Jump to content

Escola


SecretNavy

Posts Recomendados

On 17/10/2022 at 22:22, Diogo O. disse:

Tenho cada vez mais dúvidas quanto ao curso que quero escolher no secundário. :cryhappy:

Estou indeciso entre Ciências e Tecnológicas e Economia. Apesar de também já ter pensado em Humanidades.

Gosto de (quase) todas as disciplinas que se encontram em todos os cursos. :cryhappy: Não sei o que escolher, é frustrante.

As aulas de Cidadania estão-me a fazer pensar muito no tema. :cryhappy: Nem sei como é que há pessoas que defendem o fim da disciplina de Cidadania. É super útil no 9.° Ano. E mesmo, nos anos anteriores, estimula o debate entre alunos. 

 

Depende do que quiseres seguir :cryhappy: Se estiveres seguro do curso que queres seguir na faculdade, escolhe o que preferires desde que dê acesso a isso, porque o resto é um bocado paisagem. No meu caso, já tinha noção que não tinha nada a ver com ciências e sim mais com Gestão, pelo que escolhi Ciências Socioeconómicas, que tinha Matemática A, e isso, no caso de não ter a certeza absoluta do que quero, é uma mais valia porque abre imensas portas. Como, embora gostasse de Biologia e FQ, sabia que era mais curiosidade do que me imaginar a fazer algo com aquilo a longo prazo, e também era mais difícil para mim, fui para as ciências sociais e gostei imenso. Biologia e FQ também abrem muitas portas, mas não tinha interesse em nada do que me fossem dar como profissão. LH ia achar interessante, mas fechava-me muitas coisas que não queria abdicar. Ainda era possível entrar só com Geografia A no curso que escolhi (o que é um erro, agora deixaram de tornar isso possível), mas teria tido muitas dificuldades em perceber muita coisa.

Na faculdade escolhi Gestão de Informação, que neste momento aceita os exames de Economia ou Matemática, portanto encaixou perfeitamente com o meu perfil. Na altura entrei (ainda dava) com o de Geografia porque tinha tido ótima nota no exame (19 :D ). 

Relativamente ao curso de CS, achei um bocado empty tho. Geografia A adorei, mas em termos de futuro, acho que não tem a maior das utilidades a não ser que queira coisas muito específicas. Acho que nem há nenhum curso onde o exame de Geografia seja obrigatório, pode-se sempre entrar alternativamente com Matemática (daí ser uma ferramenta importante), isto foi o que a minha professora de Geografia me disse na altura. Economia podia ter sido explorada mais afundo, para os conteúdos que aprendíamos, não era preciso tanto tempo, o curso podia ter sido enriquecido com outras coisas e não ficar limitado a estas duas específicas. Mas pronto, achei um curso não muito exigente, tive uma ótima média de candidatura (19 :read: ) e gostava dos conteúdos, além de ter a Matemática que abre muitas portas a quem definitivamente não quer nada com ciências mas não quer limitar as suas escolhas. 

 

há 12 minutos, George disse:

O que seriam pessoas mal intencionadas neste contexto?

Sei lá. Imagina que isso é um sítio feito para ser frequentado por comunidades LGBT, mas pessoas homofóbicas vêm ali um espaço com alvos fáceis e concentrados para praticar quaisquer que fossem ações de ódio. Eu nunca me sentiria seguro num espaço desses. Acredito que muitas mulheres também não, com receio de se tornarem presas mais fáceis face a situações de assédio. Não acho que fosse facilitar nada. I just think that there's a lot that could go very wrong.

  • Gosto 2
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
1 hour ago, Televisão 10 said:

Mas tens "furos" no horário?

Eu só tive um ano em que tinha aulas das 8h30 às 18h15 precisamente por tinha um "furo" de duas horas no horário, com uma disciplina que não tinha.

Não. O meu horário à segunda é o seguinte:

Spoiler
  • 08:30 - 09:30 | Geografia
  • 09:40 - 10:40 | Arte e Reciclagem
  • 10:50 - 11:50 | Português
  • 11:50 - 13:00 | Almoço
  • 13:00 - 14:00 | Francês
  • 14:05 - 15:05 | História
  • 15:15 - 16:15 | Ciências Naturais
  • 16:25 - 18:30 | Educação Física

Intervalo de 5/10 minutos entre as aulas.

À quinta:

Spoiler
  • 08:30 - 09:30 | História
  • 09:40 - 11:50 | Físico-Química (intervalo a meio de 10 min.)
  • 11:50 - 13:00 | Almoço
  • 13:00 - 14:00 | Cidadania e Desenvolvimento
  • 14:05 - 15:05 | Matemática
  • 15:15 - 16:15 | Português
  • 16:25 - 17:25 | Geografia
  • 17:30 - 18:30 | Inglês

Intervalo de 5/10 minutos entre as aulas.

Eu tenho uma hora de almoço a meio e os intervalos.

Editado por Diogo O.
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, Diogo O. disse:

Não. O meu horário à segunda é o seguinte:

  Ocultar conteúdo
  • 08:30 - 09:30 | Geografia
  • 09:40 - 10:40 | Arte e Reciclagem
  • 10:50 - 11:50 | Português
  • 11:50 - 13:00 | Almoço
  • 13:00 - 14:00 | Francês
  • 14:05 - 15:05 | História
  • 15:15 - 16:15 | Ciências Naturais
  • 16:25 - 18:30 | Educação Física

Intervalo de 5/10 minutos entre as aulas.

À quinta:

  Ocultar conteúdo
  • 08:30 - 09:30 | História
  • 09:40 - 11:50 | Físico-Química (intervalo a meio de 10 min.)
  • 11:50 - 13:00 | Almoço
  • 13:00 - 14:00 | Cidadania e Desenvolvimento
  • 14:05 - 15:05 | Matemática
  • 15:15 - 16:15 | Português
  • 16:25 - 17:25 | Geografia
  • 17:30 - 18:30 | Inglês

Intervalo de 5/10 minutos entre as aulas.

Eu tenho uma hora de almoço a meio e os intervalos.

Quando tens tarde livre, terminas a que horas?

Nunca tinha ouvido falar da disciplina Arte e Reciclagem, a propósito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Just now, Televisão 10 said:

Quando tens tarde livre, terminas a que horas?

Termino às 13:00.

1 minute ago, Televisão 10 said:

Nunca tinha ouvido falar da disciplina Arte e Reciclagem, a propósito.

É uma espécie de ET. Acho que cada escola tem a liberdade, nessa disciplina. Embora, outras escolas próximas só têm EV - que eu também tenho.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, Diogo O. disse:

É uma espécie de ET. Acho que cada escola tem a liberdade, nessa disciplina. Embora, outras escolas próximas só têm EV - que eu também tenho.

Sim, são disciplinas da oferta formativa. Na minha, por exemplo, tínhamos metade do ano ET, que detestava, e outra metade TIC. Há escolas que têm Música, Teatro, Dança, entre outros...

há 8 minutos, Diogo O. disse:

Termino às 13:00.

Eu terminava pelas 13h30. Talvez a diferença venha daí, então.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

16 minutes ago, Televisão 10 said:

Sim, são disciplinas da oferta formativa. Na minha, por exemplo, tínhamos metade do ano ET, que detestava, e outra metade TIC. Há escolas que têm Música, Teatro, Dança, entre outros...

No ano passado, a TIC, criei 10 sites de outros colegas meus, a troco de 5€/site, e o professor não desconfiou. :rofl: Acabamos todos por ter 5.

Editado por Diogo O.
  • Adoro 1
  • Haha 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 3/13/2018 at 12:29 AM, André said:

Nem a propósito das orientações sexuais de cada um, neste fim-de-semana foi a gala de finalistas da minha antiga escola e eles fazem a coisa bem engraçadita (o meu ano foi o melhor tema btw :ph34r:). 

E os alunos quiseram gravar um vídeo em que se beijam 3 casais, sendo um deles composto por um casal de lésbicas. 

Ora pelos vistos, parece que o diretor da escola censurou esta cena deveras chocante nos dias de hoje, bem como não permitir que o casal pudesse sequer dançar a valsa. 

Para responder a esta situação, uma das raparigas foi de fato e fez-se passar por rapaz e pelo que sei, cumpriu esta secreta missão com sucesso!

Agora fora de ironias e de brincadeiras, achei toda esta situação degradante. Ok, que é uma zona rural e isso, mas acho que hoje em dia uma coisas destas não de admitia. É que o homem não é nenhum velho: tem os seus 40 anos!

Desculpa, desenterrar isto agora, mas foi na minha atual escola, certo? :O Eu já sabia que aquele homem era horrível, mas não sabia que era homofóbico. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
31 minutes ago, D91 said:

 

Que confusão que vão criar. Não faz sentido nenhum essa proposta, parece muito boa mas depois é uma confusão pegada.

Mds, era tão fácil fazer um modelo de terminar com a obrigatoriedade geral e só fazer os exames que os alunos quisessem para se candidatarem ao ES. No ano em que concluí, em 2020, só fiz um exame e chegou-me. Todos os outros que fiz para trás não me serviram de nada, o mesmo passa-se com muitas outras pessoas. É só uma perda de tempo.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 27/12/2022 at 00:47, Diogo O. disse:

Não. O meu horário à segunda é o seguinte:

  Ocultar conteúdo
  • 08:30 - 09:30 | Geografia
  • 09:40 - 10:40 | Arte e Reciclagem
  • 10:50 - 11:50 | Português
  • 11:50 - 13:00 | Almoço
  • 13:00 - 14:00 | Francês
  • 14:05 - 15:05 | História
  • 15:15 - 16:15 | Ciências Naturais
  • 16:25 - 18:30 | Educação Física

Intervalo de 5/10 minutos entre as aulas.

À quinta:

  Ocultar conteúdo
  • 08:30 - 09:30 | História
  • 09:40 - 11:50 | Físico-Química (intervalo a meio de 10 min.)
  • 11:50 - 13:00 | Almoço
  • 13:00 - 14:00 | Cidadania e Desenvolvimento
  • 14:05 - 15:05 | Matemática
  • 15:15 - 16:15 | Português
  • 16:25 - 17:25 | Geografia
  • 17:30 - 18:30 | Inglês

Intervalo de 5/10 minutos entre as aulas.

Eu tenho uma hora de almoço a meio e os intervalos.

Putzzzz cadê a hora e meia de almoço? E os intervalos de 15 minutos? :manas:

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

20 minutes ago, André said:

Putzzzz cadê a hora e meia de almoço? E os intervalos de 15 minutos? /cdn-cgi/mirage/b6b8a0f91e6586fda48b3cabb4adde91b75c58147d81fa19abce1b1ac642bd51/1280/https://forum.atelevisao.com/uploads/emoticons/306026416_ManasE.png

Em 2018, a escola passou os tempos letivo de 45 para 60. Com isso, deixou de haver almoço de 90 minutos. Nessa altura, havia um intervalo de 15 min. Em 2019, houve um novo upgrade: manteve os tempos letivos de 60 min., mas terminava-nos às 17h45 e havia um intervalo de 20 min. Em 2020, todos os intervalos voltaram a ser de 10 min para minizar o tempo passado na escola. 

  • Surpresa 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 minutos, dav01 disse:

Qual a necessidade de obrigar a fazer o exame de Português? /cdn-cgi/mirage/750924252c7a072ddd8bf30d4ce38d9ba65d74623fe9ae8de029ac7d3032743f/1280/https://forum.atelevisao.com/uploads/emoticons/306026416_ManasE.png

Torturar os alunos:galderia: Todos tem o direito de sofrer quando sair um lusíadas ou mensagem ou até os dois:dry: #trauma

  • Gosto 1
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem comento. O pior é que falei com uma professora sobre os exames, e ela é a favor de fazer todos os exames! Para quê?

Eu percebo que os exames sejam uma forma de não impulsionar e inflacionar as médias no secundário, mas é ridículo a nossa vida académica estar mais de 50% dependente de um exame. :rofl:

E Português? WTF? Para que é que interessa um aluno que vá para Matemática ou Engenharias saber os Lusíadas e os Heterónimos? :ph34r:

E estão a pensar mudar a fórmula de cálculo do secundário, tendo as disciplinas treinais terem mais importância do que as bienais e as bienais maior importância que as anuais. Eu até acho que faz sentido, mas vai causar muito confusão. 

E são medidas que, possivelmente, irei apanhá-las a todas, a partir do próximo ano. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 05/01/2023 at 17:01, D91 disse:

 

Sim, é super justo as notas só contarem com 35% e um Exame Nacional final, contar 50%. Mas está tudo doido? WTF? Eu sei que isto já não é para mim, mas não deixo de ficar revoltado. Eu já passei pelos Exames Nacionais e sei como aquilo está feito para os alunos falharem. Estão cheios de "rasteiras".

E vão passar a contar 50%?

É assim que o Governo quer melhorar a saúde mental dos alunos, colocando-lhes uma pressão estupidamente exagerada?

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 horas, D23 disse:

Sim, é super justo as notas só contarem com 35% e um Exame Nacional final, contar 50%. Mas está tudo doido? WTF? Eu sei que isto já não é para mim, mas não deixo de ficar revoltado. Eu já passei pelos Exames Nacionais e sei como aquilo está feito para os alunos falharem. Estão cheios de "rasteiras".

E vão passar a contar 50%?

É assim que o Governo quer melhorar a saúde mental dos alunos, colocando-lhes uma pressão estupidamente exagerada?

Eu concordo com a ideia que é a única coisa que consegue corrigir as "notas oferecidas" em certas escolas, mas sim, o sistema de avaliação (não é só peso da avaliação) tem de mudar completamente (mas isto não se aplica só aqui), e sim, os exames são feitos para falhar :cryhappy:

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...