Jump to content

Paixão


MAM

Posts Recomendados

Paixão foi, com toda a certeza, a novela mais fraca desde o sucesso de Dancin Days às 21h na SIC. Foi um erro colossal.

A história deveria ter como trama principal o desaparecimento da Sofia e não a ridícula paixão da Luísa e do Miguel que desde o capítulo 1 se saberia que não sustentaria um ano de história. Nem 200 capítulos, quanto mais de 300...

A história é preguiçosa, mal conduzida e, principal, mal realizada.

Desde o momento em que foi aprovada por Gabriela Sobral que a história estava condenada ao fracasso. Ter mandado os guiões iniciais para trás deixou logo a lume o quão fraca a história era. Ainda assim, ela foi mesmo culpada-mor é ela por não ter tido o olho clínico para perceber que o público quer mais do que o que foi prometido. E o prometido já foi muito pouco desde o início, logo arrastar a história por mais de um ano foi um erro colossal de programação.

Houve um desaproveitamento total do que as gravações no Algarve poderiam ter dado à história. A única coisa que aproveitaram realmente foi o ZooMarine e mesmo aqui beberam do sucesso de Saber Amar. Depois a repetição da Margarida Vila-Nova para protagonista foi um erro. Assim como o Albano Jerónimo. Tinham química, mas os papeis foram básicos e não lhes deve ter acrescentado em nada à sua carreira. Quem se ficou a rir com a sua Helena foi mesmo a Joana Solnado que aproveitou a loucura da personagem para 'dançar o samba', ou seja, aproveitou a embalagem e fez desta sua vilã uma das melhores personagens na sua carreira. Do Marco Delgado não vale a pena falar pois esteve igual a tantos vilões que já desempenhou.

O núcleo da família da Sofia devia ter sido, por tudo isto, o fio condutor da história. Tinha força dramaturgica suficiente, conflito q/b, tristeza e fazia o público querer acompanhar o seu desenvolvimento. Por isso é que eu digo que a novela foi um erro gigante de concepção, idealização e realização. Uma história piegas e preguiçosa que vai sem ter dito a que veio. Situações rocambolescas, aliadas a um núcleo cómico que cansou tudo e todos ao longo de um ano que demorou a passar.

Suplica-se, por favor, que no futuro quando aparecerem este tipo de sinopses em cima da mesa que repensem se vale a pena realmente gastar dinheiro a produzi-las. Adeus, Paixão. Não deixas saudades nenhumas.

Editado por Ficção Nacional
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoalmente gostei da cena da miuda a ameaçar a Helena, foi surpreendente mesmo já tendo aparecido nas revistas e achei bem justificado. Bolas, a miúda está a ver um monstro a fazer mal ao pai e num acto de desespero chega à medida extrema de a ameaçar com uma arma. Ok, são crianças, mas OK é ficção. Deu uma força brutal à personagem, quando normalmente dão papéis de treta às crianças mais novas, sem relevo, normalmente só para serem raptadas etc. E ainda sobre a cena, mais que chocante achei impactante (chamem-me o que quiserem :) ). Já a morte da outra personagem no hospital, mãe da Laura Dutra, achei desnecessária. É a minha opinião.

Não acho que Paixão seja tão má como (quase) todos dizem aqui e do que acompanhei, diria que sim, deixa saudades. Por exemplo, não estou a achar grande coisa desta nova, mas lá está, são opiniões. Família Galvão foi o ponto alto da novela, sem dúvida, e mesmo o principal também rendeu bons momentos. O do Zé a morrer, por exemplo, achei do melhor que já vi em novelas e coisas portuguesas, no entanto ninguém aqui mencionou isso, provavelmente porque cada um tem a sua opinião e está tudo bem com isso. Tudo isto para dizer que não foi assim tão má a novela. Agora sim, a SIC que pense em mudar urgentemente porque senão a coisa está preta, a Sobral já saiu, vamos ver o que faz o Daniel Oliveira.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 minutos, vicfonseca disse:

Pessoalmente gostei da cena da miuda a ameaçar a Helena, foi surpreendente mesmo já tendo aparecido nas revistas e achei bem justificado. Bolas, a miúda está a ver um monstro a fazer mal ao pai e num acto de desespero chega à medida extrema de a ameaçar com uma arma. Ok, são crianças, mas OK é ficção. Deu uma força brutal à personagem, quando normalmente dão papéis de treta às crianças mais novas, sem relevo, normalmente só para serem raptadas etc. E ainda sobre a cena, mais que chocante achei impactante (chamem-me o que quiserem :) ). Já a morte da outra personagem no hospital, mãe da Laura Dutra, achei desnecessária. É a minha opinião.

Não acho que Paixão seja tão má como (quase) todos dizem aqui e do que acompanhei, diria que sim, deixa saudades. Por exemplo, não estou a achar grande coisa desta nova, mas lá está, são opiniões. Família Galvão foi o ponto alto da novela, sem dúvida, e mesmo o principal também rendeu bons momentos. O do Zé a morrer, por exemplo, achei do melhor que já vi em novelas e coisas portuguesas, no entanto ninguém aqui mencionou isso, provavelmente porque cada um tem a sua opinião e está tudo bem com isso. Tudo isto para dizer que não foi assim tão má a novela. Agora sim, a SIC que pense em mudar urgentemente porque senão a coisa está preta, a Sobral já saiu, vamos ver o que faz o Daniel Oliveira.

Isso de ser ficção é um péssimo argumento. Aquilo foi ridículo, não há defesa possível. Aliás, a criança até parecia que já tinha pegado em alguma arma antes, ela (a arma) nem disparou sem querer nem nada, é uma criança, não sabe mexer em armas, o mais provável era acontecer uma tragédia. A miúda não teve enredo nenhum de jeito durante toda a novela, e não é por uma cena horrível e disparatada que passa a ter. Eu acompanhei a novela toda e nem acho que tenha sido assim tão horrível (apesar de no geral não ter sido nada de especial), teve um ou outro núcleo muito bom, mas estes últimos episódios estão muito fracos mesmo e com cenas parvas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Ivo disse:

Aliás, a criança até parecia que já tinha pegado em alguma arma antes, ela (a arma) nem disparou sem querer nem nada, é uma criança, não sabe mexer em armas, o mais provável era acontecer uma tragédia. 

Continuo sem concordar com o ridículo que referes. Quando à questão da arma, acho que não é por aí, vivemos em pleno século XXI, nunca peguei numa arma, mas se ma colocassem na mão saberia o básico dos básicos para não disparar um tiro e para saber como lhe pegar. Vais dizer: É uma criança, tu não tens 10 anos... Certo. Mas existe internet,  filmes, videojogos, séries,  televisão, uma infinidade de meios que permitem a qualquer um "aprender" pelo menos "ver como" se empunha uma pistola, principalmente nesta nova geração que tem tudo à distância de um toque no tablet. Não me parece assim tão descabido que não tenha disparado um tiro, podia ou não ter acontecido, não aconteceu. Não achei ridículo, mas como disse, é a minha opinião vale o que vale, não estou aqui para defender nada até à morte, isto é só um programa de televisão. Espero sim que a nova novela supere esta e que por favor, mostre alguma evolução! 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, vicfonseca disse:

Continuo sem concordar com o ridículo que referes. Quando à questão da arma, acho que não é por aí, vivemos em pleno século XXI, nunca peguei numa arma, mas se ma colocassem na mão saberia o básico dos básicos para não disparar um tiro e para saber como lhe pegar. Vais dizer: É uma criança, tu não tens 10 anos... Certo. Mas existe internet,  filmes, videojogos, séries,  televisão, uma infinidade de meios que permitem a qualquer um "aprender" pelo menos "ver como" se empunha uma pistola, principalmente nesta nova geração que tem tudo à distância de um toque no tablet. Não me parece assim tão descabido que não tenha disparado um tiro, podia ou não ter acontecido, não aconteceu. Não achei ridículo, mas como disse, é a minha opinião vale o que vale, não estou aqui para defender nada até à morte, isto é só um programa de televisão. Espero sim que a nova novela supere esta e que por favor, mostre alguma evolução! 

Ainda está no inicio, mas tem potencial. Precisa é de um pouco mais de acção, é muito parada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Ivo disse:

Ainda está no inicio, mas tem potencial. Precisa é de um pouco mais de acção, é muito parada.

Olha, por acaso a mim não me incomoda muito a falta de ação, porque os diálogos e as personagens são agradáveis. E tu também gostaste de CDO na primeira fase e CDO na primeira fase foi ainda mais parada do que isto :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ERC devia era fazer alguma coisa, a violência está cada vez mais exagerada, meu isto dá ás 22h, há crianças a assisitir, esta cena, o porco no espeto, as cenas de pancadaria, tortura e tudo mais são mais chocantes que um par de mamas ao léu, portanto a ERC deveria agir e por limites.
Concordo, eu acho que a ERC devia ser mais interventiva, até porque o horário protegido vai até às 22:30. O nível de violência há muito que excedeu o limite para o horário da primeira faixa.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 horas, FLP disse:

A novela padeceu do mal que vai afetar sempre as novelas daqui para a frente, Pelo menos, este "tipo" de novela. Esqueçam grandes novelas na atualidade, nos moldes que elas são feitas. Não há como. Qualquer ideia boa para uma novela, morre logo no principio base de que terá que,obrigatoriamente, durar um ano, a ser exibida 6 ou 7 dias por semana, 50 minutos por dia. Não há milagres. Visto de longe, 200 episõdios parace não ser muito diferente de 300, mas faz toda a diferença. Se as novelas com 200 episódios já todas sofrem de um longo periodo de engonhaço ( havendo poucas excessoes onde não se verificou) ali situado entre os capitulos 80...140.., mas onde um autor competente consegue criar dramaturgia que "encha" ( desenvolvendo nestas fases os nucleos secundários com algum critério), com 300 capitulos é triplicar o engonhanço e leva a que, a determinada altura, ao longo da novela tenham que ir "desatando" a ideia inicial, acabando uma novela diferente da que iniciou 300 capitulos trás, tendo apenas como ponto comum o par romantico e a vilã ( que entretanto, já anda ali a fazer vilanias sem qualquer logica). A juntar a isto, a repetiçao continua de elencos principais ( nada de novo, sempre assim foi na Globo por exemplo. Mas na globo, as novelas duram 7 meses e os atores vão trocando  de personagens, cenérios, etc, com regularidade, não se eternizando em papeis onde gravam cenas ao quilo) e á limitação do "estilo" das novelas - a contençao de custos manda as novelas todas para estudio, para cidades grandes e para a atualidade, para alem de em termos de retorno imediato, os anunciantes podem ser inseirdos muito mais facilmete neste "tipo" de novela que em novelas rurais ou de época, faz com que praticamente se tenha criado  um estilo novo de soap-opera ( onde se muda o nome da novela e renova-se o elenco) onde se fica com a sensaçao de ser apenas mais uma novela que está ali a encher...

Agora há algumas que nem a vilã chega ao fim como vilã, perde-se a meio do caminho, vira boazinha, e tem se ser alguém dos núcleos secundários, ou vindos de "fora" assumir o antagonismo.

há 18 horas, Pedro M. disse:

Visionário. :smoke:

???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, André disse:

Será que a novela acaba mesmo hoje? Pelos resumos faltam 2 episódios ainda para dar. :ph34r: 

Deve acabar amanhã. Mas é estranho porque o guia da SIC diz que acaba hoje. Que confusão. 

Eu acho que acaba amanhã. A SIC não tem promovido nada hoje a referir que é o último episódio da novela.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Creio que podemos as telenovelas da SIC desta década assim:

SUCESSOS: Laços De Sangue, Dancin' Days, Mar Salgado
SUCESSOS MODERADOS: Perfeito Coração, Rosa Fogo, Sol De Inverno, Coração De Ouro, Rainha Das Flores
SEMI-FLOP: Espelho De Água
FLOPS: Amor Maior, Vidas Opostas
MEGA-FLOPS: Poderosas, Paixão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, FraisesSucrées disse:

Creio que podemos as telenovelas da SIC desta década assim:

SUCESSOS: Laços De Sangue, Dancin' Days, Mar Salgado
SUCESSOS MODERADOS: Perfeito Coração, Rosa Fogo, Sol De Inverno, Coração De Ouro, Rainha Das Flores
SEMI-FLOP: Espelho De Água
FLOPS: Amor Maior, Vidas Opostas
MEGA-FLOPS: Poderosas, Paixão

Faria só uma correção: Mar Salgado e Dancin' Days estiveram um patamar acima de Laços de Sangue. Mais do que sucessos, foram fenómenos.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Pedro M. disse:

Faria só uma correção: Mar Salgado e Dancin' Days estiveram um patamar acima de Laços de Sangue. Mais do que sucessos, foram fenómenos.

Eu acho que as três estão no mesmo patamar. E não há como negar o efeito percursor de Laços De Sangue que se reflectiu nas novelas posteriores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, FraisesSucrées disse:

Eu acho que as três estão no mesmo patamar. E não há como negar o efeito percursor de Laços De Sangue que se reflectiu nas novelas posteriores.

Não acho. Mar Salgado e Dancin' Days eram as típicas novelas que roubavam as capas todas para elas. Claro que Laços de Sangue está carregada de mérito e foi a produção que marcou uma viragem na ficção da SIC.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 minutos, Pedro M. disse:

Faria só uma correção: Mar Salgado e Dancin' Days estiveram um patamar acima de Laços de Sangue. Mais do que sucessos, foram fenómenos.

E é curioso que ambas não são muito exportadas. Até Rosa Fogo já teve direito a mais transmissões no estrangeiro...

Entretanto, no separador de publicidade promovem esta novela com o subtítulo "a última vingança" para o episódio de hoje... 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, miguelalex23 disse:

A novela já está na grelha de amanhã no site, das 22h45 às 23h10. Um final tão pequeno? 

Ainda vão atualizar. Faltam dois episódios (e mais um bocadinho do antepenúltimo). Por isso, dando hoje 30 minutos, ainda sobra bastante para amanhã. Provavelmente até tiram Vidas Opostas da grelha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...