Jump to content

Novelas [Tópico Geral]


k3o4

Posts Recomendados

há 14 minutos, Duarte com D disse:

Eu adoro esta corrente de pensamento, é vergonha ver novelas pois não se é "intelectual, inteligente e culto", as depois vêem futebol, discutem por causa dele, insultam-se andam à porrada e há o maior orgulho nisso

Nunca vou perceber o preconceito contra as novelas, e porque é vergonha assistir a uma coisa que tal como o futebol e muitas outras tem só o objetivo de entreter.

não é assim tão difícil de perceber o preconceito que as novelas sofrem. Há sempre mínimos que as novelas têm que ter: a família de ricos que por norma têm negócios onde os outros trabalham, o triângulo amoroso principal, sempre dramas de pessoas a chorar. Depois chega a uma altura em que parece que estamos sempre a ver o mesmo. São os mesmos atores, em Portugal nem sequer há muitos autores, todas as novelas têm a mesma escrita, os mesmos personagens tipo e pior que isso, sempre as mesmas situações. Daí que depois as novelas sejam "só mais uma".  E até podíamos tentar um texto mais aprimorado ou uma fórmula menos esquemática, temos até exemplos recentes disso, mas cada vez mais as próprias novelas vêm vazias de conteúdo, ou, quando tentam trazem diálogos pseudo-didáticos tão forçados e falsos que ainda fazem pior. E se quem as escreve e produz não tem o mínimo de brio e esforço em mudar isso a perceção do público não vai mudar e o preconceito vem para continuar. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Respostas 4,1k
  • Criado
  • Última Resposta

Membros Com Mais Posts Neste Tópico

há 2 minutos, Duarte disse:

não é assim tão difícil de perceber o preconceito que as novelas sofrem. Há sempre mínimos que as novelas têm que ter: a família de ricos que por norma têm negócios onde os outros trabalham, o triângulo amoroso principal, sempre dramas de pessoas a chorar. Depois chega a uma altura em que parece que estamos sempre a ver o mesmo. São os mesmos atores, em Portugal nem sequer há muitos autores, todas as novelas têm a mesma escrita, os mesmos personagens tipo e pior que isso, sempre as mesmas situações. Daí que depois as novelas sejam "só mais uma".  E até podíamos tentar um texto mais aprimorado ou uma fórmula menos esquemática, temos até exemplos recentes disso, mas cada vez mais as próprias novelas vêm vazias de conteúdo, ou, quando tentam trazem diálogos pseudo-didáticos tão forçados e falsos que ainda fazem pior. E se quem as escreve e produz não tem o mínimo de brio e esforço em mudar isso a perceção do público não vai mudar e o preconceito vem para continuar. 

Isto vem no seguimento de um tópico de uma novela brasileira correto? Onde ainda se escreve boas novelas, (não todas obviamente, assim como também há series péssimas (oi Riverdale) também há novelas péssimas), e o preconceito continua.

Em Portugal não há muito a dizer atualmente, são um lixo até para mim que sou fã do género.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Duarte com D disse:

Isto vem no seguimento de um tópico de uma novela brasileira correto? Onde ainda se escreve boas novelas, (não todas obviamente, assim como também há series péssimas (oi Riverdale) também há novelas péssimas), e o preconceito continua.

Em Portugal não há muito a dizer atualmente, são um lixo até para mim que sou fã do género.

citei de Bom Sucesso 

mas mesmo cá recentemente Valor da Vida trouxe uma história diferente. O Artur Ribeiro também trouxe diálogos mais cuidados. Entretanto vem o Vilhena com diálogos sarcásticos. Não há muito que se possa fazer entretanto. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Duarte disse:

citei de Bom Sucesso 

mas mesmo cá recentemente Valor da Vida trouxe uma história diferente. O Artur Ribeiro também trouxe diálogos mais cuidados. Entretanto vem o Vilhena com diálogos sarcásticos. Não há muito que se possa fazer entretanto. 

Sinceramente o problema das novelas cá em Portugal não é as histórias, é formulas repetidas sim principalmente os policiais com tiros avulso, mas as bandas sonoras são uma m*rda, realização básica, cenários paupérrimos e irrealistas, guarda roupa péssimo, atores medianos.

Eu sou fã do género, mas não consigo ver as novelas portuguesas, comparo com as novelas brasileiras ou com tugas antigas e é um abismo na qualidade. Vou tentar ver a do Vilhena, mas nem sei se a escrita dele me vai manter sintonizado.

Mas já em tempos de novelas como Ilha dos Amores, Tempo de Viver, A Outra e assim que as novelas até tinham qualidade eu setia um preconceito contra as mesmas, são coisa para velhos, para donas de casa...

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse preconceito para com as novelas existe desde sempre. Mesmo que as novelas sejam boas ou más, há sempre aquela gentinha que acha que novelas são coisas de donas de casa, de pessoas desocupadas ou até coisa de velhos. É que nem fazem o mínimo de esforço para tentarem investir no formato. Criticam sem ver rigorosamente nada. Basta saberem que é uma novela que chovem logo críticas. 

Tantas novelas ensinam-nos tanta coisa. O exemplo de Bom Sucesso. Essa novela é extremamente simples, mas ao mesmo tempo ensina valores, ensina a ver a vida no melhor prisma possível e mais que tudo, ensina os telespetadores a terem gosto pela leitura.  E cumpre o principal objetivo: Entreter. 

A novela em si é uma obra escrita, então não entendo certos argumentos em que dizem que quem vê não é intelectual. Eu por exemplo gosto imenso de ler e ver novelas. Mas se me obrigassem a escolher, eu escolheria a novela. Isso faz de mim um inculto e uma pessoa burra? Não. 

Existem novelas que dão um bailinho a muitas séries da Netflix.

Editado por Black & White
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Duarte com D disse:

Sinceramente o problema das novelas cá em Portugal não é as histórias, é formulas repetidas sim principalmente os policiais com tiros avulso, mas as bandas sonoras são uma m*rda, realização básica, cenários paupérrimos e irrealistas, guarda roupa péssimo, atores medianos.

Eu sou fã do género, mas não consigo ver as novelas portuguesas, comparo com as novelas brasileiras ou com tugas antigas e é um abismo na qualidade. Vou tentar ver a do Vilhena, mas nem sei se a escrita dele me vai manter sintonizado.

Mas já em tempos de novelas como Ilha dos Amores, Tempo de Viver, A Outra e assim que as novelas até tinham qualidade eu setia um preconceito contra as mesmas, são coisa para velhos, para donas de casa...

Novelas brasileiras estão a anos luz das nossas portuguesas. Acho-as sempre a mesma coisa, vida quotidiana, tiros, porrada e bomba. Há poucas que se destacam para mim. A melhor, para mim, foi Vingança, porque a novela tinha um enredo incrível (O Conde do Monte Cristo é um livro maravilhoso), a realização era muito diferente (aqueles planos focados na personagem, os monólogos, etc), os atores estão ótimos, até a Sofia Aparício e a Teresa Guilherme. E a novela não tinha os 300 e tal episódios que cansam uma pessoa. Até para o próprio autor da novela deve cansar. Quem quer escrever sobre os mesmos personagens durante um ano a fio (ou mais)?!

Estamos a precisar renovar: cenários, histórias, autores, começar a fazer novelas mais curtas, focadas no humor, de época...Olhar para as brasileiras e tirar algumas ideias...Somos um país tão rico de história, podíamos fazer minisséries lindas...

Editado por serenabycarol
  • Gosto 5
  • Adoro 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também tenho muita pena que a nossa ficção se tenha "cansado a meio da maratona" e não consiga avançar muito mais na pista. Na verdade nem foi bem isso que aconteceu, já que na década passada tivemos novelas tão lindas e bem escritas, e nesta infelizmente contam-se nos dedos de uma mão as novelas que se salvaram.

Felizmente tenho as novelas da Globo que nesta década me deram mais alegrias que decepções. Eu sei que não podemos comparar toda a enorme pujança financeira da Globo com as nossas generalistas portuguesas, mas não é só no aspecto financeiro que as novelas da Globo se destacam  até porque se formos ver bem a Record também tem muito mais dinheiro que a SIC e a TVI juntas e não é por isso que faz novelas com grande qualidade. A dramaturgia da Globo destaca-se sobretudo porque é lá que estão os melhores autores, com formas e técnicas de construir as suas tramas completamente diferentes umas dos outras. Temos por exemplo uma Elizabeth Jhin que escreve sobretudo tramas espíritas - uma doutrina tão vasta e complexa que a autora consegue criar histórias completamente diferentes dentro da mesmo temática - ou uma Lícia Manzo que escreve sobretudo sobre conflitos familiares e explora como ninguém o dia-a-dia do ser humano comum, com uma sensibilidade e talento para a escrita absolutamente fora do comum. Depois temos autores também eles muito diferentes uns dos outros que escrevem tramas tão distintas, umas mais viradas para a comédia, outras para o drama, outras onde a fantasia é a palavra de ordem, tramas históricas, novelas passadas nas mais diversas épocas ou mesmo em reinos fictícios, e.t.c. Até mesmo as novelas das 9, que por norma são as que menos gosto, têm essa diversidade de escritas e de estilos que tanto enriquecem o produto final.

Tudo isto contribui para que a máquina que produz as nossas tão amadas novelas da Globo seja tão efetiva e conquiste tanto o povo brasileiro, que até hoje continua a atribuir-lhes a sua preferência. As nossas estações de televisão podiam voltar a por os olhos no exemplo Globo para perceberem como fazer boa ficção que agrade a gregos e troianos.

Editado por Maya
  • Gosto 6
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On ‎20‎/‎08‎/‎2019 at 01:56, Luíza Albuquerque disse:

Laura e Santiago (Vingança)

Júlia e Tiago (Ninguém Como Tu)

Raquel e Gonçalo (Tempo de Viver)

Luciana e Miguel (Viver a Vida)

Pipo e Joana (Morangos com Açúcar)

I THOUGHT YOU WOULD LEAVE YOUR HEART WITH MEEEEEE...…… <3 reis!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
On 08/09/2019 at 03:31, Republic disse:

Pessoal, estudo design gráfico e estou desenvolvendo um projeto de redesign dos logotipos das novelas portuguesas, se puderem dar uma olhadinha e opinarem, fico agradecido <3
(Estou fazendo de outras, vou ir atualizando conforme concluo).

https://www.behance.net/ricardopinheiro2

Eu gostei bastante, parabéns.

  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No âmbito do fim de Amar Depois de Amar, fui verificar se foi de facto a novela (ou sérievela) portuguesa mais curta de sempre. Eis a resposta:

  1. Morangos com Açúcar - 2324
  2. Bem-Vindos a Beirais - 640
  3. Os Nossos Dias - 610
  4. Anjo Selvagem - 603
  5. A Única Mulher - 561
  6. Floribella - 490
  7. Remédio Santo - 368
  8. Feitiço de Amor - 348
  9. Anjo Meu - 343
  10. A Impostora // Dancin' Days // Doce Tentação - 341
  11. Amor Maior - 333
  12. Espelho D'Água - 327
  13. Coração D'Ouro - 326
  14. Laços de Sangue - 322
  15. Paixão - 320
  16. Meu Amor - 319
  17. Mar de Paixão - 318
  18. Mar Salgado - 317
  19. A Herdeira - 314
  20. Vidas Opostas - 313
  21. Queridas Feras - 307
  22. Jardins Proibidos (2014) // Rainha das Flores - 304
  23. Espírito Indomável - 301
  24. O Sábio - 300
  25. Sentimentos - 298
  26. Poderosas - 296
  27. Deixa Que Te Leve - 283
  28. Sol de Inverno - 282
  29. Flor do Mar // Mulheres - 281
  30. Doce Fugitiva - 279
  31. Fascínios - 275
  32. Louco Amor // Santa Bárbara - 271
  33. Jogo Duplo - 267
  34. Destinos Cruzados - 264
  35. Rebelde Way - 260
  36. Belmonte - 259
  37. Sedução - 258
  38. Doida por Ti - 253
  39. Saber Amar - 247
  40. Tu e Eu - 236
  41. Vingança - 234
  42. Lua Vermelha // Rosa Fogo - 225
  43. Olhos nos Olhos - 223
  44. Ouro Verde - 221
  45. Baía das Mulheres // Tempo de Viver - 219
  46. Chiquititas - 217
  47. Mundo Meu - 215
  48. Ilha dos Amores // I Love It - 214
  49. A Outra - 209
  50. Olhos de Água - 207
  51. Fala-me de Amor - 206
  52. Valor da Vida - 203
  53. Os Lobos - 200
  54. Ninguém como Tu - 199
  55. Resistirei - 197
  56. O Beijo do Escorpião - 194
  57. Dei-te Quase Tudo - 184
  58. Podia Acabar o Mundo - 181
  59. Deixa-me Amar // Sonhos Traídos // Tudo por Amor - 180
  60. A Teia - 175
  61. Fúria de Viver - 172
  62. Filha do Mar - 169
  63. Perfeito Coração - 167
  64. Na Paz dos Anjos - 160
  65. Jardins Proibidos - 157
  66. Ganância - 154
  67. A Grande Aposta // Ajuste de Contas // A Lenda da Garça // Amanhecer // A Senhora das Águas // Cinzas // Filhos do Vento // Lusitana Paixão // Nunca Digas Adeus // O Jogo // O Olhar da Serpente // O Teu Olhar // O Último Beijo // Primeiro Amor // Telhados de Vidro // Vidas de Sal - 150
  68. Terra Mãe - 146
  69. Desencontros // Mundo ao Contrário - 145
  70. Paixões Proibidas - 139
  71. Mistura Fina - 131
  72. A Banqueira do Povo // Roseira Brava // Verão Quente - 130
  73. Origens // Palavras Cruzadas // Passerelle // Vila Faia (2008) - 120
  74. Jura - 107
  75. Vila Faia - 100
  76. Massa Fresca - 99
  77. Ricardina e Marta - 90
  78. Chuva na Areia - 85
  79. Sinais de Vida - 80
  80. Amar Depois de Amar - 68
  81. Todo o Tempo do Mundo - 53

E aí está: é a 2ª mais curta de sempre.

  • Gosto 10
  • Adoro 1
  • Obrigado 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apeteceu-me comparar a lista das portuguesas com a lista das da Globo que transmitiram na década de 2010. Só para termos uma ideia da média de episódios de novelas portuguesas comparada com a de novelas da Globo só nos últimos 10 anos:

  1. Caras e Bocas - 232
  2. Amor à Vida - 221
  3. Passione // Ti Ti Ti (2010) // Viver a Vida - 209
  4. Império - 203
  5. Êta Mundo Bom! - 190
  6. Boogie Oogie // Fina Estampa // Insensato Coração - 185
  7. Pega Pega - 184
  8. Avenida Brasil // Guerra dos Sexos (2012) // Morde e Assopra // Rock Story // Salve Jorge (A Guerreira) - 179
  9. Sol Nascente // Totalmente Demais - 175
  10. Deus Salve o Rei - 174
  11. Jóia Rara - 173
  12. A Força do Querer // O Outro Lado do Paraíso // Velho Chico - 172
  13. A Regra do Jogo - 167
  14. Araguaia - 166
  15. Orgulho e Paixão - 162
  16. Além do Tempo // Alto Astral // Amor Eterno Amor // Cama de Gato (A Armadilha) // O Sétimo Guardião // Tempos Modernos - 161
  17. Espelho da Vida // Novo Mundo // Sangue Bom - 160
  18. Flor do Caribe - 159
  19. O Tempo Não Pára - 156
  20. A Lei do Amor // Além do Horizonte // Aquele Beijo // Segundo Sol - 155
  21. I Love Paraisópolis // Lado a Lado // Verão 90 - 154
  22. Tempo de Amar - 148
  23. Geração Brasil - 147
  24. Babilónia // Cheias de Charme // Cordel Encantado // Em Família // Escrito nas Estrelas - 143
  25. Haja Coração - 138
  26. A Vida da Gente - 137
  27. Sete Vidas - 106
  28. Meu Pedacinho de Chão - 93
  29. Os Dias Eram Assim - 88
  30. Gabriela (2012) - 77
  31. Liberdade, Liberdade - 67
  32. O Astro (2011) // Verdades Secretas - 64
  33. Saramandaia (2013) - 56
  34. Onde Nascem os Fortes - 53
  35. O Rebu (2014) - 36
Editado por Johnman
  • Gosto 4
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 07/09/2019 at 23:31, Republic disse:

Pessoal, estudo design gráfico e estou desenvolvendo um projeto de redesign dos logotipos das novelas portuguesas, se puderem dar uma olhadinha e opinarem, fico agradecido <3
(Estou fazendo de outras, vou ir atualizando conforme concluo).

https://www.behance.net/ricardopinheiro2

Tu és brasileiro?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Lista de estreias de novelas nos principais generalistas portugueses nesta década:

[LEGENDA: Repetição - RTP1 (estrangeira) - RTP1 (portuguesa) - SIC (estrangeira) - SIC (portuguesa) - TVI (estrangeira)TVI (portuguesa)]

2010
31 de janeiro - Lua Vermelha - Horário nobre
5 de fevereiro - Poder Paralelo - Início de tarde
17 de fevereiro - Vila Faia (2008) - Fim de tarde

8 de março - A Armadilha - Início de tarde
15 de março - Mar de Paixão - Horário nobre
29 de março - Caras e Bocas - Fim de tarde
23 de maio - Passione - Horário nobre

31 de maio - Espírito Indomável - Horário nobre
19 de junho - Morangos com Açúcar: Férias de Verão (T7) - Fim de tarde

13 de setembro - Negócio da China - Início de tarde
13 de setembro - Laços de Sangue - Horário nobre

20 de setembro - Morangos com Açúcar (T8) - Fim de tarde
12 de outubro - Escrito nas Estrelas - Fim de tarde
25 de outubro - Sedução - Horário nobre
13 de dezembro - Ti Ti Ti (2010) - Fim de tarde
22 de dezembro - Ribeirão do Tempo - Início de tarde

2011
3 de janeiro - Alma Gémea - Início de tarde
20 de março - Anjo Meu - Horário nobre
21 de março - Araguaia - Horário nobre
4 de abril - Revelação - Início de tarde
16 de maio - Remédio Santo - Horário nobre
25 de junho - Morangos com Açúcar: Férias de Verão (T8) - Fim de tarde
3 de agosto - Ilha dos Amores - Início de tarde
? de agosto - Todo o Tempo do Mundo  - Madrugada

5 de setembro - Morde e Assopra - Fim de tarde
12 de setembro - Morangos com Açúcar (T9) - Fim de tarde
19 de setembro - Rosa Fogo - Horário nobre
24 de outubro - Perfeito Coração - Início de tarde

31 de outubro - Insensato Coração - Horário nobre
2 de novembro - O Direito de Nascer (2001) - Início de tarde

2012
2 de janeiro - Vidas em Jogo - Início de tarde
2 de janeiro - Jardins Proibidos - Madrugada
8 de janeiro - Doce Tentação - Horário nobre

9 de março - Olhos de Água - Madrugada
9 de abril - Podia Acabar o Mundo - Início de tarde

6 de maio - Louco Amor - Horário nobre
21 de maio - Fina Estampa - Fim de tarde
23 de maio - Filha do Mar - Madrugada
4 de junho - Dancin' Days (2012) - Horário nobre
25 de junho - Tempo de Viver - Início de tarde

2 de julho - O Astro (2011) - Horário nobre
13 de julho - Morangos com Açúcar: Férias de Verão (T9) - Fim de tarde
1 de agosto - Sonhos Traídos - Madrugada

10 de setembro - Gabriela (2012) - Horário nobre
24 de setembro - Avenida Brasil - Horário nobre

24 de outubro - Doida por Ti - Fim de tarde
? de outubro - Mistura Fina - Madrugada

1 de dezembro - Dance! A Força do Coração - Manhã de fim-de-semana
17 de dezembro - Páginas da Vida - Horário nobre

2013
2 de janeiro - Vingança - Início de tarde
6 de janeiro - Amanhecer - Madrugada
8 de janeiro - Podia Acabar o Mundo - Madrugada
4 de fevereiro - Doce Fugitiva - Fim de tarde

14 de janeiro - Sinais de Vida - Horário nobre
27 de janeiro - Destinos Cruzados - Horário nobre

18 de fevereiro - Éramos Seis (1994) - Início de tarde
25 de fevereiro - Cheias de Charme - Fim de tarde
4 de março - Ninguém como Tu - Início de tarde
8 de abril - Windeck: O Preço da Ambição - Início de tarde
14 de abril - Mundo ao Contrário - Horário nobre
9 de maio - Deixa-me Amar - Madrugada

13 de maio - Bem-Vindos a Beirais - Horário nobre

2 de setembro - Amor à Vida - Horário nobre
9 de setembro - Sangue Bom - Fim de tarde

9 de setembro - I Love It - Fim de tarde
13 de setembro - Os Nossos Dias (T1) - Início de tarde
16 de setembro - Sol de Inverno - Horário nobre
23 de setembro - Belmonte - Horário nobre

23 de setembro - A Guerreira - Horário nobre
7 de outubro - Rosa Fogo - Início de tarde

7 de outubro - Senhora do Destino - Fim de tarde
10 de outubro - A Outra - Início de tarde
? - O Último Beijo - Madrugada

2014
1 de janeiro - Éramos Seis (1994) - Madrugada
2 de fevereiro - O Beijo do Escorpião - Horário nobre
11 de fevereiro - O Teu Olhar - Madrugada

31 de março - Em Família - Fim de tarde
5 de maio - Dei-te Quase Tudo - Madrugada
14 de maio - Windeck: O Preço da Ambição - Madrugada

1 de junho - Mulheres - Horário nobre
23 de junho - Flor do Mar - Início de tarde

14 de julho - Água de Mar - Horário nobre
24 de julho - Olhos nos Olhos - Madrugada

28 de julho - O Rebu (2014) - Horário nobre
18 de agosto - Vila Faia (2008) - Madrugada
8 de setembro - Jardins Proibidos (2014) - Horário nobre

8 de setembro - Lado a Lado - Horário nobre
15 de setembro - Mar Salgado - Horário nobre

6 de outubro - Jura - Madrugada
9 de outubro - O Teu Olhar - Madrugada

13 de outubro - Império - Horário nobre
10 de novembro - Duas Caras - Início de tarde

11 de novembro - Sinais de Vida - Madrugada
24 de novembro - Alto Astral - Fim de tarde

2015
7 de janeiro - Olhos de Água - Madrugada

10 de janeiro - Violetta - Manhã de fim-de-semana
15 de março - A Única Mulher - Horário nobre
6 de abril - Babilónia - Horário nobre
7 de abril - Os Nossos Dias (T2) - Início de tarde
11 de maio - Fascínios - Início de tarde
14 de maio - Filha do Mar - Madrugada

18 de maio - Poderosas - Horário nobre
25 de maio - Feitiço de Amor - Início de tarde

26 de maio - Jikulumessu: Abre o Olho - Horário nobre
30 de junho - Podia Acabar o Mundo - Madrugada
7 de setembro - Coração D'Ouro - Horário nobre

14 de setembro - Mundo Meu - Início de tarde

21 de setembro - A Regra do Jogo - Horário nobre
28 de setembro - Santa Bárbara - Horário nobre
13 de outubro - Sonhos Traídos - Madrugada

19 de outubro - Dancin' Days (2012) - Início de tarde

2016
25 de janeiro - I Love Paraisópolis - Fim de tarde
1 de abril - Queridas Feras - Madrugada
4 de abril - Bem-Vindos a Beirais - Início de tarde
25 de abril - Massa Fresca - Fim de tarde
25 de abril - Jura - Madrugada
9 de maio - Rainha das Flores - Horário nobre

6 de junho - Verdades Secretas - Horário nobre
29 de junho - Deixa Que Te Leve - Início de tarde
24 de julho - Baía das Mulheres - Madrugada

22 de agosto - Rosa Fogo - Madrugada

4 de setembro - A Impostora - Horário nobre
5 de setembro - Sassaricando: Haja Coração - Fim de tarde
5 de setembro - Liberdade, Liberdade - Horário nobre
12 de setembro - Amor Maior - Horário nobre

10 de outubro - Laços de Sangue - Início de tarde
16 de outubro - Mistura Fina - Madrugada

14 de novembro - A Lei do Amor - Horário nobre
5 de dezembro - Dei-te Quase Tudo - Madrugada

2017
2 de janeiro - O Sábio - Início de tarde
8 de janeiro - Ouro Verde - Horário nobre

24 de fevereiro - Fala-me de Amor - Madrugada
15 de março - Perfeito Coração - Madrugada
3 de abril - Espírito Indomável - Início de tarde

17 de abril - Novo Mundo - Fim de tarde
24 de abril - Tempo de Viver - Madrugada
1 de maio - Espelho D'Água - Horário nobre
5 de junho - A Força do Querer - Horário nobre

11 de agosto - Mar de Paixão - Madrugada
18 de setembro - Sol de Inverno - Início de tarde

18 de setembro - Paixão - Horário nobre
24 de setembro - A Herdeira - Horário nobre

15 de outubro - Poderosas - Madrugada
6 de novembro - Sedução - Início de tarde

4 de dezembro - Jogo Duplo - Horário nobre

2018
4 de janeiro - Anjo Meu - Madrugada

15 de janeiro - O Outro Lado do Paraíso - Horário nobre
28 de janeiro - Olhos de Água - Madrugada
26 de fevereiro - Mar Salgado - Início de tarde

9 de abril - Vidas Opostas - Horário nobre
1 de maio - Filha do Mar - Madrugada
18 de junho - Coração D'Ouro - Início de tarde

3 de setembro - Sinais de Vida - Início de tarde
3 de setembro - Segundo Sol - Horário nobre
17 de setembro - Alma e Coração - Horário nobre

17 de setembro - Onde Está Elisa? - Horário nobre
30 de setembro - Valor da Vida - Horário nobre

8 de outubro - Gabriela (2012) - Fim de tarde
2 de novembro - Amanhecer - Madrugada
5 de novembro - Remédio Santo - Início de tarde

19 de novembro - A Teia - Horário nobre

2019
2 de janeiro - Avenida Brasil - Fim de tarde
14 de janeiro - Água de Mar - Madrugada

13 de fevereiro - Maria Madalena - Início de tarde
18 de fevereiro - Bem-Vindos a Beirais - Início de tarde
1 de abril - Amor Maior - Início de tarde
15 de abril - Belmonte - Fim de tarde
1 de maio - Meu Amor - Horário nobre
6 de maio - Saber Amar - Madrugada

21 de maio - Prisioneira - Horário nobre
27 de maio - Golpe de Sorte - Horário nobre
3 de junho - A Dona do Pedaço - Horário nobre
17 de junho - Amar Depois de Amar - Horário nobre
26 de agosto - Mar de Paixão - Horário nobre

9 de setembro - Nazaré - Horário nobre

15 de setembro - Na Corda Bamba - Horário nobre
21 de outubro - Amor à Vida - Fim de tarde
28 de outubro - Terra Brava - Horário nobre
4 de novembro - O Sábio - Madrugada

Editado por Johnman
  • Gosto 5
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 1 mês depois...

Descobri a existência deste tópico.:rofl:

 

Vou dar a minha humilde opinião.

1- Rui Vilhena: as obras primas de Ninguém Como Tu, que não vi na altura, mas estou a adorar vê na TVI Ficção e esta obra atual chamada Na Corda Bamba.

2- Pedro Lopes: Laços de Sangue foi incrível e lembro me de na altura ser pequeno e ter medo da Diana. Sol de Inverno, Dancin' Days e Coração d'Ouro também gostei, apesar de nesta última se notar o seu cansaço. Anos depois, veio escrever Alma e Coração que vi tudo e deixou muito a desejar. No início prometia imenso, mas acabou por cair, mas acredito que a culpa nao foi dele, mas da baixa audiência que pode ter implicado uma mudança brusca na história. Adoro os diálogos, história e tudo resto. Considero-o marca de confiança em novelas até porque escreveu bons sucessos cá. 

3- Alexandre Castro: com duas novelas (Rainha das Flores e Vidas Opostas) provou ser um ótimo autor. Adoro os diálogos dele, apenas ficam atrás dos do Vilhena. Rainha das Flores foi bem conduzida até ao fim, apesar de ter sido construída em cima do joelho. Então, Vidas Opostas nem se fala. Eva Lemos <3 Uma personagem super bem construída. E, como penso que os vilões dos últimos produtos português têm deixado a desejar, penso que ele foi dos poucos autores que ainda fez bons vilões nos últimos tempos. Eu gostei imenso do Rui Morrison como vilão e a Eva, se se considerar vilã.

4- Inês Gomes: Mar Salgado foi uma grande novela, muito bem delineada e conduzida. Já de Amor Maior não se pode dizer o mesmo. Com um sucesso e um fracasso, vem Terra Brava que tenho adorado e penso que irá conseguir conduzi-la melhor depois do que Amor Maior.

5- Artur Ribeiro: Belmonte e Jogo Duplo <3 Santa Bárbara deixou muito a desejar e eu desisti a partir da segunda fase. Belmonte, a ver pela primeira vez nas tardes TVI, é uma obra prima com diálogos que são uma delícia. Jogo Duplo também gostei imenso, só não gostava do casal principal. Não via química entre o Catarré e a Sara. Porém, é outro autor que criou um bom vilão recentemente, o Manuel.  Gostei muito dele, apesar de nunca ter percebido o motivo para tanta maldade.

6- Maria João Costa: tornou-se autora "sem querer", mas fez uma novela razoável, Ouro Verde. Porém, gostei muito mais de Valor da Vida e da sua história. Os seus diálogos também me parecem bastante cuidados e há vezes que me surpreende neles. Valor da Vida também teve uma história bastante interessante e inovadora, na minha opinião e foi bem delineada. Não gostei muito foi de Ouro Verde, achei razoável.

7- António Barreira: Não consigo gostar muito dele. Diálogos fracos e, como muitos pensam, ele perdesse muito na história, então quando são alargadas nem se fala. Só vi Remédio Santo, A Impostora, Destinos Cruzados e Alguém Perdeu (considera-se novela certo?). Remédio Santo foi a única que gostei e, penso que a única que ele não se perdeu tanto. Misticismo e ruralidade. <3 Destinos Cruzados estou a ver na TVI Ficção e achei a premissa muito boa, mas o desenvolvimento fez tudo cair por terra. A Impostora era mesmo uma Impostora porque não era uma novela, mas um documentário turístico. Gastou folhas de word a escrever STOCK SHOT 50x ou mais, só pode. Alguém Perdeu teve uma péssima impressão junto do pouco público que tinha, mas nos primeiros episódios ele estava a escrever normalmente porque ainda não se sabia que ia ser fracasso (ele não sabia), mas começou e logo pecou pela história e diálogos fracos. Depois perdeu-se, mas também por culpa do canal e da baixa audiência. Enfim...

8- Sandra Santos: Diálogos fraquíssimos e muito pouco cuidados. Não vi Espírito Indomável, mas vi DQTL na TVI Ficção, DT lá também e Nazaré agora. Os diálogos fracos são evidentes e as fracas premissas também. Outra coisa que detesto é as histórias com tanto amor e tão lamechas que cria. Tanto amor, tanto amor, mas não o sabe conduzir. Em DQTL ainda havia química entre a Maria e o Catarré, mas DT aquele casal principal era uma vergonha pela pouca química e pelo seu mau desenvolvimento. Nazaré até é melhorzita. Onde se safa, realmente, é na comédia onde não há melhor, mas penso que pode estar prestes a ser ultrapassada pela Inês Gomes. 

• Nunca vi nada do Tozé Martinho, João Matos, Manuel Arouca, por isso não posso comentar... Outro que gostava que fosse aposta era o Gonçalo Pereira, que escreveu Espelho d'Água e que foi bem razoável e desenvolvida para conseguir sustentar 300 episódios. Não posso comentar mais porque não fez mais nada, mas gostava de ver outra novela dele para tirar as teimas.

 

Dos autores do Brasil.

1- Glória Perez: é evidente algumas falas como ter personagens estrangeiras a falar brasileiro. Apesar disso, consegue-me sempre prender ao ecrã e acho que e de todos os que conheço lá. Tens os diálogos mais cuidados e mais desenvolvidos, na minha opiniao. Sabe criar boas histórias 

2- Walcyr Carrasco: Constrói boas premissas, mas acho que consegue perdeu-se algo pelo caminho. Rei do horário da tarde e das novelas de época, mas nas novelas da noite peca imenso. Diálogos repetitivos. A Dona do Pedaço começou bem, mas a certo ponto acho que se perdeu. E era insuportável ouvir "Não é Josiane é Jô". Acho que ele se devia dedicar às novelas da tarde porque é onde se safa melhor. Morde e Assopra, Etâ Mundo Bom! <3

3- João Emanuel Carneiro: Pode não ter os melhores dialogos, mas sabe escrever boas histórias e não se perde assim muito. Acho que depois de Segundo Sol precisa de um grande descanso porque penso que a novela podia ter um melhor desenvolvimento. Para contrariar adorei Avenida Brasil e A Regra do Jogo (matem-me se quiserem AHAH). Achei as duas muito boas e gostei do seu desenvolviemnto.

4- Aguinaldo Silva: Ele e as suas epifanias enquanto escreve... De facto, só gostei de Senhora do Destino que tenha visto. Império não gostei pelo desenvolvimento. O Sétimo Guardião foi a paródia total. Detesto os diálogos dele que para além de serem super repetitivos, são um pouco desnecessários... "Morre logo sua filha da p***". Mais desnecessário, impossível. Não gosto. Ele deve ter lhe dado alguma coisa enquanto escrevi OSG. Ele que se reforme o mais rápido possível. Se há alguém que se perde mesmo, mais que os outros, é ele.

• Não conheço mais nenhum assim afundo. Vi Babilônia do Gilberto Braga e gostei, mas nada de extraordinário. Não vi mais nada de outros autores.

Obrigado! :gosto:

 

Editado por Rafael L
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...