Jump to content

Escola


SecretNavy

Posts Recomendados

6 minutes ago, D91 said:

Fim das sandes de chouriço, hambúrgueres e pizzas nos bares das escolas

Restrições entram em vigor dentro de um mês e os estabelecimentos de ensino têm até ao final de setembro para rever contratos com fornecedores.

https://www.cmjornal.pt/sociedade/detalhe/fim-das-sandes-de-chourico-hamburgueres-e-pizzas-nos-bares-das-escolas?ref=HP_PrimeirosDestaques

Como se não houvessem cafés, lojas de gomas, etc. junto às escolas. :riso:

  • Gosto 1
  • Obrigado 1
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, josue90l.k disse:

Como se não houvessem cafés, lojas de gomas, etc. junto às escolas. :riso:

Sim é verdade. No artigo também diz que Sandes de chouriço, croissants, empadas ou batatas fritas são alguns dos alimentos que passam a ser proibidos nos bares das escolas públicas, onde também deixará de haver hambúrgueres, cachorros-quentes e sumos com açúcar adicionado.

 

As refeições rápidas, designadamente hambúrgueres, cachorros-quentes, pizzas ou lasanhas, assim como os gelados também têm os dias contados.

Ainda no que toca a salgados, vão desaparecem os rissóis, croquetes, empadas, chamuças, pastéis de massa tenra, pastéis de bacalhau ou folhados salgados.

As sandes ou outros produtos com chouriço, salsicha, chourição, mortadela, presunto ou bacon também passam a estar interditos, assim como as sandes ou outros produtos que contenham ketchup, maionese ou mostarda.

 

Acho que são restrições a mais....

  • Gosto 2
  • Triste 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, D91 disse:

Sim é verdade. No artigo também diz que Sandes de chouriço, croissants, empadas ou batatas fritas são alguns dos alimentos que passam a ser proibidos nos bares das escolas públicas, onde também deixará de haver hambúrgueres, cachorros-quentes e sumos com açúcar adicionado.

 

As refeições rápidas, designadamente hambúrgueres, cachorros-quentes, pizzas ou lasanhas, assim como os gelados também têm os dias contados.

Ainda no que toca a salgados, vão desaparecem os rissóis, croquetes, empadas, chamuças, pastéis de massa tenra, pastéis de bacalhau ou folhados salgados.

As sandes ou outros produtos com chouriço, salsicha, chourição, mortadela, presunto ou bacon também passam a estar interditos, assim como as sandes ou outros produtos que contenham ketchup, maionese ou mostarda.

 

Acho que são restrições a mais....

Mds, então o que é que sobra? Só garrafas de água? :cryhappy:

Editado por Filipe S.
  • Haha 2
  • Triste 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Filipe S. disse:

Mds, então o que é que sobra? Só garrafas de água? :cryhappy:

Pelo menos os gelados e alguns chocolates e bolos deviam ficar. Mas isto só vai afastar os alunos dos bares das escolas, pois há sempre cafés e lojas perto das escolas onde podem comprar esses produtos. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Vieira disse:

Eu percebo que queiram tirar algumas coisas, porque há muitos alunos gordos, mas também já é exagero. Felizmente no meu tempo de escola havia um pouco de tudo :cryhappy:

Também no meu. Havia uns bolos que eu gostava de comprar no bar da minha escola, eram muito bons, era muitas vezes o meu lanche. E também havia chocolates kinder. :popcorn:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Basicamente fica tudo a pão e água :rofl: Eu já quase não compro nada no bar da escola, agora com isto ainda me dão mais uma razão para continuar a não comprar. Mas os alunos gordos vão continuar gordos, se não compram na escola, compram fora ou trazem de casa. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, josue90l.k disse:

Como se não houvessem cafés, lojas de gomas, etc. junto às escolas. :riso:

Mas isso é fora da escola.

Eu sempre achei um pouco contraditório as escolas promoverem a alimentação saudável e equilibrada nas salas de aula e depois, nos bares ou em máquinas automáticas, terem alimentos pouco saudáveis. Acho que as restrições fazem sentido. 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 minutos, Televisão 10 disse:

Mas isso é fora da escola.

Eu sempre achei um pouco contraditório as escolas promoverem a alimentação saudável e equilibrada nas salas de aula e depois, nos bares ou em máquinas automáticas, terem alimentos pouco saudáveis. Acho que as restrições fazem sentido. 

Não acho que faça sentido, é um exagero. Tirarem alguns alimentos menos saudáveis mas não é preciso chegar a exageros. 

Mas isso não vai mudar a alimentação dos alunos porque ou trazem de casa ou compram fora.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, D91 disse:

Não acho que faça sentido, é um exagero. Tirarem alguns alimentos menos saudáveis mas não é preciso chegar a exageros. 

Mas isso não vai mudar a alimentação dos alunos porque ou trazem de casa ou compram fora.

Eu acho que faz. A escola deve dar o exemplo. O problema é que as próprias escolas vendem esse género de alimentação para ganharem dinheiro. 

Quanto ao que trazem de casa, a decisão cabe aos pais, evidentemente. Nesse caso, os pais podem controlar o que os filhos comem. No entanto, em algumas escolas primárias, os alunos só podem levar fruta para o lanche. 

De qualquer forma, na minha escola secundária já não havia pizas, nem cachorros quentes, nem hambúrgueres. Até pensava que já era proibido há mais tempo.

Editado por Televisão 10
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Televisão 10 disse:

De qualquer forma, na minha escola secundária já não havia pizas, nem cachorros quentes, nem hambúrgueres. Até pensava que já era proibido há mais tempo.

Na minha, que também já foi há algum tempo, também não me lembro de ver esses produtos. 

Não haver esses alimentos até percebo, mas uns chocolates ou batatas fritas não acho que fosse assim um grande problema. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, D91 disse:

Na minha, que também já foi há algum tempo, também não me lembro de ver esses produtos. 

Não haver esses alimentos até percebo, mas uns chocolates ou batatas fritas não acho que fosse assim um grande problema. 

Poderão ser. Sobretudo em Portugal, onde 30% das crianças tem excesso de peso.

https://sicnoticias.pt/saude-e-bem-estar/2020-09-21-Obesidade-Infantil.-Em-Portugal-cerca-de-30-das-criancas-tem-excesso-de-peso

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 horas, D91 disse:

Sim é verdade. No artigo também diz que Sandes de chouriço, croissants, empadas ou batatas fritas são alguns dos alimentos que passam a ser proibidos nos bares das escolas públicas, onde também deixará de haver hambúrgueres, cachorros-quentes e sumos com açúcar adicionado.

 

As refeições rápidas, designadamente hambúrgueres, cachorros-quentes, pizzas ou lasanhas, assim como os gelados também têm os dias contados.

Ainda no que toca a salgados, vão desaparecem os rissóis, croquetes, empadas, chamuças, pastéis de massa tenra, pastéis de bacalhau ou folhados salgados.

As sandes ou outros produtos com chouriço, salsicha, chourição, mortadela, presunto ou bacon também passam a estar interditos, assim como as sandes ou outros produtos que contenham ketchup, maionese ou mostarda.

 

Acho que são restrições a mais....

Percebo e respeito quererem abolir fritos e fast food. Mas putz.... tirarem folhados? Nao e uma coisa que faça assim TAO mal. Literalmente só vão sobrar as sandes de queijo. 
 

Quanto a venda nas máquinas automáticas. Na minha escola vendiam se la sandes bem asquerosas, acho bem terem mais atenção a isso!

há 19 horas, josue90l.k disse:

Como se não houvessem cafés, lojas de gomas, etc. junto às escolas. :riso:

Nao e bem assim... Ha muitos pais que nao autorizam que os filhos saiam da escola nos intervalos (era o meu caso ate ao 9 ano , e sempre que tentava sair o segurança agarrava me pelo braço). Quanto a levarem de casa, sim e possível, se os pais lhes derem dinheiro para comprar 

Editado por Rui Melo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
  • 1 mês depois...

Como é que vos correu o 1.ª Período? :cryhappy: A mim correu bastante bem. Consegui ter boas notas, nomeadamente dois 5 (a Físico-Química - a professora fez a disciplina :giveheart: e a Geografia - a stora passa a vida a falar de como é ser vice-presidente de uma junta de freguesia com 2 mil habitantes) :angel: e 4 ao resto (Português era a dúvida - mas a stora colaborou e sacou o 4 :xmas_happy:). Para terem uma noção a média da escola a Português no 8.º Ano é de 2,97 - vem @tjspy e @Televisão 10 ver isto. :ph34r: Apesar disso, tive mais dois 5 nos últimos testes (mas com a outra nota não dava para o 5). Tive um 3 insignificante a Educação Física :rofl: não vou mudar, apesar do stor dizer que eu melhorei bastante. 

  • Adoro 1
  • Haha 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, Diogoo disse:

Como é que vos correu o 1.ª Período? :cryhappy: A mim correu bastante bem. Consegui ter boas notas, nomeadamente dois 5 (a Físico-Química - a professora fez a disciplina :giveheart: e a Geografia - a stora passa a vida a falar de como é ser vice-presidente de uma junta de freguesia com 2 mil habitantes) :angel: e 4 ao resto (Português era a dúvida - mas a stora colaborou e sacou o 4 :xmas_happy:). Para terem uma noção a média da escola a Português no 8.º Ano é de 2,97 - vem @tjspy e @Televisão 10 ver isto. :ph34r: Apesar disso, tive mais dois 5 nos últimos testes (mas com a outra nota não dava para o 5). Tive um 3 insignificante a Educação Física :rofl: não vou mudar, apesar do stor dizer que eu melhorei bastante. 

5 é o mínimo. :mosking: 

Estou a brincar. São boas notas. Pode ser que os outros professores façam pressão, na reunião de atribuição de notas, para que deem uma nota maior a Educação Física... :cryhappy:

Que média tão baixa a Português... :help: Porque é que é tão baixa?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, Televisão 10 disse:

 

Que média tão baixa a Português... :help: Porque é que é tão baixa?

Talvez por causa da professora que tem 5 das 9 turmas, salvo erro. A professora é literalmente uma chata (embora ás vezes com razão), dá a matéria depressa e explica muito pouco. Para além disso, na minha turma, o segundo teste correu pessimamente. :haha: A mim podia ter corrido melhor, se não me armasse em esperto nas orações e tinha garantido o 70% em vez dos 66%. Ás outras deve ter corrido pior ainda (tendo em conta que somos a melhor, segundo os professores) :ph34r: A média da turma a Português também não difere muito - 3,00. 

Editado por Diogoo
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Diogoo disse:

Como é que vos correu o 1.ª Período? :cryhappy: A mim correu bastante bem. Consegui ter boas notas, nomeadamente dois 5 (a Físico-Química - a professora fez a disciplina :giveheart: e a Geografia - a stora passa a vida a falar de como é ser vice-presidente de uma junta de freguesia com 2 mil habitantes) :angel: e 4 ao resto (Português era a dúvida - mas a stora colaborou e sacou o 4 :xmas_happy:). Para terem uma noção a média da escola a Português no 8.º Ano é de 2,97 - vem @tjspy e @Televisão 10 ver isto. :ph34r: Apesar disso, tive mais dois 5 nos últimos testes (mas com a outra nota não dava para o 5). Tive um 3 insignificante a Educação Física :rofl: não vou mudar, apesar do stor dizer que eu melhorei bastante. 

Parabéns! São muito boas notas. Vais no bom caminho! Essa média a Português é terrível... :ph34r: Não ligues muito a Educação Física, pelo menos no básico. Eu tinha alergia a essa disciplina...

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

Finalmente saíram as notas :read: Foi um bom ano, bem melhor do que o ano passado. Acabei com 5 a História, Francês, Cidadania, Geografia, Ciências, TIC e EMRC. Teve apenas um 3: a Educação Física :mosking: Tenho medo de como será no Secundário e vão se instalando várias dúvidas no curso que quero seguir. Estava inclinado para Ciências e Tecnologias, apesar de gostar de Biologia e Geologia, não consigo gostar nada de Física, apesar de adorar Química.

Fiquei frustado com a nota de Matemática, acho que uma média de 88,5% devia ser um 5, mas pronto... O pior é que houve um colega meu que supostamente ia ter seis negativas e acabou por ter apenas duas. Muito injusto, parece-me... 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, Diogoo disse:

Finalmente saíram as notas :read: Foi um bom ano, bem melhor do que o ano passado. Acabei com 5 a História, Francês, Cidadania, Geografia, Ciências, TIC e EMRC. Teve apenas um 3: a Educação Física :mosking: Tenho medo de como será no Secundário e vão se instalando várias dúvidas no curso que quero seguir. Estava inclinado para Ciências e Tecnologias, apesar de gostar de Biologia e Geologia, não consigo gostar nada de Física, apesar de adorar Química.

Fiquei frustado com a nota de Matemática, acho que uma média de 88,5% devia ser um 5, mas pronto... O pior é que houve um colega meu que supostamente ia ter seis negativas e acabou por ter apenas duas. Muito injusto, parece-me... 

Parabéns pelas notas! 

Eu tinha 4 a Educação Física e estragava-me sempre a média. :cryhappy: Felizmente, no secundário, ainda apanhei a fase em que a disciplina não contava para a média. 

Quanto ao último parágrafo, entendo um pouco a tua frustração. Às vezes, há a sensação de que um mau aluno, que não trabalha e não se esforça, acaba por ser beneficiado com ajudas, como no exemplo que deste, em que, para esse aluno passar de ano, lhe deram menos negativas do que as que deveria ter tido. Já no teu caso, com uma média de 88,5% a Matemática, logo um aluno que certamente trabalha e que se dedica à disciplina, poder-te-ia ser dado o 5 e não te é dado esse apoio.

Em suma, premeia-se mais quem não se esforça do que quem se esforça e trabalha ao longo do ano letivo. :clap: 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, Diogoo disse:

Finalmente saíram as notas :read: Foi um bom ano, bem melhor do que o ano passado. Acabei com 5 a História, Francês, Cidadania, Geografia, Ciências, TIC e EMRC. Teve apenas um 3: a Educação Física :mosking: Tenho medo de como será no Secundário e vão se instalando várias dúvidas no curso que quero seguir. Estava inclinado para Ciências e Tecnologias, apesar de gostar de Biologia e Geologia, não consigo gostar nada de Física, apesar de adorar Química.

Fiquei frustado com a nota de Matemática, acho que uma média de 88,5% devia ser um 5, mas pronto... O pior é que houve um colega meu que supostamente ia ter seis negativas e acabou por ter apenas duas. Muito injusto, parece-me... 

Esse secundário não tem GD? Normalmente, é assim que se foge a BG ou FQ :cryhappy:

Muitos parabéns pelas notas :)

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 horas, Diogoo disse:

O pior é que houve um colega meu que supostamente ia ter seis negativas e acabou por ter apenas duas. Muito injusto, parece-me... 

nada de novo nessa excelente e premiada escola :clap: 

há 14 horas, Diogoo disse:

Finalmente saíram as notas :read: Foi um bom ano, bem melhor do que o ano passado. Acabei com 5 a História, Francês, Cidadania, Geografia, Ciências, TIC e EMRC. Teve apenas um 3: a Educação Física :mosking: Tenho medo de como será no Secundário e vão se instalando várias dúvidas no curso que quero seguir. Estava inclinado para Ciências e Tecnologias, apesar de gostar de Biologia e Geologia, não consigo gostar nada de Física, apesar de adorar Química.

Muitos parabéns pelas notas :clap: 

há 4 horas, dav01 disse:

Esse secundário não tem GD? Normalmente, é assim que se foge a BG ou FQ :cryhappy:

Não sei se entretanto mudou, mas antes essa disciplina só estava disponível para quem ia para Artes. Não sei se entretanto mudou :read: 

Mas tal é a qualidade da excelente escola, já devem ter mudado. Até já devem ter Espanhol e Mandarim :) 

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, André disse:

Não sei se entretanto mudou, mas antes essa disciplina só estava disponível para quem ia para Artes. Não sei se entretanto mudou :read: 

É possível ser em Ciências e Tecnologias, sim!  https://www.dge.mec.pt/curso-de-ciencias-e-tecnologias-0

Mas é normal, vc já é trintão! q :read:

Spoiler

Claro que a escola tem de ter essa possibilidade, pelo menos aqui na zona não tinham todas :read:

 

Editado por dav01
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

9 hours ago, Televisão 10 said:

Parabéns pelas notas! 

Eu tinha 4 a Educação Física e estragava-me sempre a média. :cryhappy: Felizmente, no secundário, ainda apanhei a fase em que a disciplina não contava para a média. 

Quanto ao último parágrafo, entendo um pouco a tua frustração. Às vezes, há a sensação de que um mau aluno, que não trabalha e não se esforça, acaba por ser beneficiado com ajudas, como no exemplo que deste, em que, para esse aluno passar de ano, lhe deram menos negativas do que as que deveria ter tido. Já no teu caso, com uma média de 88,5% a Matemática, logo um aluno que certamente trabalha e que se dedica à disciplina, poder-te-ia ser dado o 5 e não te é dado esse apoio.

Em suma, premeia-se mais quem não se esforça do que quem se esforça e³ trabalha ao longo do ano letivo. :clap: 

Eu tenho medo de ter 10 a Educação Física e aquilo estragar a minha média, porque vi alunos na minha escola com médias de 18 e depois têm um 12 ou um 13 a Educação Física. Eu acho que o próprio aluno devia ter a opção de escolha se queria ou não que a disciplina contasse para a média. 

Essa média de 88,5% é irritante, mesmo. Ainda por cima o stor só teve, connosco, 5 aulas. O resto foi dado pela Diretora de Turma, que também se podia ter mexido. Mas adiante...

Obrigado!

9 hours ago, dav01 said:

Esse secundário não tem GD? Normalmente, é assim que se foge a BG ou FQ :cryhappy:

Muitos parabéns pelas notas :)

Obrigado!

Têm GD, sim. Mas entre FQ e GD, venha o diabo e escolha... A cena é que eu, agora, nem tiro más notas nos testes.

4 hours ago, André said:

nada de novo nessa excelente e premiada escola :clap: 

excelente mesmo :read: q

4 hours ago, André said:

Muitos parabéns pelas notas :clap: 

Obrigado, amg!

4 hours ago, André said:

Mas tal é a qualidade da excelente escola, já devem ter mudado. Até já devem ter Espanhol e Mandarim :) 

Têm Alemão, Francês e Espanhol (esta é nova). Para além de Inglês, como é óbvio. 

Este ano já não houve turmas de Alemão no 7.° ano, por falta de alunos.

Mas não sei se se pode escolher...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 24 minutos, Diogoo disse:

Eu tenho medo de ter 10 a Educação Física e aquilo estragar a minha média, porque vi alunos na minha escola com médias de 18 e depois têm um 12 ou um 13 a Educação Física. Eu acho que o próprio aluno devia ter a opção de escolha se queria ou não que a disciplina contasse para a média. 

Parece que a tua escola não é muito flexível com as notas de Educação Física.

Na minha, pelo menos, nesses casos, não era dada uma nota muito abaixo da média do aluno, uma vez que, embora não contasse para a média de acesso ao ensino superior, contava para a do quadro de honra. Depois, quanto aos valores, dependia do professor que nos calhava. Em cada ano de secundário, tive sempre um professor diferente.

Não sei se não será este o modus operandi por haver várias escolas públicas no concelho. Por essa razão, era comum alguns alunos mudarem de escola no 12.° ano, por exemplo, para uma escola que tivesse fama de dar notas mais altas, para subirem a média interna. O mesmo certamente iria acontecer se um aluno com uma nota baixa a Educação Física soubesse que noutra escola facilitariam mais... :read:

há 25 minutos, Diogoo disse:

Obrigado!

Têm GD, sim. Mas entre FQ e GD, venha o diabo e escolha... A cena é que eu, agora, nem tiro más notas nos testes.

Vocês agora também têm os programas flexíveis, isto é, podem escolher disciplinas de vários cursos diferentes, não é?

há 26 minutos, Diogoo disse:

Têm Alemão, Francês e Espanhol (esta é nova). Para além de Inglês, como é óbvio. 

Este ano já não houve turmas de Alemão no 7.° ano, por falta de alunos.

Mas não sei se se pode escolher...

Pelo menos, na minha escola, os alunos podiam escolher o que quisessem quanto a línguas. Depois, dependia do número de alunos que conseguissem para abrir a disciplina. Por exemplo, os alunos que entraram no ano a seguir ao meu, no secundário, tiveram Alemão e já não havia essa disciplina há vários anos na escola.

  • Surpresa 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...