Jump to content

Novelas [Tópico Geral]


k3o4

Posts Recomendados

há 43 minutos, Dimitri disse:

Porque é que acham que Portugal é caso único, do que tenho reparado seja comparando como Brasil, ou países da américa latinam no que toca a novelas de arquivo serem disponibilizadas? O que acham que motiva este "fenómeno"? É que em Portugal parece quase que há uma má vontade e desejo até que aquilo fique exclusivo do próprio canal e até vídeos de pequenas cenas do YouTube serem totalmente varridos, a que propósito é que ainda não percebi.

Imagens reais do Daniel Oliveira depois de ter vindo ao fórum nos últimos meses:

  Ocultar conteúdo

 

 

 

@D91@Fernando@Televisão 10@Afonso @AndreRob @OTalAntiquado gostaria de ler as vossas opiniões sobre o assunto e as razões que acham que estão por detrás da falta de interesse de disponibilizar conteúdos tão viáveis e bem sucedidos, por parte da SIC e TVI.

Qualquer outra pessoa é obviamente bem vinda a dar a sua opinião

Em primeiro lugar, acho que os direitos autorais exercem um papel crucial, uma vez que muitas produções são protegidas por estes, restringindo a sua distribuição. Dois exemplos claros e distintos de como os direitos autorais condicionam a exibição e disponibilização das novelas: O Olhar da Serpente e os remakes de novelas mexicanas/argentinas/chilenas. 

A questão técnica também se coloca, uma vez que produções mais antigas foram gravadas em "formatos" de qualidade inferior aos atuais. Depois, tens a questão do arquivo: certamente, as cassetes de alguns programas, novelas e séries devem estar bastante deteriorados, o que impede a sua digitalização.

Falando de digitalização e conversão para formatos mais recentes, referir que estas implicam custos, que presumo que sejam significativos.

Talvez não compense às emissoras recuperar e disponibilizar certos conteúdos de arquivo.

Editado por Lee
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Respostas 4,1k
  • Criado
  • Última Resposta

Membros Com Mais Posts Neste Tópico

Eu acho que não há ninguém quer na direção da SIC/OPTO quer da TVI com interesse no que foi feito no canal. Em Portugal existe a cultura de fazer televisão em modo industrial. Há muito mas muito tempo mesmo que deixou de ser sobre a magia da televisão. 
 

Essa falta de interesse leva a que eles nem pensem nas novelas dos anos 2000. Os próprios atores em Portugal não falam das personagens/novelas/séries como os do Brasil falam.

Um dos primeiros exemplos com que me deparei, foi quando a Susana Vieira ficou toda irritada por não se conseguir lembrar do nome da personagem que fazia par romântico com a personagem dela numa novela de 2004. A entrevista aconteceu em 2019/2020… em Portugal há atores que não se lembram nem do nome da antepenúltima novela que fizeram quanto mais das personagens.
 

Em Portugal, não há a mesma paixão pela televisão que há noutros países e isso deve-se ao facto da televisão já não ser feita com paixão mas sim com baixíssimo investimento com a esperança que dê o máximo retorno possível. Tornou-se uma indústria. Apenas e só uma indústria que dá dinheiro.

  • Gosto 4
  • Obrigado 2
  • Triste 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Lee disse:

Em primeiro lugar, os direitos autorais exercem um papel crucial, uma vez que muitas produções são protegidas por estes, restringindo a sua distribuição sem uma autorização específica dos detentores desses direitos. Dois exemplos claros de como os direitos autorais condicionam a exibição e disponibilização das novelas: O Olhar da Serpente e os remakes de novelas mexicanas/argentinas/chilenas. 

A questão técnica também se coloca, uma vez que produções mais antigas foram gravadas em "formatos" de qualidade inferior aos atuais. Depois, tens a questão do arquivo: certamente, as cassetes de alguns programas, novelas e séries devem estar bastante deteriorados, o que impede a sua digitalização.

Falando de digitalização e conversão para formatos mais recentes, referir que estas implicam custos, que presumo que sejam significativos.

Talvez não compense às emissoras recuperar e disponibilizar certos conteúdos de arquivo.

No caso da TVI esse é sem dúvida o problema, a SIC tem a sua ficção digitalizada portanto deve ser mais preguiça ou descrença que os conteúdos sejam um sucesso, além de claro como o Antiquado referiu, mesmo estando digitalizados alguém tem que os catalogar na plataforma de streaming, fazer ficheiros para o streaming com os episódios (claro que não seriam os mesmos em bruto que eles têm no arquivo).

Mas deixa-me retificar, a SIC tem os direitos do Olhar da Serpente, e da Ganância, só não as pode vender, quem o pode fazer é a produtora, a Plural. Mas, os direitos de exibição são da SIC, o canal para quem o produto foi feito. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 41 minutos, Dimitri disse:

Porque é que acham que Portugal é caso único, do que tenho reparado seja comparando como Brasil, ou países da américa latinam no que toca a novelas de arquivo serem disponibilizadas? O que acham que motiva este "fenómeno"? É que em Portugal parece quase que há uma má vontade e desejo até que aquilo fique exclusivo do próprio canal e até vídeos de pequenas cenas do YouTube serem totalmente varridos, a que propósito é que ainda não percebi.

Imagens reais do Daniel Oliveira depois de ter vindo ao fórum nos últimos meses:

  Spoiler - mostrar conteúdo oculto

 

 

 

@D91@Fernando@Televisão 10@Afonso @AndreRob @OTalAntiquado gostaria de ler as vossas opiniões sobre o assunto e as razões que acham que estão por detrás da falta de interesse de disponibilizar conteúdos tão viáveis e bem sucedidos, por parte da SIC e TVI.

Qualquer outra pessoa é obviamente bem vinda a dar a sua opinião

Eu sinceramente acho que é uma questão económica e de tempo da parte dos canais...

Spoiler

E agora com a saída da Sr.ª Teresa Gião, ainda mais tempo será preciso. lol

 

  • Gosto 1
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 minutos, Dimitri disse:

No caso da TVI esse é sem dúvida o problema, a SIC tem a sua ficção digitalizada portanto deve ser mais preguiça ou descrença que os conteúdos sejam um sucesso, além de claro como o Antiquado referiu, mesmo estando digitalizados alguém tem que os catalogar na plataforma de streaming, fazer ficheiros para o streaming com os episódios (claro que não seriam os mesmos em bruto que eles têm no arquivo).

Mas deixa-me retificar, a SIC tem os direitos do Olhar da Serpente, e da Ganância, só não as pode vender, quem o pode fazer é a produtora, a Plural. Mas, os direitos de exibição são da SIC, o canal para quem o produto foi feito. 

Apesar disso, a TVI poderia disponibilizar determinados programas no TVI Player. Tome-se, por exemplo, o caso de Jardins Proibidos (2000), como mencionado anteriormente. Além disso, programas como ATCNME, Dança com as Estrelas, Mental Samurai e Ver P'ra Crer que estavam no catálogo, mas foram removidos...

Quanto a Ganância e O Olhar da Serpente, sabes se os direitos de exibição estão restritos apenas à TV ou se também podem ser disponibilizados na Opto?

Editado por Lee
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Lee disse:

Mesmo assim, a TVI poderia disponibilizar certos produtos no TVI Player. Veja-se o caso de Jardins Proibidos (2000), cujos episódios nunca chegaram a ser disponibilizados. Também programas como ATCNME, Dança com as Estrelas, Mental Samurai, Ver P’ra Crer que já não estão no catálogo.

Em relação a Ganância e O Olhar da Serpente, esses direitos de exibição são apenas em TV ou também podem disponibilizar na Opto?

Acho que hoje em dia ja nao ha diferenciação entre direitos da TV e de disponibilização online. Se da para uma coisa, da para tudo

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, Lee disse:

Em relação a Ganância e O Olhar da Serpente, esses direitos de exibição são apenas em TV ou também podem disponibilizar na Opto?

Certamente os contratos quando foram feitos há quase 20 anos não contavam com um dia a internet ter serviços de streaming, portanto não sei, mas diria que a OPTO conta como transmissão portanto são da SIC. A TVI também tem séries, por exemplo Os Batanetes que foram produzidos pela Endemol, e estão em loop há anos e na Prime Video agora, mesmo a Endemol não sendo da TVI. Logo, pegando no mesmíssimo caso com a SIC e a novela "O Jogo" que foi produzida pela Endemol, não deve haver impedimento nenhum em repeti-la ou disponibilizá-la.

O mesmo para as séries infantis da TVI como Detective Maravilhas ou Detectives e Campões que foram produzidas pela Skylight Entertainment (uma subsidiária da Valentim de Carvalho) e estão no TVI Player. Portanto, diria com quase 100% de certezas que os direitos televisivos também contam para o online.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Lee disse:

Média audiométrica das novelas da TVI nesta década:

  1. Quer o Destino - 11,5% / 22,2%
  2. Bem me Quer - 10,8% / 22,5%
  3. Amar Demais - 8,5% / 21,3%
  4. Para Sempre - 5,8% / 18,0%

Não incluo Festa é Festa e Queridos Papás pois ainda estão em exibição.

Falta Quero é Viver.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 27/11/2023 at 12:45, Dimitri disse:

Novelas que estavam no ar quando eu nasci:

  • Globo 18h: Sabor da Paixão
  • Globo 19h: O Beijo do Vampiro
  • Globo 20h: Esperança
  • SIC: O Olhar da Serpente
  • TVI: O Último Beijo, Tudo Por Amor e Amanhecer

@Vitória @CascasJr@Rui Melo façam os vossos

Achei piada e fui confirmar à Wikipédia quais as novelas que estavam no ar no ano em que nasci. 

Para verem a antiguidade da minha pessoa, cá vai:

Únicos canais a operar em Portugal à época: RTP1 e RTP2

Telenovelas exibidas nesse ano: 

  • RTP - Origens
  • Globo - Cabocla (1ª versão) e Pai Herói. 

O ano: 1983 :drama:

Editado por rafa.
  • Gosto 1
  • Adoro 1
  • Surpresa 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Recordam-se de situações em Portugal em que atores figuram nos créditos iniciais de uma produção, porém sua presença é efêmera ou não dura toda a trama, não justificando plenamente sua inclusão no genérico?

Lembro-me da Ilda Roquete em "MCA1" que a participação foi muito curta, a breve presença da Anabela Brígida e Ricardo Pereira em "Amanhecer", Lurdes Lima em "Jardins Proibidos 2000" e este caso ainda é mais curioso kk ela aparecia no genérico e nos créditos finais no elenco adicional nos episódios em que entrava. :haha:

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 minutos, Dimitri disse:

Recordam-se de situações em Portugal em que atores figuram nos créditos iniciais de uma produção, porém sua presença é efêmera ou não dura toda a trama, não justificando plenamente sua inclusão no genérico?

Lembro-me da Ilda Roquete em "MCA1" que a participação foi muito curta, a breve presença da Anabela Brígida e Ricardo Pereira em "Amanhecer", Lurdes Lima em "Jardins Proibidos 2000" e este caso ainda é mais curioso kk ela aparecia no genérico e nos créditos finais no elenco adicional nos episódios em que entrava. :haha:

A Sofia de Portugal em "Ninguém Como Tu". Enquanto isso alguns que ficaram até ao fim e tinham mais protagonismo tipo a Márcia Leal só apareciam nos créditos finais.

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 26/12/2023 at 20:32, Dimitri disse:

Porque é que acham que Portugal é caso único, do que tenho reparado seja comparando como Brasil, ou países da américa latinam no que toca a novelas de arquivo serem disponibilizadas? O que acham que motiva este "fenómeno"? É que em Portugal parece quase que há uma má vontade e desejo até que aquilo fique exclusivo do próprio canal e até vídeos de pequenas cenas do YouTube serem totalmente varridos, a que propósito é que ainda não percebi.

Imagens reais do Daniel Oliveira depois de ter vindo ao fórum nos últimos meses:

  Spoiler - mostrar conteúdo oculto

 

 

 

@D91@Fernando@Televisão 10@Afonso @AndreRob @OTalAntiquado gostaria de ler as vossas opiniões sobre o assunto e as razões que acham que estão por detrás da falta de interesse de disponibilizar conteúdos tão viáveis e bem sucedidos, por parte da SIC e TVI.

Qualquer outra pessoa é obviamente bem vinda a dar a sua opinião

Só agora é que visto isto, mas acho que o desinteresse reina nas nossas generalistas. A SIC, do que se sabe tem praticamente a ficção toda digitalizada, já a TVI, pelo que sei, do que é dito aqui, não. 

A SIC há uns anos vendeu a Rosa Fogo, o Mar Salgado e penso que a Lua Vermelha à Netflix. Estão todas na OPTO, excepto a Rosa Fogo. O único motivo que me vem à cabeça é a falta de interesse em apostar na digitalização/disponibilização dos conteúdos. Até porque isto deve custar muito dinheiro, e já sabemos que isto anda tudo apertado com orçamentos. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 horas, Afonso disse:

Só agora é que visto isto, mas acho que o desinteresse reina nas nossas generalistas. A SIC, do que se sabe tem praticamente a ficção toda digitalizada, já a TVI, pelo que sei, do que é dito aqui, não. 

A SIC há uns anos vendeu a Rosa Fogo, o Mar Salgado e penso que a Lua Vermelha à Netflix. Estão todas na OPTO, excepto a Rosa Fogo. O único motivo que me vem à cabeça é a falta de interesse em apostar na digitalização/disponibilização dos conteúdos. Até porque isto deve custar muito dinheiro, e já sabemos que isto anda tudo apertado com orçamentos. 

Rosa Fogo está digitalizada, podia estar perfeitamente na OPTO, não se percebe porque não está. Mas agora que a colocaram na SIC Novelas pode ser que por fim a coloquem na OPTO.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 minutos, D91 disse:

Rosa Fogo está digitalizada, podia estar perfeitamente na OPTO, não se percebe porque não está. Mas agora que a colocaram na SIC Novelas pode ser que por fim a coloquem na OPTO.

Estou esperançoso que uma das novelas antigas que a SIC pode exibir, seja a substituta da Floribella.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, D91 disse:

Rosa Fogo está digitalizada, podia estar perfeitamente na OPTO, não se percebe porque não está. Mas agora que a colocaram na SIC Novelas pode ser que por fim a coloquem na OPTO.

aliás parece-me fazer pouco sentido a novela ser metida num canal digital e não estar disponivel na opto... mas é a sic, pouca coisa faz sentido.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
  • 4 semanas depois...

Atores que saíram mais cedo de novelas por motivos extra-ficção:

  1. Glória Férias (Dei-te Quase Tudo)
  2. Pedro Barroso (Valor da Vida)
  3. Francisco Adam (Morangos com Açúcar III)
  4. Canto e Castro (Mistura Fina)
  5. Angie Costa (Bem Me Quer)
  6. Diogo Amaral (Vidas Opostas)
  7. Diogo Morgado (Floribella)
  8. Rogério Samora (Ganância)
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Dimitri disse:

Atores que saíram mais cedo de novelas por motivos extra-ficção:

  1. Glória Férias (Dei-te Quase Tudo)
  2. Pedro Barroso (Valor da Vida)
  3. Francisco Adam (Morangos com Açúcar III)
  4. Canto e Castro (Mistura Fina)
  5. Angie Costa (Bem Me Quer)
  6. Diogo Amaral (Vidas Opostas)
  7. Diogo Morgado (Floribella)
  8. Rogério Samora (Ganância)

O Diogo Amaral e o Diogo Morgado sairam porquê? O Morgado foi por causa da novela Vingança? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, Dimitri disse:

Qual a cena final mais bonita de uma novela portuguesa? Eu acho a cena final de Vila Faia 2008 tão simples mas linda, a d'O Teu Olhar também é fofinha.

A última cena da Vila Faia é bonita. Também gosto da do Teu Olhar.

Mar Salgado e Ilha dos Amores também tem últimas cenas bonitas.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...