Jump to content

Its Christmas Show


MiguelÂngeloo

Posts Recomendados

há 9 horas, Ambrósio disse:

Ainda não tive oportunidade de comentar a história, mas irei fazê-lo agora. :yes:

Bem, gostei muito da história, é a prova de que não é preciso seguir as regras gramaticais da língua portuguesa e usar apenas as palavras que a língua de Camões nos oferece para conseguir um texto coeso e emocionante como este. :wub: Fiquei completamente surpreendido quando o burlão deu com o pau à dona Helena, coitada da senhora. Não estava nada à espera deste twist, sempre achei que ela conseguisse comprar a casa de chás, ainda por cima oferecia tanto dinheiro, 2000€!! Como é que alguém recusa um negócio destes. :shok: Também senti a dor e a tristeza da família Natal por não terem dinheiro para colocar marisco na mesa, que crueldade. Como é que se pode ter uma boa ceia de Natal sem marisco? :crying: Partilho a vossa dor, @FamíliaNatal. :(  Estou tão ansioso pelo próximo capítulo que já nem consigo dormir, intrigado sobre o futuro desta família, que está falida e nem marisco tem para comer no Natal. :crying:

Espero que algum canal de televisão adapte isto para minissérie, será sucesso garantido! :smoke:@cozinhadagabi@SIC@rtp1@Tv de Portugal e outros, venham!!

Infelizmente não é só a família Natal que passará por isso. Também a família da Paula Brito e Costa partilha dessa dor, nem dinheiro vão ter para umas gambas. :cray:

há 9 horas, André Sousa disse:

Só espero é que não me roubem os meus cheques dentista que ganhei no apanha se puderes.

Estás a falar a sério? Foste ao Apanha Se Puderes? :ph34r:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Respostas 366
  • Criado
  • Última Resposta
Agora mesmo, Tiago João disse:

Não! Era para vocês, peço desculpa se não entendeu, o meu post parece não ter abrangido as pessoas de menor entendimento, como você, as minhas desculpas :(

Quando você souber discutir comigo poemas de Vinícius de Moraes e Drummond de Andrade nós falamos no menor entendimento.

Agora mesmo, SIM disse:

@アンドレ me venerem por ter conseguido mencioná-lo :smoke:

Nós já te veneramos sem o conseguires mencionar :cray:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia, alunos! Hoje vamos fazer uma análise da obra "Its Christmas Show", um romance do século XXI caracterizado pela forma alternativa de escrita e pela complexidade, tanto a nível de diálogos como de narrativa. Comecemos.

O 1º capítulo da obra tem o título de "Burla, Burlinha" e proporciona-nos um aspeto geral da história e do começo da narrativa. Um título muito bem elaborado, adequado à obra e ao contexto descrito.

"Sabem aquelas casas que mais parecem palácios? Sim...aquelas casas todas XPTO... bonitinhas, grandes, com muitos quartos, grandes escadarias e muito mais?"neste trecho inicial somos apresentados ao local onde os protagonistas vivem. Podemos também perceber a linguagem complexa como "XPTO", "bonitinhas",... O autor com o "muito mais" explora a nossa imaginação, dando-nos a oportunidade de sermos nós a imaginar a casa, conforme preferirmos. Também percebemos o contínuo uso de reticências, para mostrar que o autor não se prende em detalhes e deixa as ideias em aberto, mais uma vez para sermos nós a imaginar. O autor sente a necessidade que os leitores contribuam para a história da sua maneira, algo pessoal e intimista.

Continuemos: "Pois...a Família Natal liderada pela Matriarca Helena Natal, têm uma casa dessas..acontece é que hoje vão ficar tesos que nem carapau depois dos incêndios..." Aqui conhecemos mais sobre a família. O autor é como José Saramago, adapta as regras de escritas como é possível perceber em "casa dessas..", onde as reticências modificam-se para apenas 2 pontos, uma forma, talvez, do autor mostrar que é uma ideia em aberto mas não muito importante para a história. Também nos apercebemos do uso de um recurso expressivo: a comparação, com "tesos que nem carapau", sem dúvidas uma expressão poética e com uma linguagem rebuscada. No final, podemos ler "depois dos incêndios", porém não consigo identificar um significado para esse trecho, talvez seja uma informação que só possamos saber quando estivermos mais avançados na obra.

"- Avó? - grita Leonardo - Posso trazer o Nuno cá a casa? 

- O Nuno? Quem é esse? - pergunta a Matriarca que continua... se é daqueles amigos especiais esquece, fala com o teu pai, ou com a tua mãe...mas que seja na minha ausência, porfavor filho!", nesta parte lemos o primeiro diálogo. Também podemos constatar que o autor não apresenta as personagens, também deixa ao nosso critério caracterizá-las, é uma obra livre, para que a leitura nos faça conhecê-las, tal como na vida real em que conhecemos as pessoas com o tempo que passamos com elas. Também percebemos que o autor ignora orações, vocativos e as suas regras. Faz tudo parte do propósito de usar as regras gramaticais de forma livre, ou seja, a gramática é apenas uma ideia e depois cada faz o que entender, podendo alterar para o seu benefício ou não. Somos apresentados aos "amigos especiais" de Leonardo, informação que também fica ao nosso critério imaginarmos a que se refere. Também somos apresentados a uma nova palavra: "porfavor". O autor inspira-se em Mia Couto e também cria neologismos. Este trecho igualmente nos demontra que Leonardo é mal educado por gritar com a Avó ("- Avó? - grita Leonardo") e que a Matriarca da Família Natal não gosta dos amigos especiais do neto, provavelmente esses "amigos especias" são um grande mistério que vai mudar a narrativa.

"Devem-se estar a perguntar quem será o Nuno. Acertei? É um amigo..." volta o narrador conversando com os leitores, algo muito interessante e bem explorado. Também ficamos a saber que o narrador gosta de fazer previsões ("Acertei?"). Ficamos a pensar que ele vai fazer uma enorme descrição sobre quem são os "amigos especiais" como Eça de Queiroz fazia, mas não, apenas diz "É um amigo...", algo já dito anteriormente. Conseguimos perceber que o narrador é contido e misterioso.

Brevemente a 2ª parte da análise desta obra tão complexa e lírica (meu deus, com 6 linhas de texto fiz este testamente, imaginem com o resto :ph34r:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, AGUI disse:

 

É importante referir também que o texto é riquíssimo em recursos estilísticos! Somos presenteados pelo autor com várias apóstrofes que nos indicam as interpelações que as personagens fazem umas às outras. Até podemos extrapolar disto uma conclusão: afinal, no século XXI, as pessoas ainda falam umas com as outras e não apenas nos telemóveis. :yes: Ah, e temos também uma metáfora muito expressiva na passagem "Deixa de ser coninhas!", que representa um apelo de Bruna ao seu irmão para este parar de se queixar e fazer pela vida. Não posso deixar de realçar também a hipérbole usada pela avó Natal ("Agora neta...agora..temos uma grande casa mas não temos dinheiro...temos de vender alguma coisa! Ou então este Natal não podemos ter marisco na mesa!"), a qual expressa, de forma exagerada, a situação desconfortável em que a família passará a viver.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 17/12/2017 at 22:59, Angel-O disse:

Boa Noite, Boa Noite :santa: Estreia hoje, aqui e agora "Its Christmas Show" :santa:

5a36f03f927c2_Logtipo.png.ea6c40a86f3139aca7a29e4403f3b9a4.png

Episódio 1: Burla, Burlinha

Sabem aquelas casas que mais parecem palácios? Sim...aquelas casas todas XPTO... bonitinhas, grandes, com muitos quartos, grandes escadarias e muito mais? Pois...a Família Natal liderada pela Matriarca Helena Natal, têm uma casa dessas..acontece é que hoje vão ficar tesos que nem carapau depois dos incêndios...

- Avó? - grita Leonardo - Posso trazer o Nuno cá a casa? 

- O Nuno? Quem é esse? - pergunta a Matriarca que continua... se é daqueles amigos especiais esquece, fala com o teu pai, ou com a tua mãe...mas que seja na minha ausência, porfavor filho!

Devem-se estar a perguntar quem será o Nuno. Acertei? É um amigo...

Leonardo sobe até ao seu quarto...

- Só peço para que este Natal seja um pouco melhor. Que deixem finalmente o Nuno vir cá a casa! Quer dizer mana, deixam-te trazer os teus amigos e eu não posso trazer o meu mais-que-tudo? - resmunga Leonardo

- Ai faxavor Leo! Deixa de ser coninhas! Vou sair! Xau, kisses! - diz Bruna

No quarto dos pais...

- Sim Marta, já te disse que agora não posso, vou levar a minha mãe ao Yoga e depois tenho que ir tratar de umas papeladas... - diz Pedro

- Sempre a tua mãe...é sempre a mesma coisa..vai lá, deixa estar! Obrigado na mesma, sim? -  Marta - Não te esqueças que amanhã chega o Rafinha! 

- Sim, já vou dizer à Amanda para preparar o quarto do 4º andar! - conclui Pedro, que sai do quarto

Sim...o Rafinha? Ele é um primo, muito, muito afastado e que vai passar o Natal com a Família Natal...

Pedro deixa a sua mãe no Yoga... esta afinal às escondidas vai fazer uma negociata...

- Eu dou-lhe 2000€ e fico-lhe com a loja, vai ser uma bela casa de chás. - diz Helena

- E se eu lhe der com um pau na cabeça? Eu levo esses seus cheques e a senhora fica Burladissíma. - diz o arrendatário

Helena tenta fugir...levou com o pau...

- Avó? - grita Leonardo - Consegues-me ver bem? 

- Onde estou eu? - pergunta Helena - Quero saber!

Aposto que vocês também querem saber! Acertei?

- Está no hospital. Vamos agora para casa! - diz Marta

Já em casa...

- E é isso que me lembro... - diz Helena

- Mas ca ganda burla vó. E agora? - exclama Bruna

- Agora neta...agora..temos uma grande casa mas não temos dinheiro...temos de vender alguma coisa! Ou então este Natal não podemos ter marisco na mesa! - lamenta Helena

Marisco? E com isto o episódio acaba, espero que tenham gostado! Voltamos em breve!

Vamos continuar com a análise da obra! 

"Leonardo sobe até ao seu quarto...

- Só peço para que este Natal seja um pouco melhor. Que deixem finalmente o Nuno vir cá a casa! Quer dizer mana, deixam-te trazer os teus amigos e eu não posso trazer o meu mais-que-tudo? - resmunga Leonardo" Nesta sequência textual conseguimos compreender que Leonardo é muito pessimista ("Só peço para que este Natal seja um pouco melhor"), dá para perceber que houve muito tempo investido a pensar em como as personagens iam ser. Também destaco o uso de palavras que se associem aos jovens como "mana" e até a expressão "mais-que-tudo", algo muito interessante e requintado. Também conseguimos perceber que o "mais-que-tudo" de Leonardo é alguém muito especial para ele. Prosseguimos: "- Ai faxavor Leo! Deixa de ser coninhas! Vou sair! Xau, kisses! - diz Bruna", esta é uma das frases mais líricas e complexas deste capítulo! Primeiro o neologismo "faxavor", prosseguido com um vocativo sem vírgula a separar (obra livre gramaticalmente). Depois "coninhas", uma palavra que deve sair desta obra para o Dicionário da Língua Portuguesa! Uma palavra extraordinária, muito complexa, bonita e com múltiplos significados! O diálogo de Bruna é concluído com "xau" e "kisses", também palavras muito interessantes, o autor juntou o português e o inglês e destaco o facto de não ter ligado para as regras de escrita (obra livre a nível de escrita).

"No quarto dos pais...

- Sim Marta, já te disse que agora não posso, vou levar a minha mãe ao Yoga e depois tenho que ir tratar de umas papeladas... - diz Pedro

- Sempre a tua mãe...é sempre a mesma coisa..vai lá, deixa estar! Obrigado na mesma, sim? -  Marta - Não te esqueças que amanhã chega o Rafinha! 

- Sim, já vou dizer à Amanda para preparar o quarto do 4º andar! - conclui Pedro, que sai do quarto

Sim...o Rafinha? Ele é um primo, muito, muito afastado e que vai passar o Natal com a Família Natal..."neste trecho começamos por saber o local da "cena" e é seguido pelas habituais reticências. Mais uma vez o autor aposta no mistério com "tratar de umas papeladas..." (destacar as reticências). De novo o autor aposta nos sentimentos humanos, mostrando a inveja da Mãe Natal pela Avó Natal. É nos apresentado o primo e destaco nesta parte a repetição ("primo, muito, muito afastado") para realçar uma ideia. 

"Pedro deixa a sua mãe no Yoga... esta afinal às escondidas vai fazer uma negociata...

- Eu dou-lhe 2000€ e fico-lhe com a loja, vai ser uma bela casa de chás. - diz Helena

- E se eu lhe der com um pau na cabeça? Eu levo esses seus cheques e a senhora fica Burladissíma. - diz o arrendatário", entramos agora na parte mais complicada e complexa da obra. Descobrimos que o local de Yoga é na verdade um lugar de negócios, uma escolha muito inteligente por parte do autor. Realço a escolha de linguagem informal como "negociata", cria uma relação mais próxima com o leitor. A Matriarca Natal quer fazer uma casa de chás e oferece 2000 euros, ou seja, o autor quer mostrar os roubos que existem no mercado imobiliário, com pessoas a comprarem imóveis com um preço muito menor do que na realidade vale. O arrendatário mostra o seu lado criminoso e ameaça dar com um "pau" na cabeça de Helena. Destaco a arma usada, um "pau". E esse "pau" é algo muito geral, podem ser muitas coisas, e mais uma vez um símbolo de que é uma obra livre. Também conseguimos perceber que o arrendatário tem menores capacidades mentais por ameaçar dar com um "pau" na cabeça e levar o cheque da senhora e ela ficar falida. Esta parte é sem dúvida uma das mais complexas e bem escritas num livro português desde Os Maias e Os Lusíadas. 

"Helena tenta fugir...levou com o pau...

- Avó? - grita Leonardo - Consegues-me ver bem? 

- Onde estou eu? - pergunta Helena - Quero saber!

Aposto que vocês também querem saber! Acertei?

- Está no hospital. Vamos agora para casa! - diz Marta", assistimos à tentativa de fuga falhada e leva com o "pau" e dá-nos a entender que desmaia (com o "pau"). Destaco que nada é descrito muito promenorizadamente, só ideias gerais, o objetivo do autor é fazer um texto ágil e sempre com algo a decorrer. Helena não sabe onde está, depois de levar com o "pau" e aparece no hospital (mistério mais uma vez. Como ela foi lá parar?).

"Já em casa...

- E é isso que me lembro... - diz Helena

- Mas ca ganda burla vó. E agora? - exclama Bruna

- Agora neta...agora..temos uma grande casa mas não temos dinheiro...temos de vender alguma coisa! Ou então este Natal não podemos ter marisco na mesa! - lamenta Helena

Marisco? E com isto o episódio acaba, espero que tenham gostado! Voltamos em breve!"esta é a parte final deste excelente capítulo. Helena depois de levar com o "pau" não se lembra de nada. Mais uma vez os neologismos com "ca", "ganda", vó",... Muito interessante! A Matriarca Natal depois de levar com o "pau" ficou afetada mentalmente, tal como o arrendatário, e, por isso, também acha que está falida. Esse "pau" deve ter algo mágico, mais uma vez o autor a inovar. E termina tragicamente com tragédia do "pau" e com a falta de marisco. Brevemente vem o teste para ver se vocês perceberam esta magnífica obra!

Spoiler

Não sabem quantas vezes eu parei com o "pau" :lol: @D007 @HugoMiguel @Tiago João @SIM @BBFF @Ana Maria Peres @André Sousa

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...