Jump to content
Eurovisão 2024: Escolhe os 10 finalistas da Semifinal 2 ×

Novelas [Tópico Geral]


k3o4

Posts Recomendados

@RapazdoAbrantesse TVI fizesse novela com protagonists gays or bi que trio preferias?:

  • David Carreira, Rodrigo Paganelli e Fernando Pires
  • Diogo Morgado, Tiago Felizardo, João Jesus
  • Luís Ganito, João Bettencourt, António Van Zeller
  • João Bonneville, Luís Garcia, Ricardo de Sá
  • José Fidalgo, Luís Lourenço, Paulo Rocha
  • João Arrais, Rui Pedro Silva, Henrique Mello
  • José Condessa, Lucas Dutra, Gonçalo Almeida
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Respostas 4,1k
  • Criado
  • Última Resposta

Membros Com Mais Posts Neste Tópico

há 4 horas, Dimitri disse:

@RapazdoAbrantesse TVI fizesse novela com protagonists gays or bi que trio preferias?:

  • David Carreira, Rodrigo Paganelli e Fernando Pires
  • Diogo Morgado, Tiago Felizardo, João Jesus
  • Luís Ganito, João Bettencourt, António Van Zeller
  • João Bonneville, Luís Garcia, Ricardo de Sá
  • José Fidalgo, Luís Lourenço, Paulo Rocha
  • João Arrais, Rui Pedro Silva, Henrique Mello
  • José Condessa, Lucas Dutra, Gonçalo Almeida

umm eu acho eu gostava Antonio Van Zeller,Luis Lourenço e ate Rui Pedro Silva a ser um Trio

  • Adoro 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 horas, Dimitri disse:

@RapazdoAbrantesse TVI fizesse novela com protagonists gays or bi que trio preferias?:

  • David Carreira, Rodrigo Paganelli e Fernando Pires
  • Diogo Morgado, Tiago Felizardo, João Jesus
  • Luís Ganito, João Bettencourt, António Van Zeller
  • João Bonneville, Luís Garcia, Ricardo de Sá
  • José Fidalgo, Luís Lourenço, Paulo Rocha
  • João Arrais, Rui Pedro Silva, Henrique Mello
  • José Condessa, Lucas Dutra, Gonçalo Almeida

José Fidalgo, Luís Lourenço e Paulo Rocha.

Ou David Carreira, Rodrigo Paganelli e Fernando Pires

  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 minutos, Lee disse:

Qual foi a tua preferida?

Daí talvez O Último Beijo a novela tinha toda uma aura muito não sei explicar "gótica" pairava sempre uma aura de misterio, segredos, e foi quase a novela toda. Também tinha os seus núcleos cómicos, mas eram mesmo só para aliviar a grande tensão da novela, era algo que funcionava muito bem (Luís Gaspar e Sylvie Rocha) já que o resto da novela era muitooo carregado. As irmãs (Manuela Couto e SJC) interessadas no mesmo homem, a empregada da Rita afinal ser mãe dela, ela lunática a simular ser deficiente motora.

Amei a Flor do Mar, mas por ser muito grande a certo momento farta um pouco.

Queridas Feras também guardo no coração, e abordou muito bem a violência doméstica, a Paula Neves esteve muito bem nesse papel.

Vingança também é espetacular, mas já é um pouco mais fora da caixa, eu achei a história fantástica, e as personagens mas a forma como foi realizada, as câmaras muito a tremer, as escolhas de planos, tudo muito dramalhão às vezes eu não conseguia engolir, mas de história é das melhores coisas que se fez (ou adaptou) em Portugal.

Ninguém Como Tu é um clássico, uma novela gostosinha de se ver, mas não sou o maior fã, tudo personagens arrogantezinhas e sendo honesto só gostei de duas, três. 

A Outra não gostei de mais de metade da novela.

Tudo o resto, umas conheço mais que outras, mas não posso considerar vistas.

Editado por Dimitri
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, Dimitri disse:

Daí talvez O Último Beijo a novela tinha toda uma aura muito não sei explicar "gótica" pairava sempre uma aura de misterio, segredos, e foi quase a novela toda. Também tinha os seus núcleos cómicos, mas eram mesmo só para aliviar a grande tensão da novela, era algo que funcionava muito bem (Luís Gaspar e Sylvie Rocha) já que o resto da novela era muitooo carregado. As irmãs (Manuela Couto e SJC) interessadas no mesmo homem, a empregada da Rita afinal ser mãe dela, ela lunática a simular ser deficiente motora.

Amei a Flor do Mar, mas por ser muito grande a certo momento farta um pouco.

Queridas Feras também guardo no coração, e abordou muito bem a violência doméstica, a Paula Neves esteve muito bem nesse papel.

Vingança também é espetacular, mas já é um pouco mais fora da caixa, eu achei a história fantástica, e as personagens mas a forma como foi realizada, as câmaras muito a tremer, as escolhas de planos, tudo muito dramalhão às vezes eu não conseguia engolir, mas de história é das melhores coisas que se fez (ou adaptou) em Portugal.

Ninguém Como Tu é um clássico, uma novela gostosinha de se ver, mas não sou o maior fã, tudo personagens arrogantezinhas e sendo honesto só gostei de duas, três. 

A Outra não gostei de mais de metade da novela.

Tudo o resto, umas conheço mais que outras, mas não posso considerar vistas.

Eu gostava de ter a oportunidade de rever O Último Beijo, é verdade que era muito dramática e talvez por isso não tenha tido sucesso.

Flor do Mar também gostei mas sim a partir de uma certa altura cansa um pouco, Ilha dos Amores é muito melhor.

Ninguém Como Tu vê-se bem mas tem personagens muito sonsas ou arrogantes, mas é uma boa novela.

Eu gostei de A Outra, das melhores da TVI.

Queridas Feras também é muito boa.

O Jogo é das melhores das primeiras 4 da SIC.

Vila Faia é ótima e Anjo Meu gostei mas não é nada de especial.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, D91 disse:

Eu gostava de ter a oportunidade de rever O Último Beijo, é verdade que era muito dramática e talvez por isso não tenha tido sucesso.

Flor do Mar também gostei mas sim a partir de uma certa altura cansa um pouco, Ilha dos Amores é muito melhor.

Ninguém Como Tu vê-se bem mas tem personagens muito sonsas ou arrogantes, mas é uma boa novela.

Eu gostei de A Outra, das melhores da TVI.

Queridas Feras também é muito boa.

O Jogo é das melhores das primeiras 4 da SIC.

Vila Faia é ótima e Anjo Meu gostei mas não é nada de especial.

Queridas Feras é muito redondinha, uma das melhores novelas da TVI sem dúvida.

Spoiler

Maria conhece André que é irmão gémeo de Tiago, são de família rivais porque os pais de ambos gostavam da mesma mulher, Migusta morre, Tiago sequestra André e passa-se por ele, casa com Maria e começa a exercer lhe violência doméstica e tortura psicológica tudo como sendo o irmão (durante quase 1 ano), André escapa do palheiro onde estava acorrentado pede ajuda a Duarte e Mónica (Albano e Fernanda Serrano), há o grande regresso, Tiago morre alvejado pela polícia e final feliz.

Tudo isto envolto em Évora, num zoo, e outros temas, foi a primeira novela da TVI a abordar a homossexualidade com todas as letras e a personagem do Pompéu José foi apanhada com um homem, por isso a Gracinda Nave se separou dele e foi viver para Évora. A filha na cena que o pai se assume perante ela, e toda a desconstrução daquela jovem rebelde a aceitar o pai e a querer no fim ir viver com ele e com o namorado é boa, além dela e da mãe também terem tido interesse no mesmo homem, o Bruno (Rui Neto). A personagem da Fernanda Serrano também foi muito bem desenvolvida, o cancro, o recomeçar, conhece o Duarte que era alcoólico, ajuda-o, ficou rival da Maria por uma situação parva de rivalidade pelos gémeos mas depois quando percebe que ela sofre de violência doméstica começa a se aproximar dela e acabam amigas. São inúmeros os pontos a destacar.

Flor do Mar eu acho que é mais rica que a Ilha dos Amores, também tinha mais núcleos, tinha tudo para ser um novelão cheio de acontecimentos, e mesmo assim foi, mas o prolongar dela (2x se não me engano) foi bom por um lado que trouxe novas personagens e novas situações a meio da novela mas o principal ficou um pouco diluído, eu mal consigo definir quem são exatamente os protagonistas da Flor do Mar. A Sofia Alves? Que morre a menos de metade da novela. A Sara Barradas e o Pedro Teixeira? A Salomé? A Salomé era vilã, apesar de ter muito protagonismo. A Maria João Bastos? Quando faz casal com o Rogério Samora tornam-se o casal principal da trama, a última cena da novela aliás é com eles aos beijos, mas isso deve ter sido nos últimos 70 episódios da novela. Há ali umas coisas um pouco difíceis de definir pela longa trama que foi, mas foi sem dúvida uma excelente novela com muita intriga, ótimas prestações, sobretudo personagens e paisagens. A Helena Laureano teve uma personagem maravilhosa, tão dúbia, sofreu, fez sofrer, nem sei como categorizá-la, se vilã, se vítima.

Ninguém Como Tu sofre um pouco do problema que todas as novelas do Vilhena sofrem, gostar mesmo só gostei da Leonor e da Paula. A Luiza não sou o maior fã, ela era icónica em várias situações a lixar os outros, mas às vezes também era tão chatinha que era bom vê-la a se lixar, como quando a Beatriz lhe preparou um chá com laxante, ou quando a Teresa também lhe fazia a vida negra. Houve personagens que me irritaram, a Júlia então ter ficado com quem ficou... aliás esse Gabriel era insuportável, quando ficou definido que não seria o assassino do António do nada ficou bonzinho, mas ficou 90% da novela a ser tóxico e nariz empinado. A Mariana gorda, zzz, o Henrique outro zzz nem sei como o João gostava dele kk, mas foi uma boa abordagem da homossexualidade em 2005 com um rapaz vulgar sem estereótipos, a se descobrir gay, naquela altura ainda era muito associado ser gay com ser feminino, mas que a personagem não foi rodeada de boas pessoas não foi, o Nuno foi mil vezes mais amigo do João e o ajudou muito mais que o Henrique. Mas confesso que aquela cena que ele e o Henrique estão na cama a simular aquela posição sexual e do nada a Lia Gama entra no quarto foi muito divástica :haha: As crianças da novela eram péssimas personagens, só se salvava o Gui. O Frederico foi um bom vilão, detestável, mas bom vilão.

A Outra foi simplesmente um sonífero, a imagem da novela é péssima comecemos aí, para uma novela de 2008, devem ter usado o pior equipamento possível, uma imagem granulada e velha, com Fascínios, Ilha dos Amores com imagens divinais. A novela teve tantos núcleos de morrer, aquela carpintaria (? ou era serralharia já nem me lembro) onde a Diana Chaves trabalhava era de se jogar para o lado, os velhos de Trás-os-Montes um outro sono, o que salvava aquilo era a Teresa/beatriz e a sua vingança, quando ela morre a novela além de perder o propósito ainda dão mais destaque aos velhos caquéticos. A partir daí foi mesmo um tormento ver a novela. E houve tantas oportunidades perdidas, a Dalila poderia ter tido nessa novela uma vilã emblemática mas a personagem foi tão subaproveitada e depois meio que volta atrás e fica mais boazinha... vi imensas oportunidades perdidas naquela novela.

O Jogo é das sinopses mais originais de sempre que vi numa novela, é uma novela que mistura a paranormalidade, fantasmas, relações familiares que também estão cheias de "fantasmas", foi a primeira novela da SIC a abordar a homossexualidade, e apesar dos pais não o terem aceitado, ele deu-se bem na vida e foi aceite pelo resto da família, os pais (Lia Gama e Nicolau Breyner) acabaram na pobreza. Um elenco excelente, uma produção que infelizmente quem pecou foi só mesmo a SIC.

Outras sinopse que gosto muito, e já vi um pouco da novela é O Teu Olhar. Uma que acho tão zz é Baía das Mulheres, parece-me ser a novela mais desinteressante da TVI.

 

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Dimitri disse:

Queridas Feras é muito redondinha, uma das melhores novelas da TVI sem dúvida.

  Ocultar conteúdo

Maria conhece André que é irmão gémeo de Tiago, são de família rivais porque os pais de ambos gostavam da mesma mulher, Migusta morre, Tiago sequestra André e passa-se por ele, casa com Maria e começa a exercer lhe violência doméstica e tortura psicológica tudo como sendo o irmão (durante quase 1 ano), André escapa do palheiro onde estava acorrentado pede ajuda a Duarte e Mónica (Albano e Fernanda Serrano), há o grande regresso, Tiago morre alvejado pela polícia e final feliz.

Tudo isto envolto em Évora, num zoo, e outros temas, foi a primeira novela da TVI a abordar a homossexualidade com todas as letras e a personagem do Pompéu José foi apanhada com um homem, por isso a Gracinda Nave se separou dele e foi viver para Évora. A filha na cena que o pai se assume perante ela, e toda a desconstrução daquela jovem rebelde a aceitar o pai e a querer no fim ir viver com ele e com o namorado é boa, além dela e da mãe também terem tido interesse no mesmo homem, o Bruno (Rui Neto). A personagem da Fernanda Serrano também foi muito bem desenvolvida, o cancro, o recomeçar, conhece o Duarte que era alcoólico, ajuda-o, ficou rival da Maria por uma situação parva de rivalidade pelos gémeos mas depois quando percebe que ela sofre de violência doméstica começa a se aproximar dela e acabam amigas. São inúmeros os pontos a destacar.

Flor do Mar eu acho que é mais rica que a Ilha dos Amores, também tinha mais núcleos, tinha tudo para ser um novelão cheio de acontecimentos, e mesmo assim foi, mas o prolongar dela (2x se não me engano) foi bom por um lado que trouxe novas personagens e novas situações a meio da novela mas o principal ficou um pouco diluído, eu mal consigo definir quem são exatamente os protagonistas da Flor do Mar. A Sofia Alves? Que morre a menos de metade da novela. A Sara Barradas e o Pedro Teixeira? A Salomé? A Salomé era vilã, apesar de ter muito protagonismo. A Maria João Bastos? Quando faz casal com o Rogério Samora tornam-se o casal principal da trama, a última cena da novela aliás é com eles aos beijos, mas isso deve ter sido nos últimos 70 episódios da novela. Há ali umas coisas um pouco difíceis de definir pela longa trama que foi, mas foi sem dúvida uma excelente novela com muita intriga, ótimas prestações, sobretudo personagens e paisagens. A Helena Laureano teve uma personagem maravilhosa, tão dúbia, sofreu, fez sofrer, nem sei como categorizá-la, se vilã, se vítima.

Ninguém Como Tu sofre um pouco do problema que todas as novelas do Vilhena sofrem, gostar mesmo só gostei da Leonor e da Paula. A Luiza não sou o maior fã, ela era icónica em várias situações a lixar os outros, mas às vezes também era tão chatinha que era bom vê-la a se lixar, como quando a Beatriz lhe preparou um chá com laxante, ou quando a Teresa também lhe fazia a vida negra. Houve personagens que me irritaram, a Júlia então ter ficado com quem ficou... aliás esse Gabriel era insuportável, quando ficou definido que não seria o assassino do António do nada ficou bonzinho, mas ficou 90% da novela a ser tóxico e nariz empinado. A Mariana gorda, zzz, o Henrique outro zzz nem sei como o João gostava dele kk, mas foi uma boa abordagem da homossexualidade em 2005 com um rapaz vulgar sem estereótipos, a se descobrir gay, naquela altura ainda era muito associado ser gay com ser feminino, mas que a personagem não foi rodeada de boas pessoas não foi, o Nuno foi mil vezes mais amigo do João e o ajudou muito mais que o Henrique. Mas confesso que aquela cena que ele e o Henrique estão na cama a simular aquela posição sexual e do nada a Lia Gama entra no quarto foi muito divástica :haha: As crianças da novela eram péssimas personagens, só se salvava o Gui. O Frederico foi um bom vilão, detestável, mas bom vilão.

A Outra foi simplesmente um sonífero, a imagem da novela é péssima comecemos aí, para uma novela de 2008, devem ter usado o pior equipamento possível, uma imagem granulada e velha, com Fascínios, Ilha dos Amores com imagens divinais. A novela teve tantos núcleos de morrer, aquela carpintaria (? ou era serralharia já nem me lembro) onde a Diana Chaves trabalhava era de se jogar para o lado, os velhos de Trás-os-Montes um outro sono, o que salvava aquilo era a Teresa/beatriz e a sua vingança, quando ela morre a novela além de perder o propósito ainda dão mais destaque aos velhos caquéticos. A partir daí foi mesmo um tormento ver a novela. E houve tantas oportunidades perdidas, a Dalila poderia ter tido nessa novela uma vilã emblemática mas a personagem foi tão subaproveitada e depois meio que volta atrás e fica mais boazinha... vi imensas oportunidades perdidas naquela novela.

O Jogo é das sinopses mais originais de sempre que vi numa novela, é uma novela que mistura a paranormalidade, fantasmas, relações familiares que também estão cheias de "fantasmas", foi a primeira novela da SIC a abordar a homossexualidade, e apesar dos pais não o terem aceitado, ele deu-se bem na vida e foi aceite pelo resto da família, os pais (Lia Gama e Nicolau Breyner) acabaram na pobreza. Um elenco excelente, uma produção que infelizmente quem pecou foi só mesmo a SIC.

Outras sinopse que gosto muito, e já vi um pouco da novela é O Teu Olhar. Uma que acho tão zz é Baía das Mulheres, parece-me ser a novela mais desinteressante da TVI.

Fascínios era ótima, e tinha muitos mistérios e grande investimento, a vilã da Alexandra Lencastre ira icónica.

Eu gostei de A Outra, mas compreendo o que dizes. O núcleo principal era bom, e sim a vilã da Dalila Carmo poderia ter tido um desenvolvimento muito melhor.

O Jogo era só icónica, pena não ter tido um tratamento decente por parte da SIC. Estreou às 23h não se podia pedir milagres.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo, Vingança é muito boa mas tinha momentos too much, o grande segredo do Alberto é uma coisa que se desse hoje, seria criticada por tudo e por todos. Aquilo é uma coisa super lunática, embora até tenha achado piada, mas não deixa de ser uma coisa tão fora da caixa que se torna absurdo. Mas tem um dos meus vilões favoritos, o Luís, interpretado pelo Nuno Melo. 

Editado por Fernando
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Fernando disse:

Concordo, Vingança é muito boa mas tinha momentos too much, o grande segredo do Alberto é uma coisa que se desse hoje, seria criticada por tudo e por todos. Aquilo é uma coisa super lunática, embora até tenha achado piada, mas não deixa de ser uma coisa tão fora da caixa que se torna absurdo. Mas tem um dos meus vilões favoritos, o Luís, interpretado pelo Nuno Melo. 

É muito "mexicanizado", mas teve a sua graça. Pelo menos foi surpreendente.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que belo ano que foi 2015 em termos de novelas (pelo menos para mim).

  • Mar Salgado (a minha novela pt favorita) estava no ar
  • A Única Mulher ainda era ótima
  • Santa Bárbara (das melhores novelas da TVI) estreou nesse ano
  • Totalmente Demais (a minha novela favorita) estreou nesse ano
  • A Regra do Jogo (segunda novela favorita) estreou nesse ano.
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 09/12/2023 at 19:30, Fernando disse:

Concordo, Vingança é muito boa mas tinha momentos too much, o grande segredo do Alberto é uma coisa que se desse hoje, seria criticada por tudo e por todos. Aquilo é uma coisa super lunática, embora até tenha achado piada, mas não deixa de ser uma coisa tão fora da caixa que se torna absurdo. Mas tem um dos meus vilões favoritos, o Luís, interpretado pelo Nuno Melo. 

Vingança tinha cenas absolutamente chocantes e logo desde o primeiro episódio com a personagem da Lúcia Moniz a automutilar se e o Santiago a ser torturado em Marrocos. E isto às 22h de uma semana de Carnaval e de tolerância de ponto, hoje em dia seria cancelada pelo público. Eu acompanhei e gostei mas era de facto super dark, metade das personagens eram vilões ou com dupla personalidade, os cenários variavam entre o verosímil e o mais falso do que nota de 300€, mas no geral a novela é muito boa e tem cenas icónicas como a da Sara a descobrir que o Santiago está vivo. 

On 09/12/2023 at 17:19, D91 disse:

Eu gostava de ter a oportunidade de rever O Último Beijo, é verdade que era muito dramática e talvez por isso não tenha tido sucesso.

Flor do Mar também gostei mas sim a partir de uma certa altura cansa um pouco, Ilha dos Amores é muito melhor.

Ninguém Como Tu vê-se bem mas tem personagens muito sonsas ou arrogantes, mas é uma boa novela.

Eu gostei de A Outra, das melhores da TVI.

Queridas Feras também é muito boa.

O Jogo é das melhores das primeiras 4 da SIC.

Vila Faia é ótima e Anjo Meu gostei mas não é nada de especial.

Nao acho nada que NcT tenha personagens sonsos ou arrogantes, tirando a Mariana e a Isabel. Aliás, a par de Laços de Sangue e Mar Salgado eu acho que é das novelas que melhor "representou" o povo português, além que tinha aquele efeito de surpresa e mistério que faz muita falta nas novelas de agora. E as tiradas eram absolutamente brilhantes, algo que o Vilhena já tinha mostrado capacidade em Terra Mãe que é outra belíssima novela e que também a meu ver tem uma veia bem portuguesa e muitos pontos em comum com NcT como o meeting inusitado do casal protagonista, ele ser pobre e ela rica e de casamento quase arranjado, ele ter um grupo de amigos que vivem juntos tal como em NcT, a vilã que se dá mal com a irmã, etc. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Nas novelas muitas vezes aparecem canais de tv, revistas e jornais fictícios. 

Beautiful era a revista da Guida na novela Ninguém como Tu. Depois também apareceu noutras novelas e nos MCA.

22582328_wWAzP.jpeg

Em várias novelas da TVI apareceu um jornal chamado Observador, antes de existir o site na realidade. 

Na novela Fascínios existia a revista Flagrante. 

No Inspetor Max havia o "Diário de Setúbal" e depois o "Diário da Tarde".

Que mais se recordam?

Editado por D91
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 21/12/2023 at 14:18, D91 disse:

Nas novelas muitas vezes aparecem canais de tv, revistas e jornais fictícios. 

Beautiful era a revista da Guida na novela Ninguém como Tu. Depois também apareceu noutras novelas e nos MCA.

22582328_wWAzP.jpeg

Em várias novelas da TVI apareceu um jornal chamado Observador, antes de existir o site na realidade. 

Na novela Fascínios existia a revista Flagrante. 

No Inspetor Max havia o "Diário de Setúbal" e depois o "Diário da Tarde".

Que mais se recordam?

A N-TV que era o canal de TV da Mistura Fina em que a Marta (Raquel Henriques) trabalhava depois apareceu na T4 dos MCA

image.png?ex=65999aab&is=658725ab&hm=34d

Alguns acontecimentos que fazem 10 anos em 2024:

  • O Beijo do Escorpião, Mulheres fazem 10 anos.
  • Mar Salgado faz 10 anos.
  • A última reposição da novela O Teu Olhar aconteceu em 2013-14 nas madrugadas da TVI.
  • 10 anos da última reposição da Ilha dos Amores, que aconteceu na TVI Ficção.
  • 10 anos das últimas novelas das privadas que foram exibidas na RTP África que foram Rebelde Way e Baía das Mulheres.
Editado por Dimitri
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 minutos, Dimitri disse:

A N-TV que era o canal de TV da Mistura Fina em que a Marta (Raquel Henriques) trabalhava depois apareceu na T4 dos MCA

image.png?ex=65999aab&is=658725ab&hm=34d

Alguns acontecimentos que fazem 10 anos em 2024:

  • O Beijo do Escorpião, Mulheres fazem 10 anos.
  • Mar Salgado faz 10 anos.
  • A última reposição da novela O Teu Olhar aconteceu em 2013-14 nas madrugadas da TVI.
  • 10 anos da última reposição da Ilha dos Amores, que aconteceu na TVI Ficção.
  • 10 anos das últimas novelas das privadas que foram exibidas na RTP África que foram Rebelde Way e Baía das Mulheres.

Não era N-TV mas sim LTV, lembro-me disso.

Essas curiosidades que enumeraste são interessantes. Impressionante que Beijo do Escorpião e Mulheres já fazem 10 anos, o tempo passa mesmo rápido...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque é que acham que Portugal é caso único, do que tenho reparado seja comparando como Brasil, ou países da américa latinam no que toca a novelas de arquivo serem disponibilizadas? O que acham que motiva este "fenómeno"? É que em Portugal parece quase que há uma má vontade e desejo até que aquilo fique exclusivo do próprio canal e até vídeos de pequenas cenas do YouTube serem totalmente varridos, a que propósito é que ainda não percebi.

Imagens reais do Daniel Oliveira depois de ter vindo ao fórum nos últimos meses:

Spoiler

 

 

 

@D91@Fernando@Televisão 10@Afonso @AndreRob @OTalAntiquado gostaria de ler as vossas opiniões sobre o assunto e as razões que acham que estão por detrás da falta de interesse de disponibilizar conteúdos tão viáveis e bem sucedidos, por parte da SIC e TVI.

Qualquer outra pessoa é obviamente bem vinda a dar a sua opinião

Editado por Dimitri
  • Gosto 2
  • Obrigado 1
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 minutos, Dimitri disse:

Porque é que acham que Portugal é caso único, do que tenho reparado seja comparando como Brasil, ou países da américa latinam no que toca a novelas de arquivo serem disponibilizadas? O que acham que motiva este "fenómeno"? É que em Portugal parece quase que há uma má vontade e desejo até que aquilo fique exclusivo do próprio canal e até vídeos de pequenas cenas do YouTube serem totalmente varridos, a que propósito é que ainda não percebi.

Imagens reais do Daniel Oliveira depois de ter vindo ao fórum nos últimos meses:

  Ocultar conteúdo

 

 

 

@D91@Fernando@Televisão 10@Afonso @AndreRob @OTalAntiquado gostaria de ler as vossas opiniões sobre o assunto e as razões que acham que estão por detrás da falta de interesse de disponibilizar conteúdos tão viáveis e bem sucedidos, por parte da SIC e TVI.

Qualquer outra pessoa é obviamente bem vinda a dar a sua opinião

A TVI e a SIC nunca vão ter um Projeto Resgate esquece. A TVI tem uma plataforma horrível de streaming. A vir coisas de arquivos mais vale ir para a Amazon como fizeram agora com os Morangos e Saber Amar.

A SIC coitada ainda muito faz com a OPTO, mas esta recusa em por novelas dos anos 2000 nao tem cabimento. Certo e também que a OPTO nao tem a mesma demanda que a Globoplay. Também por culpa da SIC que lhe foi por um nome que nada tem que ver com a estação….

Da RTP ninguém pode ter razão de queixa. O arquivo esta todo online, so nao adicionam aquilo que não podem mesmo

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, Dimitri disse:

Porque é que acham que Portugal é caso único, do que tenho reparado seja comparando como Brasil, ou países da américa latinam no que toca a novelas de arquivo serem disponibilizadas? O que acham que motiva este "fenómeno"? É que em Portugal parece quase que há uma má vontade e desejo até que aquilo fique exclusivo do próprio canal e até vídeos de pequenas cenas do YouTube serem totalmente varridos, a que propósito é que ainda não percebi.

Imagens reais do Daniel Oliveira depois de ter vindo ao fórum nos últimos meses:

  Spoiler - mostrar conteúdo oculto

 

 

 

@D91@Fernando@Televisão 10@Afonso @AndreRob @OTalAntiquado gostaria de ler as vossas opiniões sobre o assunto e as razões que acham que estão por detrás da falta de interesse de disponibilizar conteúdos tão viáveis e bem sucedidos, por parte da SIC e TVI.

Qualquer outra pessoa é obviamente bem vinda a dar a sua opinião

É difícil saber exatamente o porquê. Por um lado, eu diria que é falha no dpto. de Relações Públicas, com a cena de fazer clipes, por exemplo. Arrisco a dizer que é a estratégia do momento, seja que conteúdo for.

Por outro lado, custos. Haverá sempre custos envolvidos. Mesmo que não tenha de ser feita a digitalização, há alguém que tem de passar os episódios num formato de streaming ou fazer o que for. E, se calhar, eles acham que não lhes compensa, que não vão ter retorno (nem digo retorno para equilibrar as contas, digo mesmo qualquer retorno)

Terceiro, reciclo uma piada genial tua de deixo a questão: "Será que as tramas são traumas para eles?"

Estou curioso para saber mais opiniões!

  • Gosto 1
  • Haha 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas indo ao ponto: motivos que levem à falta de interesse em resgatar? Talvez acharem que o público nao se vai interessar, ou que e um investimento que nao compense. Ou simplesmente pensarem no dia a dia apenas

E outra: também acho de longe que em Portugal existem poucos “colecionadores” de arquivo/interessados quando comparado ao Brasil. Lá as novelas são culturais mesmo! Aqui e mais na base do quem viu viu

Editado por Rui Melo
  • Triste 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 minutos, Dimitri disse:

Porque é que acham que Portugal é caso único, do que tenho reparado seja comparando como Brasil, ou países da américa latinam no que toca a novelas de arquivo serem disponibilizadas? O que acham que motiva este "fenómeno"? É que em Portugal parece quase que há uma má vontade e desejo até que aquilo fique exclusivo do próprio canal, a que propósito é que ainda não percebi.

Imagens reais do Daniel Oliveira depois de ter vindo ao fórum nos últimos meses:

  Spoiler - mostrar conteúdo oculto

 

 

 

@D91@Fernando@Televisão 10@Afonso gostaria de ler as vossas opiniões sobre o assunto e as razões que acham que estão por detrás da falta de interesse de disponibilizar conteúdos tão viáveis e bem sucedidos, por parte da SIC e TVI.

Qualquer outra pessoa é obviamente bem vinda a dar a sua opinião

Pelo menos a RTP disponibilizou todas as suas novelas acho. Menos as que coproduziu com o Brasil tipo "Paixões Proibidas".

Mas também não entendo porque é que a SIC e TVI escondem muita coisa. O que é estranho porque fizeram essas novelas e séries para as pessoas a verem e depois não as disponibilizam online na OPTO ou no TVI Player.

No caso da SIC acho que eles não se orgulham particularmente das novelas que produziram nos anos 2000 (com exceção de "Floribella" e "Vingança") e devem pensar que ninguém tem interesse em as ver. Tanto que dessa época só colocaram a "Floribella" na OPTO.

No caso da TVI eles também não tem interesse em disponibilizar online os episódios de "Telhados de Vidro" no TVI Player. Eles nem "Ninguém Como Tu" ainda meteram lá.  Mas o TVI Player é horrível. É um pesadelo ver qualquer coisa por lá.

Editado por D91
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, D91 disse:

Pelo menos a RTP disponibilizou todas as suas novelas acho. Menos as que coproduziu com o Brasil tipo "Paixões Proibidas".

Mas também não entendo porque é que a SIC e TVI escondem muita coisa. O que é estranho porque fizeram essas novelas e séries para as pessoas a verem e depois não as disponibilizam online na OPTO ou no TVI Player.

No caso da SIC acho que eles não se orgulham particularmente das novelas que produziram nos anos 2000 (com exceção de "Floribella" e "Vingança") e devem pensar que ninguém tem interesse em as ver. Tanto que dessa época só colocaram a "Floribella" na OPTO.

No caso da TVI eles também não tem interesse em disponibilizar online os episódios de "Telhados de Vidro" no TVI Player. Eles nem "Ninguém Como Tu" ainda meteram lá. 

Ninguém Como Tu eu acho que não puseram mesmo por questões estratégicas. E um trunfo. Mas se não repetem nada que seja 4:3, então para que ter essa frescura mesmo?

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que é mais por vergonha até porque os produtos mais antigos têm por vezes qualidade de produção e texto questionáveis mas talvez o motivo seja mesmo o financeiro, é preciso recursos humanos para os resgatar e até restaurar o que implica gastar dinheiro e eles acham que não haverá qualquer retorno.

Eu até achava que com a postura da globo em repor produtos antigos isso poderia pelo menos convencer a tvi a fazê-lo mas eles nem se preocupam com a qualidade do que exibem na tvi ficção quanto mais com o disponibilizar de forma permantente numa plataforma.

É uma pena porque da parte da rtp não há qualquer problema em disponibilizar até programas que são de certa forma embaraçosos, mas fazem-no porque a tv também é a nossa historia recente e se os acervos das privadas se apagam é também parte historia que se apaga.

Editado por AndreRob
  • Obrigado 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, AndreRob disse:

Eu acho que é mais por vergonha até porque os produtos mais antigos têm por vezes qualidade de produção e texto questionáveis mas talvez o motivo seja mesmo o financeiro, é preciso recursos humanos para os resgatar e até restaurar o que implica gastar dinheiro e eles acham que não haverá qualquer retorno.

Eu até achava que com a postura da globo em repor produtos antigos isso poderia pelo menos convencer a tvi a fazê-lo mas eles nem se preocupam com a qualidade do que exibem na tvi ficção quanto mais com o disponibilizar de forma permantente numa plataforma.

É uma pena porque da parte da rtp não há qualquer problema em disponibilizar até programas que são de certa forma embaraçosos, mas fazem-no por a tv também é a nossa historia recente e se os acervos das privadas se apagam é também parte historia que se apaga.

E acrescento ai que a RTP e pública. Uma RTP Arquivos é um serviço público. Tudo bem que legalmente não são “obrugados” a disponibilizar, mas é um serviço que tem de continuar! E muito porreiros são eles em aceder aos pedidos de disponibilização de conteúdos por parte do público.

As privadas dizem só “obrigado por sugerir a novela [O Jogo/Telhados de Vidro], a qual teremos em consideração e vamos analisar” :olhos:

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora deixo a minha opinião também. 

Acho que a frustração ao perceber que a obra foi criada e desapareceu é geral com o público português seja uma novela ou uma série que simplesmente não é possível encontrar, sumiu da face da terra (ou pelo menos daquilo a que o público tem acesso).

Surge também o argumento que tal novela, ou série foi um flop, para mim é uma falácia no que diz respeito a se reaproveitar num streaming/site/reposição. Acredito que a apreciação da obra deve ser deixada ao critério do espectador, e estou totalmente de acordo em dar uma oportunidade a estes conteúdos existirem e serem apreciados porque podem ser inocentados por uma nova geração de pessoas, bem como ganhar novo público. O Inspetor Max seria hoje em dia recordada como uma boa série, não tenho dúvidas, mas não seria O INSPETOR MAX se não fossem as constantes repetições da série.

No entanto, compreendo que existem regras e contratos que muitas vezes não são divulgados ao público. Sei que a gestão desses contratos requer uma reavaliação caso a caso, o que, infelizmente, nem sempre é possível devido à falta de tempo. Além disso, compreendo que questões como demanda e a contribuição potencial desse conteúdo são fundamentais para as plataformas sejam estas televisivas ou on-line.

Sei também que a digitalização de conteúdos, mesmo que o conteúdo não apresente defeitos, possa ser desafiante.  Temos o exemplo dos Jardins Proibidos de 2000 que foram para o TVI Player com falhas gravíssimas. Os próprios canais, neste caso mais a TVI essencialmente, deviam explorar alternativas, como procurar outras cópias em colaboração com entidades como a Plural ou a própria RTP, que exibiu várias novelas deles a ver se conseguem outras fontes dos mesmos episódios.

Diz-se que o povo prefere o estrangeiro em detrimento do nacional e é algo realmente que acontece. Mas, em boa verdade, embora haja opções para determinados tipos de conteúdo português de arquivo destes dois canais privados, são conteúdos pontuais, o arquivo no seu grande grosso de tudo o que foi produzido em termos de ficção da SIC e TVI ainda não está disponível em nenhum lugar. Isto naturalmente leva o público a procurar produtos de outras nacionalidades.

Apesar das limitações da Opto, reconheço que, sendo uma plataforma mais restrita, o facto do seu top ser composto por produções nacionais indica claramente a preferência do público por estes conteúdos.

Nem na TV seja os imensos canais cabo da SIC, ou TVI Ficção que têm bons anunciantes e audiência, dão oportunidades a novelas antigas, o que torna esta atitude estranha pois aí teriam retorno nem que pequeno. Espero sinceramente que, no futuro, haja melhoras na disponibilidade e diversidade de conteúdo, considerando as maravilhosas produções nacionais que já tivemos. 

Editado por Dimitri
  • Gosto 8
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...