Jump to content

Rádio


João

Posts Recomendados

  • 2 semanas depois...

No geral as rádios portuguesas de informação, do que consegui ouvir,  estiveram bem no acompanhamento da Guerra Rússia  - Ucrânia. Fizeram bem em tomar os jogos da Liga Europa como corte e a partir deles, na medida do possível, voltarem à programação habitual. 

Editado por tuscano
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rádio Comercial celebra 43 anos

Sábado, 12 de março, é dia de festa para a rádio preferida dos portugueses. A Rádio Comercial festeja 43 anos, num dia com um toque de nostalgia e com uma surpresa para a equipa que leva a alegria e dinamismo da estação aos ouvintes.

Este ano, no dia do aniversário da nossa Comercial, temos um sábado com alguns dos jingles de outros tempos”, desvenda Pedro Ribeiro, o diretor da rádio e animador do programa mais ouvido do país, as “Manhãs da Comercial”. 

Além da emissão diferente, o dia é também dedicado aos colaboradores da rádio. A data vai ser assinalada com “uma surpresa para a equipa que está a ser preparada pela IKEA. Depois de 2 anos de pandemia está na hora de celebrar o regresso à normalidade. Segunda feira revelamos tudo! Com a ajuda da IKEA, fazemos uma mudança interior cheia de simbolismo. Venha o futuro!"

Muitos parabéns, Rádio Comercial!

Fonte: TVI

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Filipe disse:

Este ano, no dia do aniversário da nossa Comercial, temos um sábado com alguns dos jingles de outros tempos”, desvenda Pedro Ribeiro, o diretor da rádio e animador do programa mais ouvido do país, as “Manhãs da Comercial”. 

Alguém que grave os separadores quando forem para o ar

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, Filipe disse:

A Rádio Comercial vai lançar uma Rádio dedicada à comunidade ucraniana.

Assim parece a ideia que eu tive para um programa para emigrantes ucranianos na UNI do primeiro atvBoard, que agora com toda esta crise ganharia toda uma nova relevância e alcance.

Também parece o tipo de rádios apto para DAB - se Portugal ainda aceitasse claro está - assim chegaria a mais pessoas em geral.

Editado por ATVTQsV
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 15/02/2022 at 18:53, LP 98 disse:

Uma pergunta, para quem puder esclarecer-me: Nos anos 90, a Rádio Portugal era a RDP Internacional com outro nome ou era uma estação aparte?

Era outro nome para a RDP Internacional. Pelo que sei ainda nesta fase tinha serviços em línguas estrangeiras (francês, inglês, espanhol, alemão, italiano). Estes serviços foram suprimidos em meados dos anos 90 e a rádio passou a ser de diáspora e não tipo BBC World Service

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ERC DÁ LUZ VERDE À VENDA DE RÁDIOS DA MEDIA CAPITAL

mario-ferreira-2022-300x200.jpg

 

O Conselho Regulador da ERC não se opõe à venda pela Media Capital Rádio à alemã Bauer Media, “por não se concluir que dela resultem perturbações indevidas ao equilíbrio do panorama radiofónico em Portugal”, refere em deliberação, citada pela Lusa. A deliberação foi aprovada “por unanimidade”.

A Autoridade da Concorrência (AdC) tinha pedido à ERC a emissão de um parecer sobre o projeto de concentração. Segundo a deliberação, no caso da transação em análise, “o risco de concentração de titularidade é inexistente, uma vez que as empresas intervenientes não têm proprietários, diretos ou indiretos, comuns”. Esta operação, “pode mesmo constituir-se como um fator de aprofundamento do pluralismo na medida em que – ao introduzir um novo proprietário no ecossistema mediático nacional — dinamize a importação e exportação de novos conteúdos e formatos entre Portugal e os restantes mercados geográficos e de produto onde se encontra presente”, lê-se no documento, citado pela Lusa.

O acordo para a venda por 69,6 milhões de euros da Media Capital Rádios ao grupo Bauer foi anunciado pelo grupo Media Capital a 3 de fevereiro.

Fonte:https://www.meiosepublicidade.pt/2022/03/erc-da-luz-verde-a-venda-de-radios-da-media-capital/

BAREME RÁDIO: COMERCIAL E RFM SEPARADAS POR UMA DÉCIMA

manhas1-lgpng-768x403.jpg

 

A Comercial mantém o estatuto de estação mais ouvida em Portugal na primeira vaga do Bareme Rádio, que dá conta de um arranque de 2022 em que a liderança no setor surge mais disputada face à despedida de 2021. As duas estações com maior audiência, Comercial e RFM, estão agora separadas por apenas uma décima. Depois de se ter tornado a primeira estação a superar a fasquia dos 20%, atingindo 20,1% de Audiência Acumulada de Véspera (AAV) na última vaga de 2021, a estação da Media Capital Rádios segue na liderança mas recua para os 19,9% de AAV naquela que é a primeira vaga do estudo da Marktest para o setor da rádio em 2022. A Comercial vê assim reduzida a vantagem para a sua concorrente direta, que se fixava em cinco décimas na vaga anterior, já que a RFM volta a alcançar o seu melhor resultado, subindo dos 19,6% com que encerrou o último ano para uma AAV de 19,8% nesta primeira vaga de 2022. A Comercial lidera igualmente em reach semanal, com 41% contra 40,9% da estação do grupo Renascença Multimédia. Esta, por outro lado, surge na frente quando o indicador analisado é o share de audiência: 24,2% contra 24% da Comercial.

Os valores alcançados nesta primeira vaga do Bareme Rádio em 2022 garantem igualmente às duas estações no topo das preferências dos ouvintes um crescimento significativo na comparação com a vaga homóloga em 2021, altura em que o setor da rádio enfrentava os efeitos de um segundo confinamento, ainda que menos castigador para as audiências do meio quando comparado com o primeiro, que em 2020 fez recuar os números da rádio para mínimos históricos. Analisada a evolução relativamente primeira vaga de 2021, os dados mais recentes do Bareme Rádio traduzem crescimentos de 1,9 pontos percentuais no caso da Comercial e de 3,5 pontos percentuais no caso da RFM uma vez que, no período homólogo, a AAV das duas estações se situava, respectivamente, nos 18% e 16,3%.

A M80, que continua a ser a terceira estação mais ouvida do país, sobe uma décima face à vaga anterior, registando agora uma AAV de 7,7%. Um resultado que permite à estação do grupo MCR reforçar uma vez mais a sua posição e ampliar a vantagem para a Renascença, que na última vaga de 2021 era de 1,5 pontos percentuais, para 2,1 pontos percentuais. Com uma AAV de 5,6% nesta primeira vaga de 2022, a estação do grupo Renascença Multimédia sofre uma quebra de cinco décimas relativamente aos 6,1% com que encerrou o último ano. Já na comparação com os resultados alcançados na vaga homóloga em 2021, as duas estações alinham na tendência descendente. A estação do grupo MCR alcançava nessa altura uma AAV de 7,9%, recuando duas décimas entre os dois períodos, enquanto a Renascença cai cinco décimas já que, nessa primeira vaga de 2021, registava os mesmos 6,1% alcançados na quinta vaga do ano.

A Cidade FM volta a encerrar, pela terceira vaga consecutiva, o top 5 das rádios mais ouvidas no país. A estação do grupo MCR entre em 2022 com um crescimento de três décimas, subindo dos 4,8% com que se despediu de 2021 para os 5,1% de AAV nesta primeira vaga do ano. Valor que traduz uma melhoria significativa face aos resultados alcançados na vaga homóloga, altura em que a estação se situava dos 3% e ocupava apenas o sétimo lugar.

A Antena 1 volta assim a ficar pela sexta posição, apesar de ver a sua AAV crescer dos 4,1% da vaga anterior para os 4,5% nesta última vaga do ano. Na comparação com a vaga homóloga, quando ainda integrava o lote das cinco estações mais ouvidas com uma AAV de 5,2%, este valor representa uma quebra de sete décimas. A Mega Hits segue na sétima posição mas aproxima-se ligeiramente da Antena 1, encurtando para cinco décimas a distância que separa as duas estações ao subir dos 3,5% da vaga anterior para os 4% nesta primeira vaga do Bareme Rádio em 2022. Um resultado também significativamente melhor do que aquele que a estação do grupo Renascença Multimédia ostentava na vaga homólogo, quando ocupava a oitava posição com uma AAV de apenas 2,9%.

Já a TSF, que há um ano se encontrava à frente da Mega Hits, surge agora na oitava posição com 3,2%, o mesmo valor registado na última vaga mas um recuo de uma décima na comparação homóloga. A Antena 3, que permanece no nono lugar, recua uma décima entre as duas últimas vagas, passando de 1,8% para 1,7%, valor que representa, contudo, uma subida de uma décima quando se analisam os números registados no mesmo período de 2021.

A encerrar o top 10 estão agora duas estações. A Smooth FM recua duas décimas face à última vaga e apresenta agora uma AAV de 0,8%, o mesmo valor que registava há um ano, passando a dividir a posição com a Rádio Observador, que entra pela primeira no top 10 ao subir duas décimas face aos 0,6% registados na vaga anterior (na vaga homóloga a estação apresentava apenas dados relativos ao reach semanal: 0,8%).

Na análise aos resultados de audiência por grupo de media, a liderança permanece igualmente nas mãos da Media Capital Rádios, embora o grupo Renascença Multimédia consiga reduzir a desvantagem, que na última vaga era de três pontos percentuais, para 2,8 pontos percentuais. O braço radiofónico da Media Capital regista nesta primeira vaga do Bareme Rádio em 2022 uma AAV de 29,9%, uma ligeira descida em relação aos 30,1% da vaga anterior e um incremento de 3,1 pontos percentuais na comparação com os 26,8 registados na vaga homóloga em 2021. Já o grupo Renascença Multimédia repete os mesmos 27,1% com que encerrou 2021. Na comparação com a vaga homóloga, a evolução é positiva já que os números agora alcançados traduzem um crescimento de 3,2 pontos percentuais face à AAV de 23,9% registada no arranque do último ano. Com 6,4%, a RTP sobe quatro décimas relativamente à vaga anterior, quando se situava nos 6%. Este valor representa, no entanto, um recuo de nove décimas na comparação com a vaga homóloga, altura em que a rádio pública alcançava uma AAV de 7,3%.

A divulgação dos dados do Bareme Rádio passou a incluir também, a partir da primeira vaga de 2021, um conjunto de estações que não integram o top 10 das rádios mais ouvidas em Portugal. No 11º lugar surge, com uma AAV de 0,7%, a R.NOAR. Seguem-se, empatadas com 0,5%, Antena 2, a Rádio Nova Era, a Estação Orbital e a Rádio Meo Sudoeste.

Fonte:https://www.meiosepublicidade.pt/2022/03/bareme-radio-comercial-e-rfm-separadas-por-uma-decima/

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 horas, ATVTQsV disse:

Aparentemente a Comercial Ucrânia é trilingue, dado que já ouvi eles a passarem temas em inglês: desde os óbvios (Russians do Sting) aos não tão óbvios que tenho estado a apanhar nos últimos minutos.

É mais ou menos isto, metade da playlist é de música ucraniana, a outra metade é uma mistura da playlist da Comercial com a da M80.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

GILMÁRIO VEMBA INTEGRA MANHÃS DA COMERCIAL

O humorista angolano Gilmário Vemba vai passar a ter uma rubrica diária na Rádio Comercial, emitida em direto às 9h10, durante As Manhãs da Comercial. A estreia da rubrica Responder à Letra, onde Gilmário Vemba vai analisar a letras das canções. está marcada para o dia 13 de abril, quarta-feira.

Gilmário Vemba ganhou projeção entre os ouvintes da estação, depois de há cerca de um mês ter analisado na Comercial letras de canções portuguesas conhecidas. “Estamos muito contentes com a vinda do Gilmário. Sentimos que ele chega na altura certa ao programa e estamos ansiosos para a estreia”, disse o diretor da Rádio Comercial, Pedro Ribeiro, em comunicado. A rubrica tem o apoio da Betclic.

https://www.meiosepublicidade.pt/2022/04/gilmario-vemba-integra-manhas-da-comercial/

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...