Jump to content

Escola


SecretNavy

Posts Recomendados

há 1 hora, Luíza Albuquerque disse:

Agora sim, mas não há muito tempo era ao contrário.

Isto tudo depende dos anos. O início de Junho, este ano, foi bem quente e o final mais frio, por exemplo. No ano passado, Junho foi mais frio, num todo. 

Mas concordo que, este ano, as aulas podiam começar mais tarde e terminar mais tarde. Até dava mais tempo para organizar as mudanças que vão ocorrer. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 horas, tjspy disse:

Eu continuo na minha de achar que fazia mais sentido as aulas de Outubro a Julho do que de Setembro a Junho :cryhappy:  Pelo menos a minha perceção é a de que os meses de Setembro e início de Outubro têm sido mais quentes que Junho e início de Julho.

A diferença é que em o primeiro mês de aulas é sempre mais soft, o calor não incomoda tanto, mas no último mês de aulas é mais pesado com testes, incomoda mais estudar assim. :mosking:

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 05/07/2020 at 16:49, Ruben Fonseca disse:

Eu na esperança que o 1º semestre começava na última semana de setembro ou mesmo no início de outubro. :cryhappy: Já estava à contar passar uma boa parte de setembro de férias na Alemanha :crying: 

Eu não sei como é que vão fazer no meu curso caso o semestre comece mais cedo para o 2º e 3ºAno. É que o curso foi "remodelado" e houve várias cadeiras que trocaram de ano. Por exemplo uma que era do 3ºAno (e que por isso eu e os meus colegas, do 2ºAno, não tivemos) passou para o 1º. :cryhappy:  Por essa lógica, começaríamos a ter as outras aulas em meados de setembro e depois essa só em outubro... Até aqui tudo bem, o problema é o risco de sobreposições no horário. Isso já é uma complicação em circunstâncias normais, imagino agora com isto. :ph34r: 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, Ambrósio disse:

Eu não sei como é que vão fazer no meu curso caso o semestre comece mais cedo para o 2º e 3ºAno. É que o curso foi "remodelado" e houve várias cadeiras que trocaram de ano. Por exemplo uma que era do 3ºAno (e que por isso eu e os meus colegas, do 2ºAno, não tivemos) passou para o 1º. :cryhappy:  Por essa lógica, começaríamos a ter as outras aulas em meados de setembro e depois essa só em outubro... Até aqui tudo bem, o problema é o risco de sobreposições no horário. Isso já é uma complicação em circunstâncias normais, imagino agora com isto. :ph34r: 

Eu tive sorte, até. O estágio do pessoal de 1° e 2° ano foi adiado para setembro, o de 4° ano cancelado porque já tinham horas suficientes para a licenciatura ser válida, o nosso de 3° ano (como era em centro de saúde) foi o único que se manteve na altura prevista, mesmo que com alguns adiamentos (era para começar em meados de maio, só começou em meados de junho). Como para o ano só tenho duas cadeiras de estágio final, não vou ter essa sobreposição.

Ainda não tenho calendário para o próximo ano, mas estava na esperança que começasse mais tarde, no máximo dos máximos no início de outubro, exatamente para compensar as alterações todas que fizeram este ano. Veremos :haha:

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 horas, Ambrósio disse:

Eu não sei como é que vão fazer no meu curso caso o semestre comece mais cedo para o 2º e 3ºAno. É que o curso foi "remodelado" e houve várias cadeiras que trocaram de ano. Por exemplo uma que era do 3ºAno (e que por isso eu e os meus colegas, do 2ºAno, não tivemos) passou para o 1º. :cryhappy:  Por essa lógica, começaríamos a ter as outras aulas em meados de setembro e depois essa só em outubro... Até aqui tudo bem, o problema é o risco de sobreposições no horário. Isso já é uma complicação em circunstâncias normais, imagino agora com isto. :ph34r: 

isso é sequer legal? Não é suposto teres de levar o plano de estudos até ao fim quando como entraste?

se bem que a cadeira só mudou de ano, talvez só se aplique quando mudam as cadeiras/cancelam. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 horas, Duarte disse:

isso é sequer legal? Não é suposto teres de levar o plano de estudos até ao fim quando como entraste?

se bem que a cadeira só mudou de ano, talvez só se aplique quando mudam as cadeiras/cancelam. 

Não faço ideia... mas não é isso que vai acontecer.

Quanto ao que referes sobre mudança de cadeiras, há uma que tive este ano (e que ainda não sei se fiz ou não, saberei brevemente) que vai deixar de existir, sendo substituída por uma que não tem nada a ver (era uma cadeira de informática e vai ser substituída por Análise Matemática III). Se eu fizer a cadeira, fico dispensado de ter essa nova, se não a fizer terei que a ter. Por um lado faz sentido por causa dos créditos necessários, mas por outro não faz muito, porque basicamente a nova cadeira vai ter matérias de Análise II (que eu já fiz), ou seja não vão acrescentar praticamente nada de novo (não se sabe ainda ao certo). A diferença é que a matéria que era repartida em duas cadeiras (Análise I e II), será agora repartida em três... Enfim.

  • Gosto 1
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 07/07/2020 at 17:13, Duarte disse:

isso é sequer legal? Não é suposto teres de levar o plano de estudos até ao fim quando como entraste?

se bem que a cadeira só mudou de ano, talvez só se aplique quando mudam as cadeiras/cancelam. 

Eu "mudei de mestrado" a meio. Estava num de Otimização de Energia na Indústria Química e passei para Energia e Biorrefinaria. As cadeiras que eram comuns e que estavam feitas não houve problema e outras deram uma nota para manter a média (por causa de acerto de créditos).

Editado por RPSG
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 34 minutos, RPSG disse:

Eu "mudei de mestrado" a meio. Estava num de Otimização de Energia na Indústria Química e passei para Energia e Biorrefinaria. As cadeiras que eram comuns e que estavam feitas não houve problema e outras deram uma nota para manter a média (por causa de acerto de créditos).

sim, mas isso é uma situação diferente da do @Ambrósio. Se o nome da cadeira for igual dá para manter os créditos (mesmo que o programa se vá alterando um pouco). agora extinguir uma cadeira e substituí-la por outra não me parece permitido, normalmente um novo plano de estudos não entra em vigor para os 3 anos do curso mas sim para quem entra no primeiro ano, seguindo o novo plano até ao fim - quem começou com o antigo, fica com o antigo até ao fim.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Duarte disse:

sim, mas isso é uma situação diferente da do @Ambrósio. Se o nome da cadeira for igual dá para manter os créditos (mesmo que o programa se vá alterando um pouco). agora extinguir uma cadeira e substituí-la por outra não me parece permitido, normalmente um novo plano de estudos não entra em vigor para os 3 anos do curso mas sim para quem entra no primeiro ano, seguindo o novo plano até ao fim - quem começou com o antigo, fica com o antigo até ao fim.

Pelo menos 1 das cadeiras que tive equivalência (novo) não tinha nada a haver com as do antigo.

  • Surpresa 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Exames. Português e Matemática A voltam a subir, só Matemática Aplicada às Ciências Sociais teve média negativa

Este ano, só Matemática aplicada às Ciências Sociais não conseguiu média positiva (9,5 média). Inglês, Desenho A e Biologia e Geologia têm as classificações mais altas.

Matemática Aplicada às Ciências Sociais (alunos de Línguas e Humanidades) desce de uma média de 11 valores de 2019 para os 9,5 e torna-se na única disciplina com média negativa nos exames nacionais. Matemática A e Português mantêm a tendência dos últimos anos e voltam a subir. Os alunos que realizaram o exame de Matemática A tiveram em média 13,3 valores e os de Português 12 valores. No ano passado a média era de 11,5 e 11,8, respetivamente.

Ainda assim, Português e Matemática A ainda estão longe das disciplinas que, com mais de 2.500 provas realizadas, tiveram notas mais altas. Os alunos que realizaram exame nacional de Inglês conseguiram este ano uma classificação média de 15 valores (subindo dos 12,3 de 2019), os de Desenho A 14,7 (no ano passado tinha sido de 13,8) e Biologia e Geologia 14, uma subida de 3,3 valores na média nacional.

Num ano ligeiramente diferente, das 24 disciplinas sujeitas a exame nacional, a que registou um maior número de provas realizadas foi a de Biologia e Geologia — com 41.460 provas —, seguida de Física e Química A com 39.444. Português e Matemática A foram realizadas por 36.622 e 35.724 alunos na primeira fase dos Exames Nacionais, segundo os dados foram divulgados esta segunda-feira pelo Júri Nacional de Exames.

De recordar que este ano letivo, completamente atípico em consequência da pandemia da Covid-19, os alunos tinham nos exames um conjunto de questões obrigatórias e outras opções, permitindo-lhes selecionar parte das questões. Na base da decisão esteve a tentativa de dar aos alunos a hipótese de não responder a questões sobre matéria que não tivesse sido dada presencialmente, nas salas de aulas, depois da suspensão das aulas presenciais entre 13 de março e o início do 3.º período de aulas. Os alunos tinham ainda a hipótese de optar por responder a todas as questões, sendo contabilizadas sempre aquelas em que conseguiram melhor classificação.

Fonte: Observador

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, EFernando disse:

Arredondado é :cryhappy: 

Por acaso, não me surpreende o valor mais baixo, eu tive acesso ao exame e achei mais complicado do que o do ano passado, que foi que eu fiz. 

não deixa de ser uma positiva.

pelo menos nos testes era assim, por isso achei estranho aquele "média negativa" no texto.
mas pronto estudem mais e para a próxima cheguem ao 10 certinho :cryhappy:

 

  • Haha 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Lu Bloqueada até 03.08 disse:

Qualquer pessoa que vá ao IAVE tem acesso aos exames todos. :cryhappy: 

Foi alguém próximo :cryhappy: amiga, tu entendeste.

A pessoa que o fez nem conseguiu acabar um exercício, por exemplo. Este método é bom mas os exames tem sido mais longos, eu a História vi-me grego para acabar aquilo a tempo.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, EFernando disse:

Foi alguém próximo :cryhappy: amiga, tu entendeste.

A pessoa que o fez nem conseguiu acabar um exercício, por exemplo. Este método é bom mas os exames tem sido mais longos, eu a História vi-me grego para acabar aquilo a tempo.

Em exames com respostas escritas longas que tenham várias opções de perguntas acabam por complicar a gestão do tempo.

A melhor forma é fazer as obrigatórias primeiro e depois responder às facultativas por ordem de confiança.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, Lu Bloqueada até 03.08 disse:

Em exames com respostas escritas longas que tenham várias opções de perguntas acabam por complicar a gestão do tempo.

A melhor forma é fazer as obrigatórias primeiro e depois responder às facultativas por ordem de confiança.

As obrigatórias a História eram cheias de ratoeiras, eu errei uma por uma coisa de nada que mudava o sentido do texto.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Lu Bloqueada até 03.08 disse:

A melhor forma é fazer as obrigatórias primeiro e depois responder às facultativas por ordem de confiança.

Sim, claro as obrigatórias foram as que eu fiz logo primeiro. Se bem me lembro a FQ, acho que deixei uma para depois apenas. 
A matemática fiz logo todas, para ficar descansado. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, EFernando disse:

A História foram mauzinhos a fazer as questões e até mesmo como seria a cotação. Havia uma questão em que uma palavra confundia as pessoas e bastava errar uma correspondência para ficar tudo errado. Felizmente, acertei essa.

Oh isso das correspondências já é normal. Ainda bem. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...