Jump to content

Profissionais TVI


Tiago Madeira
Mensagem adicionada por Ruben,

Tópico arquivado. Novos tópicos disponíveis:

Profissionais TVI na Televisão: https://forum.atelevisao.com/topic/14146-profissionais-tvi-na-televisão/
Profissionais TVI nas Redes: https://forum.atelevisao.com/topic/14147-profissionais-tvi-nas-redes/

Posts Recomendados

Não percebo o argumento para as pessoas caucasianas não poderem usar tranças. Se a população africana é descriminada por usar tranças, existir um maior número diverso de pessoas a usá-las até pode ajudar a esbater esse preconceito. 

  • Gosto 6
  • Obrigado 7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Buwayh disse:

Mensagem da Maria Sampaio para a Rita Pereira sobre o mimimi das tranças:

Maria-Sampaio-instastory1-576x1024.png

Maria-Sampaio-instastory2-576x1024.png

Maria-Sampaio-instastory3-576x1024.png

Agora vou ali vomitar. :bad:

eu consigo perceber o que é que ela quer dizer nalguns pontos (apesar do facto da rita usar ou não tranças não vai mudar nada), mas problematizar as tranças que as primas (vou assumir que são negras) do marido lhe fizeram é too much.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, Buwayh disse:

Mensagem da Maria Sampaio para a Rita Pereira sobre o mimimi das tranças:

Maria-Sampaio-instastory1-576x1024.png

Maria-Sampaio-instastory2-576x1024.png

Maria-Sampaio-instastory3-576x1024.png

Agora vou ali vomitar. :bad:

Ai que drama por nada :rofl: Não consigo perceber o raciocínio, sinceramente. Um branco não pode usar tranças porque é uma enorme ofensa para os negros? É isso? :riso_fatima: Se usa tranças é porque gosta, digo eu, não é para ofender :ok:

  • Gosto 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não condeno a Rita Pereira porque sei que não o fez com intenção de ofender, mas a verdade é que apropriação cultural por parte de uma cultura maioritária tem um subtexto racista.  É como um branco dizer a N-word não sabendo o contexto da palavra. É mal por ignorância.

há 8 horas, msm0 disse:

Não percebo o argumento para as pessoas caucasianas não poderem usar tranças. Se a população africana é descriminada por usar tranças, existir um maior número diverso de pessoas a usá-las até pode ajudar a esbater esse preconceito. 

Se a população africana é discriminada por usar tranças, o que pode ajudar a esbater esse preconceito é as pessoas deixarem de ser idiotas. Ponto final.

Pessoalmente, eu nem vejo um enooooorme problema na questão de um branco usar dreadlocks quando não existe intenção de ofensa, mas não deixa de ser um caso de apropriação cultural. As culturas minoritárias não precisam de ser apropriadas quando elas já são uma minoria - o poder da diversidade cultural é esse mesmo: diversidade cultural, o qual brancos a copiarem culturas minoritárias não representam.

Editado por Johnman
  • Gosto 2
  • Obrigado 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Vieira disse:

Ai que drama por nada :rofl: Não consigo perceber o raciocínio, sinceramente. Um branco não pode usar tranças porque é uma enorme ofensa para os negros? É isso? :riso_fatima: Se usa tranças é porque gosta, digo eu, não é para ofender :ok:

Não percebes o drama? A Maria Sampaio quer aparecer. Qual a melhor maneira de aparecer do que criticar Rita Pereira, que é assunto por tudo e por nada?

Agora imagina ir inflamar ainda mais a fogueira. Óbvio que vai ser notícia. Mission accomplished. 

  • Gosto 8
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei porque é que tinha na ideia que essa Maria Sampaio era normal. Que texto cheio de hipocrisia/contradições. Estas pessoas falam do privilégio branco e depois têm empregadas negras em casa/no trabalho que lhes fazem as tarefas básicas. Privilégio é isso, amiga  :confusa_cristina:

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não gosto nada da Rita Pereira mas já chega de a criticar por tudo o que ela faz.

Que mal tem usar tranças? Que mal tem se eu quiser vestir-me de índio, indiano, alien ou cowboy num carnaval ou festa temática? Temos de parar com estes mimimis e polícia do cancelamento porque já não se aguenta. Quem de pleno direito se acha certo ao condenar alguém porque gosta de usar x ou y, ou fez o cabelo assim ou assado?

E a Maria Sampaio comparou o incomparável. Posso perceber a condenação ao blackface, mas comparar isso a um cabelo, pls amiga.

  • Gosto 6
  • Obrigado 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Johnman disse:

Não condeno a Rita Pereira porque sei que não o fez com intenção de ofender, mas a verdade é que apropriação cultural por parte de uma cultura maioritária tem um subtexto racista.  É como um branco dizer a N-word não sabendo o contexto da palavra. É mal por ignorância.

Se a população africana é discriminada por usar tranças, o que pode ajudar a esbater esse preconceito é as pessoas deixarem de ser idiotas. Ponto final.

Pessoalmente, eu nem vejo um enooooorme problema na questão de um branco usar dreadlocks quando não existe intenção de ofensa, mas não deixa de ser um caso de apropriação cultural. As culturas minoritárias não precisam de ser apropriadas quando elas já são uma minoria - o poder da diversidade cultural é esse mesmo: diversidade cultural, o qual brancos a copiarem culturas minoritárias não representam.

Alguém sensato e que realmente sabe o que está a escrever. :)

  • Obrigado 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estas polémicas entre "famosos" é só para serem falados e para ganharem seguidores com as hipocrisias que debitam nas redes sociais. Só tenho pena de quem lhes dá esse palco. Essa Maria Sampaio é uma nulidade como actriz e comentadora, só mesmo a TVI para dar trabalho a este pessoal.,,

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, joanna disse:

eu consigo perceber o que é que ela quer dizer nalguns pontos

Eu também percebo que os negros tenham sido sempre discriminados, entre várias coisas, pelo seu cabelo, que, ao contrário do dos brancos, não pode ser mudado facilmente para se encaixar no padrão de beleza vigente, e que agora lhes custe ver a raça dominante usar esse tipo de cabelo como acessório de moda ou bandeira de desconstrução. As tranças e as rastas pertencem à cultura deles e eles não as podem usar sem serem alvo de desconfianças, e agora "nós", que os limitamos, usamos essas mesmas tranças e rastas livremente, sem corrermos o risco de sermos confundidos com criminosos. "Nós" podemos tudo, inclusive apropriar-nos dos traços culturais deles sem sofrermos consequências, e eles não podem nada. Entendo essa revolta, mesmo não a sentindo na pele, mas acho que não faz sentido penalizar quem não pratica o racismo por homenagear os traços culturais de outros povos e que essa prática pode ser vista por um prisma lisonjeiro. A popularização das tranças e das rastas pode, até, abrir caminho para que os negros as possam utilizar sem problemas. Acho mais útil encarar as coisas desta forma do que andar a cobrar direitos de autor que não existem e não podem ser reclamados. 

Em relação ao blackface, o programa em que a Maria participou consistia em imitar outros artistas, o que é muito diferente de fazer blackface para roubar um papel a um negro numa novela, série ou filme. 

Editado por Buwayh
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Johnman disse:

Não condeno a Rita Pereira porque sei que não o fez com intenção de ofender, mas a verdade é que apropriação cultural por parte de uma cultura maioritária tem um subtexto racista.  É como um branco dizer a N-word não sabendo o contexto da palavra. É mal por ignorância.

Se a população africana é discriminada por usar tranças, o que pode ajudar a esbater esse preconceito é as pessoas deixarem de ser idiotas. Ponto final.

Pessoalmente, eu nem vejo um enooooorme problema na questão de um branco usar dreadlocks quando não existe intenção de ofensa, mas não deixa de ser um caso de apropriação cultural. As culturas minoritárias não precisam de ser apropriadas quando elas já são uma minoria - o poder da diversidade cultural é esse mesmo: diversidade cultural, o qual brancos a copiarem culturas minoritárias não representam.

Faz sentido falar de apropriação cultural num mundo cada vez mais global, em que as diferentes culturas estão espalhadas por todos os cantos? 

  • Gosto 1
  • Obrigado 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, msm0 disse:

Faz sentido falar de apropriação cultural num mundo cada vez mais global, em que as diferentes culturas estão espalhadas por todos os cantos? 

Esta polémica existe porque as pessoas implicam com tudo, são fanáticas por cancelar pessoas e iso baseia-se muito nas redes incendiárias.

O twitter é um antro de gente ativista de telemóvel na mão, que gostam de incendiar e de fazer bullying a quem se desvia um centímetro da sua ideologia, mas depois nem sequer participam ativamente na sociedade nem contribuem para causas - a não ser a fazer bullying no próprio twitter a quem pensa diferente. Depois, se és um pouco influente, gera retweets e aquilo gera polémica e todos os dias há uma polémica no twitter. Não há paciência.

(nunca pensei ter que defender a rita pereira...) 

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, Maria Patiño disse:

Esta polémica existe porque as pessoas implicam com tudo, são fanáticas por cancelar pessoas e iso baseia-se muito nas redes incendiárias.

O twitter é um antro de gente ativista de telemóvel na mão, que gostam de incendiar e de fazer bullying a quem se desvia um centímetro da sua ideologia, mas depois nem sequer participam ativamente na sociedade nem contribuem para causas - a não ser a fazer bullying no próprio twitter a quem pensa diferente. Depois, se és um pouco influente, gera retweets e aquilo gera polémica e todos os dias há uma polémica no twitter. Não há paciência.

(nunca pensei ter que defender a rita pereira...) 

Também depende do que está em causa. Há paradigmas e comportamentos que destroem vidas e que não podem, nem devem continuar a ser normalizados. O mal é quando confundem as coisas e criam problemas onde eles não existem. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou dar aqui a minha opinião, não acho nada problemático a Rita usar aquele cabelo, então há gente negra que pinta o cabelo de loiro, e alisa, cada um usa o que quer. Agora, acho um pouco problemático ela cantar no vídeo “para os pretos sou branca para os brancos sou preta” :riso:para mim isso sim pode gerar algum debate, porque a Rita é morena mas está longeee de ser dessa cor, só porque fez a única mulher não lhe dá automaticamente o estatuto afro :galderia:

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 minutos, Dimitri disse:

Vou dar aqui a minha opinião, não acho nada problemático a Rita usar aquele cabelo, então há gente negra que pinta o cabelo de loiro, e alisa, cada um usa o que quer. Agora, acho um pouco problemático ela cantar no vídeo “para os pretos sou branca para os brancos sou preta” :riso:para mim isso sim pode gerar algum debate, porque a Rita é morena mas está longeee de ser dessa cor, só porque fez a única mulher não lhe dá automaticamente o estatuto afro :galderia:

Bem, ela é mestiça. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E misturar o blackface neste contexto?  -.-

A Maria chegou a fazer de homem no A Tua Cara? É que fazer do outro sexo também pode ser considerado de "apropriação de género", ou não?

Sem paciências para estes não problemas que querem criar.

 

há 34 minutos, Dimitri disse:

Vou dar aqui a minha opinião, não acho nada problemático a Rita usar aquele cabelo, então há gente negra que pinta o cabelo de loiro, e alisa, cada um usa o que quer. Agora, acho um pouco problemático ela cantar no vídeo “para os pretos sou branca para os brancos sou preta” :riso:para mim isso sim pode gerar algum debate, porque a Rita é morena mas está longeee de ser dessa cor, só porque fez a única mulher não lhe dá automaticamente o estatuto afro :galderia:

Também me lembro da Ana Sofia dizer algo assim do género, por ter sido escolhida para protagonista.

  • Gosto 3
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Ria Pereira é uma idiota. Não tem a ver com a "polémica de 2 dias do twitter", ela é mesmo uma cabeça oca. Dá para ver pelas várias atitudes que já teve na TV. Uma completa "sem noção". A polémica é só rídicula. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5 hours ago, Johnman said:

Não condeno a Rita Pereira porque sei que não o fez com intenção de ofender, mas a verdade é que apropriação cultural por parte de uma cultura maioritária tem um subtexto racista.  É como um branco dizer a N-word não sabendo o contexto da palavra. É mal por ignorância.

Se a população africana é discriminada por usar tranças, o que pode ajudar a esbater esse preconceito é as pessoas deixarem de ser idiotas. Ponto final.

Pessoalmente, eu nem vejo um enooooorme problema na questão de um branco usar dreadlocks quando não existe intenção de ofensa, mas não deixa de ser um caso de apropriação cultural. As culturas minoritárias não precisam de ser apropriadas quando elas já são uma minoria - o poder da diversidade cultural é esse mesmo: diversidade cultural, o qual brancos a copiarem culturas minoritárias não representam.

Finalmente alguém no fórum a dizer algo de jeito :adoro:.

 

Para os que dizem que negros também usam a cultura “branca” aqui está um boa resposta a partir do minuto 2:11

 

Editado por John123
  • Gosto 4
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, John123 disse:

Finalmente alguém com dois dedos de testa nesta situação toda :adoro:.

há 13 horas, RodrigoMarquês. disse:

ou alguem ja totalmente envolvido pela militancia, black face em hollywood é errado porque não ha necessidade de contratar brancos e maquilha-los quando é só contratar atores pretos. No entanto, o conceito da tua cara não me é estranha é mesmo esse, parvoíce absoluta.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Dimitri disse:

ou alguem ja totalmente envolvido pela militancia, black face em hollywood é errado porque não ha necessidade de contratar brancos e maquilha-los quando é só contratar atores pretos. No entanto, o conceito da tua cara não me é estranha é mesmo esse, parvoíce absoluta.

Não, não é parvoíce. Blackface era um ato de extrema violência e desumanidade. Representa muito mais do que tirar o lugar a pessoas negras, mas uma profunda humilhação e ridicularização. O gesto nazi do Hélder , num contexto de uma casa do Big Brother em Portugal em 2022, também pode ser visto simplesmente como um braço levantado. Mas a história - quando felizmente não é esquecida - deixa marcas e traumas e é perfeitamente razoável que pessoas se sintam ofendidas (principalmente se têm antepassados ou conhecem histórias próximas de vítimas desse tipo de atos).

  • Gosto 7
  • Adoro 1
  • Obrigado 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visitante
Este tópico está fechado a novas respostas.
×
×
  • Criar Novo...