Jump to content

Novelas [Tópico Geral]


k3o4

Posts Recomendados

há 8 minutos, D91 disse:

Também acho que a Diana foi a melhor protagonista da Cláudia Vieira e a grande personagem da carreira dela. 

Mas também gostei da Andreia de Sol de Inverno, Maria de Rosa Fogo e da Vera de Ilha dos Amores. 

A personagem em Coração d'Ouro também foi boa e foi das que mais gostei dela, na fase da doença ela esteve ótima. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Respostas 4,1k
  • Criado
  • Última Resposta

Membros Com Mais Posts Neste Tópico

On 19/05/2023 at 08:51, dg1990 disse:

Fiz uma lista no IMDB com todas as novelas exibidas no horário nobre da SIC. Acrescentei vários comentários sobre cada uma delas, se quiserem perder um tempinho a ler.

https://www.imdb.com/list/ls568446393/?ref_=otl_1

De saudar o trabalho a fazer a lista, ainda que não concorde com todas as opiniões sobre o desempenho das novelas.

Uma correção: A Armadilha (Cama de Gato) nunca deu às 23h, mas sempre às 14h30/14h45 e com bons resultados, sobretudo na fase final. Substituiu a repetição de Mulheres Apaixonadas e marcou o regresso das novelas inéditas na faixa, estratégia que o Penim já tinha testado anos antes com O Profeta e Eterna Magia. Viria a ser sol de pouca dura, porque seguiu-se o flop Negócio da China. No início de 2011 teve de vir Alma Gémea tirar o horário da lama... para depois as repetições de novelas portuguesas (não tanto Perfeito Coração, mas sobretudo Podia Acabar o Mundo e Vingança) fracassarem e voltarem a colocar as novelas da RTP1 na liderança - por pouco tempo, que o terramoto GfK estava a aproximar-se.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 19/05/2023 at 09:51, dg1990 disse:

Fiz uma lista no IMDB com todas as novelas exibidas no horário nobre da SIC. Acrescentei vários comentários sobre cada uma delas, se quiserem perder um tempinho a ler.

https://www.imdb.com/list/ls568446393/?ref_=otl_1

Essa lista tem alguns erros, sobretudo no que toca ás novelas br. 

As Filhas da Mãe, O Clone e Esperança até foram sucessos relativos. AFdM nos primeiros meses foi novela de fim de semana, tendo sido mais tarde promovida a novela das 19h devido aos bons resultados que vinha a conquistar até então. A novela fez um percurso de tal forma sólido que só demorou pouco mais de um ano até à SIC decidir apostar nela de novo, desta vez no período das 17h.

Quanto a OC e E não tenho grandes lembranças relativamente ás audiências de ambas, mas sei que OC chegou a ser líder quando passou para o horário das 23h e atingiu shares estratosféricos nos últimos meses. Sei também que E se portou decentemente tendo em conta o panorama da época, em que o domínio do prime time estava por conta da TVI.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 5/19/2023 at 8:51 AM, dg1990 said:

Fiz uma lista no IMDB com todas as novelas exibidas no horário nobre da SIC. Acrescentei vários comentários sobre cada uma delas, se quiserem perder um tempinho a ler.

https://www.imdb.com/list/ls568446393/?ref_=otl_1

O desespero do Rangel em 2000/2001 com a ascensão da TVI é lendário. Que confusão a gestão das novelas nesse período. Na RTP1 voltou a fazer a mesma coisa até pouco antes de ser despedido do cargo (só a Senhora das Águas passou por quatro horários distintos, por exemplo). Acabou com apenas uma novela à tarde, chegaram a ser quatro ou cinco.

4 hours ago, Luís Dias said:

Essa lista tem alguns erros, sobretudo no que toca ás novelas br. 

As Filhas da Mãe, O Clone e Esperança até foram sucessos relativos. AFdM nos primeiros meses foi novela de fim de semana, tendo sido mais tarde promovida a novela das 19h devido aos bons resultados que vinha a conquistar até então. A novela fez um percurso de tal forma sólido que só demorou pouco mais de um ano até à SIC decidir apostar nela de novo, desta vez no período das 17h.

Quanto a OC e E não tenho grandes lembranças relativamente ás audiências de ambas, mas sei que OC chegou a ser líder quando passou para o horário das 23h e atingiu shares estratosféricos nos últimos meses. Sei também que E se portou decentemente tendo em conta o panorama da época, em que o domínio do prime time estava por conta da TVI.

A ideia que tenho de ver as tabelas de audiência (eu não vejo novelas) é que Filhas da Mãe correu muito bem nos fins de tarde. O Clone enquanto deu em primeiro horário fazia resultados baixinhos (na ordem dos 25% share), ao subir de horário com a estreia de Fúria de Viver melhorou, sobretudo na recta final. 

Por outro lado eu considero que Poderosas não foi um "fracasso relativo" mas sim um fracasso absoluto face às expectativas. Muitas vezes abaixo dos 20%, o que na altura era péssimo.

Editado por Rangel
  • Gosto 2
  • Obrigado 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, Rangel disse:

O desespero do Rangel em 2000/2001 com a ascensão da TVI é lendário. Que confusão a gestão das novelas nesse período. Na RTP1 voltou a fazer a mesma coisa até pouco antes de ser despedido do cargo (só a Senhora das Águas passou por quatro horários distintos, por exemplo). Acabou com apenas uma novela à tarde, chegaram a ser quatro ou cinco.

A ideia que tenho de ver as tabelas de audiência (eu não vejo novelas) é que Filhas da Mãe correu muito bem nos fins de tarde. O Clone enquanto deu em primeiro horário fazia resultados baixinhos (na ordem dos 25% share), ao subir de horário com a estreia de Fúria de Viver melhorou, sobretudo na recta final. 

Por outro lado eu considero que Poderosas não foi um "fracasso relativo" mas sim um fracasso absoluto face às expectativas. Muitas vezes abaixo dos 20%, o que na altura era péssimo.

O Rangel nunca mais se reencontrou enquanto diretor e gestor de programação depois do "terramoto" BB ter levado o prime time da SIC a mínimos históricos em finais de 2000.

O Manuel Fonseca lá conseguiu aguentar o barco enquanto conseguiu, sendo que ali naquele período 2003-2005 a SIC conseguiu recuperar em parte a hegemonia no prime time graças a Chocolate com Pimenta e Senhora do Destino. A TVI só conseguiu voltar a respirar em abril de 2005 quando Ninguém como Tu veio mudar drasticamente o panorama da época. O resto é história.

De acordo com os dados a que tive acesso no fórum da concorrência parece que AFdM chegou a ter mais espetadores no prime access do que FdV que era transmitida em pleno horário nobre. Esta acabaria mais tarde por ser transferida para um horário menos relevante face ao flop que estava a ser nas noites da SIC.

OC por sua vez foi bastante instável nas primeiras semanas, mas foi nesses episódios que conseguiu atingir ratings mais elevados, apesar dos shares "modestos" (acho que conseguiu estar acima dos 30% com alguma frequência) para a época e após uma estreia algo desastrosa, creio que na casa dos 27% de share.

Eu também sou da opinião que Poderosas foi um fracasso absoluto. Uma novela que nos primeiros meses deu "colada" ao fenómeno Mar Salgado e mesmo assim chegava a perder 500 mil+ espetadores desta não merece outra definição que não essa.

Editado por Luís Dias
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, Rangel disse:

O desespero do Rangel em 2000/2001 com a ascensão da TVI é lendário. Que confusão a gestão das novelas nesse período. Na RTP1 voltou a fazer a mesma coisa até pouco antes de ser despedido do cargo (só a Senhora das Águas passou por quatro horários distintos, por exemplo). Acabou com apenas uma novela à tarde, chegaram a ser quatro ou cinco.

A ideia que tenho de ver as tabelas de audiência (eu não vejo novelas) é que Filhas da Mãe correu muito bem nos fins de tarde. O Clone enquanto deu em primeiro horário fazia resultados baixinhos (na ordem dos 25% share), ao subir de horário com a estreia de Fúria de Viver melhorou, sobretudo na recta final. 

Por outro lado eu considero que Poderosas não foi um "fracasso relativo" mas sim um fracasso absoluto face às expectativas. Muitas vezes abaixo dos 20%, o que na altura era péssimo.

Sim mas quando ele chegou há RTP1 a maioria dessas novelas já lá estavam. 

Já na SIC em 2001 ele tinha as tardes inteiras cheias de novelas. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, D91 said:

Sim mas quando ele chegou há RTP1 a maioria dessas novelas já lá estavam. 

Já na SIC em 2001 ele tinha as tardes inteiras cheias de novelas. 

Certo, mas podia ter feito uma gestão melhor delas.

Ele esteve bem ao passar Pedra Sobre Pedra do fim da manhã para a tarde. Retirou Carita de Anjo da grelha e a RTP teve que a re-emitir no ano seguinte. Estreou Pícara Sonhadora nos finais da tarde que correu pessimamente, e foi mais uma novela que acabou por subir no horário e acabar às 15:00. Acabou por apostar em repor várias séries (A Estação da Minha Vida, Diário de Maria, Riscos) à medida que as novelas foram terminando (PSP e A Senhora das Águas). No verão programou a repetição de Ajuste de Contas que esteve duas semanas na grelha, substituída pela repetição do Elo Mais Fraco.

Enfim, tudo uma série de coisas na gestão da grelha que podiam ter sido evitadas.

Editado por Rangel
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo reparo. Tinha ficado com dúvidas quanto ao horário de "A Armadilha", julguei que tinha estreado às 23h00 e que tinha acabado nas madrugadas.

 

On 20/05/2023 at 22:33, Luís Dias disse:

Essa lista tem alguns erros, sobretudo no que toca ás novelas br. 

As Filhas da Mãe, O Clone e Esperança até foram sucessos relativos. AFdM nos primeiros meses foi novela de fim de semana, tendo sido mais tarde promovida a novela das 19h devido aos bons resultados que vinha a conquistar até então. A novela fez um percurso de tal forma sólido que só demorou pouco mais de um ano até à SIC decidir apostar nela de novo, desta vez no período das 17h.

Quanto a OC e E não tenho grandes lembranças relativamente ás audiências de ambas, mas sei que OC chegou a ser líder quando passou para o horário das 23h e atingiu shares estratosféricos nos últimos meses. Sei também que E se portou decentemente tendo em conta o panorama da época, em que o domínio do prime time estava por conta da TVI.

Está enganado. "As Filhas da Mãe" estreou no horário das 21h em outubro de 2001, enquanto "Porto dos Milagres" dava na faixa das 22h00. A novela marcava cerca de 11% o que era bastante pouco tendo em conta que "Anjo Selvagem" e "Filha do Mar" chegavam a marcar 19%. Em dezembro passou para o horário das 19h00 em substituição de "Ganância".

Quanto a "O Clone" estreou no horário das 21h30 assim que "Porto dos Milagres" acabou e "As Filhas da Mãe" passou para as 19h00, em dezembro de 2001. No primeiro mês passavam dois episódios por noite e as audiências baixaram face às antecessoras. Em janeiro de 2002, estreou no horário das 22h00 a novela portuguesa "Fúria de Viver" e "O Clone foi atirada para as 23h00. Até podia fazer bons shares apesar de apenas 11% de audiência mas as novelas da TVI - "Filha do Mar" e "Nunca Digas Adeus" - faziam bastante melhor. É possível que as audiências tenham subido um pouco no verão, uma vez que a principal concorrente passou a ser "Sonhos Traídos".

"Esperança" foi um fracasso a todos os níveis. Estreou a um domingo de surpresa, sem anúncio prévio, e marcou menos de 10% de rating. Na época, a audiência da SIC no horário nobre atingiu dos valores mais baixos de sempre e só quando "A Casa das Sete Mulheres" estreou em fevereiro de 2003 é que as audiências voltaram a subir.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 horas, dg1990 disse:

Obrigado pelo reparo. Tinha ficado com dúvidas quanto ao horário de "A Armadilha", julguei que tinha estreado às 23h00 e que tinha acabado nas madrugadas.

 

Está enganado. "As Filhas da Mãe" estreou no horário das 21h em outubro de 2001, enquanto "Porto dos Milagres" dava na faixa das 22h00. A novela marcava cerca de 11% o que era bastante pouco tendo em conta que "Anjo Selvagem" e "Filha do Mar" chegavam a marcar 19%. Em dezembro passou para o horário das 19h00 em substituição de "Ganância".

Quanto a "O Clone" estreou no horário das 21h30 assim que "Porto dos Milagres" acabou e "As Filhas da Mãe" passou para as 19h00, em dezembro de 2001. No primeiro mês passavam dois episódios por noite e as audiências baixaram face às antecessoras. Em janeiro de 2002, estreou no horário das 22h00 a novela portuguesa "Fúria de Viver" e "O Clone foi atirada para as 23h00. Até podia fazer bons shares apesar de apenas 11% de audiência mas as novelas da TVI - "Filha do Mar" e "Nunca Digas Adeus" - faziam bastante melhor. É possível que as audiências tenham subido um pouco no verão, uma vez que a principal concorrente passou a ser "Sonhos Traídos".

"Esperança" foi um fracasso a todos os níveis. Estreou a um domingo de surpresa, sem anúncio prévio, e marcou menos de 10% de rating. Na época, a audiência da SIC no horário nobre atingiu dos valores mais baixos de sempre e só quando "A Casa das Sete Mulheres" estreou em fevereiro de 2003 é que as audiências voltaram a subir.

Desculpa mas acho que és tu quem está um pouco equivocado. 

De acordo com os dados a que tive acesso, As Filhas da Mãe estreou com valores na ordem dos 6% de rating e abaixo dos 20% de share, logo parece-me teoricamente impossível que o arranque da novela tenha ocorrido a um dia da semana, ainda para mais em prime time e faltando pouco mais de um mês para o fim de Porto dos Milagres.

O Clone fez uma excelente recuperação em rating ainda no primeiro mês por ter estado exposta num horário com grande visibilidade, mas todos sabemos que é o share quem dita as regras no que ás audiências dizem respeito e neste quesito a novela era constantemente arrasada pelas novelas da TVI (se eu não estiver em erro 34% foi o valor máximo da novela enquanto foi transmitida ás 21:30h, o que para aquela altura era um resultado manifestamente insuficiente para que a SIC se conseguisse afirmar no prime time). Quando passou para as 23h, a novela conseguiu alcançar a liderança e chegou a ganhar a Nunca Digas Adeus, que foi perdendo público com o passar do tempo, com alguma frequência.

Não estou de forma alguma a tentar defender nenhuma destas três novelas, até porque nunca as vi, mas como podes afirmar que Esperança foi "um fracasso a todos os níveis" quando esta conseguia muitas vezes estar acima do milhão de espetadores e com mais de 35% mesmo transmitida depois das 22:30h? 9% de rating e mais de 30% de share em média pode não ser muito para aquela época, mas acho que também não esteve nada mal (do pouco que me lembro mesmo quando não contribuía pelo menos não comprometia de forma muito significativa a média diária da SIC) e que passa um pouco longe de ser considerada flop tendo em conta que deu numa fase em que a TVI detinha de forma mais ou menos absoluta o monopólio das audiências em horário nobre.

Edit: AFdM estreou no dia 6/10/2001 (sábado) e o resultado foi 6.6%/19.2%, isto segundo os dados que um forista do Z me facultou por mp.

Editado por Luís Dias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A tal novela Argentina que falei há uns tempos, a primeira novela com um casal gay protagonista, atualmente tem um triangulo amoroso, entre os dois protagonistas e mais um rapaz que surgiu depois.

O facto é que a audiência está muito má, a novela está a ser rejeitada pelo público. A Argentina é um país muito progressista nas questões LGBT, sobretudo na ficção, mas ter personagens gays como protagonistas foi "demasiado" para o público. A Telefe apresenta o Masterchef à mesma hora, que faz 10% de rat, e o El Trece com a novela, faz 4/5%.

  • Triste 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 horas, Filipe disse:

Rui Vilhena deu uma entrevista à TeleNovelas onde admitiu não ter saudades de escrever novelas. "Escrever é a minha paixão. Mas não tenho saudades de escrever nada que tenha 180 capítulos", estando agora mais dedicado às séries.

Para o autor, as novelas estão hoje muito diferentes do que eram há duas décadas. "Foram buscar muitas coisas às séries. Tal como as séries vão buscar muitas coisas às novelas. Há alguns produtos hoje em dia que não são nem uma novela nem uma série!", observa. Quanto ao público, Rui não tem dúvidas que as novas gerações já se entretêm de outra forma. "A malta jovem não vê televisão. Nem sabem o que é isso. O meu filho tem 36 anos e não vê!”, conclui. Rui está convencido que o futuro dos folhetins deverá passar por diminuir a quantidade de episódios. "As pessoas não têm mais paciência para ver novelas longas", afirma. "Nós vivemos num mundo que está sempre com pressa e é tudo muito rápido!", conclui.

Não sei se vou ser off-topic, mas no seguimento da conversa a minha questão é: quando esse público chegar aos 50 anos, continuará a ser tão imediatista assim? É que o mundo vai no mau caminho se assim for. São as pessoas a formatar a vida ou a vida a formatar as pessoas? Temos de pensar na realidade de hoje mas também naquela de daqui a 20, 30 anos.

  • Gosto 1
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho exagerado dizer que os jovens não veem novelas, ainda acho que muitos veem, ainda para mais para aquilo que as novelas hoje em dia são. O problema é sim, episódios e temáticas, além claro, e isto para mim o pior ainda, o tratamento das novelas pelos canais.

  • Gosto 8
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho exagerado dizer que os jovens não veem novelas, ainda acho que muitos veem, ainda para mais para aquilo que as novelas hoje em dia são. O problema é sim, episódios e temáticas, além claro, e isto para mim o pior ainda, o tratamento das novelas pelos canais.
Não, os jovens não vêem novelas.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 minute ago, João Fernandes said:
4 minutes ago, Dimitri said:
Acho exagerado dizer que os jovens não veem novelas, ainda acho que muitos veem, ainda para mais para aquilo que as novelas hoje em dia são. O problema é sim, episódios e temáticas, além claro, e isto para mim o pior ainda, o tratamento das novelas pelos canais.

Não, os jovens não vêem novelas.

E já muito poucos vêem TV.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, João Fernandes disse:
há 2 minutos, Dimitri disse:
Acho exagerado dizer que os jovens não veem novelas, ainda acho que muitos veem, ainda para mais para aquilo que as novelas hoje em dia são. O problema é sim, episódios e temáticas, além claro, e isto para mim o pior ainda, o tratamento das novelas pelos canais.

Não, os jovens não vêem novelas.

Veem sim, não podes dizer isso assim, alguns veem. São mais aqueles que não veem? Logicamente, muito mais. Mas isso de dizer que não, é não conhecer a realidade, muitos jovens de 20 e poucos anos que conheço veem. Claro que não são todos, e cada vez são menos, daí eu dizer que até acho que a quantidade que vê ainda é muita para a qualidade que as novelas hoje em dia têm, que é muito pouca.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa é a realidade atual. Mas daqui a 20 anos, o streaming (se sobreviver até lá) estará saturado e fora de moda. A televisão tradicional terá de se manter à espreita e à tentar reclamar alguma atenção. Inicialmente focada no público sénior, mas passando alguns conteúdos ultrapassados do streaming para as generalistas, à espera de poder piscar o olho ao público mais jovem. O ideal é os canais de televisão irem fazendo novelas curtas para o streaming, apenas com uma no canal tradicional. O modelo televisivo terá de mudar e reinventar-se se quiser algum dia ressuscitar, porque depois do streaming virão outras invenções. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente, eu também conheço bastantes pessoas que vêem novelas ou até há muito pouco tempo viam. Acho é que há um afastamento por causa das temáticas e da própria forma de ver uma novela, talvez se deva apostar noutras plataformas e em modelos mais curtos. No Brasil, VSII é uma novela que deu no streaming e tinha bastantes jovens a verem, não me parece que seja um género morto, é mais um género que precisa de uma reinvenção.

Editado por Fernando
  • Gosto 7
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, msm0 disse:

As novelas vão inevitavelmente acabar, por não ser rentável produzir para um nicho de mercado. A questão é saber até quando os canais aguentam a produzir novelas. 

Acho que não vão acabar. Mas precisam de se reiventar, isso sim.

Editado por Vieira
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pela mesma lógica, ninguém veria telejornais porque dá para ver notícias no telemóvel. As novelas dão logo a seguir, se calhar há quebra porque as histórias são uma chachada. Qualquer pessoa que seja confrontada com uma história apelativa e instigante fica para assistir. Para mim a grande queda da ficção, na SIC começou quando se começou a fazer duas novelas e não só uma, a qualidade caiu e ficaram tanto a de primeiro quanto de segundo horário muito low-cost e gigantes. Em Portugal, há muito pouco tempo, não deixam autores amadurecer ideias, é tudo muito rápido, além disso, histórias já às vezes pouco interessantes têm que ser esticadas para 250 episódios, que na TV serão +300, muitas vezes emitidos. É claro que, à parte de certos fenónemos, na maioria das novelas, a audiência foge.

Por algum motivo, canais como a Globo Portugal e TVI Ficção cada vez são mais competitivos no cabo, as pessoas podem ver novelas com durações decentes, em horários decentes, sem intervalos enormes. O problema não é o género...

  • Gosto 9
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quem acha que existe a possibilidade das novelas acabarem, com certeza não consegue sequer imaginar o impacto que o género tem. Quem gosta de novelas, vai continuar a ver novelas. Eu, por exemplo, não vivo sem estar a acompanhar alguma novela e no entanto não vejo TV tradicional há séculos. O que mudou foi a forma de ver. 

Em Portugal até pode ser verdade que o público, na sua maioria, são as pessoas mais velhas. Mas dizer que nenhum jovem gosta, é uma grande mentira. No Brasil, o formato continua a arrebatar todas as gerações. Se entrarem no Twitter, vão se deparar com milhares de comentários por parte dos jovens. Continuam a gostar e a vibrar com o formato. 

  • Gosto 4
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...