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A Teia


Pedro M.

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há 2 horas, Duarte com D disse:

No entanto, não acho que devemos substituir tudo por series, principalmente se forem semanais, este formato até nos EUA está a morrer, e o que está a dar é despejar a serie toda num dia e as pessoas verem quando querem, como faz a Netflix.

O publico português não está habituado a ver coisas semanais, e a ter de esperar uma semana pelo novo capitulo, iam desapegar facilmente, portanto continuo a defender as novelas, MAS não nos moldes em que estão a ser feitas e apresentadas.

Concordo em absoluto. A transição teria de ser suave. Para mim o ideal seria começar a ter mini-novelas (entre 75 a 100 episódios) que lentamente começassem a enveredar pelo estilo narrativo de uma série (foco, precisão, originalidade), abandonando o engonhanço/palha da novela. E que acima de tudo se auto-dignificassem e dignificassem a inteligência e a exigência cada vez maior do espectador: com episódios de duração constante de 2ª a 6ª feira e um real investimento na parte técnica (é assim tão difícil ver o que os vizinhos aqui ao lado fizeram com a Casa de Papel?). 

Lembro-me de numa entrevista, acho que no ano passado, o Balsemão Júnior (quando foi questionado por que razão a SIC havia deixado de ter programas de humor) ter dito que o humor do canal estava agora nos núcleos cómicos das novelas... o que foi de uma falta de visão e de leitura da realidade de dar dó! É não perceber nada de nada de como estão cada vez mais compartimentados e dispersos os hábitos de consumo. Novelas intermináveis,  que gritam artificialidade por todo o lado, que vão a todo o lado e mais algum (hoje em dia uma novela tem de abordar tudo o que se passa na via láctea, tentando, pelo meio, fazer rir, chorar e induzir outras 30 mil emoções) estão mortas.

 

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Agora mesmo, Forbidden disse:

Não é verdade pra ti, pra mim e pra outras pessoas sim.

Achas que Ilha dos Amores ou Tempo de Viver têm uma produção superior à das novelas atuais? A nível de guião ou até bandas sonoras até posso concordar, mas em outros aspetos é claramente inferior. E é normal, foram feitas em épocas de menor inovação tecnológica e com meios mais precários.

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há 6 minutos, AGUI disse:

Achas que Ilha dos Amores ou Tempo de Viver têm uma produção superior à das novelas atuais? A nível de guião ou até bandas sonoras até posso concordar, mas em outros aspetos é claramente inferior. E é normal, foram feitas em épocas de menor inovação tecnológica e com meios mais precários.

Sim, já disse que sim (edição, banda sonora, guião e até na iluminação). Já pra nem falar que não tinham os filtros manhosos que a TVI começou a usar, para dar um ar de pseudo-série americana.

há 11 minutos, Kandinsky disse:

Concordo em absoluto. A transição teria de ser suave. Para mim o ideal seria começar a ter mini-novelas (entre 75 a 100 episódios) que lentamente começassem a enveredar pelo estilo narrativo de uma série (foco, precisão, originalidade), abandonando o engonhanço/palha da novela. E que acima de tudo se auto-dignificassem e dignificassem a inteligência e a exigência cada vez maior do espectador: com episódios de duração constante de 2ª a 6ª feira e um real investimento na parte técnica (é assim tão difícil ver o que os vizinhos aqui ao lado fizeram com a Casa de Papel?).

Se fizessem novelas de 160-180 eps para mim já estava ótimo, nem isso conseguem quanto mais 75... e claro, sem ser policiais. Na verdade, a telenovela portuguesa perdeu-se, está um híbrido de novela com série, nem é carne nem peixe. Eu gosto de uma novela que seja novela, e de uma série que seja série, não destes híbridos que a TVI faz.

Editado por Forbidden
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Em termos de realização as da sic estão muito mais cuidadas de longe que das da TVI. E ja venho a achar isso desde DD.

as da tvi estao sempre com filtros manhosos, planos flutuantes, a rodar. Uma coisa que até podia ficar bem se fosse bem feita. No entanto as vezes também acertam. Por exemplo gostei da estetica da herdeira. 

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É verdade que as novelas da SIC estão a começar a evoluir a nível técnico. Até aqui à cerca de 3 anos perdiam nesse campo para a das TVI, mas agora aos poucos estão a começar a levantar-se... 

E vocês também exageram um bocado quando falam das nossas telenovelas. Eu acho que a qualidade técnica é "aceitável", vocês falam como se isto fosse feito por amadores e sem qualquer rigor técnico, o que é mentira. Dizem que a qualidade técnica é péssima, quando não é.

Em relação às histórias e guiões, o único autor que ainda consegue ter originalidade e escrever uma boa novela diferente do habitual, é o Artur Ribeiro. As histórias dele são claramente diferentes às restantes telenovelas. Quem acompanha Jogo Duplo sabe bem do que falo, a escrita é soberba, supera o resto das telenovelas que têm uma escrita básica e mais que mastigada. Até digo mais, em certos momentos da história, há cenas que superam tanto a nível de representação como principalmente a nível de escrita às séries que vocês falam, como La Casa de Papel e Riverdale. A linguagem de Jogo Duplo, com certas personagens, apesar de ser uma telenovela, é de qualidade bastante superior. Já sobre Onde Está Elisa não posso dizer o mesmo, é o único trabalho dele que eu não apreciei lá muito. Talvez por ser uma adaptação, e Jogo Duplo já ser um original dele.

Depois têm de pensar no seguinte, as séries de que vocês falam têm todo um pensamento muito maior antes de se passar à ação. Uma série tem 10 episódios. Uma novela tem 200. O que a produção de uma série de 10 episódios faz em seis meses, a produção de uma telenovela faz em poucos dias. Considerando isto e olhando principalmente para as gravações em exteriores, consideram mesmo que a nossa qualidade técnica seja terrível? Não concordo nada com isso, desculpem. Já vi cenas absolutamente bem feitas em Portugal, idênticas a qualquer uma das séries que referiram e que eu também acompanho.

A TVI faz é uma má gestão das coisas. Por exemplo, Jogo Duplo tem 220 eps de produção (cada um de 50min). Ultimamente tem-nos encurtado para nem meia hora porque queriam retardar a estreia d´A Teia e não queriam acabar com JD antes então optaram por essa estratégia. Mas optaram mal. Os episódios de raiz estão bem editados e estruturados. Mas agora não. Onde devia começar um episódio estamos a ver isso a meio de um e percebe-se o corte evidente dado pela reggie. Logo, aí o problema não é da edição em si, mas sim da gestão pavorosa feita à última da hora sem cuidado algum. Fazem anúncios em que mostram certas cenas e que esse episódio vai ser por exemplo o de sábado e depois chega a sábado e não acontece nada (e nesse sábado passa de novo a promo mas a dizer "hoje") e essas cenas afinal deram quando? Quarta feira. Depois todos os dias vê-se nas cenas do episódio seguinte cenas que só dão no episódio a seguir pois estão a encurtar os episódios para metade, e com isto enganam os espetadores.

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há 13 horas, Maciel disse:

Em termos de realização as da sic estão muito mais cuidadas de longe que das da TVI. E ja venho a achar isso desde DD.

as da tvi estao sempre com filtros manhosos, planos flutuantes, a rodar. Uma coisa que até podia ficar bem se fosse bem feita. No entanto as vezes também acertam. Por exemplo gostei da estetica da herdeira. 

A estética d'A Herdeira para mim foi algo mal conseguida. A imagem parecia um vidro embaciado e dava a sensação que a novela acontecia nos anos 90. E a realização teve alguns bons momentos (aquela cena do atentado em Viana foi assustadoramente bem conseguida), mas também muitos fails, especialmente na segunda temporada. Jogo Duplo foi a única novela da TVI estreada nos últimos três anos que me pareceu minimamente certa, se um bocadinho antiquada, em termos visuais.

EDIT: Esqueci-me de Ouro Verde, mas mesmo essa também foi muito mais cuidada na fase inicial e depois na final do que em tudo o resto. Mesmo assim, foi melhor que as outras quase todas.

Editado por Johnman
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há 3 horas, Johnman disse:

A estética d'A Herdeira para mim foi algo mal conseguida. A imagem parecia um vidro embaciado e dava a sensação que a novela acontecia nos anos 90

gostares ou não é contigo, mas estás errado, aquilo não teve de embaciado ou de anos 90.

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22 hours ago, Duarte com D said:

Quanto ás series elas deveriam ter espaço no fim de semana, semanalmente sim, contrariando o que disse à pouco, mas está na altura de as tvs  mostrarem  que sabem fazer umas coisinhas, e como para já não é viável gravar uma coisa com 13 episódios e despeja-la no TVI Player como a Netflix faz com as suas series, para já esta seria solução viável, deixando a sega à sext entregue ás novelas.

Recordo que na década de 2000, a TVI tinha séries durante os dias úteis, antes das novelas, e essas séries e sitcoms chegavam a ter (ainda) maior audiência do que as novelas.

Exemplos: "Super Pai" (quase 25% de rating!), "Crianças SOS", "Ana e os 7", "Bora Lá Marina". Davam tanto à segunda, como terça-feira, ou sexta-feira, pelas 21:00, antes da novela principal. E faziam grandes números de audiências.

Não concordo que "o público português não está habituado a ver coisas semanais". Vejam a fidelização que programas como o "Pesadelo na Cozinha" ou até as galas do "Secret Story" têm. E são programas semanais.

No meio disto tudo, o que é preciso é vontade. É preciso ter ambição e dinamismo e perceber que a dieta de novelas e mais novelas enjoou o público e não vai ser suficiente para ter grandes audiências... até podem continuar a ter audiências decentes, mas há um claríssimo desgaste e as novelas já perderam o estatuto de programas mais vistos na semana. Aposto que uma série familiar bem produzida  e bem escrita e com grande elenco, a dar às segundas ou terças-feiras às 21:00 antes da novela, poderia trazer grandes números, porque o público tem sede por maior variedade, em vez da mesma lengalenga que são as novelas umas atrás das outras.

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há 48 minutos, joanna disse:

gostares ou não é contigo, mas estás errado, aquilo não teve de embaciado ou de anos 90.

Estou errado porquê? Porque tu o dizes? A tua palavra é divina agora? O que eu fiz foi um juízo de valor, não foi um juízo de facto :rolleyes:

Vou-me corrigir então: para mim, aquilo parecia embaciado e quase à anos 90. Cada vez que olhava para aquela imagem búzia e desfocada na bordas, fazia-me impressão. Melhor?

Editado por Johnman
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há 18 minutos, Johnman disse:

Estou errado porquê? Porque tu o dizes? A tua palavra é divina agora? O que eu fiz foi um juízo de valor, não foi um juízo de facto :rolleyes:

Vou-me corrigir então: para mim, aquilo parecia embaciado e quase à anos 90. Cada vez que olhava para aquela imagem búzia e desfocada na bordas, fazia-me impressão. Melhor?

na minha opinião estás errado. melhor? :rolleyes:

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há 15 horas, guibelmonte disse:

A TVI faz é uma má gestão das coisas. Por exemplo, Jogo Duplo tem 220 eps de produção (cada um de 50min). Ultimamente tem-nos encurtado para nem meia hora porque queriam retardar a estreia d´A Teia e não queriam acabar com JD antes então optaram por essa estratégia. Mas optaram mal. Os episódios de raiz estão bem editados e estruturados. Mas agora não. Onde devia começar um episódio estamos a ver isso a meio de um e percebe-se o corte evidente dado pela reggie. Logo, aí o problema não é da edição em si, mas sim da gestão pavorosa feita à última da hora sem cuidado algum. Fazem anúncios em que mostram certas cenas e que esse episódio vai ser por exemplo o de sábado e depois chega a sábado e não acontece nada (e nesse sábado passa de novo a promo mas a dizer "hoje") e essas cenas afinal deram quando? Quarta feira. Depois todos os dias vê-se nas cenas do episódio seguinte cenas que só dão no episódio a seguir pois estão a encurtar os episódios para metade, e com isto enganam os espetadores.

Concordo com esta parte que acabaste de dizer. A má gestão da TVI também tem muita influência. Por exemplo n'A Impostora foi o que se viu, encheram aquilo com flashbacks e paisagens para render o mais possível, fazem cortes nos episódios e não respeitam os ganchos, dão intervalos a meio dos episódios (inclusive nas estreias, ex: SB) e antes dos episódios em vez de colarem ao jornal (ex: VdV). E depois a tal questão de dizerem que aquela cena vai acontecer no ep de hoje mas só acontece passado dois dias. Mulheres, por exemplo, teve uma gestão péssima pois chegava a dar 25 minutos por dia e havia episódios em que um 1 dia na novela correspondia a 4 episódios (ou seja, 4 dias), tornando a novela mais lenta do que o que é. O mesmo se passou com DC. Assim matam os produtos, por muita qualidade que eles tenham.

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há 3 horas, joanna disse:

na minha opinião estás errado. melhor? :rolleyes:

Muito melhor, sim. E na minha, tu é que estás errada. Aquilo está lá na imagem, podes voltar a ver os episódios para confirmar. Mas pronto, se achas que estou errado, bom para ti. ;)

Editado por Johnman
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há 1 hora, Pedro M. disse:

Sinceramente, com o comportamento do público hoje em dia, acharia bastante arriscado a estreia a um domingo. Se Valor da Vida, que é a principal aposta da rentrée, fez menos de 12%, imaginem isto, com a promoção de caca que está a ter.

Eu estreava numa 2a feira colada ao Jd8 e dava Valor da Vida, excepcionalmente, nesse dia às 22:30.

 

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Na estreia de VDV, o erro foi a TVI não ter dado o Pesadelo e ainda por cima ter anunciado em rodapé logo no inicio do episódio. Afastou logo as pessoas. Para além de que o consumo estava muito mais baixo.

Agora se derem A Teia e promoverem o Pesadelo, acho que pode resultar bem.

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