Jump to content

Rádio


João

Posts Recomendados

Bareme Rádio: Comercial atinge fasquia dos 19% e continua líder

manhas-elsa-lg-300x158.jpg

Com um novo máximo de audiência, a Comercial volta a ser a rádio mais ouvida do país no arranque de 2020. A estação do grupo do grupo Media Capital Rádios (MCR) atinge pela primeira vez a fasquia dos 19% de Audiência Acumulada de Véspera (AAV) e mantém a liderança do segmento de rádio em Portugal. Após ter encerrado o último ano a liderar com mais quatro décimas do que a RFM, a Comercial segura agora uma vantagem de três décimas sobre a sua concorrente directa, tendo ambas as estações registado crescimento nesta primeira vaga do Bareme Rádio em 2020, quer face à vaga anterior quer face à vaga homóloga.

A Comercial, com uma AAV de 19%, cresce cinco décimas relativamente à última vaga de 2019 e um ponto percentual face aos 18% que registava na vaga homóloga, enquanto a RFM sobe nove décimas entre a última vaga de 2019 e a primeira de 2020, passando dos 17,8% para os 18,7%. Face à vaga homóloga, em que registava 17,6%, a estação do grupo Renascença Multimédia cresce 1,2 pontos percentuais.

Apesar da liderança em AAV nas mãos da Comercial, é a RFM a liderar quando os indicadores de análise são o reach semanal e o share de audiência. No primeiro, a estação do grupo Renascença recupera a primeira posição, que havia perdido para a estação do grupo MCR na vaga anterior, fixando-se nos 38,2% contra os 37,3% registados pela Comercial. A RFM ocupa igualmente o primeiro lugar quando o indicador de comparação é o share de audiência, com 25,7% contra os 24,1% da estação da MCR.

A M80 mantém-se como a terceira rádio mais ouvida do país. Apesar de descer uma décima face à última vaga de 2019, passando dos 7,3% para os 7,2% de AAV, a estação detida pelo grupo MCR sobe duas décimas relativamente à vaga homóloga, quando apresentava uma AAV de 7%. Nesta primeira vaga de 2020 do Bareme Rádio da Marktest, a Renascença repete os 6% da vaga anterior e mantém-se como a quarta estação mais ouvida, valor que, ainda assim, representa um crescimento de quatro décimas por comparação com os 5,6% registados na vaga homóloga em 2019. O top 5 das rádios mais ouvidas no país fica completo com a Antena 1, que desce dos 4,6% para os 4,5% entre as duas vagas, regressando ao mesmo valor registado na vaga homóloga.

O sexto lugar volta a ser ocupado, pela segunda vaga consecutiva, pela Cidade FM, que agora divide a posição com a TSF. Apesar de ter descido dos 4% para os 3,7%, a estação do grupo MCR mantém-se à frente da concorrente directa Mega Hits, que desce novamente, passando dos 3,3% para os 2,9%. Na comparação com a vaga homóloga em 2019, a Cidade FM vê a sua audiência subir três décimas já que há um ano estava nos 3,4%. Já a estação do grupo Renascença Multimédia regressa ao mesmo valor que apresentava nessa altura. A TSF, que tinha também ultrapassado a Mega Hits na última vaga, voltou a crescer. Após ter subido dos 3,2% para os 3,5%, a estação detida pelo Global Media Group sobe agora mais duas décimas para os 3,7%, dividindo a sexta posição com a Cidade FM. Valores que traduzem também uma subida de cinco décima face aos 3,2% que registava na vaga homóloga em 2019.

No nono lugar, com os mesmos 2,1%, mantém-se a Antena 3 (+0,5pp em comparação com a vaga homóloga). Seguem-se a Smooth FM, com 1% (-0,4pp face à vaga anterior e +0,1pp na comparação homóloga), a Rádio SIM, que entretanto foi descontinuada, com 0,8%, e a Vodafone FM, com os mesmos 0,5% da vaga anterior (+0,2pp em comparação com a primeira vaga de 2019).

Analisando os resultados de audiência por grupos, a Media Capital Rádios mantém a liderança com uma AAV de 27,9, o mesmo valor registado na vaga anterior e um crescimento de oito décimas face aos 27,1% que registava na vaga homóloga. Já o grupo Renascença Multimédia, que na última vaga se situava nos 26,6%, cresce, ainda assim, para os 26,8%, o que representa uma subida de 1,5 pontos percentuais face à vaga homóloga. Com 6,8%, a RTP desce duas décimas face à vaga anterior.

Fonte:https://www.meiosepublicidade.pt/2020/03/bareme-radio-comercial-atinge-fasquia-dos-19-continua-lider/

Mega Hits enfrenta isolamento com concertos a partir de casa dos artistas

image003-300x169.jpg

Numa altura em que se recomenda o recolhimento, a Mega Hits vai emitir conteúdos através do Instagram a partir da casa de artistas e animadores da estação. Home Music Sessions é a proposta da estação do grupo Renascença Multimédia, que arrancou já este fim-de-semana com Carolina Deslandes e Ivo Lucas. Esta segunda-feira, às 11h30, é a vez de Paulo Sousa estar em directo a partir da sua casa. Nos próximos dias será a vez de Pedro Gonçalves e Agir.

“As Home Music Sessions da Mega Hits irão possibilitar que, neste período que deve ser de recolhimento para todos, os ouvintes possam estar live com os seus animadores e com os seus artistas preferidos”, refere a estação, sublinhando “o período conturbado que todos estamos a viver”. Além dos nomes já referidos, estão confirmados artistas como April, Bárbara Bandeira, Biya ou Mar.

Fonte:https://www.meiosepublicidade.pt/2020/03/mega-hits-enfrenta-isolamento-concertos-partir-casa-dos-artistas/

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Audiência da rádio regressa a valores de 2018

radio_4-300x225.jpg

O consumo de rádio em Portugal apresentará uma descida face ao patamar registado nas duas primeiras vagas do último ano, situando-se numa Audiência Acumulada de Véspera de 58,1%. Números que comparam com aproximadamente 60% no intervalo das duas primeiras vagas de 2019, ano marcado por audiências históricas no meio rádio em Portugal. Os dados são apresentados pela Marktest, que, apesar de a nova vaga do Bareme Rádio ser publicada apenas no próximo mês de Maio (correspondente ao fecho da vaga de Abril), disponibiliza um comunicado extraordinário ao mercado com vista a aferir o impacto da crise covid-19 nas audiências de rádio.

“Considerando a situação especial, a Marktest e os principais grupos de rádios acordaram em disponibilizar dados gerais de audiências, após o fecho da vaga intermédia de Março. Esta vaga não tem, numa situação normal, divulgação de resultados oficiais”, ressalva a empresa de estudos de mercado. “Atendendo à necessidade do mercado melhor perceber o impacto da covid-19 nas audiências de rádio, a Marktest disponibiliza um comparativo de tendência do indicador AAV%, comparando valores da última vaga oficial, da vaga intermédia e dos dados específicos mês de Março”, justifica a empresa em comunicado.

De acordo com os resultados agora disponibilizados, “os dados mais recentes de Audiência Acumulada de Véspera para o Total Rádio apontam para um valor ligeiramente inferior ao patamar registado nas vagas de 2019, que era de aproximadamente 60%”. “Esse indicador de consumo de rádio está agora um pouco mais abaixo, ao nível do valor do fecho de 2018 (-58%), e dentro do intervalo de variação dos últimos cinco anos”, indica a Marktest, deixando a ressalva de que “o resultado de AAV do mês de Março é divulgado a título excepcional e deve ser lido apenas como indicador de tendência tendo em conta as respectivas limitações de representatividade”.

Fonte:https://www.meiosepublicidade.pt/2020/04/audiencia-da-radio-regressa-valores-2018/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Bareme Rádio: Comercial alarga liderança

manhas-elsa-lg-300x158.jpg

A Rádio Comercial reforça o estatuto de estação mais ouvida no país, alargando para 1,1 pontos percentuais a vantagem que a separa da RFM, numa vaga do Bareme Rádio que fica marcada por uma descida na audiência das principais estações de rádio. Após ter alcançado a fasquia dos 19% de Audiência Acumulada de Véspera (AAV) na primeira vaga deste ano, a estação do grupo Media Capital Rádios (MCR) desce, nesta segunda vaga de 2020, para os 17,1%. Apesar desta quebra de 1,9 pontos percentuais, a Comercial, que na primeira vaga detinha uma vantagem de apenas três décimas relativamente à sua principal concorrente, reforça a liderança já que a RFM regista uma quebra de 2,7 pontos percentuais ao descer dos 18,7% para os 16% de AAV.

Os valores agora obtidos pelas duas estações representam igualmente uma quebra comparativamente à vaga homólogo em 2019, altura em que a Comercial registava uma AAV de 18,9% (-1,8pp), enquanto a estação do grupo Renascença Multimédia estava nos 18,2% (-2,2pp).

A M80 segura também a posição como terceira rádio mais ouvida do país ao registar uma AAV de 6,7%, o que traduz uma descida de cinco décimas face aos 7,2% alcançados, quer na vaga anterior quer na vaga homóloga, pela estação do grupo MCR. Na quarta posição mantém-se a Renascença, com uma AAV de 5,6%, valor que corresponde a uma descida de quatro décimas entre vagas e de uma décima em comparação com a vaga homóloga em 2019. O top 5 das rádios mais ouvidas no país fica completo com a Antena 1, que desce dos 4,5% para os 4,2% entre as duas primeiras vagas de 2020, o que traduz uma quebra de nove décimas face aos 5,1% que registava na vaga homóloga.

Embora registe uma descida dos 3,7% para os 3,3%, a TSF sobe duas décimas em termos homólogos e isola-se agora na sexta posição, que dividia na primeira vaga com a Cidade FM, tendo a estação do grupo MCR descido dos 3,7% para os 2,7%, o que corresponde a uma diminuição de 0,1pp face à vaga homóloga. Segue-se a Mega Hits, que desce dos 2,9% registados na primeira vaga para os 2,5%, representando para a estação do grupo Renascença uma quebra de um ponto percentual face aos 3,5% de AAV que registava na segunda vaga do último ano.

No nono lugar mantém-se a Antena 3, que desce dos 2,1% para 1,8%, o mesmo valor que registava na vaga homóloga. Seguem-se a Smooth FM, com os mesmos 1% da vaga anterior (-0,1pp na comparação homóloga), a Rádio SIM, que entretanto foi descontinuada, com os mesmos 0,8%, e a Vodafone FM, com 0,4% (-0,1pp face à vaga anterior e o mesmo valor na comparação com a segunda vaga de 2019).

Analisando os resultados de audiência por grupos, a Media Capital Rádios mantém a liderança com uma AAV de 25,1%, o que corresponde a uma descida de 2,8 pontos percentuais comparativamente aos 27,9% alcançados na vaga anterior e de 3,5 pontos percentuais face aos 28,5% atingidos na vaga homóloga em 2019. Já o grupo Renascença Multimédia, que na última vaga se situava nos 26,8%, cai para os 23,3%, uma quebra de 3,5 pontos percentuais entre as duas vagas e de 3,1 pontos percentuais relativamente aos 26,4% que registava na segunda vaga do último ano. Com 6,2%, a RTP desce seis décimas face à vaga anterior e 1,1 pontos percentuais em comparação com a vaga homóloga.

Fonte:https://www.meiosepublicidade.pt/2020/05/bareme-radio-comercial-alarga-lideranca/

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Hoje comemoram-se os 79 anos da primeira emissão do Emissor Regional dos Açores, atual Antena 1 Açores.

Resenha histórica por José Andrade publicada no Diário dos Açores em 2016: http://diariodosacores.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=6777:nos-75-anos-da-radio-publica-dos-acores-de-marconi-a-jorge-cabral&catid=35&Itemid=117

Resenha histórica também por José Andrade publicada no Correio dos Açores em 2020 (hoje): http://correiodosacores.pt/NewsDetail/ArtMID/383/ArticleID/22196/Assim-nasceu-o-Emissor-Regional…

Editado por mavb98
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

NiT fecha parceria para emitir NiTfm nas estações do Metro de Lisboa

jaime-martins-alberto-300x200.jpg

A partir desta segunda-feira será possível ouvir a NiTfm nas 56 estações de metro da capital, na sequência de uma parceria estabelecida entre a MadMen, empresa que detém a marca de lifestyle NiT e o Metropolitano de Lisboa. A transmissão será feita através das colunas no átrio e no cais de cada uma das estações da rede, com emissão diária entre as 6h30 e a 1h30 e composta por notícias sobre a região da Grande Lisboa, podcasts e música. Ao M&P, Jaime Martins Alberto, director-geral da MadMen, assegura que a parceria permitirá “chegar a mais de 500 mil passageiros por dia, o que nos transforma numa das rádios mais ouvidas de Portugal”.

“Esta parceria com a NiT tem como objectivo dinamizar a oferta nas viagens, para que os nossos clientes tenham uma experiência de viagem mais enriquecedora e que o Metro não seja apenas encarado como um facilitador para chegar de um ponto a outro”, justifica, em comunicado, Vitor Domingues dos Santos, presidente do Conselho de Administração do Metro de Lisboa.

No que diz respeito aos conteúdos, Jaime Martins Alberto promete “dezenas de notícias por semana, sugestões dos repórteres da NiT e muita música”, sendo que “a iniciativa pretende aproximar ainda mais os utilizadores do Metro de Lisboa da sua cidade”. “Vamos dizer-lhes onde abriram os novos restaurantes, quais são os concertos que vale a pena ver, onde estão as melhores lojas ou em que estação deve sair para visitar um mercado novo”, exemplifica o director-geral da MadMen.

Fonte:https://www.meiosepublicidade.pt/2020/06/nit-fecha-parceria-emitir-nitfm-nas-estacoes-do-metro-lisboa/

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Renascença reforça manhãs com nova rubrica de Daniel Leitão

image001-300x169.jpg

Daniel Leitão assume a partir desta semana uma nova rubrica na Renascença, no ar às terças e quintas nas manhãs da estação. O humorista e guionista junta-se assim a Ana Galvão, Carla Rocha e Joana Marques, com quem é casado e ao lado de quem apresentou o projecto Altos e Baixos no Canal Q, com a rubrica Perguntei ao Vento a integrar o formato As Três da Manhã.

Daniel Leitão, descreve a estação do grupo Renascença Multimédia, “vai incorporar o melhor comentador que há em si e vai responder a todas as questões dos ouvintes, mesmo que não perceba muito do assunto”. “Ganhei uma viagem às Maldivas num passatempo, mas é só para uma pessoa. Como digo à minha mulher?” ou “Parti uma jarra na casa da minha sogra. Devo culpar o meu filho de 4 anos?” são o tipo de questões que “não vão deixar nenhum ouvinte sem resposta, nos sábios comentários de Daniel Leitão, entendido em assuntos variados”, prossegue a estação em nota de imprensa.

A rubrica, no ar a partir das 9h às terças e quintas-feiras, estará igualmente disponível no site da Renascença em formato videocast e podcast, bem como nas redes sociais da estação (Facebook e YouTube).

Fonte:https://www.meiosepublicidade.pt/2020/06/renascenca-reforca-manhas-nova-rubrica-daniel-leitao/

M80 cria roteiro digital para fazer férias em Portugal

m80.jpg

Transformar as experiências dos animadores da estação em sugestões de férias é a proposta do Roteiro de Férias 2020, a nova rubrica digital da M80. A iniciativa arrancou no site da estação do grupo Media Capital Rádios com sugestões para Viana do Castelo e São Miguel, nos Açores, com os roteiros criados, respectivamente, pelos animadores Ana Moreira e Gonçalo Câmara. Segue-se agora Miguel Simões, com um roteiro sobre a Serra da Gardunha, estando prevista a inclusão de mais destinos. “Num ano em que as férias devem ser feitas em Portugal, e porque as melhores coisas acontecem nas férias, os locutores da M80 têm as melhores sugestões para descansar, festejar, comer ou até nada fazer”, descreve a estação em nota de imprensa.

Fonte:https://www.meiosepublicidade.pt/2020/06/m80-cria-roteiro-digital-ferias-portugal/

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Mega Hits estreia nova identidade sonora e visual

image003-300x169.png

Uma nova identidade sonora criada pela produtora britânica Wise Buddah, a par de uma renovação da imagem visual no site, app e redes sociais assinalam a estreia da temporada de verão da Mega Hits. Na calha estão também novos conteúdos digitais, a estrear nas próximas semanas pela estação do grupo Renascença Multimédia, para colmatar o vazio deixado pela ausência da temporada de festivais. Entre os novos conteúdos está o regresso de formatos como Cala-te Boca, Confessions e Primeira Vez.

“Este será um verão diferente para todos e também para a Mega, mas estamos convictos de que os nossos talentos e as novidades super hot que estamos a preparar, irão reforçar o posicionamento da Mega Hits no portfólio de rádios do grupo Renascença Multimédia”, salienta Nelson Cunha, director de programação da estação.

A nova sonoridade desenvolvida pela produtora britânica inclui um pack de jingles para a nova temporada, sendo descrita pela estação como “uma estética sonora fresca que respira o ADN da marca: dinâmica, irreverente, powerful, inovadora e contemporânea”. Já a renovação da imagem visual visa manter a “proximidade, relevância e notoriedade da marca junto dos consumidores” numa altura em que se pretende reforçar o posicionamento da Mega Hits como a estação que “descobre mais música nova e toca sempre mais de 45 minutos de música sem parar todos os dias a todas as horas”.

Fonte:https://www.meiosepublicidade.pt/2020/06/mega-hits-estreia-nova-identidade-sonora-visual/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 32 minutos, TekClub disse:

Mega Hits estreia nova identidade sonora e visual

image003-300x169.png

Uma nova identidade sonora criada pela produtora britânica Wise Buddah, a par de uma renovação da imagem visual no site, app e redes sociais assinalam a estreia da temporada de verão da Mega Hits. Na calha estão também novos conteúdos digitais, a estrear nas próximas semanas pela estação do grupo Renascença Multimédia, para colmatar o vazio deixado pela ausência da temporada de festivais. Entre os novos conteúdos está o regresso de formatos como Cala-te Boca, Confessions e Primeira Vez.

“Este será um verão diferente para todos e também para a Mega, mas estamos convictos de que os nossos talentos e as novidades super hot que estamos a preparar, irão reforçar o posicionamento da Mega Hits no portfólio de rádios do grupo Renascença Multimédia”, salienta Nelson Cunha, director de programação da estação.

A nova sonoridade desenvolvida pela produtora britânica inclui um pack de jingles para a nova temporada, sendo descrita pela estação como “uma estética sonora fresca que respira o ADN da marca: dinâmica, irreverente, powerful, inovadora e contemporânea”. Já a renovação da imagem visual visa manter a “proximidade, relevância e notoriedade da marca junto dos consumidores” numa altura em que se pretende reforçar o posicionamento da Mega Hits como a estação que “descobre mais música nova e toca sempre mais de 45 minutos de música sem parar todos os dias a todas as horas”.

Fonte:https://www.meiosepublicidade.pt/2020/06/mega-hits-estreia-nova-identidade-sonora-visual/

Há uns tempos encontrei, no Behance, o revamp que fizeram à marca: https://www.behance.net/gallery/95431085/Mega-Hits?tracking_source=search_projects_recommended|mega+hits

A única coisa que ainda não está apresentada é o site www.mega.pt. Diz "este site encontra-se em construção". 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

RFM prepara emissão especial para fim-de-semana que seria de Somnii

unnamed.jpg

Uma vez que este ano não há RFM Somnii, a estação do grupo Renascença Multimédia vai assinalar o fim-de-semana em que teria lugar o festival da Praia do Relógio com uma programação focada na edição de 2021. O Special Weekend, que ocupará a programação da RFM entre os próximos dias 10 e 12 de Julho, as datas em que teria lugar o RFM Somnii deste ano, arranca com o programa “O meu Boss é Fixe”, com a dupla FridayBoyz (José Coimbra e Pedro Simões) a receber em antena Tiago Castelo Branco, director-executivo do festival, e Carlos Monteiro, presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, que anteciparão algumas das novidades da próxima edição do RFM Somnii. No primeiro dia será ainda emitida, nas redes sociais do festival e da estação, a entrevista de Daniel Fontoura com ALOK, artista que lança agora novo single e estará no RFM Somnii de 2021”.

Este ano, em virtude das razões conhecidas, não poderá festejar-se em pleno areal, mas isso não significa que não possam celebrar O Maior Sunset de Sempre”, sublinha a estação, apontando que o objectivo desta programação passa por “alavancar toda a energia para a 8ª edição do RFM Somnii, adiada para próximo ano nos dias 9, 10 e 11 de Julho de 2021”. Para isso, a programação segue no sábado, dia 11 de Julho, com um especial RFM Somnii Sunset Sessions, a partir das 21h, através do site do festival e na plataforma Twitch, com sets de Sander Van Doorn, MORTEN, Diego Miranda e Rich & Mendes.

A partir da meia-noite é a vez do RFM Somnii Radio Show na antena da RFM, focado exclusivamente na edição do próximo ano e nos artistas Dimitri Vegas & Like Mike, Vini Vici, Alok, Sean Paul, Mandragora, Alan Walker, Mattn, Brennan Heart, Tropkillaz, Danny Avila, MORTEN, Miss K8, Martin Jensen, Diego Miranda e Rich & Mendes.

Fonte:https://www.meiosepublicidade.pt/2020/07/rfm-prepara-emissao-especial-fim-semana-seria-somnii/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rádio Comercial vai ter Marés Vivas em antena

image002-1-300x157.jpg

O festival Marés Vivas não vai subir ao palco na Praia do Cabedelo, adiado devido à pandemia, mas terá palco na Rádio Comercial. No próximo sábado, dia 18 de Julho, dia em que teria lugar o festival, a estação do grupo Media Capital Rádios dedicará uma emissão especial ao evento, cuja edição deste ano assinalaria 10 anos com a Comercial enquanto media partner. Joana Azevedo, Pedro Ribeiro, Diogo Beja e Rita Rugeroni estarão em antena das 14h às 20h, com entrevistas com artistas que passaram pelo festival em edições anteriores, música, ou histórias e momentos marcantes, incluindo os hinos do Marés Vivas criados por Vasco Palmeirim.

Tal como já tinha acontecido esta semana na emissão especial dedicada ao NOS Alive, a emissão dedicada ao festival de Vila Nova de Gaia incluirá um desafio aos ouvintes para “partilhar episódios caricatos que lhes tenham acontecido numa qualquer edição do festival, através do Whatsapp”.

Fonte:https://www.meiosepublicidade.pt/2020/07/radio-comercial-vai-ter-mares-vivas-antena/

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bareme Rádio: Comercial mantém liderança em tempo de confinamento

manhas-da-comercial-768x297.jpg

A estação mais ouvida no país continua a ser a Rádio Comercial, mantendo 1,1 pontos percentuais de vantagem sobre a RFM pela segunda vaga consecutiva. A terceira vaga do Bareme Rádio em 2020, tal como a última, volta a ficar marcada por uma quebra generalizada na audiência das principais estações de rádio em consequência do período de confinamento. A Comercial lidera agora com uma Audiência Acumulada de Véspera (AAV) de 14,9% quando, na primeira vaga deste ano, a estação do grupo Media Capital Rádios (MCR) chegou a atingir a fasquia dos 19%, descendo para os 17,1% na segunda.

A quebra entre a segunda e terceira vagas é de 2,2 pontos percentuais, a mesma registada pela RFM, que desce dos 16% para os 13,8% de AAV. Mantém-se assim uma distância de 1,1 pontos percentuais entre Comercial e RFM quando, na primeira vaga, a estação do grupo Renascença Multimédia estava a apenas três décimas da rádio mais ouvida, registando então uma AAV de 18,7%. A audiência agora registada pelas duas estações representa igualmente uma quebra de 3,6 pontos percentuais, em ambos os casos, comparativamente à vaga homóloga em 2019, altura em que a Comercial registava uma AAV de 18,5%, enquanto a RFM estava nos 18,4%.

A M80, que permanece como a terceira rádio mais ouvida no país, resistiu bem a este tempo de confinamento, registado uma AAV de 6,6%, valor que representa uma descida de apenas uma décima face aos 6,7% da segunda vaga e uma subida na mesma proporção se comparado com o resultado obtido pela estação do grupo MCR na vaga homóloga em 2019. Na quarta posição mantém-se também a Renascença, que segura a AAV de 5,6% que já registava na última vaga, valor que traduz uma descida de três décimas comparativamente à vaga homóloga no últim ano, quando registava uma AAV de 5,9%. O top 5 das rádios mais ouvidas no país fica completo com a Antena 1, que desce dos 4,2% para os 4% entre as duas últimas vagas, representando uma quebra de um ponto percentual face aos 5% que registava na vaga homóloga em 2019.

A TSF segura a sexta posição apesar de registar uma descida dos 3,3% para os 3,1%, valor que representa, ainda assim, uma subida face à AAV de 2,9% que a estação detida pelo Global Media Group registava na vaga homóloga. Seguem-se, empatadas nos 2,5%, a Cidade FM e a Mega Hits, sendo que a estação do grupo MCR desce duas décimas entre a segunda e terceira vagas enquanto a estação do grupo Renascença Multimédia já registava os mesmos 2,5% na vaga anterior. Face à vaga homóloga, quando ambas as estações alcançavam uma AAV de 3,9%, a quebra é de 1,4 pontos percentuais.

A Antena 3 mantém-se no nono lugar, descendo dos 1,8% para 1,5%, valor traduz uma quebra de sete décimas relativamente aos 2,2% registados na vaga homóloga. Fecha o top 10 a Smooth FM, que desce uma décima, quer face à última vaga quer em comparação com a vaga homóloga, ao registar agora 0,9% de AAV. Seguem-se a Rádio SIM, que entretanto foi descontinuada, com 0,7%.

Na análise por grupos, a Media Capital Rádios mantém a liderança com uma AAV de 22,8, valor que representa uma quebra de 2,3 pontos percentuais relativamente à vaga anterior, quando o grupo apresentava uma AAV total de 25,1. Face à vaga homóloga em 2019, quando o grupo se situava nos 26,9%, a quebra é de 4,1 pontos percentuais. Já o grupo Renascença Multimédia, que na última vaga se situava nos 23,3%, cai para os 21,3%, uma descida de dois pontos percentuais entre as duas vagas e de 5,8 pontos percentuais relativamente aos 27,1% que registava na vaga homóloga e que lhe garantiam a liderança. Com 5,7%, a RTP desce cinco décimas face à vaga anterior e 1,6 pontos percentuais em comparação com a vaga homóloga em 2019.

Fonte:https://www.meiosepublicidade.pt/2020/07/bareme-radio-comercial-mantem-lideranca-tempo-confinamento/

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aric alerta que várias rádios locais “estarão a ponderar fechar nas próximas semanas”

radio_4-300x225.jpg

Muitas estações de rádio local, de Norte a Sul do continente e regiões autónomas, estarão a ponderar fechar nas próximas semanas”. O aviso é deixado pela Aric – Associação de Rádio, num comunicado onde alerta que “cinco meses depois de apresentadas as primeiras medidas de apoio às empresas devido à covid-19, o dia-a-dia das empresas de comunicação social em geral e para as rádios em particular, já passou pelos estágios de emergência, aflição, pânico e está prestes a passar para o estágio de fecho iminente”.

Em contacto com a secretaria de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, esta Associação não conseguiu obter uma resposta sobre o timing efectivo de concretização do apoio do Estado aos media, através da compra de publicidade institucional antecipada”, esclarece ainda o mesmo comunicado, onde a Aric assegura ter elaborado “um conjunto de medidas muito concretas que apresentou ao governo, que, se aceites, suavizariam as dificuldades vividas”.

Porém, até agora nada aconteceu e, assim, as rádios não conseguem continuar”, aponta a associação, argumentando que “o diminuto volume de receitas e o avolumar de custos durante estes meses de pandemia” irá obrigar a encerramentos já que “os empresários não conseguem suportar mais o volume crescente de despesas e as associações ou cooperativas proprietárias das licenças de emissão radiofónica só esperam a realização das respectivas Assembleias Gerais para uma tomada de decisão”.

Fonte:https://www.meiosepublicidade.pt/2020/07/aric-alerta-varias-radios-locais-estarao-ponderar-fechar-nas-proximas-semanas/

  • Triste 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 25 minutos, TekClub disse:

Aric alerta que várias rádios locais “estarão a ponderar fechar nas próximas semanas”

radio_4-300x225.jpg

Muitas estações de rádio local, de Norte a Sul do continente e regiões autónomas, estarão a ponderar fechar nas próximas semanas”. O aviso é deixado pela Aric – Associação de Rádio, num comunicado onde alerta que “cinco meses depois de apresentadas as primeiras medidas de apoio às empresas devido à covid-19, o dia-a-dia das empresas de comunicação social em geral e para as rádios em particular, já passou pelos estágios de emergência, aflição, pânico e está prestes a passar para o estágio de fecho iminente”.

Em contacto com a secretaria de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, esta Associação não conseguiu obter uma resposta sobre o timing efectivo de concretização do apoio do Estado aos media, através da compra de publicidade institucional antecipada”, esclarece ainda o mesmo comunicado, onde a Aric assegura ter elaborado “um conjunto de medidas muito concretas que apresentou ao governo, que, se aceites, suavizariam as dificuldades vividas”.

Porém, até agora nada aconteceu e, assim, as rádios não conseguem continuar”, aponta a associação, argumentando que “o diminuto volume de receitas e o avolumar de custos durante estes meses de pandemia” irá obrigar a encerramentos já que “os empresários não conseguem suportar mais o volume crescente de despesas e as associações ou cooperativas proprietárias das licenças de emissão radiofónica só esperam a realização das respectivas Assembleias Gerais para uma tomada de decisão”.

Fonte:https://www.meiosepublicidade.pt/2020/07/aric-alerta-varias-radios-locais-estarao-ponderar-fechar-nas-proximas-semanas/

Que a comunicação regional vale 0 para os nossos decisores, já sabiamos.
Aqui está a prova, muitas localidades até da AM de Lisboa que praticamente já não tem rádios locais arriscam-se a ficar completamente sem voz. E depois admiram-se das CMTVs da vida...

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mega Hits alarga cobertura com duas novas frequências

image002-1-300x169.png

Beira Alta e Ribatejo são as duas regiões que passam a contar com a emissão da Mega Hits através das novas frequências 92.6 Rio Maior e 106.4 Viseu. A emissão da estação do grupo Renascença Multimédia dirigida ao target mais jovem chega assim a locais como Rio Maior, Nazaré, Óbidos, Bombarral, Caldas da Rainha, Santarém, Azambuja, Alcanena, Porto de Mós, no caso da primeira frequência, e Viseu, Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo, Oliveira do Hospital, Tondela, Castro Daire e São Pedro do Sul, através da segunda. A estação conta agora com um total de oito frequências, com Rio Maior e Viseu a juntarem-se às frequências disponíveis em Lisboa, Porto, Coimbra, Braga, Sintra e Aveiro.

“A estratégia de expansão da Mega Hits a outras regiões do país procura responder à necessidade expressa dos jovens de consumo de rádio no carro, que até ao momento só era possível em seis capitais de distrito”, justifica Nelson Cunha, director de programação da estação, defendendo ainda que “este alargamento da área de cobertura de FM da Mega Hits procura também tornar a estação mais competitiva e relevante no mercado publicitário”.

Fonte:https://www.meiosepublicidade.pt/2020/08/mega-hits-alarga-cobertura-duas-novas-frequencias/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 minutos, ATVTQsV disse:

@TekClub os emissores eram da quase extinta Rádio Sim (não aparece na notícia). Pelo que sei, foi uma jogada da Renascença para aumentar a cobertura.

Ainda não sei se a Rádio Sim continua em modo zombie. Quase todas as frequências pararam de emitir.

Já nem me lembrava que essa Radio tinha acabado, por isso hoje saiu do satelite da Meo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

RFM organiza concertos em formato drive in

image002-300x166.png

Sem os festivais de Verão em que habitualmente marca presença, a RFM vai organizar, ao longo de todo o mês de Agosto, uma série de concertos em formato drive in. O conceito RFM Sem Palheta Drive In estreia-se esta quinta-feira com um concerto dos D.A.M.A. e irá manter-se até ao final do mês, todas as quintas-feiras pelas 19h, na esplanada da RFM localizada na Quinta do Bom Pastor. “Consciente da vontade que os portugueses têm de ver música ao vivo e como isso faz falta num Verão sem festivais, a RFM criou o melhor conceito de sempre para encher Agosto de música ao vivo”, sublinha, em comunicado, a estação do grupo Renascença Multimédia. “

Os fãs da RFM chegam de carro, estacionam e assistem com a melhor vista para o palco directamente dentro do próprio carro. Para estarem presentes, basta estar muito atento à RFM durante todo o mês e reservar o lugar”, descreve-se no mesmo comunicado. Os mini-concertos contarão sempre com bandas nacionais e terão transmissão na antena da estação.

Fonte:https://www.meiosepublicidade.pt/2020/08/rfm-organiza-concertos-formato-drive-in/

RFM vai percorrer Nacional 2 com Meo e Minipreço

rfm-sente-portugal-300x168.jpg

A partir do próximo dia 14 de Agosto, e ao longo de 10 dias, a emissão da RFM vai ser feita ao vivo e em directo a partir de 10 dos 35 municípios que perfazem a Estrada Nacional 2. O icónico traçado, que liga Portugal de Norte a Sul, de Chaves a Faro, será o palco de uma road tour da estação do grupo Renascença Multimédia. O projecto RFM Sente Portugal, que contará com o patrocínio das marcas Meo e Minipreço, percorre os 739 km ao longo da maior estrada de Portugal com partida em Chaves, no dia 14 de Agosto, e chegada a Faro, no dia 23, naquela que será, descreve a estação em nota de imprensa, uma “importante aproximação de populações que normalmente não estão no mapa dos grandes eventos”.

“Com esta acção, a RFM pretende também dar a conhecer a todos os portugueses as imensas riquezas e os inúmeros pontos de interesse que estas regiões têm para oferecer, num ano em que o turismo interno assume um papel de peso para o país e para todos”, aponta ainda a estação.

Fonte:https://www.meiosepublicidade.pt/2020/08/rfm-vai-percorrer-nacional-2-meo-minipreco/

Mais de 90 minutos de música sem parar são o novo posicionamento da Mega Hits

mega-hits.jpg

O Verão deste ano fica marcado na Mega Hits por um novo posicionamento. A rádio do Grupo Renascença Multimédia compromete-se a oferecer aos seus ouvintes uma hora e meia de música seguida, tendo por isso escolhido como mote “Mais de 90 minutos de música sem parar!”.

A Mega Hits, que encontra nas gerações mais jovens o seu público-alvo, afirma ser a rádio que mais músicas toca por hora em Portugal. Com o novo posicionamento pretende reforçar esse título e ainda fortalecer a percepção de dinamismo que conquistou junto dos ouvintes mais novos.

«Iremos continuar a oferecer aos nossos ouvintes uma rádio com talentosos animadores, conteúdos e programas de qualidade, forte presenças no digital e tornando a Mega a rádio que mais hits e música nova toca em Portugal. Mais de 90 minutos de música sem parar! Será o novo posicionamento da Mega Hits», comenta o director de Programação Nelson Cunha.

O novo posicionamento surge na mesma altura em que a Mega Hits adiciona mais duas frequências ao seu portefólio. A partir de agora, é possível sintonizar a rádio em 92.6 (Rio Maior) e em 106.4 (Viseu).

Fonte:https://marketeer.sapo.pt/mais-de-90-minutos-de-musica-sem-parar-sao-o-novo-posicionamento-da-mega-hits

Editado por TekClub
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Brands Like Bands com canal na Rádio Comercial

blb-tv-288x300.png

O festival Brands Like Bands, festival de bandas de empresas, vai ser transmitido este ano no site da Rádio comercial. “Ainda fiquei à espera, com todas as recentes mudanças que aconteceram em várias estações de televisão, de algum convite mas, como tal não se veio a suceder, acabei por fundar o meu próprio canal”, justifica, em tom de brincadeira, Fernando Gaspar Barros, o fundador do festival,  para explicar a criação da BLB TV.

 O canal vai estar alojado no site da Rádio Comercial, tendo transmissão durante o Festival, de 17 de Outubro a 14 de Novembro, sempre aos sábados, a partir das 21h30. “O foco, além das transmissões das atuações das bandas de empresas, em recinto fechado, sem público, será o apoio a cinco causas sociais que têm trabalhado desde março na mitigação dos efeitos da Covid-19 em diversas áreas e populações. Cada uma destas cinco causas terá um dia especialmente dedicado”, explica o festival em comunicado. As cinco causas serão reveladas daqui a um mês.

 “Não queríamos fazer algo só com a gravação dos concertos e não queríamos fazer algo também fora-da-caixa, mas sim algo que partisse a própria caixa e que juntasse, igualmente, as pessoas em casa com as nossas transmissões na Rádio Comercial”, acrescenta Fernando Gaspar Barros.

 Siemens, Nokia, PLMJ, L’Óréal, Cofidis, Cisco, Axians, Critical Software, Bosch de Lisboa, Aveiro, Ovar e Braga), Schneider Electric, CGI, Mercedes-Benz.io, Zurich, Grupo RHmais, Vestas DC Porto, ARMIS Group, Byon, Sabseg, Altran, Altice Labs, Super Bock Group, Mercer e GroundForce Portugal são as empresas cujas bandas participam este ano no festival.

Fonte:https://www.meiosepublicidade.pt/2020/08/brands-like-bands-canal-na-radio-comercial/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Noites da Comercial com novo programa para desacelerar

hqdefault-300x225.jpg

Arranca segunda-feira o Rádio Comercial Slow Down, novo programa que irá ocupar diariamente a faixa das 21h às 00h na grelha da estação do grupo Media Capital Rádios (MCR). Conduzido por Ana Isabel Arroja, o formato pretende “ recuperar a tradição das noites de rádio intimistas, lentas, e que buscam a proximidade com o ouvinte”.

O programa, descreve a estação em comunicado, “desacelera o passo e só transmite baladas em antena, dentro do universo temporal da música da estação: anos 90 até à actualidade”. A interacção com os ouvintes será promovida através do WhatsApp, deixando em aberto a “possibilidade de pedidos de música ocasionais e dedicatórias”.

Fonte:https://www.meiosepublicidade.pt/2020/09/noites-da-comercial-novo-programa-desacelerar/

Lives da RFM regressam hoje

image004-300x169.png

Os Lives do Wi-Fi da RFM voltam hoje. Pedro Abrunhosa é o primeiro convidado desta temporada, que vai partilhar “uma animada e corajosa” conversa com Joana Cruz, Rodrigo Gomes e Daniel Fontoura, a partir das 22h, no Facebook Live e no Youtube da estação.  Para os próximos dias, diz a estação, estão confirmados João Blümel e Ângelo Rodrigues. Os Lives do Wi-Fi vão para o ar todas as segundas-feiras.

Fonte:https://www.meiosepublicidade.pt/2020/09/lives-da-rfm-regressam-hoje/

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, canal5 disse:

Apenas mais uma notícia para se ter a noção do estado lastimável para que a rádio pública caminha:
https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/tarde-desportiva-da-antena-1-descontinuada-ao-fim-de-mais-de-50-anos

Na viagem de regresso Vilamoura-Braga no domingo passado, tive-me de gramar com a maravilhosa "música a metro" e os noticiários.

Editado por ATVTQsV
  • Triste 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, canal5 disse:

Apenas mais uma notícia para se ter a noção do estado lastimável para que a rádio pública caminha:
https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/tarde-desportiva-da-antena-1-descontinuada-ao-fim-de-mais-de-50-anos

O Paulo Sérgio disse tudo acerca da descontinuação do programa.

Acho que faz sentido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...