Jump to content
Eurovisão 2024: Escolhe os 10 finalistas da Semifinal 2 ×

Rádio


João

Posts Recomendados

Ontem a Rádio Universitária do Minho não passou noticiários porque a equipa foi para o São João.

Já foi postado no tópico da SPORT.TV, mas decidi repostar uma vez tem o som da RFM. Excerto da emissão há quase 24 anos, começando com uma rubrica desportiva (hoje já não tem, só passa na Renascença, se bem que a rubrica aqui era mais dada ao desporto internacional), intervalo e jingles da RFM e o genérico da altura do Oceano Pacífico:

Do jingle aos 2:48 lembro-me da versão mais "solene" (acho que em piano) que dava antes das mensagens do padre que davam de X em X horas. Entretanto mudaram o separador das reflexões duas vezes (o actual creio que já tem mais de dez anos). Incrível como ainda tenho memórias sonoras daquilo, é praticamente lost media

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com respeito ao que foi dito no tópico da SPORT.TV, o Oceano Pacífico estreou em Janeiro de 1985. Na altura ainda não havia a RFM, salvo erro era a Renascença Canal 2 (FM Estéreo) e em 1987 assumiu a independência como RFM.

Pelo menos esta era a ideia que tenho: o Canal 1 correspondia à Renascença actual e as extintas rádios regionais que mais tarde viriam a ser a extinta Rádio Sim, que na teoria e na prática seriam o Canal 3 (a Mega FM/Mega Hits seria o Canal 4)

Ainda há alguns carros com autocolantes da Rádio Renascença, onde, na viragem do milénio, deixaram de usar a designação Canal 1 para a rádio principal, que entretanto se descaracterizou em vários aspectos (playlist e programação). Também, com a logo actual da Renascença (já desde 2006) eu não vi autocolantes, são todos das fases anteriores

Ou talvez com a logo anterior à de 2006, a de 2002 (acho que foi nesta altura que pararam com os autocolantes)

http://enderecoparvo.blogspot.com/2006/01/autocolantes-nos-carros-saga-parte-ii.html

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 25/06/2022 at 16:10, ATVTQsV disse:

Ontem a Rádio Universitária do Minho não passou noticiários porque a equipa foi para o São João.

Já foi postado no tópico da SPORT.TV, mas decidi repostar uma vez tem o som da RFM. Excerto da emissão há quase 24 anos, começando com uma rubrica desportiva (hoje já não tem, só passa na Renascença, se bem que a rubrica aqui era mais dada ao desporto internacional), intervalo e jingles da RFM e o genérico da altura do Oceano Pacífico:

Do jingle aos 2:48 lembro-me da versão mais "solene" (acho que em piano) que dava antes das mensagens do padre que davam de X em X horas. Entretanto mudaram o separador das reflexões duas vezes (o actual creio que já tem mais de dez anos). Incrível como ainda tenho memórias sonoras daquilo, é praticamente lost media

Já no ano seguinte (1999, ou se calhar um pouco depois) mudaram o logótipo da rádio (que durou até 2008, quando mudou para o atual) e o slogan para "Só Grandes Músicas" que continua até hoje. O jingle do Oceano Pacífico é que se mantém...

Lembro que no YouTube havia alguns jingles da Renascença de 1999 (ou será 2000?) até 2003(?), isto há 10 anos. Entretanto o canal foi encerrado.

On 28/06/2022 at 22:06, ATVTQsV disse:

Com respeito ao que foi dito no tópico da SPORT.TV, o Oceano Pacífico estreou em Janeiro de 1985. Na altura ainda não havia a RFM, salvo erro era a Renascença Canal 2 (FM Estéreo) e em 1987 assumiu a independência como RFM.

Pelo menos esta era a ideia que tenho: o Canal 1 correspondia à Renascença actual e as extintas rádios regionais que mais tarde viriam a ser a extinta Rádio Sim, que na teoria e na prática seriam o Canal 3 (a Mega FM/Mega Hits seria o Canal 4)

Ainda há alguns carros com autocolantes da Rádio Renascença, onde, na viragem do milénio, deixaram de usar a designação Canal 1 para a rádio principal, que entretanto se descaracterizou em vários aspectos (playlist e programação). Também, com a logo actual da Renascença (já desde 2006) eu não vi autocolantes, são todos das fases anteriores

Ou talvez com a logo anterior à de 2006, a de 2002 (acho que foi nesta altura que pararam com os autocolantes)

http://enderecoparvo.blogspot.com/2006/01/autocolantes-nos-carros-saga-parte-ii.html

Um facto curioso: Eu quando era pequeno pensava que o Canal 1 da Renascença (que era a RR propriamente dita) tinha a ver com o Canal 1 da RTP:rofl:

Editado por TV1_22
  • Gosto 1
  • Haha 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ERC CONSIDERA QUE RÁDIOS EM PORTUGAL ANDAM A “DUAS VELOCIDADES” E PEDE “REORGANIZAÇÃO DA PAISAGEM RADIOFÓNICA NACIONAL”

portugal.jpg

 

A ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social) considera que existe no setor da rádio em Portugal “um padrão de desenvolvimento a duas velocidades”, nomeadamente quando se compara a realidade das grandes rádios com a das rádios locais, assim como uma distribuição assimétrica da disponibilidade de acesso a este meio nas várias regiões do país, “comparando os maiores centros populacionais com zonas mais interiorizadas, despovoadas e envelhecidas”.

O atual mapa das rádios, de acordo o estudo “Rádio em Portugal. Uma década de intervenção regulatória” agora divulgado, revela essas assimetrias. A título de exemplo, os distritos de Lisboa, Porto e Aveiro concentram 25 por cento dos serviços de programas locais, enquanto 23 por cento dos concelhos do país não dispõem de qualquer rádio licenciada.

É neste contexto que a ERC considera pertinente “proceder-se a uma avaliação prospetiva e estratégica da reorganização da paisagem radiofónica nacional”, dando como exemplo as possibilidades já abertas pelo regime jurídico em vigor de criar serviços de programa regionais, abrangendo dois ou mais municípios contíguos ou, no caso das regiões autónomas, uma ilha com mais do que um município. A ERC também defende que é “fundamental valorizarem-se as estruturas de menor dimensão, na medida em que cumprem um serviço público tangível e insubstituível, através de mecanismos que assegurem as condições para o exercício da sua atividade, como apoios públicos adequados, garantindo ao mesmo tempo uma maior transparência do setor”.

Entre 2011 e 2020, o conselho regulador da ERC aprovou 483 deliberações sobre rádio, das quais 96 dizem respeito a pedidos de alteração de domínio, 87 a modificações de projeto, 36 a cessões de serviços de programas, 28 a pedidos de associações e 26 a projetos de parcerias.

Fonte:https://www.meiosepublicidade.pt/2022/06/erc-considera-que-radios-em-portugal-andam-a-duas-velocidades-e-pede-reorganizacao-da-paisagem-radiofonica-nacional/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Comercial vai transmitir em directo os concertos dos Metalica e dos Imagine Dragons no Nos Alive(tal como o fará a RTP).

A Antena1 vai relatar os jogos da Selecção no Europeu de Futebol Feminino, com a particularidade de pela primeira vez, o relato ser feito no feminino pela Claudia Martins(os mesmos serão também transmitidos na RTP1).

Editado por tuscano
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não estou com isto a dizer que todas vão transmitir concertos, mas este Fim de Semana estão em grande várias rádios, Comercial Alive, RFM Somnii, RR Festival Jardins do Marques Oeiras Valey, M80 EDP Cool Jazz . Provavelmente a RR vai transmitir o Concerto do José Cid e a Comercial parte dos The Weasel e os Imagine Dragons.

Editado por tuscano
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BAREME RÁDIO: COMERCIAL ATINGE NOVO MÁXIMO E VOLTA A AMPLIAR LIDERANÇA

comercial-300x157.jpg

 

Com uma Audiência Acumulada de Véspera (AAV) fixada nos 22%, a Comercial atinge, pela segunda vaga consecutiva, um novo máximo no consumo de rádio em Portugal. O título de estação mais ouvida do país sai igualmente reforçado nesta terceira vaga do Bareme Rádio em 2022, com a vantagem da Comercial para a RFM a aumentar três décimas face à vaga anterior. Agora detida pelo grupo Bauer Media Audio Portugal, a estação liderada por Pedro Ribeiro cresceu 1,1 pontos percentuais relativamente à última vaga, quando os 20,9% atingidos pela Comercial representavam o registo máximo de audiência até então. Também com evolução positiva, a RFM sobe sete décimas entre vagas, registando agora uma AAV de 19,7%. Resultado que, no entanto, deixa a estação do grupo Renascença Multimédia mais distante do líder. Comercial e RFM estão agora separadas por 2,2 pontos percentuais, mais três décimas do que na vaga anterior e significativamente mais do que na primeira vaga deste ano, quando a estação liderada por António Mendes se encontrava apenas uma décima abaixo da sua concorrente direta.

Os valores alcançados pelas duas estações no topo das preferências dos ouvintes traduzem também a tendência ascendente que tem marcado as audiências do setor radiofónico em Portugal ao longo do último ano, com crescimentos significativos relativamente aos resultados obtidos na vaga homóloga em 2021. Ao atingir pela primeira vez a fasquia dos 22%, a Comercial regista uma subida de quatro pontos percentuais relativamente aos 18% de AAV que apresentava na terceira vaga do último ano, enquanto a RFM cresce 1,9 pontos percentuais face aos 17,8% registados nessa altura.

A M80, que continua a deter o estatuto de terceira estação mais ouvida do país, regista igualmente um crescimento, neste caso de duas décimas, registando uma AAV de 7,9%. Na comparação com a vaga homóloga, o cenário repete-se, com os valores agora alcançados a representarem um incremento de quatro décimas face à terceira vaga de 2021, altura em que a estação então detida pela Media Capital Rádios e agora nas mãos da Bauer Media Audio Portugal registava uma AAV de 7,5%. Com estes resultados, a M80 amplia também a vantagem para a Renascença já que a estação que ocupa a quarta posição surge nesta terceira vaga do Bareme com a mesma audiência registada na vaga anterior: 6,3%. Valor que representa mesmo um recuo de duas décimas na comparação com a vaga homóloga em 2021.

Com uma AAV de 5%, que representa uma subida de três décimas entre vagas, a Cidade FM encerra o top 5 das rádios mais ouvidas no país pela quinta vaga consecutiva. Números que traduzem igualmente um crescimento significativo quando analisados os resultados registados pela estação na terceira vaga de 2021. A Cidade FM, agora detida também pela Bauer, cresce 1,1 pontos percentuais face à vaga homóloga, altura em que se situava nos 3,9% e tinha acabado de subir ao sexto lugar.

Posição que é agora ocupada pela Antena 1, estação que vê a sua audiência recuar relativamente à vaga anterior, estando agora mais distante do top 5. Após ter ficado a apenas uma décima da Cidade FM na segunda vaga, com uma AAV de 4,6%, a Antena 1 está agora a quatro décimas ao cair para os 4,4%. Este valor representa uma subida de uma décima face aos 4,3% registados na vaga homóloga embora, nessa altura, a estação do grupo RTP ocupasse a quinta posição. Em sétimo lugar permanece a Mega Hits, estação que mantém os mesmos 3,8% de AAV registados na segunda vaga deste ano. Um resultado ainda assim superior ao que a estação do grupo Renascença Multimédia registava na vaga homóloga, quando dividia a sétima posição com a TSF ao registar uma AAV de apenas 3,3%.

Ao contrário da Mega Hits, a estação do Global Media Group mantém os mesmos 3,3% que registava há um ano, ocupando agora a oitava posição. Relativamente à vaga anterior, a TSF recua três décimas. Já a Antena 3, que permanece no nono lugar, sobe uma décima entre vagas, passando de 1,9% para 2% de AAV. Um valor que representa ainda um crescimento de sete décimas quando se analisam os números registados no mesmo período de 2021, altura em que a estação do grupo RTP se situava nos 1,3%. A encerrar o top 10 volta a estar a Smooth FM, que sobe três décimas, quer face à última vaga quer na comparação com a vaga homóloga, atingindo agora uma AAV de 1,3%.

Principais grupos de rádio em Portugal separados por cinco pontos percentuais

Na análise aos resultados de audiência por grupo de media, a liderança é herdada pela Bauer Media Audio Portugal. Os novos donos das estações até aqui detidas pelo braço radiofónico da Media Capital assumem o comando numa altura em que a distância que separa os dois principais grupos de rádio em Portugal atinge os cinco pontos percentuais. Com uma AAV de 32,2%, uma subida de 1,6 pontos percentuais face à vaga anterior, a Bauer vê ampliada em 1,3 pontos percentuais a vantagem para o grupo Renascença Multimédia, que era de 3,7 pontos percentuais na última vaga, quando os donos da RFM, Renascença e Mega Hits estavam nos 26,9%. A subida de três décimas que agora coloca o grupo nos 27,2% acabou por se revelar insuficiente para manter a distância.

Na comparação com a vaga homóloga em 2021, ambos os grupos registam crescimentos expressivos. A Bauer vê a sua AAV crescer 4,3 pontos percentuais relativamente aos 27,9% registados então pela Media Capital Rádios, enquanto a Renascença Multimédia sobe 1,6 pontos percentuais face aos 25,6% obtidos na terceira vaga de 2021. Com 6,3%, a RTP desce duas décimas relativamente à vaga anterior. Este valor representa, no entanto, um crescimento de quatro décimas na comparação com a vaga homóloga, altura em que a rádio pública apresentava uma AAV de 5,9%.

A divulgação dos dados do Bareme Rádio passou a incluir também, a partir da primeira vaga de 2021, um conjunto de estações que não integram o top 10 das rádios mais ouvidas em Portugal. No 11º lugar surge, com uma AAV de 0,9%, a Rádio No Ar. Seguem-se, empatadas com 0,7%, a Rádio Nova Era e a Rádio Amália, com 0,6% a Rádio Observador e a Rádio Meo Sudoeste, com 0,5% a Estação Orbital, e com 0,4% a Antena 2 e a Rádio Festival.

Fonte:https://www.meiosepublicidade.pt/2022/07/bareme-radio-comercial-atinge-novo-maximo-e-volta-a-ampliar-lideranca/

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
há 18 horas, canal5 disse:

Estou a gostar do Futebol é o Momento que está a encarnar totalmente o espírito do MaisFutebol na TVI24. Só espero que deixe de ser gravado a partir da próxima semaan (deve estar a ser pelo facto do Pedro Ribeiro estar de férias da Comercial), assim hoje não há uma análise ao jogo do Vitória em lado nenhum.

O Pedro Ribeiro deve voltar esta Segunda à Comercial, uma vez que a Vera disse que ia de férias dia 5 de Agosto, eu sei que não é daqui mas vou  escrever na mesma. Terem deixado a Vera nas Manhãs uma semana sozinha, sendo eles normalmente 4, parece-me má gestão de recursos e o programa perde muito.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 05/08/2022 at 17:53, tuscano disse:

O Pedro Ribeiro deve voltar esta Segunda à Comercial, uma vez que a Vera disse que ia de férias dia 5 de Agosto, eu sei que não é daqui mas vou  escrever na mesma. Terem deixado a Vera nas Manhãs uma semana sozinha, sendo eles normalmente 4, parece-me má gestão de recursos e o programa perde muito.

O Pedro voltou à Comercial sozinho, repito má gestão, não podiam ir em grupos de 2, ou então fazer como a RFM, que em Agosto passou o programa do fim da tarde para as manhãs?

Editado por tuscano
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Como não pude estar presente no Festival Vilar de Mouros, devido a trabalho, tentei ouvir a emissão da M80, esta Quinta 25 de Agosto. Como só tive mesmo acesso à regional do Sabugal, que faz o "falso" regional nos dias de semana das 11h ás 17h e das 20h ás 22h, só consegui ouvir 30m de um dos concertos(que ainda por cima entrou a martelo, cortando uma canção da Alyson Moyet), sabendo eu que a M80 transmitiu 2. Pior vai ser no último dia do Festival Sábado, pois o "falso" regional nos fim de semana é feito das 7h ás 9h da manhã e das 18h ás 00h, ou seja provavelmente nas ditas regionais irá aparecer pouco ou nada do Festival. Pensava eu que isto já estava resolvido, mas infelizmente não, tudo na mesma, ou seja uma falta de respeito para com os ouvintes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro Ribeiro sobre a RFM se intitular líder de audiências: 

spacer.png

Ridículo.
Não percebem o mal que fazem ao próprio meio Rádio. Que triste.

Cheguei à rádio, e diz o segurança: “Ò Pedro, eles estão outra vez a dizer que.”
É a última vez que falo deste triste e enfadonho tema publicamente. Cansa-me 
Há dez anos que perdem e dizem que lideram há 20. 
Quando eu era adolescente, assisti ao nascimento da RFM com entusiasmo. Aquilo era novo, tinha muita pinta, eu votava todas as semanas no TOP 25 e tudo. 
O Rui Pego, o Miguel Cruz, o Luís Loureiro, o João Vaz, o João Chaves, o Marcos André, a Teresa Lage, são alguns dos heróis dessss tempos pioneiros, que eu ouvia, deliciado com jingles como aquele que dizia “Você liga e confere: estão cá todos!” 
Nesta vida de luta diária por mais ouvintes, eu só queria que a RFM não fizesse este contorcionismo de desinformação permanente. Que respeitasse os seus próprios ouvintes. E os seus próprios profissionais, muitos deles absolutamente envergonhados com esta política sonsa e mentirosa de comunicação. Sempre que a RFM for líder, vou fazer como sempre fiz: dar os parabéns e seguir. 
Há dez anos que perdem e dizem que lideram há 20. 
Ridículo e triste. 
Isto diminui o próprio meio rádio e, acredito, desvia o foco de quem, na Buraca, devia estar preocupado em fazer melhor rádio, como nós na Sampaio e Pina. Porque, na verdade. são bons a fazer rádio. São mesmo. Estão a quebrar os seus recordes de audiência há anos. Só que nós também, e com mais ouvintes que eles. 
Por isso somos Nº1. Dados oficiais, conhecidos de todo o mercado. 
A RFM sabe disso. Não precisava de ser isto também. Esta coisa feia. Cresçam. 
Não apenas em número de ouvintes.
É que, um dia, vai conseguir ser líder outra vez, e, nessa altura, quando o gritarem ao mundo…já ninguém vai acreditar.

Há dez anos que perdem e dizem que lideram há 20.

Fonte: Linkedin

  • Haha 3
  • Surpresa 1
  • Triste 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não deixa de ter razão, mas a Comercial também não é líder de forma consecutiva há dez anos. Não só porque perdeu vários baremes pelo meio, mas também porque, mesmo olhando para valores anuais, pelo menos 2017 foi ganho pela RFM.

Claro que o cherry-picking que a RFM faz sempre para dizer que é líder de alguma coisa, olhando para o share em vez da AAV quando lhe convém, é ridículo.

  • Gosto 11
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A RFM o maior problema a meu ver que tem de resolver é os apresentadores do Wi-fi. O Rodrigo e o Daniel são dois gays dentro do armário que usam o programa para mostrar minimamente do que gostam, desculpem a linguagem e a abordagem mas acho claro que eles têm ali cenas mal resolvidas, eles não podem apanhar um homem no programa que começam logo com piadas sexuais e com perguntas sobre andarem nus, enfim, é constrangedor e ridículo.

  • Haha 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...