Jump to content

Desenhos Animados


Tiago Madeira

Posts Recomendados

Hoje partilho uma série de desenhos (quase?) animados oriunda da França e que pouca gente (ningém?) viu pois não passou em Portugal. (se calhar já passou na TV5 ao ser uma série francesa)

Flatmania é uma co-produção franco-canadiana de 2003, supostamente vendida originalmente como Flat! até que decidiram falar com a cantora indonésia (naturalizada francesa) Anggun para fazer a canção de abertura. A série, inspirada num estilo artístico desenvolvido pelos criadores da série, chegou a passar nas versões holandesas e alemãs do Nickelodeon, no Disney Channel francês, na ABC na Austrália e no canal canadiano YTV, que co-produziu a série com a France 3.

Esclarecidos? Não? Pode ser que o genérico prototipado resolva o enigma da série:

Temos este tal Vincent, tem a colecção inteira de revistas Flatmania (que dá nome à série), uma das revistas brilhava e, como que por magia, foi teletransportado para as revistas. Com a ajuda da Kyu, tentam saír das revistas a toda a custa.

A série, a meu ver, não é boa, mas compensa pela canção de abertura, em particular o "I don't care" proferido pela própria cantora na versão inglesa do genérico da série (será ficou sem ideias depois de gravar a francesa?)!

Existe um par de episódios em inglês, alguns em russo (com as vozes dobradas por cima, dispenso) e mais nada, se calhar os da RTP queriam comprar esta série mas queriam fugir disto a sete pés?

Se vocês quiserem, vou também fazer um outro post sobre a minha série francesa favorita: Spaced Out, de 2001 (emitido no "nosso" Cartoon Network entre 2003 a 2006), série da qual boa parte dos episódios perderam-se com um tempo e tive a vontade de traduzir as legendas de um episódio em italiano (graças a uma falha no DVD) para um utilizador que colocou os nove episódios que foram comercializados em DVD na Itália.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Lembro-me de ver o Jet Groove na RTP 2, a série, como boa parte das séries feitas em França, era má para mim, mas só um episódio (e só um!) foi o meu favorito: Karaoke Fatal.

E por falar em séries francesas...

Certamente existem séries que boa parte de nós já viu tantas vezes. Quando falamos em séries infantis europeias, por "tantas vezes" nós conseguimos falar sobre a série italiana de aves Marco e Gina, co-produção entre vários membros da UER e emitida até à exaustão, ou de séries como Bibi Blocksberg e a sua prequela (será?) Bibi e Tina, ambos de origem alemã. Este é o tipo de séries que boa parte dos utilizadores lembra-se com alguma paixão por darem todas na RTP 2. Mas quando falamos neste tipo de séries, há duas que o Cartoon Network passou. Uma delas é mais recordada: Robotboy, que quando estreou usou uma canção dos Gorillaz (é verdade)! Mas a outra série, à qual vou dedicar este post, é uma criação estranha e invulgar, da mesma produtora, mas tocou no coração do povo. Alguns dos utilizadores mais velhos (como eu) certamente lembram-se disto, e aposto que mais da minha idade lembram-se deste Voyage, voyage das séries francesas: Spaced Out.

Spaced Out era uma produção da Alphanim, um estúdio de animação francês comprado pela produtora cinematográfica Gaumont em 2009. Nos tempos em que era a Alphanim era responsável por produzir séries como Mona the Vampire (a Mona tinha outro nome em Portugal, não me lembro), O Aprendiz de Pai Natal, Woofy (ou Bonar) e uma série de receitas chamada Cozinhar a Brincar (Cooking? Child's Play!). Depois da compra produziu Os Monstros do Mário e Gawayn. Actualmente o dito estúdio é conhecido como Gaumont Animation e foi responsável pela produção das novas séries do Calimero, do Noddy e do Bell e Sebastião, esta última veio com o sucesso de dois filmes recentes de imagem real pela produtora homónima dona do estúdio.

Ora, porque é que esta série é uma espécie de "Voyage, voyage"? O Voyage, voyage era uma canção que catapultou a cantora Desrireless à fama para depois deixar de ser um sucesso internacional para cair na obscuridade. Esta série de 26 episódios teve um sucesso marginal, não teve a fama que queria (o Robotboy era mais popular) e caiu na obscuridade a um ponto em que boa parte desta série encontra-se perdida, já vou falar mais sobre isto.

Spaced Out (título original: Allô la terre, ici les Martin) é uma série que fala sobre nove pessoas (a família Martin + a professora e o seu filho + alguém que trabalhava + o Boris + um cão e um gato = 9+2, ora!) numa estação espacial. O George Martin ambiciona ter um trabalho de sonho e foi recrutado pela empresa monopolista Krach Industries para ir viver e trabalhar numa estação espacial. Mas há um problema: os novos empregados da Krach eram super-capitalistas e pretendiam usar os Martins como animais de teste. Eventualmente salvam um cosmonauta russo, continuam com disputas, encontram extra-terrestres e são constantemente monopolizados pela Krach.

As personagens:
George Martin: o "herói" da série, é o homem que é responsável pelo painel de controlo da estação. É bastante optimista e gosta muito de viver na estação. Mesmo com ETs à sua frente, é bastante céptico.
Monica Martin: a esposa do George, é uma daquelas pessoas que procuram o "sentido da vida" (o que é bastante recorrente, ora boa parte das nossas casas já estão ornamentadas com Budas). Acredita nos ETs.
Benjamin Martin: o filho, gosta de explorar em geral.
Betty Martin: a filha, está constantemente deprimida e não gosta de viver na estação.
A avó: viúva, bastante egoísta.
Sra. Schumann: a professora, é bastante estrita. Veio com os Martins à estação só para espiar.
Bobby Schumann: filho da professora, feliz com os adultos e um mau exemplo com o resto dos tripulantes.
Boris Malakoff: um cosmonauta russo. Desde a liquidação da União Soviética, não quis repatriar como um russo. Fornece alguns bens de qualquer necessidade (desde que não seja primeira) para a estação.
Guy: num dia trabalha no supermercado, noutro trabalha como polícia.
Fax e Goodgrief: respectivamente um cão e um gato. Normalmente aparecem no fim do episódio a dar uma espécie de comentário.

Os episódios:
All Aboard!: o primeiro de todos, é basicamente o conceito-base da série. Quando o episódio foi redescoberto lembrei-me de algumas cenas: a Monica a meditar (Please get George out of the house!), a casa que não era aquela da estação, o painel de controlo a mudar constantemente entre dia e noite e a Betty a tentar ligar às amigas para depois receber o desapontamento quando o telefone só ligava à Krach Industries.
Death of an Alien: o Boris entra na estação e os tripulantes salvam-no.
Invasion: a Betty apaixona-se por um líder de um grupo de baratas. Tive que fazer um documento para enviar a alguém que publicou o episódio na net já que nos DVDs italianos houve uma troca e em vez do episódio em inglês saiu em francês, o meu único remédio era usar uma cópia que tinha legendas em italiano, e foi um bom trabalho.
Boris our Hero: há um ET, que na verdade é uma aranha minúscula; e de acordo com o Benjamin, o Boris é considerado "herói".
George the Magnificent: o George é visto como um deus, de tal maneira que até começa a tentar andar sobre a água.
I Wanna Go Home: A Monica está farta de viver na estação. Ficou embasbacada com o estado da estação já que andam a ser monopolizados pela Krach Industries.
George Investigates: o George dá um livro fracote (12 o'clock. It's your bedtime, Dr. Schweizer!) ao Benjamin como prenda de anos feita à última hora e depois foi roubada uma BD. O George começa a investigar. Quem roubou foi o próprio Benjamin.
Monica at the Helm: o George está doente e é a vez da Monica ir ao painel de controlo.
The Robinsons: Uns visitantes temporários, os Robinson, entram na estação. O George está contra.
Cosmic Soup: o Boris encontra uma semente que dá para fazer vegetais gigantes.
A Question of Time: o Bobby cria um comando que altera o fluxo do tempo.
The Thing: um ovo com uma espécie de antepassado entra na estação. Na verdade acaba por ser um brinquedo inteligente da Krach Industries que estava a ser testado.
The Unteachables: o Benjamin e a Betty andam com notas fracas. A Monica decide abrir a sua própria escola como resposta. Eventualmente começa a reinar a anarquia na estação, a um ponto em que até slogans contagiosos começaram a poluir a estação.
All About Gran: os segredos da avó: usa dentadura, pratica kung-fu e anda em scooters.
Holiday Madness: no primeiro Natal passado na estação, um produtor de filmes "invade" a estação. Este episódio só existe em dinamarquês na internet (não sei se ainda está). Por causa deste episódio, alguns telespectadores achavam que estava a acontecer uma cena sexual. Afinal não. Estavam a jogar às cartas.
Pigs in Space: um episódio sobre a reciclagem.
Desperately Seeking Schumann: a Sra. Schumann está sozinha e não tem um homem para passar a noite.
Blackout: um gás atinge a estação, foram todos para a parte inferior. Encontram um dos construtores. Tinha um robô que conseguia fabricar pizzas do metal.
Public Enemy Nº.1: o Fax anda a fazer das suas e os Martin precisam de discilpiná-lo.
The Man in the Plexiglas Mask: o meio-irmão do George entra na estação.
Charge!: o George apanhou um choque eléctrico e morreu. Está dividido entre o Céu e o Inferno. Eventuamente "renasce".
Black Hole: o Benjamin cai num buraco negro e entra numa versão alternativa da estação. Com a ajuda do Fax e do Goodgrief, tenta regresar à estação normal.
Downsized: o Guy e o Boris vão ter de sair da estação e o George vai ter de fazer os trabalhos de ambos.
The Learning Machine: a Betty encontra uma pedra filosofal para ter boas notas e ignoram o facto de ter vindo de um cão.
Hostile Takeover: uma disputa entre novos habitantes - mais ETs, portanto - e os habitantes normais.
Incubation: uma substância (uma espécie de cubo gelatinoso alaranjado) infecta os habitantes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...

Deixo aqui dois top de alguns temas de genérico horríveis desenhos animados. Escolhem o que vocês quiserem mas recomendo ver os dois:

1.

2.

Qual é a vossa opinião, e quais são para vocês as piores musicas de abertura dos desenhos animados.                                                                                                                                                          

Editado por Vascof2001
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se há uma musica que não gosto nada em Português é esta, a série é bastante boa mas esta abertura é algo que não gosto e acho uma das mais fracas das nossas dobragens :S Há algumas piores mas esta é aquela que simplesmente não consigo levar a sério.
 


Até punha aqui algumas meh ou más de outros paises, mas tinha de me lembrar de alguma agora para isso :P  Se me lembrar depois ponho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Vascof2001 disse:

Deixo aqui dois top de alguns temas de genérico horríveis desenhos animados. Escolhem o que vocês quiserem mas recomendo ver os dois:

1.

2.

Qual é a vossa opinião, e quais são para vocês as piores musicas de abertura dos desenhos animados.                                                                                                                                                          

Conheço aqueles YouTubers há já algum tempo. Foi através do RebelTaxi que soube daquela tal abominação filipino-americana (The Nutshack).

Para mim, os piores genéricos são os de muitas séries pré-escolares e alguns já aqui citados, como o da Ângela Anaconda (bastante forçado), mas não me lembro de ver o genérico quando tinha seis anos.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

O wuant falou sobre esta série no seu último vídeo sobre plágios de desenhos animados (sobretudo filmes) e o primeiro foi esta "resposta" georgiana aos Simpsons, os Samsonadzes.

 

jywfcs2ylkwq2lw44kdx.jpg

A série foi produzida por um estúdio de animação georgiano cujo símbolo é aquele que parecem dois Zs (não sei como se chama, infelizmente) e foi emitida na Imedi TV (como a imagem comprova), que por esta altura (2009-2010) era da News Corporation do Murdoch (FOX, SKY, isso tudo). Pode ser um plágio descarado dos Simpsons mas há diferenças notáveis: em vez de uma família de cinco temos uma de quatro, e em vez de dois animais de estimação temos só um. O Homer é o Gela, aparentemente trabalha num banco. A Marge é a Dodo (sim, na Geórgia os nomes acabados em "-o" são femininos e os acabados em "-a" são masculinos). Os dois filhos parecem ter uma identidade completamente diferente das dos Simpsons: a Shorena (Lisa) não parece ser muito inteligente e o cabelo dela é parecida à Meg Griffin (se calhar sou só eu) e o Gia não é como o Bart. Aparentemente o papagaio (o Koke) é o Bart da série.

A série (de acordo com georgianos que colocaram os episódios) parou nos 26 episódios. Ainda não sei em que canal georgiano deram os Simpsons, acho que a Imedi chateou-se quando a News Corporation saiu da gestão do canal. Incrivelmente chegou a ser o segundo programa mais visto da semana.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ai, naquela altura era obcecado, sobretudo com o meu "renascimento" com o CN (que começou em 2010), tantas horas a gravar as séries para depois ver mais tarde. Eu gostava de ver uma dobragem portuguesa disto, iria dar o nome de "As [Milagrosas/Maravilhosas] Desventuras do Flapjack".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

@ATVTQsV e @Manú Tenry Vocês lembram-se de uns desenhos animados que era em cada episodio visitarem uma letra diferente, cada letra era uma especie de mundo novo, acho que o vilão era tipo um sapo feiticeiro, que acaba por ficar petrificado na letra X e acontece aí o fim dele estes desenhos animados já têm para aí 15 ou 20 anos, gostava mesmo de os encontrar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Duarte com D disse:

@ATVTQsV e @Manú Tenry Vocês lembram-se de uns desenhos animados que era em cada episodio visitarem uma letra diferente, cada letra era uma especie de mundo novo, acho que o vilão era tipo um sapo feiticeiro, que acaba por ficar petrificado na letra X e acontece aí o fim dele estes desenhos animados já têm para aí 15 ou 20 anos, gostava mesmo de os encontrar.

Sim, chamava-se "A Demanda do "R"", é um original português.

Tens aqui um artigo sobre essa série ;) 

http://desenhosanimadospt.blogspot.pt/2010/03/demanda-do-r.html

Editado por Manú Tenry
  • Gosto 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
On 26/11/2017 at 00:07, Duarte com D disse:
Adorava esta musica de abertura. :happy: 

Quem não? Essa abertura é linda, mas o ending é ainda melhor na minha opinião <3 . AMO Mermaid Melody, mesmo depois destes anos todos, foi a série que me fez um super fã da Ana Vieira e é uma das minhas dobragens favoritas a nivel musical, excelente trabalho da equipa de dobragem :D Ainda ouço as músicas com bastante frequência e de vez em quando revejo alguns episódios 

Aliás esta série tornou-se uma série de culto cá em Portugal tal foi o impacto, ainda no outro dia perguntei a algumas pessoas e todos se lembravam da série ou já tinham ouvido falar  

Edit: É oficial, é desta que escrevo mesmo sobre a dobragem deste anime! Já há muito tempo que o quero fazer

 

 

 

 

Editado por diogoarez
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...