Jump to content

Escola


SecretNavy

Posts Recomendados

há 2 minutos, Ambrósio disse:

Nos verdadeiros e falsos quando se erra uma tem-se a cotação toda na mesma, assim como nos itens de associação que saíam antigamente e tinham umas 5 coisas para relacionar. Atualmente esses mesmos itens têm só 3 coisas para relacionar e basta errares uma tens zero... e nos de ordenação também. Quantas vezes eu só troco uma letra na sequência e por causa disso tenho errado... é tão frustrante!!

Então os vossos de associação e ordenação são iguais aos nossos, um erro e é 0. Deve ser assim em todas as disciplinas, mas eu acho que se há patamares de resposta para outras perguntas, neste tipo também poderia haver.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Francisca disse:

Então os vossos de associação e ordenação são iguais aos nossos, um erro e é 0. Deve ser assim em todas as disciplinas, mas eu acho que se há patamares de resposta para outras perguntas, neste tipo também poderia haver.

Pois, eu concordo contigo. Mas pronto, é assim e temos de aceitar... eles é que sabem tudo, são uns génios :rolleyes:

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Jota disse:

Por isso mesmo é que é importante também haver exames da área das artes, para que se possa experimentar de tudo...

Eu não digo que não se deva experimentar a área das artes e da música na escola, aliás acho muito bem que o façam. A questão é que não é no exame que vão experimentar...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, D007 disse:

Eu não digo que não se deva experimentar a área das artes e da música na escola, aliás acho muito bem que o façam. A questão é que não é no exame que vão experimentar...

Neste caso nem conta para a nota mas criam demasiada pressão nas crianças na mesma, muitas vezes desnecessária. No 8° e 5° já não tanto, mas por exemplo provas de aferição/intermédios no 2°Ano... eu nessa altura nem testes a sério tinha, eram fichas e nem se estudava, o que fazíamos na aula chegava. Bons tempos :happy:

 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estavam a falar de música. Bem, não posso deixar de escrever o meu testemunho sobre essa matéria. Não sei se agora chama-se mesmo música, mas no meu tempo era Educação Musical. Dávamos teoria e a prática era aprender a tocar flauta, umas musiquinhas e tal e nos testes havia avaliação da memória com a parte teórica e avaliação do ouvido "adivinhando" que notas o professor tocava no piano.

Eu gosto muito de música e até apreciava aquelas aulas, mas fiquei com um pó ao professor no último teste no 6º ano... Imaginem vocês que desde o 5º que ele nos contava a história de que teve alunos que estudavam muito para os testes do 1º período e ele dava 4; esses mesmos alunos continuavam a estudar muito no 2º período e aí já lhes dava o 5. Chegava o 3º período e, palavras dele, esses alunos já não estudavam tanto, pois já tiravam uma pior nota.

Continuem a imaginar a minha história, que é verdadeira: no meu 6º ano, a sensação que eu tinha naquela parte do piano continuava a ser a mesma do 5º: parecia continuar a adivinhar as notas musicais que o professor tocava, mas, para minha bel surpresa, eu andava a acertar. Tive Muito Bom no 1º teste do 6º, quando no 5º era sempre Suficiente (lá de vez em quando aparecia um Bom). E o professor lá me deu o 4 no primeiro período (relembro que a história do parágrafo anterior era contada com relativa frequência). Uma pessoa até podia pensar que tinha tido sorte, mas, novamente para minha belíssima surpresa, no teste do segundo período voltei a acertar as notas no piano. Mais um Muito Bom e aí tive o 5. Bem, acho que vocês já sabem o que me foi acontecer. Vem o teste do 3º período e desço para Suficiente. O estudo foi o mesmo? Claro que foi. O ouvido era o mesmo? Obviamente. Então, o que raio se passou? Elementar, meus caros. Passo-vos a explicar no próximo parágrafo:

Continuai a imaginar que, para além dessa história, outro dos bels-prazeres do professor era dizer ao meu melhor amigo, que andava no conservatório, que tinha feito um péssimo teste, quando na verdade, ou nos caprichos, não tinha. Sempre lhe fez isto. E no 6º ano, mesmo com um historial destes, o homem continuava a fazer-lhe isto. Só parava quando o rapaz já começava a pensar que desta vez era mesmo a sério e vinham-lhe as lágrimas aos olhos. Pois bem, no último teste do 6º, ele resolve fazer-me o mesmo, mas como eu tinha estudado tanto para aquele teste como estudei para os outros e o ouvido não sofreu nenhum traumatismo, eu convenci-me de que era tudo teatro, como de costume, e não chorei. Clave de Sol mal desenhada? Façam-me o favor. Em 2 anos e sei lá quantos testes, inclusive os do 5º, nunca fiz mal uma clave de sol e agora é que ela está mal feita? Teatro! Só podia ser o teatro do costume (para quem não sabe, eu aprendi que, quando a clave de sol está mal feita, toda a partitura daí em diante é cotada como 0). O que é certo é que dessa vez veio um Suficiente e não era Insuficiente porque o professor, segundo o próprio, era bonzinho.:rolleyes: Enfim, ele gostava mesmo de gozar com a nossa cara.

Sempre fiquei com isto na cabeça. Sempre me questionei se teria realmente ficado com aquela nota, se tivesse chorado.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, D007 disse:

Eu não digo que não se deva experimentar a área das artes e da música na escola, aliás acho muito bem que o façam. A questão é que não é no exame que vão experimentar...

Pelo teu ponto de vista, então também não faz sentido haver exames de Português ou Matemática nesse ano quando for a vez deles, no entanto defendeste-os...

há 11 horas, Francisca disse:

Então os vossos de associação e ordenação são iguais aos nossos, um erro e é 0. Deve ser assim em todas as disciplinas, mas eu acho que se há patamares de resposta para outras perguntas, neste tipo também poderia haver.

Esta medida foi introduzida no ano anterior ao meu, se não me engano, como maneira de evitar "acertos por acidente" :rolleyes: 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Jota disse:

Pelo teu ponto de vista, então também não faz sentido haver exames de Português ou Matemática nesse ano quando for a vez deles, no entanto defendeste-os...

Não. Eu fiz uma comparação com o que acontecia até agora, que era exames de Matemática e Português no 6o ano. E que, na minha opinião, sempre era melhor, apesar de tudo o que pudesse estar mal. Ainda para mais o 5o ano é um ano de transição.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não, mas penso que vou fazer para o ano. Foi difícil? Este ano, pelo que sei, colocaram escolhas múltiplas...

Eu achei bastante acessível. Tinha algumas coisas que me deixaram um pouco confuso, mas nada demais. Sei que tive uma mal/incompleta por não ter lido bem a pergunta. Espero que não me faça descer do 18.
Mas tenho de destacar a montanha russa chamada Anaconda (comecei-me a rir lá no meio e ficou tudo a olhar para mim :haha: ) e o facto deles nos métodos repetirem a mesma instrução duas vezes. Passei 15 minutos nisso a ver se havia alguma diferença entre os dois passos.
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, Jota disse:

Pelo teu ponto de vista, então também não faz sentido haver exames de Português ou Matemática nesse ano quando for a vez deles, no entanto defendeste-os...

Esta medida foi introduzida no ano anterior ao meu, se não me engano, como maneira de evitar "acertos por acidente" :rolleyes: 

Não querendo meter-me na conversa (ok, já o fiz xD), na minha opinião nessas idades não faz sentido qualquer exame, seja de português, matemática, música, trabalhos manuais, o que for. Mas já que fazem estas provas que definam exatamente as disciplinas que querem avaliar, porque não acho bem neste ano letivo fazer-se a x disciplinas, para o ano tudo diferente... claro que tudo deve ter mudanças a seu tempo, mas mudar as coisas de ano a ano... Eu mantenho a minha opinião, este ministro não tem jeito nenhum, à semelhança do seu antecessor. Aliás, o ensino em Portugal precisa de alguém em condições para levar uma reviravolta (no bom sentido). :)

E quanto à segunda frase em relação a esses itens, acho que podia haver subcotações na pergunta, mas em vez dos tais acertos por acidente se errássemos uma perdíamos uma certa cotação, se errássemos duas outra, e assim sucessivamente. Porque o "tudo ou nada" é um bocado mau, quantos pontos já perdi por isso... 

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que saudades de MACS. Só não tive 20 o ano passado porque a minha calculadora era diferente e então tive de aprender a mexer naquilo, falhava muitas vezes durante os testes. E depois no exame enganei-me numa conta a calcular um orçamento e perdi quase 2 valores, só por trocar um sinal :( 

há 1 hora, RuiCouto disse:

mandem os criterios de matematica a quando sairem

http://cdn.iave.pt/provas/2017/EX-MatA635-F1-2017-CC.pdf

Editado por Francisca
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Francisca disse:

Que saudades de MACS. Só não tive 20 o ano passado porque a minha calculadora era diferente e então tive de aprender a mexer naquilo, falhava muitas vezes durante os testes. E depois no exame enganei-me numa conta a calcular um orçamento e perdi quase 2 valores, só por trocar um sinal :( 

http://cdn.iave.pt/provas/2017/EX-MatA635-F1-2017-CC.pdf

Já saíram as notas e tive 20 nesta disciplina, mas a minha professora disse que no 11º ano a disciplina complica muito, tendo até Matemática do 12º ano...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 37 minutos, Televisão 10 disse:

Já saíram as notas e tive 20 nesta disciplina, mas a minha professora disse que no 11º ano a disciplina complica muito, tendo até Matemática do 12º ano...

É verdade, tens Probabilidades e em Matemática A dão isso no 12°. Dificulta mas ainda é acessível :) 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Resolvi agora um exame de BG e num dos grupos em que não me lembrava bem da matéria e respondi a quaee todas as escolhas múltiplas sem certezas quando vou ver os critérios está tudo certo :O:mosking: Eu preciso desta "sorte" na segunda-feira :haha: E engraçado que noutros grupos onde já sei melhor a matéria errei algumas, mas por má interpretação/distração xD

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Ambrósio disse:

Resolvi agora um exame de BG e num dos grupos em que não me lembrava bem da matéria e respondi a quaee todas as escolhas múltiplas sem certezas quando vou ver os critérios está tudo certo :O:mosking: Eu preciso desta "sorte" na segunda-feira :haha: E engraçado que noutros grupos onde já sei melhor a matéria errei algumas, mas por má interpretação/distração xD

 

Eu no exame algumas não sabia e acertei porque fiz  uma espécie de pim pam pum com o pai nosso nas que estava na dúvida!
E olha que acertei! :lol:

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 41 minutos, D007 disse:

@Ambrósio a parte da Formação do Sistema Solar não costuma sair em exame, pois não? :dontknow:

@Ruben Fonseca eu sei que tu também sabes. :haha:

Estuda essa parte dos planetas e assim, nem que seja só de passagem, porque eu no ano passado também pensava que não saía lá nada disso, não estudei nada e depois apareceu lá um grupo disso. :haha: Podia ter tido muito melhor nota se não me tivesse espalhado ao comprido nesse grupo. xD

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 43 minutos, D007 disse:

@Ambrósio a parte da Formação do Sistema Solar não costuma sair em exame, pois não? :dontknow:

@Ruben Fonseca eu sei que tu também sabes. :haha:

Tem saído pouco sim, mas estuda tudo. Ninguém sabe o que pode sair (quer dizer, se calhar alguma professora "comuna" sabe :mosking:). É impossível dominara matéria toda, mas às vezes o texto ajuda (infelizmente só agora perto do final é que passei a conseguir interpretar bem os enunciados xD). E ontem num exame qualquer que fiz a reposta a uma de desenvolvimento estava TODA no texto. Espero que amanhã tb aconteça algo assim, mas temos de estar preparados para tudo... Eu hoje vou rever a teórica, os resumos da matéria e tal.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, Ruben Fonseca disse:

Estuda essa parte dos planetas e assim, nem que seja só de passagem, porque eu no ano passado também pensava que não saía lá nada disso, não estudei nada e depois apareceu lá um grupo disso. :haha: Podia ter tido muito melhor nota se não me tivesse espalhado ao comprido nesse grupo. xD

Então isso foi na 1a fase, certo? É que eu ontei estive a fazer a 2a fase e a EE e não vi nada xD

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Ruben Fonseca disse:

Estuda essa parte dos planetas e assim, nem que seja só de passagem, porque eu no ano passado também pensava que não saía lá nada disso, não estudei nada e depois apareceu lá um grupo disso. :haha: Podia ter tido muito melhor nota se não me tivesse espalhado ao comprido nesse grupo. xD

E se não me engano tb saiu hormonas vegetais (auxinas, etc.) não foi? Resolvi esse exame há uns dias. Essa parte nem demos muito bem em aula, porque deixámos esse módulo da regulação a meio em Junho do ano passado e depois voltámos a dar em Setembro e já ninguém se lembrava de nada (férias e tal xD) e a parte das fitohormonas foi dada a correr. 

O que eu gostava mais que saísse era:

  • Geo10 - Qualquer coisa menos sistema solar xD
  • Bio10 - Nada Modulo inicial e transporte nos animais
  • Bio11 - Reprodução, Evolução e Sistemática (ou seja qualquer coisa menos síntese proteica)
  • Geo11 - Rochas Magmáticas

Amanhã veremos :yes:

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 minutos, D007 disse:

Então isso foi na 1a fase, certo? É que eu ontei estive a fazer a 2a fase e a EE e não vi nada xD

Sim, foi na 1ª fase. Não fui à 2ª portanto não faço ideia o que saiu, nem vi o exame por curiosidade. :haha: 

há 7 minutos, Ambrósio disse:

E se não me engano tb saiu hormonas vegetais (auxinas, etc.) não foi? Resolvi esse exame há uns dias. Essa parte nem demos muito bem em aula, porque deixámos esse módulo da regulação a meio em Junho do ano passado e depois voltámos a dar em Setembro e já ninguém se lembrava de nada (férias e tal xD) e a parte das fitohormonas foi dada a correr. 

O que eu gostava mais que saísse era:

  • Geo10 - Qualquer coisa menos sistema solar xD
  • Bio10 - Nada Modulo inicial e transporte nos animais
  • Bio11 - Reprodução, Evolução e Sistemática (ou seja qualquer coisa menos síntese proteica)
  • Geo11 - Rochas Magmáticas

Amanhã veremos :yes:

 

Já não me lembro de quase nada do que saiu tbh. Lembro-me do Sistema Solar e planetas porque também tinha na cabeça que não ia sair, já que isso quase nunca aparece, e depois saiu lá. Quando comecei a somar as escolhas múltiplas nesse grupo até me assustei. :ph34r: 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...