Jump to content

Notícias SIC


Diana
Mensagem adicionada por Ruben,

Temas a abordar neste tópico:

- Informações referentes ao canal como um todo, não a respeito de um dos seus profissionais;
- Mudanças nos cargos de diretor ou noutros cargos relevantes.

Posts Recomendados

http://www.msn.com/pt-pt/financas/negocios/balsemão-deixa-aos-seus-herdeiros-uma-grande-dor-de-cabeça/ar-AAr0b4M?li=BBoPWjC&ocid=SK216DHP

Outra entrevista do senhor que fez a biografia do Balsemão. Destaco esta parte, relativa à Impresa:

Citação

Como é que foi o processo de sucessão no império Balsemão, primeiro com um gestor independente da família, Pedro Norton, depois com o filho, Francisco Pedro?

Foi caótico, com uma indefinição e uma incerteza de como fazer esse processo. Aí, Balsemão tinha uma certeza, que era a de manter o grupo na esfera familiar e isso, na minha perspetiva, era fatal. Sempre foi assim, sempre desenhou operações e engenharia financeira para manter o controlo do grupo. É uma situação difícil, porque o capital de Balsemão era limitado e precisava de levantar dinheiro lá fora. Ao escolher alguém fora da família – Pedro Norton, em quem confiava e que tratava como um filho -, acabou por chocar com a estratégia de manter o controlo familiar… isto não faz muito sentido, o que é necessário é escolher os melhores gestores e a família nem sempre tem a melhor solução.

A escolha de Pedro Norton surpreendeu-o?

Não, conhecia o Pedro Norton e acompanhei a sua carreira, e penso que era a escolha adequada. Não tinha outra opção. Surpreendeu-me foi a saída de Pedro Norton para a entrada do filho mais novo, o Francisco Pedro Balsemão.

Qual é a explicação?

Pedro Norton tinha outra estratégia, queria encontrar um aliado estratégico na Europa e isso implicava perder o controlo familiar do grupo. As coisas não estavam a correr bem para o grupo e seria difícil um novo acionista meter dinheiro sem a capacidade de decisão. É, aliás, o que acontece hoje por exemplo com António Parente [acionista da Impresa], que nem sequer está na administração, e está a ver o grupo a perder valor. De facto, Balsemão sempre geriu o grupo na esfera familiar, nunca abriu a gestão… os membros da família podem colocar as suas despesas pessoais, são os únicos a fazê-lo. O grupo está fechado e está…

É um grupo bem gerido, profissionalizado?

Acho que não. A prioridade dada aos filhos também causa problemas. Os filhos não são necessariamente os melhores para determinadas responsabilidades, e Pedro Norton talvez fosse o único profissional ao nível de gestão. Quando houve o choque entre Balsemão e Pedro Norton, numa reunião de quadros anual, quando Norton disse que havia uma alternativa e Balsemão afirmou que o grupo era familiar e assim continuaria, o Pedro percebeu que não havia grandes hipóteses e apresentou a demissão. Ora, para cumprir essa orientação estratégica, Balsemão não encontra outra alternativa que não a escolha de um filho. Qual? É o mais novo, fruto do casamento com a sua atual mulher e isso resulta também do contexto familiar.

Porquê?

Não escolhe os filhos mais velhos, embora ouça dizer que a sua preferência seria a escolha da filha do primeiro casamento, Mónica Balsemão, que trabalha no grupo. Como não era filha da atual mulher, existia uma contingência, não escolhe o filho que nasce fora do casamento, com todos os problemas que houve no passado, mas que está a trabalhar no grupo, e não escolhe o filho do primeiro casamento porque estava noutra vida profissional. Escolhe o filho mais novo, na esperança de que fosse o salvador, e isso é muito complicado, para dizer o mínimo. Francisco Pedro assume as funções de presidente do grupo com a mesma idade que Balsemão criou o Expresso, com 36 anos, mas os tempos são diferentes e as histórias não se repetem.

(...)

Tendo em conta a história recente do grupo Balsemão, o que se pode esperar para o futuro?

Hoje, é um império com pés de barro. Balsemão deixa aos seus herdeiros uma grande dor de cabeça. E esta biografia foi escrita sem saber que o grupo se preparava para alienar todas as publicações, com exceção do Expresso e da Caras. O grupo cresceu muito e de uma forma desmesurada, Balsemão estava muito à vontade, muito seguro de si, pensando que a sua posição era inabalável. Porque tinha o suporte financeiro do BPI, e isso permitia uma gestão menos cuidada e rigorosa. O investimento na aquisição de revistas, por exemplo, à esquerda e à direita, foi feita para manter a ideia de dinâmica e prestígio do grupo, mesmo quando se sabia que essas revistas não eram rentáveis. Além disso, sem avaliar o impacto da tecnologia e do digital na comunicação social. O grupo chegou tarde a essa realidade, Balsemão atrasou-se, com consequências desastrosas.

Balsemão concedeu recentemente uma entrevista em que afirmou: “Eu morro, mas a família mantém-se”…

Foi o que disse na reunião de quadros do grupo em 2015. Manteve essa ilusão, mas isso pode ser fatal para o grupo. É verdade que Balsemão tem um lugar na história de Portugal, e não apenas dos media. Ao lançar o Expresso e a Sic, Balsemão tem um contributo para a formação de uma opinião pública, que não existia à data. Esse mérito, ninguém lhe tira, mas a forma como isto está a acabar, a implosão do grupo, que sentimos e intuímos, mancha o percurso de vida de Balsemão. Não lhe retira os méritos que teve, mas deixa uma mancha. Muitos impérios acabam assim.

 

Editado por srcbica
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lembro-me que festejamos a demissão do Pedro Norton, a achar que um novo CEO ia mudar as coisas, e afinal parece que o Norton é que quis mudar as coisas para melhor, o Balsemão é que não deixou.

Um império que vai acabar mal pela teimosia de manter o controlo familiar. É como disseram, ninguém vai investir sem ter depois capacidade de decisão.

  • Gosto 9
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todas as novelas da noite da SIC foram líderes de audiência neste mês de Agosto. 

De realçar que na segunda faixa, é a primeira vez que acontece desde que foi inaugurada com novelas portuguesas. 

É a SIC que o diz em comunicado, não tenho valores. Só referem que Amor Maior teve quase 1 milhão e 300 mil telespectadores com 28,7% de share, contra 1 milhão e 246 mil telespectadores com 28,2% de share de Ouro Verde da TVI. 

Editado por VascoSantos
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

18 minutes ago, VascoSantos said:

Todas as novelas da noite da SIC foram líderes de audiência neste mês de Agosto. 

De realçar que na segunda faixa, é a primeira vez que acontece desde que foi inaugurada com novelas portuguesas. 

É a SIC que o diz em comunicado, não tenho valores. Só referem que Amor Maior teve quase 1 milhão e 300 mil telespectadores com 28,7% de share, contra 1 milhão e 246 mil telespectadores com 28,2% de share de Ouro Verde da TVI. 

Mas as novelas estão cada vez piores em termos de audiências. 'Espelho d'Agua', independente de liderar ou não, faz números muito semelhantes aos de 'Poderosas'... :|

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 minutos, Maya disse:

Mas as novelas estão cada vez piores em termos de audiências. 'Espelho d'Agua', independente de liderar ou não, faz números muito semelhantes aos de 'Poderosas'... :|

Mas para a SIC já é muito importante serem líderes mais de 4 horas seguidas. EdA não faz resultados por aí além, mas também ainda não chegou às audiências de Poderosas. Talvez em rating, mas o share é um pouco  superior. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, Maya disse:

Mas as novelas estão cada vez piores em termos de audiências. 'Espelho d'Agua', independente de liderar ou não, faz números muito semelhantes aos de 'Poderosas'... :|

Maya, as notícias das audiências do mês de agosto é como as notícias da dívida pública, pois de um lado temos a média anual a ficar abaixo dos 17 e as novelas a fazer mais do que a concorrência e no outro temos a dívida a atingir novo máximo com uma Moody's a mudar a sua perspectiva para positiva.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Simmig disse:

Pois não, Poderosaa chegava aos 10% de rat em Agosto de 2015. 

 

Pois, mas o horário dela até setembro era das 22h10 até às 22h45.

EdA começa às 22h50 e acaba às 23h40.

Poderosas quando passou para as 23h não fazia os resultados que EdA faz em share. Em rating sim, pois o consumo desceu muito na 2ª faixa este ano, tanto aqui como na TVI.

Editado por VascoSantos
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Simmig disse:

Pois não, Poderosaa chegava aos 10% de rat em Agosto de 2015. 

IMG_3357.PNG

Já te deram a resposta a seguir.
Esse flop só fiz isso em agosto porque dava colada com mega fenómeno Mar Salgado das 22:10 às 22h45 sem intervalo!
A partir de Setembro descambou e teve vários meses abaixo dos 20%. 

EdA é prejudicada pelo fim de semana. Basta ir ao tópico das médias das novelas e ver isso. Os domingos então é só recordes negativos. 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espelho d'Água faz números muito idênticos a Poderosas sim, pois mesmo que não tenha um fenómeno a anteceder o horário, tem uma média com vosdal ao contrário de Poderosas. A novela pode ter sido fraca, mas dizer que Espelho d'Água tem melhores audiências que Poderosas não é totalmente correto, mesmo tendo em conta as circunstâncias, pois números são números. É como quando as equipas vêm dizer que só não venceram o campeonato porque foram roubadas, mas as equipas têm que valer por si, tal como as novelas.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 tem uma média superior até ao momento (3 meses) à media final das floposas, quer em com ou sem vosdal. Por isso as audiências são melhores. Já para não falar que poderosas perdia por mais de 10% de share a maioria dos dias, esta liderou a mais dias que a concorrente o mês passado. 

Editado por Maciel
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Maciel disse:

 tem uma média superior até ao momento (3 meses) à media final das floposas, quer em com ou sem vosdal. Por isso as audiências são melhores. Já para não falar que poderosas perdia por mais de 10% de share a maioria dos dias, esta liderou a mais dias que a concorrente o mês passado. 

Eu não estou a dizer que não subiu. Mas que a diferença não é muita, isso não há dúvidas.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Poderosas dava colada a Mar Salgado, 35 minutos sem intervalo entre as 22:10 e as 22:45. Aliás, basta ir a setembro e vemos Mar Salgado a bombar nos 16%/17% e Poderosas a perder metade do que recebia. Por favor, Poderosas por pouco não teve média abaixo dos 20% (bastava não ter tido esse horário em agosto e ficava-se pelos 19%), esta está nos 24%. O rating não é muito mais alto, mas temos de olhar para as circunstâncias e não ser limitados a analisar os números.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 minutos, Pedro M. disse:

Poderosas dava colada a Mar Salgado, 35 minutos sem intervalo entre as 22:10 e as 22:45. Aliás, basta ir a setembro e vemos Mar Salgado a bombar nos 16%/17% e Poderosas a perder metade do que recebia. Por favor, Poderosas por pouco não teve média abaixo dos 20% (bastava não ter tido esse horário em agosto e ficava-se pelos 19%), esta está nos 24%. O rating não é muito mais alto, mas temos de olhar para as circunstâncias e não ser limitados a analisar os números.

Mas não é isso que está em causa. A Maya disse que Espelho d'Água não fazia muito mais que Poderosas e é a verdade, independentemente dos resultados estarem relacionados com o horário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, SIM disse:

Mas não é isso que está em causa. A Maya disse que Espelho d'Água não fazia muito mais que Poderosas e é a verdade, independentemente dos resultados estarem relacionados com o horário.

Se olharmos só para o mês de agosto, não faz, mas de modo geral faz sim. Poderosas acabou com média de 8,2%/20,7%. Espelho d'Água está com 8,9%/23,8% (não é que seja grande coisa, mas é preciso olhar para as circunstâncias). E está claramente com potencial de subida, coisa que Poderosas nunca demonstrou. Já para não falar da exibição sete dias por semana, quando Poderosas foi na sua maioria transmitida apenas de segunda a sexta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Pedro M. disse:

Se olharmos só para o mês de agosto, não faz, mas de modo geral faz sim. Poderosas acabou com média de 8,2%/20,7%. Espelho d'Água está com 8,9%/23,8% (não é que seja grande coisa, mas é preciso olhar para as circunstâncias). E está claramente com potencial de subida, coisa que Poderosas nunca demonstrou. Já para não falar da exibição sete dias por semana, quando Poderosas foi na sua maioria transmitida apenas de segunda a sexta.

Eu posso estar enganado, mas eu lembro-me de Poderosas ter estado ao domingo (talvez em janeiro) chegando a fazer mínimos de 14% de share, se calhar mais. E Espelho d'Água teve os seus primeiros em primeiro horário o que já foi um impulso de cerca de 0,3% de rating a mais. Não é estar a tirar mérito a Espelho d'Água, mas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, SIM disse:

Eu posso estar enganado, mas eu lembro-me de Poderosas ter estado ao domingo (talvez em janeiro) chegando a fazer mínimos de 14% de share, se calhar mais. E Espelho d'Água teve os seus primeiros em primeiro horário o que já foi um impulso de cerca de 0,3% de rating a mais. Não é estar a tirar mérito a Espelho d'Água, mas...

Sim, mas esteve de maio a janeiro a dar só de segunda a sexta.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não estavam a falar que no final o que interessa é ganhar? Pronto, Poderosas em agosto perdeu todos os dias para a concorrente, espelho liderou a maior parte dos dias. Ponto, não há mais nada a discutir. 

Venham aqui em Novembro comparar os 17 de share das floposas com isto e depois falamos. 

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 31/08/2017 at 22:18, Pedro M. disse:

Lembro-me que festejamos a demissão do Pedro Norton, a achar que um novo CEO ia mudar as coisas, e afinal parece que o Norton é que quis mudar as coisas para melhor, o Balsemão é que não deixou.

Um império que vai acabar mal pela teimosia de manter o controlo familiar. É como disseram, ninguém vai investir sem ter depois capacidade de decisão.

Nunca me esqueci de algo que um professor meu disse numa das primeiras aulas de Introdução à Gestão.

A maior parte das empresas (tanto pequenas como grandes) em que é priveligiado o controlo familiar, estão condenadas ao fracasso a partir da 2ª ou 3ª geração familiar.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...