Jump to content
Eurovisão 2024: Escolhe os 10 finalistas da Semifinal 1 ×

Onde está Elisa?


Diogo_M

Posts Recomendados

há 6 minutos, Duarte com D disse:

Era por isso que eu peguei na serie, para ver a Joana Seixas numa grande vilã, que é o único registo em que gosto de vê-la, tenho mesmo um guilty plesure por vê-la nesse registo, o mesmo que tenho com a Priscila Fantin. :p Daí eu dizer que não tem a beleza de uma novela.

E não tem um ritmo de serie, porque se fosse serie não teria tantos episodios (26 no máximo) e já estaria tudo resolvido ou pelo menos muito mais avançado. :lol:

Mas isto para mim sempre foi uma novela, mas não tem as qualidades de uma boa novela, e  a parte tecnica da realização do melhor que já se fez, não se verifica, tem uma realização super banal, e ainda por cima com um nevoeiro que parece que foi gravada com as cameras do Você na TV daquele dia em que a Cristina se passou em direto.

 

Bem, eu gosto da Joana e Priscila noutros registos (para além de vilã), aí ambos sabemos que temos opiniões muito diferentes :mosking:

Mas sim, estava à espera de uma grande vilã, de ver a Joana a arrasar completamente. De ver outras personagens a arrasar também. Parece-me que isto devia ter tido bem menos episódios e a dar semanalmente. Por enquanto vou continuar a ver, quero ver como é que evoluiu. Isto tem qualidade, mas podia ter bem mais. Se eu deixar de ver isto, a minha paciência com o Artur esgota-se, Belmonte, Santa Bárbara e Jogo Duplo deixei de ver :rofl:

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 minutos, Ivo disse:

Bem, eu gosto da Joana e Priscila noutros registos (para além de vilã), aí ambos sabemos que temos opiniões muito diferentes :mosking:

Mas sim, estava à espera de uma grande vilã, de ver a Joana a arrasar completamente. De ver outras personagens a arrasar também. Parece-me que isto devia ter tido bem menos episódios e a dar semanalmente. Por enquanto vou continuar a ver, quero ver como é que evoluiu. Isto tem qualidade, mas podia ter bem mais. Se eu deixar de ver isto, a minha paciência com o Artur esgota-se, Belmonte, Santa Bárbara e Jogo Duplo deixei de ver :rofl:

Basicamente continuem a fazer adaptações, só não entreguem ao Artur. :rolleyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

53 minutes ago, HugoMiguel said:

Isto é uma adaptação, só assim naquela.

Não percebo o que é que isso tem a ver com o meu comentário?...

O ser ou não uma adaptação não tem nada a ver com os maus hábitos da TVI e SIC, em insistirem em terem muita quantidade de episódios de novelas e séries, em vez de se preocuparem em assegurar qualidade e consistência em cada episódio - sem enrolar, sem encher chouriços, etc.  E nem com este projecto, que podiam ter transformado numa série a sério, com 15-20 episódios bem ritmados e envolventes do primeiro ao último minuto, mais uma vez eles não foram capazes de resistir a esse vício de fazer algo com imensos episódios mesmo que se arrisque perder a consistência da qualidade e ir metendo cada vez mais cenas para encher os episódios e que não são tão envolventes... e as coisas começam a perder interesse por causa disso.

Imaginemos se as produtoras americanas ou britânicas ou alemãs pensassem da mesma forma que SIC e TVI. "Ah, sim, nós podíamos ter um produto de ficção super envolvente do início ao fim, com poucos episódios. Mas isso pode não fazer render tanto o nosso dinheiro, então vamos fazer uma série com 50 episódios de qualidade mediana, em vez de 13 episódios de qualidade excelente e inesquecível."  - Só que é claro que eles não vão pensar assim, porque sabem que isso a longo prazo não conquista o respeito e prestígio dos seus produtos, eles sabem que isso vai afastando o público e que a longo prazo traz perda de audiência, como aliás é o que está a acontecer na TV generalista portuguesa cada vez mais.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 minutos, Cable Guy disse:

Não percebo o que é que isso tem a ver com o meu comentário?...

O ser ou não uma adaptação não tem nada a ver com os maus hábitos da TVI e SIC, em insistirem em terem muita quantidade de episódios de novelas e séries, em vez de se preocuparem em assegurar qualidade e consistência em cada episódio - sem enrolar, sem encher chouriços, etc.  E nem com este projecto, que podiam ter transformado numa série a sério, com 15-20 episódios bem ritmados e envolventes do primeiro ao último minuto, mais uma vez eles não foram capazes de resistir a esse vício de fazer algo com imensos episódios mesmo que se arrisque perder a consistência da qualidade e ir metendo cada vez mais cenas para encher os episódios e que não são tão envolventes... e as coisas começam a perder interesse por causa disso.

Imaginemos se as produtoras americanas ou britânicas ou alemãs pensassem da mesma forma que SIC e TVI. "Ah, sim, nós podíamos ter um produto de ficção super envolvente do início ao fim, com poucos episódios. Mas isso pode não fazer render tanto o nosso dinheiro, então vamos fazer uma série com 50 episódios de qualidade mediana, em vez de 13 episódios de qualidade excelente e inesquecível."  - Só que é claro que eles não vão pensar assim, porque sabem que isso a longo prazo não conquista o respeito e prestígio dos seus produtos, eles sabem que isso vai afastando o público e que a longo prazo traz perda de audiência, como aliás é o que está a acontecer na TV generalista portuguesa cada vez mais.

Acho que o comentário do Hugo vai no sentido de que isto é uma adaptação de uma novela chilena de 112 episódios. Sim, isso não é impeditivo de reduzir o número de episódios, mas é óbvio que a atual TVI não ia pagar uma adaptação de 112 episódios, para depois produzir apenas 13. Há uns anos, acreditaria, tanto que isso chegou a acontecer (Ele é Ela passou de 150, para 28 episódios), mas atualmente, nem pensar. Já foi uma sorte isto não passar de 112 para 250, como aconteceu com Santa Bárbara.

A TVI é um canal de novelas e tão cedo não poderá satisfazer os espetadores de séries. Espero que isso possa mudar, mas para já, teremos de contentar-nos com produtos ficcionais que na melhor das hipóteses, terão apenas 120 episódios. 

  • Gosto 9
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, Maciel disse:

Eu deixei de ver por falta de tempo, mas tencionava voltar. Não vale mesmo a pena? 

É o que eu já disse, para espetadores de series está muito enrolada, para novela falta-lhe a beleza e o enche chouriços de qualidade de uma boa novela (vilanias, confrontos e assim...)

Isto basicamente está a ser um episódio de CSI muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito prolongado com duas gajas a comerem-se pelo meio.

  • Obrigado 1
  • Haha 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

32 minutes ago, SIM said:

A TVI é um canal de novelas e tão cedo não poderá satisfazer os espetadores de séries. Espero que isso possa mudar, mas para já, teremos de contentar-nos com produtos ficcionais que na melhor das hipóteses, terão apenas 120 episódios. 

"Apenas" 120 episódios :6::db:   Como se isso fossem poucos episódios. Equivale a ver episódios diários durante 6 meses.

Num mundo em que existem imensas opções com tempos de duração mais curtos - YouTube, séries disponíveis em streaming, filmes - ou também outras coisas como passar tempo com os amigos, ir passear, fazer desporto, etc, certamente que irá haver cada vez menos gente com pachorra para ver coisas na TV com 120 episódios.

...A não ser que (milagrosamente!) os 120 episódios tenham todos uma qualidade inesquecível e uma história cativante da primeira à última cena de cada episódio -- o que seria extremamente raro na ficção portuguesa dos dias que correm :p 

Mas, sim, tens razão. Realmente, a TVI não aprende e quer continuar a querer ser um canal de novelas. A SIC o mesmo.  Para o ano vai ser giro, a continuar assim :D  No verão, SIC e TVI deverão andar nos 14% ou 17% de média diária máxima e na média anual já nem apostaria que a TVI chegasse aos 20% de share. Continuem assim, a afastar cada vez mais os públicos mais exigentes, vão-se sair muito bem...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Cable Guy disse:

"Apenas" 120 episódios :6::db:   Como se isso fossem poucos episódios. Equivale a ver episódios diários durante 6 meses.

Num mundo em que existem imensas opções com tempos de duração mais curtos - YouTube, séries disponíveis em streaming, filmes - ou também outras coisas como passar tempo com os amigos, ir passear, fazer desporto, etc, certamente que irá haver cada vez menos gente com pachorra para ver coisas na TV com 120 episódios.

...A não ser que (milagrosamente!) os 120 episódios tenham todos uma qualidade inesquecível e uma história cativante da primeira à última cena de cada episódio -- o que seria extremamente raro na ficção portuguesa dos dias que correm :p 

Mas, sim, tens razão. Realmente, a TVI não aprende e quer continuar a querer ser um canal de novelas. A SIC o mesmo.  Para o ano vai ser giro, a continuar assim :D  No verão, SIC e TVI deverão andar nos 14% ou 17% de média diária máxima e na média anual já nem apostaria que a TVI chegasse aos 20% de share. Continuem assim, a afastar cada vez mais os públicos mais exigentes, vão-se sair muito bem...

Por acaso 120 episódios equivale a episódios diários durante 4 meses e não 6, visto que cada mês tem aproximadamente 30 dias.

E não penses que o público "foge" da TVI, SIC e RTP por causa das novelas, basta olhares para a televisão aberta nos EUA, para onde vai o público? As audiências descem de ano para ano de forma abrupta e lá qual é a desculpa?

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

38 minutes ago, HugoMiguel said:

E não penses que o público "foge" da TVI, SIC e RTP por causa das novelas, basta olhares para a televisão aberta nos EUA, para onde vai o público? As audiências descem de ano para ano de forma abrupta e lá qual é a desculpa?

Nem tem comparação possível.

Exemplo: A média de audiência da CBS no ano 2000 foi de 12 milhões de espectadores. Em 2010 (sim, dez anos depois!) foi de 11 milhões de espectadores. Em 2017-2018 foi de 9 milhões de espectadores.

Compara isso com a quantidade de espectadores que SIC e TVI perderam na última década.

E, sim, a falta de diversidade e a falta de dinâmica nos conteúdos das generalistas portuguesas é o que afasta o público. Até porque quando há um programa que realmente surpreende e põe o país a falar -- como por exemplo a primeira temporada do "Pesadelo na Cozinha" -- lá voltam as grandes audiências de episódios, com 40 e tal de share e quase 20 de rating, que já raramente se vêem em programas de entretenimento ou ficção nacional nos últimos 5 anos.  Olha bem para as audiências actuais das telenovelas portuguesas... às 21:30, pouco mais de 1 milhão conseguem fazer nos tempos que correm; há 5 anos atrás, no mesmo horário andavam frequentemente no milhão e meio ou até mais nalguns dias.  É uma fatia significativa de público (quase 500 mil espectadores) que se perdeu nesse género em apenas 5 anos. Conclusões? Porque será? Só não vê quem não quer. "O que é demais enjoa". E nem é só as novelas... é todo o modelo de programação que insiste em mais do mesmo todos os dias, com muito poucas variações, muito poucas surpresas, pouca diversidade.

Editado por Cable Guy
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Cable Guy disse:

Nem tem comparação possível.

Exemplo: A média de audiência da CBS no ano 2000 foi de 12 milhões de espectadores. Em 2010 (sim, dez anos depois!) foi de 11 milhões de espectadores. Em 2017-2018 foi de 9 milhões de espectadores.

Compara isso com a quantidade de espectadores que SIC e TVI perderam na última década.

E, sim, a falta de diversidade e a falta de dinâmica nos conteúdos das generalistas portuguesas é o que afasta o público. Até porque quando há um programa que realmente surpreende e põe o país a falar -- como por exemplo a primeira temporada do "Pesadelo na Cozinha" -- lá voltam as grandes audiências de episódios, com 40 e tal de share e quase 20 de rating, que já raramente se vêem em programas de entretenimento ou ficção nacional nos últimos 5 anos.  Olha bem para as audiências actuais das telenovelas portuguesas... às 21:30, pouco mais de 1 milhão conseguem fazer nos tempos que correm; há 5 anos atrás, no mesmo horário andavam frequentemente no milhão e meio ou até mais nalguns dias.  É uma fatia significativa de público (quase 500 mil espectadores) que se perdeu nesse género em apenas 5 anos. Conclusões? Porque será? Só não vê quem não quer. "O que é demais enjoa". E nem é só as novelas... é todo o modelo de programação que insiste em mais do mesmo todos os dias, com muito poucas variações, muito poucas surpresas, pouca diversidade.

Eles não apostam em séries porque não têm orçamento para isso. E enquanto a media capital continuar na Prisa, muito dificilmente vão ter ... 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

23 minutes ago, msm0 said:

Eles não apostam em séries porque não têm orçamento para isso. 

Discordo.

Eles orçamento têm.  Eles estão é mais interessados em obter maior rendimento com menor gasto possível. Mesmo que isso não se traduza em qualidade.

Orçamento não é desculpa para tudo. Veja-se o exemplo da série "1986" da RTP1, um trabalho excelente, ao nível de séries norte-americanas como "Freaks & Geeks". Não teve grande orçamento, mas foram extremamente exigentes a nível de realização, produção, montagem, guiões (principalmente esta parte, foi exímia), fazendo com que cada episódio fosse excelente, ritmado, engraçado, envolvente. Orçamento não é tudo: é preciso é ter de vontade de realizar algo excepcional, e não apenas "mais uma" novela, ou "mais uma" série... E, acima de tudo, ter vontade de não comprometer a qualidade em função da quantidade (número de episódios), que é algo que a TVI na actualidade e nos últimos anos simplesmente não sabe fazer, ou não quer fazer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a ver parte do episódio 16 e desisti de ver o resto.

A esta altura, numa série a sério o desaparecimento da Elisa já estaria prestes de ser resolvido. Mas aqui, não. Alonga-se, alonga-se, alonga-se.

Num episódio surge a pista que pode ser personagem A. Depois no episódio seguinte há outra pista que pode ser personagem B. E no seguinte surgem indicações que pode ser outra personagem qualquer. E depois no seguinte afinal a prima da Elisa tem mais informações. É uma lentidão enorme.

Os primeiros episódios foram óptimos e muito ritmados, mas depois aconteceu o que eu previa: era impossível manter um tema destes interessante ao longo de dezenas e dezenas de episódios sem recorrer a mecanismos para 'encher' e alongar os episódios, mesmo que isso tire qualidade à história e torne os episódios mais enfadonhos.

Ao episódio 16, a mãe da Elisa ainda anda a ler coisas do diário da Elisa (poemas eróticos que já tinha lido há para aí 5 ou 6 episódios!) e a falar sobre o mesmo assunto que já tinha sido abordado há vários episódios :rolleyes: Típica técnica de telenovela para encher episódios, mas que para série falha redondamente, ainda mais sendo uma série policial, ou thriller -- quem é que gosta de ver um thriller onde a acção é lenta como a lesma e as coisas demoram uma eternidade a resolver-se? Pois, não muitas pessoas. Um thriller quer-se ritmado e envolvente.

É uma pena, isto tinha potencial. Mas agora só vou voltar a ver os últimos episódios, por mera curiosidade. Até lá... não há pachorra. Tal como disseram aqui, é como um episódio de CSI 'esticado' 10 vezes mais por dezenas de episódios. No thanks!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...