Jump to content

Recommended Posts

Posted
há 5 horas, ATVTQsV disse:

Ou quiçá mais filmes

O Pedro Ribeiro é mais diretor de rádio, de televisão acho que não deva entender muito de gestão de programação, a nível de criatividade e conteúdo pode até ser bom mas na programação deve ter alguém mais experiente tipo Hugo Andrade ou Nuno Santos.

Posted

Para mim o grande problema do Daniel Oliveira é o comodismo, mas o maior problema é as repetições, que acaba por cansar o telespetador, ou os episódios de 10 minutos nas novelas quando estão a terminar. 

Acho que em setembro, com a entrada dos estudantes na Universidade, era fixe exibir a Praxx na Sic Generalista, e ver se o público está receptivo a séries. 

• Like 2
  • LOL 1
Posted
há 10 minutos, rlazarini64 disse:

Para mim o grande problema do Daniel Oliveira é o comodismo, mas o maior problema é as repetições, que acaba por cansar o telespetador, ou os episódios de 10 minutos nas novelas quando estão a terminar. 

Acho que em setembro, com a entrada dos estudantes na Universidade, era fixe exibir a Praxx na Sic Generalista, e ver se o público está receptivo a séries. 

Comodismo acontece a todos os diretores, vamos ser sinceros.

Posted
há 14 horas, D91 disse:

Mas a SIC agora tem audiências horríveis e ele não está a fazer um trabalho muito bom. 

Não? Quem é líder de audiências?

Se o Daniel Oliveira não está a fazer um bom trabalho e é líder, então a tvi não consigo classificar...

Posted
há 7 horas, JMML disse:

Não? Quem é líder de audiências?

Se o Daniel Oliveira não está a fazer um bom trabalho e é líder, então a tvi não consigo classificar...

A TVI ainda está pior porque não consegue liderar contra uma SIC em modo automático, mas o Daniel não deixa de estar a fazer um mau trabalho mesmo liderando, as direções atuais da SIC e TVI estão a contribuir a passos largos para o desgaste da TV generalista 

• Like 3
  • Thanks 1
Posted
há 13 horas, Magazine disse:

Comodismo acontece a todos os diretores, vamos ser sinceros.

Foi assim que a TVI consegui perder a liderança, acomodou-se e não soube reagir a perda da Cristina Ferreira, a SIC está acomodar-se e vai correr mal.... 

Posted
há 50 minutos, RafaLopez disse:

A TVI ainda está pior porque não consegue liderar contra uma SIC em modo automático, mas o Daniel não deixa de estar a fazer um mau trabalho mesmo liderando, as direções atuais da SIC e TVI estão a contribuir a passos largos para o desgaste da TV generalista 

a sic está em modo 'remendos' tudo o que tem sido feito nos ultimos tempos é mexer aqui e ali para aldrabar shares diários, o método do Daniel é criar uma percepção de que a sic é lider e está tudo bem. Mas na realidade não está, a erosão das audiencias da sic é constante há mais de um ano (ou dois mesmo). Sim vão dizer a tvi não está melhor, mas a erosão da tvi não é tão acentuada , a tvi apesar destas fases sem investir acaba por estar mais equilibrada. A tvi não tem capacidade de pegar em 4 novelas da globo e tapar o acesso ao prime time e o late night durante um ano inteiro, por isso ressente-se mais no verão. E este ano ainda investiram no Extra...

Não é que se tenha feito alguma revolução e a tvi também ficou assente em dois ou tres programas para segurar a grelha: festa, goucha e BB (sazonalemente)... não se vislumbra nenhum investimento por aí além... Cacau vai ser outra novela que até pode ter boas audiencias mas será ali na mesma linha do habituai... 17\18  share...

• Like 5
  • Thanks 1
Posted
há 26 minutos, AndreRob disse:

a sic está em modo 'remendos' tudo o que tem sido feito nos ultimos tempos é mexer aqui e ali para aldrabar shares diários, o método do Daniel é criar uma percepção de que a sic é lider e está tudo bem. Mas na realidade não está, a erosão das audiencias da sic é constante há mais de um ano (ou dois mesmo). Sim vão dizer a tvi não está melhor, mas a erosão da tvi não é tão acentuada , a tvi apesar destas fases sem investir acaba por estar mais equilibrada. A tvi não tem capacidade de pegar em 4 novelas da globo e tapar o acesso ao prime time e o late night durante um ano inteiro, por isso ressente-se mais no verão. E este ano ainda investiram no Extra...

Não é que se tenha feito alguma revolução e a tvi também ficou assente em dois ou tres programas para segurar a grelha: festa, goucha e BB (sazonalemente)... não se vislumbra nenhum investimento por aí além... Cacau vai ser outra novela que até pode ter boas audiencias mas será ali na mesma linha do habituai... 17\18  share...

Exatamente. Desde 2020 que houve um desnorte na SIC e tudo tem piorado desde essa altura. Tem havido uma erosão de publico que nenhum dos canais tem conseguido estancar. Dizer que o Daniel tem feito um bom trabalho só porque a SIC é líder não corresponde de todo à verdade. Ele não tem inovado, não procura outros públicos, é tudo uma pasmaceira. O trabalho dele na verdade é péssimo assim como o da TVI. Maa ao contrário da SIC, a TVI não abusa de repetições e tem uma grelha mais arrumada e coerente com o ADN do canal.

• Thanks 1
Posted

Eu continuo a ter sérias dificuldades em assimilar o nome "Daniel Oliveira" na mesma frase que a palavra "péssimo" mesmo com todo desnorte e o défice de criatividade que a grelha da SIC tem acusado ao longo dos últimos dois anos. Será que já se esqueceram que estamos a falar do mesmo diretor que em menos de nada ressuscitou a SIC do mundo dos mortos e tornou-a líder de audiências em praticamente todos os horários? Daytime, entretenimento, ficção nacional, novelas da Globo, informação... já se esqueceram do "estado de (des)graça" e resignação completas em que toda grelha de programação da SIC se encontrava antes do Daniel tomar as rédeas do leme? 

Se a SIC está mal agora? Está. Mas a verdade é que tanto a RTP1 como a TVI também se encontram totalmente estagnadas e acomodadas quase que em exclusivo ás mesmas fórmulas do passado. Se a concorrência fosse um pouco melhor agora não tenho grandes dúvidas de que iríamos continuar a ver o mesmo Daniel interventivo e estratega dos primeiros tempos, duas características cujo significado nenhuma das últimas direções que o precedem devem sequer ter aprendido no ensino médio.

E ainda se estão a esquecer de um fator interno importantíssimo, que é a questão orçamental. O Daniel atualmente podia estar a fazer um melhor trabalho, mas justiça lhe seja feita ele gere a grelha com os recursos que lhe dão e não propriamente com o capital que ele gostaria de ter à sua disposição.

• Like 8
  • Thanks 1
Posted

O Daniel teve duas apostas certeiras, o Casados e a Cristina, que não só foram sucessos como conseguiram o feito (difícil) de mudarem a percepção do público da SIC. Juntou-se o crescimento da ficção que já vinha de antes, e ficou com o jogo completo. O problema foi que a desculpa da pandemia e o crescimento da TVI fizeram com passasse só a jogar pelo seguro e esgotasse os seus sucessos até mais não (Nazaré, Casados, Agricultor, Casa Feliz e derivados…). Se a TVI conseguisse agora um sucesso, a liderança saltava de vez.

• Like 2
Posted
há 1 hora, rvben disse:

O Daniel teve duas apostas certeiras, o Casados e a Cristina, que não só foram sucessos como conseguiram o feito (difícil) de mudarem a percepção do público da SIC. Juntou-se o crescimento da ficção que já vinha de antes, e ficou com o jogo completo. O problema foi que a desculpa da pandemia e o crescimento da TVI fizeram com passasse só a jogar pelo seguro e esgotasse os seus sucessos até mais não (Nazaré, Casados, Agricultor, Casa Feliz e derivados…). Se a TVI conseguisse agora um sucesso, a liderança saltava de vez.

O Daniel não teve só duas apostas certeiras. O reforço da Globo na grelha em 2018, a Júlia, o Agricultor, Nazaré, Terra Brava, Amor Amor, Golpe de Sorte, o programa ao fim de semana de manhã, a não-exibição das novelas ao fim de semana, A Serra e mesmo agora Sangue Oculto também foram boas apostas por parte do Daniel.

O problema do Daniel sempre foi a gestão, que se notou em ponto pequeno logo no início com os 3 finais de Paixão :rolleyes: e que, a partir de 2020/21, se foi espalhando pela grelha toda: com as novelas esquartejadas, as novelas da Globo a servirem para tudo nas madrugadas e a serem esticadas até às 2h30. 

• Like 7
Posted

Eu acho que atualmente o Daniel é o melhor diretor de programas da TV. 

Que está adormecido? Sim. Que perdeu folgor? Sim. 

Mas foi o que melhor trabalho fez em anos na SIC. Atrás dele só mesmo o Nuno Santos (regresso do Ídolos [que foi um sucesso], trouxe a Júlia e o Daniel Oliveira para a SIC, criou o Fama Show, a 1ª novela em parceria com a Globo (Laços de Sangue, que tem um Emmy), Alta Definição, VIP Manicure e o icónico Lucy).

O Daniel chegou cheio de folgor e fez a contratação mais bombástica de sempre na TV portuguesa, meses após ter tomado posse do cargo. Ainda antes da Cristina estar no ar, a SIC já mostrar ares de mudança com a Júlia e o Casados a fazerem bons números. Mas a Cristina cimentou tudo. 

Golpe de Sorte e Amor, Amor terão sido os maiores feitos ao nível de novelas. Mas em termos de ficção vimos ideias boas: as séries da OPTO, a série do Bruno Nogueira + Markl, os telefilmes de Natal.

Daniel pensa TV como pouco. Tem uma mente fresca e inovadora. Trouxe formatos ótimos para a tv : A Máscara, Traidores, Casados, Hells Kitchen, Arvore dos Desejos, Tabu. E os regressos de Salve-se Quem Puder, Idolos e Vale Tudo. 

O maior problema dele são as repetições e estender formato até cansar o telespetador (Vale Tudo, a própria distribuição da Máscara, Quem Quer Casar Com o Agricultor?, e as temporadas excessivas das novelas). Mas isso terá mesmo que ver com ideias dele ou orçamento? Isso é que não sei. 

Agora sinto que precisa de arrojar mais. Voltar a 2019. O que não deixa de ser curioso... na altura em que menos precisava de arrojar porque era líder destacado foi quando mais arrojou. Agora que tem a TVI a calcar-lhe os calos, e está em modo cruzeiro. O daytime precisa de um up (nomeadamente o Casa Feliz que merece voltar a ter a força do pós-PDC), encontrar algo forte para as 19h00 e pensar melhor nas novelas (por mais que a Papel Principal me pareça bem "no papel", receio que se correr bem vai ser prolongada até à exaustão). Gostava de ver uma contratação forte para as novelas: um Rui Vilhena, um Barreira (em plena força como no Destinos Cruzados, Meu Amor e Fascínios) ou até mesmo uma novela do Aguinaldo Silva para sublinhar a parceria com a Globo.

Precisa cimentar o domingo para além do RAP. O BB se não for inovador (que acredito que não será) não irá ter força. O Casados no Paraíso pode vir a funcionar muito bem e parece-me uma excelente aposta. Vamos ver. 

E e tem de acordar para os Sábados. Já ninguém suporta mais "Terra Nossa". Um nova solução é necessária asap.

• Like 13
  • Shock 1
Posted
há 1 hora, VTL disse:

Mas foi o que melhor trabalho fez em anos na SIC. Atrás dele só mesmo o Nuno Santos (regresso do Ídolos [que foi um sucesso], trouxe a Júlia e o Daniel Oliveira para a SIC, criou o Fama Show, a 1ª novela em parceria com a Globo (Laços de Sangue, que tem um Emmy), Alta Definição, VIP Manicure e o icónico Lucy).

O Daniel chegou cheio de folgor e fez a contratação mais bombástica de sempre na TV portuguesa, meses após ter tomado posse do cargo. Ainda antes da Cristina estar no ar, a SIC já mostrar ares de mudança com a Júlia e o Casados a fazerem bons números. Mas a Cristina cimentou tudo. 

Golpe de Sorte e Amor, Amor terão sido os maiores feitos ao nível de novelas. Mas em termos de ficção vimos ideias boas: as séries da OPTO, a série do Bruno Nogueira + Markl, os telefilmes de Natal.

Daniel pensa TV como pouco. Tem uma mente fresca e inovadora. Trouxe formatos ótimos para a tv : A Máscara, Traidores, Casados, Hells Kitchen, Arvore dos Desejos, Tabu. E os regressos de Salve-se Quem Puder, Idolos e Vale Tudo. 

O maior problema dele são as repetições e estender formato até cansar o telespetador (Vale Tudo, a própria distribuição da Máscara, Quem Quer Casar Com o Agricultor?, e as temporadas excessivas das novelas). Mas isso terá mesmo que ver com ideias dele ou orçamento? Isso é que não sei. 

Agora sinto que precisa de arrojar mais. Voltar a 2019. O que não deixa de ser curioso... na altura em que menos precisava de arrojar porque era líder destacado foi quando mais arrojou. Agora que tem a TVI a calcar-lhe os calos, e está em modo cruzeiro. O daytime precisa de um up (nomeadamente o Casa Feliz que merece voltar a ter a força do pós-PDC), encontrar algo forte para as 19h00 e pensar melhor nas novelas (por mais que a Papel Principal me pareça bem "no papel", receio que se correr bem vai ser prolongada até à exaustão). Gostava de ver uma contratação forte para as novelas: um Rui Vilhena, um Barreira (em plena força como no Destinos Cruzados, Meu Amor e Fascínios) ou até mesmo uma novela do Aguinaldo Silva para sublinhar a parceria com a Globo.

Precisa cimentar o domingo para além do RAP. O BB se não for inovador (que acredito que não será) não irá ter força. O Casados no Paraíso pode vir a funcionar muito bem e parece-me uma excelente aposta. Vamos ver. 

E e tem de acordar para os Sábados. Já ninguém suporta mais "Terra Nossa". Um nova solução é necessária asap.

O Aguinaldo já não trabalha na Rede Globo, por isso, a SIC podia contratar para escrever uma telenovela, uma vez que ele até mora em Portugal. Até pode convidar atores brasileiros para trabalhar numa telenovela cá, uma vez que Portugal, possui uma das maiores comunidades da União Europeia, algumas atrizes que já falaram que gostavam de trabalhar em Portugal: Giovanni Antionelli; Lília Cabral; Miguel Falabella; aproveitar atores/atrizes brasileiras que trabalham em Portugal.  Mas Aguinaldo tinha que juntar às suas melhores novelas e criar uma, imaginem Tieta+Roque Santeiro na mesma telenovela, adaptada aos tempos atuais, ia estoirar audiências. 

• Like 4
Posted

As fics, mds. O Daniel é apenas um Bruno Santos mascarado, não inventem :abismado4:

há 12 minutos, rlazarini64 disse:

O Aguinaldo já não trabalha na Rede Globo, por isso, a SIC podia contratar para escrever uma telenovela, uma vez que ele até mora em Portugal. Até pode convidar atores brasileiros para trabalhar numa telenovela cá, uma vez que Portugal, possui uma das maiores comunidades da União Europeia, algumas atrizes que já falaram que gostavam de trabalhar em Portugal: Giovanni Antionelli; Lília Cabral; Miguel Falabella; aproveitar atores/atrizes brasileiras que trabalham em Portugal.  Mas Aguinaldo tinha que juntar às suas melhores novelas e criar uma, imaginem Tieta+Roque Santeiro na mesma telenovela, adaptada aos tempos atuais, ia estoirar audiências. 

Deve ser uma realidade completamente diferente para os autores no brasil. O Aguinaldo ia logo pedir salário milionário :rofl: E se não me engano, os autores no brasil ainda devem ganhar por cada repetição da novela (corrijam-me se estiver errado). Ora, isso é já um grande entrave para a SIC :curtainpeek:

• Like 2
Posted
há 1 hora, rlazarini64 disse:

E orçamento para isso?

• Like 2
Posted

Para não falar que o Daniel ao longo do ano vai tentando diversos programas de entretenimento (tabu, all you need, Traidores, vale tudo, SQP, terra nossa...), não tem tido muita sorte com os números, por isso o público também tem aquilo que merece.. Ao contrário da TVI que é corrida a BB o ano inteiro menos no verão (ainda). 

O Daniel só tem o problema de esticar e remendar as novelas para fazer render, tirando isso não vejo um mau trabalho, pelo contrário, ele ainda vai arriscando. 

• Like 3
Posted
há 14 horas, Magazine disse:

As fics, mds. O Daniel é apenas um Bruno Santos mascarado, não inventem :abismado4:

Deve ser uma realidade completamente diferente para os autores no brasil. O Aguinaldo ia logo pedir salário milionário :rofl: E se não me engano, os autores no brasil ainda devem ganhar por cada repetição da novela (corrijam-me se estiver errado). Ora, isso é já um grande entrave para a SIC :curtainpeek:

há 13 horas, Guida disse:

E orçamento para isso?

O Aguinaldo vive em Portugal, alguns anos, sabe como isto funciona, ele foi o supervisor do argumento da novela Laços de Sangue, o Aguinaldo já não tem esse poder todo, uma vez, que as ultimas novelas dele, já não tiveram aquela audiência fantástica. A SIC pode ter orçamento para isto, em vez de ir para ilhas paradisiacas e pagar tudo e a todos, invista em novelas/séries de alta qualidade, que o retorno aparece. 

• Like 3
Posted

Eu a pensar que o Daniel iria estrear o Casados no Paraíso já este domingo e afinal vai dar o Não há o crise ... O Paraíso deve estrear no mesmo dia que o BB... Até aí ok... Mas, Não há crise, sério? É isto que o Daniel quer colocar contra a gala da TVI?

• Like 2
Posted
há 30 minutos, Lipeeh disse:

Eu a pensar que o Daniel iria estrear o Casados no Paraíso já este domingo e afinal vai dar o Não há o crise ... O Paraíso deve estrear no mesmo dia que o BB... Até aí ok... Mas, Não há crise, sério? É isto que o Daniel quer colocar contra a gala da TVI?

obvio que nao vai dar o nao ha crise :haha:

Posted
há 8 horas, rlazarini64 disse:

O Aguinaldo vive em Portugal, alguns anos, sabe como isto funciona, ele foi o supervisor do argumento da novela Laços de Sangue, o Aguinaldo já não tem esse poder todo, uma vez, que as ultimas novelas dele, já não tiveram aquela audiência fantástica. A SIC pode ter orçamento para isto, em vez de ir para ilhas paradisiacas e pagar tudo e a todos, invista em novelas/séries de alta qualidade, que o retorno aparece. 

Não falava só do Aguinaldo. Os atores que mencionaste não me parecem nada baratos. Para além de que os tempos das "vacas gordas" já terminaram e um alto investimento desses não compensa.

Posted
On 27/08/2023 at 17:00, VTL disse:

Por acaso acho que os maiores feitos ao nível de novelas da SIC do Daniel Oliveira foi mesmo Nazaré e Terra Brava, uma dupla de sucesso.

Posted
4 hours ago, SorNunz said:

Por acaso acho que os maiores feitos ao nível de novelas da SIC do Daniel Oliveira foi mesmo Nazaré e Terra Brava, uma dupla de sucesso.

Certo certo. Não estava tanto a falar de audiências, mas de legado. 

Nazaré é um Mundo Meu. E Terra Brava é um Feitiço de Amor. 

As outras duas tinham histórias de raiz originais e diferente.

• Like 3
Posted
On 27/08/2023 at 13:00, VTL disse:

Concordo contigo, o Daniel é um bom diretor de programas, sabe contra programar , sabe gerir conteúdos , mas como nada é perfeito na vida , nem mar de rosas, ele tem essa coisa de esticar programas, reduzir horários nas novelas até render mais, repetir mil vezes programas , mas acredito que seja por questões orçamentais pois uma televisão fica caríssimo apesar de ter patrocinadores . O Nuno Santos foi também um bom diretor de programas pena não conseguir alcançar a liderança da SIC pois tinha o lobo Moniz da TVI. 

• Like 4
Posted

O Daniel tem um perfil analítico, vincado no planeamento, organização, análise de dados e estratégia de programação.

A forma como as estreias desta reentré estão escaladas e como se espera que a grelha fique mais "limpa" é um bom exemplo disso.

Claro que se alguma das apostas não resultarem, se notará aquele comportamento mais errático (e lamentável para o espetador) nas decisões da gestão da antena.

Aspeto negativo: creio que lhe falta vivacidade como programador (era um equilíbrio e complemento que a Cristina Ferreira lhe trazia) e maior orientação do conteúdo para o espetador (por vezes demasiado resultadista).

• Like 4