InesMig Postado 22 de outubro 2023 Postado 22 de outubro 2023 https://sicnoticias.pt/pais/2023-10-22-Ativistas-do-Climaximo-interrompem-espetaculo-no-Teatro-Sao-Luiz-2869228f 1 Citar
jt9 Postado 22 de outubro 2023 Postado 22 de outubro 2023 há 3 minutos, InesMig disse: https://sicnoticias.pt/pais/2023-10-22-Ativistas-do-Climaximo-interrompem-espetaculo-no-Teatro-Sao-Luiz-2869228f mas esses gajos nao param de fazer figuras tristes? 1 Citar
AndreRob Postado 24 de outubro 2023 Postado 24 de outubro 2023 Tanta histeria com o aumento do IUC com os do costume a venderem uma mentira que ia haver aumentos de 300 a 700 euros... afinal é apenas 25 euros no máximo, pois é o teto que esta consagrado nas regras do orçamento e confirmado pelo ministro. Só dá para rir sobretudo de alguns orgãos de informação cof cof sic noticias cof... que mal se falou no aumento do iuc propagou uma mentira sem pés nem cabeça. A quantidade de pessoas que eles entrevistaram a lançar o alarme até na treta do tik tok havia videos dessa aldrabice... e cá temos mais uma vez desmentidos categoricamente pela coerencia. 2 Citar
D91 Postado 24 de outubro 2023 Postado 24 de outubro 2023 há 8 minutos, AndreRob disse: Tanta histeria com o aumento do IUC com os do costume a venderem uma mentira que ia haver aumentos de 300 a 700 euros... afinal é apenas 25 euros no máximo, pois é o teto que esta consagrado nas regras do orçamento e confirmado pelo ministro. Só dá para rir sobretudo de alguns orgãos de informação cof cof sic noticias cof... que mal se falou no aumento do iuc propagou uma mentira sem pés nem cabeça. A quantidade de pessoas que eles entrevistaram a lançar o alarme até na treta do tik tok havia videos dessa aldrabice... e cá temos mais uma vez desmentidos categoricamente pela coerencia. Verdade. E este aumento do IUC faz sentido, os carros mais antigos poluem mais. Há carros que já nem deviam andar na estrada. 1 Citar
SecretNavy Postado 24 de outubro 2023 Postado 24 de outubro 2023 há 3 horas, D91 disse: Verdade. E este aumento do IUC faz sentido, os carros mais antigos poluem mais. Há carros que já nem deviam andar na estrada. Faz sentido para quem tem dinheiro para comprar carros novos, até elétricos. Se o Estado desse um real apoio às pessoas, talvez as mesmas conseguissem fazer esta transição de forma mais célere. Ou achas que é porque eu não quero que não tenho um Tesla ou um topo de gama?!?! Se calhar é porque não tenho dinheiro para isso, e com este aumento do IUC vou ficar com ainda menos 🙄 há 4 horas, AndreRob disse: Tanta histeria com o aumento do IUC com os do costume a venderem uma mentira que ia haver aumentos de 300 a 700 euros... afinal é apenas 25 euros no máximo, pois é o teto que esta consagrado nas regras do orçamento e confirmado pelo ministro. Só dá para rir sobretudo de alguns orgãos de informação cof cof sic noticias cof... que mal se falou no aumento do iuc propagou uma mentira sem pés nem cabeça. A quantidade de pessoas que eles entrevistaram a lançar o alarme até na treta do tik tok havia videos dessa aldrabice... e cá temos mais uma vez desmentidos categoricamente pela coerencia. O aumento é de 25€ POR ANO. Vai chegar sim a esses valores, ao fim de x anos, e foi isso que sempre foi dito pela comunicação social. 5 2 Citar
Phoenix Postado 24 de outubro 2023 Postado 24 de outubro 2023 há 3 horas, D91 disse: Verdade. E este aumento do IUC faz sentido, os carros mais antigos poluem mais. Há carros que já nem deviam andar na estrada. Este aumento do IUC faz sentido? Tens noção de que não estás a taxar as pessoas por terem carros mais poluentes mas sim por serem pobres, certo? A maioria das pessoas que anda com Fords Fiestas de 1996 ou Opels Corsas de 1998 não o faz por querer. É mesmo porque é o meio de transporte que conseguem pagar e no qual podem confiar para chegar aos sítios para onde se precisam de deslocar (quando muitas vezes não há a mínima alternativa de transportes públicos). Aliás, o Zé que mora na aldeia e que usa o carro para ir para o trabalho/fazer compras na vila, mesmo com carros desses, não polui mais do que o Sr. Chique que tem um Mercedes deste ano mas que trabalha nos subúrbios de Lisboa ou do Porto e que para além de ficar quase duas horas por dia no trânsito ainda o usa para ir passear durante o fim de semana. 11 2 Citar
AndreRob Postado 24 de outubro 2023 Postado 24 de outubro 2023 (editado) há 10 minutos, SecretNavy disse: Faz sentido para quem tem dinheiro para comprar carros novos, até elétricos. Se o Estado desse um real apoio às pessoas, talvez as mesmas conseguissem fazer esta transição de forma mais célere. Ou achas que é porque eu não quero que não tenho um Tesla ou um topo de gama?!?! Se calhar é porque não tenho dinheiro para isso, e com este aumento do IUC vou ficar com ainda menos 🙄 O aumento é de 25€ POR ANO. Vai chegar sim a esses valores, ao fim de x anos, e foi isso que sempre foi dito pela comunicação social. quantos anos leva a chegar aos 700 que andaram a propagandear? só pagas isso se pretenderes continuar com um carro de 20 anos daqui a outros 20... se a ideia é as pessoas livrarem-se dos carros antigos mais poluidores é justo que paguem mais por eles, até porque daqui a uns 15 anos todos os carros serão electricos os de combustão já nem se vão vender. Editado 24 de outubro 2023 por AndreRob Citar
Pedro. Postado 24 de outubro 2023 Postado 24 de outubro 2023 há 4 horas, D91 disse: Verdade. E este aumento do IUC faz sentido, os carros mais antigos poluem mais. Há carros que já nem deviam andar na estrada. É é, a conversa da poluição também é só quando convém. Claro que quem tem carros velhos porque não tem condições de adquirir modelos mais recentes merece o castigo de pagar mais. Mas sim, relamente os carros de 50 000€ dos governantes poluem menos. Alguns até são elétricos, com o nosso dinheiro. Parabéns a eles. Citar
msm0 Postado 24 de outubro 2023 Postado 24 de outubro 2023 há 28 minutos, Pedro M. disse: É é, a conversa da poluição também é só quando convém. Claro que quem tem carros velhos porque não tem condições de adquirir modelos mais recentes merece o castigo de pagar mais. Mas sim, relamente os carros de 50 000€ dos governantes poluem menos. Alguns até são elétricos, com o nosso dinheiro. Parabéns a eles. O pior é que metade da frota dos carros do Governo são anteriores a 2007 e não pagam IUC. https://cnnportugal.iol.pt/videos/mais-de-metade-dos-carros-do-governo-sao-anteriores-a-2007-e-nao-pagam-iuc/6536c1230cf200ca935a3ba7 2 1 2 Citar
D91 Postado 24 de outubro 2023 Postado 24 de outubro 2023 há 1 hora, Phoenix disse: Este aumento do IUC faz sentido? Tens noção de que não estás a taxar as pessoas por terem carros mais poluentes mas sim por serem pobres, certo? A maioria das pessoas que anda com Fords Fiestas de 1996 ou Opels Corsas de 1998 não o faz por querer. É mesmo porque é o meio de transporte que conseguem pagar e no qual podem confiar para chegar aos sítios para onde se precisam de deslocar (quando muitas vezes não há a mínima alternativa de transportes públicos). Aliás, o Zé que mora na aldeia e que usa o carro para ir para o trabalho/fazer compras na vila, mesmo com carros desses, não polui mais do que o Sr. Chique que tem um Mercedes deste ano mas que trabalha nos subúrbios de Lisboa ou do Porto e que para além de ficar quase duas horas por dia no trânsito ainda o usa para ir passear durante o fim de semana. Claro que ninguém tem um carro antigo porque quer, mas é mesmo por isso que deviam haver incentivos para quem tem menos rendimentos. Eu também não sou rico, tenho um carro de 2007 e quem me der puder comprar um novo. Mas 25 euros por ano também não é assim nenhum drama, agora se é justo ou não, até pode não ser mas eles tem que ir buscar dinheiro a algum lado. há 1 hora, Pedro M. disse: É é, a conversa da poluição também é só quando convém. Claro que quem tem carros velhos porque não tem condições de adquirir modelos mais recentes merece o castigo de pagar mais. Mas sim, relamente os carros de 50 000€ dos governantes poluem menos. Alguns até são elétricos, com o nosso dinheiro. Parabéns a eles. Pois isso é verdade. O ideal era darem incentivos a quem tem menos rendimentos para mudar de carro. 1 Citar
JDaman Postado 24 de outubro 2023 Postado 24 de outubro 2023 há 6 horas, D91 disse: Verdade. E este aumento do IUC faz sentido, os carros mais antigos poluem mais. Há carros que já nem deviam andar na estrada. Faz sentido se houver de factos incentivos à renovação de frota a quem tem menos possibilidades. Eu não ando a comprar eléctricos ou híbridos porque me apetece antes conduzir um carro a gasolina de 89 e a bufar um consumo ridículo de gasolina 95. Eu não ando a comprar carros novos simplesmente porque: 1 - Não tenho dinheiro. 2 - O carro que tenho actualmente a nível de problemas mecânicos é um completo alívio em relação a muitos carros modernos a gasóleo ou gasolina. E vocês esquecem-se também que infelizmente esta medida vai cair em cima de muitos reformados que muitas das vezes mal têm dinheiro para comprar comida e medicação, quanto mais para mandar o seu Corsa de 96 que nunca deu problemas de mecânica para a reforma. Compreendo medidas que visem a defender o ambiente e a descarbonização, mas vocês estão a comer gelados com a testa se acham que é disso que este aumento de IUC se trata. Se calhar melhorar os transportes públicos, incluindo os comboios (em vez de andarem a cortar no seu investimento) seria um melhor passo para descarbonizar e lutar contra as alterações climáticas. Isso e não estarmos dependentes apenas e só das renováveis para a geração de energia limpa. 7 5 Citar
SecretNavy Postado 24 de outubro 2023 Postado 24 de outubro 2023 há 2 horas, AndreRob disse: quantos anos leva a chegar aos 700 que andaram a propagandear? só pagas isso se pretenderes continuar com um carro de 20 anos daqui a outros 20... se a ideia é as pessoas livrarem-se dos carros antigos mais poluidores é justo que paguem mais por eles, até porque daqui a uns 15 anos todos os carros serão electricos os de combustão já nem se vão vender. Em vários casos nem chega aos 7 anos. E se eu não tiver dinheiro para comprar um eletrico antes, pretendo sim tê-lo até essa data 1 Citar
Duarte com D Postado 24 de outubro 2023 Postado 24 de outubro 2023 Gente digam-me que vocês ganham 3000€ por mês sem descontos por favor. Só assim para vocês fazerem certas constatações. Eu realmente sou muito pobrezinho comparado convosco. Isto do IUC é um roubo de igreja, por todos os exemplos que já deram e mais alguns. As pessoas com carros velhos não os têm porque querem, vai atingir os reformados que não faziam planos de comprar carros novos, pois não vão estar a gastar as suas míseras reformas, para levar os carros para a cova (nem os deixar para os abutres herdeiros), há carros posteriores a 2007 também muito poluentes e que não são abrangidos pela medida, etc... E não sei que incentivo é este que vai tirar ainda mais o poder de compra de quem já não o tem para conseguir comprar um carro novo, muito menos um elétrico. Não esquecer as filhas da p... das seguradoras que com carros novos e o pessoal com poucos anos de carta, vulgo os jovens (pessoas com menos de 40 anos), vão ter que penhorar os dentes para pagar o seguro que vai estar lá nas alturas, vai ser a Lua de um lado e o seguro dos portugueses no outro. 1 Citar
ATVTQsV Postado 25 de outubro 2023 Postado 25 de outubro 2023 Hoje será organizado un protesto a favor da causa palestiniana na Rua do Castelo na minha cidade e tenho medo sendo que não sei se eles apoiam o povo e o "país" ocupado (já me cansei de ver protestos em todo o mundo) ou o Hamas segundo alguns utilizadores da internet. https://ominho.pt/manifestacao-em-braga-em-defesa-da-palestina/?fbclid=IwAR1SfpXH6UPIWidkAPNJYLxf6SUpVx12fIAh5DklXYzp-hpeJsRNU77WN9k Vale lembrar que até os homossexuais apoiam a Palestina, olha a hipocrisia, apoiam um país onde os seus direitos são automaticamente punidos por lei. Agora ponho-me a perguntar: será que em Portugal houve mesmo protestos a favor de Israel, como houve em escala reduzida em todo o mundo? É que praticamente só vi protestos a favor da Palestina e o mais próximo a favor de Israel foi em Madrid. 1 Citar
pedrovinsky Postado 25 de outubro 2023 Postado 25 de outubro 2023 há 21 minutos, ATVTQsV disse: Vale lembrar que até os homossexuais apoiam a Palestina, olha a hipocrisia, apoiam um país onde os seus direitos são automaticamente punidos por lei. Meu apoio à Palestina nesse extermínio não depende de apoio a direitos civis LGBT em troca. É incondicional, porque diz respeito a genocídio, apartheid e discriminação, que não são coisas boas em lugar algum. Para mim, ver um grupo segregado, excluído, discriminado e levado à categoria de sub-humano me provoca o sentimento de empatia, porque não é algo fora da minha realidade, eu vejo isso ocorrer onde vivo também. Existem pessoas LGBT na Palestina que antes de lutarem pra serem LGBT, precisam lutar pra VIVER em PAZ, sem medo de a qualquer momento cair uma bomba e aniquilar a si e toda a sua família, porque um grupo externo assim o quis. E não pense que o ocidente tem direito de se achar superior só porque houve uma evolução em direitos aos LGBT. Ao mesmo tempo que há pessoas apoiando, há uma horda crescente de conservadorismo e reacionarismo pra tirar direitos já conquistados, e aumentar a violência contra esse grupo, seja pelo assédio moral, ameaça, agressão física e terrorismo, principalmente contra pessoas trans. E é o mesmo ocidente que é responsável por várias outras violações de direitos humanos, invasões e guerras no último século. 1 1 Citar
Duarte com D Postado 25 de outubro 2023 Postado 25 de outubro 2023 há 48 minutos, ATVTQsV disse: Vale lembrar que até os homossexuais apoiam a Palestina, olha a hipocrisia, apoiam um país onde os seus direitos são automaticamente punidos por lei. Ora aquo está uma coisa que eu gostava de percber. Citar
Johnman Postado 25 de outubro 2023 Postado 25 de outubro 2023 O aumento do IUC só faz sentido no âmbito de incentivar ao uso de transportes públicos ou de aquisição de carros que não dependem de combustível fóssil, o que em si é uma ótima medida para proteger o ambiente. Mas usar esta medida para escudar a descida das portagens nas autoestradas do interior é uma ideia desadequada para ser a solução do problema que querem resolver. As portagens fazem todo o sentido existir, como forma de desaconselhar que se use o carro... em grandes centros urbanos, onde as redes de transporte públicas são ótimas. Mas isto fica sem efeito no interior, onde as redes de transporte são muito mais débeis, inclusive inexistentes em algumas partes do país e não existe outra forma de compensar senão o carro.Para além de que, para muitas pessoas que precisam de se movimentar (nomeadamente, pessoas em faixas etárias mais velhas), um carro pré-2007 - nem olhando para os carros pós-2007 que realmente poluem barbarismos *coughVolkswagencough* - é a única opção viável. A óbvia solução para o problema "vamos deixar de faturar tanto com as descidas dos preços nas portagens do interior" seria apostar na ferrovia e em transportes públicos na rodovia no interior - mas, enfim, como daria despesa investir em infraestruturas públicas, não acontece. Blergh. há 5 minutos, Duarte com D disse: Ora aquo está uma coisa que eu gostava de percber. Eu falo sem ser da comunidade LGBT+, mas apoiar uma comunidade em risco de genocídio é alguma afronta aos vossos direitos? Há uma coisa que se chama: ser solidário. Se uma população está a ser oprimida e vitimizada por um governo de forma ilegal, normal que se propaguem mensagens de apoio. 3 1 Citar
D91 Postado 1 de novembro 2023 Postado 1 de novembro 2023 Homicidas de Jéssica espancadas na cadeia de Tires Tita e Esmeralda Montes pediram para serem separadas da restante população prisional. Mãe e filha estão na mesma cela e não saem para o recreio com medo de novas agressões. https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/homicidas-de-jessica-espancadas-na-cadeia-de-tires?ref=HP_PrimeirosDestaques Citar
srcbica Postado 2 de novembro 2023 Postado 2 de novembro 2023 A propósito de opressores e oprimidos, achei essa pequena dissertação ótima: https://qr.ae/pKY5mq 1 Citar
Dinis01 Postado 2 de novembro 2023 Postado 2 de novembro 2023 On 24/10/2023 at 19:45, AndreRob disse: quantos anos leva a chegar aos 700 que andaram a propagandear? só pagas isso se pretenderes continuar com um carro de 20 anos daqui a outros 20... se a ideia é as pessoas livrarem-se dos carros antigos mais poluidores é justo que paguem mais por eles, até porque daqui a uns 15 anos todos os carros serão electricos os de combustão já nem se vão vender. Tenho MUITAS dúvidas disso. Ainda se compram carros novos a combustão, não vejo a serem trocados daqui a 15 anos, quem vai obrigar? Até lá deverão surgir outras alternativas, os elétricos ainda não são o futuro. Citar
AndreRob Postado 2 de novembro 2023 Postado 2 de novembro 2023 há 17 minutos, Dinis01 disse: Tenho MUITAS dúvidas disso. Ainda se compram carros novos a combustão, não vejo a serem trocados daqui a 15 anos, quem vai obrigar? Até lá deverão surgir outras alternativas, os elétricos ainda não são o futuro. As grandes marcas já não estão a criar modelos a combustão novos é tudo hiibridos ou electricos. o que ainda é produzido são os modelos antereores, mas conforme forem descontinuados da produção serão apenas hibridos e electricos no mercado. Até porque a ideia é mesmo progredir para deixar de ser usar tanto combustiveis fosseis. A maioria dos paises industrializados é essa a meta descarbonizar o transporte. 4 Citar
Patiño Postado 2 de novembro 2023 Postado 2 de novembro 2023 On 21/10/2023 at 17:46, D91 disse: Eles normalmente são detidos e às vezes vão a julgamento. Nas coisas mais graves normalmente pagam multas ou fazem trabalho comunitário. 3 Citar
InesMig Postado 2 de novembro 2023 Postado 2 de novembro 2023 https://sicnoticias.pt/programas/reportagemespecial/2023-11-02-Escravos-do-transporte-empresarios-denunciam-trafico-de-seres-humanos-b6d32827 1 Citar
Dinis01 Postado 3 de novembro 2023 Postado 3 de novembro 2023 há 9 horas, AndreRob disse: As grandes marcas já não estão a criar modelos a combustão novos é tudo hiibridos ou electricos. o que ainda é produzido são os modelos antereores, mas conforme forem descontinuados da produção serão apenas hibridos e electricos no mercado. Até porque a ideia é mesmo progredir para deixar de ser usar tanto combustiveis fosseis. A maioria dos paises industrializados é essa a meta descarbonizar o transporte. E o híbrido não é a combustão também? Continuam as emissões.. Para além disso existe o fator de quão poluente é construir uma bateria e para onde ela vai quando já não servir... Eu concordo que a ideia é progredir para redução do uso dos combustíveis fosseis, mas mais uma vez digo, não me parece que os elétricos sejam a solução definitiva. Citar
AndreRob Postado 3 de novembro 2023 Postado 3 de novembro 2023 há 2 horas, Dinis01 disse: E o híbrido não é a combustão também? Continuam as emissões.. Para além disso existe o fator de quão poluente é construir uma bateria e para onde ela vai quando já não servir... Eu concordo que a ideia é progredir para redução do uso dos combustíveis fosseis, mas mais uma vez digo, não me parece que os elétricos sejam a solução definitiva. o Hibrido é uma transição... mas nem se compara o nivel de gasto de um hibrido para um apenas a combustão... Soluções difnitivas não existem, também se começa a progredir para desenvolver baterias mais resistentes e até o uso do hidrogénio que é não poluente. Aliás o hidrogénio já é usado em foguetões e lançamentos espaciais ... se nessas areas mais poluentos e caras se progrediu porque não havia do resto também o fazer? Mas com as metas definidas daqui a 10 \15 anos os carros de combustão já nem se vão poder produzir... 2 Citar
Posts Recomendados
Junta-te a nós!
Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.