Leo08 Postado 29 de abril 2023 Partilhar Postado 29 de abril 2023 há 3 minutos, D91 disse: Liberalização das profissões. O que conta é a vocação e não as notas Olha que concordo, acho que as notas não são tudo q 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
Televisão 10 Postado 29 de abril 2023 Partilhar Postado 29 de abril 2023 há 6 horas, D91 disse: Liberalização das profissões. O que conta é a vocação e não as notas A questão aqui não é de notas. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
Diogo O. Postado 15 de maio 2023 Partilhar Postado 15 de maio 2023 On 4/29/2023 at 10:42 AM, Love said: Alguém tem disponivel em pdfo livro "Preparação Para o Exame de FQ" da Raiz Editora. @Love, não sei se ainda te interessa, mas encontrei esse livro em PDF. Se precisares, envia MP. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
D91 Postado 27 de maio 2023 Partilhar Postado 27 de maio 2023 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
D91 Postado 3 de junho 2023 Partilhar Postado 3 de junho 2023 (editado) Editado 3 de junho 2023 por D91 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
D91 Postado 8 de junho 2023 Partilhar Postado 8 de junho 2023 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
srcbica Postado 10 de junho 2023 Partilhar Postado 10 de junho 2023 1º Médicos de família sem a especialidade de MGF 2º Professores sem pedagogia 3º Advogados sem advocacia Jamais esperei esta terceira. Questiono-me o que ainda falta tirar da cartola. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
dav01 Postado 10 de junho 2023 Partilhar Postado 10 de junho 2023 há 22 minutos, srcbica disse: 1º Médicos de família sem a especialidade de MGF 2º Professores sem pedagogia 3º Advogados sem advocacia Jamais esperei esta terceira. Questiono-me o que ainda falta tirar da cartola. Cirurgião com 10 anos de experiência em talho. 1 6 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
Diogo O. Postado 18 de junho 2023 Partilhar Postado 18 de junho 2023 Prova de Matemática de 9.º ano foi “equilibrada” e “bem estruturada” Prova de Matemática de 9.º ano foi “equilibrada” e “bem estruturada” Professores de Matemática entendem que a “prova está de acordo com o que vem sendo habitual para uma prova final do 3.º ciclo”. Exame não tinha erros científicos nem incongruências. https://www.publico.pt/2023/06/16/sociedade/noticia/prova-matematica-9-ano-equilibrada-bem-estruturada-2053591 Pessoalmente, achei a prova um pouco mais complexa e mais difícil que as dos anos anteriores. Na minha escola, até parece ter corrido bem. Noutras escolas, tenho ouvido dizer que houve muitos níveis 1 (0% a 20%). Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
dav01 Postado 18 de junho 2023 Partilhar Postado 18 de junho 2023 há 2 minutos, Diogo O. disse: Prova de Matemática de 9.º ano foi “equilibrada” e “bem estruturada” Prova de Matemática de 9.º ano foi “equilibrada” e “bem estruturada” Professores de Matemática entendem que a “prova está de acordo com o que vem sendo habitual para uma prova final do 3.º ciclo”. Exame não tinha erros científicos nem incongruências. https://www.publico.pt/2023/06/16/sociedade/noticia/prova-matematica-9-ano-equilibrada-bem-estruturada-2053591 Pessoalmente, achei a prova um pouco mais complexa e mais difícil que as dos anos anteriores. Na minha escola, até parece ter corrido bem. Noutras escolas, tenho ouvido dizer que houve muitos níveis 1 (0% a 20%). Espero que te tenha corrido bem! Pelos vistos a casa dos Açores foi um pesadelo para alguns, aqui fica a simulação de um pesadelo psicadélico. 7 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
Cláudio. Postado 18 de junho 2023 Partilhar Postado 18 de junho 2023 Sou técnico de informática e trabalho para uma escola pública. Como é de conhecimento geral este ano as provas de aferição do 2°/5° e 8° ano foram em formato online. Pois bem, no primeiro dia das provas do 2° ano houve greve de professores em todo o país. Conclusão, andei 2 meses e preparar computadores e salas com WiFi para as provas e na minha unidade orgânica todos os professores fizeram greve Trabalho de 2 meses metido no lixo 3 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
manocris Postado 18 de junho 2023 Partilhar Postado 18 de junho 2023 há 4 horas, Diogo O. disse: Prova de Matemática de 9.º ano foi “equilibrada” e “bem estruturada” Prova de Matemática de 9.º ano foi “equilibrada” e “bem estruturada” Professores de Matemática entendem que a “prova está de acordo com o que vem sendo habitual para uma prova final do 3.º ciclo”. Exame não tinha erros científicos nem incongruências. https://www.publico.pt/2023/06/16/sociedade/noticia/prova-matematica-9-ano-equilibrada-bem-estruturada-2053591 Pessoalmente, achei a prova um pouco mais complexa e mais difícil que as dos anos anteriores. Na minha escola, até parece ter corrido bem. Noutras escolas, tenho ouvido dizer que houve muitos níveis 1 (0% a 20%). Ainda bem que não fiz as provas de 4º e 9º ano por não terem sido realizadas na altura que frequentava 4º - acabaram com eles 9º - covid 1 2 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
jt9 Postado 18 de junho 2023 Partilhar Postado 18 de junho 2023 há 58 minutos, Cláudio. disse: Sou técnico de informática e trabalho para uma escola pública. Como é de conhecimento geral este ano as provas de aferição do 2°/5° e 8° ano foram em formato online. Pois bem, no primeiro dia das provas do 2° ano houve greve de professores em todo o país. Conclusão, andei 2 meses e preparar computadores e salas com WiFi para as provas e na minha unidade orgânica todos os professores fizeram greve Trabalho de 2 meses metido no lixo se os professores querem respeito, que se deem tambem ao respeito que falta de respeito da parte deles 2 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
tiagauto Postado 18 de junho 2023 Partilhar Postado 18 de junho 2023 (editado) há 1 hora, jt9 disse: se os professores querem respeito, que se deem tambem ao respeito que falta de respeito da parte deles O respeito tem de ser de parte a parte. Quem respeita as crianças que estão a servir de cobaias num processo totalmente injusto e desnecessário como são as provas de aferição? Crianças de idade muito tenra, iniciadas num ciclo após um pré-escolar condicionado pela pandemia, muitas delas com a autonomia e a maturidade comprometidas para reagir perante algo que corra mal durante a prova. Cada vez com mais destreza digital, é certo, mas e a as outras competências? Quantas competências (como a motricidade) ficaram por trabalhar ao longo do ano para habituar as crianças aos teclados, para conhecerem bem a posição das letras, acentos, números, sinais de pontuação... para esperar que o computador desbloqueie, para que a internet recupere o sinal... são crianças de 7 anos. É certo que tem que se começar em algum lado, mas aqui trata-se de finalizar e não começar. É aberrante colocar crianças de 7 anos a escrever um texto em suporte digital, quando muitas ainda o estão a tentar dominar em caneta. A velocidade de pensamento não acompanha a escrita no computador, por enquanto. Quando a criança acabar de escrever determinada palavra é provável que já não se lembre da frase. Uma prova de aferição, que não tem qualquer efeito na avaliação, a existir, deveria ser num fim de ciclo, no 4.º ano. E nunca a computador. Nunca, não. Deixar passar uns anos de adaptação digital. Talvez daqui a 5 anos, com os alunos que no próximo ano letivo iniciam o 1.º ciclo. Mas na minha opinião, nem deveria ser aferição, mas sim exame, como foi instituído há uns anos e depois retirado pelo Tiago Brandão. Uma criança de 7 anos não tem ainda estrutura emocional para lidar com um erro que não seja dela ou até mesmo que seja, mas que não é sua responsabilidade. Pensem na crianças. E com isto, digo em todas as crianças, como as das zonas mais isoladas com uma rede muito débil, que estão no mesmo saco. Naquelas que devido a problemas técnicos, ficaram mais tempo sem computador durante o ano do que com... mas no dia da prova tinham um (aibda que não tenham podido treinar nada). Provas digitais avaliam mais a parte técnica do que o conhecimento. E muito mais poderia dizer. Mesmo as provas práticas, quantas escolas tiveram que avaliar crianças a subir um espaldar com a ajuda de uma corda? Quantas escolas do 1.º ciclo têm espaldares? Quantas escolas do 1.º ciclo ficam perto das EB 2, 3 para que as crianças possam frequentar o ginásio? E o que diz o critério nesse item? A criança não realizou. Não há opção de "falta equipamento". Fica apenas registado que a criança não realizou a atividade corresponde ao item. Deve-se respeitar o trabalho de todos, e é óbvio que é frustrante ver o nosso trabalho no lixo. Mas devemos ser capazes de ver outros cenários e realidades. E tentar perceber as motivações. E ter empatia. Editado 18 de junho 2023 por tiagauto 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
dav01 Postado 18 de junho 2023 Partilhar Postado 18 de junho 2023 há 10 minutos, tiagauto disse: O respeito tem de ser de parte a parte. Quem respeita as crianças que estão a servir de cobaias num processo totalmente injusto e desnecessário como são as provas de aferição? Crianças de idade muito tenra, iniciadas num ciclo após um pré-escolar condicionado pela pandemia, muitas delas com a autonomia e a maturidade comprometidas para reagir perante algo que corra mal durante a prova. Cada vez com mais destreza digital, é certo, mas e a as outras competências? Quantas competências (como a motricidade) ficaram por trabalhar ao longo do ano para habituar as crianças aos teclados, para conhecerem bem a posição das letras, acentos, números, sinais de pontuação... para esperar que o computador desbloqueie, para que a internet recupere o sinal... são crianças de 7 anos. É certo que tem que se começar em algum lado, mas aqui trata-se de finalizar e não começar. É aberrante colocar crianças de 7 anos a escrever um texto em suporte digital, quando muitas ainda o estão a tentar dominar em caneta. A velocidade de pensamento não acompanha a escrita no computador, por enquanto. Quando a criança acabar de escrever determinada palavra é provável que já não se lembre da frase. Uma prova de aferição, que não tem qualquer efeito na avaliação, a existir, deveria ser num fim de ciclo, no 4.º ano. E nunca a computador. Nunca, não. Deixar passar uns anos de adaptação digital. Talvez daqui a 5 anos, com os alunos que no próximo ano letivo iniciam o 1.º ciclo. Uma criança de 7 anos não tem ainda estrutura emocional para lidar com um erro que não seja dela ou até mesmo que seja, mas que não é sua responsabilidade. Pensem na crianças. E com isto, digo em todas as crianças, como as das zonas mais isoladas com uma rede muito débil, que estão no mesmo saco. Naquelas que devido a problemas técnicos, ficaram mais tempo sem computador durante o ano do que com... mas no dia da prova tinham um (aibda que não tenham podido treinar nada). Provas digitais avaliam mais a parte técnica do que o conhecimento. E muito mais poderia dizer. Mesmo as provas práticas, quantas escolas tiveram que avaliar crianças a subir um espaldar com a ajuda de uma corda? Quantas escolas do 1.º ciclo têm espaldares? Quantas escolas do 1.º ciclo ficam perto das EB 2, 3 para que as crianças possam frequentar o ginásio? E o que diz o critério nesse item? A criança não realizou. Não há opção de "falta equipamento". Fica apenas registado que a criança não realizou a atividade corresponde ao item. Deve-se respeitar o trabalho de todos, e é óbvio que é frustrante ver o nosso trabalho no lixo. Mas devemos ser capazes de ver outros cenários e realidades. E tentar perceber as motivações. E ter empatia. Estamos a falar de crianças que aos 2-3 anos já iam ao Youtube e se o vídeo não funcionasse já sabiam que havia algum problema. É outra geração já. 3 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
tiagauto Postado 18 de junho 2023 Partilhar Postado 18 de junho 2023 há 2 minutos, dav01 disse: Estamos a falar de crianças que aos 2-3 anos já iam ao Youtube e se o vídeo não funcionasse já sabiam que havia algum problema. É outra geração já. Se falarmos em youtube e clicar aqui e acolá, entrar nos jogos, fazer videochamadas, sim, tens razão... não é disso que se trata uma prova de aferição com crianças que acabaram de aprender a ler e escrever. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
Magazine Postado 18 de junho 2023 Partilhar Postado 18 de junho 2023 Mas porque é que a prova é feita em computador sequer? 1 5 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
Afonso Postado 18 de junho 2023 Partilhar Postado 18 de junho 2023 há 7 minutos, Magazine disse: Mas porque é que a prova é feita em computador sequer? Exatamente, o processo de aprendizagem deveria ser restrito aos métodos tradicionais. Daqui a dias estão a digitalizar tudo, a próxima geração já não vai saber escrever com um simples papel e esferográfica. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
tiagauto Postado 18 de junho 2023 Partilhar Postado 18 de junho 2023 há 8 minutos, Magazine disse: Mas porque é que a prova é feita em computador sequer? Exato... Um texto pensado, criado e escrito em computador em 40 minutos por crianças que acabaram de aprender a ler e escrever é aberrante. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
dav01 Postado 18 de junho 2023 Partilhar Postado 18 de junho 2023 há 14 minutos, tiagauto disse: Se falarmos em youtube e clicar aqui e acolá, entrar nos jogos, fazer videochamadas, sim, tens razão... não é disso que se trata uma prova de aferição com crianças que acabaram de aprender a ler e escrever. Até no meu segundo ano que foi há algum tempo, já tínhamos aqueles programas interativos ( tipo Escola Virtual, acho que não era na altura ainda), as crianças hoje em dia já estão habituadas a este tipo de testes/exames. E como nada disto conta para avaliação acho que se tem de começar por algum lado, o futuro (aliás o presente) desta geração é o digital e não o papel. 1 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
Free Live Postado 18 de junho 2023 Partilhar Postado 18 de junho 2023 agora mesmo, Afonso disse: Exatamente, o processo de aprendizagem deveria ser restrito aos métodos tradicionais. Daqui a dias estão a digitalizar tudo, a próxima geração já não vai saber escrever com um simples papel e esferográfica. Eu também não me lembro como se fazem contas de dividir à mão e isso não é um problema no meu dia-a-dia. Provavelmente não vai ser necessário escrever dessa forma no futuro. 1 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
JDaman Postado 18 de junho 2023 Partilhar Postado 18 de junho 2023 há 22 minutos, dav01 disse: Estamos a falar de crianças que aos 2-3 anos já iam ao Youtube e se o vídeo não funcionasse já sabiam que havia algum problema. É outra geração já. Não é por nada, mas a história de "as crianças hoje em dia não são info-excluídas" é um mito tão grande. Sim, sabem manobrar-se por UIs e detectar que algo está mal, mas isso também o meu pai conseguia quando só tinha TV com antena. Muitos miúdos não sabem fazer troubleshooting do mais básico dos básicos ou procurar alternativas e muitos pais não os sabem encaminhar para tal. 1 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
tiagauto Postado 18 de junho 2023 Partilhar Postado 18 de junho 2023 agora mesmo, Free Live disse: Eu também não me lembro como se fazem contas de dividir à mão e isso não é um problema no meu dia-a-dia. Provavelmente não vai ser necessário escrever dessa forma no futuro. Estás a dizer escrever à mão? É assustador imaginar isso. Uma coisa é abraçar o digital, outra coisa é obliterar a escrita manual... Tantas implicações negativas que isso teria. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
Afonso Postado 18 de junho 2023 Partilhar Postado 18 de junho 2023 há 1 minuto, Free Live disse: Eu também não me lembro como se fazem contas de dividir à mão e isso não é um problema no meu dia-a-dia. Provavelmente não vai ser necessário escrever dessa forma no futuro. Contas são contas. Mas uma gramática e a própria interpretação de um texto, análises, redações, deveriam ser restritos a métodos tradicionais, isto na minha opinião. Não consigo perceber como é que um adolescente vai interpretar uma obra sem um lápis na mão para sublinhar o texto, um papel ao lado para tomar anotações, eu percebo que atualmente consegue-se fazer isso no PC, mas não é a mesma coisa. Mas, pronto, talvez seja too much old school para essas coisas. Por favor, não surtem com comentários de 4 parágrafos que eu não tenho paciência para ler testamentos. 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
dav01 Postado 18 de junho 2023 Partilhar Postado 18 de junho 2023 há 3 minutos, JDaman disse: Muitos miúdos não sabem fazer troubleshooting do mais básico dos básicos Se formos por aí, até pessoas da minha idade às vezes tenho de ser eu a ensinar como resolver uma merd^ta super simples, que é do mais básico que há Logo, essas pessoas não poderiam/podem usar um computador Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
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