Jump to content
Eurovisão 2024: Escolhe os 10 finalistas da Semifinal 2 ×

Novelas [Tópico Geral]


k3o4

Posts Recomendados

há 19 horas, Dimitri disse:

A Fórmula é não haver fórmula. Cada história pede uma identidade diferente, uma banda sonora diferente, um número de cenas exteriores diferente. Tudo dependendo do que a história pede, ao tentar por a 484848 música da Marisa Liz na banda sonora só porque sim, usar os mesmos cenários reciclados e 5% de cenas exteriores... estas condicionantes que são usadas para todas as novelas limitam o potencial delas.

Exatamente. Eu até acrescento que deviam ir buscar inspiração ao que se faz lá fora na Argentina, Turquia, etc. 

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Respostas 4,1k
  • Criado
  • Última Resposta

Membros Com Mais Posts Neste Tópico

Por acaso, nos últimos anos, tenho sentido que voltou a tentativa de dar uma identidade às novelas, o problema foi a forma como se geriu essa nova onda de novelas. Por muito que o fórum não goste, Amor Amor e Festa é Festa são dois produtos bastante diferentes do que se tinha feito nos anos transatos, simplesmente houve um exagero. Assim como Quer o Destino, Terra Brava e Nazaré são outras novelas que tinham uma identidade muito própria, daí terem corrido tão bem, no meu entender, e mesmo FéF e AA, numa primeira fase, também foram novelas sólidas, o pior veio é depois. Há uma série de novelas entre 2016 e 2018/9 que parecem todas as mesmas, era tudo um policial urbano, raramente fugiam disso, muito por culpa do sucesso de AUM, que abriu portas para o faroeste que veio a seguir. Talvez aquelas que tentaram fugir à regra foram Alma e Coração, que acabou por perder a sua identidade a meio, e, em parte, Ouro Verde. Com isto não digo que não houve novelas de qualidade dentro deste género, uma A Teia, uma Vidas Opostas ou uma Amar depois de Amar foram novelas que enquadravam-se neste género mas tinham a sua qualidade, o ponto da questão é que eram novelas todas do mesmo género. A televisão portuguesa teve tempos em que só havia praticamente esse género no ar. 

Acho que depois de 2021 é que nunca mais houve essa tentativa de dar um up e uma identidade própria. Quero é Viver, Para Sempre, Por Ti, Flor sem Tempo, Queridos Papás e até mesmo Sangue Oculto, sem falar de Rua das Flores, são novelas esquecíveis, não vão deixar nenhuma marca na televisão portuguesa e parecem tudo novelas que remetem para outras. Não ponho em causa a sua qualidade, mas são produtos que creio que são facilmente confundidos com outros. Eu até acho que QP e SO podiam ser diferenciadoras, têm alguns elementos interessantes, como uma ter quatro homens protagonistas, algo raro, e outra ter trigémeas a encabeçar a história, mas acho que o momento atual leva a que sejam novelas esquecíveis, ninguém vê, ninguém sabe que existem.

Editado por Fernando
  • Gosto 6
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Futuro passa por reduzir a faixas de produção para 1 por cada canal e concertar a qualidade tanto de atores, Guionistas, Realizadores, técnicos num produto apenas.

O Problema foi fazerem novelas na Plural e na SP como se fosse uma linha de produção. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queridos papás e Sangue oculto são neste momento as novelas mais diferenciadoras, com alguma identidade própria, o problema é mesmo o momento atual que se vive na TV generalista que as vão tornar em novelas esqueciveis.. Mas as próximas que aí vêm são a mesma fórmula, a mesma coisa, não é por terem ator X ou Y que serão melhores. 

A novela é um produto que não vai morrer, mas precisa de uma alavanca, que não seja outra novela, acho que deviam apostar um produto de entretenimento ou um projeto de ficção efetivamente diferenciador após os informativos, como uma série ao estilo Super Pai, médico de família, algo com poucas personagens, centrada apenas num núcleo, cada episódio com uma história central, havendo por trás uma outra história para haver algum fator continuidade. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Novelas e Séries adaptadas das privadas desde 2000: 

Argentina: Grande Pa (Super Pai), Muñeca Brava (Anjo Selvagem), Buenos Vecinos (Bons Vizinhos), Luna Salvaje (O Último Beijo), Floricienta (Floribella), Chiquititas 2006 (Chiquititas), Montecristo (Vingança), Resistié (Resistirei), Rebelde Way (Rebelde Way), SOS Mi Vida (Deixa-me Amar), Lalola (Ele é Ela), Amar Después de Amar (Amar Depois de Amar), Señores Papis (Queridos Papás).

Chile: Los Treinta (Jura), Hijos del Monte (Belmonte), Donde Está Elisa? (Onde Está Elisa?), Amanda (Quer o Destino), Casa de Muñecos (Quero é Viver)

Colombia: Pedro El Escamoso (Coração Malandro), El Último Matrimónio Feliz (Mulheres).

México: Mirada de Mujer (Nunca Digas Adeus), El Amor No Es Como Lo Pintan (Tudo por Amor), La Patrona (Santa Bárbara)

Espanha: Ana y los Siete (Ana e os Sete), Aqui No Hay Quien Viva (Aqui Não Há Quem Viva), 7 Vidas (7 Vidas), Los Serrano (Os Serranos), La Família Mata (A Família Mata)

Itália: Vivere T3 (Fúria de Viver)
 

Brasil: Dancin' Days (Dancin' Days)

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Dimitri disse:

Novelas e Séries adaptadas das privadas desde 2000: 

Argentina: Grande Pa (Super Pai), Muñeca Brava (Anjo Selvagem), Buenos Vecinos (Bons Vizinhos), Luna Salvaje (O Último Beijo), Floricienta (Floribella), Chiquititas 2006 (Chiquititas), Montecristo (Vingança), Resistié (Resistirei), Rebelde Way (Rebelde Way), SOS Mi Vida (Deixa-me Amar), Lalola (Ele é Ela), Amar Después de Amar (Amar Depois de Amar), Señores Papis (Queridos Papás).

Chile: Los Treinta (Jura), Hijos del Monte (Belmonte), Donde Está Elisa? (Onde Está Elisa?), Amanda (Quer o Destino), Casa de Muñecos (Quero é Viver)

Colombia: Pedro El Escamoso (Coração Malandro), El Último Matrimónio Feliz (Mulheres).

México: Mirada de Mujer (Nunca Digas Adeus), El Amor No Es Como Lo Pintan (Tudo por Amor), La Patrona (Santa Bárbara)

Espanha: Ana y los Siete (Ana e os Sete), Aqui No Hay Quien Viva (Aqui Não Há Quem Viva), 7 Vidas (7 Vidas), Los Serrano (Os Serranos), La Família Mata (A Família Mata)

Itália: Vivere T3 (Fúria de Viver)
 

Brasil: Dancin' Days (Dancin' Days)

Falta aí a Kachorra (Doce Fugitiva)

  • Gosto 4
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Telenovelas portuguesas de época:

Chuva na Areia (anos 60)

Ricardina e Marta (século XIX) 

Anjo Meu (anos 80)

Acho que também podemos contar "Paixões Proibidas" que foi uma co-produção da RTP com a Band. 

Será que um dia vamos voltar a ter outra telenovela portuguesa de época? acho que o canal que o fizesse só teria a ganhar. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
On 06/08/2023 at 21:17, D91 disse:

Telenovelas portuguesas de época:

Chuva na Areia (anos 60)

Ricardina e Marta (século XIX) 

Anjo Meu (anos 80)

Acho que também podemos contar "Paixões Proibidas" que foi uma co-produção da RTP com a Band. 

Será que um dia vamos voltar a ter outra telenovela portuguesa de época? acho que o canal que o fizesse só teria a ganhar. 

Acho que se o tivessem feito na altura em que as novelas estavam on fire teriam resultado bem. Hoje em dia não, claro que não.

Mas e pena, porque temos épocas que davam boas estorias. E contentarmos nos com as boas series da RTP nesse sentido

______
Novelas da Globo que foram sucesso, mas cuja história/produção não me puxa ver:

  • Pai Herói
  • Água Viva
  • Roque Santeiro
  • Rainha da Sucata
  • Indomada
  • Rei do Gado
  • Porto dos Milagres
  • América
  • Alma Gêmea
  • Cordel Encantado
  • Amor à Vida
  • Eta Mundo Bom!

Novelas da Globo que quero ver/rever

  1. Avenida Brasil
  2. A Força do Querer
  3. Totalmente Demais
  4. Verdades Secretas
  5. Verão 90
  6. Um Lugar ao Sol
  7. A Vida da Gente
  8. Novo Mundo
  9. Celebridade
  10. O Clone
  11. Cobras e Lagartos
  12. Vale Tudo
  13. Por Amor
  14. Suave Veneno
  15. Paraiso Tropical
  16. A Favorita
  17. Caminho das Indias
  18. Chocolate com Pimenta
  19. O Fim do Mundo
  20. O Rebu (2014)
  21. Meu Pedacinho de Chão (1971)
Editado por Rui Melo
  • Gosto 1
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 06/08/2023 at 21:17, D91 disse:

Telenovelas portuguesas de época:

Chuva na Areia (anos 60)

Ricardina e Marta (século XIX) 

Anjo Meu (anos 80)

Acho que também podemos contar "Paixões Proibidas" que foi uma co-produção da RTP com a Band. 

Será que um dia vamos voltar a ter outra telenovela portuguesa de época? acho que o canal que o fizesse só teria a ganhar. 

Muito curta esta lista para o tempo que produzimos novelas... duas da rtp e uma na tvi.

Novelas semi de época (não contando com inicios de historia)  : Filhos do Vento e Regresso a Sizalinda (era uma novela )

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 8/6/2023 at 9:17 PM, D91 said:

Telenovelas portuguesas de época:

Chuva na Areia (anos 60)

Ricardina e Marta (século XIX) 

Anjo Meu (anos 80)

Acho que também podemos contar "Paixões Proibidas" que foi uma co-produção da RTP com a Band. 

Será que um dia vamos voltar a ter outra telenovela portuguesa de época? acho que o canal que o fizesse só teria a ganhar. 

Banqueira do Povo também é de época, embora sejam só 10 anos de diferença. A ação decorre na década de 80.

7 hours ago, Rui Melo said:

Verão 90

 

7 hours ago, Rui Melo said:

A Favorita

Valem a pena. A Favorita não há muito para contar, é um clássico que todos conhecem mas é deliciosa de se ver. Verão 90 é uma farofa autêntica mas que se vê super bem, acho que patina um bocado no final mas num todo é muito boa, além da componente histórica que é francamente interessante e liga-se bem ao enredo. 

  • Gosto 2
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, Rui Melo disse:
  • Totalmente Demais
  • Verdades Secretas
  • Um Lugar ao Sol

Estas também são muito boas... 

Totalmente Demais não é uma típica novela das sete. É muito mais do que apenas novela das sete, arrisco-me a dizer que está no TOP 5 de melhores novela da década passada. :mosking: Não propriamente uma personagem que assuma o papel de "vilã" do início ao fim, mas não é isso que a impede de ser uma excelente novela. Sem esquecer o ritmo frenético (com uma mini barriga no concurso kk).

Verdades Secretas I é uma surpresa. :cryhappy: Sinceramente, eu não esperava que a novela fosse tão boa. É um luxinho, das melhores do autor. Excelentes interpretações de Marieta Severo, Camila Queiroz, Drica Moraes e Grazi Massafera :giveheart:

Um Lugar ao Sol é muito underrated. É a melhor novela das 9 da década 2020. Desculpem mas é a verdade. :haha:Pantanal é um sonífero. A história é muito boa e o ritmo, igualmente. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 horas, Rui Melo disse:

Novelas da Globo que quero ver/rever

  1. Avenida Brasil
  2. A Força do Querer
  3. Totalmente Demais
  4. Verdades Secretas
  5. Verão 90
  6. Um Lugar ao Sol
  7. A Vida da Gente
  8. Novo Mundo
  9. Celebridade
  10. O Clone
  11. Cobras e Lagartos
  12. Vale Tudo
  13. Por Amor
  14. Suave Veneno
  15. Paraiso Tropical
  16. A Favorita
  17. Caminho das Indias
  18. Chocolate com Pimenta
  19. O Fim do Mundo
  20. O Rebu (2014)
  21. Meu Pedacinho de Chão (1971)

Só não vi a 19 e o 21. O resto vi tudo. :manas:

Das novelas que eu vi dessa lista, a piorzinha é a Caminho das Indías. Mas a versão internacional que deu na Globo PT há coisa de 2 anos era assistível, via-se bem. 

Claro que as melhores que estão aí, para mim são: Por Amor (a melhor da Globo <3), A Favorita (novela disruptiva com a melhor vilã da história da teledramaturgia), Vale Tudo (clássico indispensável), Celebridade, Paraíso Tropical, Cobras e Lagartos e A Vida da Gente (Lícia Manzo <3 ). 

Gostei das outras, mas as que mencionei estão protegidas num potinho. :cryhappy:

  • Adoro 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 06/08/2023 at 21:17, D91 disse:

Telenovelas portuguesas de época:

Chuva na Areia (anos 60)

Ricardina e Marta (século XIX) 

Anjo Meu (anos 80)

Acho que também podemos contar "Paixões Proibidas" que foi uma co-produção da RTP com a Band. 

Será que um dia vamos voltar a ter outra telenovela portuguesa de época? acho que o canal que o fizesse só teria a ganhar. 

a última que tivemos foi o Anjo Meu e foi muito blasé quer em termos de história quer em termos de repercussão, por isso duvido muito que apostem nalguma novela de época nos próximos tempos, até porque, por norma, a produção de histórias de época é bem mais cara.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas talvez o maior entrave dos nossos canais em produzir novelas de época não seja tanto o dinheiro mas sim o medo do público rejeitar?

Será que produzir uma novela de época é mais caro do que ir gravar umas cenas ao estrangeiro?

Uma novela ambientada nos anos 90 podia ser interessante e talvez não fosse muito mais cara que uma novela contemporânea. Explorar aquela época podia dar uma história interessante. A Globo fez isso com "Verão 90".

Ou então uma história ambientada nos anos 60, 70 ou 80. Embora eu preferisse uma história ambientada numa época mais antiga tipo inicio do século XX ou os anos 20, 30, 40 ou 50 do século passado.

Temos tanto por onde podiam pegar:

  • Últimos anos da Monarquia
  • Regicídio de 1908
  • Implantação da República
  • Estado Novo
  • 25 de Abril
Editado por D91
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Rui Melo disse:

Se viesse agora uma novela ambientada em 2005, considera la iam de epoca? 
E certo que já foi ha quase 20 anos, mas construções e estilo de roupa esta quase tudo igual… So mudou mesmo a tecnologia 

Não.

É  minha opinião, mas quando penso em época, penso dos anos 50 para trás, tempo em que as mulheres usavam saia e os homens calças, e onde poucas pessoas já possuem memória de tais tempos. 

2005 é já ali, mais de metade da população tem memórias desses tempos.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 42 minutos, Duarte com D disse:

Não.

É  minha opinião, mas quando penso em época, penso dos anos 50 para trás, tempo em que as mulheres usavam saia e os homens calças, e onde poucas pessoas já possuem memória de tais tempos. 

2005 é já ali, mais de metade da população tem memórias desses tempos.

Então na tua opinião Boogie Oogie ou Verão 90, por exemplo, não são novelas de época? :cryhappy:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, Vitória disse:

Então na tua opinião Boogie Oogie ou Verão 90, por exemplo, não são novelas de época? :cryhappy:

Honestamente não. É difícil tu também traçares esse divisor, do que o que é de época ou não, por isso coquei na minha opinião a negrito. 

A sociedade avançou, mas sei lá os valores são quase os mesmos, embora nos anos 80 mais retrógrados. Os 90 então, já eram mais parecidos com o nosso tempo, e a TV até era menos politicamente correta, pois não tinha que lidar com cancelamentos e afins.

Agora nos anos 20, onde não havia divorcio, por exemplo, a mulher era propriedade do homem, os casamentos praticamente arranjados, a própria roupa não possuía muitos decotes, isto para não dizer nenhuns (apesar de alguns personagens como a Aninha quererem romper isso) que são coisas que tu não podes esquecer quando constróis uma narrativa durante esse tempo.

Agora tu podes-me dizer "E as novelas no tempo da ditadura?". E aí está o meu calcanhar de aquiles, porque de facto os valores também eram diferentes dos nossos, e impostos, a realidade era diferente, não havia liberdade. Mas para mim é mais uma fração de tempo na história, um ponto fora da curva, não te sei explicar, e se calhar daqui a uns tempos estou a chamar novela que se passem nesses tempos de época.

Agora repara, pores uma Anjo Meu no mesmo saco que uma Equador, para mim não tem muito sentido, "Anjo Meu" está mais próxima moralmente e afins do nosso tempo, do que Equador que é outra realidade.

Não quer dizer que daqui a uns posts não esteja a chamar "Anjo Meu" de época, até porque é a única novela que retrocedeu alguns anos da TVI, mas para mim isso mais problema da TVI que não tem nada para trás dos anos 80 ao nível de novelas, só mesmo Equador, que é uma série, e ali uma coisa meio que não entra no mesmo saco. 

Agora quando vamos para a Globo soa-me estranho chamar "Boogie Oogie" e "Verão 90" de época, quando para mim, novelas de época são "Chocolate com Pimenta", "Alma Gémea", "Novo Mundo", "Sinhá Moça" e a série "A Casa das Sete Mulheres".

Mas, no fundo, é a minha opinião, e provavelmente vocês estão certos, mas então pergunto: quando é que deixa de ser de época? a partir do novo milênio? É que a realidade do ano 2000 é mais próxima da realidade do ano 1990, do que do ano de 2010 onde os telemóveis dominam a vida das pessoas e somos escravos das redes sociais. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora aproveito para deixar a minha watchlist da Globo;

Spoiler

Novelas das 6:

  1. Meu Pedacinho de Chão (1971)
  2. Mulheres de Areia
  3. Sabor da Paixão 
  4. Como Uma Onda
  5. Negócio da China
  6. Meu Pedacinho de Chão (2014)
  7. Boogie Oogie
  8. Êta Mundo Bom!
  9. Novo Mundo
  10. Éramos Seis
  11. Nos Tempos do Imperador 

Novelas das 7:

  1. Guerra dos Sexos (1983)
  2. Sassaricando (1987)
  3. Salsa e Merengue
  4. Pé na Jaca
  5. Aquele Beijo
  6. Guerra dos Sexos (2012)
  7. Haja Coração 
  8. Deus Salve o Rei
  9. Verão 90
  10. Bom Sucesso 
  11. Cara e Coragem
  12. Vai na Fé 
  13. Fuzuê 

Novelas das 8:

  1. O Casarão 
  2. Duas Vidas 
  3. O Astro (1977)
  4. Dancin’ Days
  5. Pedra Sobre Pedra
  6. De Corpo e Alma
  7. O Rei do Gado
  8. A Indomada
  9. Laços de Família 
  10. Porto dos Milagres
  11. O Clone
  12. Esperança 
  13. Celebridade 
  14. Senhora do Destino
  15. América 
  16. A Favorita 
  17. Viver a Vida

Novelas das 9:

  1. Insensato Coração 
  2. Fina Estampa
  3. Avenida Brasil
  4. Salve Jorge
  5. Amor à Vida
  6. Império 
  7. A Força do Querer 
  8. O Outro Lado do Paraíso 
  9. Segundo Sol
  10. A Dona do Pedaço 
  11. Amor de Mãe
  12. Pantanal
  13. Travessia 

Novelas das 10:

  1. Gabriela (1975)

Novelas das 11:

  1. O Astro (2011)
  2. Verdades Secretas
  3. Liberdade, Liberdade 

Novelas Globoplay:

  1. Verdades Secretas (II)
  2. Todas as Flores

Em 2077 conto-vos tudo.:wheelchair:

  • Adoro 1
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 38 minutos, Diogo Marreiros disse:

Já agora aproveito para deixar a minha watchlist da Globo;

  Ocultar conteúdo

Novelas das 6:

  1. Meu Pedacinho de Chão (1971)
  2. Mulheres de Areia
  3. Sabor da Paixão 
  4. Como Uma Onda
  5. Negócio da China
  6. Meu Pedacinho de Chão (2014)
  7. Boogie Oogie
  8. Êta Mundo Bom!
  9. Novo Mundo
  10. Éramos Seis
  11. Nos Tempos do Imperador 

Novelas das 7:

  1. Guerra dos Sexos (1983)
  2. Sassaricando (1987)
  3. Salsa e Merengue
  4. Pé na Jaca
  5. Aquele Beijo
  6. Guerra dos Sexos (2012)
  7. Haja Coração 
  8. Deus Salve o Rei
  9. Verão 90
  10. Bom Sucesso 
  11. Cara e Coragem
  12. Vai na Fé 
  13. Fuzuê 

Novelas das 8:

  1. O Casarão 
  2. Duas Vidas 
  3. O Astro (1977)
  4. Dancin’ Days
  5. Pedra Sobre Pedra
  6. De Corpo e Alma
  7. O Rei do Gado
  8. A Indomada
  9. Laços de Família 
  10. Porto dos Milagres
  11. O Clone
  12. Esperança 
  13. Celebridade 
  14. Senhora do Destino
  15. América 
  16. A Favorita 
  17. Viver a Vida

Novelas das 9:

  1. Insensato Coração 
  2. Fina Estampa
  3. Avenida Brasil
  4. Salve Jorge
  5. Amor à Vida
  6. Império 
  7. A Força do Querer 
  8. O Outro Lado do Paraíso 
  9. Segundo Sol
  10. A Dona do Pedaço 
  11. Amor de Mãe
  12. Pantanal
  13. Travessia 

Novelas das 10:

  1. Gabriela (1975)

Novelas das 11:

  1. O Astro (2011)
  2. Verdades Secretas
  3. Liberdade, Liberdade 

Novelas Globoplay:

  1. Verdades Secretas (II)
  2. Todas as Flores

Em 2077 conto-vos tudo.:wheelchair:

Acho que nas das seis te esqueceste de Voltei pra Você ahahahah

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...