Jump to content

Memórias TVI


_zapping_

Posts Recomendados

Nessa altura, os resultados também estavam estupidamente altos. Foi um período em que a GFK estava a começar a medição das audiências. A polémica foi tanta, que tiveram que fazer vários ajustes nas amostras.

Ainda me lembro de haverem resultados da GFK e da Marktest simultaneamente e na Marktest, Louco Amor vencia DD, na GFK era ao contrário. :haha:

Editado por Figo
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
2 hours ago, ATVTQsV said:

Início e fim: separador de publicidade raríssimo da TVI. Será de fins de 1999/inícios de 2000?

 

Só pode ser do início de 2000, altura em que apareceram os operadores de telefone fixo privados. Não me lembro dele, de todo. 
A verdade é que só conhecemos o grafismo da TVI de meados de 2000 em diante (e de novembro de 99 para trás), não há quase nada do início do ano.

Parece ser uma época em que a TVI mudava de grafismos como quem muda de camisa, depois da relativa estabilidade deste (embora o de separador de publicidade tenha mudado duas vezes), entre o final de 97/inicio de 98 e a rentrèe de 1999:

Em Setembro de 1999 mudaram para este (quadro de programação, separadores, promos):

Depois em meados de 2000 e até à mudança radical de setembro, este:

 

Editado por Rangel
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 28 minutos, Ipame disse:

A sofia Ribeiro pôs silicone de certeza 

Põs, mas isso não é nenhuma novidade e não tem mal, é uma escolha dela. A maioria das atrizes põe. A Sara Matos também era uma "tábua" nos Morangos e agora nota-se que tem silicone.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora, uma breve resenha dos grafismos de programação (do dia inteiro) da TVI nos anos 90, desde a fundação até 1999 quando passou a ser um pouco mais fútil.

Spoiler


No primeiro ano a TVI tinha locutoras de continuidade como na RTP da era croma. Este exemplar de fecho de emissão é do verão de 1993 e a grelha tinha como fundo o 4 a voar na posição do separador da caravela, criado por Martin Lambie-Nairn. Igualmente o tipo de letra utilizado pelo canal nesta altura tem uma clara influência daquilo que fazia nos anos 90, pouco tempo depois do nascimento da TVI, a S4C usou um tipo de letra parecido para as suas promos.

Aqui a sequência não era como na RTP e na recém-nascida SIC: era a grelha de programação, uma promo (aqui cortada por estar num vídeo de anúncios do mesmo dia) e o "programa"/separador Adeus com uma breve reflexão.

Passado alguns meses (supostamente quando o Encontro passou a encerrar a emissão e quando a grelha passou a ser em off), o separador do Adeus foi substituído por este em cima com o símbolo do canal a mudar de cor. A mim parece-me o encerramento do Canal 13 do Chile que muitas crianças assustou na altura, agora só faltava uma narração e um "até amanhã, se Deus quiser", onde supostamente o "se Deus quiser" era supersticioso já que alguns achavam que o telespectador que via o fecho não iria viver no dia seguinte. De acordo com a descrição do vídeo (publicado pelo @LP 98), diz que deu de 20 de Fevereiro de 1993 até meados de 1994, quando na verdade nos primeiros meses era o Adeus e o canal deixou de ter um separador de fecho mais cedo.

Já no início da primavera de 1994 o canal usava o separador da caravela (vista aqui em tons de roxo por estarmos na Quaresma) tal como no segundo vídeo. Agora a TVI tinha grelhas de programação a condizer com a estação do ano em que estávamos.

 

Mais dois exemplares, respectivamente, da primavera e do verão de 1994, quando a TVI estava a distanciar-se do seu primeiro ano a fazer basicamente tudo para diversificar a sua oferta.

Da fase transitória (novos grafismos para os noticiários e símbolo para o separador apesar de ainda usar o 4 no ecrã) entre Setembro de 1994 e Fevereiro de 1995 não há registos. Igualmente até Setembro de 1995 (ou se calhar um pouco mais cedo) também não existem registos porque a TVI não usou os grafismos que mudavam consoante a estação do ano.

Grafismo de Setembro de 1995 na sua terceira fase: primavera de 1996 em tons de verde. No Natal e inverno era azul e no outono anterior era alaranjado. Por esta altura já não havia ninguém a dizer a grelha de programação e ficávamos só com o instrumental da TVI.

www.dailymotion.com/video/x68f9v4

Um fim de emissão da "era Carlos Cruz", adoptado em Setembro de 1996 aquando da introdução de um novo símbolo, a esfera. Julgo que este grafismo durou sensivelmente um ano. Agora, sem instrumental próprio, a TVI colocava uma música qualquer.

Este acho que foi o último, mas deve ter havido um outro grafismo antes deste: o de 1998 a 1999, numa altura em que a TVI estava a viver uma crise de identidade pior que a da RTP nos anos 80. Terminada a grelha seguia-se um separador com um slogan que juro que não deu fora do tal. Depois, no fecho, seguia-se a emissão de um programa de meia-hora de televendas, como o Paris Shopping, as Novidades Incríveis da extinta Quantum e a TV Shop. Depois dava a mira.

 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

13 de Setembro, da '4' já só restava o logotipo e o Informação 4, que acabou no início de Outubro.

O voz-off das promos (que não sei quem é) pouco depois estava no Canal1 onde aparece até finais de 1996 (aí já RTP1), salvo erro.

Editado por Rangel
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Franciscojrb disse:

Revejo estas imagens e fico sempre com uma lágrima no canto do olho. Tudo isto fez parte da minha infância e adolescência. ❤️

https://youtu.be/wgMjscatJj8

O que fizeram com a ficção?, só espero que Onde Está Elisa?, Valor da Vida e a Teia salvem a honra do convento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um ÊXITO absoluto!

Encerramento da TVI, como 4, na noite de domingo, 20 de Junho de 1993. Inclui o 4 Estações, o separador que já foi publicado separadamente e a mira verde (juro que não estou a inventar).

Ainda nesta altura a emissão parava à tarde para dar a mira com a emissão da RFM. Gostava de saber como era o fecho, se metiam o separador de abertura que no ano seguinte passou a ser de fecho. E nada sobre o separador com o 4 que mudava de cores, deve ter sido estreado no fim do ano para depois ser substituído pelo separador normal de abertura ao fecho.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, ATVTQsV said:

Um ÊXITO absoluto!

Encerramento da TVI, como 4, na nnoite de domingo, 20 de Junho de 1993. Inclui o 4 Estações, o separador que já foi publicado separadamente e a mira verde (juro que não estou a inventar).

Ainda nesta altura a emissão parava à tarde para dar a mira com a emissão da RFM. Gostava de saber como era o fecho, se metiam o separador de abertura que no ano seguinte passou a ser de fecho. E nada sobre o separador com o 4 que mudava de cores, deve ter sido estreado no fim do ano para depois ser substituído pelo separador normal de abertura ao fecho.

De tarde era a emissão da Rádio Renascença e não a da RFM que era emitida. Não tinha ideia disso. Lembro-me, isso sim, de "ver" a emissão da RFM com a mira ao fim da noite.

Editado por Rangel
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, Rangel disse:

De tarde era a emissão da Rádio Renascença e não a da RFM que era emitida. Não tinha ideia disso. Lembro-me, isso sim, de "ver" a emissão da RFM com a mira ao fim da noite.

Só soube disto em 2016 nos super arquivos da Comarca de Arganil.

EDIT: Também o fecho de emissão de Julho de 1993 saiu da net.

Editado por ATVTQsV
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

7 hours ago, ATVTQsV said:

Só soube disto em 2016 nos super arquivos da Comarca de Arganil.

EDIT: Também o fecho de emissão de Julho de 1993 saiu da net.

Está no Dailymotion.

Quanto à emissão da RR à tarde, era uma solução de recurso para encher tempo que só deve ter sido usada nos primeiros meses. A TVI-4 quis - bem a meu a ver - iniciar logo de manhã para aproveitar o facto da SIC só arrancar a sua emissão às 16.30.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O conjunto de fotos que a TVI colocou no seu instagram a respeito dos 15 anos dos morangos com açúcar, rendeu quase 20 mil likes, quando, normalmente, as suas publicações rondam os 5 mil. É impressionante, mesmo após estes anos todos,  a força desta marca. (Claro que tinham de fazer asneira, pois colocaram uma foto da temporada 4 de verão quando deveria estar a foto da 6 ?? )

  • Gosto 3
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, Rodrigo Soares disse:

O conjunto de fotos que a TVI colocou no seu instagram a respeito dos 15 anos dos morangos com açúcar, rendeu quase 20 mil likes, quando, normalmente, as suas publicações rondam os 5 mil. É impressionante, mesmo após estes anos todos,  a força desta marca. (Claro que tinham de fazer asneira, pois colocaram uma foto da temporada 4 de verão quando deveria estar a foto da 6 ?? )

Eu acho que faz falta uma série destas no ar na TVI. Não digo o regresso dos Morangos mas uma série juvenil, virada para os jovens. Faz falta um lugar onde os atores possam estrear-se em televisão e começar a sua carreira, evoluindo aos poucos sem terem de se estrear logo numa novela da noite, onde têm maior pressão e muitas vezes não poderem evoluir como deve ser por serem ofuscados pelas grandes estrelas. Não sei se me entendem. Uma escola de talentos praticamente, como eram os Morangos. Nem que fosse exibido às 18h

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...