Jump to content

Escola


SecretNavy

Posts Recomendados

há 3 minutos, Diogo O. disse:

Explica-me como queres turmas de 18 alunos se não há professores para as turmas existentes atualmente e não podem existir turmas de 27 a 30 no Ensino Básico. No Secundário, é uma realidade, há uma turma de 35 alunos, no 12.° Ano.

segundo a lei o máximo é 23 alunos por turma, mas sabemos que existem sítios, em algumas zonas de Portugal, que ultrapassa isso... o problema dos professores é um problema que já podia ter sido resolvido, só não resolveram, porque não quiseram, agora que andam com promessas eleitorais, que não passa disso mesmo da campanha eleitoral, nunca avançam.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, rlazarini64 disse:

na primeira afirmação, muitas escolas, seguem com as aulas de 90 minutos, uma medida implementada, se não estou em erro, por volta de 2003/2004, intervalos de 10 minutos, entre cada aula, com a exceção do primeiro intervalo da manhã, deve ser de 15 minutos. Posso dizer que são raras as escolas em território nacional neste momento com aulas inferiores a 90 minutos.

A questão é que nada impede a escola de mudar esse modelo, ou seja, há autonomia das escolas para decidir como repartir os tempos letivos.

há 8 horas, rlazarini64 disse:

Um aluno no 3º ciclo tem as seguintes disciplinas:

Cidadania e Desenvolvimento; EMRC ou oferta da escola; Educação Visual; TIC; Educação Física; Português; Inglês; Francês; Matemática; História; Geografia; Ciências-Naturais; Físico-Química; Educação Visual;

- mesmo que em algumas escolas moral seja opção, um aluno do 7ºano, por exemplo, tem 13 disciplinas, isto é um absurdo. Além disso, temos programas enormes, que é utópico, os professores darem aquilo tudo, assim como manuais, mal organizados, sem lógica.

Certo, mas várias dessas disciplinas são avaliadas sem a realização de testes de avaliação. Francamente, também não vejo como poderiam retirar essas disciplinas.

há 8 horas, Diogo O. disse:

Explica-me como queres turmas de 18 alunos se não há professores para as turmas existentes atualmente e não podem existir turmas de 27 a 30 no Ensino Básico. No Secundário, é uma realidade, há uma turma de 35 alunos, no 12.° Ano.

Às vezes, não é por falta de professores. A minha turma do 10.° ano tinha 31 alunos, numa altura em que ainda não se falava da falta de professores. A escola quis abrir outra e a tutela não permitiu. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, Televisão 10 disse:

A questão é que nada impede a escola de mudar esse modelo, ou seja, há autonomia das escolas para decidir como repartir os tempos letivos.

Certo, mas várias dessas disciplinas são avaliadas sem a realização de testes de avaliação. Francamente, também não vejo como poderiam retirar essas disciplinas.

Às vezes, não é por falta de professores. A minha turma do 10.° ano tinha 31 alunos, numa altura em que ainda não se falava da falta de professores. A escola quis abrir outra e a tutela não permitiu. 

sim, pode ser por semestres, mas um semestre para dar o mesmo programa torna-se impossível. Mesmo que as disciplinas não sejam avaliadas por testes, é por trabalhos, contudo, tem que estar na escola, vejo cada vez menos tempo, as crianças terem tempo para serem crianças, exigem muito as crianças, cada coisa para a sua faixa etária, depois das aulas, tem mais atividades extraescola.

 

Concordo que o ensino deve ter uma reforma, mas com cabeça, tronco e membros, não é com o fim do 2ºciclo, que vamos lá.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pergunta para quem daqui beneficia/utiliza o recém-criado Passe Estudante Sub-23 gratuito.

No final de janeiro pedi o passe, deram-me e carreguei (foi 0,00€ como dito e estipulado na lei) - mas agora, parece que revogaram esta medida sem mais nem menos? 

Eu ainda não fui carregar novamente (irei na sexta), mas pelo o que ouvi de pessoas conhecidas, voltou-se a pagar (mesmo que menos do que antes), não entendo? Podem mudar uma medida tão impactante como esta sem mais nem menos, e com praticamente 1 mês de vigor?

Acho isto uma completa vergonha. Se alguém sabe mais sobre isto, por favor elucide-me, não encontro nada online sobre esta suposta revogação.

Editado por Laurindinha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

11 minutes ago, Laurindinha said:

Pergunta para quem daqui beneficia/utiliza o recém-criado Passe Estudante Sub-23 gratuito.

No final de janeiro pedi o passe, deram-me e carreguei (foi 0,00€ como dito e estipulado na lei) - mas agora, parece que revogaram esta medida sem mais nem menos? 

Eu ainda não fui carregar novamente (irei na sexta), mas pelo o que ouvi de pessoas conhecidas, voltou-se a pagar (mesmo que menos do que antes), não entendo? Podem mudar uma medida tão impactante como esta sem mais nem menos, e com praticamente 1 mês de vigor?

Acho isto uma completa vergonha. Se alguém sabe mais sobre isto, por favor elucide-me, não encontro nada online sobre esta suposta revogação.

Não sei onde moras, mas cá em Braga continua gratuito, até porque a câmara avançou primeiro com a medida do que o governo, até onde sei. Porém, em janeiro não me pediram para assinar nada e disseram que tinha de carregar até ao fim do mês. Eis que este mês vou ao posto e agora tenho de assinar um papel porque afinal agora o governo vai dar dinheiro à câmara :clown: 

A medida é super manhosa, já quando a aprovaram foi uma confusão. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 28/02/2024 at 19:33, Laurindinha disse:

Pergunta para quem daqui beneficia/utiliza o recém-criado Passe Estudante Sub-23 gratuito.

No final de janeiro pedi o passe, deram-me e carreguei (foi 0,00€ como dito e estipulado na lei) - mas agora, parece que revogaram esta medida sem mais nem menos? 

Eu ainda não fui carregar novamente (irei na sexta), mas pelo o que ouvi de pessoas conhecidas, voltou-se a pagar (mesmo que menos do que antes), não entendo? Podem mudar uma medida tão impactante como esta sem mais nem menos, e com praticamente 1 mês de vigor?

Acho isto uma completa vergonha. Se alguém sabe mais sobre isto, por favor elucide-me, não encontro nada online sobre esta suposta revogação.

Confirmo, fui carregar ontem e deixou de ser totalmente gratuito. Segundo me foi dito, o Estado só subsidia 40,00 €. Tive assim de pagar a diferença. O valor do desconto foi assinalado na fatura com o nome da comunidade intermunicipal, logo fiquei na dúvida se o valor subsidiado pelo Estado varia consoante a CIM em causa.

O funcionário da CP disse que estão a negociar para ser de novo gratuito em abril.

Editado por Televisão 10
  • Surpresa 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 horas, rlazarini64 disse:

sim, pode ser por semestres, mas um semestre para dar o mesmo programa torna-se impossível. Mesmo que as disciplinas não sejam avaliadas por testes, é por trabalhos, contudo, tem que estar na escola, vejo cada vez menos tempo, as crianças terem tempo para serem crianças, exigem muito as crianças, cada coisa para a sua faixa etária, depois das aulas, tem mais atividades extraescola.

 

Concordo que o ensino deve ter uma reforma, mas com cabeça, tronco e membros, não é com o fim do 2ºciclo, que vamos lá.

Concordo que as crianças passam muito tempo na escola. 

Sinceramente, não acho que o fim do 2.º ciclo seja tão descabido. Tenho ideia que há muitos alunos cujas notas descem muito na passagem do 1.º para o 2.º ciclo. Além disso, se não me engano, Portugal é dos países em que o 1.º ciclo do ensino básico tem uma duração menor. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 28/02/2024 at 20:29, Televisão 10 disse:

Confirmo, fui carregar ontem e deixou de ser totalmente gratuito. Segundo me foi dito, o Estado só subsidia 40,00 €. Tive assim de pagar a diferença. O valor do desconto foi assinalado na fatura com o nome da comunidade intermunicipal, logo fiquei na dúvida se o valor subsidiado pelo Estado varia consoante a CIM em causa.

O funcionário da CP disse que estão a negociar para ser de novo gratuito em abril.

Atualização: Devolveram-me o montante que tinha pagado. Enviaram uma mensagem a referir que o valor tinha sido cobrado indevidamente. 

@Fernando @Laurindinha

  • Obrigado 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

30 minutes ago, Televisão 10 said:

Atualização: Devolveram-me o montante que tinha pagado. Enviaram uma mensagem a referir que o valor tinha sido cobrado indevidamente. 

@Fernando @Laurindinha

Cá em braga também continua gratuito, só tive de preencher um papel que em janeiro não pediram :haha:  só que o passe deixou de abranger duas coroas e passou a ser só de uma

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, Fernando disse:

Cá em braga também continua gratuito, só tive de preencher um papel que em janeiro não pediram :haha:  só que o passe deixou de abranger duas coroas e passou a ser só de uma

Ainda assim, no site da CP, continua esta informação:

Citação

"Se o passe pretendido ultrapassar o valor de 40€ euros, no caso de ser para viajar numa AM (Área Metropolitana) ou CIM (Comunidade Intermunicipal) ou 70€ euros no caso de ser para viajar entre duas CIM contíguas ou entre uma CIM e AM contíguas, será cobrada a diferença de preço para o valor do passe adquirido."

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

O segundo período do 10° ano está acabar (finalmente :chocada:) e nada melhor que na última aula de história do período, jogar à sueca com a professora :adoro:
Enfim, como sou novo aqui neste fórum, eu gostaria de saber, se há alguém aqui que esteja ou esteve em Humanidades e que por favor  pode me dizer como é que vai ser mais ou menos, o 11° e o 12°, para ter uma ideia. 
Em relação a notas, eu vou acabar o segundo período com uma média de mais ou menos 16,2/16,3 (sendo que tive 15,7 no primeiro período) sendo que sem educação física, teria 16,7 … :noelia:!!!! 
Concluindo, estou muito satisfeito com as notas que tive, sendo que para o curso que desejo ir, preciso de um 16,2. 

Editado por Brunooo
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Brunooo disse:

O segundo período do 10° ano está acabar (finalmente :chocada:) e nada melhor que na última aula de história do período, jogar à sueca com a professora :adoro:
Enfim, como sou novo aqui neste fórum, eu gostaria de saber, se há alguém aqui que esteja ou esteve em Humanidades e que por favor  pode me dizer como é que vai ser mais ou menos, o 11° e o 12°, para ter uma ideia. 
Em relação a notas, eu vou acabar o segundo período com uma média de mais ou menos 16,2/16,3 (sendo que tive 15,7 no primeiro período) sendo que sem educação física, teria 16,7 … :noelia:!!!! 
Concluindo, estou muito satisfeito com as notas que tive, sendo que para o curso que desejo ir, preciso de um 16,2. 

Eu tive melhores notas no 11.° e no 12.° anos.

O 11.° ano teve a pressão acrescida de ter exames no final do ano letivo. De resto, dependerá das opcionais. MACS é mais complicado, por exemplo, mas Geografia A pareceu-me mais fácil. 

O 12.° ano foi uma maravilha, já que tinha as tardes todas livres. :mosking: Aconselho-te a escolher opcionais em que as notas sejam boas na tua escola e que não sejam muito trabalhosas.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4 hours ago, Brunooo said:

O segundo período do 10° ano está acabar (finalmente :chocada:) e nada melhor que na última aula de história do período, jogar à sueca com a professora :adoro:
Enfim, como sou novo aqui neste fórum, eu gostaria de saber, se há alguém aqui que esteja ou esteve em Humanidades e que por favor  pode me dizer como é que vai ser mais ou menos, o 11° e o 12°, para ter uma ideia. 
Em relação a notas, eu vou acabar o segundo período com uma média de mais ou menos 16,2/16,3 (sendo que tive 15,7 no primeiro período) sendo que sem educação física, teria 16,7 … :noelia:!!!! 
Concluindo, estou muito satisfeito com as notas que tive, sendo que para o curso que desejo ir, preciso de um 16,2. 

Tens uma ótima média para o 10º, acredita, mesmo com a questão de educação física! Começar o secundário assim é muito bom porque, se tudo correr bem, vais num crescendo.

É assim, toda a gente diz que o 11º é o pior ano do secundário. Pessoalmente, não achei nada de extraordinário, é um bocadinho mais trabalhoso por causa dos exames mas nada de extraordinário. Concordo com o @Televisão 10, MACS começa a complicar no 11º, no 10º é muito mais tranquilo, não é para meter medo mas começa a preparar para perderes a paciência com as probabilidades. Geografia A corre bem se estudares o mínimo, se bem que também é preciso paciência para aquela matéria chata. De resto, Português melhor muito porque vais estudar obras super interessantes, como Eça de Queiroz, por exemplo, o 10º ano é um bocadinho chato com a literatura medieval; História também melhora, embora hoje, sendo estudante de História não seja o maior fã de História Moderna, a verdade é que gostei muito daquilo que dei no secundário :haha: 

Não posso opinar muito sobre o 12º porque o meu 12º foi em 2019/2020, ano do COVID. Eu gostei muito das cadeiras todas, Português vai ser só Fernando Pessoa e os seus heterónimos em 2/3 do ano, no início vais achar imensa piada, mais para o fim já nem podes ouvir falar dele; se tiveres sorte, como eu, vais dar o Memorial do Convento, para quem gosta de História, tenha interesse em conhecer Saramago e está cansado de Fernando Pessoa é perfeito :haha: História, para mim, foi incrível, eu sou um contemporanista, mas normalmente todos os alunos gostam muito da matéria de 12º ano. Quanto às opcionais, escolha coisas fáceis. Psicologia e Sociologia fazes facilmente, sinceramente. Há quem diga que Inglês, para quem domina bem línguas, também não é complicado. Mas, sim, o meu 12º foi um sonho, se bem que depois meteu-se o Covid a meio, mas pelo menos não tive que fazer exame a português, só fiz a História porque sim e ainda bem que o fiz porque depois mudei de curso e precisei dele :haha:

Editado por Fernando
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pelos vossos conselhos!!!

É que sempre ouvi muito dizer que o 11° é um “terror” e que o 12° é uma maravilha, e eu só queria basicamente esclarecer isso. 

A geografia-A, tenho média de 18, mas realmente, a matéria a partir dos recursos geológicos começa a ser chata. Gostei bastante da parte indicadores demográficos e da distribuição da população. O problema já nem a matéria, mas sim a professora, que está a fazer muita pressão sobre o exame, sendo que ninguém da minha turma quer fazer exame a geografia-A. 
A matéria de história-A, também é, na minha opinião, bastante interessante, tenho média de 16.

A português, comecei mal, a meio do primeiro período, eu tinha 13 de média, mas lá melhorei e tive 14 no final do período. Agora vou ter 15 neste segundo período. 
Acerca de Filosofia, tenho que confessar que a matéria é uma autêntica seca, mas apesar de tudo, tenho 18. 

No geral, não está nada mau. Mas enfim, para o que eu quero ser (professor de línguas), os exames que eu desejaria fazer, são os de inglês e MACS. Uma das alternativas que eu tenho se não conseguir o que desejar, é a educação básica. E vi que era preciso do exame de MACS, daí eu querer fazer exame de MACS. 

 

Editado por Brunooo
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns @Brunooo pelas tuas notas! :D

Este segundo período também me correu bem. Podia ter sido ainda melhor, mas os acertos fazem-se no final.

Vou terminar o 2.° Período com média de 19 :yahoo:, mas pasmem-se sem Educação Física. :crying: Ainda não sei muito bem com quanto é que vou ficar, mas no máximo devo ter um 16 e fico com média de 18,5 :brucelee:

Quanto às disciplinas, acho que Biologia e Geologia foi a mais complicadita, diria. :haha: Esta parte da Biologia é bem melhor e fez com que a minha nota subisse para 18 de nota final, porque aquela Geologia. :ph34r:

Terminei com 20 a Física e Química A e a Matemática A. São as dosicplinas que mais adoro, sem dúvida alguma. :giveheart: Tive 19 a Português e a Filosofia, embora não goste muito destas disciplinas. Português não gostei nada das "Rimas", achei um terror e uma seca... Filosofia... Não sei... Só gosto dos debates em aula para amassar os cheganos :eat:

De resto, tive 18 a Inglês e a Biologia e Geologia, porque sempre tive algumas dificuldades a Inglês, sobretudo no speaking... 

No terceiro período, queria ver se acertava as notas de Biologia, Filosofia e Português para um valor acima. 

Começo a sentir cada vez mais pressão para escolher o curso. Quero muito escolher Química, mas já ouvi muitos a dizerem "Tens uma média de 19 e queres ser professor e escolher um curso de média de 14" e "Que desperdício". Também a minha professora de Matemática disse que acha um desperdício, tendo em conta que tinha capacidades para ter um salário maior. 

Editado por Diogo O.
  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns pelo vosso desempenho @Brunooo e @Diogo O.!

O 2.º período também me correu bastante bem, na sua generalidade. Mantive a mesma média do 1.º período, 16. 

Em relação a Geografia A identifico-me com o Bruno. A matéria deste período foi mais secante, tive mesmo alguma dificuldade em estudar tantos fenómenos meteorológicos. Tive 15 no último teste, contudo, consegui manter a média de 18. Também preferia a geografia política do 1.º Período.

Em História consegui manter o 15 do 1.º Período, embora saiba que tenho capacidade para mais.

Filosofia continua a ser o meu pior desempenho. Obtive novamente 13. A matéria não é nada demais, mas é daquelas disciplinas que me tira a paciência. kkk

De resto, preciso manter/subir as notas das restantes disciplinas. 

Também tenho algum receio em relação ao 11º, nomeadamente por causa do meu desábito de ler. 

Quanto àquilo que quero seguir, tenho 2 opções em cima da mesa: professor de educação primária ou professor de História.

No entanto, não vou entrar na faculdade mal acabar o Secundário. Infelizmente, os meus pais não têm possibilidade de pagar as despesas que isso exige, por isso, vou trabalhar durante 1 ou 2 anos até que ganhe o dinheiro suficiente. Pelo menos, é este o meu plano.

Editado por Lee
  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns pelas vossas notas! @Lee, @Diogo O. E @Brunooo :adoro_esc:

Lamento por só fazer isto agora, tendo em conta que descobri o tópico há 10 minutos atrás :read:

O 2° Período para mim foi o mais louco de todos 🫡 porra só num dia do período levei para aí com 3 testes :cryhappy:

Não sei se há foristas como eu, em que, pelo menos na minha escola, eles por algum motivo convertem a escala de 0-20 para 1-5, não me perguntem o porquê kkk :cryhappy: :cryhappy: 

Por acaso, apesar de adorar matemática e ciência tecnológica, este período comecei a gostar mais de história, houve um teste que me correu super bem :giveheart:

A Inglês simplesmente foi maravilhoso, não dá para contar tudo, mas foi um dos melhores períodos da minha vida :love:


Tinha tido média de 5, se não houvesse o raio de Educação Visual que me estragou a média toda. Tive um belo 3, mas o professor tira-me a paciência, para além de que não sou nada bom a desenhar:noelia: kkk

Quanto às outras disciplinas não tenho muito a dizer, ainda estou preso no tempo em que não as tinha :zzz: mas por um acaso, eu detestava biologia (Quando era Ciências Naturais) há uns anos atrás, e não sei porquê, agora parece que adoro :adoro:, e filosofia só me faz dormir, ai mas quando chegar ao 12° espero não ter que levar com psicologia, que aí sim eu durmo a aula toda :zzz: 

Quanto àquilo que quero seguir: não quero ser professor não :cryhappy: lamento por quebrar a corrente kkk. Apesar de achar algo bem interessante, gosto mais do mundo da tecnologia e televisão 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Gente, socorro 

Acabei de ver um vídeo de um miúdo (do 6°/7° ano) da minha escola a fumar :chocada:

EDIT: Supostamente, do que vi, ele estava a tossir MUITO e as janelas estavam todas cerradas (fechadas), para além que de estava escuro no ambiente

Editado por eduu
  • Surpresa 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esquece a minha escola também não é melhor. Atenção que o conteúdo pode ser sensível!

Spoiler

já vi um vídeo de uma pessoa do 10° a b@ter uma na casa de banho :chocada: 
Depois uma gaja também que está agora no secundário  da minha escola, f0de com pessoas muito mais velhas, dizendo que vai ter massagens. :perdida:
Além disso, quase metade das pessoas do secundário na minha escola fumam.

Os gajos do sétimo, já partiram portas, janelas, entre outras coisas. Um gajo do 9° tem 8 negativas :manas:
Há muitas mais coisas que se passam nesta escola, mas como só cheguei à escola que estou agora em 2022, então não sei de metade das coisas. 

EDIT : No ano passado, as terças, sempre que ia para a sala onde tinha português na terça, cheirava sempre a tabaco, visto que as pessoas fumavam dentro da sala no intervalo.

 

Editado por Brunooo
  • Surpresa 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...