Jump to content

Novelas [Tópico Geral]


k3o4

Posts Recomendados

  • Respostas 4,1k
  • Criado
  • Última Resposta

Membros Com Mais Posts Neste Tópico

há 1 hora, AGUI disse:

Entretanto, com o fim do site Minhateca, perderam-se os arquivos da novela.

Pior só mesmo a Globo, que, segundo consta, apagou do seu arquivo, por exemplo, Espelho Mágico :nono: Deixou um ou dois episódios só para o registo e o resto foi à vida. A ser verdade, bela preservação de património!

  • Surpresa 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Felipe_MacedoBA disse:

Assisti  até agora TDV, O Beijo do Escorpião e Sedução da tvi. Foram as novelas que me introduziram na dramaturgia portuguesa, agora quero ver algo da sic para explorar mais esse mercado.

Se viste TDV e Sedução, tens que ver a masterpiece Ninguém como Tu. Aliás, Tempo de Viver e Ninguém Como Tu, são possivelmente as duas melhores novelas portuguesas de sempre :) 

  • Gosto 2
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Hashtag disse:

Pior só mesmo a Globo, que, segundo consta, apagou do seu arquivo, por exemplo, Espelho Mágico :nono: Deixou um ou dois episódios só para o registo e o resto foi à vida. A ser verdade, bela preservação de património!

A maior parte das novelas dos anos 70 que fracassaram sofreram disso. Normalmente guardavam apenas o 1º e último episódios, pois, devido ao fracasso, não iriam ter intenções de as reprisar algum dia (outras perderam-se em incêndios). Já os roteiros guardavam todos, para um dia mais tarde poderem fazer uma adaptação. Outra época em que não sonhavam com o consumo televisivo atual, nem com o modo de reproduzir produtos fora da televisão, sem exigir lucros.

Aliás, deixo aqui um excerto de uma entrevista que explica bem o assunto: "Creio que para a TV Globo os roteiros eram mais importantes que as imagens, pois todos eram microfilmados no mesmo ano em que a novela ia ao ar. Eles provavelmente pensavam que uma novela boa poderia ser regravada mais tarde, se houvesse interesse. Já uma reprise da gravação original só valeria a pena para novelas que foram sucesso de audiência."

Spoiler

É um excerto de uma entrevista a uma doutora em audiovisual que escreveu uma tese de doutorado sobre a novela da Globo "O Grito" (1975) que continha uma narrativa muito metafórica e chocante para a época, sendo considerada uma das novelas mais melancólicas para quem assistiu. Deixo aqui a entrevista e um excerto da tese (recomendo):

https://popfantasma.com.br/o-grito/

http://www.academia.edu/2515511/O_grito_de_Jorge_Andrade_pesquisa_dos_roteiros_televisivos

 

  • Gosto 2
  • Triste 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Rafael A. disse:

Se viste TDV e Sedução, tens que ver a masterpiece Ninguém como Tu. Aliás, Tempo de Viver e Ninguém Como Tu, são possivelmente as duas melhores novelas portuguesas de sempre :) 

Estou aguardando a reprise desta pois infelizmente o site onde estavam hospedados os capítulos encerrou suas atividades ano passado e eu só fiquei com os capítulos iniciais que tive tempo de baixar.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, AGUI disse:

A maior parte das novelas dos anos 70 que fracassaram sofreram disso. Normalmente guardavam apenas o 1º e último episódios, pois, devido ao fracasso, não iriam ter intenções de as reprisar algum dia (outras perderam-se em incêndios). Já os roteiros guardavam todos, para um dia mais tarde poderem fazer uma adaptação. Outra época em que não sonhavam com o consumo televisivo atual, nem com o modo de reproduzir produtos fora da televisão, sem exigir lucros.

Aliás, deixo aqui um excerto de uma entrevista que explica bem o assunto: "Creio que para a TV Globo os roteiros eram mais importantes que as imagens, pois todos eram microfilmados no mesmo ano em que a novela ia ao ar. Eles provavelmente pensavam que uma novela boa poderia ser regravada mais tarde, se houvesse interesse. Já uma reprise da gravação original só valeria a pena para novelas que foram sucesso de audiência."

  Ocultar conteúdo

É um excerto de uma entrevista a uma doutora em audiovisual que escreveu uma tese de doutorado sobre a novela da Globo "O Grito" (1975) que continha uma narrativa muito metafórica e chocante para a época, sendo considerada uma das novelas mais melancólicas para quem assistiu. Deixo aqui a entrevista e um excerto da tese (recomendo):

https://popfantasma.com.br/o-grito/

http://www.academia.edu/2515511/O_grito_de_Jorge_Andrade_pesquisa_dos_roteiros_televisivos

 

Não querendo prolongar o offtopic, isso para mim é muito difícil de digerir, eu, que tenho dificuldade em ver-me livre até de talões de compras. Por muito fracasso que fossem, é história. Estavam assim tão necessitados de fita? Se calhar estavam...

  • Gosto 3
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Hashtag disse:

Não querendo prolongar o offtopic, isso para mim é muito difícil de digerir, eu, que tenho dificuldade em ver-me livre de talões de compras. Por muito fracasso que fossem, é história. Estavam assim tão necessitados de fita? Se calhar estavam...

 Eu também não compreendo a eliminação de projetos que tanto custaram à emissora, mas são outros tempos em que os produtos eram para passar apenas na televisão apenas numa exibição. E, do ponto de vista atual, continuo a não visualizar espaço para a reprodução de novelas tão antigas, datadas e fracassadas. Por enquanto, espero que o Viva reprise as novelas dos anos 70 que marcaram a emissora e que os funcionários tanto se esforçaram para salvar dos incêndios.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
há 7 minutos, VascoSantos disse:

Eu gostava era de saber onde é que as novelas da TVI são melhores que as da SIC.

É que toda a gente está a falar nisso, e ainda não vi nenhuma razão. 

O número de episódios não é desculpa, já vi novelas pequenas serem bem piores que novelas enormes.

Concordo. Eu pessoalmente acho Alma e Coração e Vidas Opostas duas excelentes novelas, assim como Valor da Vida e A Teia. Há muito tempo que já não tínhamos tanta qualidade nos dois canais, em termos de novelas.

há 10 minutos, Pedro M. disse:

Acho que falam mais em investimento. A TVI tem todo o mérito por estar a tentar revitalizar a ficção. A SIC tem duas novelas que têm qualidade, mas arrastam-se em grelha quase dolorosamente durante um ano. Mas eu acho que isso tudo é muito subjetivo. Depende dos gostos. 

Pareceu-me mais que estavam a falar na qualidade das novelas.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma pessoa olha para A Teia e vê muitos mais exteriores, um ritmo alucinante digno de série, uma banda sonora fantástica. Uma pessoa olha para Vidas Opostas, e é a típica novela citadina de 300 episódios, com poucos exteriores e a fazer lembrar tantas outras novelas.

Como dizem para elogiar o programa da Cristina, a diferença está no "embrulho". :haha:

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 minutos, VascoSantos disse:

Eu gostava era de saber onde é que as novelas da TVI são melhores que as da SIC.

É que toda a gente está a falar nisso, e ainda não vi nenhuma razão. 

O número de episódios não é desculpa, já vi novelas pequenas serem bem piores que novelas enormes.

Oi? Se as pessoas veem determinada novela, é normal que a achem que é melhor que a concorrente. Se achassem a concorrente melhor, veriam, não? Digo eu, que acho Valor da Vida melhor que Alma e Coração e vejo a primeira. Óbvio que isso não é uma verdade incontestável, é apenas uma opinião. AeC até pode ser melhor, mas para mim não é.

Mas posso-te enunciar uma série de razões para achar Valor da Vida melhor:

  •  Diferenciação. É algo totalmente novo, provavelmente o que mais próximo já tivemos de ficção científica, principalmente nestes últimos episódios em que a Becas andam a tentar descobrir a composição química dos comprimidos do Atur. O rigor com que está a ser feito é o melhor de tudo. 
  • Não tem estereótipos. As lésbicas não são alvo de vitimização por gostarem do sexo oposto. Não são o tipo de personagem "como vamos assumir a nossa relação" e isso é ótimo, pois afasta qualquer preconceito. Temos um casal, comum, em que uma sofre de agressões e a outra pratica-as, simplesmente.
  • Personagens. Não há uma única personagem que esteja a mais. Todos têm um pretexto na história, não estão ali a preencher espaço. Até os figurantes são importantes na história e isso não acontecia na da Mira, por exemplo. Além disso, há personagens brilhantes.
  • Ritmo. A novela não pára. E não, não precisa de tiros ou explosões para ter ritmo. Aliás, do elenco principal ainda não morreu uma única personagem e mostra que basta uma boa história para a novela se fazer. Não é preciso morrer personagens para haver desenvolvimento na história.

Claro que não vejo só por isto, vejo por muito mais, como por exemplo o facto de saber que é uma novela relativamente curta, mas para mim é sem dúvida a melhor novela em exibição. Outros não concordarão, é verdade, mas é por isso que as opiniões devem ser debatidas.

  • Gosto 8
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Figo disse:

Uma pessoa olha para A Teia e vê muitos mais exteriores, um ritmo alucinante digno de série, uma banda sonora fantástica. Uma pessoa olha para Vidas Opostas, e é a típica novela citadina de 300 episódios, com poucos exteriores e a fazer lembrar tantas outras novelas.

Como dizem para elogiar o programa da Cristina, a diferença está no "embrulho". :haha:

Pronto, mas isso é outra coisa.

Como "embrulho" sim, as da TVI estão melhores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, VascoSantos disse:

Pronto, mas isso é outra coisa.

Como "embrulho" sim, as da TVI estão melhores.

Eu não vejo nenhuma, mas analisando "de fora", a 2ª faixa da TVI dá 20-0 à da SIC!  Na primeira não acho a diferença tão abismal, até acho que a da SIC tem uma melhor realização, mas lá está, a da SIC vai ter 350 episódios e a da TVI 220!

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, SIM disse:

Oi? Se as pessoas veem determinada novela, é normal que a achem que é melhor que a concorrente. Se achassem a concorrente melhor, veriam, não? Digo eu, que acho Valor da Vida melhor que Alma e Coração e vejo a primeira. Óbvio que isso não é uma verdade incontestável, é apenas uma opinião. AeC até pode ser melhor, mas para mim não é.

Mas posso-te enunciar uma série de razões para achar Valor da Vida melhor:

  •  Diferenciação. É algo totalmente novo, provavelmente o que mais próximo já tivemos de ficção científica, principalmente nestes últimos episódios em que a Becas andam a tentar descobrir a composição química dos comprimidos do Atur. O rigor com que está a ser feito é o melhor de tudo. 
  • Não tem estereótipos. As lésbicas não são alvo de vitimização por gostarem do sexo oposto. Não são o tipo de personagem "como vamos assumir a nossa relação" e isso é ótimo, pois afasta qualquer preconceito. Temos um casal, comum, em que uma sofre de agressões e a outra pratica-as, simplesmente.
  • Personagens. Não há uma única personagem que esteja a mais. Todos têm um pretexto na história, não estão ali a preencher espaço. Até os figurantes são importantes na história e isso não acontecia na da Mira, por exemplo. Além disso, há personagens brilhantes.
  • Ritmo. A novela não pára. E não, não precisa de tiros ou explosões para ter ritmo. Aliás, do elenco principal ainda não morreu uma única personagem e mostra que basta uma boa história para a novela se fazer. Não é preciso morrer personagens para haver desenvolvimento na história.

Claro que não vejo só por isto, vejo por muito mais, como por exemplo o facto de saber que é uma novela relativamente curta, mas para mim é sem dúvida a melhor novela em exibição. Outros não concordarão, é verdade, mas é por isso que as opiniões devem ser debatidas.

Concordo que Valor da Vida tem um enredo diferente do habitual. Quanto a negrito, Alma e Coração também não é muito violenta, pelo o contrário :P

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Maciel disse:

Eu não vejo nenhuma, mas analisando "de fora", a 2ª faixa da TVI dá 20-0 à da SIC!  Na primeira não acho a diferença tão abismal, até acho que a da SIC tem uma melhor realização, mas lá está, a da SIC vai ter 350 episódios e a da TVI 220!

Acho que isso não significa tudo. A da TVI até pode ter menos episódios e não prestar (o que não é o caso). Não é por aí :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, SIM disse:

Oi? Se as pessoas veem determinada novela, é normal que a achem que é melhor que a concorrente. Se achassem a concorrente melhor, veriam, não? Digo eu, que acho Valor da Vida melhor que Alma e Coração e vejo a primeira. Óbvio que isso não é uma verdade incontestável, é apenas uma opinião. AeC até pode ser melhor, mas para mim não é.

Mas posso-te enunciar uma série de razões para achar Valor da Vida melhor:

  •  Diferenciação. É algo totalmente novo, provavelmente o que mais próximo já tivemos de ficção científica, principalmente nestes últimos episódios em que a Becas andam a tentar descobrir a composição química dos comprimidos do Atur. O rigor com que está a ser feito é o melhor de tudo. 
  • Não tem estereótipos. As lésbicas não são alvo de vitimização por gostarem do sexo oposto. Não são o tipo de personagem "como vamos assumir a nossa relação" e isso é ótimo, pois afasta qualquer preconceito. Temos um casal, comum, em que uma sofre de agressões e a outra pratica-as, simplesmente.
  • Personagens. Não há uma única personagem que esteja a mais. Todos têm um pretexto na história, não estão ali a preencher espaço. Até os figurantes são importantes na história e isso não acontecia na da Mira, por exemplo. Além disso, há personagens brilhantes.
  • Ritmo. A novela não pára. E não, não precisa de tiros ou explosões para ter ritmo. Aliás, do elenco principal ainda não morreu uma única personagem e mostra que basta uma boa história para a novela se fazer. Não é preciso morrer personagens para haver desenvolvimento na história.

Claro que não vejo só por isto, vejo por muito mais, como por exemplo o facto de saber que é uma novela relativamente curta, mas para mim é sem dúvida a melhor novela em exibição. Outros não concordarão, é verdade, mas é por isso que as opiniões devem ser debatidas.

@SIM, sabemos bem que muitos vêm as novelas que dão em X canal, nem sabem se as novelas do canal ao lado são melhores ou não. Eu incluído. Vejo AeC e VO na SIC e a Elisa na TVI, e não te sei dizer se VdV, A Teia e Segundo Sol são melhores ou piores.

Mas é como dizes, não é nenhuma verdade absoluta, é sempre uma visão subjetiva da nossa parte. VdV tem essas qualidades, e talvez AeC tenha outras. É sempre subjetivo.

O que estava a criticar é que estavam a dizer que era uma verdade absoluta que as novelas da TVI são melhores que as da SIC.

Editado por VascoSantos
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

32 minutes ago, VascoSantos said:

Eu gostava era de saber onde é que as novelas da TVI são melhores que as da SIC.

É que toda a gente está a falar nisso, e ainda não vi nenhuma razão. 

O número de episódios não é desculpa, já vi novelas pequenas serem bem piores que novelas enormes.

São opiniões. Eu acho a ficção da TVI muito superior á da SIC, e vê-se na quantidade de nomeações para emmys que a TVI tem, muito distante da SIC nesse aspeto.

Se a ficção da TVI ainda tem que evoluir em alguns aspetos, a da SIC tem de melhorar em muitos mais. È a minha opinião e vale o que vale :p

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Isaac Luv disse:

São opiniões. Eu acho a ficção da TVI muito superior á da SIC, e vê-se na quantidade de nomeações para emmys que a TVI tem, muito distante da SIC nesse aspeto.

Se a ficção da TVI ainda tem que evoluir em alguns aspetos, a da SIC tem de melhorar em muitos mais. È a minha opinião e vale o que vale :p

Também não acho que seja por aí :p A TVI não tem muito mais EMMYS do que a SIC e faz novelas de forma regular há bem mais tempo :P

Editado por Ivo
  • Gosto 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Isaac Luv disse:

São opiniões. Eu acho a ficção da TVI muito superior á da SIC, e vê-se na quantidade de nomeações para emmys que a TVI tem, muito distante da SIC nesse aspeto.

Se a ficção da TVI ainda tem que evoluir em alguns aspetos, a da SIC tem de melhorar em muitos mais. È a minha opinião e vale o que vale :p

Mas é muito superior em quê?

No número de episódios? Sem dúvida alguma.

Mas no resto, é em quê?

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...