Jump to content

Desenhos Animados


Tiago Madeira

Posts Recomendados

  • 4 semanas depois...

Alguém se lembra de um desenho animado que se não me engano passava na rtp2 por volta de 2010 à cerca de um grupo de adolescentes, todos de países diferentes? Havia uma rapariga chinesa que tinha uma chinchila, e acho que havia magia... Já procurei em todo o lado e não encontrei nada, ainda por cima não me consigo lembrar do nome.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, dnalrednow disse:

Alguém se lembra de um desenho animado que se não me engano passava na rtp2 por volta de 2010 à cerca de um grupo de adolescentes, todos de países diferentes? Havia uma rapariga chinesa que tinha uma chinchila, e acho que havia magia... Já procurei em todo o lado e não encontrei nada, ainda por cima não me consigo lembrar do nome.

Este?

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 1 mês depois...

https://espalhafactos.com/2021/01/07/ruca-chega-ao-fim-nos-estados-unidos-e-os-pais-celebram/

Nos Estados Unidos aconteceu o que parecia impossível: a PBS deixa de emitir o Ruca (Caillou no original do Québec, nunca entendi o porquê do nome português), a série chegou a Portugal a meados dos anos 2000 na RTP 2 (quando a programação infantil virou mais para o pré-escolar), e não 2000 ao contrário do que o Espalha-Factos indicava. Com o declínio da sua popularidade a RTP deixa de emitir ao fim da quinta temporada, a última a ser produzida, enquanto que nos EUA entrou em loop infinito até à decisão recente da PBS. Embora especulo que a saída tenha sido por uma mera questão contratual com a Wildbrain, actual detentora da série que gerou uma nova versão no YouTube, pais ficaram contentes por outra razão: na América (e talvez até no Canadá) a série foi alvo de críticas por parte dos pais o que faz com que a série, ao contrário de ensinar coisas básicas às crianças, ensinava as crianças a serem mal-comportadas. Eu por mim já achava o tema irritante...

A série foi o primeiro programa a entrar no ar na Teletoon em 1997 (foi mais tarde transferida para o canal pré-escolar Treehouse). Teve também o seu filão de merchandise em Portugal, ainda em 2016 vi produtos licenciados à venda no Continente e questionei-me: "como é que será que isto ainda seja viável?". Nos últimos anos o Canal Panda tem repetido os episódios mais antigos.

"Estamos a dizer adeus ao @cailloudhx (DHX agora é Wildbrain), mas lembrem-se: quando dizemos adeus a algo..."

 

"...só quer dizer que temos de dizer olá a algo novo!"

Vídeos da série também saíram do site da PBS Kids.

Um artigo do jornal canadiano National Post afirmava em 2017 que "o Ruca é uma série agressivamente má que estraga as crianças do mundo, e isto é culpa do Canadá". E há quem diga que crianças em idade pré-escolar imitam o que andam a ver na televisão, eu quando tinha aquela idade e via abusivamente o Cartoon Network chegava até a imitar o gajo de vermelho do Cow and Chicken a andar com o rabo, mas sem sucesso

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
On 08/01/2021 at 10:49, ATVTQsV disse:

https://espalhafactos.com/2021/01/07/ruca-chega-ao-fim-nos-estados-unidos-e-os-pais-celebram/

Nos Estados Unidos aconteceu o que parecia impossível: a PBS deixa de emitir o Ruca (Caillou no original do Québec, nunca entendi o porquê do nome português), a série chegou a Portugal a meados dos anos 2000 na RTP 2 (quando a programação infantil virou mais para o pré-escolar), e não 2000 ao contrário do que o Espalha-Factos indicava. Com o declínio da sua popularidade a RTP deixa de emitir ao fim da quinta temporada, a última a ser produzida, enquanto que nos EUA entrou em loop infinito até à decisão recente da PBS. Embora especulo que a saída tenha sido por uma mera questão contratual com a Wildbrain, actual detentora da série que gerou uma nova versão no YouTube, pais ficaram contentes por outra razão: na América (e talvez até no Canadá) a série foi alvo de críticas por parte dos pais o que faz com que a série, ao contrário de ensinar coisas básicas às crianças, ensinava as crianças a serem mal-comportadas. Eu por mim já achava o tema irritante...

A série foi o primeiro programa a entrar no ar na Teletoon em 1997 (foi mais tarde transferida para o canal pré-escolar Treehouse). Teve também o seu filão de merchandise em Portugal, ainda em 2016 vi produtos licenciados à venda no Continente e questionei-me: "como é que será que isto ainda seja viável?". Nos últimos anos o Canal Panda tem repetido os episódios mais antigos.

"Estamos a dizer adeus ao @cailloudhx (DHX agora é Wildbrain), mas lembrem-se: quando dizemos adeus a algo..."

 

"...só quer dizer que temos de dizer olá a algo novo!"

Vídeos da série também saíram do site da PBS Kids.

Um artigo do jornal canadiano National Post afirmava em 2017 que "o Ruca é uma série agressivamente má que estraga as crianças do mundo, e isto é culpa do Canadá". E há quem diga que crianças em idade pré-escolar imitam o que andam a ver na televisão, eu quando tinha aquela idade e via abusivamente o Cartoon Network chegava até a imitar o gajo de vermelho do Cow and Chicken a andar com o rabo, mas sem sucesso

Devemos ser dos poucos países que deram um nome diferente ao Caillou/Ruca.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os três desenhos animados mais recordados do final dos anos 70.

 

Marco

Este Anime clássico de 52 episódios estreou em Portugal a 22 de Maio de 1977.

Heidi

A Heidi estreou em Portugal no ano de 1976 e começou por passar em japonês. Mais tarde, série começou a ser dobrada.

Abelha Maia

A série estreou na RTP em 1978 com dobragem portugues. A segunda série passou na RTP no inicio dos anos 80, também com dobragem portuguesa.

Estas séries não são da minha altura. Tenho pena de não terem repetido quando eu era criança.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas a todos.
Sou o fundador da WikiDobragens e estou de momento a fazer uma investigação, juntamente com colegas meus, sobre a dobragem de Winx Club.

Ao que apuramos, a série estreou na RTP1 e 2 com a dobragem da Nacional Filmes. No entanto, foi produzida uma nova dobragem nos estúdios da Via Satélite, no mesmo ano (2004) para o Canal Panda e especula-se que isto terá sido feito para que não houvesse confusões com a série W.I.T.C.H..

No entanto, têm surgido relatos de pessoas que se recordam vagamente de ver a dobragem da Via Satélite na SIC.

Em resposta ao nosso contacto, a SIC disse-nos que a série foi transmitida na concorrente TVI.

A minha questão é: mais alguém se lembra de ver Winx Club na SIC?

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, OTalAntiquado disse:

Boas a todos.
Sou o fundador da WikiDobragens e estou de momento a fazer uma investigação, juntamente com colegas meus, sobre a dobragem de Winx Club.

Ao que apuramos, a série estreou na RTP1 e 2 com a dobragem da Nacional Filmes. No entanto, foi produzida uma nova dobragem nos estúdios da Via Satélite, no mesmo ano (2004) para o Canal Panda e especula-se que isto terá sido feito para que não houvesse confusões com a série W.I.T.C.H..

No entanto, têm surgido relatos de pessoas que se recordam vagamente de ver a dobragem da Via Satélite na SIC.

Em resposta ao nosso contacto, a SIC disse-nos que a série foi transmitida na concorrente TVI.

A minha questão é: mais alguém se lembra de ver Winx Club na SIC?

Sempre vi na TVI

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, OTalAntiquado disse:

Boas a todos.
Sou o fundador da WikiDobragens e estou de momento a fazer uma investigação, juntamente com colegas meus, sobre a dobragem de Winx Club.

Ao que apuramos, a série estreou na RTP1 e 2 com a dobragem da Nacional Filmes. No entanto, foi produzida uma nova dobragem nos estúdios da Via Satélite, no mesmo ano (2004) para o Canal Panda e especula-se que isto terá sido feito para que não houvesse confusões com a série W.I.T.C.H..

No entanto, têm surgido relatos de pessoas que se recordam vagamente de ver a dobragem da Via Satélite na SIC.

Em resposta ao nosso contacto, a SIC disse-nos que a série foi transmitida na concorrente TVI.

A minha questão é: mais alguém se lembra de ver Winx Club na SIC?

Lembro-me, da 2ª temporada pelo menos, quase deu em simultâneo nos dois canais. Lembro-me que na altura passava antes ou depois de Pokémon Master Quest diariamente, nos meses de verão. Mas é possível que a primeira tenha dado, visto houve a 2ª. Mas não tenho qualquer memória da dobragem da Via Satélite, com a Joana Brandão e a Susana Arrais.

E eu sou o Manu Tenry que vos costuma visitar de vez em quando. Algumas das informações que lá têm, vieram de artigos que escrevi sobre algumas dobragens há uns tempos ou de vídeos que fiz :mosking:

  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 28 minutos, OTalAntiquado disse:

Boas a todos.
Sou o fundador da WikiDobragens e estou de momento a fazer uma investigação, juntamente com colegas meus, sobre a dobragem de Winx Club.

Ao que apuramos, a série estreou na RTP1 e 2 com a dobragem da Nacional Filmes. No entanto, foi produzida uma nova dobragem nos estúdios da Via Satélite, no mesmo ano (2004) para o Canal Panda e especula-se que isto terá sido feito para que não houvesse confusões com a série W.I.T.C.H..

No entanto, têm surgido relatos de pessoas que se recordam vagamente de ver a dobragem da Via Satélite na SIC.

Em resposta ao nosso contacto, a SIC disse-nos que a série foi transmitida na concorrente TVI.

A minha questão é: mais alguém se lembra de ver Winx Club na SIC?

Eu acho que a SIC emitiu foi W.I.T.C.H..

Winx só me lembro na TVI. Se passou na SIC não sei.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sou só eu ou Winx começou a dar na RTP 2, quando ainda tinha 1% da popularidade que acabaria por arrecadar?

Ou sou só eu ou estou a confundir com As Espias, da qual tenho memórias nítidas de a apanhar na RTP 2.

Já agora isto da memória falsa de Winx ter dado na SIC foi porque Winx e W.I.T.C.H. eram séries com sonoridades parecidas no nome, e ambas partiram de conceitos italianos (no enquanto W.I.T.C.H. é que foi animado em França)

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 10/03/2021 at 19:41, ATVTQsV disse:

Sou só eu ou Winx começou a dar na RTP 2, quando ainda tinha 1% da popularidade que acabaria por arrecadar?

Ou sou só eu ou estou a confundir com As Espias, da qual tenho memórias nítidas de a apanhar na RTP 2.

Já agora isto da memória falsa de Winx ter dado na SIC foi porque Winx e W.I.T.C.H. eram séries com sonoridades parecidas no nome, e ambas partiram de conceitos italianos (no enquanto W.I.T.C.H. é que foi animado em França)

Não estás errado. As Winx passaram primeiro em Portugal na RTP. No meu caso, lembro-me de ter apanhado na RTP1.

Editado por DonaldoC1997
  • Gosto 1
  • Surpresa 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...
  • 4 semanas depois...

Boa tarde a todos,

Estive a pensar nos velhos desenhos animados da Golden Age da animação, como Looney Tunes, Popeye, etc., e lembrei-me de uma coisa.
Daquilo que sei, poucos desses desenhos animados como as curtas da Disney e dos Looney Tunes foram dobrados (nos dois casos, dobrados nos estúdios da Matinha e foram muitas das curtas).
No entanto, desenhos animados como o Popeye passaram legendados na RTP (ou na RTP1 ou na RTP2). Os poucos que foram dobrados só foram porque as séries e/ou os filmes eram recentes (como o caso do Pica-Pau).

Alguém sabe se há alguma personagem conhecida que ainda não foi dobrada? E se há alguma cuja dobragem é pouco comum ou até mesmo rara?

Posso dar alguns exemplos:

  • Dobrados, embora os casos não sejam muito bem conhecidos:
    • Buddy (Looney Tunes) - possivelmente dobrado apenas num episódio dos Animaniacs;
    • Gato Felix - só consigo confirmar a dobragem do filme de 1988;
    • Popeye - dobrado na série Popeye & Son e no filme A Viagem de Popeye;
    • Pica-Pau (Woody Woodpecker) - dobrado em 2 ocasiões por causa da série The New Woody Woodpecker Show, visto que a série teve uma dobagem para a SIC e outra para a TVI.
  • Possivelmente não dobrados:
    • Bosko, Honey, Foxy, Roxy e Goopy Geer (Looney Tunes e Merrie Melodies) - A terem sido dobrados, foi só na série Tiny Toon Adventures aquando do início do canal Boomerang português em Angola e Moçambique, sem qualquer tipo de confirmação;
    • Betty Boop.

Se quiserem dar mais alguns exemplos, estão à vontade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

O Artur chega ao fim. Depois de 25 anos ininterruptos de emissão nos EUA e temporadas recentes com cerca de dez episódios (e agora bem menos), mencionando um podcast de uma pessoa que já prestou voz à irmã do Artur, onde já anunciaram que já gravaram o último episódio de todos (da temporada 25).

Em Portugal a 15ª temporada foi a última a ser emitida.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
On 10/03/2021 at 19:41, OTalAntiquado disse:

Boas a todos.
Sou o fundador da WikiDobragens e estou de momento a fazer uma investigação, juntamente com colegas meus, sobre a dobragem de Winx Club.

Ao que apuramos, a série estreou na RTP1 e 2 com a dobragem da Nacional Filmes. No entanto, foi produzida uma nova dobragem nos estúdios da Via Satélite, no mesmo ano (2004) para o Canal Panda e especula-se que isto terá sido feito para que não houvesse confusões com a série W.I.T.C.H..

No entanto, têm surgido relatos de pessoas que se recordam vagamente de ver a dobragem da Via Satélite na SIC.

Em resposta ao nosso contacto, a SIC disse-nos que a série foi transmitida na concorrente TVI.

A minha questão é: mais alguém se lembra de ver Winx Club na SIC?

Isso não tem a ver porque havia um anúncio publicitário qualquer, dum produto ligado às Winx que passava na SIC? Ou sou eu que estou a sonhar? É que eu tenho quase a certeza de ver na SIC a tal música do genérico "Winx com a tua mão na minha...." acho que não era na RTP2....eu digo isto porque na altura como eu tinha uma antena doméstica só apanhava a SIC e a RTP2.

Isto por volta de 2004.

  • Triste 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, fernandocouto disse:

Isso não tem a ver porque havia um anúncio publicitário qualquer, dum produto ligado às Winx que passava na SIC? Ou sou eu que estou a sonhar? É que eu tenho quase a certeza de ver na SIC a tal música do genérico "Winx com a tua mão na minha...." acho que não era na RTP2....eu digo isto porque na altura como eu tinha uma antena doméstica só apanhava a SIC e a RTP2.

Isto por volta de 2004.

Na verdade, existe uma screenshot antiga que prova o contrário (em relação à RTP2).

E a página no site da RTP ainda ajuda a solidificar isso. 

Editado por ElmerMouseFan34
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...