Jump to content

Dobragens na TV/Cinema


Ambrósio

Posts Recomendados

há 6 minutos, Manú Tenry disse:

A partir de agora, revelarei pistas para adivinharem que série vou falar no artigo da semana :P 

Pistas da próxima série que irei falar:

1ª - Tem um Gato.

2ª - Tem 3 irmãs muito chatas e coscuvilheiras.

3ª - O nome da vila onde se desenrola a série, chama-se Mourão

 

Avô Detetive! Sem mínima dúvida! 

Editado por André Sousa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, André Sousa disse:

Bloqueio! Não tentes baralhar-me, Tininha!
Nem mudes a última hora de série! :lol:

Euuu!? Alguma vez faria isso? Nunca!

Spoiler

Depois logos verá ;) 

*e você não altere as minhas pistas!!! Senão é desqualificado :P 

 

Editado por Manú Tenry
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 2017-6-16 at 16:42, Manú Tenry disse:

Maria Camões em acção na dobragem de Fairy Tail :wub:

 

Tbh, é por causa de vozes assim que não gosto das dobragens portuguesas. Estas vozes são muito forçadas e pouco reais, ainda por cima conhecendo a voz original. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sejam bem-vindos a Beirais à 3ª edição do "Manupédia", a tua enciclopédia humana favorita sobre o mundo das dobragens e animações, ao estilo "Manúelino"! :P

logo%2Bmanupedia.png

Na sessão de hoje vou falar de Avó Detective! Uma série que retrata o dia-a-dia da pacata vila de Moncheron(Mourão na versão portuguesa) e da protagonista Prudência Passinhos. Uma educadora de infância reformada que passa o seu tempo a desvendar mistérios e crimes. Com ajuda do seu gato Óscar, Carlos um guarda florestal e as crianças da vila lideradas por Jójó.

Prudência é uma senhora de idade, muito perspicaz e inteligente. desvenda muitos casos melhor que muitos polícias que se prezem.

Além da ajuda de Carlos, Prudência colabora com Comissário Alfredo para desvendar os crimes que acontecem na região.

Toda a gente de Mourão, adora Prudência menos as Irmãs Béchamel, três irmãs idosas, muito coscuvilheiras, que nutrem uma enorme inveja de Prudência por ser tão ativa e amada pela idade que tem e por ser a melhor em tudo, tanto nas investigações como a confecionar tartes e outras sobremesas e pratos.

Vamos conhecer o elenco por de trás das personagens(versão da RTP2, na do Canal Panda tem algumas alterações):

 Avó Prudência:

Spoiler

prudencia.png

 

Ana Vieira

ana%2Bvieira.jpg

É um fantástica cantora das nossas dobragens, canta a maior parte dos genéricos dos animes e canções pertencentes às bandas sonoras de várias séries animadas. Como actriz de dobragem, já fez o Todd de O Mundo de Todd, Harry do Harry e o Balde de Dinossauros, Sofia e Flora de Doremi ou a Princesa Tiana de a Princesa e o Sapo.

Carlos:

Spoiler

carlos.png

 

Pedro Cardoso

pedro%2Bcardoso.jpg

É a alma do nosso Spongebob, fez várias séries de Digimon ou As Aventuras do Jackie Chan. Foi o director de dobragem desta série e costuma o ser em muitas outras mais do estúdio Pim Pam Pum Audiovisual.

Alfredo:

Spoiler

alfredo.png

 

Michel Simeão

Michel%2BSime%25C3%25A3o.jpg

Actor, cantor e director de dobragem da Pim Pam Pum e Buggin Media. Muitas dobragens fazem parte do seu currículo, tais como Digimon 02 onde dava voz ao Matt, Corneil em Corneil e Bernie, Zick em Alergia Monstra, Natsu de Fairy Tail, ou o Urso de Rua do Zoo 64.

Irmãs Bechamel:

Spoiler

bechamel.png

Clotilde(Bechamel de roupas verdes) - Sónia Jerónimo

Esmeralda (Bechamel gorducha) - Pedro Cardoso

Elvira (Bechamel de roupas bordeux) - Paulo Duarte Ribeiro

Jojó:

Spoiler

jojo.png

Vítor D'Andrade

v%25C3%25ADtor%2Bdandrade.jpg

Sim, é verdade, o nosso Inspector Lúcio em Ouro Verde foi o Jójó em Avó Detective. Fez além disso, Koji de Digimon Frontier, E se os Animais Falassem, Corvo em Cidades dos Patos. Alguns desenhos animados recentes do Zig Zag, ele também entra.

Didi:

Spoiler

didi.png

Nuno Pardal

nuno%2Bpardal.jpg

Penso que até é a voz mais característica que aqui está! Sempre gostei da voz dele, é peculiar e infantil, lembro-me que o "reconheci" foi nas Chiquititas onde fazia o Lucas, a voz dele era familiar de algum lado. Até quando numas cenas em que ele estava a brincar com os miúdos, fez essa voz infantil e reconheci-o logo daqui.

Na Avó Detetive, ele fez muitos vilões e personagens da aldeia. Ele foi Takato em Digimon Tamers ou Swaper em Dora, a Exploradora. É o principal director de dobragem do estúdio Buggin Media.

Marlene:

Spoiler

marlene.png

Ana Vieira

ana%2Bvieira.jpg

Júlio:

Spoiler

julio.png

Paulo Duarte Ribeiro

paulo%2Bduarte%2Bribeiri.png

Foi o Wannabee do programa Lucy, faz habitualmente alguma novelas e séries. Entrou em Santa Bárbara como Guarda Simões e em Massa Fresca como Assaltante.

Fez várias dobragens, em séries como Digimon 02 como Izzy, Narrador em Mina e Mena ou Salieiri em Amadeus (desenho animado sobre Mozart).

Quico:

Spoiler

quico.png

Pedro Cardoso

pedro%2Bcardoso.jpg

Mariazinha

Spoiler

mariazinha.png

Sónia Jerónimo

s%25C3%25B3nia%2Bjeronimo.jpg

Fez além da Mariazinha, quase todas as personagens femininas que iam aparecendo na série. Noutras séries fez a Clover/Cláudia das Espias, Cody em Digimon 02 e fez parte do elenco de dobragem de Betty Atómica.

Zézinho:

Spoiler

zezinho.png

Michel Simeão

Michel%2BSime%25C3%25A3o.jpg

Curiosidades:

Na versão portuguesa, faziam de conta que ação era passada em Portugal (em Alentejo onde se situa realmente Mourão), tendo em referência várias localidades do país, Lisboa, Aljustrel, Tavira, Porto e utilizavam nomes e apelidos portugueses como Paulo Brandão ou Baltazar Monteiro.

- Por falta de vozes femininas alguns homens faziam as personagens femininas, como foi o caso das Manas Béchamel. O Pedro Cardoso até costuma fazer ocasionalmente vozes femininas.

- Todos os actores entraram em várias temporadas de Digimon:

Pedro Cardoso: Digimon 02(Tk, Angemon), Tamers (Impmon), Frontier (Takuya), Data Squad (Agumon, Kurata, Gaomon).

Paulo Duarte Ribeiro: Digimon 02 (Izzy, BlackwarGreymon, Genai, Pai de Matt), Data Squad(Masaru).

Vítor D'Andrade: Digimon Frontier (Koji)

Nuno Pardal: Digimon Tamers(Takato,Gallantemon)

Sónia Jerónimo: Digimon 02 (Cody, Armadilomon Mimi, Palmon, Sora, June).

Michel Simeão: Digimon 02 (Matt, Tai, Agumon, Gabumon, MaloMyotismon) cantou o genérico em Data Squad abertura e encerramento.

Ana Vieira: Cantou os encerramentos de Digimon Tamers e Frontier e ainda cantou a abertura desta última.

Na Dobragem do Canal Panda foram substituídos o Nuno Pardal e o Paulo Duarte Ribeiro (as vozes mais emblemáticas diga-se de passagem) por João Brás (um actor de comédia e de revista) e Nuno Machado (voz adicional de Digimon 02 e Spongebob) ainda foram acrescentadas mais duas vozes femininas, Cristina Basílio(que fez H20 ou Sonic Boom, aqui a Bechamel Clotilde) e Alexandra Diogo (a Sandy de Spongebob e aqui Bechamel Elvira).

Aqui coloco dois episódios um com dobragem da RTP2 e outro do Canal Panda

Opinião Pessoal:

Adorava esta série, a Avó Prudência era tão querida com toda gente e desvendava os mistérios com grande maestria. Adorei o facto de aportuguesarem a série com os nomes das localicades e apelidos, torna-a mais familiar e adorável. E "Mourão" tinha um ar tão agradável para se viver :P 

Bom, e ficamos por aqui por esta semana. Espero que tenham gostado, este artigo foi mais curto mas penso que está agradável na mesma :P 

Para semana cá vos espero(sábado ou domingo à tarde):mosking:

 

Editado por Manú Tenry
  • Gosto 9
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As manas Bechamel eram maioritariamente homens :haha:

E, tal como a série Totally Spies - As Espias! (quero análise @Manú Tenry :P ), o Panda estragou um bocado a dobragem :S (se bem que no caso da série que referi, ainda bem até que veio porque a série tem 6 temporadas e a RTP2 e a Disney só dobraram 2 :( ).

Por acaso a vila da série tem mesmo cara de portuguesa até :mosking: E isso só ajudou a familiarizar-mo-nos mais com a série xD

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 30 minutos, Tiago João disse:

 

E, tal como a série Totally Spies - As Espias! (quero análise @Manú Tenry :P ), o Panda estragou um bocado a dobragem :S (se bem que no caso da série que referi, ainda bem até que veio porque a série tem 6 temporadas e a RTP2 e a Disney só dobraram 2 :( ).

 

Também adorava quando faziam essas coisas, lembro-me bastante bem da dobragem das espias, a série passava-se em Cascais ou lá o que era :D

há 10 minutos, Ryouta disse:

 

Nuno Pardal era o Takato? Já amo :wub:

 

Tambem só descobri hoje, mas lembrando-me da voz do Takato é ele mesmo, fiquei estupefacto.
Também fiquei arrebatado quando soube que o Vitor D'Andrade era o Koji do Digimon Fronteira, a minha infância está toda ligada :D

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 minutos, Ryouta disse:

Gostava desta série apesar de me lembrar vagamente de a ver!

Nuno Pardal era o Takato? Já amo :wub:

Não sabia que eles fingiam que se passava em Portugal :haha:

Muito bom texto, adorei! Espero pelo próximo! 

E quero um sobre A Carrinha Mágica :ph34r:

A partir dos 3 minutos :P 

 

há 12 minutos, diogoarez disse:

Também adorava quando faziam essas coisas, lembro-me bastante bem da dobragem das espias, a série passava-se em Cascais ou lá o que era :D

Tambem só descobri hoje, mas lembrando-me da voz do Takato é ele mesmo, fiquei estupefacto.
Também fiquei arrebatado quando soube que o Vitor D'Andrade era o Koji do Digimon Fronteira, a minha infância está toda ligada :D

"Jójó digievolui" no minuto 1:38 :P E já agora o Spongebob logo no inicio :P 

 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 27 minutos, Manú Tenry disse:

A partir dos 3 minutos :P 

 

"Jójó digievolui" no minuto 1:38 :P E já agora o Spongebob logo no inicio :P 

 

Fico impressionado como a minha infância está toda ligada :D
Quem teria ideia que o Spongebob foi o TK e o Takuya? As dobragens em Portugal são uma caixinha de surpresas
Já quando descobri que a Ana Vieira participou em inúmeras coisas da minha infância fiquei impressionado porque não tinha ideia da sua magnitude :)

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 27 minutos, diogoarez disse:

Fico impressionado como a minha infância está toda ligada :D
Quem teria ideia que o Spongebob foi o TK e o Takuya? As dobragens em Portugal são uma caixinha de surpresas
Já quando descobri que a Ana Vieira participou em inúmeras coisas da minha infância fiquei impressionado porque não tinha ideia da sua magnitude :)

 É exactamente essa magia que tanto me fascina e que faz procurar saber mais informações sobre esta temática. E quem sabe profissionalizar-me na área :P 

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 minutos, Manú Tenry disse:

 É exactamente essa magia que tanto me fascina e que faz procurar saber mais informações sobre esta temática. E quem sabe profissionalizar-me na área :P 

 

Eu neste ultimo ano tenho andado fascinado com as dobragens Portuguesas, o que me levou a encontrar este fórum, bastou ver uns quantos paineis de dobradores e fiquei mesmo interessado em saber mais sobre a área, agora até ando mais atento aos programas atuais para ver as dobragens de agora e já tive bastantes surpresas( Em especial no elenco de ''Os Padrinhos Mágicos'' que era uma série que adorava quando era mais novo). 
Espero que consigas cumprir o teu sonho :D

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 horas, diogoarez disse:

Eu neste ultimo ano tenho andado fascinado com as dobragens Portuguesas, o que me levou a encontrar este fórum, bastou ver uns quantos paineis de dobradores e fiquei mesmo interessado em saber mais sobre a área, agora até ando mais atento aos programas atuais para ver as dobragens de agora e já tive bastantes surpresas( Em especial no elenco de ''Os Padrinhos Mágicos'' que era uma série que adorava quando era mais novo). 
Espero que consigas cumprir o teu sonho :D

Qual das dobragens? A do Canal Panda? A do Nickelodeon?

Gosto das vozes portuguesas actuais (até terem estreado a décima temporada), sempre gostei das vozes principais (a do Cosmo é melhor do que a original).

Editado por ATVTQsV
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual das dobragens? A do Canal Panda? A do Nickelodeon?
Gosto das vozes portuguesas actuais (até terem estreado a décima temporada), sempre gostei das vozes principais (a do Cosmo é melhor do que a original).

Há duas dobragens? Não sabia, então eu cresci com a do Nickelodeon.
A voz do Cosmo feita pelo Quimbé era perfeita até esta 10a temporada, agora está horrivel.
Fiquei estupefacto quando descobri que dobradores que adoro participavam na série e eu nem sabia, como o Mário Bomba, a Ana Vieira e o Tiago Caetano.
A Ana Vieira como Wanda é perfeita(Mas eu sou fanboy dela), tal como o Tiago Caetano para mim é o Timmy ideal.
A 10a temporada para mim não é tão boa, a voz da Chloe é a da Vicky, o Cosmo como já disse está mau e mudaram a voz do pai do Timmy, por muito que adore o Rui Quintas como dobrador não o vejo como pai do Timmy

PS: Alguém sabe quem fazia a voz do pai do Timmy antes desta temporada? É uma voz que não consigo associar a ninguém e nunca mais o ouvi em lado nenhum

Enviado do meu 5056D através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...