Jump to content

Publicidade & Marketing


_zapping_

Posts Recomendados

  • 2 semanas depois...

Nesta notícia do Expresso, é dito que a decisão de qual nome vai ficar para toda a marca (Jumbo ou Auchan) vai ser tomada durante 2018. Dado a abertura de novos supermercados com o nome My Auchan, provavelmente vão unificar tudo para Auchan. Curiosamente, em Espanha, estes novos supermercados chamam-se Mi Alcampo, por isso se calhar, por lá, vão ficar com o nome original. O logótipo é o mesmo, do pássaro, ao contrário do do Jumbo.

http://expresso.sapo.pt/economia/2017-12-25-Grupo-Auchan-investe-90-milhoes

Vai também haver remodelações em mais lojas, uma delas na minha cidade. Com a concorrência, tem perdido clientes.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Acredite no esforço. Acredite na ambição.

Na próxima segunda, se o Banif estaria vivo (e se não tivesse a intervenção do estado há uns anos), faria 30 anos. O Banif introduziu a sua última imagem há uns dez, precisamente quando fez 20.

Ora, resolvi fazer este post (era para ser uma crónica da THdS mas como agora as crónicas estão lentamente a ir aos seus devidos lugares) que serve de breve retrospectiva a alguns anúncios do Banif. Uma das edições do 1000 Imagens tinha o apresentador a entrevistar o fundador Jorge Tomé e falaram sobre uma campanha que tinham em 1991, mas como não existem programas completos o meu único remédio é mostrar o anúncio mais antigo do Banif que ainda há na internet.

E quem se lembra dos anúncios do ventriloquista da conta Banif Triplus?

Mas deixa-me ser sincero: o ponto de partida deste post foi por causa de um sonho que tive hoje. Estava a ver televisão e, espanto dos espantos, estava a dar um anúncio do Banif na televisão. E sim, era o anúncio do centauro. Porém não tinha a sonoridade do anúncio em questão, tinha outra sonoridade, que nada tinha a ver com o anúncio. Pior: o anúncio repetia-se! Sim, na altura ficava um pouco sobressaltado quando dava o anúncio do centauro na televisão, quer na sua versão inicial de um minuto quer na sua versão reduzida.

O pior é que era o único anunciante dos relógios da RTP N até Setembro daquele ano - pois ter de estar a aturar com o anúncio do centauro a toda a hora antes das notícias era mesmo irritante, sobretudo para um anúncio caríssimo como este: filmagens em Marrocos, nas montanhas Atlas. Tinham de fazer dois planos: o do homem e o do cavalo. Resultado: enviar os planos à Rushes em Londres e criar um centauro realista, mais realista do que uma banal criatura mitológica de um filme. Diziam eles que o centauro era um "símbolo de força, de capacidade física aliada à visão e inteligência humanas". Está bem, entende-se o plano mitológico da campanha, mas este anúncio até chocou algumas pessoas. "O que é isto?" diriam uns, "um anúncio mal conseguido da Ferrari?", diriam outros.

Este anúncio aqui pode ser considerado como "a sequela". Infelizmente (felizmente?), os planos de integrarem o elemento do centauro fora o símbolo da marca não resultaram neste anúncio, supostamente porque tinham gastado o orçamento todo nas viagens a Marrocos para fazer a base do anúncio e no dinheiro que foi gasto em pós-produção em Londres.

O Montepio tinha o Panda, mas o Banif contra-atacou com o Ruca (também dava - e ainda dá - no Canal Panda). Agora imagine se uns anos mais tarde iriam ter a real gana de reinventar a conta Nova Geração para os pequenitos tivesse uma campanha com as personagens da série My Little Pony - A Magia da Amizade, mas o Canal Panda só estreou a série em 2012 (deveria ter estreado em 2011. Ainda somos pobres?)

Para quem já se chateou do Ruca (7 aos 13 anos), havia esta (que substituiu o anúncio do centauro na RTP N):

Prometo expandir isto quando fizer a THdS sobre o Banif. Quanto à marca, a Açoreana ainda usa o símbolo apesar de estar distanciado do grupo. Também deixaram um banco em Malta, o Banif Bank, que mudou o seu nome para BNF Bank no ano passado. Cá em Braga temos duas seguradoras Açoreana, e não sei porque é que ainda insistem em usar o centauro se o banco deixou de existir.

O Banif, tal como outros bancos de outrora como o BCI ou o BFB não vai reerguer. Falo numa perspectiva realista.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

(Já que não há tópico para marcas)

O IKEA está a pensar abrir mais lojas em Portugal. Uma delas na minha cidade, na Figueira da Foz. Eles querem comprar o espaço do E.Leclerc. As pessoas de Coimbra, pelo que me disseram, é que não estão contentes, pois a loja era para abrir lá. 

http://www.asbeiras.pt/2018/02/ikea-pode-trocar-coimbra-pela-figueira-da-foz/

O que achas, @Ambrósio?

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 31 minutos, Televisão 10 disse:

(Já que não há tópico para marcas)

O IKEA está a pensar abrir mais lojas em Portugal. Uma delas na minha cidade, na Figueira da Foz. Eles querem comprar o espaço do E.Leclerc. As pessoas de Coimbra, pelo que me disseram, é que não estão contentes, pois a loja era para abrir lá. 

http://www.asbeiras.pt/2018/02/ikea-pode-trocar-coimbra-pela-figueira-da-foz/

O que achas, @Ambrósio?

O IKEA era para abrir cá sim, mas o nosso presidente da câmara não autorizou. :rolleyes: Falava-se que ia para Aveiro, agora para a Figueira é novidade para mim, não sabia. Mas já que aqui não o querem, até acho bem que abra na Figueira, é aqui tão perto (menos de uma hora de caminho), não custa nada lá ir. :P

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 54 minutos, Ambrósio disse:

O IKEA era para abrir cá sim, mas o nosso presidente da câmara não autorizou. :rolleyes: Falava-se que ia para Aveiro, agora para a Figueira é novidade para mim, não sabia. Mas já que aqui não o querem, até acho bem que abra na Figueira, é aqui tão perto (menos de uma hora de caminho), não custa nada lá ir. :P

Eu, sinceramente, não acredito muito. Já diziam que ia abrir uma Zara na Rua da República (abriu um Minipreço), agora dizem que o Foz Plaza vai aumentar e vai abrir lá...

De facto, o E.Leclerc não vende muito e estão sempre a dizer que ele vai fechar. Quem sabe se é desta. Não me importava. Nunca fui ao IKEA e não vou ao E.Leclerc.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 29 minutos, ATVTQsV disse:

Braga orgulha-se de ter vários Pingo Doces, vários Continentes, um E. Leclerc, um IKEA (se bem que não é supermercado), uns Minipreços, uns Lidls, um Intermarché, mas Jumbo é que não.

Aqui na Figueira só não há Aldi. Agora até temos Continente, ainda que seja Bom Dia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Ambrósio disse:

O IKEA era para abrir cá sim, mas o nosso presidente da câmara não autorizou. :rolleyes: Falava-se que ia para Aveiro, agora para a Figueira é novidade para mim, não sabia. Mas já que aqui não o querem, até acho bem que abra na Figueira, é aqui tão perto (menos de uma hora de caminho), não custa nada lá ir. :P

Porque é que o Presidente da Câmara não autorizou? O IKEA ia ocupar o espaço do seu aeroporto?

  • Haha 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, srcbica disse:

Porque é que o Presidente da Câmara não autorizou? O IKEA ia ocupar o espaço do seu aeroporto?

https://www.noticiasdecoimbra.pt/camara-boicota-abertura-ikea-coimbra/

Basicamente é o que está aí na notícia. E também já ouvi dizer que ele não queria porque ia fazer com que as lojas de móveis da região perdessem clientes (o que não faz muito sentido porque são tipos de móveis diferentes).

Editado por Ambrósio
  • Gosto 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Ambrósio disse:

https://www.noticiasdecoimbra.pt/camara-boicota-abertura-ikea-coimbra/

Basicamente é o que está aí na notícia. E também já ouvi dizer que ele não queria porque ia fazer com que as lojas de móveis da região perdessem clientes (o que não faz muito sentido porque são tipos de móveis diferentes).

Credo, esse vosso presidente tem ar de ser assim meio parvo :ph34r:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Altice garante que anúncio da Moche “respeita inequivocamente” a legislação (com vídeo)

moche-300x230.jpg

A Altice assegura que o anúncio televisivo da Moche “respeita inequivocamente” a legislação e considerou sem fundamento a crítica do Instituto de Apoio à Criança sobre a utilização de “imagens de uma criança associadas a linguagem agressiva”.
“A campanha publicitária em questão respeita inequivocamente toda a legislação, tendo um contexto perfeitamente admissível e compreensível, principalmente, no seio do público alvo a que se destina. A Altice Portugal centra o seu comentário numa total estranheza sobre a matéria em causa, onde não se vislumbra qualquer fundamento para tal postura que consideramos incompreensível ou então claramente forçada por objectivos que preferimos não conhecer”, respondeu a empresa à agência Lusa.
O Instituto de Apoio à Criança tinha criticado na passada sexta-feira um anúncio televisivo da Moche devido à utilização de “imagens de uma criança associadas a linguagem agressiva”, solicitando à Direcção-Geral do Consumidor a abertura de um processo.
“Tais imagens acompanhadas da expressão ‘Destrói os teus amigos sem gastar Net’ são susceptíveis de prejudicar o desenvolvimento saudável da criança, na medida em que veiculam mensagens que atentam contra o princípio fundamental da inviolabilidade da vida humana e os sentimentos positivos associados à amizade”, referia então o  instituto em comunicado.

Fonte:http://www.meiosepublicidade.pt/2018/02/altice-garante-anuncio-da-moche-respeita-inequivocamente-legislacao-video/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Acho que isto diz muito sobre o estado das generalistas...
 

Citação

European Home Shopping maior anunciante em janeiro

A European Home Shopping abriu o ano a liderar a lista dos maiores anunciantes, de acordo com os dados a preços de tabela da MediaMonitor.
Investimentos Publicitários ,  
Grupo Marktest,  Ontem
 

 

 

Segundo os dados da MediaMonitor, a European Home Shopping foi líder da tabela dos maiores anunciantes do mês de janeiro, sendo responsável por um share of voice de 4.5% face ao total do mercado publicitário de Tv, rádio, imprensa, outdoor, cinema e Internet e de 10.9% relativamente ao total dos 20 maiores anunciantes do mês de janeiro de 2018.

É de salientar que o período de recolha da informação relativa a janeiro de 2018 não está ainda concluído para todos os meios (ver nota da situação referente ao mês de janeiro).

A Unilever - Jerónimo Martins subiu à segunda posição desta tabela mensal, responsável por 3.5% do investimento publicitário total e por 8.5% do colocado pelos 20 maiores anunciantes do mês.

A Viva Melhor Sempre subiu para a terceira posição, com 3.1% de share of voice face ao total do mercado e de 7.4% face aos 20 maiores anunciantes.

No total, os 20 maiores anunciantes deste mês foram responsáveis por 41.0% dos montantes globais.

PubMM.gif

 

fonte: http://www.marktest.com/wap/a/n/id~2369.aspx

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

19 hours ago, Ambrósio said:

Não me surpreende, com a quantidade de vezes que o anúncio da frigideira passa na televisão... :rolleyes::sleep:

11 hours ago, ATVTQsV said:

A frigideira milagrosa mente as suas promessas depois de fazer uma segunda omelete.

Várias reclamações no Portal da Queixa relativas à frigideira. https://portaldaqueixa.com/marcas/ehs

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 54 minutos, ATVTQsV disse:

Alguém se lembra de um anúncio ao Intermarché de 2004/2005 a gozar com o Dragostea din tei? A letra era "festa, festa, é no Intermarché" de acordo com um par de fontes (até chegaram a falar sobre isso na Quinta) mas não me lembro do mesmo.

Não será Festa, Festa, é na Moviflor?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...