Jump to content

Novelas [Tópico Geral]


k3o4

Posts Recomendados

há 41 minutos, Duarte com D disse:

Eu acho que as novelas, series e a ficção no geral vai acabar. :( 

Sim, é uma constatação um pouco drástica. No entanto, os miúdos (e não só) hoje em dia, não têm paciência para nada, nada. Eles não conseguem prestar atenção durante muito tempo, há estudos sobre isso na área da psicologia, e muitos apontam que as crianças não conseguem estar mais de 3 min. a fazer a mesma sem a interromperem para irem ver um tik tok ao telemóvel.

A verdade é que hoje as pessoas querem as coisas muito rápidas, não conseguem apreciar a calma, se não fizerem 300 coisas numa hora sentem que não foram "produtivos" Gastar 50 minutos a ver um episódio é demasiado tempo, o que fará 6 por semana.

Quanto a novelas mais curtas não acho que seja a solução, para mim seria ótimo que gosto do género, mas não traria o público, pois o público parece que quer mais do mesmo. O 10º filme do super-herói não sei quantos, a 5ª temporada da série tal. Parece que não se cansam. Têm dificuldade de se entregar a algo novo, só se for mesmo um fenómeno, e as séries para se tornar assim precisam de fãs, que vão aumentando através das temporadas. Uma novela não fica tanto tempo no ar na "cultura pop", como uma série ou uma franchise de filmes, comentados por anos no youtube e outra redes sociais, que sai trailer da nova temporada, que vende funko pop... A novela não tem nada disso para ir agarrando publico.  

E/ou é das pessoas à minha volta, mas acho que se vê menos series hoje, do que à cinco anos atrás, por exemplo, querias desbloquear conversa falavas de got, agora? "Tens visto alguma série ou assim?" "Ah, não, não tenho tido tempo, nada me chama a atenção..." mas, para o tik tok, para esse há tempo, e as pessoas prestam atenção até nas coisas mais parvas.

A ficção é entretenimento, ou é vista pelas produtoras como tal, e hoje me dia as pessoas têm muito mais formas de se entreter e passar o tempo, sendo o Tik Tok e as outras redes sociais a principal delas, onde passam horas e horas a scrollar, e não sobra tempo para mais nada. 

Não acho mesmo que seja o caso. Ainda recentemente tiveste, só na HBO, Succession, Euphoria, House of the Dragon, The Last of Us, tudo com audiências bastante boas ou também a bater recordes de audiência e streams em alguns mercados. Nem sequer estou a contabilizar o enorme sucesso que tiveram no Twitter, por exemplo. Tens ainda outras no Disney+ e na Netflix que, ou a nível nacional, ou a nível internacional, também têm/tiveram um público bastante alargado (e não só necessariamente só séries da Marvel; Rabo de Peixe, pelo menos a nível nacional, é um desses exemplos).

Isto para dizer que as pessoas não têm dificuldade em entregar-se a algo novo. Há é uma grande variedade de escolha e é preciso mais que a centésima adaptação da mesma história ou da décima temporada de um Festa em Festa para as convencer. No caso das novelas portuguesas, não me lembro de ver um desinvestimento tão grande como agora, e nem falo só em dinheiro, falo em história também. Mas também não me parece que haja grande preocupação se a novela mais vista está a fazer menos de 10% de rating - algo que há 5 anos era inaceitável. Tens uma gestão horrível por parte da SIC e TVI, que continuam presas a um modelo de 2010 que já não faz qualquer sentido.

Há público para as novelas, e isso nota-se bem nas audiências da Globo Portugal, TVI Ficção e até mesmo o recente exemplo das novelas turcas a fazer grande sucesso na SIC Mulher. Mesmo entre os jovens, há público (mesmo que prefiram séries, na sua maioria). Não há é paciência para ver 300 episódios da mesma história com outro nome, e isso tanto iria acontecer com ou sem TikTok.

  • Gosto 7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Respostas 4,1k
  • Criado
  • Última Resposta

Membros Com Mais Posts Neste Tópico

há 36 minutos, SorNunz disse:

Foi um exemplo. As transformações serão ditadas pela tendência, mas vejo muitos miúdos a ver séries portanto não acho, de todo, que a ficção se vai extinguir.

Ahh sim mas eu também não acredito que vá mas não vejo grandes transformações para o futuro, aliás elas já estão aconteceram e estão a acontecer. Hoje em dia os projetos até enquanto série são bem mais curtos, aposta-se muito em mini series e em episódios de 30 minutos. Nisso eu acho que o streaming se está a adaptar bem e o mundo da ficção também. Hoje em dia o maior problema da indústria é mesmo a demais oferta onde muita gente já nem vê nada por não conseguir decidir o que ver. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As novelas não vão acabar, vocês só dizem isso por causa dos números das nossas novelas. No brasil são um sucesso, na américa latina idem, e agora temos o boom das novelas turcas. É tudo uma questão de argumento e qualidade, há histórias mais interessantes do que outras, um público pode se identificar com uma história mais clichê e outro público pode se identificar uma com história mais disruptiva. Ainda há pouco tempo tivemos o sucesso de VSII e, atualmente, assiste-se ao sucesso de 'Todas As Flores', novelas pensadas para o streaming.  Está a faltar isto em Portugal? Está, mas também as nossas televisões não estão minimamente preocupadas com essa questão, por isso é que o jovem """perdeu""" o interesse pelas novelas. O formato é o mesmo desde os anos 2000, nada mudou, e as que trouxeram algo disruptivo como uma "Amor Amor" e "Festa é Festa" foram exploradas e subjugadas até ao tutano, independentemente da sua qualidade duvidosa. Há quem goste e há quem não goste, como tudo na vida. 

Editado por Afonso
  • Gosto 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Afonso disse:

As novelas não vão acabar, vocês só dizem isso por causa dos números das nossas novelas. No brasil são um sucesso, na américa latina idem, e agora temos o boom das novelas turcas. É tudo uma questão de argumento e qualidade, há histórias mais interessantes do que outras, um público pode se identificar com uma história mais clichê e outro público pode se identificar uma com história mais disruptiva. Ainda há pouco tempo tivemos o sucesso de VSII e, atualmente, assiste-se ao sucesso de 'Todas As Flores', novelas pensadas para o streaming.  Está a faltar isto em Portugal? Está, mas também as nossas televisões não estão minimamente preocupadas com essa questão, por isso é que o jovem """perdeu""" o interesse pelas novelas. O formato é o mesmo desde os anos 2000, nada mudou, e as que trouxeram algo disruptivo como uma "Amor Amor" e "Festa é Festa" foram exploradas e subjugadas até ao tutano, independentemente da sua qualidade duvidosa. Há quem goste e há quem não goste, como tudo na vida. 

Mas a sic fez aquela novela chamada 'A lista' para a opto e não foi sucesso. :nostalgia:

  • Haha 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, AndreRob disse:

Mas a sic fez aquela novela chamada 'A lista' para a opto e não foi sucesso. :nostalgia:

Isso não era uma novela, e não vi promoção nenhuma a essa série. Chamaram os protagonistas para uma conversa no Casa Feliz, Júlias e aifns? Penso que não. As novelas do streaming brasileiro foram massivamente promovidas.

  • Gosto 3
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 08/06/2023 at 16:28, Filipe disse:

Rui Vilhena deu uma entrevista à TeleNovelas onde admitiu não ter saudades de escrever novelas. "Escrever é a minha paixão. Mas não tenho saudades de escrever nada que tenha 180 capítulos", estando agora mais dedicado às séries.

Para o autor, as novelas estão hoje muito diferentes do que eram há duas décadas. "Foram buscar muitas coisas às séries. Tal como as séries vão buscar muitas coisas às novelas. Há alguns produtos hoje em dia que não são nem uma novela nem uma série!", observa. Quanto ao público, Rui não tem dúvidas que as novas gerações já se entretêm de outra forma. "A malta jovem não vê televisão. Nem sabem o que é isso. O meu filho tem 36 anos e não vê!”, conclui. Rui está convencido que o futuro dos folhetins deverá passar por diminuir a quantidade de episódios. "As pessoas não têm mais paciência para ver novelas longas", afirma. "Nós vivemos num mundo que está sempre com pressa e é tudo muito rápido!", conclui.

Vivemos numa realidade muito diferente de há 20 ou mesmo 10 anos atrás, mas eu acho que o consumo também não está assim tão drasticamente mudado - ver que a novela Nazaré fazia 17% rating em mero 2020. O atual panorama deve-se muito à péssima oferta atual, porque acho que o público ainda consome esse tipo de produtos, mas os hábitos mudaram e as próprias estações desinvestiram num formato que monopolizou o HN por muitos anos. O streaming e o online (até podemos incluir os TVStories da vida) também contribuíram para isso, porque certamente haverá um nicho, por mais pequeno que seja, a consumir através de sites ou de plataformas online em vez do tradicional método de ver TV.

Dito isto, acho que sim, está mais que na altura de renovar o padrão televisivo. Tirando o Brasil, continuamos a ser um dos mercados mais dependentes da novela, o que a mim me parece francamente retrógrada em pleno 2023. Há lugar para novelas numa grelha, mas apostar em séries originais, em entretenimento, formatos alternativos é o que se pede.

[Disto excluo a RTP1, que tem a lição estudada, apesar das audiências fracas de HN.]

Editado por Johnman
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Johnman disse:

Vivemos numa realidade muito diferente de há 20 ou mesmo 10 anos atrás, mas eu acho que o consumo também não está assim tão drasticamente mudado - ver que a novela Nazaré fazia 17% rating em mero 2020. O atual panorama deve-se muito à péssima oferta atual, porque acho que o público ainda consome esse tipo de produtos, mas os hábitos mudaram e as próprias estações desinvestiram num formato que monopolizou o HN por muitos anos. O streaming e o online (até podemos incluir os TVStories da vida) também contribuíram para isso, porque certamente haverá um nicho, por mais pequeno que seja, a consumir através de sites ou de plataformas online em vez do tradicional método de ver TV.

Dito isto, acho que sim, está mais que na altura de renovar o padrão televisivo. Tirando o Brasil, continuamos a ser um dos mercados mais dependentes da novela, o que a mim me parece francamente retrógrada em pleno 2023. Há lugar para novelas numa grelha, mas apostar em séries originais, em entretenimento, formatos alternativos é o que se pede.

[Disto excluo a RTP1, que tem a lição estudada, apesar das audiências fracas de HN.]

Há lugar para novelas mas tem que ser bem feitas, boas histórias, boa realização e menor número de episódios. Nada de novelas com 300 episódios. 

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Ficcão Total disse:

Uma das melhores novelas a nível mundial(na minha modesta opinião) estreou há 17 anos!

Só sabes arrasar Dalila, atriz de outro planeta.

Uma novela excecional, quase sem defeitos. :giveheart: Já não se faz ficção assim... 

Editado por Guida
  • Gosto 7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a pensar como poderíamos caracterizar as eras das privadas a nível de ficção (novelas):

TVI

  • Inicio [1993]
  • Ressurgimento [1999-2004]
  • Era de Ouro [2005-2009]
  • Calhamaços [2010-2014]
  • Temporadas [2015-2018]
  • Flop [2019]
  • Novo Ressurgimento [2020-2023]
  • Pós-Festa [2024-]

SIC

  • Desastre [2001-2005]
  • Sucesso/Adaptações [2006-2008]
  • Pré-Emmy [2009-2011]
  • Auge [2012-2015]
  • Declínio [2016-2019]
  • Ressurgimento [2020-2021]
  • Novo Declínio [2022-]

Não sei se concordam

 

Editado por Dimitri
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Dimitri disse:

Estive a pensar como poderíamos caracterizar as eras das privadas a nível de ficção (novelas):

TVI

  • Inicio [1993]
  • Ressurgimento [1999-2004]
  • Era de Ouro [2005-2009]
  • Calhamaços [2010-2014]
  • Temporadas [2015-2018]
  • Flop [2019]
  • Novo Ressurgimento [2020-2023]
  • Pós-Festa [2024-]

SIC

  • Desastre [2001-2005]
  • Sucesso/Adaptações [2006-2008]
  • Pré-Emmy [2009-2011]
  • Auge [2012-2015]
  • Declínio [2016-2019]
  • Ressurgimento [2020-2021]
  • Novo Declínio [2022-]

Não sei se concordam

 

Absolutamente! 

  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 13/06/2023 at 11:37, D91 disse:

Há lugar para novelas mas tem que ser bem feitas, boas histórias, boa realização e menor número de episódios. Nada de novelas com 300 episódios. 

Para produzir algo mais curto teríamos de ter uma rentabilidade maior e um custo menor. O problema é que o mercado português é limitado e no exterior se limita aos PALOPs. Já que qualquer tentativa no Brasil falhou...

Mas o gênero está longe de acabar, ao menos na América Latina. Só aqui no Brasil existe 2 canais à cabo de telenovelas [Viva e TNT Novelas] e 4 canais FAST [Novelando, Novelissima, Os Dez Mandamentos 24hs e Demand África com A Cruz de Jacó e Windeck].

Mas existe um fenômeno curioso que está sendo febre no Brasil: as novelinhas do Kwai. Markelly é um verdadeiro fenômeno com suas historinhas amadoras que viraram meme.

  • Gosto 2
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema das novelas portuguesas é a fórmula que se esgotou.

A hipótese para chamarem mais público é apostar em novelas mais curtas, elencos mais pequenos, histórias mais alternativas e/ou contadas de uma forma diferente e com poucos núcleos, cenários mais realistas e mais exteriores.

Enquanto não perceberem que a fórmula tem que mudar vão continuar a perder público. 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que o próprio conceito de novela em Portugal já se esgotou há muitos anos. Não acredito que, com as inúmeras alternativas que hoje em dia já estão ao alcance de todos (nomeadamente no streaming) existam grandes possibilidades do público voltar a aderir em massa a uma obra folhetinesca em canal aberto.

Claro que as responsabilidades pela debandada em massa do público da televisão portuguesa ao longo destes últimos anos, também provocada por outros fatores externos como a ascensão da TV por cabo ou o surgimento das redes sociais e o incentivo à criação das inúmeras plataformas digitais que hoje em dia reinam quase em absoluto à escala global, não podem ser exclusivamente imputadas ás privadas, mas claro que ambas também têm a sua parcela gigante de culpa pela fraca gestão que têm feito dos seus produtos, isto aliado à erosão do processo criativo que hoje em dia prolifera em ambos os departamentos de ficção dos dois canais.

Longe vai o tempo em que a TVI nos brindava com o que de melhor se fazia na televisão portuguesa no quesito ficção. A era das obras clássicas como Todo o Tempo do Mundo, Olhos de Água, Ninguém como Tu ou Ilha dos Amores corresponde a um tempo e a um espaço que infelizmente (ou não) nunca mais irão voltar.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Fórmula é não haver fórmula. Cada história pede uma identidade diferente, uma banda sonora diferente, um número de cenas exteriores diferente. Tudo dependendo do que a história pede, ao tentar por a 484848 música da Marisa Liz na banda sonora só porque sim, usar os mesmos cenários reciclados e 5% de cenas exteriores... estas condicionantes que são usadas para todas as novelas limitam o potencial delas.

  • Gosto 7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...