Jump to content

Escola


SecretNavy

Posts Recomendados

Stressei um bocado com os exames, a pressão de não passas no recurso só fazes para o ano é horrível mas felizmente só deixei uma cadeira que foi mais falta de estudo que outra coisa. Ainda não senti propriamente a pressão do ensino superior, infelizmente sei que há de chegar, mas enfim continuo a preferir a universidade à escola.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não acho que retirar os exames de todo seja solução, mas pronto. Quanto muito uma reformulação dos mesmos. Se vamos andar a tirar tudo porque causa ansiedade... vai-se os exames no secundário, vai-se os exames na faculdade, vai-se as deadlines todas e isto fica ainda mais uma rebaldaria :rolleyes: 

  • Gosto 1
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Jota disse:

Não acho que retirar os exames de todo seja solução, mas pronto. Quanto muito uma reformulação dos mesmos. Se vamos andar a tirar tudo porque causa ansiedade... vai-se os exames no secundário, vai-se os exames na faculdade, vai-se as deadlines todas e isto fica ainda mais uma rebaldaria :rolleyes: 

Eu não sei como foi na tua escola, mas no meu Ensino Secundário, desde o primeiro dia do 10º ano, que os profs começaram a falar nos Exames nacionais. No Ensino Superior, há ansiedade, mas como a maioria dos profs se está literalmente a "cag*r" para ti, não sentes tanta ansiedade ao longo do semestre, pelo menos, é aquilo que eu sinto, é uma ansiedade "localizada", na época dos exames, e não, no ano inteiro.

Para além de que acho que a Universidade te obriga a crescer, no secundário, a maioria do pessoal, ainda não tem muita maturidade, pelo menos, no meu ano era assim, salvo raras exceções, pelo que concordo com as medidas propostas pela OCDE.

Para além de que sou totalmente contra a avaliação por exames/testes, mas isto já é outro tema. Infelizmente, é assim que o sistema existe hoje em dia, e só tenho de o seguir (apesar de não me agradar de todo e achar que é demasiado teórico e à base de "despejar" e decorar).

Editado por Faded
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
há 4 minutos, Angel Ft - Rapaz disse:
há 5 minutos, Televisão 10 disse:
Não é 1,90 €?

Aqui é 1,50...

Não sei como, uma vez que o preço vem marcado no canto inferior direito da folha.

há 1 minuto, D007 disse:

Sim, é 1,90€. O preço tem vindo a subir. O que o Estado não faz de tudo para ganhar dinheiro.

Ainda por cima, é algo obrigatório. Alguns colegas tiveram que comprar mais que uma, pois a folha amarela saiu do sítio...

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, Ambrósio disse:

No ano passado custava 1,75€. E este ano acrescentaram umas coisas no boletim, por isso se houver alguém que tenha comprado no ano passado um já para este ano, terá de comprar um novo na mesma xD

Também já me tinham dito isso. Confesso que fiquei um pouco chocado com o que se paga para se pedir reapreciação de um exame: 25 €...

Editado por Televisão 10
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Ambrósio disse:

No ano passado custava 1,75€. E este ano acrescentaram umas coisas no boletim, por isso se houver alguém que tenha comprado no ano passado um já para este ano, terá de comprar um novo na mesma xD

Mas quem é que compra de um ano para o outro? :ph34r:

há 5 minutos, Televisão 10 disse:

Não sei como, uma vez que o preço vem marcado no canto inferior direito da folha.

Ainda por cima, é algo obrigatório. Alguns colegas tiveram que comprar mais que uma, pois a folha amarela saiu do sítio...

E não é só isso, qualquer engano tem que se pagar uma nova para preencher de novo. Eu até acho que estas coisas deviam ser feitas online. Acho uma estupidez gastar dinheiro em papel, perder tempos em filas, uma vez que hoje em dia praticamente 100% dos estudantes tem internet, mais não seja nos computadores da escola.

há 1 minuto, Televisão 10 disse:

Também já me tinham dito isso. Confesso que fiquei um pouco chocado com o que se paga para se pedir recurso de um exame: 25 €...

Recurso, queres dizer reapreciação? Mas se a pessoa tiver "razão", o dinheiro é devolvido.

  • Gosto 4
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Televisão 10 disse:

Também já me tinham dito isso. Confesso que fiquei um pouco chocado com o que se paga para se pedir recurso de um exame: 25 €...

O Estado agradece. :smoke:

há 1 minuto, D007 disse:

Mas quem é que compra de um ano para o outro? :ph34r:

Sei lá, estava a supor, pode haver quem o faça. :haha:

  • Haha 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 37 minutos, D007 disse:

Mas quem é que compra de um ano para o outro? :ph34r:

E não é só isso, qualquer engano tem que se pagar uma nova para preencher de novo. Eu até acho que estas coisas deviam ser feitas online. Acho uma estupidez gastar dinheiro em papel, perder tempos em filas, uma vez que hoje em dia praticamente 100% dos estudantes tem internet, mais não seja nos computadores da escola.

Recurso, queres dizer reapreciação? Mas se a pessoa tiver "razão", o dinheiro é devolvido.

Sim, é isso que quero dizer. Eu sei que é devolvido se tivermos razão. Espero bem não tenha que pedir reapreciação nem ir à segunda fase...

Editado por Televisão 10
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 horas, D007 disse:

E não é só isso, qualquer engano tem que se pagar uma nova para preencher de novo. Eu até acho que estas coisas deviam ser feitas online. Acho uma estupidez gastar dinheiro em papel, perder tempos em filas, uma vez que hoje em dia praticamente 100% dos estudantes tem internet, mais não seja nos computadores da escola.

Na minha escola diziam sempre isso, mas depois naquela parte das cruzinhas as funcionárias da secretaria corrigiam com círculos e não tínhamos de comprar outra :P 

 

Mal posso esperar para saber o que os meus filhos vão ter de pagar por essa folha, já que todos os anos é sempre a subir... :rolleyes: 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 minutos, Francisca disse:

Na minha escola diziam sempre isso, mas depois naquela parte das cruzinhas as funcionárias da secretaria corrigiam com círculos e não tínhamos de comprar outra :P 

 

Mal posso esperar para saber o que os meus filhos vão ter de pagar por essa folha, já que todos os anos é sempre a subir... :rolleyes: 

Por acaso nunca me enganei a preencher essa folha :haha: (felizmente :ph34r:)

E no 12.º fiz quatro exames :haha: Que loko. Ainda tirei 10 no exame de economia mesmo sem estudar kkkkkk

  • Gosto 1
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Francisca disse:

Na minha escola diziam sempre isso, mas depois naquela parte das cruzinhas as funcionárias da secretaria corrigiam com círculos e não tínhamos de comprar outra :P 

 

Mal posso esperar para saber o que os meus filhos vão ter de pagar por essa folha, já que todos os anos é sempre a subir... :rolleyes: 

Sim, isso também é verdade, mas depende das funcionárias. :ph34r:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, D007 disse:

Sim, isso também é verdade, mas depende das funcionárias. :ph34r:

Na minha escola as funcionárias da secretaria no ano passado quando fui entregar a folha implicavam por tudo e por nada, mas acabavam por deixar passar, se não fosse nada de mais. :haha: Por exemplo, obrigaram-me a pôr um acento num dos nomes da minha mãe, apesar de estar registada com esse nome sem acento. :rolleyes:

  • Haha 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Mr. Robot disse:

Hoje tive a minha primeira aula de microbiologia médica,  na faculdade de medicina da Universidade de Lisboa. (Hospital Santa Maria). 

Alguém aqui do fórum tá a tirar Medicina, nessa faculdade? 

Gostei bué do ambiente profissional. Os laboratórios imaculados. :wub::wub::wub:

Não estou a tirar medicina mas também tenho aulas no Hospital, práticas e teóricas.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tinha a certeza se devia postar isto aqui. Trata-se de uma experiência escolar interessante. Por isso, desculpem se estiver mal enquadrado ?

Encontrei no facebook. Quando uma criança, com apenas oito anos, fala de estereótipos de género como gente grande, com a intenção de aliviar as pressões/ limitações sociais que têm reflexo nas escolas:

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 20/09/2017 at 12:47, Manuel Silva disse:

É impressão minha ou as pessoas mais velhas são postas de lado pelos mais novos? Já agora as turmas são muito grandes?

Este debate já tem muitos meses mas só agora li e como acho interessante vou também comentar e tentar dar a minha opinião com base na minha experiência de muitos anos.

A questão das relações de amizade numa turma da faculdade não têm que ver tanto com a idade das pessoas. Claro que uma pessoa de 40 anos vai ter mais dificuldades em relacionar-se numa turma com pessoas muito mais jovens. Não propriamente durante as aulas mas fora delas porque à partida não vai sair à noite frequentemente, talvez apenas nos jantares de curso.

Eu conheço uma pessoa de 70 anos que estava numa turma e dava-se muito bem com todos dentro da sala. Fora dele claro que não tinha relação.

Li noutros comentários teus que és homossexual. Isto pode ter bastante influencia no tipo de relação que terás porque varia de turma para turma e de curso para curso. Se quiseres entrar num curso de engenharia aconselho-te a não entrares porque a maior parte do pessoal são homens para quem a homossexualidade faz bastante confusão. No entanto, se for um curso ligado às artes és bem capaz de encontrar um grupo de pessoas com quem podes ter uma relação de amizade. Isto porque nesses cursos costumam haver mais homossexuais do que noutros.

É como eu digo, depende do curso que escolhes e da sorte ou azar na turma que encontras.

Se tiveres uns 30 anos até podes entrar no regime pós-laboral. Ai são pessoas mais velhas e não existe praticamente relações fora das aulas porque cada um tem a sua vida, com família e trabalho.

Quanto às turmas, a quantidade de alunos depende dos cursos. Existem cursos com uns 200 alunos e outros com apenas 30 alunos. Tem atenção a isso se estás a pensar numa escolha de determinado curso. Hoje em dia qualquer patego entra na faculdade e é preciso ter muito cuidado com as praxes. Aliás, também por isso te falei para não entrares, por exemplo, num curso de engenharia. Se calhavam de descobrires que eras homossexual davam cabo de ti.

Claro que depois depende das universidades e das faculdades mas existem algumas em que quem não entra nas praxes é logo posto de lado. E as praxes é algo muito complicado porque a maior parte dela são psicologicamente humilhantes. Não digo apenas aqueles em que quem está a praxar tem intenção de humilhar a pessoa mas mesmo quando não existe essa intenção porque o que tens de fazer nas praxes vai expor-te em demasia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...