Jump to content

Memórias SIC


João

Posts Recomendados

há 1 hora, Ambrósio disse:

Sim, eu percebi, mas parecia ser só de desgraças, foi a impressão que tive xD

Tudo muito diferente do talkshow da tvi agora. Quer na apresentadora, quer nos temas. Só lhe faltava o 760. O melhor talkshow da sic foi mesmo o SIC10horas/Fatima. Estudio grandioso, montes de colaboradores e temas diversificados, uma banda ao vivo. Até o passatempo de 760 (a arvore das patacas) era fixe de se ver. Os talkshows tambem cairam em desgraça muito pela falta de investimento (como praticamente tudo na tv portuguesa).

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Ivo disse:

Eu acho que os primeiros 6, 7 anos do século 21 ainda foram bastante bons, depois é que as coisas foram regredindo aos poucos...

Para mim nem isso. Em 2001/2 já não havia variedade nenhuma no HN das privadas, eram só novelas e diários de reality shows. Os filmes e as séries (Ficheiros Secretos, Ally McBeal, por exemplo) que antes davam em HN por essa altura já eram chutadas para madrugada alto...

Editado por Rangel
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Vascof2001 disse:

A SIC nos seus primeiros meses:

Tenho duas perguntas referentea ao que aparece aos 3:38

1º- Que programa/filme estava a ser autopromocionado?

2º- O que era "Um planeta, Uma família"?

1 - Aquilo é a continuação da promo ao cinema para o mês de Janeiro de 93, o LUSITANIATV cortou as cenas dos filme por causa dos direitos.

2 - Era uma série documental.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Shark Tank 1 era bom, a segunda edição era fraca, até os próprios tubarões não gostaram de fazer. As propostas não eram nada de especial.

Exato. Era muito bom, mas aquilo, não sei por que, começou a não passar tão facilmente lá para a 5ª emissão. Antes, eu não dava pelo tempo passar, depois foi-se tornando "sofrível", do género "nunca mais acaba". Acabei por não acompanhar até o fim.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, srcbica disse:

Exato. Era muito bom, mas aquilo, não sei por que, começou a não passar tão facilmente lá para a 5ª emissão. Antes, eu não dava pelo tempo passar, depois foi-se tornando "sofrível", do género "nunca mais acaba". Acabei por não acompanhar até o fim.

É o tipo de programa que depois "farta". Eu também os primeiros via tudo, depois ia espreitando apenas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Ambrósio disse:

É o tipo de programa que depois "farta". Eu também os primeiros via tudo, depois ia espreitando apenas.

Mas eu antes já via a versão americana e aquilo não me fartava. E as primeiras emissões da portuguesa tinham uma dinâmica igual à americana. Depois, fiquei com a sensação de que estava mais lento, não sei...

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

«Chiquititas» estreou há 10 anos

A 20 de julho de 2007, a SIC estreou a sua nova novela infanto-juvenil para completar a sua oferta de ficção. Depois do sucesso de Floribella, um original argentino, protagonizado, em Portugal, por Luciana Abreu, a estação de Carnaxide apostou em mais uma adaptação de um original daquele país: Chiquititas.

Os responsáveis da SIC, nesse ano, afirmaram que «enquanto a Floribella é ao estilo de Cinderela, Chiquititas tem a história da Mary Poppins». Muito foi especulado acerca do rosto que ocuparia o lugar de protagonista, interpretando Lili Santana, mas foi Marta Fernandes que acabou por levar a melhor, vivendo um grande amor com Lucas (Nuno Pardal). Os vilões da trama estavam a cargo de Patrícia Tavares, Luís Gaspar e Sofia de Portugal, sendo que os primeiros davam vida aos donos do Lar do Monte, onde a história se desenrola, e Sofia era Laidinha, a empregada malvada do lar.

A novela contava a história de Madalena Santana, uma empresária de sucesso que tem como missão encontrar o seu filho perdido. Depois de uma visita ao Lar do Monte, Madalena sente uma grande conexão com três crianças: Lua (Beatriz Monteiro), Minorca (Tiago Delfino) e Anita (Catarina Rebelo) e tenta encontrar uma maneira de lá voltar e tentar descobrir qual deles é, realmente, seu filho/a. A única forma de o fazer é transformar-se em Lili, a nova governanta do lar, que ensina aos meninos viver e sonhar, através da Música. No final, é revelado qual dos três meninos era, efetivamente, filho de Madalena. Minorca é a criança por quem a empresária procurava, passando a ser criado por Madalena e Lucas, que vivem felizes para sempre.

Chiquititas, inicialmente, era exibida de segunda a sexta, às 21h45, ou seja, na principal faixa horária do canal, mas devido às fracas audiências obtidas, o canal optou por transitar a novela para as manhãs, exibindo, então, de segunda à sexta, das 9h às 10h, antecedendo ao programa SIC 10 Horas, apresentado por Fátima Lopes. A estratégia levou o programa conseguiu alcançar o dobro da audiência anterior.

Dez anos depois, muita coisa mudou na vida dos atores. Algumas crianças e adultos, agora, dão vida a inúmeras personagens das novelas, outros atores decidiram enveredar por outros caminhos, mas todos ficaram marcados pelas personagens emblemáticas que ainda hoje são recordadas. A protagonista Marta Fernandes continuou com a sua carreira na representação, onde participou em algumas novelas da TVI e RTP, sendo que também participou numa peça de teatro e dedicou-se à sua carreira na música. Nuno Pardal integra o elenco de Ouro Verde, principal novela da TVI, sendo que já fez parte de várias produções da estação de Queluz de Baixo nestes últimos anos. Catarina Rebelo, a pequena Anita, faz parte do núcleo principal da novela da SIC, Amor Maior, onde também tem sido presença fixa. Sofia de Portugal continuou a dar cartas na representação, mas atualmente é professora numa escola de formação de atores. Francisco Fernandez, o Susto, tem apostado na sua carreira na representação e, de momento, está em antena na novela da RTP, O Sábio.

 

Já 10 anos? :O

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, LFTV disse:

Ainda me lembro de ver o primeiro episódio das "Chiquititas" na SIC. Para novela juvenil até não foi má e tinha bons cenários.

Eu via sempre no início :mosking: Lembro-me de gostar. Mas depois deixei de ver, nem sabia bem quando dava, nem o último episódio vi xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 26/07/2017 at 08:57, Ivo disse:

Eu por acaso segui fielmente do inicio ao fim e gostei. E os miúdos, no geral, eram talentosos. E havia muita "magia". Mas também era adolescente, se calhar hoje em dia já não teria paciência...

E descobriram-se bons actores por lá, a Catarina Rebelo por exemplo. E a Marta Fernandes também é boa actriz, já tinha começado no ANHQV mas eu vi-a primeiro nas Chiquititas. Quando a vi depois em ANHQV nem parecia a mesma (em personalidade) :P 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Numa Espécie de balanço, deixo-vos algumas opiniões relativas aos primeiros anos na SIC, em que quer queiramos quer não, foi uma televisão criativa. A novidade inicial, que chamou a atenção do publico mais jovem, levaria em pouco tempo a juntar as componentes "lamechas", brejeira, "pimba", mas que permitiu, após conquistada a fatia de publico necessária, apostar numa programação de qualidade, dentro do possível.

Nao tive SIC inicialmente. Só viria a conseguir sintonizar na minha casa no verão 1995. Não podendo acompanhar este inicio ao pormenor, ia acompanhando com alguma regularidade pois passava muito tempo na casa da minha avó, onde o canal esteve disponível desde os primeiros tempos. Antes de focar me na fase pós- verao 95, vou falar um pouco dos primeiros tempos.

A primeira recordação que tenho é de ver nas revistas e, pontualmente na própria antena, as novelas. E é sobre as novelas exibidas nesta primeira fase da SIC que este comentário vai insidir mormente. Nos primeiros meses, as em reposição. Sempre adorei novelas e tinha ainda muito marcada a lembrança de Roque Santeiro. Mas nao tive oportunidade de ver. Dava num horário em que ainda estava nas aulas. Também tive pena de nao poder rever SassaMutema, que também me recordava bem ( tinha dado em 1991). A aposta na popularidade de Lima Duarte era evidente. Lembro.me também do mítico Agua na Boca, que vi, de fugida, uma ou outra vez, porque aquilo nao era para crianças verem. :) Mas era uma tentação, pois era de facto, uma ousadia para o que era visto até ali. Também me lembro Retrato de Mulher ( não me lembro da história nem dos episódios, mas lembro me de ser emitida) . 

Mas o primeiro ano, ano e meio, apesar da novidade, não foi marcado pela popularidade da grelha. Havia muitas falhas. 

Lembro-me ( tive a entrevista durante anos) de ler na Tv7Dias o Emídio Rangel apresentar, em finais de 1993, "O Grande Ataque ao Canal 1", onde apresentava a nova grelha de programas com a estratégia de "Novela Contra Novela, Jornal contra Jornal". Basicamente, a SIC apresentava, depois de algumas hoscilaçóes nos horários - Renascer dava a hora do Telejornal, até á data, o jornal da Noite dava mais cedo, etc - uma grelha de programas fortissima, onde a arma fatal era o recente exclusivo com a TV Globo. 

O 1º ataque dã-se as 20:40, com a estreia de Mulheres de Areia ( uma co-produçao SIC). A publicidade á novela foi imensa. A Imprensa escrita estava inundada de chamadas á novela do tipo "Uma é como um mar de calmaria, a outra é mar revolto em dia de temporal".. com Gloria Pires ( outra arma que a SIC usou em massa, a popularidade da atriz, que ja tinha várias novelas exibidas em portugal, apesar de ter cerca de 30 anos na altura e  que se tinha consagrado definitivamente em Vale Tudo, emitida no Canal 1 em 1990).

Depois de Mulheres de Areia estrear, a grelha da SIC mudou profundamente, com o jornal da noite a começar a fazer o seu caminho ( caminho dificil, contra um Telejornal demolidor) e a linha de entretenimento após a novela a começar a delinear-se, com múltiplas e diversificadas propostas. De Sitcoms, como Ora Bolas Marina, a Cenas de Um Casamento, passando por Minas e Armadilhas, Labirinto, O Perdoa- me com a Xanão, o lendário Chuva de Estrelas, com a grande aposta na Catarina Furtado, entre tantos outro.

Ao meio dia, surgia Tropicaliente, para combater Perigosas Peruas, do Canal 1, lider absoluto no horário. Emidio Rangel dizia tratar-se de uma superproduçao, comparável a Mulheres de Areia. E o que é um facto é que a novela cedo encostou no Canal 1, que após o fim de PP, recorreu a um titulo venezuelano para o horario, por já nao dispor das novelas da Globo. Daí para a liderança absoluta de 4 por 4, que veio na sequencia, foi um pulo. já estávamos nos inicios de 1995, quando 4p4 terminou.

Mas Tropicaliente tinha uma "ajudante", que se batia com o programa Viva a Manhã, de MLG, as 11 horas, que era a novela venezuelana Mulher Proibida. Emidio Rangel disse a respeito "Não se pode comparar a uma novela da Globo, mas é uma ótima produçao. E era. Dentro do género ( folhetim puro) era uma novela recente, de horario nobre da Venevision bem produzida.

No HN, na sequencia de Mulheres de Areia ( que em 3 tempos mordeu os calcanhares ao Canal 1, que exibia, inicialmente Mandada e, depois,  Fera Ferida, esta ultima a revezar a liderança varias vezes com a rival) entrou A Viagem e a consolidação continuou. Depois de ter tido direito a exibir duas novelas das 8 em sequencia - De Corpo e Alma e Renascer - a SIC perdeu a vez de Fera Ferida para o Canal 1 e recorreu as novelas das 6 e das 7 ( com muita sorte pois foram otimos produtos) e foi com elas que chegou a liderança destacada. Em 1994, A Viagem terminou já a liderar o horario, contra 74.5 Uma Onda no Ar, a novela da TVPlus estreada entretanto pelo Canal 1.

Nos finais de tarde, depois de terminada Renascer e  O Mapa da Mna e de serem feitos os devidos ajustes nos horários, a SIC aposta forte em Sonho Meu, fixando o horario da novela da tarde as 18.20, depois de Praça Publica e antes de O Juiz Decide. E criou um bloco poderoso de programação. O potencial de SM nao deixou margens e abriu um caminho importante para a SIC, num horario em que Herman Jose e o Com a Verdade M´Enganas ainda tinham mt power.  

Havia ainda espaço para Olho no Olho, as 14:00, depois de 1Jornal e Os Donos do Jogo.  A novela acabaria por terminar as 11:30, depois da SIC nao suceder Mulher Proibida imediatamente no hoaririo da manhã, mas em virtude de uma ligeira mudança de horários ocorrida em 1994, em meados do 1º semestre, em que passa a emitir o 1º jornal as 13:30, 4p4 as 12.30 e Olho no Olho as 11.30 e era estreado o programa de culinária As Receitas do Dia de Carlos Capote. Pouco depois esta última termina e é substituída por Por Amarte Tanto, outro titulo venezuelano ( ótima, refira-se). Esse horario mantem-se até Setembro, altura em que PAT assume as 11.00, As Receitas o das 11:40 e 4p4 o das 12.10, assim se mantendo.

As 18:20, depois de Sonho Meu, entra Pátria Minha, sub titulada de Vidas Cruzadas. Em HN, na sequência de A Viagem entra Irmãos Coragem - que assume em definitivo a liderança do HN, apenas ameaçado com Laços de Família, no rescaldo do boom do BigBrother.

Nota para o facto das novelas na época serem emitidas - todas - de segunda a sábado. E eram exibidas algumas séries da Globo, como Memorial Maria Moura, que era entretanto emitida ao Sábado em HN também.

No já longínquo ano de 1995, a SIC substitui todas as novelas em antena, nomeadamente 4p4 pela rrepetição de Felicidade, Patria Minha ( que na fase final assumia o horario de segunda a domingo, com exibiçao de duplo episodio ao fim semana) por repetiçao de Escrava Isaura (Compacto 15 capitulos) e, logo em seguida, a repetição de Tieta ( exibida inicialmente as 18:20, passando pouco depois, no horario de verao, a ser emitida das 18 as 20 e acabando das 19 as 20) E Irmãos Coragem por A Proxima Vitima. Nesta época, já nao havia para ninguém. A SIC liderava todos os horarios de novelas com shares bastante expressivos e ratings altíssimos. Tieta dava ao final da tarde 14..15 de rtg, IC ia facilmente aos 21..22..23 ( contra os 14..15 da concorrente 74.5, do Canal 1), APV chegava aos 25...26...acabado como toda a gente sabe a bater nos 35. 

Ao domingo, em HN na época era exibida Engraçadinha.

Pouco depois, a SIC resolve começar a exibir uma novela aos fins de semana em HN. Estreia História de Amor.

As 19, depois do estrondo que foi a reposição de Tieta, a SIC opta por continua a exibir novelas em reposição, as como ela chamou "novelas de ouro da Globo". Sinhá Moça era a que se seguia. Com a novela do HN (APV) em exibição quase simultânea e a novela das 18 (HdA) a ocupar o HN de FDS a SIC preferiu deixar Cara e Coroa em carteira ( era uma opçao de emidio rangel, ja praticada com Patria Minha, que ficou guardada para as eventualidades). SM ficou longe dos valores de Tieta e pouco mais de um mes depois a SIC chama a si a novela Cara e Coroa para as 19, atirando SM para as 18, criando um "muro" intransponível no acesso ao HN.  CeC cedo voltava aos indices de Tieta, obtendo valores na casa entre os 12 e os 14 pontos.

Assim, por anos a SIC manteve esta lógica. 

Sem novela inédita para substituir Felicidade, a SIC recorre novamente a uma reposiçao e desta vez vai mesmo a um Clássico "antigo": Guerra dos Sexos. Estreada em Abril, a novela explodiria em audiências no período do verao, onde chegava a fazer 9 pontos de rtg ( optimo, na época, onde as novelas do horário davam 6, sendo verdadeiros sucessos).

para suceder APV, a SIC optou por manter a sua sucessora "natural" : Explode Coraçao. 

A SM, a SIC substitui pela reposição de novelas já por si exibidas, inaugurando esta tendência com Renascer. 

para substituta de CeC, entra Quem é Você, que mesmo nao sendo lá essas coisas, foi um grande sucesso. O final da novela as 19 horas chegou perto dos 17 pontos de rtg.

1996 era ano de Europeu e a SIC tremeu na base com o exclusivo da RTP. Emidio Rangel disse á epoca que as armas que tinha eram novelas e eram novelas que ia utilizar. E Se assim pensou, melhor o fez. Com Explode Coraçao a fazer valores astronómicos , sempre na casa dos 25..26 pontos e com HdA, depois de um inicio mais discreto, muito por ser emitida apenas ao FDS, a assemelhar-se nesses valores, em Maio o diretor coloca a novela de Fim de semana a ser emitida em dupla com EC. Assim EC era emitida das 20:50 as 21:30 e HdA das 21:30 as 22:15. E o resultado nao se fez esperar. HdA salta para a liderança, perdendo poucas vezes para EC, mas ambas fazendo valores na ordem dos 27..28..29..30..31..Em vésperas de um verão tórrido e com Europeu na concorrencia.. Em inicios de Julho EC termina e HdA assume o horário sozinha e continua a saga de resultados astronómicos. Este entretanto permite á SIC estrear o Rei Do Dado na reentré, sem necessidade de recorrer a O Fim do Mundo no horario de semana. 

Quando em Maio de 1996 a SIC tira HdA do fim semana, estreia Vira Lata ( a única novela disponível, original). Apesar de liderar, os valores eram comparativamente á antecessora, vergonhosos. A novela amargava 13..14...por vezes 12 pontos de rtg. Aguentou ali alguns meses, até que a SIC alterou o horario, passando -a para as 12.20, a par dos ultimos capitulos de A Guerra dos Sexos ( AGS era emitida as 11:45 e VL as 12:20). Quando AGS terminou, VL assume o horário sozinha. No HN de fds estreia O Fim do Mundo, que nao atingindo os valores estratosféricos de HdA, recuperou o horario fixando-se na casa dos 18 pontos.

ORG continuava na senda das sucessoras e obtinha valores impressionantes, assim se mantendo ate Abril de 97.

As 18, depois de Renascer, revíamos De Corpo e Alma. As 19, depois de QéV, vinha Anjo de Mim. Todas com audiênciaas em linha das antecessoras.

Com A RTP, em 1994, 95 e 96, a procurar no mercado brasileiro tudo o que era novela disponivel fora da Rede Globo, a SIC mostrou alguma preocupação com um titulo que havia dado muito que falar na época da sua exibição no Brasil - Tocaia Grande - e com a TVI a exibir Xica da SIlva, a estação de Carnaxide decide entrar na disputa e acaba por adquirir a novela. Não tinha como prioridade exibi-la, mas sim evitar que a RTP a exibisse. E compro-a e manteva-a em carteira algum tempo até que decide exibi-la na sequência de Vira Lata. 

A Indomada entra em exibição após ORG e, por incrível que pareça, os rtg de 28..29..30..33 que a novela de Benedito alcançava facilmente, mesmo na fase de tédio absoluto que omina a novela do meio para o fim, e a nova novela, apesar de ser líder de audiências destacadissima no seu horario, ve   os valores a andarem na casa dos 22..23..25. Começou nesta altura a ser normal programas nacionais semanais obterem melhores valores que a propria novela ( proeza antes so conseguida pelas Sitcoms exibidas entre o Jornal e a propria novela.

As 18 horas, depois da ensonada DCeA, entra a repetiçao de Mulheres de Areia ( sempre na casa dos 10 pontos de rtg ao incio da tarde) e, depois de Anjo de Mim vem O Amor Está no Ar, com a qual a SIC vê os valores medios das 19 horas baixarem. A novela inedita tinha resultados praticamente empatados com a reposiçao que a antecedia.

Aos Fins de Semana, depois da curta OFdM, entrou Salsa E merengue, e por lá se manteve durante muitos meses, obtendo valores bastante oscilatórios ( muito mais por culpa do arrasto que sofreu durante meses a fio aos fins de semana que pela novela em si). ia de 22..23..a 14..13.. Chegou, inclusive, a ser emitida durante duas ou tres semanas as 19 horas de fim de semana ( horário que viria a ser preenchido pela reposição de Sonho Meu, durante algumas semanas).

Após A Indomada, a SIC altera a lógica de programaçao e em vez de estrear a sucessora natural - Por Amor - no HN, prefere Anjo Mau. A aposta em si nao foi má, pois a novela das 18 recuperou os valores "normais" das novelas da noite, ligeiramente beliscados por A Indomada, que só viria a obter valores mais expressivos na fase final - e longe dos de EC, HdA e ORdG. Anjo nao explodiu para os 29..30..30 e poucos mas manteve uma média de 26..27.

As 19, entrava entoa Por Amor ( no mesmo dia que Anjo estreou em HN) e rebentava. Recuperou de uma penada o publico perdido com O Amor Está no Ar e a determinada altura estava com valores médios de 15,16 de rtg as 19. Quando Anjo Mau se encaminha para o fim, a SIC depara-se com um problema, que havia ignorado nas estreias. Anjo mau era curta ( quando acabou a exibição na SIC ainda Por Amor estava no ar no Brasil e a SIC não tinha novela para exibir na sequência.  Esticar a novela com "troques" nao era soluçao, pois era necessária alguma margem entre a exibição original e a da SIC, para evitar problemas futuros.  E estrear Era Uma Vez em HN tambem nao era opção. Assim, a SIC promove Por Amor para as 21, na fase final e estreia Era Uma Vez as 19. Nenhum dos horários ficou comprometido, apesar de Por Amor nunca ter tido os valores que teria e merecia, se tivesse sido exibida sempre as 21 horas ( HdA mandou lembranças na época :)

Com Tocaia Grande, a SIC arruinou o horário de almoço,. A novela foi amplamente rejeitada, sendo atirada para as 11 horas e dando lugar ao Imagens Reais, um programa de Tv Choque que era um fenómeno de audiências em HN. Apos a novela arrastar-se as 11 da manhã até ao seu final, a SIC decide sucede-la com a recem re-estreada Sono Meu, que ocupava o horario das 19 de fim de semana ( poucas semanas, refira-se) e manteve a novela as 11 horas praticamente até ao seu final, onde começou a reagir e voltou a ocupar as 12 horas. 

As 18, depois de MdA, toda a gente esperada a reestreia de A Viagem. Não só pela lógica, como pelos belissimos valores que MdA vinham a fazer. heis que nao quando a SIC anuncia a reestreia de Pátria Minha.  Os valores cairam a pique. Tanto que Maria do Bairro, na RTP1, tornou-.se um sucesso. Foi necessário,a  determinada altura, a SIC trazer para as 18 Corpo Dourado, que ocupava ha poucos meses o horario deixado vago por Salsa e Merengue e deixar de exibir novelas ao fim de semana. Tanto porque nao tinha novelas inéditas disponíveis, ( estava no ar Era uma vez, Corpo Dourado e Por Amor/Torre de Babel) como os resultados de Corpo Dourado era bastante medianos.

Após Sonho Meu, a SIC esperançada que havia recuperado o horario e com fé que Baila Comigo ia ser a nova Guerra dos Sexos, aposta na 1º novela de HN do Maneco e afunda de vez o horario. A novela acabaria por ir parar as 10 da manhã, dando lugar ao Fatima Lopes, que passava a dar em dose dupla - de manhã e a tarde Só alguns anos depois voltaria a apostar no horario, nao tanto pela necessidade de um produto do tipo no horário, mas pela necessidade de exibir Zaza, que havia sido passada á frente, entre Salsa e Corpo Dourado e a SIC tinha que exibi-la por obrigação contratual.

Os fins de tarde passaram a ser ocupados, depois da dupla Corpo Dourado/ Era uma Vez, por duas novelas inéditas. Meu Bem Querer e Pecado Capital Seguram-se e, depois, A Força do Desejo e Andando nas Nuvens, que estreia as 18 e 19 respectivamente e acabam por trocar de horario entre si, dado o sucesso da 1ª. A iniciar  o século, seguem-se Vila Madalena e Esplendor.

No horário nobre, depois do "remendo" de Por Amor, estreia a polémica Torre de Babel e, depois Suave Veneno. Torre de babel retoma os valores de Anjo Mau e SV, apesar de ligeiramente mais fraca em media, segurou facilmente a liderança destacada. Terra Nostra fecha o Século.

Um aparte para a referencia á exibiçao, no verao de 1999, as 14 horas, da miniserrie Chiquinha Gonzaga.

  • Gosto 2
  • Obrigado 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...