,6%. Claro que se formos comparar com o resto da Europa se calhar os números não são tão bons, mas pelo menos neste requisito, a evolução tem sido bastante positiva. 

Claro, a emigrarem 100 mil portugueses por ano é fácil baixar a taxa de desemprego. Não digo que não tenha melhorado um pouco, mas os novos empregos criados são precários e mal pagos (e muitos sao part-time), não dão estabilidade às pessoas.

Mas 60 a 70% dos emigrantes portugueses regressam ao país em menos de um ano, logo não é por aí a descida da taxa de desemprego.

https://tvi24.iol.pt/sociedade/diaspora/um-em-cada-tres-emigrantes-regressa-a-portugal-em-menos-de-um-ano?utm_campaign=auto-tw&utm_source=twitter&utm_medium=social

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas 60 a 70% dos emigrantes portugueses regressam ao país em menos de um ano, logo não é por aí a descida da taxa de desemprego.
https://tvi24.iol.pt/sociedade/diaspora/um-em-cada-tres-emigrantes-regressa-a-portugal-em-menos-de-um-ano?utm_campaign=auto-tw&utm_source=twitter&utm_medium=social
Pois, tinha que se fazer as contas aos que sairam e voltaram entre 2011 e 2018. Emigraram mais de 400 mil pessoas, foi a maior vaga emigratoria desde os anos 60, isso teve um grande impacto.

O nosso crescimento económico é fraco, e já prevêem que vai desacelerar nos próximos anos. Temos uma carga fiscal enorme, ao nível do poder de compra não estamos muito melhores que no tempo da troika.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@BBFF

Quando a luz dos olhos meus
E a luz dos olhos teus
Resolvem se encontrar
Ai, que bom que isso é, meu Deus
Que frio que me dá
O encontro desse olhar

Mas se a luz dos olhos teus
Resiste aos olhos meus
Só pra me provocar
Meu amor, juro por Deus
Me sinto incendiar

Meu amor, juro por Deus
Que a luz dos olhos meus
Já não pode esperar
Quero a luz dos olhos meus
Na luz dos olhos teus
Sem mais lararará
Pela luz dos olhos teus
Eu acho, meu amor
E só se pode achar
Que a luz dos olhos meus
Precisa se casar

:heart:

  • Adoro 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, Duarte disse:

Oh gente, vocês não estão mesmo a dizer que o país está melhor, pois não? :priest:

Well, não está pior, ou está? O salário mínimo está mais alto, o IVA baixou de escalão em alguns setores, e como já foi visto o desemprego está mais baixo. É claro que há algumas contrapartidas com impostos super altos e etc, mas vai-se a outros países e é o mesmo. Pode balançar as coisas, mas o país não está pior do que estava no fim da era do Sócrates ou na era do Passos Coelho, por exemplo. 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O país está pior do que estava em 2015. O crescimento económico é absolutamente normal dada o atual panorama económico e está bem abaixo daquele que se verifica noutros países da Europa. Quase todos os serviços públicos estão bem piores do que estavam em 2015 (principalmente saúde e transportes públicos) e temos a maior carga fiscal em duas décadas, apenas para suportar subidas residuais em subsídios e salários, numa economia mais uma vez virada para o consumo e turismo e que "só" nos levou à bancarrota 3 vezes. Basta vir uma nova crise e o consumo decrescer e a economia colapsa completamente, isso é mais que óbvio.

No entanto, também não acho que esteja insuportável. Viver numa grande cidade com o salário mínimo fica um pouco apertado, mas os custos de vida no interior são razoavelmente aceitáveis. Não fosse o subdesenvolvimento completo desta zona e até quase que dava para viver aqui no "fim do mundo". :mosking: 

  • Gosto 3
  • Obrigado 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, John Doe disse:

De alguns, incluindo Bangor.

E eu gostava de saber que anda o @tjspy a dizer lá. TE MATO TIAGO, TE MATO!!!

Ai Filipe, desculpa, nem me lembrei de te dizer :ph34r::haha: Mas eu entrei lá recentemente e aquilo é muito sem interesse, quer dizer, a maior parte do tempo xD Entrei porque pedi ao Filipe para fazer um chat no forum e ele meteu-me lá :mosking: Queres que te meta?

Editado por tjspy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, tjspy disse:

Ai Filipe, desculpa, nem me lembrei de te dizer :ph34r::haha: Mas eu entrei lá recentemente e aquilo é muito sem interesse, quer dizer, a maior parte do tempo xD Entrei porque pedi ao Filipe para fazer um chat no forum e ele meteu-me lá :mosking: Queres que te meta?

Se tu abriste o bico lá eu esgano-te. No Nesque eu ainda tenho dignidade :ph34r:

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 minutos, tjspy disse:

Ai Filipe, desculpa, nem me lembrei de te dizer :ph34r::haha: Mas eu entrei lá recentemente e aquilo é muito sem interesse, quer dizer, a maior parte do tempo xD Entrei porque pedi ao Filipe para fazer um chat no forum e ele meteu-me lá :mosking:Queres que te meta?

 

há 12 minutos, John Doe disse:

Se tu abriste o bico lá eu esgano-te. No Nesque eu ainda tenho dignidade :ph34r:

Só observo. 

  • Haha 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...