Jump to content

Novelas [Tópico Geral]


k3o4

Posts Recomendados

há 32 minutos, Ficção Nacional disse:

Enganas-te. A base de produção das novelas da SP é de, precisamente, 42 minutos. Está no portefólio internacional deles que se encontra na net.

amigx, tu sabes que a Globo e a SP padronizam a duração dos episódios, através de edição, para se adequar aos padrões internacionais, certo? :ok: é que nem as novelas da Globo têm episódios de produção com a mesma duração - mudam conforme o dia da semana - e nem todos as faixas têm novelas que chegam à duração de sequer 40 minutos (algumas caminham entre os 25 e 35) :ok:

aliás, às quartas os episódios têm todos uma duração mais reduzida. de segunda a sábado são novelas, às quartas são outra coisa qualquer :galderia:

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Respostas 4,1k
  • Criado
  • Última Resposta

Membros Com Mais Posts Neste Tópico

há 3 horas, AGUI disse:

amigx, tu sabes que a Globo e a SP padronizam a duração dos episódios, através de edição, para se adequar aos padrões internacionais, certo? :ok: é que nem as novelas da Globo têm episódios de produção com a mesma duração - mudam conforme o dia da semana - e nem todos as faixas têm novelas que chegam à duração de sequer 40 minutos (algumas caminham entre os 25 e 35) :ok:

aliás, às quartas os episódios têm todos uma duração mais reduzida. de segunda a sábado são novelas, às quartas são outra coisa qualquer :galderia:

Se padronizam para se adequar aos padrões internacionais, por algum motivo é. E olha que uma é uma produtora brasileira, a outra portuguesa. Mas ambas padronizam em volta dos 40 a 45 minutos... Ora pensa lá bem o porquê de isso acontecer... Acabas por me dar razão... 

E na globo não há muito essa questão sequer dos horários... E uma empresa que até respeita os ganchos dos episódios, algo que o Rui Vilhena muito gabava.. Só há mais alterações a esse nível nas quartas feiras, dias de futebol..

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Ficção Nacional disse:

Se padronizam para se adequar aos padrões internacionais, por algum motivo é. Ora pensa lá bem qual. Acabas por me dar razão... 

os padrões internacionais também são novelas com 150 - 200 episódios e as portuguesas com 300 não são menos novelas por causa disso. O modo de exibição e produção no Brasil varia bastante em duração, há faixas que raramente alcançam os 40 min de arte, simplesmente padronizam para os mercados internacionais. O que não significa que o mesmo produto no Brasil não é novela e no estrangeiro é.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, AGUI disse:

os padrões internacionais também são novelas com 150 - 200 episódios e as portuguesas com 300 não são menos novelas por causa disso. O modo de exibição e produção no Brasil varia bastante em duração, há faixas que raramente alcançam os 40 min de arte, simplesmente padronizam para os mercados internacionais. O que não significa que o mesmo produto no Brasil não é novela e no estrangeiro é.

Qual é a faixa da globo que não tem 40 minutos de arte de novela? Explicas me qual? Ainda há poucos dias li um artigo brasileiro, no UOL, a dizer que a globo está a aumentar a duração dos capítulos das suas novelas, especialmente a das 21h,em que já ultrapassa os 50 minutos de produção... 

Quanto ao número de capítulos total, a globo já produziu novelas de 243 capítulos e agora está a reduzir... Em Portugal não. Mas nenhuma deixa de ser novela. Há as que têm tradicionalmente cerca de 50 capítulos e nem de novelas são chamadas, mas sim de super series... Porque tem abaixo dos tais 80 capítulos de referência como disse anteriormente para a distinção do género... 

Editado por Ficção Nacional
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, Ficção Nacional disse:

O problema dos produtos, quase sempre a razão que justifica o seu fracasso, é essa tentativa de subverter o género 'novela', ou seja', tentar mudar o que está enraizado em todo o mundo há décadas. Uma novela tem geralmente mais de 80 capítulos, cada um com pelo menos 42 minutos de produção, um romance central e vários núcleos paralelos. Produtos com tamanho de 25 minuto, lamento dizê-lo, não são novelas. Poderão ser sitcoms, séries, formatos de comédia... Agora, novela não o são.

Qualquer pessoa que estude guionismo e que escreva para televisão sabe, perfeitamente, disso. E é ridículo estar-se a comparar com produtos de há anos e anos atrás quando se sabe que a indústria da ficção evoluiu de tal modo que, no momento, até os autores se estão a queixar do seu ritmo. A Globo, por exemplo, está a encurtar a duração total de capítulos da novela, mas não a duração de cada um desses capítulos. A mesma coisa a Televisa. A mesma coisa a SP... A TVI achar que vai classificar este produto como sendo 'novela' é algo somente ridículo e que demonstra bem o desnorte de quem está a gerir a estação no momento.

Poderemos chamar a isto o que quisermos. Agora novela, na verdadeira assunção do termo (de um novelo que vai se sendo desenvolvido ao longo dos capítulos), não.

 

Malhação tem 20 minutos por episódio e as das seis meia hora. Grandes sitcoms!! 

Editado por VINTAGE
  • Adoro 2
  • Obrigado 1
  • Haha 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, Ficção Nacional disse:

Poderemos chamar a isto o que quisermos. Agora novela, na verdadeira assunção do termo (de um novelo que vai se sendo desenvolvido ao longo dos capítulos), não.

 

Me perdoe, não sei se está usando ironia, mas sabe que (tele)novela não vem de novelo, certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, RAFA(el) disse:

Jogo Duplo teve como título provisório Condição Humana!

Depois na SIC temos alguns como:

  • Nazaré - Flor de Sal
  • Vidas Opostas - Jogo Duplo
  • Espelho d’Água - A Cor do Destino
  • Paixão - Regresso
  • Amor Maior - Golpe do Destino

Não me lembro de mais nenhum, agora!

O de Espelho de Água era Verdade e Consequência. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 minutos, VINTAGE disse:

Malhação tem 20 minutos por episódio e as das seis meia hora. Grandes sitcoms!! 

Malhação é uma novela para ti? 

há 6 minutos, Peters92 disse:

Me perdoe, não sei se está usando ironia, mas sabe que (tele)novela não vem de novelo, certo?

Óbvio que sei de onde vem o termo telenovela. O que estou a dizer é que a telenovela é como um novelo que, a cada episódio, se vai desenrolando e desvendando... Credo, as pessoas levam tudo à letra... 

há 10 minutos, Diogo O. disse:

:clap: Parabéns por não saberes o que é uma novela da SIC. :clap:

Já respondido sobre isso. Ler comentários anteriores. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Ficção Nacional disse:

Malhação é uma novela para ti? 

Óbvio que sei de onde vem o termo telenovela. O que estou a dizer é que a telenovela é como um novelo que, a cada episódio, se vai desenrolando e desvendando... Credo, as pessoas levam tudo à letra... 

É uma novela sim. Uma "novelinha" digamos. Mas é novela. E não me apeteceu considerá-la novela. No Brasil é considerada novela. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Ficção Nacional disse:

Qual é a faixa da globo que não tem 40 minutos de arte de novela? Explicas me qual? Ainda há poucos dias li um artigo brasileiro, no UOL, a dizer que a globo está a aumentar a duração dos capítulos das suas novelas, especialmente a das 21h,em que já ultrapassa os 50 minutos de produção... 

Quanto ao número de capítulos total, a globo já produziu novelas de 243 capítulos e agora está a reduzir... Em Portugal não. Mas nenhuma deixa de ser novela. Há as que têm tradicionalmente cerca de 50 capítulos e nem de novelas são chamadas, mas sim de super series... Porque tem abaixo dos tais 80 capítulos de referência como disse anteriormente para a distinção do género... 

A extinta faixa das 23h variava maioritariamente entre 25 e 35 min. Para não falar da faixa das 18h.

  • Gosto 1
  • Obrigado 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 29 minutos, Diogo Marreiros disse:

Acho que tanto Jogo Duplo como Vidas Opostas podiam ter ficado com os provisórios. Acho que faria mais sentido nos dois casos.

Lua de Papel é sem dúvida o meu nome favorito! Também gosto muito de Génio do mal e de A Face do Mal.

Acho que so tiraram esses dois últimos que referiste porque as velhas provavelmente não iriam gostar da palavra “Mal” :ok:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 46 minutos, AGUI disse:

A extinta faixa das 23h variava maioritariamente entre 25 e 35 min. Para não falar da faixa das 18h.

Estas a falar das super séries??? Não me estás a dizer que cada capítulo tem em média a mesma duração de Malhação, pois não? 

Quanto às 18h,podes constatar que o tempo que a globo dedica a essa novela, na grade, são 40 a 55 minutos, sendo que o tempo de arte ronda os 40 minutos. Não sei se já viste mesmo a globo no Brasil, mas os intervalos (2 a 3 por capítulos) duram em média 2 a 4 minutos... Não são como os nossos.. 

Epa eu tento não falar mais do assunto, mas assim fica difícil... Esquece lá isso. 

Editado por Ficção Nacional
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Ficção Nacional disse:

Estas a falar das super séries??? Não me estás a dizer que cada capítulo tem em média a mesma duração de Malhação, pois não? 

Quanto às 18h,podes constatar que o tempo que a globo dedica a essa novela, na grade, são 40 a 55 minutos, sendo que o tempo de arte ronda os 40 minutos. Não sei se já viste mesmo a globo no Brasil, mas os intervalos (2 a 3 por capítulos) duram em média 2 a 4 minutos... Não são como os nossos.. 

Epa eu tento não falar mais do assunto, mas assim fica difícil... Esquece lá isso. 

Não falo de super séries nenhumas, falo das novelas das 23h.

E constato mesmo pelas durações do Globoplay, que não têm qualquer intervalo incluído. Não falo por deduções de horários, somas, subtrações e outros artifícios que tais.

Claro que é difícil falar quando os outros apresentam sempre factos e tu segues nos teus achismos convictos.

  • Gosto 3
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 minutos, AGUI disse:

Não falo de super séries nenhumas, falo das novelas das 23h.

E constato mesmo pelas durações do Globoplay, que não têm qualquer intervalo incluído. Não falo por deduções de horários, somas, subtrações e outros artifícios que tais.

Claro que é difícil falar quando os outros apresentam sempre factos e tu segues nos teus achismos convictos.

Então tu baseias te pelo Globoplay? Certo, fico super esclarecido assim... É q eu tou a falar do canal globo mesmo, o brasileiro, da versão em TV. 

Já agora, que novelas das 23h da globo estas tu a falar? 

Não acho nada. Tenho formação na área. Achismos e o que se passa neste fórum. 

Editado por Ficção Nacional
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, Ficção Nacional disse:

Então tu baseias te pelo Globoplay? Certo, fico super esclarecido assim... É q eu tou a falar do canal globo mesmo, o brasileiro, da versão em TV. 

Já agora, que novelas das 23h da globo estas tu a falar? 

Não acho nada. Tenho formação na área. Achismos e o que se passa neste fórum. 

Mas episódios de produção vêem-se sem intervalos, não vais contar publicidade como parte integrante de um episódio :confusa_julia:

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 minutos, Hugo disse:

Mas episódios de produção vêem-se sem intervalos, não vais contar publicidade como parte integrante de um episódio :confusa_julia:

Claro que não. Nem eu disse isso no comentário que fiz. Convém ler bem o que é escrito... 

Afirmar que as produções da globo têm menos de 40 minutos de produção de capítulo é exagerado. Principalmente quando neste momento está no ar no Brasil A força do querer em que alguns capítulos, na exibição original, tiveram mais de 50 minutos de arte. Mesmo a das 18h, com tempo de arte menor, tem aproximadamente 40 minutos sim. Espelho da vida, a última que vi desse horário na íntegra, tinha média de 38 minutos... 

Quanto às novelas das 23h, desde Gabriela que a globo não tem novela mesmo nesse horário. Saramandaia, o rebu, o astro, tudo série... Portanto não entendi essa afirmação se aquilo que foi transmitido foi séries, super séries, miniseries, etc... Já na altura de os maias, a muralha, a casa das 7 mulheres, um só coração, etc etc, tudo isso eram séries... 

Não falo mais deste tema até porque estamos a desvirtuar e a fugir do tópico em questão. Fiquemos, como disseram, cada um com o seu achismo. Isto para mim não será uma novela nunca com essa duração. É um produto. Enquanto não o vir não o consiguirei classificar de outra forma. 

Editado por Ficção Nacional
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 horas, Ficção Nacional disse:

Claro que não. Nem eu disse isso no comentário que fiz. Convém ler bem o que é escrito... 

Afirmar que as produções da globo têm menos de 40 minutos de produção de capítulo é exagerado. Principalmente quando neste momento está no ar no Brasil A força do querer em que alguns capítulos, na exibição original, tiveram mais de 50 minutos de arte. Mesmo a das 18h, com tempo de arte menor, tem aproximadamente 40 minutos sim. Espelho da vida, a última que vi desse horário na íntegra, tinha média de 38 minutos... 

Quanto às novelas das 23h, desde Gabriela que a globo não tem novela mesmo nesse horário. Saramandaia, o rebu, o astro, tudo série... Portanto não entendi essa afirmação se aquilo que foi transmitido foi séries, super séries, miniseries, etc... Já na altura de os maias, a muralha, a casa das 7 mulheres, um só coração, etc etc, tudo isso eram séries... 

Não falo mais deste tema até porque estamos a desvirtuar e a fugir do tópico em questão. Fiquemos, como disseram, cada um com o seu achismo. Isto para mim não será uma novela nunca com essa duração. É um produto. Enquanto não o vir não o consiguirei classificar de outra forma. 

Raramente Espelho da Vida tinha episódios de 38 minutos. Rondava sempre os 30/35 em média. E baseio-me no globoplay que foi onde vi sem intervalos incluídos. Com certeza que na TV não te pões a contar os minutos. 

Nas novelas das onze, muitos episódios rondavam os 28 minutos. E como já falei anteriormente, Malhação tem sempre episódios de 20-25 minutos. 

Nas novelas das sete o número de tempo mais comum é à volta dos 40 minutos. 

No horário das nove é o "tempo de arte" que tu apregoas como sendo o único e exclusivo em todas as produções. Porém, as novelas desse horário, às quartas-feiras têm uma duração semelhante às das seis. 

Já não é a primeira vez que vejo episódios de Mulheres Apaixonadas com 20 e poucos minutos, apesar de ter em média 50/55 minutos de duração. Vou no episódio 87 e já apanhei com uns 4/5 episódios de 20 minutos (mais coisa menos coisa). 

As novelas das onze eram novelas. As séries têm tanto tempo de episódio como as novelas no geral. 

Editado por VINTAGE
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, Rui Melo disse:

Genuinamente estou a pensar comprar o livro do Olhar da Serpente, visto que o mais provável é a SIC nunca vir a repetir essa novela

Onde se pode encontrar à venda? eu ando à procura de alguns livros e nunca os consegui encontrar à venda nem sequer na internet.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...