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Rádio Comercial supera-se e atinge um valor nunca antes alcançado por nenhuma estação de rádio em Portugal: mais de 20% de AAV

M80 mantém-se como 3ª rádio mais ouvida do país

Cidade FM termina o ano a consolidar a sua posição enquanto rádio jovem mais ouvida, com 4,8% de AAV

Depois de ter liderado o consumo do meio rádio durante todo o ano de 2021, a Rádio Comercial volta a confirmar a sua liderança absoluta com 20,1% de Audiência Acumulada de Véspera (AAV) – um valor nunca antes alcançado por nenhuma estação de rádio em Portugal. Este resultado traduz um aumento de 0,7 pontos em relação à vaga anterior, de acordo com os resultados da 5ª Vaga do Bareme de Rádio da Marktest de 2021. Estes resultados históricos permitem reforçar a posição de liderança absoluta da Rádio Comercial pela vigésima vaga consecutiva, e também o seu melhor resultado de sempre. Também em reach semanal e share de audiência, a Rádio Comercial reforça os seus resultados com 39,6% e 23,9%, respetivamente.

A M80 Rádio acaba por reforçar também a sua posição de terceira rádio mais ouvida do país, com 7,6% de AAV.

Já a Cidade FM termina o ano consolidando-se como a rádio jovem mais ouvida do país e um reforço da sua posição na linha da frente das rádios mais jovens, com 4,8% de AAV. No reach semanal a Cidade FM atinge 12,1% e um share de audiência de 4,2%.

Isto significa que, nesta 5º Vaga de 2021, referente ao período entre 01 de setembro de 2021 e 12 de dezembro de 2021, o Grupo Media Capital Rádios foi líder absoluto em todos os indicadores – Audiência Acumulada de Véspera (AAV) com 30,1%; Share de Audiência com 38,7%; e  regista um reach semanal de 54%.

Para o CEO da Media Capital Rádios, Salvador Bourbon Ribeiro, “Estes resultados são o culminar de um ano de trabalho muito intenso, onde diariamente nos fomos superando em todas as áreas. Encerramos 2021 com o sentimento de dever cumprido, atingindo os melhores resultados de sempre de uma estação, como a Rádio Comercial, e com os melhores resultados de sempre da MCR. Estamos confiantes que em 2022 estaremos ainda mais fortes”. 

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Bareme Rádio: Comercial supera fasquia dos 20% e fecha o ano com liderança reforçada

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Os números da rádio em Portugal continuam a atingir novos máximos. Após uma vaga do Bareme em que as duas estações mais ouvidas registaram audiências recorde, a última vaga de 2021 vem confirmar o momento histórico vivido pelo sector, com a Comercial a tornar-se a primeira estação a superar a fasquia dos 20%. Com uma Audiência Acumulada de Véspera (AAV) de 20,1%, a estação regista pelo segundo mês consecutivo o valor mais elevado de sempre na rádio nacional, crescendo mais sete décimas face aos 19,4% registados na vaga anterior e que haviam estabelecido um novo máximo até então.

Apesar de se registar uma descida do consumo de rádio entre vagas, com a audiência acumulada a recuar dos históricos 61,2% da vaga anterior para os 60,4%, as duas estações mais ouvidas continuam a reforçar quota já que também a RFM volta a alcançar o seu melhor resultado. Após ter atingido pela primeira vez a fasquia dos 19% na última vaga, a estação do grupo Renascença Multimédia avança agora até aos 19,6%.

Os resultados desta última vaga do Bareme Rádio colocam novamente nas mãos da Comercial o estatuto de estação mais ouvida em Portugal, encerrando o ano de 2021 com liderança reforçada ao alargar ligeiramente a vantagem sobre a RFM, que na vaga anterior era de quatro décimas e se fixa agora nas cinco. Os valores alcançados nesta quinta vaga garantem igualmente às duas estações no topo das preferências dos ouvintes um crescimento significativo na comparação com a vaga homóloga em 2020, altura em que o sector da rádio começava a recuperar do impacto provocado pelos períodos de confinamento e sucessivas limitações à circulação impostas pela situação pandémica. Analisando a evolução relativamente quinta vaga de 2020, os dados mais recentes do Bareme Rádio traduzem crescimentos de 2,1 pontos percentuais no caso da Comercial e de 3,2 pontos percentuais no caso da RFM já que, no período homólogo, a AAV das duas estações se situava, respectivamente, nos 19% e 16,4%.

Em sentido contrário, a M80, que mantém o estatuto de terceira estação mais ouvida do país, recua uma décima face à vaga anterior, registando agora uma AAV de 7,6%. Valor que representa também uma quebra (-0,6 p.p.) na comparação com os resultados alcançados na vaga homóloga em 2020, altura em que a estação do grupo MCR registava o seu melhor resultado de sempre: 8,2%. Apesar desta evolução negativa, a M80 consegue reforçar a sua posição e alargar a vantagem para a Renascença, que na vaga anterior estava em 1,1 pontos percentuais, para 1,5 pontos percentuais. Isto porque a estação da Renascença Multimédia sofre também uma quebra para os 6,1% de AAV, valor que traduz um recuo de cinco décimas, quer entre vagas quer relativamente à vaga homóloga em 2020, momentos em que a audiência da estação se situava nos 6,6%.

O último lugar do top 5 das rádios mais ouvidas no país volta a ser ocupado pela Cidade FM, estação que conquistou na última vaga a posição que até então vinha sendo ocupada pela Antena 1. No entanto, depois de ter atingido os 5,2%, a estação da MCR recua agora para os 4,8%. Valor que, ainda assim, não só garante a presença entre as cinco estações mais ouvidas mas representa igualmente um crescimento significativo (+1,2 p.p.) relativamente à audiência registada na vaga homóloga em 2020, altura em que a Cidade FM se encontrava na sexta posição com uma AAV de 3,6%

A Antena 1 volta assim a ficar pela sexta posição, apesar de ver a sua AAV crescer dos 3,8% da vaga anterior para os 4,1% nesta última vaga do ano. Na comparação com a vaga homóloga, quando ainda integrava o lote das cinco estações mais ouvidas com uma AAV de 4,6%, este valor representa uma quebra de cinco décimas. A Mega Hits, que mantém os mesmos 3,5% da vaga anterior, segue na sétima posição, uma evolução positiva (+0,4 p.p.) na comparação com o encerramento de 2020, quando estava na oitava posição com uma AAV de 3,1%. Já a TSF, que há um ano se encontrava à frente da Mega Hits, surge agora na oitava posição com 3,2%, valor que representa um recuo de uma décima, quer relativamente à vaga anterior quer na comparação homóloga.

A Antena 3, que permanece no nono lugar, sobe duas décimas entre as duas últimas vagas, passando de 1,6% para 1,8%, a mesma subida quando se analisam os números registados no mesmo período de 2020. O top 10 volta a ser encerrado pela Smooth FM, que, no entanto, recua três décimas face à última vaga e apresenta agora uma AAV de 1%, o mesmo valor que registava há um ano.

Analisando os resultados de audiência por grupo de media, a liderança permanece igualmente nas mãos da Media Capital Rádios, alargando para os três pontos percentuais a vantagem para o grupo Renascença Multimédia, que na última vaga era de 2,9 pontos percentuais. O braço radiofónico da Media Capital alcança nesta última vaga do Bareme Rádio em 2021 uma AAV de 3,1%, uma ligeira subida em relação aos 3% da vaga anterior e um incremento de três pontos percentuais na comparação com os 27,1 registados na vaga homóloga em 2020. Este é precisamente o mesmo valor com que o grupo Renascença Multimédia chega ao fim de 2021, repetindo os mesmos 27,1% registados na vaga anterior. Já na comparação com a vaga de encerramento de 2020, a evolução é positiva já que os números agora alcançados traduzem um crescimento de dois pontos percentuais face à AAV de 25,1% registada no final do último ano. Com 6%, a RTP sobe cinco décimas relativamente à vaga anterior, quando se situava nos 5,5%. Contudo, este valor representa um recuo de oito décimas na comparação com a vaga homóloga, altura em que a rádio pública alcançava uma AAV de 6,8%.

A divulgação dos dados do Bareme Rádio passou a incluir também, a partir da primeira vaga de 2021, um conjunto de estações que não integram o top 10 das rádios mais ouvidas em Portugal. No 11º lugar surgem, empatadas com uma AAV de 0,6% a Rádio Observador (-0,2 p.p. face à vaga anterior), e a R.NOAR (-0,1 p.p.), que troca de posição com a Rádio Nova Era. Após ter dividido posição com a Rádio Observador, a Nova Era surge agora na posição seguinte com 0,5% (-0,3 p.p), empatada agora com a Rádio Meo Sudoeste, que mantém o valor da vaga anterior. Além destas, só mais uma estação apresenta dados de Audiência Acumulada de Véspera (AAV). A Estação Orbital, que fecha o ano com uma AAV de 0,4% nesta derradeira vaga do Bareme Rádio em 2021.

Fonte:https://www.meiosepublicidade.pt/2021/12/bareme-radio-comercial-supera-fasquia-dos-20-e-fecha-o-ano-com-lideranca-reforcada/

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  • 3 semanas depois...

Há uma nova voz nas noites do Oceano Pacífico

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Ana Colaço, locutora da RFM desde 2008, será a nova apresentadora do Oceano Pacífico, icónico programa da estação do grupo Renascença Multimédia que terá uma voz feminina pela primeira vez em 37 anos. “Esta é uma evolução natural do programa, tornando-o mais atual e mais próximo dos ouvintes”, aponta António Mendes, diretor de programas da RFM

A locutora, que se estreou na antena das rádios do grupo em 1996 como jornalista, é voz da RFM desde 2005 e passou a ser locutora da estação em 2008. Assume agora a condução daquele que é um dos mais icónicos programas da rádio nacional, sucedendo a nomes como João Chaves de Marcos André no formato noturno da estação, atualmente também disponível online através da webrádio Oceano Pacífico.

Fonte:https://www.meiosepublicidade.pt/2022/01/ha-uma-nova-voz-nas-noites-do-oceano-pacifico/

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RENASCENÇA INICIA COMERCIALIZAÇÃO DE PUBLICIDADE NO DISPLAY DOS AUTOMÓVEIS

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Mercedes e Worten são as duas primeiras marcas a anunciar no display dos automóveis, dispositivo até aqui apenas utilizado pelas estações para comunicar com os ouvintes e que passou a ser comercializado pelas rádios do grupo Renascença Multimédia. O formato, estima o grupo, terá “um alcance de mais de 3 milhões de veículos que integram o sistema de mensagens RDS (Radio Data System)”.

“Este é um produto inovador com elevado valor para as marcas. Numa altura em que o carro é veículo de eleição para muitos milhares de pessoas e local preferido da maioria para escuta de rádio, esta é uma nova ferramenta de comunicação, de elevado impacto devido ao momento exclusivo de contacto com os nossos ouvintes e, em muitos casos, o último ponto de contacto com os consumidores das marcas antes do ato de compra”, destaca Renata Silva, administradora comercial do grupo que detém as marcas RFM, Renascença e Mega Hits.

Fonte: Meios & Publicidade

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  • 2 semanas depois...

Negócio praticamente fechado

Media Capital fecha acordo de "cerca de 60 milhões de euros" para vender rádios do grupo à Bauer Media. Acordo inclui as cinco estações do grupo: Rádio Comercial, Cidade FM, Smooth, Vodafone e M80. A venda pretende cobrir investimentos na CNN Portugal. A palavra final para a concretização final do negócio e autorizações regulatórias, é da ERC.

 

"As rádios do grupo Media Capital, também detentor da TVI e da CNN Portugal, vão ser vendidas ao grupo alemão Bauer Media Audio Holding. O acordo para a venda da MCR – Media Capital Radio, que inclui a Rádio Comercial, M80, Cidade FM, SmoothFM e a Vodafone FM, está estabelecido em 69,9 milhões de euros, comunicou a empresa esta quinta-feira (3) à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM)

O negócio ultrapassa o valor inicialmente previsto, que estaria na ordem dos 50 milhões. A operação de venda das rádios do grupo, cuja fatia maioritária pertence à Pluris Investments de Mário Ferreira, iniciou-se em junho de 2021.

A Media Capital pretende, desta forma, focar-se nas suas operações televisivas e descartar o setor da rádio, presente pelo menos desde 1997, altura em que a Comercial passou a ser detida pelo grupo. “As rádios são um negócio maduro dentro do universo da Media Capital e esta venda pretende acelerar o desenvolvimento das áreas de produção audiovisual e digital”, lê-se no comunicado à CMVM.

A venda pretende cobrir investimentos na CNN Portugal

“Em face das notícias vindas a lume na imprensa sobre a venda das ações representativas de 100% do capital social da Media Capital Rádios à Baumer Media Audio Holding pelo valor de cerca de 60 milhões de euros, a Media Capital confirma que as negociações entre as partes estão em vias de conclusão”, lê-se no comunicado divulgado através da CMVM.

A procura por um investidor internacional deu-se devido à possibilidade de levantamento de problemas de concentração pela Autoridade da Concorrência. O negócio, que decorre desde setembro, vai fazer transitar as estações de rádio para um grupo que já detém mais de 50 outras rádios pela Europa, setor em que é líder.

A detentora das rádios deverá ser a inglesa Absolute Radio, empresa detida pelo grupo alemão Bauer Media, com uma receita anual de 2,3 mil milhões de euros e sede em Hamburgo. No catálogo, tem 600 revistas, 400 plataformas digitais e opera ainda no marketing, em 17 países.

A venda aos ingleses permitirá à Media Capital, diz o Jornal de Negócios, cobrir as despesas com os novos estúdios da TVI a norte e os cenários da CNN Portugal.

As rádios da Media Capital têm, em conjunto, um número de ouvintes que supera os 2 milhões mensais. A audiência acumulada de véspera está nos 27,9%, com um share de 39,3% e um reach de 53%. A Rádio Comercial é a estação mais ouvida do grupo."

Segundo o grupo que detém a TVI e a CNN Portugal, “quando ocorrer a respetiva formalização” do negócio, “a mesma será objeto de divulgação ao mercado”. “A concretização final da transação estará sempre dependente de autorizações regulatórias, designadamente da Entidade Reguladora para a Comunicação Social”, conclui o comunicado.

Fonte: Espalha-Factos https://espalhafactos.com/2022/02/03/media-capital-fecha-acordo-de-60-milhoes-para-vender-radios-do-grupo/

Eco https://eco.sapo.pt/2022/02/03/media-capital-em-vias-de-vender-radios-por-60-milhoes-incluindo-a-radio-comercial/

Jornal de Negócios https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/media/detalhe/media-capital-ja-fechou-acordo-para-vender-radios

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há 17 minutos, LP 98 disse:

Parece que está de regresso:

 

Sim, regressou esta semana com o próprio do Paulo Sérgio ter admitido de certa forma no ar que foi um erro terminar com ela.
Os mais de 500 gostos na publicação antes dessa comprovam a falta que fazia ao público, e a Antena 1 volta a fazer serviço público digno desse nome no desporto uma vez que neste momento ainda transmitia menos que a TSF.
 

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Eu sei que rádio não é para aqui, mas queria avisar que a nova programação da Antena1 já pensada pelo Nuno Galopim, começa no próximo dia 14 de Fevereiro. Até ao momento apenas se conhece quem fará o novo programa da manhã, será em dupla, sendo feito pela Mónica Mendes ex Antena3 que regressa à rádio(traz o M de volta agora na 1 em forma de rubrica)e pela estreia em rádio do Pedro Miguel Ribeiro. Alguns programas terminaram, por exemplo o Esplendor de Portugal ou A Teoria da Evolução, para darem lugar a outros.

Editado por tuscano
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há 42 minutos, tuscano disse:

Eu sei que rádio não é para aqui, mas queria avisar que a nova programação da Antena1 já pensada pelo Nuno Galopim, começa no próximo dia 14 de Fevereiro. Até ao momento apenas se conhece quem fará o novo programa da manhã, será em dupla, sendo feito pela Mónica Mendes ex Antena3 que regressa à rádio(traz o M de volta agora na 1 em forma de rubrica)e pela estreia em rádio do Pedro Miguel Ribeiro. Alguns programas terminaram, por exemplo o Esplendor de Portugal ou A Teoria da Evolução, para darem lugar a outros.

Post movido para o tópico apropriado.

Boas novidades, de uma forma geral. Regresso em boa hora da Mónica Mendes.

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há 17 horas, miguelalex23 disse:

Post movido para o tópico apropriado.

Boas novidades, de uma forma geral. Regresso em boa hora da Mónica Mendes.

Certo.

O Dia da rádio, vai ser festejado no Grupo RR dia 11 de Fevereiro pela manhã, juntando todos os programas da manhã do grupo num só, e transmitido em todas elas. Já a Comercial festeja no dia oficial, que é a 13 de Fevereiro Domingo, com uma emissão especial entre as 8h da manhã e as 18h.

Editado por tuscano
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Domingo, dia 13 às 11h, não perca o Especial Robbie Williams, What We Did Last Summer, Live at Knebworth. 

https://m80.iol.pt/artigo/o-especial-robbie-williams-live-at-knebworth-vai-passar-na-m80

Tudo pode acontecer no Domingo: https://radiocomercial.iol.pt/artigo/dia-da-radio-tudo-pode-acontecer

Editado por tuscano
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 Já ouvi promoção a 2 novos programas na Antena1 e já estrearam um, o Contagem Decrescente, com música mais pop Sextas para Sábado pelas 00h. Os 2 novos programas serão um de fados, que ao que parece será às Segundas pelas 23h, conduzido pela fadista Aldina Duarte, que terá como primeiro convidado o ex marido Camane. O outro, ao que percebi, será algo relacionado com música europeia, nas madrugadas de Segunda para Terça.

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há 3 horas, dav01 disse:

A ideia é interessante, mas o objetivo era promover uma grelha, acho que ninguém consegue ter paciência para seguir essas linhas todas :cryhappy:

Aqui explica melhor: https://www.rtp.pt/antena1/os-dias-da-radio/nova-grelha-da-antena-1_11669?fbclid=IwAR2TmLNMjlYm__b9EiIrwFH9PbX7LotgdHyi2sm_TWJgh4XBY4K09z_alFs

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