Jump to content

Novelas [Tópico Geral]


k3o4

Posts Recomendados

  • Respostas 4,1k
  • Criado
  • Última Resposta

Membros Com Mais Posts Neste Tópico

Estou a ver a novela turca Querida Filha (Kızım) e acho que em termos de realização estão muito à frente das novelas portuguesas. 

Episódios sempre a terminar com ganchos, muitos exteriores, bons cenários (a maioria devem ser mesmo casas verdadeiras, acho que devem ser mesmo), história ágil e sempre com coisas a acontecer. 

E o elenco desta não é grande, por isso nem tem núcleos desnecessários.

É a primeira novela turca que vejo, e tenho uma boa percepção. Em Portugal deviam seguir este exemplo, novelas mais curtas com melhor realização.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 minutos, D91 disse:

Rui Melo critica: “As novelas são más, não são um produto de excelência”

https://dioguinho.com/rui-melo-critica-as-novelas-sao-mas-nao-sao-um-produto-de-excelencia/

 

Verdade seja dita ele nunca fez parte do elenco regular de uma boa novela, tem sido pé frio nesse aspeto...a frase dele acaba por ser vaga, há novelas muito bem feitas, outras nem tanto sendo que nos últimos há claramente mais fracas do que boas.

Editado por Ficcão Total
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, Ficcão Total disse:

Verdade seja dita ele nunca fez parte do elenco regular de uma boa novela, tem sido pé frio nesse aspeto...a frase dele acaba por ser vaga, há novelas muito bem feitas, outras nem tanto.

Ele está a falar da novela atual, não da antiga. E tem razão no que disse, a novela está banal, já não apela o lado emocional das pessoas. 

  • Gosto 7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 minutos, Afonso disse:

Ele está a falar da novela atual, não da antiga. E tem razão no que disse, a novela está banal, já não apela o lado emocional das pessoas. 

Isso é verdade. E tem razão no que diz. O propósito de uma novela era apelar para causas e temas fraturantes e claro apelava ao lado emocional das pessoas. Hoje em dia isso perdeu-se muito nas novelas tugas, já nem há esse propósito. Parece que fazem as novelas só por fazer. A forma de fazer novela em Portugal tem que mudar, antes que as audiências baixem ainda mais.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 24 minutos, Afonso disse:

Ele está a falar da novela atual, não da antiga. E tem razão no que disse, a novela está banal, já não apela o lado emocional das pessoas. 

No caso das portuguesas concordo plenamente. Eu noto isso principalmente com Flor Sem Tempo. Não é que a novela seja má mas não me desperta emoção absolutamente nenhuma. Lá está, é banal.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também sinto o mesmo... Nos últimos 2 anos a única que me despertou interesse para continuar a ver foi Sangue Oculto e mesmo esta tem bastantes furos, de resto é quase sempre a sinopse mais que batida e cliché da família pobre contra a família rica (mas não significa diretamente que sejam más, simplesmente já cansa) ou então paroladas como Festa é Festa, Rua das Flores, Amor Amor ou Lua de Mel. 

Queridos Papás até explora um tema diferente mas dá num péssimo horário e também do pouco que vi é mais do género de uma série familiar do que uma novela. Os autores em vez de evoluírem na escrita parece que regrediram ou estagnaram. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Max30 disse:

Também sinto o mesmo... Nos últimos 2 anos a única que me despertou interesse para continuar a ver foi Sangue Oculto e mesmo esta tem bastantes furos, de resto é quase sempre a sinopse mais que batida e cliché da família pobre contra a família rica (mas não significa diretamente que sejam más, simplesmente já cansa) ou então paroladas como Festa é Festa, Rua das Flores, Amor Amor ou Lua de Mel. 

Queridos Papás até explora um tema diferente mas dá num péssimo horário e também do pouco que vi é mais do género de uma série familiar do que uma novela. Os autores em vez de evoluírem na escrita parece que regrediram ou estagnaram. 

Concordo. Os diálogos estão cada vez mais fracos.

A última que me deu alguma emoção foi Amar Demais. A penúltima Quer o Destino. Mas mesmo essas ficam muito aquém de outras novelas passadas.

As atuais são demasiado banais e não há uma que se aproveite, SO tem alguns aspetos muito interessantes mas falta muita coisa, não transmite emoção nenhuma.

Já não sinto aquela vontade de querer ver logo o próximo episódio há alguns anos.

Editado por Ficcão Total
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 08/05/2023 at 14:55, Ficcão Total disse:

Concordo. Os diálogos estão cada vez mais fracos.

A última que me deu alguma emoção foi Amar Demais. A penúltima Quer o Destino. Mas mesmo essas ficam muito aquém de outras novelas passadas.

As atuais são demasiado banais e não há uma que se aproveite, SO tem alguns aspetos muito interessantes mas falta muita coisa, não transmite emoção nenhuma.

Já não sinto aquela vontade de querer ver logo o próximo episódio há alguns anos.

Eu a última que gostei realmente de ver foi Terra Brava, longe de ser perfeita mas tinha algum cuidado estético. 

Ainda acompanho por vezes Flor sem Tempo, mas já não é de forma regular.

Mas a forma de fazer novelas em Portugal tem que mudar completamente. Tem que arranjar estratégias para mudarem a forma de produzir novelas e torná-las mais realistas, com melhor escrita e cenários, menos episódios e os elencos e núcleos essenciais para a história. 

Editado por D91
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 03/05/2023 at 13:06, D91 disse:

Estou a ver a novela turca Querida Filha (Kızım) e acho que em termos de realização estão muito à frente das novelas portuguesas. 

Episódios sempre a terminar com ganchos, muitos exteriores, bons cenários (a maioria devem ser mesmo casas verdadeiras, acho que devem ser mesmo), história ágil e sempre com coisas a acontecer. 

E o elenco desta não é grande, por isso nem tem núcleos desnecessários.

É a primeira novela turca que vejo, e tenho uma boa percepção. Em Portugal deviam seguir este exemplo, novelas mais curtas com melhor realização.

Nota para o facto de os episódios transmitidos na SIC K serem os da versão internacional. Os episódios originais dessa novela turca têm episódios de 120 minutos, como os da maioria dessas novelas.

Quanto aos cenários, também considero que são mais realistas do que os nossos. Não acredito que sejam casas verdadeiras, mas não são cenários tão artificiais quanto os nossos.

 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, Ficcão Total disse:

Já não sinto aquela vontade de querer ver logo o próximo episódio há alguns anos.

Estava aqui a pensar qual foi a última novela portuguesa com a qual eu tive isso e cheguei à conclusão que, tirando Na Corda Bamba onde eu tive isso nos primeiros episódios quando vi no ano passado, foi Vidas Opostas que eu vi em 2019.

Entretanto vi Coração d’Ouro (em 2020) e Mulheres (em 2021) que eu considero boas novelas mas não foi a mesma coisa.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 horas, Diogo. disse:

Estava aqui a pensar qual foi a última novela portuguesa com a qual eu tive isso e cheguei à conclusão que, tirando Na Corda Bamba onde eu tive isso nos primeiros episódios quando vi no ano passado, foi Vidas Opostas que eu vi em 2019.

Entretanto vi Coração d’Ouro (em 2020) e Mulheres (em 2021) que eu considero boas novelas mas não foi a mesma coisa.

Eu estou a rever algumas novelas e posso dizer que sinto muito mais vontade de ver o episódio seguinte de Santa Bárbara e Ajuste de Contas do que ver o episódio seguinte de qualquer uma das 5 novelas atuais, só isto diz muito do estado atual das novelas.

há 19 horas, D91 disse:

Eu a última que gostei realmente de ver foi Terra Brava, longe de ser perfeita mas tinha algum cuidado estético. 

Ainda aconpanho por vezes Flor sem Tempo, mas já não é de forma regular.

Mas a forma de fazer novelas em Portugal tem que mudar completamente. Tem que arranjar estratégias para mudarem a forma de produzir novelas e torná-las mais realistas, melhor escrita e cenários, menos episódios e os elencos e núcleos essenciais para a história. 

Esqueci-me de TB, pra mim também está no lote de Qod e AD, estas 3 faziam-me rir muito por culpa dos núcleos secundários e também identifiquei-me com história dos protagonistas. A banda sonora dessas 3 novelas também ajudou, foi muito bem escolhida.

Editado por Ficcão Total
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 horas, Televisão 10 disse:

Nota para o facto de os episódios transmitidos na SIC K serem os da versão internacional. Os episódios originais dessa novela turca têm episódios de 120 minutos, como os da maioria dessas novelas.

Quanto aos cenários, também considero que são mais realistas do que os nossos. Não acredito que sejam casas verdadeiras, mas não são cenários tão artificiais quanto os nossos.

 

 

Os cenários nessa novela parecem mesmo casas reais. Os das nossas são muito artificiais, nem passam realismo na maioria das vezes. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cantei essa bola à muito tempo, desde o tempo de A Única Mulher.

Eu não sei se culpe o público, ou as produções mesmo, mas a verdade é que as novelas já não têm o encanto que tinham, a novela existe para explorar as emoções humanas, o amor, a inveja... Agora é só cenas sem interesse, ocasionalmente uma cena para fazer barulho, para as pessoas não adormecerem totalmente, e novela feita. AGora será que as pessoas querem algo mais complexo? Algo com diálogos bem construidos, histórias intrigantes, que requerem que o público esteja atento? Eu sinceramente acho que não, o público quer algo para fazer barulho de fundo e pronto, pessoas como nós, amantes de ficção somos um nicho.

As novelas portuguesas são piores, existem para encher grelha, não têm preocupação em contar uma boa história e fazer um bom produto, os cenários parecem feitos de papel, os diálogos são corriqueiros, os atores mais jovens, deficiente aparece um realmente bom, as histórias são: mocinha que é vingativa porque mataram alguém da família, mas, no fundo, não executa vingança nenhuma, os vilões muito fracos e sem carisma, quando muitas vezes nem existem, os visuais de personagens são muito mal-executados, muitos deles nem refletem a realidade do público que está a ver, que sai de casa para o trabalho, e trabalho casa e elas parecem que vão diariamente ao cabeleireiro fazer aquelas malditas ondas... 

Eu juro, não consigo acompanhar uma novela portuguesa atualmente, vejo uma cena avulso e parece tudo tão, tão mal feitinho... E as brasileiras estão a ir pelo mesmo caminho.

Editado por Duarte com D
  • Gosto 4
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Duarte com D disse:

Cantei essa bola à muito tempo, desde o tempo de A Única Mulher.

Eu não sei se culpe o público, ou as produções mesmo, mas a verdade é que as novelas já não têm o encanto que tinham, a novela existe para explorar as emoções humanas, o amor, a inveja... Agora é só cenas sem interesse, ocasionalmente uma cena para fazer barulho, para as pessoas não adormecerem totalmente, e novela feita. AGora será que as pessoas querem algo mais complexo? Algo com diálogos bem construidos, histórias intrigantes, que requerem que o público esteja atento? Eu sinceramente acho que não, o público quer algo para fazer barulho de fundo e pronto, pessoas como nós, amantes de ficção somos um nicho.

As novelas portuguesas são piores, existem para encher grelha, não têm preocupação em contar uma boa história e fazer um bom produto, os cenários parecem feitos de papel, os diálogos são corriqueiros, os atores mais jovens, deficiente aparece um realmente bom, as histórias são: mocinha que é vingativa porque mataram alguém da família, mas, no fundo, não executa vingança nenhuma, os vilões muito fracos e sem carisma, quando muitas vezes nem existem, os visuais de personagens são muito mal-executados, muitos deles nem refletem a realidade do público que está a ver, que sai de casa para o trabalho, e trabalho casa e elas parecem que vão diariamente ao cabeleireiro fazer aquelas malditas ondas... 

Eu juro, não consigo acompanhar uma novela portuguesa atualmente, vejo uma cena avulso e parece tudo tão, tão mal feitinho... E as brasileiras estão a ir pelo mesmo caminho.

Eu acho que as pessoas querem melhores novelas, mas tem que ser feitas com mais rigor, cenários mais reais (em alguns casos gravar mesmo em cenários reais), talvez elencos mais pequenos e com os núcleos essenciais, menos episódios, histórias mais bem escritas, etc.

Basta pensar que até as novelas e séries da Turquia ou da Colômbia estão a ter muito sucesso em vários países, isso mostra que as pessoas estão a procurar outras coisas.

Em Portugal há muitos vícios na produção das novelas, é preciso haver muitas mudanças na forma de as produzir para voltarem a ter sucesso. 

Editado por D91
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, dg1990 disse:

Fiz uma lista no IMDB com todas as novelas exibidas no horário nobre da SIC. Acrescentei vários comentários sobre cada uma delas, se quiserem perder um tempinho a ler.

https://www.imdb.com/list/ls568446393/?ref_=otl_1

Muito interessante. Mas em Sangue Oculto são 3 gémeas e não 4:mosking:.

Também ficamos a saber que não gostas da Cláudia Vieira:mosking:

  • Haha 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Com Cláudia Vieira não se pode esperar grande coisa, uma novela que pretendia mostrar os bastidores do circo e que não convenceu ninguém."

??? a novela nunca foi sobre os bastidores do circo, aquilo era so um background. :cryhappy: E, por acaso, a Cláudia esteve bem. Acho que foi a protagonista que mais convenceu-me. Muitos furos acima da 'Maria' de Rosa Fogo

fã de Sara Matos :manas: onde está a crítica à chorona de Amor Maior? 

  • Gosto 1
  • Obrigado 1
  • Haha 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 horas, Afonso disse:

"Com Cláudia Vieira não se pode esperar grande coisa, uma novela que pretendia mostrar os bastidores do circo e que não convenceu ninguém."

??? a novela nunca foi sobre os bastidores do circo, aquilo era so um background. :cryhappy: E, por acaso, a Cláudia esteve bem. Acho que foi a protagonista que mais convenceu-me. Muitos furos acima da 'Maria' de Rosa Fogo

fã de Sara Matos :manas: onde está a crítica à chorona de Amor Maior? 

A Diana foi a melhor protagonista da Cláudia Vieira e ela esteve muito bem do início ao fim. Soube agarrar bem o papel e de certa forma foi bastante desafiador. Só não digo que é a melhor personagem dela porque existe a Andreia. :mosking:

Editado por Leandro S.
  • Gosto 2
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, Leandro S. disse:

A Diana foi a melhor protagonista da Cláudia Vieira e ela esteve muito bem do início ao fim. Soube agarrar bem o papel e de certa forma foi bastante desafiador. Só não digo que é a melhor personagem dela porque existe a Andreia. :mosking:

Também acho que a Diana foi a melhor protagonista da Cláudia Vieira e a grande personagem da carreira dela. 

Mas também gostei da Andreia de Sol de Inverno, Maria de Rosa Fogo e da Vera de Ilha dos Amores. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...