Jump to content

Escola


SecretNavy

Posts Recomendados

há 18 horas, João Fernandes disse:

Inglês não é o meu forte, será que me vou lixar por causa disso se for para Ciências da Comunicação? Alguém que esteja ou já tenha estado nesse curso pode-me ajudar?

O inglês tem uma importância considerável em qualquer curso, seja de Ciências da Comunicação ou não, e a tendência é que a importância seja cada vez maior por razões óbvias. Portanto sim, começa a melhorá-lo porque dá-te jeito (não só nos estudos, como no mundo de trabalho), principalmente numa área cujas línguas têm uma importância redobrada. 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, Ambrósio disse:

Porque não me vai adiantar de nada (em termos de média interna) e devo precisar de FQ como prova de ingresso. E a 2ªfase só serve para a 2ªfase de candidaturas :)

No caso do 11ºano não...podes ir fazer o exame na 2ªfase no 11ºano e candidatares-te com ele como prova de ingresso na 1ªfase no 12ºano.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 minutos, Visky disse:

No caso do 11ºano não...podes ir fazer o exame na 2ªfase no 11ºano e candidatares-te com ele como prova de ingresso na 1ªfase no 12ºano.

Eu também sei disso, mas como já disse mesmo pensando na minha pior nota possível a minha média não se altera :)

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 27 minutos, Ambrósio disse:

Eu também sei disso, mas como já disse mesmo pensando na minha pior nota possível a minha média não se altera :)

Então faz FQ agora em segunda fase, sempre é mais uma oportunidade para teres uma boa prova de ingresso. Qualquer coisa, para o ano há mais :) 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Visky disse:

No caso do 11ºano não...podes ir fazer o exame na 2ªfase no 11ºano e candidatares-te com ele como prova de ingresso na 1ªfase no 12ºano.

Isso é mesmo assim? Tenho ideia que, tanto no 11o como no 12o, ir à segunda fase dos exames implicava poder inscrever-me apenas na segunda fase do acesso ao ensino superior. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, Visky disse:

No caso do 11ºano não...podes ir fazer o exame na 2ªfase no 11ºano e candidatares-te com ele como prova de ingresso na 1ªfase no 12ºano.

Isso é verdade. @Ambrósio podes consultar a uniarea, que te tira as dúvidas todas relacionadas com os exames.  Googla uniarea e expoe a questão,  mas penso que o que o @Visky  disse é correto. Se estás num ano de não ingresso no ensino superior, as fases não implicam nada no ano seguinte. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 32 minutos, João F. disse:

Isso é verdade. @Ambrósio podes consultar a uniarea, que te tira as dúvidas todas relacionadas com os exames.  Googla uniarea e expoe a questão,  mas penso que o que o @Visky  disse é correto. Se estás num ano de não ingresso no ensino superior, as fases não implicam nada no ano seguinte. 

Ok, vou-me informar melhor disso então.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, João F. disse:

Isso é verdade. @Ambrósio podes consultar a uniarea, que te tira as dúvidas todas relacionadas com os exames.  Googla uniarea e expoe a questão,  mas penso que o que o @Visky  disse é correto. Se estás num ano de não ingresso no ensino superior, as fases não implicam nada no ano seguinte. 

Eu fui a um outro site e encontrei isto:

Spoiler

O facto de eu ir realizar um exame na 2ª fase significa que já não posso candidatar-me na 1ª fase de candidaturas? 

Não. Significa apenas que essa nota de melhoria só será válida para a 2ª fase de candidaturas. Mas caso tenhas tido aproveitamento na 1ª fase de exames, poderás usar essa nota para te candidatares na 1ª fase do Concurso Nacional do Acesso

Ou seja, se fores à 2a fase dos exames, podes candidatar-te à 1a fase do acesso ao ensino superior, mas a nota da 2a fase não conta, conta a da 1a. Só se pode usar a nota da 2a fase para a 2a fase. É isto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Ambrósio disse:

Ok, vou-me informar melhor disso então.

http://uniarea.com/vale-a-pena-ir-a-2a-fase-dos-exames-nacionais/

  1. Alunos do 11º ano: compensa sempre realizares o exame novamente, já que poderá ser utilizado para a 1ª fase da tua primeira candidatura ao ensino superior. Alternativamente, poderás sempre repetir o exame no ano seguinte, mas aí será como aluno externo, precisando de ter a nota do exame superior à classificação final da disciplina, não contando apenas 30% como no ano da conclusão da mesma.
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 2017-7-10 at 21:25, João Fernandes disse:

Inglês não é o meu forte, será que me vou lixar por causa disso se for para Ciências da Comunicação? Alguém que esteja ou já tenha estado nesse curso pode-me ajudar?

Querendo esse curso acho importante que invistas no Inglês e até mesmo em mais línguas. No entanto não serás muito prejudicado se fizeres a universidade sem teres grande conhecimento da língua. Depende dos professores e universidade em que entrares, pois alguns traduzem as matérias todas, mas outros não. Depois também há uma cadeira referente às culturas anglo saxonicas que penso que nem todas as universidades têm, mas já nem sei se é lecionado em inglês.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 minutos, João F. disse:

http://uniarea.com/vale-a-pena-ir-a-2a-fase-dos-exames-nacionais/

  1. Alunos do 11º ano: compensa sempre realizares o exame novamente, já que poderá ser utilizado para a 1ª fase da tua primeira candidatura ao ensino superior. Alternativamente, poderás sempre repetir o exame no ano seguinte, mas aí será como aluno externo, precisando de ter a nota do exame superior à classificação final da disciplina, não contando apenas 30% como no ano da conclusão da mesma.

Lê o título da parte do texto da qual retiraste isso - "Cálculo da Classificação Final da Disciplina".

As provas de ingresso são faladas mais em baixo debaixo do título "Utilização de Exame como Prova de Ingresso":

"Para a 1.ª fase de candidaturas, a classificação que vai ser considerada, de forma automática, para cada uma das tuas provas de ingresso é a melhor das seguintes classificações do exame nacional correspondente à prova:

  • Classificação obtida na 1.ª fase de exames de 2017;
  • Classificações obtidas na 1.ª fase de exames de 2015 e de 2016;"

Só se pode usar o exame da segunda fase quando é de um exame fora do teu curso e que calhe no mesmo dia e hora de um exame do teu curso (por exemplo alguém de Ciências que queira fazer exame a Economia e Biologia). O que não é o caso do @Ambrósio.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 minutos, Gabriel_C disse:

Lê o título da parte do texto da qual retiraste isso - "Cálculo da Classificação Final da Disciplina".

As provas de ingresso são faladas mais em baixo debaixo do título "Utilização de Exame como Prova de Ingresso":

"Para a 1.ª fase de candidaturas, a classificação que vai ser considerada, de forma automática, para cada uma das tuas provas de ingresso é a melhor das seguintes classificações do exame nacional correspondente à prova:

  • Classificação obtida na 1.ª fase de exames de 2017;
  • Classificações obtidas na 1.ª fase de exames de 2015 e de 2016;"

Só se pode usar o exame da segunda fase quando é de um exame fora do teu curso e que calhe no mesmo dia e hora de um exame do teu curso (por exemplo alguém de Ciências que queira fazer exame a Economia e Biologia). O que não é o caso do @Ambrósio.

Pois, foi exatamente isso que os meus professores me disseram! Mas já ouvi tanta coisa que fiquei confuso... obrigado! 

E obrigado na mesma @João F.!

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 minutos, Gabriel_C disse:

Lê o título da parte do texto da qual retiraste isso - "Cálculo da Classificação Final da Disciplina".

As provas de ingresso são faladas mais em baixo debaixo do título "Utilização de Exame como Prova de Ingresso":

"Para a 1.ª fase de candidaturas, a classificação que vai ser considerada, de forma automática, para cada uma das tuas provas de ingresso é a melhor das seguintes classificações do exame nacional correspondente à prova:

  • Classificação obtida na 1.ª fase de exames de 2017;
  • Classificações obtidas na 1.ª fase de exames de 2015 e de 2016;"

Só se pode usar o exame da segunda fase quando é de um exame fora do teu curso e que calhe no mesmo dia e hora de um exame do teu curso (por exemplo alguém de Ciências que queira fazer exame a Economia e Biologia). O que não é o caso do @Ambrósio.

Ou seja, se eu quiser repetir na 2a fase exame de BLG ou FQA, só posso utilizar essa nota para a 2a fase no ingresso ao ensino superior? Acho que só interessa para subir a nota interna (se melhorar a nota).

Corrijam-me se eu estiver errado, mas acho que nunca se perde nada em ir à 2a fase, pois se eu quiser não uso essa nota, certo?

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, D007 disse:

Ou seja, se eu quiser repetir na 2a fase exame de BLG ou FQA, só posso utilizar essa nota para a 2a fase no ingresso ao ensino superior? Acho que só interessa para subir a nota interna (se melhorar a nota).

Corrijam-me se eu estiver errado, mas acho que nunca se perde nada em ir à 2a fase, pois se eu quiser não uso essa nota, certo?

Sim, os exames de segunda fase só podem ser usados na segunda fase, os da primeira é que podem ser usados em ambas.

A única coisa que "perdes" é dinheiro. :mosking: Mas caso subas a nota e não entres no curso que queres à primeira, pode vir a ser-te muito útil. :yes:

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Gabriel_C disse:

A única coisa que "perdes" é dinheiro. :mosking: Mas caso subas a nota e não entres no curso que queres à primeira, pode vir a ser-te muito útil. :yes:

Quando for para fazer a inscrição na universidade, tem lá a opção de escolher a fase do exame que quero usar, certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, D007 disse:

Quando for para fazer a inscrição na universidade, tem lá a opção de escolher a fase do exame que quero usar, certo?

O site selecciona logo a combinação de notas de exames (dentro das possíveis para o curso que queres) que te dá a média de candidatura mais alta, não tens que fazer nada. :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Gabriel_C disse:

O site selecciona logo a combinação de notas de exames (dentro das possíveis para o curso que queres) que te dá a média de candidatura mais alta, não tens que fazer nada. :P

Mas se eu for fazer a 2a fase do exame de FQ, por exemplo, e depois me quiser inscrever na 1a fase do concurso, não preciso de especificar que vou usar a nota da 1a fase de FQ? É automático?

Editado por D007
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, D007 disse:

Mas se eu for fazer a 2a fase do exame de FQ, por exemplo, e depois me quiser inscrever na 1a fase do concurso, não preciso de especificar que vou usar a nota da 1a fase de FQ? É automático?

Sim, é automático porque esse exame é inválido na primeira fase. :P

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Gabriel_C disse:

Lê o título da parte do texto da qual retiraste isso - "Cálculo da Classificação Final da Disciplina".

As provas de ingresso são faladas mais em baixo debaixo do título "Utilização de Exame como Prova de Ingresso":

"Para a 1.ª fase de candidaturas, a classificação que vai ser considerada, de forma automática, para cada uma das tuas provas de ingresso é a melhor das seguintes classificações do exame nacional correspondente à prova:

  • Classificação obtida na 1.ª fase de exames de 2017;
  • Classificações obtidas na 1.ª fase de exames de 2015 e de 2016;"

Só se pode usar o exame da segunda fase quando é de um exame fora do teu curso e que calhe no mesmo dia e hora de um exame do teu curso (por exemplo alguém de Ciências que queira fazer exame a Economia e Biologia). O que não é o caso do @Ambrósio.

Sim, tens razão.  Se for como prova de ingresso, não dá.  Mas eu tinha montes de colegas que entraram em 2a fase e acabaram o curso primeiro do que eu. XD Mas é uma questão do @Ambrósio  ponderar bem aquilo que quer. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...