Jump to content

Escola


SecretNavy

Posts Recomendados

há 1 hora, dav01 disse:

Mas é normal, vc já é trintão! q :read:

E as professoras e contínuas que estavam lá e tinha 70 anos na altura permanecem lá com os seus 85 anos. :ok: 

há 1 hora, Diogoo disse:

Têm Alemão, Francês e Espanhol (esta é nova). Para além de Inglês, como é óbvio. 

Chocado! :surpresa_alberta:

  • Haha 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

44 minutes ago, Televisão 10 said:

Parece que a tua escola não é muito flexível com as notas de Educação Física.

Na minha, pelo menos, nesses casos, não era dada uma nota muito abaixo da média do aluno, uma vez que, embora não contasse para a média de acesso ao ensino superior, contava para a do quadro de honra. Depois, quanto aos valores, dependia do professor que nos calhava. Em cada ano de secundário, tive sempre um professor diferente.

Não sei se não será este o modus operandi por haver várias escolas públicas no concelho. Por essa razão, era comum alguns alunos mudarem de escola no 12.° ano, por exemplo, para uma escola que tivesse fama de dar notas mais altas, para subirem a média interna. O mesmo certamente iria acontecer se um aluno com uma nota baixa a Educação Física soubesse que noutra escola facilitariam mais... :read:

Em cada de básico, também tive um professor diferente. :mosking:

Aqui só há uma escola no concelho, embora a maioria dos alunoa sejam dos concelhos vizinhos. Muitas pessoas alugam casa em Arruda só para entrar naquela escola kkkkkk

O facto de mudar de escola no Secundário também já pensei. É que na minha escola, é difícil de tirar grandes notas, mesmo no Básico. No Secundário torna-se ainda mais difícil.

48 minutes ago, Televisão 10 said:

Vocês agora também têm os programas flexíveis, isto é, podem escolher disciplinas de vários cursos diferentes, não é?

Na minha escola, ainda não se pode fazer isso. Mas se podesse escolhia: Biologia e Geografia. 

48 minutes ago, Televisão 10 said:

Pelo menos, na minha escola, os alunos podiam escolher o que quisessem quanto a línguas. Depois, dependia do número de alunos que conseguissem para abrir a disciplina. Por exemplo, os alunos que entraram no ano a seguir ao meu, no secundário, tiveram Alemão e já não havia essa disciplina há vários anos na escola.

Não sabia disso! Por acaso, se houvesse isso na minha escola e embora fosse estúpido, talvez continuasse com o Francês, para além do Inglês. Nem deve ter grandes utilidades para o futuro, mas goatava de continuar. 

18 minutes ago, André said:

E as professoras e contínuas que estavam lá e tinha 70 anos na altura permanecem lá com os seus 85 anos. :ok:

Constança, Doroteia e Melícias continuam ícones, amg. :read: Isabel Vinhas já foi de vela. Felizmente :wheelchair:

19 minutes ago, André said:

Chocado! :surpresa_alberta:

Já podia haver há mais tempo... Havia e há uma professora de Português que podia dar Espanhol. 

  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Diogoo disse:

Em cada de básico, também tive um professor diferente. :mosking:

Aqui só há uma escola no concelho, embora a maioria dos alunoa sejam dos concelhos vizinhos. Muitas pessoas alugam casa em Arruda só para entrar naquela escola kkkkkk

O facto de mudar de escola no Secundário também já pensei. É que na minha escola, é difícil de tirar grandes notas, mesmo no Básico. No Secundário torna-se ainda mais difícil.

Eu também no 5.° ano, para entrar na escola que queria, tive de colocar a morada do local de trabalho da minha mãe... :read:

Admira-me que, sendo difícil tirar boas notas, muitos alunos escolham essa escola. É certo que se diz que um bom aluno é bom em qualquer lado, mas qualquer décima pode ser decisiva para entrar ou não num curso.

A minha escola, no 12.° ano, por exemplo, perdeu uma turma de Ciências e Tecnologias, precisamente porque noutra as notas eram superiores e vários alunos foram para essa escola, mesmo que a escola em si fosse péssima.

há 8 minutos, Diogoo disse:

Na minha escola, ainda não se pode fazer isso. Mas se podesse escolhia: Biologia e Geografia. 

Pensava que já estava a funcionar em todas as escolas.

há 8 minutos, Diogoo disse:

Não sabia disso! Por acaso, se houvesse isso na minha escola e embora fosse estúpido, talvez continuasse com o Francês, para além do Inglês. Nem deve ter grandes utilidades para o futuro, mas goatava de continuar.

Se vais para Ciências e Tecnologias, acho que só podes escolher uma língua. Em Línguas e Humanidades é que se pode escolher uma língua como específica. Daí que alguns alunos acumulem Inglês com outra língua, escolhida como específica

Noutra escola, por exemplo, vários alunos de Ciências abdicavam da disciplina de Inglês e escolhiam Alemão.

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 52 minutos, Diogoo disse:

Constança, Doroteia e Melícias continuam ícones, amg. :read: Isabel Vinhas já foi de vela. Felizmente :wheelchair:

Lendas que vão dar aulas até no caixão :clap: q

Nunca tive essa mas sempre me pareceu ter nariz empinado. :read: 

há 52 minutos, Diogoo disse:

Aqui só há uma escola no concelho, embora a maioria dos alunoa sejam dos concelhos vizinhos. Muitas pessoas alugam casa em Arruda só para entrar naquela escola kkkkkk

Essa grande escola :clown:

há 52 minutos, Diogoo disse:

O facto de mudar de escola no Secundário também já pensei. É que na minha escola, é difícil de tirar grandes notas, mesmo no Básico. No Secundário torna-se ainda mais difícil.

Acho que é o que fazias melhor. Não o fiz e arrependo-me por não o ter feito. :read: 

Editado por André
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Diogoo disse:

Eu tenho medo de ter 10 a Educação Física e aquilo estragar a minha média

Educação Física conta para a média? Quando fiz o secundário, esta disciplina não entrava para a MF. Tive sorte kkk penso que terminei com 13/14 a EF. 

Editado por xfinity
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto dava um debate interessante, vocês acham que professores preconceituosos têm condições para lecionar? É que certos alunos podem ser prejudicados por coisas não relacionadas com a sua capacidade intelectual. Um professor que diz isto em tv, deve dizer bem pior nas aulas :ph34r:

  • Surpresa 1
  • Triste 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

9 minutes ago, msm0 said:

Isto dava um debate interessante, vocês acham que professores preconceituosos têm condições para lecionar? É que certos alunos podem ser prejudicados por coisas não relacionadas com a sua capacidade intelectual. Um professor que diz isto em tv, deve dizer bem pior nas aulas :ph34r:

Depende se for muito preconceituoso, ao ponto de ofender os alunos, claro que não. Mas uma pessoa pode não apoiar o aluno, mas respeita-o. Depende da quantidade do preconceito, se me entendes. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, msm0 disse:

Isto dava um debate interessante, vocês acham que professores preconceituosos têm condições para lecionar? É que certos alunos podem ser prejudicados por coisas não relacionadas com a sua capacidade intelectual. Um professor que diz isto em tv, deve dizer bem pior nas aulas :ph34r:

A culpa é dos élegêébeétê :olhos:

Mas estou chocado com ele a assumir plenamente a homofobia. E a desafiar a repórter a prestar queixa dele :ph34r: atrasado

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, msm0 disse:

Isto dava um debate interessante, vocês acham que professores preconceituosos têm condições para lecionar? É que certos alunos podem ser prejudicados por coisas não relacionadas com a sua capacidade intelectual. Um professor que diz isto em tv, deve dizer bem pior nas aulas :ph34r:

Estivessemos em 2005 e isso era coisa saída dos Apanhados TVI Porto :manas:

Editado por Hugo
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, msm0 said:

Isto dava um debate interessante, vocês acham que professores preconceituosos têm condições para lecionar? É que certos alunos podem ser prejudicados por coisas não relacionadas com a sua capacidade intelectual. Um professor que diz isto em tv, deve dizer bem pior nas aulas :ph34r:

Falando neste caso em concreto, claro que não tem, lmao. Principalmente, depois de vir em plena televisão dizer que é homofóbico e a dizer 20 barbaridade em menos de 4 minutos :ph34r: Além de poder haver a possibilidade usar critérios pessoais como forma de avaliação dos alunos, agora coloca-se também o problema do à vontade que os alunos LGBT+ sentem nas aulas de um professor que é abertamente homofóbico. A Universidade se quisesse saber dos alunos já o tinha suspenso. Estamos a falar de direitos humanos. 

Agora, em geral, se não houver demonstração de tais pensamentos, seja na forma oral ou em matéria de avaliação, isso não confere nenhum problema para os alunos. Mas sabemos que há uma linha muito ténue, no caso do ensino, entre as opiniões pessoais e as práticas profissionais e, caso o sejam, de alguma forma vão demonstrar. 

  • Gosto 7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Tenho cada vez mais dúvidas quanto ao curso que quero escolher no secundário. :cryhappy:

Estou indeciso entre Ciências e Tecnológicas e Economia. Apesar de também já ter pensado em Humanidades.

Gosto de (quase) todas as disciplinas que se encontram em todos os cursos. :cryhappy: Não sei o que escolher, é frustrante.

As aulas de Cidadania estão-me a fazer pensar muito no tema. :cryhappy: Nem sei como é que há pessoas que defendem o fim da disciplina de Cidadania. É super útil no 9.° Ano. E mesmo, nos anos anteriores, estimula o debate entre alunos. 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 minutos, Diogo O. disse:

Tenho cada vez mais dúvidas quanto ao curso que quero escolher no secundário. :cryhappy:

Estou indeciso entre Ciências e Tecnológicas e Economia. Apesar de também já ter pensado em Humanidades.

Gosto de (quase) todas as disciplinas que se encontram em todos os cursos. :cryhappy: Não sei o que escolher, é frustrante.

As aulas de Cidadania estão-me a fazer pensar muito no tema. :cryhappy: Nem sei como é que há pessoas que defendem o fim da disciplina de Cidadania. É super útil no 9.° Ano. E mesmo, nos anos anteriores, estimula o debate entre alunos. 

 

Dentro dessas 3 opções acho que economia seria a melhor, eu meio que vejo CE como uma conciliação de CT e LH :cryhappy:

Não tens ideia do que queres seguir mais para a frente? Isso influencia sempre a escolha do curso.

Ou então, eu por exemplo não faço ideia do que quero seguir mas fui para CT por ser o curso com as disciplinas onde tinha melhores notas, podes ir por aí.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, Diogo O. disse:

Tenho cada vez mais dúvidas quanto ao curso que quero escolher no secundário. :cryhappy:

Estou indeciso entre Ciências e Tecnológicas e Economia. Apesar de também já ter pensado em Humanidades.

Gosto de (quase) todas as disciplinas que se encontram em todos os cursos. :cryhappy: Não sei o que escolher, é frustrante.

As aulas de Cidadania estão-me a fazer pensar muito no tema. :cryhappy: Nem sei como é que há pessoas que defendem o fim da disciplina de Cidadania. É super útil no 9.° Ano. E mesmo, nos anos anteriores, estimula o debate entre alunos. 

 

Por acaso, o único ano em que senti que as aulas de Cidadania foram mesmo úteis foi o 8.º ano, em que as aulas não foram lecionadas pela diretora de turma. De resto, sempre achei que as aulas se focavam mais em tratar dos programas da turma. :cryhappy: No entanto, apanhei o tempo em que ainda era uma disciplina em que as escolas definiam o plano de estudos.

Falando da minha experiência, não foi uma escolha que tenha gostado de fazer. Não que não soubesse o que escolher, mas pela pressão associada à escolha. Eu escolhi o curso que estava mais relacionado com o curso superior que escolhi tirar e que tinha as disciplinas de que mais gostava. Os meus pais apoiaram a minha escolha, mas outros familiares e sobretudo professores foram particularmente insistentes para não escolher esse curso, por acharem que deveria escolher outro que consideravam melhor. Com essas opiniões, fiquei com dúvidas... Ainda me lembro da minha diretora de turma, no ato da matrícula, me querer matricular noutro curso. Outra professora que tinha tido disse-me, mais tarde, que ficou desiludida comigo, por conta da escolha que fiz. Como se tivessem algo que ver com a escolha que tinha de fazer... 

Acabei por escolher o que queria, como já disse, e hoje não me arrependo da minha escolha. No entanto, a verdade é que nem sempre é assim e mais tarde vários alunos escolhem um curso superior que não tem relação com o curso científico-humanístico que escolheram. 

A tua escola ainda não tem o chamado currículo flexível, em que podem escolher disciplinas de vários cursos diferentes em simultâneo? Não sendo o caso, recomendo que penses bem na tua escolha. O mais comum é escolher a área relacionada com a profissão que te vês a exercer no futuro. Não tendo ainda essa ideia, há outros critérios, como escolher o curso com as disciplinas que mais gostas, com as disciplinas que tens melhor nota ou, eventualmente, o curso que te abrir mais portas... Agora, a escolha deve ser inteiramente tua.

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 50 minutos, Diogo O. disse:

Tenho cada vez mais dúvidas quanto ao curso que quero escolher no secundário. :cryhappy:

Estou indeciso entre Ciências e Tecnológicas e Economia. Apesar de também já ter pensado em Humanidades.

Gosto de (quase) todas as disciplinas que se encontram em todos os cursos. :cryhappy: Não sei o que escolher, é frustrante.

As aulas de Cidadania estão-me a fazer pensar muito no tema. :cryhappy: Nem sei como é que há pessoas que defendem o fim da disciplina de Cidadania. É super útil no 9.° Ano. E mesmo, nos anos anteriores, estimula o debate entre alunos. 

 

Para te ser sincero, não te sintas pressionado a escolher um curso. Vai pelo que pretendes fazer a curto prazo, só com a ideia de que a vida dá muitas voltas, mesmo durante a adolescência.

Eu estava em dúvida entre CT e LH e acabei por ir para LH porque o interesse em estudar jornalismo e línguas foi mais forte. À medida que o secundário ia passando ganhei interesse em marketing desportivo e passei a estudar de olho em cursos que envolvessem línguas e marketing/comunicação. Acabei, quase por acidente e naquela de "deixa ver no que dá" a estudar Tradução e acabei a tirar Mestrado até. Passados dois anos depois de ter defendido a minha tese, dou por mim a dividir (por escolha própria e não por qualquer factor financeiro) a minha vida profissional entre a tradução e o trabalho em sports stats. Quanto mais planeei a minha vida, mas ela foi parar ao lado do que tinha planeado originalmente, por isso, deixei de me pressionar para objectivos e passei a trabalhar para tentar fazer o que gosto e a ganhar dinheiro com isso. Gosto de línguas e de traduzir (o que por arrasto também leva o meu gosto por TIC e electrónica de consumo atrás) e gosto de hóquei no gelo e consigo ter dois trabalhos que me permitem pegar em tudo isto, sem nunca ter pensado em fazer isto há 10 anos, onde planeava tudo ao pormenor e a vida mais perfeita possível.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
57 minutes ago, D91 said:

Conselho de Ética defende casas de banho e balneários neutros nas escolas e universidades

https://www.cm-tv.pt/atualidade/amp/20221203-0826-conselho-de-etica-defende-casas-de-banho-e-balnearios-neutros-nas-escolas-e-universidades

Duvido que aconteça tão cedo nas escolas. Ainda é um assunto muito tabu e para além disso, muitas direções escolares são contra.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, D91 disse:

Conselho de Ética defende casas de banho e balneários neutros nas escolas e universidades

https://www.cm-tv.pt/atualidade/amp/20221203-0826-conselho-de-etica-defende-casas-de-banho-e-balnearios-neutros-nas-escolas-e-universidades

Desculpem, mas acho isto tão desnecessário. Estou ciente que cada pessoa tem o direito à sua autodeterminação e liberdade individual, mas sabemos que há gente muito mal-intencionada. Esses balneários neutros só vão servir para alimentar certos comportamentos, nem tudo pode ser cor-de-rosa às bolinhas amarelas. 

Editado por Afonso
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 minutos, Afonso disse:

Desculpem, mas acho isto tão desnecessário. Estou ciente que cada pessoa tem o direito à sua autodeterminação e liberdade individual, mas sabemos que há gente muito mal-intencionada. Esses balneários neutros só vão servir para alimentar certos comportamentos, nem tudo pode ser cor-de-rosa às bolinhas amarelas. 

Também acho. Acham mesmo que os rapazes e raparigas vão se sentir à vontade a tomar banho no mesmo balneário?  Não podemos querer mudar tudo por causa de uma minoría. Tem que haver razoabilidade e noção. Isto é extremismo.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas que extremismo?

Que problema causa haver wc neutro além dos masculinos e dos femininos que já existem? Nunca percebi este drama, até porque em muitos sítios já existe wc para deficientes, muitas vezes neutro quanto ao género, e não causam nenhum tumulto.

Como é óbvio ninguém vai obrigar rapazes e raparigas a tomar banho juntos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, George disse:

Mas que extremismo?

Que problema causa haver wc neutro além dos masculinos e dos femininos que já existem? Nunca percebi este drama, até porque em muitos sítios já existe wc para deficientes, muitas vezes neutro quanto ao género, e não causam nenhum tumulto.

Como é óbvio ninguém vai obrigar rapazes e raparigas a tomar banho juntos.

Porque ninguém impede pessoas mal intencionadas de irem para o neutro. Há que ter noção de que estamos em 2022 e não em 2122 quando pensamos nestas coisas.

 

  • Obrigado 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...