Jump to content

Novelas [Tópico Geral]


k3o4

Posts Recomendados

  • Respostas 4,1k
  • Criado
  • Última Resposta

Membros Com Mais Posts Neste Tópico

Coração de Estudante

  • Eduardo Feitosa (Edu) - Renato Godinho 
  • Clara Gouveia - Sofia Ribeiro 
  • Amélia Mourão (Mel) - Luciana Abreu 
  • Leandro Junqueira - Pepe Rapazote 
  • Mariana Mendes - Bárbara Norton de Matos 
  • Pedro Guerra - Diogo Amaral 
  • João Alfredo Mourão - Virgílio Castelo
  • Esmeralda Camargo - Maria João Luís
  • Nélio Garcia - João Catarré 
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Ontem estive a falar com alguns colegas que são apreciadores de teledramaturgia e fiquei feliz ao saber que alguns deles também consideram "Por Amor" como uma das melhores novelas brasileiras, dois até referiram ser a melhor novela. :mosking:

Eu sou um grande fã de "Por Amor", para mim, é mesmo a melhor novela brasileira, bem como a melhor novela do Manoel Carlos e, para além disso, é a minha novela preferida. 

PA tinha um texto refinadíssimo, com um enrede complexo e envolvente e uma trama rica em detalhes e emoções. Uma novela extremamente classuda com um ambiente requintado. A "Branca" da Susana Vieira, brilhantemente interpretada, tinha um texto aguçado, tornando-a, assim, a melhor personagem da história. A protagonista da Regina Duarte, também, era extremamente complexa e emocionalmente intensa, que exigia uma atuação de alto nível e que, claramente, foi muito bem conseguida. A Gabriela, o Fagundes, o Assunção, Carolina Ferraz e Moscovis  <3, Viviane Pasmanter, a Regina Braga, etc. A Laura da Viviane Pasmanter foi a catarse da novela, aqueles embates eram maravilhosos e a interpretação da atriz foi supimpa. 

A trama central foi o melhor desta novela, havia alguns núcleos secundários muito fracos (ex. Vila Santa Rita). Também não gostei da "grande revelação" no último capítulo. Porém, isso não diminui a novela em nada. É a obra mais clássica do Manoel Carlos, com fortes influências na estética dos filmes italianos e franceses dos anos 80/90, e um folhetim vincado na vertente teatral, diálogos extremamente emotivos e realistas (lembra-me a escrita da Lícia Manzo). Por Amor é, assim, uma novela envolvente, mágica e brilhante. :wub:

Grande Maneco! 

Editado por Afonso
  • Adoro 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 41 minutos, Afonso disse:

Ontem estive a falar com alguns colegas que são apreciadores de teledramaturgia e fiquei feliz ao saber que alguns deles também consideram "Por Amor" como uma das melhores novelas brasileiras, dois até referiram ser a melhor novela. :mosking:

Eu sou um grande fã de "Por Amor", para mim, é mesmo a melhor novela brasileira, bem como a melhor novela do Manoel Carlos e, para além disso, é a minha novela preferida. 

PA tinha um texto refinadíssimo, com um enrede complexo e envolvente e uma trama rica em detalhes e emoções. Uma novela extremamente classuda com um ambiente requintado. A "Branca" da Susana Vieira, brilhantemente interpretada, tinha um texto aguçado, tornando-a, assim, a melhor personagem da história. A protagonista da Regina Duarte, também, era extremamente complexa e emocionalmente intensa, que exigia uma atuação de alto nível e que, claramente, foi muito bem conseguida. A Gabriela, o Fagundes, Carolina Ferraz e Moscovis  <3, Viviane Pasmanter, a Regina Braga, etc. A Laura da Viviane Pasmanter foi a catarse da novela, aqueles embates eram maravilhosos e a interpretação da atriz foi supimpa. 

A trama central foi o melhor desta novela, havia alguns núcleos secundários muito fracos (ex. Vila Santa Rita). Também não gostei da "grande revelação" no último capítulo. Porém, isso não diminui a novela em nada. É a obra mais clássica do Manoel Carlos, com fortes influências na estética dos filmes italianos e franceses dos anos 80/90, e um folhetim vincado na vertente teatral, diálogos extremamente emotivos e realistas (lembra-me a escrita da Lícia Manzo). Por Amor é, assim, uma novela envolvente, mágica e brilhante. :wub:

Grande Maneco! 

Um novelão mesmo, uma das melhores, de facto. Ainda assim, Vale Tudo, para mim, é a melhor novela já feita e em seguida vem Sangue Bom. <3

  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 30/04/2023 at 12:40, Afonso disse:

Ontem estive a falar com alguns colegas que são apreciadores de teledramaturgia e fiquei feliz ao saber que alguns deles também consideram "Por Amor" como uma das melhores novelas brasileiras, dois até referiram ser a melhor novela. :mosking:

Eu sou um grande fã de "Por Amor", para mim, é mesmo a melhor novela brasileira, bem como a melhor novela do Manoel Carlos e, para além disso, é a minha novela preferida. 

PA tinha um texto refinadíssimo, com um enrede complexo e envolvente e uma trama rica em detalhes e emoções. Uma novela extremamente classuda com um ambiente requintado. A "Branca" da Susana Vieira, brilhantemente interpretada, tinha um texto aguçado, tornando-a, assim, a melhor personagem da história. A protagonista da Regina Duarte, também, era extremamente complexa e emocionalmente intensa, que exigia uma atuação de alto nível e que, claramente, foi muito bem conseguida. A Gabriela, o Fagundes, o Assunção, Carolina Ferraz e Moscovis  <3, Viviane Pasmanter, a Regina Braga, etc. A Laura da Viviane Pasmanter foi a catarse da novela, aqueles embates eram maravilhosos e a interpretação da atriz foi supimpa. 

A trama central foi o melhor desta novela, havia alguns núcleos secundários muito fracos (ex. Vila Santa Rita). Também não gostei da "grande revelação" no último capítulo. Porém, isso não diminui a novela em nada. É a obra mais clássica do Manoel Carlos, com fortes influências na estética dos filmes italianos e franceses dos anos 80/90, e um folhetim vincado na vertente teatral, diálogos extremamente emotivos e realistas (lembra-me a escrita da Lícia Manzo). Por Amor é, assim, uma novela envolvente, mágica e brilhante. :wub:

Grande Maneco! 

Também acho que Por Amor é a melhor novela brasileira de todos os tempos e Manoel Carlos o melhor autor. A propósito, há uns tempos abriram uma sondagem (penso que no twitter) para eleger a melhor novela brasileira. Não incluíram Por Amor e eu fiquei tristíssima, porque raramente se lembram do que é realmente bom. 

Gostava imenso que a Globo PT repetisse. 

  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 minutos, Guida disse:

Também acho que Por Amor é a melhor novela brasileira de todos os tempos e Manoel Carlos o melhor autor. A propósito, há uns tempos abriram uma sondagem (penso que no twitter) para eleger a melhor novela brasileira. Não incluíram Por Amor e eu fiquei tristíssima, porque raramente se lembram do que é realmente bom. 

Gostava imenso que a Globo PT repetisse. 

Infelizmente o povo brasileiro (e o ortuguês também) não gosta muito de novelas mais gourmet como Por Amor, gostam é infelizmente de farofadas como Senhora do Destino, Avenida Brasil... e por aí fora. 

Autores como Licia Manzo e Gilberto Braga não têm o reconhecimento que merecem, Manoel Carlos foi mesmo uma exceção. 

Editado por Duarte com D
  • Adoro 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, Duarte com D disse:

gostam é infelizmente de farofadas como Senhora do Destino,

Essa novela, na minha opinião, foi muito bem-feita. Não a consigo colocar no mesmo embrulho de uma Avenida Brasil. 

há 8 minutos, Duarte com D disse:

Autores como Licia Manzo e Gilberto Braga não têm o reconhecimento que merecem, Manoel Carlos foi mesmo uma exceção. 

Sem dúvida, Licia Manzo é o mais próximo de Giba e Maneco que atualmente nós temos. Novelas exímias, "Um Lugar ao Sol" foi uma obra elucidativa, "Sete Vidas" e "A Vida da Gente" idem. É pena não ser tão valorizada, mas, infelizmente, o povo só se importa com farofa. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que este tópico é o mais indicado para discutir este assunto: o corte de certas cenas que seriam consideradas problemáticas hoje em dia, nas reposições de novelas

Isto veio à tona por conta do canal Viva da Globo ter cortado cenas problemáticas de blackface recentemente da Malhação 1998 e passado a exibir esta mensagem antes do inicio dos episódios [imagem anexada]

O que acham? É necessário? É melhor exibir mesmo tudo na íntegra e esperar que as pessoas tenham algum senso comum de que isto foi feito no passado?

Sou mais apologista de passarem tudo na íntegra e mostrarem esta mensagem no ínicio e alguns avisos durante a transmissão, acho que bastava :paperbag:

 

FvE3y7TWcAgUBHW?format=jpg&name=small

Editado por Laurindinha
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Laurindinha disse:

Acho que este tópico é o mais indicado para discutir este assunto: o corte de certas cenas que seriam consideradas problemáticas hoje em dia, nas reposições de novelas

Isto veio à tona por conta do canal Viva da Globo ter cortado cenas problemáticas de blackface recentemente da Malhação 1998 e passado a exibir esta mensagem antes do inicio dos episódios [imagem anexada]

O que acham? É necessário? É melhor exibir mesmo tudo na íntegra e esperar que as pessoas tenham algum senso comum de que isto foi feito no passado?

Sou mais apologista de passar tudo na íntegra e simplesmente mostrar essa mensagem no ínicio, acho que bastava :paperbag:

 

FvE3y7TWcAgUBHW?format=jpg&name=small

Tudo na íntegra, e se for algo reprovável mais ainda, nós não podemos nos esquecer do passado, sobretudo daquilo que fizemos de mal.

Uma das razões pela qual odeio Bringerton é pela reescrita da história que fazem, onde nunca houve escravatura, negros na realeza e tudo mais, que é mentira e uma tentativa patética de apagar o passado, que é horrível, mas existiu e temos de ter conhecimento dele sim e representá-lo o mais fiel possível. 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, Duarte com D disse:

Tudo na íntegra, e se for algo reprovável mais ainda, nós não podemos nos esquecer do passado, sobretudo daquilo que fizemos de mal.

Uma das razões pela qual odeio Bringerton é pela reescrita da história que fazem, onde nunca houve escravatura, negros na realeza e tudo mais, que é mentira e uma tentativa patética de apagar o passado, que é horrível, mas existiu e temos de ter conhecimento dele sim e representá-lo o mais fiel possível. 

Partilho da mesma opinião porque, afinal, as novelas também acabam por ter um papel de educar e tendo a informação que temos hoje em dia, é fácil perceber que certas coisas são erradas mas que na época "não eram".

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, Duarte com D disse:

Tudo na íntegra, e se for algo reprovável mais ainda, nós não podemos nos esquecer do passado, sobretudo daquilo que fizemos de mal.

Uma das razões pela qual odeio Bringerton é pela reescrita da história que fazem, onde nunca houve escravatura, negros na realeza e tudo mais, que é mentira e uma tentativa patética de apagar o passado, que é horrível, mas existiu e temos de ter conhecimento dele sim e representá-lo o mais fiel possível. 

Aí já não concordo consigo. Bridgerton é uma obra nova, uma adaptação que não tem obrigação alguma de repetir todos os elementos da obra original.

Outra coisa é tirar páginas do livro original ou queimar todas as suas cópias.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, pedrovinsky disse:

Aí já não concordo consigo. Bridgerton é uma obra nova, uma adaptação que não tem obrigação alguma de repetir todos os elementos da obra original.

Outra coisa é tirar páginas do livro original ou queimar todas as suas cópias.

Se não fosse uma história baseada em factos, concordaria, não é o caso, já que, por exemplo, a Queen Charlotte era branca não negra.

Editado por Duarte com D
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, Afonso disse:

Sem dúvida, Licia Manzo é o mais próximo de Giba e Maneco que atualmente nós temos. Novelas exímias, "Um Lugar ao Sol" foi uma obra elucidativa, "Sete Vidas" e "A Vida da Gente" idem. É pena não ser tão valorizada, mas, infelizmente, o povo só se importa com farofa. 

Eu sempre senti que ela era muito comparada ao Manoel Carlos por acaso.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...