Jump to content
Eurovisão 2024: Escolhe os 10 finalistas da Semifinal 2 ×

Escola


SecretNavy

Posts Recomendados

há 1 hora, Televisão 10 disse:

É preocupante, de facto. Todavia, consta que a dificuldade da prova também aumentou.

Li por aí que houve vários alunos de 4 e 5 a terem negativa no exame. 

Pois, não sei. 

Por acaso também aconteceu uma coisa do género no meu oitavo ano, não num exame, mas num teste (daqueles que também vinham do Ministério, não me lembro como se chamavam), em que toda a gente tirou má nota porque aquilo era estupidamente difícil/a montagem do teste como um todo era estranha.

Foi aliás a minha primeira negativa na vida. :haha: Fui a melhor nota da turma com 33% quando a minha média de testes era acima dos 90%. :haha: 

Edit: acho que era Teste Intermédio.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Pedro M. disse:

Pois, não sei. 

Por acaso também aconteceu uma coisa do género no meu oitavo ano, não num exame, mas num teste (daqueles que também vinham do Ministério, não me lembro como se chamavam), em que toda a gente tirou má nota porque aquilo era estupidamente difícil/a montagem do teste como um todo era estranha.

Foi aliás a minha primeira negativa na vida. :haha: Fui a melhor nota da turma com 33% quando a minha média de testes era acima dos 90%. :haha: 

Edit: acho que era Teste Intermédio.

Sim, eu lembro-me de fazerem esses testes na minha escola, mas, por acaso, já não os apanhei. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Creio que esses resultados no teste de matemática também possam ter origem nas quinhentas greves que ocorreram este ano letivo (de professores e/ou funcionários).

Com a falta de aulas fica matéria por dar ou por aprofundar, aqui na minha zona aconteceu estarem a dar matéria nas aulas de preparação para exame.

há 3 horas, Guizcastrose disse:

so sei que os exames do secundário principalmente o de fq estava construido de uma forma bastante diferente dos anos anteriores , onde costumava ter 3 perguntas mais puxadas neste caso teve 5 :galderia:  

A estrutura do exame de Fq era ridícula, aquilo nem se pode chamar exame com tanta pergunta destoada (uma banda desenhada?)

Mas já hábito o IAVE tramar ora os exames de Fq ora os exames de Bg, nada de novo.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 18/07/2023 at 02:24, Chris disse:

Creio que esses resultados no teste de matemática também possam ter origem nas quinhentas greves que ocorreram este ano letivo (de professores e/ou funcionários).

Com a falta de aulas fica matéria por dar ou por aprofundar, aqui na minha zona aconteceu estarem a dar matéria nas aulas de preparação para exame.

A estrutura do exame de Fq era ridícula, aquilo nem se pode chamar exame com tanta pergunta destoada (uma banda desenhada?)

Mas já hábito o IAVE tramar ora os exames de Fq ora os exames de Bg, nada de novo.

eu fiquei mesmo atoa , resolvi os exames dos outros anos em casa e rondava os 16/18 , fiz o de este ano e tirei 13 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O exame de Matemática do 3°ciclo foi de facto mais complicado. Vigiei o exame de Matemática na 1°fase e era perceptível no rosto dos alunos a dificuldade em resolver o exame. Até os meus colegas da disciplina o assumiram nessa altura. O colega regente da disciplina não conseguiu terminar o exame no tempo de duração da prova 😐

Editado por EFMR
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, EFMR disse:

O exame de Matemática foi de facto mais complicado. Vigiei o exame de Matemática na 1°fase e era perceptível no rosto dos alunos a dificuldade em resolver o exame. Até os meus colegas da disciplina o assumiram nessa altura. O colega regente da disciplina não conseguiu terminar o exame no tempo de duração da prova 😐

secundário ou 3 ciclo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Guizcastrose disse:

secundário ou 3 ciclo?

Estou a falar do exame de Matemática do 3°ciclo. Não se estavam a referir a esse? 😂

Só agora vi o comentário que fizeste em cima da resolução dos exames anteriores xD Mas de uma forma geral o IAVE tem vindo a complicar os exames de ano para ano.

Eu sou professor de BG e felizmente o exame da minha disciplina, embora seja bastante complicado, tem mantido o mesmo esquema há anos. Vamos ver até quando.

Editado por EFMR
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Não sei se há um tópico sobre a universidade/cursos, mas tenho uma questão pertinente e por um lado também on-topic dado a temática geral do forum (televisão).

Eu ingressei em ciências da comunicação e pergunto-me se, hoje em dia, é realista tirar um curso destes e ambicionar um futuro na televisão (mesmo que atrás das câmaras)?

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 44 minutos, Laurindinha disse:

Não sei se há um tópico sobre a universidade/cursos, mas tenho uma questão pertinente e por um lado também on-topic dado a temática geral do forum (televisão).

Eu ingressei em ciências da comunicação e pergunto-me se, hoje em dia, é realista tirar um curso destes e ambicionar um futuro na televisão (mesmo que atrás das câmaras)?

Se estiveres disposto/a a não receber, recibos verdes, e horários absurdos nos primeiros tempos, há lugar atrás das camâras. As televisões e as rádios (principalmente as jovens) costumam aceitar muitos estagiários.

Boa sorte nesta nova etapa!! :adoro:

Editado por guilhermefmcar
  • Gosto 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, guilhermefmcar disse:

Se estiveres disposto/a a não receber, recibos verdes, e horários absurdos nos primeiros tempos, há lugar atrás das camâras. As televisões e as rádios (principalmente as jovens) costumam aceitar muitos estagiários.

Tem de se começar por algum lado :triste_teresa: mas sinto que o meu lugar vai ser atrás das câmaras, apesar de ter entrado num curso de comunicação, sinto que sou muito envergonhado. Espero conseguir trabalhar essa parte.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olhem, acaso a vossa escola recusa declarações/atestados médicos? A secundária de Montemor-o-Novo, para minha surpresa, tem recusado atestados. Querem que os médicos escrevam uma data prevista para o final do problema. E eu só soube disso, porque aconteceu comigo. Uma jovem fez uma entorse no pé, passei uma declaração atestando que ela tinha de usar canadianas até fazer os exames e ser tratada com os devidos cuidados e mandam-me aquilo para trás pedindo uma previsão para deixar de usar canadianas! Eu fiquei pasmo, porque eu já tinha escrito aquilo, então só podiam querer uma data. Lamento, mas "Introdução às Ciências Ocultas" e "Futurologia I" ainda não fazem parte do programa do curso. Não estamos a falar de uma doença infecciosa, que fica resolvida usualmente em uma semana. É uma cena musculo-esquelética que, devido aos tempos de espera, pode ficar meses à espera de intervenção adequada. Pedi uma ecografia para ver se é preciso ser vista pela ortopedia ou se mando direto para a fisioterapia. Como é uma aluna do 12º ano, escrevi que ela deverá usar canadianas "até depois de ingressar na faculdade devido à absurda lista de espera em que a fisioterapia no SNS se encontra."

  • Surpresa 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 horas, D91 disse:

 

Não me surpreende que tenha sido uma não-notícia, mas por acaso esperava que pelo menos a CMTV fosse lá fazer sombra, ainda por cima quando se ouviram rumores de que o fala-barato do Chega vinha cá. Felizmente não aconteceu.

É assim: - e atenção àquilo que vêm para aqui responder, antes de mais - esta região é problemática, atipicamente até para os padrões do Alentejo interior. Existem, de facto, problemas de segurança, inclusive nas escolas (esta escola em particular é desde o pré-escolar até ao 6º ano [2º ciclo]). E o facto de, sim, se tratarem principalmente de problemas com pessoas de etnia cigana dá uma voz fortíssima aos fascistas populistas, muito devido à recorrência destas situações. Esse tweet, para já, é xenófobo até dizer chega ("estudantes portugueses", porque as pessoas de etnia cigana não são portuguesas, aparentemente).

Rejeito totalmente a noção de que estas situações justificam conotações racistas e xenófobas. Porém, a recorrência destes incidentes, temo, vai dar força ao populismo de extrema-direita, até porque o Chega já se tornou na segunda força aqui e em Elvas (e alguns arredores), apenas atrás do PS ou PSD, dependendo do concelho. E a verdade é que os problemas de segurança têm de deixar de existir, o que passa muito por aquilo que não acontece nas zonas mais urbanas, que é a inexistência de um mecanismo de adaptação e integração na sociedade.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Bem, terminado o primeiro período do 10.° Ano, chega a altura de fazer balanços :manas:

Acho que em geral, penso que tenha corrido bastante bem. Contudo, a minha nota a Educação Física deixa-me muito revoltado, descendo-me MAIS DE MEIO VALOR:noelia:

A minha média, sem Educação Física, dá 18,3 valores (o 20 a FQA, o 19 a Matemática e a Português ajudam muito :giveheart:). Com Educação Física, baixa para 17,7 valores. 

Sinceramente, fiquei com a sensação que, por um lado, sou recompensado pelo meu esforço, mas, por outro, o facto de EDF baixar 6 décimas afeta-me. :triste_teresa:

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este primeiro período do 10.º Ano foi de grande adaptação. Na sua generalidade, correu bastante bem, tive média de 16.

Acho que o meu desempenho a Filosofia poderia ser melhor. Este teste de Lógica, baixou-me a média, ainda assim consegui um 13. De resto, preciso manter/subir as notas das restantes disciplinas, em particular o 15 a História, o 18 a Geografia e o 19 a MACS.

Editado por Lee
  • Gosto 2
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 minutos, Lee disse:

Este primeiro período do 10.º Ano foi de grande adaptação. Na sua generalidade, correu bastante bem, tive média de 16.

Acho que o meu desempenho a Filosofia poderia ser melhor. Este teste de Lógica, baixou-me a média, ainda assim consegui um 13. De resto, preciso manter/subir as notas das restantes disciplinas, em particular o 15 a História, o 18 a Geografia e o 19 a MACS.

Estás em Humanidades? Parabéns pelas notas :) Eu adorei História e Macs no 10! 

há 18 horas, Diogo O. disse:

Bem, terminado o primeiro período do 10.° Ano, chega a altura de fazer balanços :manas:

Acho que em geral, penso que tenha corrido bastante bem. Contudo, a minha nota a Educação Física deixa-me muito revoltado, descendo-me MAIS DE MEIO VALOR:noelia:

A minha média, sem Educação Física, dá 18,3 valores (o 20 a FQA, o 19 a Matemática e a Português ajudam muito :giveheart:). Com Educação Física, baixa para 17,7 valores. 

Sinceramente, fiquei com a sensação que, por um lado, sou recompensado pelo meu esforço, mas, por outro, o facto de EDF baixar 6 décimas afeta-me. :triste_teresa:

Parabéns! Não sabia que Educação Física já contava novamente para a média, não sou muito a favor

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Patiño disse:

Estás em Humanidades? Parabéns pelas notas :) Eu adorei História e Macs no 10! 

Sim, estou em Humanidades.

Também estou a adorar História e MACS, mas confesso que tenho algum receio em relação ao próximo ano. Alguns colegas já me disseram que é bastante diferente e mais difícil.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Lee disse:

Sim, estou em Humanidades.

Também estou a adorar História e MACS, mas confesso que tenho algum receio em relação ao próximo ano. Alguns colegas já me disseram que é bastante diferente e mais difícil.

Sim, para mim o mais difícil foi o 11 ano. Em Macs torna-se mais difícil, mas isso é porque no décimo é muito fácil. História também aumenta um pouco o grau de dificuldade. O ano mais soft para mim foi o décimo segundo, mas com um peso grande que é os exames no final do ano. Não há uma preparação correta, o ideal é manteres sempre o mesmo estilo de estudo ao longo dos três anos e não deixares tudo para cima da hora.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, Lee disse:

Sim, estou em Humanidades.

Também estou a adorar História e MACS, mas confesso que tenho algum receio em relação ao próximo ano. Alguns colegas já me disseram que é bastante diferente e mais difícil.

Quanto a MACS, eu não achei assim tão mais difícil no 11.° ano. Dá-se probabilidades, que é provavelmente a matéria mais complexa da disciplina, mas não é nada de muito complicado.

Quanto a História A, até acho que melhora, mas aí acaba por depender mais do gosto pessoal por cada um dos tempos históricos. 

On 14/12/2023 at 21:09, Diogo O. disse:

Bem, terminado o primeiro período do 10.° Ano, chega a altura de fazer balanços :manas:

Acho que em geral, penso que tenha corrido bastante bem. Contudo, a minha nota a Educação Física deixa-me muito revoltado, descendo-me MAIS DE MEIO VALOR:noelia:

A minha média, sem Educação Física, dá 18,3 valores (o 20 a FQA, o 19 a Matemática e a Português ajudam muito :giveheart:). Com Educação Física, baixa para 17,7 valores. 

Sinceramente, fiquei com a sensação que, por um lado, sou recompensado pelo meu esforço, mas, por outro, o facto de EDF baixar 6 décimas afeta-me. :triste_teresa:

Afeta muito na tua situação, de facto, ainda para mais quando cada décima parece contar cada vez mais no acesso ao ensino superior. 

A verdade é que também não há muito a melhorar nas disciplinas que apontaste. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, Patiño disse:

Estás em Humanidades? Parabéns pelas notas :) Eu adorei História e Macs no 10! 

Parabéns! Não sabia que Educação Física já contava novamente para a média, não sou muito a favor

Para ser honesto, eu sou a favor, mas infelizmente, a forma de explicarem isso aos alunos é tão má que entendo porque é que há quem não seja a favor. A juntar a isso, há também muita aldrabice na forma como as notas de EF são dadas a alunos com boas notas noutras disciplinas, o que faz com que muitas das vezes as notas em EF não seja um espelho do real esforço ou melhoria do aluno durante o período lectivo em causa.

Eu tinha casos na minha turma do secundário de esforço-zero a EF, mas como calhava serem bons alunos noutras disciplinas, muitas das vezes as notas eram aldrabadas para valores nada a ver com aquilo que era o desempenho dessas pessoas nas aulas e nas avaliações e colocadas ao nível de alunos com desempenhos muito superiores naquilo que realmente concentrava a maioria da nota em EF.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Enquanto não mudarem toda a estrutura excessivamente competitiva e tóxica das aulas de educação física, além de ser extremamente tendencioso para um certo tipo de rapazes na maioria dos casos,  vai continuar tudo na mesma, contando ou não para a média. Não é por começar a contar que o aluno, que já é desmotivado porque o próprio docente não conseguir criar um clima saudável na aulas, vai começar a "esforçar-se" mais. Há imensa gente que sai do secundário e dedica-se à prática de exercício físico, talvez o problema não esteja bem na prática, mas sim noutra coisa. Além de que a própria disciplina devia não só de integrar mais desportos, como também instruir os alunos  a um tipo de alimentação decente porque a prática do exercício físico também se relaciona com isso. EF é um disciplina falha, diria que 75% dos alunos têm trauma daquelas aulas. 

  • Gosto 10
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...