Jump to content
Eurovisão 2024: Escolhe os 10 finalistas da Semifinal 2 ×

Escola


SecretNavy

Posts Recomendados

3 hours ago, Televisão 10 said:

Seria uma boa medida a aplicar cá?

 

Na minha escola, é proibido usar o telemóvel na sala de aula e consta no regulamento interno da escola. Caso o telemóvel toque, fica guardado na direção durante 4 semanas e nem se os pais forem à escola o devolvem. Se formos apanhados a mexermos no telemóvel sem a autorização dos professores, ficamos 8 semanas sem ele. 

  • Surpresa 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, Diogo O. disse:

Na minha escola, é proibido usar o telemóvel na sala de aula e consta no regulamento interno da escola. Caso o telemóvel toque, fica guardado na direção durante 4 semanas e nem se os pais forem à escola o devolvem. Se formos apanhados a mexermos no telemóvel sem a autorização dos professores, ficamos 8 semanas sem ele. 

Na minha, também não se podia usar o telemóvel em sala de aula, mas não havia essas medidas sancionatórias tão prolongadas caso se infringisse essa regra. Muitas vezes, os professores devolviam o telemóvel no final da aula.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Diogo O. disse:

Na minha escola, é proibido usar o telemóvel na sala de aula e consta no regulamento interno da escola. Caso o telemóvel toque, fica guardado na direção durante 4 semanas e nem se os pais forem à escola o devolvem. Se formos apanhados a mexermos no telemóvel sem a autorização dos professores, ficamos 8 semanas sem ele. 

Esse externato só sabe passar mico :manas: 

Resolver questões de bullying e isso é que está quieto né? Ah, no externato não existe isso, já me esquecia :read:

Fuja desse buraco enquanto pode!

  • Gosto 2
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 55 minutos, Televisão 10 disse:

Há uma escola em Portugal em que testaram esta medida e tem tido resultados positivos ao nível não só da atenção dos alunos em sala de aula, mas também da socialização entre os mesmos.

A medida também foi aplicada em França, se não estou em erro.

Os resultados podem ser positivos em relação à atenção dos alunos e tudo mais mas há outras questões. Proibir é demasiado...

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece que a medida vai ser aplicada também na Finlândia:

 

agora mesmo, Chris disse:

Os resultados podem ser positivos em relação à atenção dos alunos e tudo mais mas há outras questões. Proibir é demasiado...

Se proibir for demasiado, eventualmente pode aplicar-se uma medida que era aplicada por alguns professores na minha escola, nomeadamente quando havia testes: entregar os telemóveis antes do início de cada aula.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Televisão 10 disse:

Se proibir for demasiado, eventualmente pode aplicar-se uma medida que era aplicada por alguns professores na minha escola, nomeadamente quando havia testes: entregar os telemóveis antes do início de cada aula.

Isso também chegou a acontecer na minha escola e acho uma melhor medida. Até nos exames isso já foi aplicado.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 05/07/2023 at 11:31, Televisão 10 disse:

Seria uma boa medida a aplicar cá?

 

Andava eu no 5° ano há muitos anos atrás e instituiu-se que ao entrarmos na sala tínhamos que colocar os nossos telemóveis numa caixa, a qual ficava na mesa do professor. Dessa medida não resultou nada de positivo, quem se distraia continuou distraído, só que em vez de ser com o telemóvel era com o colega do lado, ou com uma Nintendo ou PSP, ou simplesmente a dormir.

Vir com esta conversa em 2023 como se tivessem a inventar a roda é bafiento e mostra acima de tudo que ainda há muita gente com responsabilidades que não aprendeu coisa nenhuma, felizmente também existem aqueles que se adaptaram e que utilizam essas tecnologias a seu favor e as incorporaram nos seus modelos de ensino. Sou totalmente contra confiscar previamente, ainda que durante o período de aulas, propriedade dos alunos, enquanto aluno sempre me bati por isso e cheguei a dar algumas dores de cabeça aos meus pais por ser tão aguerrido na defesa desses direitos.

Obviamente estando instituído que o uso de telemóvel é proibido durante as aulas não me oponho a que exista uma retirada temporária do mesmo aos alunos que infringiram, ou outro tipo de penalização, agora tirarem os equipamentos sem haver infração na presunção de que todos ali irão infringir as regras não faz sentido e é até um péssimo exemplo que se está a passar. Alargar essa medida a espaços onde os alunos passam os seus tempos livres é uma ideia aberrante e que viola vários direitos dos jovens, era o que mais faltava.

De referir que sou favorável em situações de teste/exame, os alunos entregam os seus telemóveis e outros equipamentos tecnológicos antes de começar, fazem a prova e assim acabem é lhes devolvido, aí considero ser pertinente.

Editado por André Ferreira
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É uma medida incoerente quando se quer a digitalização, por exemplo, dos livros e para aceder é preciso de um tablet, um telemóvel e até já querem fazer exames no computador, o que torna isto menos lógico. Por isso duvido que resulte, apesar de ser uma medida interessante 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Finamente saem já na terça as notas dos exames! :cryhappy: O exame de Matemática vai ter uma média nacional bem negativa, estou convencido que nem aos 40% chega. O meu professor esteve a ver provas e diz que viu imensos níveis 1  (0% a 20%) e alguns 0%. Será um bom abre-olhos ao país, para ver o estado a que a Educação chegou. 

Editado por Diogo O.
  • Gosto 1
  • Surpresa 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, Diogo O. disse:

Finamente saem já na terça as notas dos exames! :cryhappy: O exame de Matemática vai ter uma média nacional bem negativa, estou convencido que nem aos 40% chega. O meu professor esteve a ver provas e diz que viu imensos níveis 1  (0% a 20%) e alguns 0%. Será um bom abre-olhos ao país, para ver o estado a que a Educação chegou. 

Não percebo como é que o IAVE não teve em consideração a quantidade de greves que os professores fizeram.

Numa escola aqui perto, pessoal do nono ano foi a exame sem a matemática toda lecionada por causa disso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 05/07/2023 at 15:11, Diogo O. disse:

Na minha escola, é proibido usar o telemóvel na sala de aula e consta no regulamento interno da escola. Caso o telemóvel toque, fica guardado na direção durante 4 semanas e nem se os pais forem à escola o devolvem. Se formos apanhados a mexermos no telemóvel sem a autorização dos professores, ficamos 8 semanas sem ele. 

E se os pais chamarem a polícia? É que tecnicamente a tua escola não tem qualquer tipo de direito a confiscar propriedade de terceiros sem expressa autorização, que eu saiba (alguém que tenha estudado Direito que me esclareça, se faz favor).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

21 minutes ago, JDaman said:

E se os pais chamarem a polícia? É que tecnicamente a tua escola não tem qualquer tipo de direito a confiscar propriedade de terceiros sem expressa autorização, que eu saiba (alguém que tenha estudado Direito que me esclareça, se faz favor).

De facto, isso é verdade, mas os pais ao concordarem com o regulamento interno, não sei se podem fazer alguma coisa.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 minutos, Diogo O. disse:

De facto, isso é verdade, mas os pais ao concordarem com o regulamento interno, não sei se podem fazer alguma coisa.

Concordar com um regulamento interno não coloca ninguém acima da lei. Para te dar um exemplo, já que estamos na época dos mesmos: quando vais a um festival e passas pela revista da segurança (que nos grandes festivais é feita pela polícia), quando não te autorizam a entrar com alguma coisa tens duas opções, que são colocares essa coisa no lixo ou ires ao bengaleiro colocá-la lá durante o tempo que ficas no recinto. A polícia ou empresa de segurança não te confisca nada e vais pela tua própria mão ter que cumprir essa responsabilidade. Tens regras para cumprir no recinto, mas as mesmas não dão o direito à segurança do mesmo em confiscar algo que é teu não havendo algum tipo de permissão (por algum motivo existem mandatos).

Portanto, que eu saiba, a tua escola não pode fazer isso e nenhum regulamento interno está acima da lei. Com uns pais filhos-da-mãe que queiram embirrar e chamar a polícia ou fazer uma chamadinha para um advogado e ias ver se não deixavam de fazer isso.

Editado por JDaman
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, JDaman disse:

Portanto, que eu saiba, a tua escola não pode fazer isso e nenhum regulamento interno está acima da lei. Com uns pais filhos-da-mãe que queiram embirrar e chamar a polícia ou fazer uma chamadinha para um advogado e ias ver se não deixavam de fazer isso.

Claro que não. A partir do momento que o teu encarregado de educação assina o regulamento, consentindo com este, não há nada a fazer. Isto é de acordo com o Código Administrativo, as entidades que têm um regulamento interno podem dispor dessas medidas. Podes vincular-te desse regime, independentemente de ser excessivo ou não. 

Por isso é muito importante ler as entrelinhas. :mosking:

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

6 minutes ago, Afonso said:

Claro que não. A partir do momento que o teu encarregado de educação assina o regulamento, consentindo com este, não há nada a fazer. Isto é de acordo com o Código Administrativo, as entidades que têm um regulamento interno podem dispor dessas medidas. Podes vincular-te desse regime, independentemente de ser excessivo ou não. 

Por isso é muito importante ler as entrelinhas. :mosking:

No caso, nem são entrelinhas, pois é mesmo reforçado em todas as reuniões da escola e aquando da inscrição.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um quarto dos alunos teve entre 0 e 20% no exame do 9º ano de Matemática

Há 10 anos que a média no exame do 9º não era tão baixa. Desde o ano 2000 já foram aprovadas seis alterações no programa

https://expresso.pt/sociedade/2023-07-17-Um-quarto-dos-alunos-teve-entre-0-e-20-no-exame-do-9-ano-de-Matematica-0759de3a

  • Haha 2
  • Surpresa 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Televisão 10 disse:

Um quarto dos alunos teve entre 0 e 20% no exame do 9º ano de Matemática

Há 10 anos que a média no exame do 9º não era tão baixa. Desde o ano 2000 já foram aprovadas seis alterações no programa

https://expresso.pt/sociedade/2023-07-17-Um-quarto-dos-alunos-teve-entre-0-e-20-no-exame-do-9-ano-de-Matematica-0759de3a

Reagi com riso, mas é preocupante. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 25 minutos, Televisão 10 disse:

É preocupante, de facto. Todavia, consta que a dificuldade da prova também aumentou.

Li por aí que houve vários alunos de 4 e 5 a terem negativa no exame. 

Muitos alunos, na escola onde trabalho tivemos um caso de uma aluna de quadro de mérito a tirar menos de 20% na prova. 

A prova não era nada fácil.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

27 minutes ago, Cláudio. said:

A prova não era nada fácil.

Não concordo. O exame era mais fácil que os testes do meu professor.

Alunos de nível 4 e 5 a terem negativa neste exame mostra a inflação das notas que anda a acontecer nas escolas públicas.

A desculpa neste caso não pode ser a do COVID, porque toda a prova tinha apenas exercícios dos 8.° e 9.° anos (anos não afetados pela pandemia por estes alunos).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Televisão 10 disse:

É preocupante, de facto. Todavia, consta que a dificuldade da prova também aumentou.

Li por aí que houve vários alunos de 4 e 5 a terem negativa no exame. 

Quando os próprios professores dizem que a prova era muito difícil, está tudo dito. Falam que a prova foi feita de forma para culpar as greves dos professores pelas notas

Eu tive curiosidade e fui ver a prova e era ridiculamente difícil, se na minha altura tinha feito uma prova daquelas tinha tirado 0:cryhappy:

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 minutos, Diogo O. disse:

Não concordo. O exame era mais fácil que os testes do meu professor.

Alunos de nível 4 e 5 a terem negativa neste exame mostra a inflação das notas que anda a acontecer nas escolas públicas.

A desculpa neste caso não pode ser a do COVID, porque toda a prova tinha apenas exercícios dos 8.° e 9.° anos (anos não afetados pela pandemia por estes alunos).

Ser mais fácil do que os testes do teu professor não significa que o exame tenha sido fácil. No meu caso, a maioria dos meus testes de Matemática foram mais difíceis do que exames. O que consta é que o exame teve uma dificuldade maior e uma estrutura diferente em relação aos exames de anos anteriores. 

Além disso, não sei se a inflação de notas é um fenómeno assim tão comum nas escolas públicas. Por norma, os números indicam que é algo mais comum no ensino privado. Todavia, já passaram alguns anos desde que frequentei o 3.° ciclo (até custa acreditar :mosking:).

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...